Results for 'Comportamento sexual dos animais'

983 found
Order:
  1.  48
    Heidegger: a vida como possibilidade e mistério.Róbson Ramos dos Reis - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):481.
    O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica,que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destacoalguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial depossibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A Fenomenologia da Percepção Animal Nos Conceitos Fundamentais da Metafísica.Róbson Ramos dos Reis - 2019 - Dissertatio 48:124-144.
    Nos Conceitos Fundamentais da Metafísica, Heidegger apresentou uma interpretação da vida como sendo um modo de ser. Concentrando-se na vida animal, ele concebeu os organismos vivos como sendo estruturalmente determinados por relações ambientais. Vivendo em um paramundo, os animais são capazes de um tipo específico de comportamento dotado de uma forma própria de normatividade. Os comportamentos dos animais estão relacionados com algo que aparece ao organismo como promovendo uma desinibição de pulsões. Assim sendo, os animais vivem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Interpretando “Thought & Talk”: Donald Davidson acerca das mentes animais.Diana Couto - 2019 - Sofia 8 (1):81-107.
    De acordo com a interpretação mais comum na literatura filosófica, Donald Davidson – que celebremente afirmou que “uma criatura não pode ter pensamentos a menos que tenha uma linguagem” – nega que criaturas não linguísticas são criaturas pensantes. No entanto, neste artigo argumento que esta interpretação é errada. Analisando atentamente os argumentos de Davidson, procuro mostrar que ele não está a argumentar que criaturas não linguísticas não podem possuir pensamentos; em vez disso, defendo que ele está simplesmente a afirmar que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  52
    Cognições corporais: o sentido do olfato e a experiência do sabor.Rosalia Cavalieri - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022037.
    Há longo tempo considerado um dos sentidos menores e mais fracos nos animais humanos, o olfato na realidade assume na nossa modalidade de existência uma função bem menos marginal, antes central, nos comportamentos socio-emocionais, na evocação das memórias e na comunicação não verbal, e não último na nossa vida quotidiana, especialmente pelo seu papel na percepção do sabor dos alimentos. Graças aos progressos que a pesquisa alcançou nas últimas décadas, a ponto de justificar entre outras coisas o nascimento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    Primatologia, culturas não humanas e novas alteridades.Eliane Sebeika Rapchan & Walter Alves Neves - 2014 - Scientiae Studia 12 (2):309-329.
    De modo semelhante aos rompantes etnocêntricos de uma cultura humana frente a outras, as relações entre humanos e primatas não humanos incluem um estranhamento pontuado por atração e repulsa, identificação e diferença. Ciência, arte e mitologia são a expressão viva e atualizada disso. Desde 1960, a primatologia destaca-se nesse cenário por contribuir significativamente na revisão das definições sobre o comportamento dos primatas e, consequentemente, na redefinição do humano ao apresentar a polêmica proposição de existência de "culturas" entre animais (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos por Darwin (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    The holy martyrs of Évora.Artur Goulart de Melo Borges - 2010 - Cultura:201-210.
    A 27 de Outubro comemora a Igreja os santos Vicente, Sabina e Cristeta. Conhecidos como os Mártires de Évora, a eles foi erguida no século XV na cidade alentejana, no local onde se dizia terem nascido, uma ermida, ampliada no século seguinte já à conta do Município, que ainda hoje mantém a propriedade. Era-lhes também dedicada, na nave direita da Sé de Évora, uma das capelas laterais desaparecidas após a intervenção da Direcção-geral dos Monumentos Nacionais na década de 40 do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Razão dos animais em Hume E nos céticos modernos.Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    O pensamento de Hume pode ser comparado ao dos céticos modernos em muitos aspectos. Com relação ao tópico da racionalidade dos animais, Hume parece seguir de perto a leitura de alguns céticos modernos e se afastar consideravelmente da de Descartes. Por outro lado, diferente de filósofos como Montaigne, Charron e La Mothe Le Vayer, Hume não tinha por finalidade colocar a racionalidade humana num nível próximo dos animais para apenas provar a fraqueza do intelecto diante do desconhecido, mas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A classificação dos animais segundo Aristóteles: recorte histórico e inserção didática.Miceia de Paula Rodrigues & Juliana Mesquita Hidalgo - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):195-218.
    O objetivo deste artigo é contribuir para a interface História da Biologia - Educação Científica. Apresenta uma síntese de aspectos da classificação dos animais proposta por Aristóteles (384-322 a.C.): uma visão geral do tipo de pesquisa que ele realizou, seus critérios, categorias de classificação e interpretações relacionadas a concepções de mundo específicas. Em livros didáticos de Ciências, a classificação dos seres vivos de Aristóteles costuma ser pouco mencionada, de modo que há uma apresentação de cunho memorístico restrita às ideias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Vida Sensível dos Animais.Mateus Uchôa - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O presente artigo discute as relações entre animais não-humanos e o sensível. Para tanto, ensaia-se uma compreensão das formas animais e suas aparências expressivas, apoiando-se em ideias e teses dos filósofos franceses Merleau-Ponty e Dominique Lestel formuladas a partir do estudo do zoólogo Adolf Portmann sobre a aparência dos animais, denominado A forma animal. A investigação de Portmann, interessada em apreender fora do registro funcional do biológico o mistério que envolve as formas vivas, assimila uma nova concepção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. (1 other version)Aristóteles, As Partes dos Animais, Livro I.Lucas Angioni - 1999 - Cadernos de História e Filosofia da Ciência.
  13.  16
    Os direitos dos animais.Michael Tooley - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente subjetivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    O problema da razão dos animais a partir da perspectiva neoplatônica.Ronaldo Amaral - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e27792.
    Os pensadores antigos deixaram uma extensa e variada historiografia acerca do estudo sobre os animais, e a contemporaneidade a recobrou. Na tardia antiguidade, abundantes pesquisas a partir de Plutarco e, em menor número, desde Porfirio, ambos autores de tratados específicos sobre o tema, devem ser ressaltadas. A existência ou não de razão nos animais ou, de outro lado, a discussão e demonstração afirmativa desta, embora fundada em uma natureza e certa dinâmica psicofísica singular à humana, mas nunca quanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A simbólica dos animais no romance de Apuleio II.Cristina M. G. Ferrao - 2000 - Humanitas 52:155-194.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    (1 other version)O Lugar Da História Dos Animais Na Obra De Aristóteles.António Pedro Mesquita - 2006 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 14 (28):285-295.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Ética aplicada: animais.Maria do Céu Patrão Neves & Fernando Araújo (eds.) - 2018 - Lisboa: 70.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. As relações de assimetria presentes nas fábulas de fedro sobre a prepotência.Aline Chagas dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):73-86.
    A presente pesquisa tem como objeto a análise de algumas fábulas de Fedro sobre a prepotência, um dos costumes da sociedade na época do autor, que apresentam uma relação de assimetria entre os personagens. Julgamos que nas fábulas, veem-se refletidos os costumes corrompidos da vida humana, representados através das atitudes dos animais. Neste trabalho, serão feitos alguns comentários históricos, literários e estilísticos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    A excepção Derrida – O “eleito secreto” dos animais A veia onto-antropo-teo-lógica em questão.Fernanda Bernardo - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):303-344.
    «A excepção Derrida – o “eleito secreto” dos animais» pretende sobretudo evidenciar três questões fundamentais de todo interligadas: 1.) Sem a reificar numa filosofia teórico-sistemática, destacar a Desconstrução de Derrida como um “idioma filosófico” – o da différance ou da alteridade absoluta – dotada de pressupostos “teóricos” específicos (khôra, messiânico); 2.) Destacar e esclarecer o significado da “excepção derridiana” no tocante à questão do animal e da animalidade no contexto da sacrificialista ocidentalidade filosófico-cultural; 3.) Destacar a relevância da questão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    O pensamento dos animais.R. M. Martin - forthcoming - Critica.
  22.  12
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os (...), embora sua perspectiva parta de traços comuns que acentuam a transanimalidade do homem, ou seja, o seu pertencimento e, ao mesmo tempo, a sua diferença em relação às alimárias. Por isso, sua filosofia não se limita ao discurso sobre os direitos animais, mas, antes, pretende pensar uma nova ontologia animal e uma nova animalidade humana a partir da integridade psicofísica e da relação constitutiva dos animais humanos e não humanos no âmbito da natureza. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    O Paradigma Do Animal-Máquina Como Gênese da Ciência Reducionista.Bruno Henrique do Rosario Xavier & Anor Sganzerla - 2023 - Dissertatio 57:188-213.
    A consciência dos animais é um tema marginal na história da filosofia ocidental. Algunsautores, no entanto, aventuraram-se em desbravar a temática. O mais paradigmático representantedessa tradição, René Descartes, erigia nos anos de 1630 um debate acerca da insensibilidade animalque perduraria por toda a modernidade. Quatro séculos mais tarde, o filósofo alemão Hans Jonasdesignaria a ciência materialista como a herdeira mais bem-sucedida do dualismo cartesiano. QueDescartes tenha exercido tamanha influência sobre a ciência moderna, contudo, não é um pontopacífico. Teria Jonas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. (1 other version)Da igualdade. Peter Singer E a defesa ética dos animais contra O especismo.Sônia T. Felipe - 2001 - Philosophica 17:21-48.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  41
    Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da subst'ncia: diálogos de Butler com Nietzsche.André Luiz Dos Santos Paiva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):130-143.
    O artigo discute como a teoria de gênero de Judith Butler, principalmente a partir do que a autora denominou de metafísica da substância, opera uma desontologização das experiências de sexo-gênero. Para isso, expõe-se como Butler opera a desontologização do sujeito generificado, através de sua crítica feminista acerca da ideia de sujeito concebida a partir do marco da diferença sexual. Posteriormente, dedica-se ao que Butler denominou de “metafísica da substância”, vista como o que sustenta, no marco do sistema de sexo-gênero (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  60
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    "Os animais e os homens enquanto empíricos": Reflexões epistemológicas sobre a diferença entre a alma humana e a alma dos animais.Anne-Lise Rey - 2016 - Dissertatio 43 (S3):205-238.
    O presente artigo enfoca a discussão, ensejada pela publicação do Dictionnaire Historique et Critique, entre seu autor, Pierre Bayle, e Leibniz a propósito dos critérios epistemológicos que permitem distinguir cognição animal de cognição propriamente humana. Trata-se de examinar em detalhe a distinção que, na sequência dessa publicação, Leibniz traçará entre o homem racional – caracterizado como aquele apto a produzir silogismos demonstrativos e de alcançar verdades necessárias – e o homem enquanto empírico, a fim de examinar se e de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    Linn Marie Tonstad. God and Difference: The Trinity, Sexuality, and the Transformation of Finitude.Fellipe Do Vale - 2018 - Journal of Analytic Theology 6:710-715.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  40
    O papel da empatia e das emoções nas distinções morais/The role of empathy and emotions in moral distinctions.Matheus de Mesquita Silveira & Adriano Naves de Brito - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Este artigo tem como tema central o problema do fundamento das distinções morais, conforme proposto por David Hume na obra Investigações sobre os princípios da moral e, mais especificamente, o problema da motivação moral, tomando como foco o papel que as emoções e a empatia têm no comportamento em sociedade de animais de vida social complexa. No que tange a essa questão, a importância dada aos afetos pela tese humeana será relacionada com a teoria evolucionista. A fim de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30. A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n1p1 A teoria darwinista tem contribuído para a discussão de problemas nos mais diversos campos filosóficos, entre os quais se inclui a ética e a teoria moral. A sociobiologia e a psicologia evolucionista elucidaram muitos aspectos do comportamento social de diversas espécies animais, a partir de mecanismos como a seleção de parentesco e o altruísmo recíproco que, contudo, são insuficientes para explicar a cooperação no caso humano. Como alternativa, a teoria da dupla herança busca explicar o comportamento (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Para uma Historia da Psicologia.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - jul-dez 2016 - Ideação 34:355-374.
    A história da psicologia, tal como aparece em algumas obras (E.G. Boring 1950; M. Reuchlin 1957; P. Fraisse e J. Piaget 1963) ou em capítulos introdutórios de alguns manuais (M. Reuchlin 1977), reflete uma adesão — raramente discutida — a uma concepção internalista. Segundo essa concepção, a psicologia seria animada por uma dinâmica própria, um processo evolutivo totalmente endógeno, e seria independente de fatores externos tais como os domínios religiosos, sociopolíticos e econômicos. Além do mais, os partidários dessa história aceitam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Raízes da resistência humana aos direitos dos animais: Bloqueios psicológicos e conceituais.Steven James Bartlett - 2007 - Revista Brasileira de Direito Animal 3:17-66.
    A combined psychological-epistemological study of the human blocks that stand in the way of the recognition of non-human animal sentience and legal rights. This is a Portuguese translation of the author's paper, "Roots of Human Resistance to Animal Rights: Psychological and Conceptual Blcoks," originally published in the Lewis and Clark law review, Animal Righs, in 2002. The Portuguese version was presented in conjunction with the International Congress on Animal Rights, Salvador, Brazil, Oct. 8-11, 2008, and published in the Revista Brasileira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  11
    Abate de animais não-humanos em rituais religiosos: liberdade religiosa versus direitos dos animais.Rafaela Cândida Tavares Costa - 2019 - [Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil]: Editora Fi.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  54
    Carta XIV: sobre a geração dos animais.Pierre-Louis Moreau de Maupertuis - 2004 - Scientiae Studia 2 (1):135-143.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Temas polêmicos em direito.Francisco Fernandez Gonzalez Jr - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 7.
    Coletânea de textos sobre temas em direito como planejamento familiar, reprodução humana, orientação sexual e doação de sangue, carreiras jurídicas da mulher na atualidade, sistema prisional, extinção dos contratos, penhora de animais, evidência cautelar e satisfativa, implicação criminal decorrente das relações virutais, terceirização de atividade fim e intolerância religiosa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O boieiro E a lebre: Um enfoque conversacional.Aline Chagas dos Santos - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):49-58.
    As narrativas fabulísticas foram transmitidas, no início, oralmente, pelos antigos. Assim que o homem começou a falar e a observar o que acontecia à sua volta, sentiu a necessidade em expor, através das fábulas, o comportamento humano. A presente pesquisa tem como objeto a exposição de alguns instrumentos, na fábula de Fedro “O boieiro e a Lebre”, que possibilitam em maior ou menor grau aproximar-se da oralidade. Julgamos que o texto, apesar de todas as limitações, não deixa de sugerir (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    The fish in the creek is sentient, even if I can’t speak with it.Michael L. Woodruff - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):119-152.
    : In this paper I argue that Velmens’ reflexive model of perceptual consciousness is useful for understanding the first-person perspective and sentience in animals. I then offer a defense of the proposal that ray-finned bony fish have a first-person perspective and sentience. This defense has two prongs. The first prong is presence of a substantial body of evidence that the neuroanatomy of the fish brain exhibits basic organizational principles associated with consciousness in mammals. These principles include a relationship between a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  36
    Vozes do silêncio: os sentidos do discurso de/sobre sexualidade de mulheres paraplégicas.Maria do Socorro Correia Lima - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 247.
    Baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa, este trabalho visa a investigar os depoimentos de mulheres paraplégicas que residem no Distrito Federal , tendo por base seus discursos sobre sexualidade, corpo e deficiência. O debate propiciou-me verificar que quando afetadas pela malha discursiva do outro é que essas mulheres constroem suas representações sobre sexualidade, corpo e deficiência.Anchored to the theoretical basis of the French Discourse Analysis , this work aims to investigate the depositions from some paraplegic women residing (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    Pressuposição E derivação.Róbson Ramos Dos Reis - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):175-186.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise do conceito de pressuposição, queaparece na afirmação de que todo encontro comentes pressupõe uma compreensão de ser. A teseé examinada no contexto da gênese ontológicado comportamento científico, apresentada porHeidegger em Ser e Tempo. A pressuposição dacompreensão de ser que torna possível os atosbásicos instituidores do comportamento científicotem o sentido da projeção de si mesmo comocapaz de.desempenhar um papel socialrecognitivoespecífico: o de reagir aos objetoscom asserções e com práticas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    Ecologia Linguística da Palavra-Chave “Negacionismo”: Do Elemento Linguístico a Uma Crítica Sociocultural de Um Fenômeno Difuso.Cláudio Márcio do Carmo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):105-138.
    O presente texto traz uma análise do negacionismo a partir da junção da Análise Crítica do Discurso – de maneira mais específica aquela que institui o raciocínio dialético como metodologia (Fairclough, 2015; 2018) – em interface com a Linguística de Corpus, inspirado no trabalho de Magalhães (2004), em sua abordagem de palavras-chave (Williams, 1976), para análise de corpus de pequena dimensão (Sinclair, 2001). A partir desse aporte, buscamos analisar um corpus de textos midiáticos sobre negacionismo, como contribuição para averiguar as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    Autoridade e aparência de religião em Maquiavel.Allan Gabriel Cardoso dos Santos - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Na obra política de Maquiavel, o poder aparece sempre associado à capacidade de produzir ordenações e, consequentemente, comportamentos coletivos, isto é, tem poder aquele que tem “autoridade” (autorità). O secretário florentino, através da descrição do processo de construção da autoridade pelo aumento da reputação(O Príncipe, IX, 3), parece delinear uma certa forma de poder que se funda sobre a opinião pública a respeito dos indivíduos e não sobre as leis e ordenações políticas. O reconhecimento da autoridade – a reputação – (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  26
    (In)visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na assistência social: proteção social a quem necessitar?Luciara Fontana, Marília do Amparo Alves Gomes & Simone Santos da Silva - 2020 - Odeere 5 (10):304-319.
    Esta análise objetiva entender se existe reconhecimento às conjugalidades/parentalidades LGBTQIA+ pelo conceito de família da Política Nacional de Assistência Social e se há subsídios satisfatórios para abonar proteção estatal as genealogias e/ou pessoas LGBTQIA+ por meio dos benefícios, serviços, planos, programas e projetos da Norma Operacional Básica de 2005. Com a análise documental da referida legislação, evidenciou-se que o conceito de família ainda não superou o modelo patriarcal, inserido no sistema capitalista de minimalismo das políticas públicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O Amor e a Oralidade.José Ramos Coelho - 1995 - Princípios 2 (3):86-91.
    o amor e 0 6dio, dois sentimentos fundamentais do ser humano, estao ligados as fases evolutivas do desenvolvimento sexual infantil, as quais, por sua vez, sao sobredeterminadas pelas relacees intersubjetivas que a crianc;:a experimenta. Tentando precisar 0 significado do amor como 0 sentimento de unidade entre dois seres diferentes, no qual 0 amado assume uma importancia vital para 0 amante, somos levados a definir 0 6dio como 0 sentimento de oposicao entre diferentes seres que estao afetivamente ligados, onde 0 (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    Uma tradução comentada do Pseudodoxia Epidemica de Thomas Browne: Vulgar and common errors sobre os animais no século XVII.Juliana Mesquita Hidalgo - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):17-35.
    Em 1646, o médico inglês Thomas Browne (1605-1682) publicou a obra enciclopédica, de inspiração baconiana, Pseudodoxia Epidemica, também conhecida como Vulgar Errors. Browne Nela abordou o que seriam erros disseminados sobre vários temas, incluindo concepções sobre os animais. Ele explicou a origem de cada concepção. Discutiu ideias e observações de outros autores e, em muitos casos, apresentou seus experimentos e observações. Tomou como decisivo o testemunho ocular. Apresentamos uma tradução contextualizada e comentada do Capítulo 1 do Livro III do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  35
    Comportamento de apego em adultos ea experiência da perda de um ente querido.Lissia Ana Basso & Angela Helena Marin - 2010 - Revista Aletheia 32:92-103.
    O comportamento de apego se expressa em adultos quando estes se encontram em situações que envolvam medo, mudança ou conflito, como em casos de perda. O objetivo do presente estudo foi investigar os comportamentos de apego adulto frente à perda repentina de um ente querido. Participaram cinco adulto..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Interação mãe-bebê: comparação entre situação lúdica e de cuidado.Luiza Machado dos Santos & Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues - 2022 - Aletheia 55 (2):45-65.
    As características do ambiente no qual o organismo é exposto podem exercer influências que favorecem ou prejudicam seu desenvolvimento. A família pode ser considerada como o primeiro grupo social com o qual a criança interage e exibe papel privilegiado neste processo. O presente estudo pretendeu descrever e comparar a interação entre as díades mãe-bebê em situação lúdica e na troca de fraldas. Participaram 20 mães de bebês de quatro a seis meses de idade. Para a codificação das interações utilizou-se o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  39
    Indicadores emocionais no desenho da figura humana de crianças abusadas sexualmente; Emotional indicators in human figure drawings of sexuality abused children.José Augusto E. Hernandez, Adriana Valente Rochefort, Bernardo Trojan Neto, Carmen Sílvia B. Lopes Sarmiento, Luci Maria dos Santos Feijó, Maria Antonia Santiago Nunes & Susane Maria Curra - 2000 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 12:43-52.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  25
    The essence of justice in the Hebrew Bible.Armindo dos Santos Vaz - 2012 - Cultura:63-75.
    «Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. O vocabulário diversificado que a exprime não tem correspondência adequada nas línguas ocidentais. Dizia-se com substantivos que se referem à ordem criada, ordenadora das justas relações entre os homens, e ao comportamento justo e recto, conforme a essa ordem. Nos salmos, além da ideia de ordem, indica frequentemente uma acção que se conforma à ordem estabelecida, dando ao outro o que lhe corresponde e restaurando-o na sua devida dignidade. Os profetas foram (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Um vazio paradoxal? Entre pascal e a psicanálise.Abel dos Santos Beserra - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:191-219.
    O presente artigo procura desvelar como Pascal e a abordagem psicanalítica, em sua vertente freudiana e lacaniana, pensaram a experiência de um ser humano finito diante de uma situação paradoxal. Com efeito, as propostas da psicanálise e de Pascal, embora separadas por mais ou menos dois séculos, apresentam pontos comuns que talvez ajudem a elucidar suas próprias posições. Nesse cenário, a hipótese que discutimos a seguir é a de que tanto Pascal quanto a psicanálise tecem suas categorias a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  23
    Pulsão e dimensão: Heidegger e a estrutura da aptidão org'nica.Róbson Ramos dos Reis - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):191-212.
    Resumo: Nos Conceitos fundamentais da metafísica, Heidegger esboçou uma ontologia da vida que concebe os animais e as plantas como totalidades relacionais compostas por aptidões, complexidade orgânica e relação ao ambiente. A estrutura da aptidão é apresentada como formalmente determinada pelo fenômeno da pulsão. Tal determinação concede à aptidão a característica de uma dimensão em sentido formal. Neste artigo, realizo uma análise da dimensionalidade orgânica, a partir de dois aspectos da dimensão enquanto tal: a travessia de algo para algo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 983