Cognições corporais: o sentido do olfato e a experiência do sabor

Conjectura: Filosofia E Educação 27:022037 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Há longo tempo considerado um dos sentidos menores e mais fracos nos animais humanos, o olfato na realidade assume na nossa modalidade de existência uma função bem menos marginal, antes central, nos comportamentos socio-emocionais, na evocação das memórias e na comunicação não verbal, e não último na nossa vida quotidiana, especialmente pelo seu papel na percepção do sabor dos alimentos. Graças aos progressos que a pesquisa alcançou nas últimas décadas, a ponto de justificar entre outras coisas o nascimento de uma nova área científica chamada neurogastronomia, o olfato, e especialmente o olfato retronasal, se configura como uma das nossas habilidades mais espécie-específicas, à qual devemos, inclusive, uma das maiores alegrias da vida: o prazer consciente de saborear e de apreciar alimentos e bebidas. Partindo deste tema, o objetivo deste ensaio è, portanto, mostrar em que medida uma experiência radicada no corpo, como a percepção do sabor, remonte às características espécie-específicas desenvolvidas pelo olfato humano no curso da evolução, configurando-se como uma forma complexa de cognição encarnada, cujas possibilidades dependem tanto da estrutura biológica, quanto do uso efetivo que fazemos deste extraordinário dispositivo corpóreo. _Palavras-chave:_ odores, olfato retronasal, percep;ção do sabor, gosto, neurogastronomia, anosmia, ageusia.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,173

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Il gusto alimenta l'eros // The taste feeds eros.Rosalia Cavalieri - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):23-37.
Hobbes e a segurança.Delmo Mattos Da Silva - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
Uma abordagem enativa do papel de justificação da experiência perceptiva.E. M. Carvalho - 2024 - In Inara Zanuzzi, Andre N. Klaudat & Lia Levy (eds.), Filosofia na UFRGS: textos escolhidos. Pelotas: Editora UFPeL. pp. 222-253.
O Corpo Como Expressão Segundo a Filosofia de Merleau-Ponty.Nayara Borges Reis - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):137-153.

Analytics

Added to PP
2022-12-21

Downloads
52 (#417,425)

6 months
12 (#293,221)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references