Results for 'partilha'

57 found
Order:
  1.  26
    A partilha do sensível em lugares liminares: visibilidades e invisibilidades da memoria.Maria Dulce Simões - 2019 - Endoxa 44:91.
    Na fronteira hispano-portuguesa, a criação de lugares e atividades culturais dedicadas ao poeta Miguel Hernández configura uma «comunidade de partilha», que envolveu a produção de um público definido pela perceção e nomeação de injustiças atrozes, a que o poeta serve de interlocutor. As palavras do poeta trazem à experiência sensível vozes e testemunhos da repressão franquista, até então não reconhecidos na comunidade. Neste texto interrogo as formas de consenso e de dissenso expressas em processos de subjetivação política, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes.Thiago Francysco Rodrigues Cassiano & Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e64340p.
    ABSTRACT This article proposes to discuss the aesthetic and poetic praxis in the performance art Corda de Nó(s),1 based on theatrical and visual narratives directed towards intellectual emancipation and the expansion of the sensibility from the teaching experience within a municipal public school unit, in the city of Palmas (TO). This study focuses on a qualitative methodology of oral and exploratory narrative as well as the researchers’ field notebooks, prepared during the activities referred to in this text, in conjunction with (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Partilhas sensíveis em São Félix do Paraguaçu-BA: juventude e resistências a partir de formatos audiovisuais.Daniela Matos - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (2):42-59.
    O artigo analisa a produção audiovisual do grupo juvenil “Equipe Iskalifá” tendo como referência uma perspectiva que considera a potencialidade da comunicação comunitária em produzir dissenso e reorganização das partilhas do sensível, a partir da proposição de Jacques Rancière. Nosso olhar interpretativo está atento, prioritariamente, aos processos comunicativos que contribuem para a emergência do sentido de território e de emancipação, assim como as referências ao global e ao embrutecimento, que compõem os materiais expressivos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Discutindo a Partilha Do Sensível de Jacques Rancière Como Dispositivo de Controle de Invisibilização da Homossexualidade.Carlos Henrique Lopes Almeida & Janielson Ferreira da Silva - 2025 - Cadernos Do Pet Filosofia 15 (30):123-134.
    O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de “partilha do sensível” esboçado pelo filósofo francês Jacques Rancière dentro de uma ótica de dispositivo de controle da homossexualidade, este conceito está relacionado a ideia de que a partilha do sensível possui uma crítica de Jacques Rancière com relação a ideia de uma estrutura social de Platão, que representa uma estrutura estática, uma estrutura engessada, que privilegia aquele que já se encontrou na sociedade. Esse conceito mais particular de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  26
    Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.Victor Galdino Alves de Souza - 2023 - Griot 23 (2):195-209.
    O objetivo deste ensaio é analisar as condições de possibilidade da escravidão e da violência antinegra, assim como da produção de significações raciais – do ser-negro – e das fantasias coloniais. Para isso, buscarei, majoritariamente, recursos conceituais na obra de Achille Mbembe, com auxílio de alguns conceitos de Jacques Rancière, de forma a tratar o que chamo de _partilha colonial do sensível_, analisando a relação entre a raça enquanto construção imaginária, significações raciais e a organização social da percepção e da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Partilhas do Saber. Diálogos Entre Filosofia e Literatura.A. Magalhães - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):47-59.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    O mundo da partilha: a democratização das instituições de poder.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O presente estudo se propõe a discutir a relação entre a identidade política coletiva (populista) e a crise de representatividade das instituições de poder que consiste no paradoxo do poder constituinte, em sua estrutura conceitual, inspirada nas leituras de Jacques Rancière (1940) e Chantal Mouffe (1943).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Aprendizagem política e metodologia: grupo espiritualidade e partilha.Stephen Silva Simim & Amauri Carlos Ferreira - 2024 - Horizonte 21 (64):206310-206310.
    O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria. Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada ofereceu às (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Rousseau E a grande partilha ocidental: A ideia da exclusividade da natureza humana.Mauro Dela Bandera Arco Júnior - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):629-656.
    RESUMO Na flosofa de Rousseau expõe-se a paulatina construção de uma ideia ocidental de humanidade: a história de como o ser humano assim denominou-se ser, bem como a história do abuso dessa denominação. Trata-se, sobretudo, da crítica sobre a construção de um mito da dignidade exclusiva da natureza humana, tema que percorre as obras de diferentes flósofos, dos modernos aos contemporâneos, dos ocidentais aos não ocidentais. O presente artigo aborda, a partir de Rousseau e em diálogo com outros autores, o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    O “a priori” kantiano no pensamento de Jacques Rancière: Uma introdução ao conceito de “partilha do sensível” e suas implicações.Clara Lisboa - 2023 - Aufklärung 10 (1):151-166.
    This article aims to point out the idea of ​​a priori elaborated by Immanuel Kant in his work Critique of Pure Reason (1781), which concerns a conception of knowledge prior to experience, to understand the concept of “aesthetics of politics”, elaborated by Jacques Rancière and who, to explain it, uses a broad concept called “sharing the sensitive”. It is through the analogy made from the Kantian concept that we are willing to develop this first objective, to reach a second objective, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    A import'ncia do ato de ler e escrever na produção e partilha dos conhecimentos.Mary Garcia Castro - 2023 - Odeere 8 (1):249-263.
    Esta peça decola de conferencia apresentada em 25 de março de 2023 no XIX Seminário do Dia Mundial de Combate à Discriminação Étnica, VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e o I Seminário do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, no ODEERE - Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié BA. Agradeço à Comissão Organizadora[i], o convite, a sugestão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A diplomacia salazarista e as propostas de partilha colonial 1937-1938.António Louçã - 1997 - História 34:4-13.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  33
    Jornalismo de si: subjetividade e partilha de experiências na cultura contempor'nea.Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas Araújo - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):31-45.
    Este artigo propõe uma discussão sobre jornalismo e subjetividade a partir de uma argumentação que considera que, embora o discurso hegemônico sobre a instituição se construa a partir do ideal da objetividade, de um texto constituído apenas pelos fatos e cujo autor deixa de ser sujeito para assumir a identidade de jornalista, a subjetividade foi sempre constituidora do texto jornalístico. Assim, pensando a partir dos estudos culturais o jornalismo como uma instituição social com formas, valores e funções conformados historicamente, e (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Declinações sobre o ser-em-comum e a partilha do sensível (a partir de Jacques Rancière) | Declinations about being-in-common and the distribution of the sensible (according to Jacques Rancière).Alexandra João Martins - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):167-191.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  28
    Método Dialético Em Hegel e Marx: A Inversão Do Programa Teórico de Hegel Por Marx.Christian Iber - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):121-143.
    Marx não apenas flertou com o modo de expressão Hegeliano na sua obra O Capital, mas ele próprio pretendia trabalhar o racional da lógica dialéctica de Hegel. O artigo tenta esboçar a inversão de Marx do programa teórico de Hegel mostrando, primeiro, que esta inversão não deve ser entendida num sentido metafísico como programa de um materialismo dialéctico e histórico, como fizeram primeiro Engels e depois o marxismo tradicional. Em segundo lugar, será demonstrado que a inversão de Marx do programa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Concept of “Distributions of the Sensible” and its Implications with regard to Political Activity in Jacques Rancière.Michelly Alves Teixeira - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):297-308.
    This work aims to present the meaning of the distributions of the sensible in Jacques Rancière's theory. In order to understand the genesis of the distributions of the sensible – especially at this particular moment –, we will start from Rancier's definition of political subjectivization, which is inherent to the contribution of the distribution of places promoted by instances of domination. After all, for the author, politics is not the distribution of power. The distribution of the sensible would be a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Vision weltrepublik – demokratie im zeitalter der globalisirung.Otfried Höffe - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):5-18.
    A teoria da justiça política, segundo Hóffe, fundamentada na justiça comutativa, sustenta que a fundamentação das reivindicações normativas da sociedade na comunidade discursiva, como o fazem Apel e Habermas em sua ética do discurso, é apenas uma fundamentação derivada, pois a comunidade discursiva necessariamente pressupõe direitos humanos. Por sua vez, a ética do discurso argumenta que os direitos humanos só podem ser legitimados através do discurso. Este artigo mostra que o pressuposto normativo tanto para a comunidade discursiva quanto para o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  3
    Da Família À Amizade e Fraternidade Em Montaigne.Nelson Maria Brechó da Silva - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):359-374.
    O presente trabalho pretende situar o conceito da amizade em Montaigne. Desse modo, da amizade nasce a justiça, porque as pessoas amam reciprocamente. Elas têm como referência a comunicação. Esta indica uma nova imagem das pessoas: a fraternidade, que promove a comunhão e partilha de ideias e experiências. A análise do texto permitirá reflexões sobre o sentido maior da amizade à luz da imagem da família, da amizade e da fraternidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    O princípio e o fim. A contraposição entre Heidegger e Cassirer em Davos.Adriano Mergulhão - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    O presente artigo problematiza os pontos de divergência e as possíveis convergências entre Ernst Cassirer e Martin Heidegger no âmbito da disputa de Davos e seus arredores. Propomos que a contraposição teórica destes autores, neste contexto centralizada em duas possíveis linhas de interpretação da filosofia crítica kantiana com especial enfoque à doutrina do esquematismo transcendental, não seja interpretada de maneira incomensurável, como um conflito entre duas posições antitéticas. Contrariamente, argumentamos em favor de um ponto de partida dialógico, decorrente da existência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Para além dos argumentos.Sofia Miguens - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):120-132.
    A filósofa americana Cora Diamond, especialista em Frege e Wittgenstein, que os lê dando especial atenção à filosofia da linguagem, do pensamento, da lógica e da matemática, tem também coisas importantes a dizer, a partir da maneira wittgensteiniana de ver a filosofia, acerca de filosofia moral. Em particular, ela é fortemente crítica de uma certa forma de conceber a natureza da filosofia moral, muito comum hoje entre os filósofos analíticos, como exclusivamente centrada na acção e na decisão de agentes e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Arte e Política: Uma Leitura da Obra Voltairiana À Luz de Jacques Rancière.Vladimir de Oliva Mota - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O que aqui se pretende é analisar a forma voltairiana de relacionar arte e política presente em sua obra, apontando seus alcances e limites a partir da noção da relação entre arte e política em Jacques Rancière. Para tal, este trabalho se divide em três momentos: no primeiro, expor a proposta voltairiana de relacionar arte e política; em seguida, entender como essa relação se dá a partir de categorias de Rancière – “partilha do sensível”, “estética da política”, “política”, “polícia”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  49
    The Eulogy of Urbanity.Paula Cristina Moreira da Silva Pereira & Fernando Manuel Brandão Alves - 2011 - Cultura:217-236.
    As transformações a que as cidades estão sujeitas têm suscitado um discurso ambivalente sobre a cidade, um discurso que tem desenhado, não raras vezes, os seus limites na própria delimitação do espaço físico urbano. No entanto, não devemos esquecer que a revitalização da vida comunitária deverá considerar outras dimensões, compreendendo os patrimónios político, social, arquitectónico e urbanístico. Acima de tudo, a cidade contemporânea de carácter multicultural requer uma renovada urbanidade do pensamento.Propomos, então, uma abordagem que tentará, pela partilha cruzada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Paulo Freire: vida e obra.Ana Inês Souza (ed.) - 2001 - São Paulo: Expressão Popular.
    A organizadora explica que tudo começou com um desafio: criar uma visão abrangente da obra de Paulo Freire, retomando seus temas mais queridos - o diálogo e a partilha na construção de um mundo novo e a prática educativa transformadora e libertadora. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire aceitou a proposta, produzindo coletivamente textos que dialogam com as principais obras e ideias do mestre numa linguagem acessível, voltada aos militantes dos movimentos sociais e das escolas no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES.Aline F. R. Elisiário Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim & Luzia F. Rodrigues Tupinikim - 2018 - Odeere 3 (5):223.
    O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Anselmo e Duns Escoto.Maria Leonor Xavier - 2008 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 16 (31):77-90.
    João Duns Escoto pode contar-se entre os continuadores de Anselmo, uma vez que acolheu favoravelmente o argumento do Proslogion, ainda que na sua singular interpretação. Mas, aquém e para além deste aspecto pontual de continuidade, há aspectos de afinidade estrutural de pensamento a estreitar os laços de razão entre os dois filósofos. Estes aspectos de mais profunda proximidade não têm que ser explicados exclusivamente por uma influência directa do legado de Anselmo no pensamento de Duns Escoto, mas acusam, a nosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Horizonte 25 anos: história e qualificação de um periódico da área de ciências da religião e de teologia.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - forthcoming - Horizonte:206208-206208.
    A área de Ciências da Religião e Teologia avançou muito, especialmente a partir de 2010, com o início da consolidação da sua associação, a ANPTECRE. Um pouco antes, o Programa de pós-graduação _stricto sensu_ em Ciências da Religião da PUC Minas – PPGCR PUC Minas teve seu curso de mestrado reconhecido pela CAPES, em 2007, e iniciou suas aulas em 2008. Antes de tudo isso, em 2003, o periódico Horizonte retomou suas atividades (surgiu em 1997) e, no contexto da criação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Experiências de uma Riot Grrrl: Kathleen Hanna, feminismo, DIY e cultura remix.Gabriela Cleveston Gelain, Milene Migliano & Pedro de Assis Pereira Scudeller - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):152-188.
    Por meio dos fragmentos de narrativas da trajetória da musicista e ativista Kathleen Hanna, pioneira do movimento Riot Grrrl, remontamos, a partir do documentário The Punk Singer, a terceira onda do movimento feminista, evidenciando a interseccionalidade e protagonismo juvenil. Através de fanzines, arte, colagens, letras de música, performances e formação de bandas a partir de uma filosofia punk do it yourself (DIY), salientamos a ampla contribuição de Hanna para o feminismo contemporâneo ao desafiar um cenário opressor dentro do movimento punk, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  51
    Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR.Alvori Ahlert - 2013 - Horizonte 11 (32):1571-1588.
    Título Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR (Communicative action and ethics on the access and sustainable use of water: the experience of rural sanitation of Marechal Cândido Rondon – Paraná, Brazil. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571 Resumo O texto apresenta um estudo/pesquisa sobre a ética e os recursos hídricos, problematizando a relação entre a ética e o uso sustentável da água, tendo como modelo referencial aproximações na experiência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Propósito e estrutura do Quarto Paralogismo.Silvia Altmann - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):85-121.
    Resumo: O objetivo deste artigo é, considerar o quarto paralogismo e a crítica kantiana a ele na versão da primeira edição da Crítica da razão pura, destacando o contexto do quarto paralogismo, a saber, o propósito e a estrutura dos paralogismos em geral. Procurarei mostrar que, ao contrário do que parece à primeira vista, o quarto paralogismo na sua primeira edição partilha da mesma estrutura dos demais e é equivalente à sua formulação na segunda edição da Crítica da razão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  41
    Reprendre: une condition narratologique de textualités communes.Luís Manuel A. V. Bernardo - 2013 - Cultura:301-317.
    O que é posto em comum depende, em grande parte, de processos textuais específi cos que funcionam como condições de possibilidade pragmático-narratológicas da partilha dos sentidos que circulam pelo meio da linguagem. Tal implica que o simples uso corrente da linguagem, ao contrário do que é usual supor, ainda que indispensável, não seja sufi ciente para gerar essa comunidade, pois que nem todos os dispositivos linguísticos estão vocacionados para favorecer a convergência. Neste artigo, pretendemos, por conseguinte, reflectir sobre uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Jacques Rancière e o Regime Estético Das Artes Como Recusa À Ideia de Modernidade.Daniela Cunha Blanco - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretendemos apresentar uma leitura do modo como Jacques Rancière recusa o termo modernidade substituindo-o pela expressão regime estético das artes, apresentando a ideia de que a arte moderna não teria rompido com o passado, mas sim com o princípio mimético e com uma certa ideia de natureza humana que fundamentavam o regime representativo. A passagem de um regime a outro será pensada a partir de um modo específico de entrelaçar estética e política expresso naquilo que o autor compreende por (...) do sensível. Nosso intuito é compreender como o rompimento com a mímesis opera uma mudança na concepção de natureza humana, que a partir de então, só poderá ser pensada como natureza perdida ou como humanidade por vir — tal qual teorizada no jovem Friedrich Nietzsche, em o Nascimento da tragédia, cujo pensamento dos impulsos dionisíaco e apolíneo aparecerão como ocasião para pensar a humanidade por vir como expressão do regime estético em Rancière. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Il gusto alimenta l'eros // The taste feeds eros.Rosalia Cavalieri - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):23-37.
    Como é sabido, comida e eros são duas fontes de prazer, indissociavelmente ligadas. Não é uma coincidência que o termo ‘apetite’ denota tanto a sensação que acompanha a necessidade de se alimentar, como, em geral, a tendência natural para satisfazer os desejos físicos e especialmente sexuais. Os prazeres do paladar, bem como os sexuais, estão em grande parte relacionados com multissensorialidade que os perpassa. São, portanto, experiências totalizantes, prazeres difusos que satisfazem todos os nossos sentidos, contribuindo de modo nada trivial (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  40
    Aesthetic regime's occupation of representation.Yonathan Listik - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):309-326.
    RESUMO Esse artigo trata da relação entre a estética e a representação na teoria de Jacques Rancière. Segundo o autor, a representação é simultaneamente presente e proibida na estética moderna. Ela aparece como um parasita ou um intruso na produção artística. Rancière pergunta: sob quais condições a representação se torna proibida e o que significa a arte não representar? O eixo central da análise explora quais as consequências dessa configuração, com destaque para a política. Segundo Rancière, o conceito de (...) do sensível implica invariavelmente um regime de vida e, portanto, alguma forma de política. Sendo assim, a estética não se limita à arte, mas atinge a vida em seu sentido pleno. A relação entre estética e representação implica necessariamente um modo de vida no qual a representação se torna impossível em todos os sentidos. ABSTRACT This article explores the relationship between aesthetics and representation in Jacques Rancière's theory. According to the author, representation is simultaneously present and prohibited in modern aesthetics. It appears as a parasite or an intruder in artistic production. Rancière asks: under what conditions is representation prohibited and what happens when art does not represent? The central axis in the analysis explores the consequences of this configuration, with emphasis on politics. According to Rancière, the concept of distribution of the sensible invariably implies a regime of life and, therefore, some sort of politics. Hence, aesthetics is not limited to arts, reaching life as a whole. The relationship between aesthetics and representation necessarily implies a mode of life where representation becomes impossible in all senses. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Maria Das graças moita raposo Pereira.Dayvide Magalhães de Oliveira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):18-19.
    Embora tenha sido contemporâneo de muitos colegas de curso que tiveram alguma disciplina ministrada pela professora Maria das Graças Moita, a Moitinha, eu mesmo não tive essa experiência. Mas, enquanto professor substituto do DFIL, entre os anos de 2007 a 2009, pude acompanhar de perto o trabalho da professora enquanto ministrante da disciplina de Introdução à Metodologia Científica. Isso acontecia sobretudo nas reuniões departamentais de começo de período letivo acadêmico. Nos reuníamos para construir e debater os planos de curso das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Retomada, Luta e Resistência na Construção da Aldeia Agricultura no Território Indígena de Coroa Vermelha.Maria Hilda Santana Dos Santos Pataxó - 2018 - Odeere 3 (5):206.
    O presente relato tem como objetivo descrever os movimentos e as resistências na construção da Aldeia Agricultura no Território de Coroa Vermelha. A metodologia utilizada na pesquisa segue uma abordagem qualitativa, inspirada numa pesquisa-ação, por esta ser mais próxima aos movimentos que se deram no trabalho. Neste sentido, essa partilha é a tentativa de deixar registrado um pouco da história deste povo, que muitas vezes é esquecida na história dos Pataxó em Coroa Vermelha.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    Aquém da biopolítica: a parte de Jacques Rancière.Eduardo Pellejero - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):35.
    Aquem da biopolitica têm pelo menos dois sentidos quando nos aproximamos da obra de Jacques Rancière. Refere, por um lado, o enclausuramento da política no domínio do que ele denomina de policia, por parte de certas formas da filosofia contemporânea, a conta de uma relação de uma copertença entre o poder e a vida que daria conta do funcionamento das sociedades modernas — nesse sentido, aquem significa uma insuficiência na colocação da questão, o fato de reduzir o problema da política (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  49
    Lógica e Ontologia: O confronto entre Bertrand Russell e Hugh MacColl acerca dos Objectos Inexistentes.Paolo Valore - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):391 - 405.
    Ponto de partida do presente artigo é uma interrogação acerca do significado existencial das proposições. Em primeiro lugar, é considerada a ideia de existência simbólica na lógica de MacColl, ao mesmo tempo que se assinalam os problemas que, na perspectiva de Bertrand Russell, estão associados com a auta-referência e o significado da classe-nula. Por outro lado, o artigo demonstra também até que ponto a própria perspectiva de Russell não está livre de problemas, de ambiguidades e de mudanças de opinião. O (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Corpos nas telas gerando formas de vida.Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):343-351.
    Este artigo propõe apresentar, enquanto registro/memória, o percurso de uma pesquisa em artes cênicas no ambiente acadêmico. A hipótese se desenvolve a partir da Teoria Corpomídia, apoia-se na filosofia da partilha do sensível, na metodologia indisciplinar, na bricolagem dos discursos e forma como nos tornamos “súditos” em uma sociedade que estimula a exposição. Entende-se que essa ação nos faz ser o que somos, a partir das “ressonâncias” diárias, e que é indissociável essa relação com os aspectos afetivos, políticos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  33
    De Jano a Sankofa: O Que a Escola Que Temos Pode Aprender Com a Escola Que Queremos? As Múltiplas Faces da Escola No Gt6.Fabiana Eckhardt, Aline Praça Bernar & Renato Simões Moreira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023010.
    Recuperamos, na esteira de trabalhos apresentados e publicados nos anais das edições 38, 39 e 40 das Reuniões Anuais da Anped, textos que abordam a escola, a educação popular, seus cenários e personagens, na periferia e no campo. Textos que observam a escola que temos e que enunciam pesquisas e propostas para a aquisição e partilha de conhecimentos de forma mais horizontalizada e dialógica. São olhos e olhares para o passado com vistas ao futuro, que na presente proposta de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  59
    Biopolítica, Neoliberalismo e guerra às drogas.Ernani Chaves & Eduardo Neves Lima Filho - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    O artigo pretende explorar, a partir de Michel Foucault, a ligação entre biopolítica, neoliberalismo e a chamada guerra às drogas, a fim de tentar esclarecer as motivações econômicas e políticas que fundamentam o tipo de combate às drogas que impera no mundo contemporâneo. O Brasil não está distante desse tipo de política que, apoiada em discursos legitimadores, tais como o discurso médico e mesmo o psicologizante, estabelecem não apenas a partilha entre os que devem viver e os que precisam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  28
    Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa.Célia Zeri de Oliveira - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.
    Este artigo insere-se no trabalho de pesquisa Intitulado Observatório da Formação Docente- construção de identidades dos professores em que tem o objetivo de contribuir para a Rede Colaborativa de Investigação-Formação-Serviço sobre políticas públicas de formação e desenvolvimento docente. Neste recorte, faz-se uma análise reflexiva acerca da formação de professores na área de Letras- Língua Portuguesa para o exercício da profissão docente junto ao público dos ensinos fundamental e médio. O intuito inicial das discussões e partilhas de experiências em rede internacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Midiatização da saúde e construção de subjetividades de pacientes nas plataformas digitais: o caso Brooke TV.Maria do Carmo Falchi & Ana Paula da Rosa - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (2).
    Com o diagnóstico de uma enfermidade, pacientes e familiares enfrentam situações como exames médicos, aceitar as limitações e possibilidades, mas também questões relativas aos processos comunicacionais no entorno da doença. Sendo assim, objetivamos, compreender a construção das subjetividades de pacientes com Síndrome de Turner nas plataformas digitais, em uma sociedade em vias de midiatização. Portanto, traz-se os conceitos de midiatização (GOMES, 2016), e subjetividades (MORI; GONZALÉZ REY, 2012). Compreendemos que a elaboração das subjetividades de pacientes se torna mais complexa com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Phénoménologies du politique: droit, pouvoir et violence entre Schmitt et Derrida.Gabriel Rezende - 2024 - Dois Pontos 21 (1).
    A partir de uma leitura de Carl Schmitt proposta por Jacques Derrida, interroga-se, neste artigo, a arquitetura conceitual moderna que organiza em sistema as noções de “poder”, “Estado”, “política” e “direito”. Em seu Políticas da amizade, Derrida desenvolve a tese segundo a qual uma importante tradição intelectual ocidental, cujo ponto de cumeada é a obra de Schmitt, teria sido responsável por tentar isolar o “sentido” do político por meio de uma teleologia da inimizade. Ele mostra, assim, que esta teleologia é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Estar À Escuta: Música e Docência Na Educação Infantil.Sandra Regina Richter & Dulcimarta Lemos Lino - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-24.
    O ensaio aproxima estudos em torno da dimensão poética da linguagem para abordar a relação entre docência na educação infantil e experiência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. A aproximação entre filosofia, artes e educação infantil, desde o encontro entre e música e educação, sublinha que a escuta é o som do sentido e não o sentido do som a ser interpretado. A interlocução com o pensamento de Jean-Luc Nancy, ao permitir afirmar que o sentido (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    A política no fim da idade média e sua influência no renascimento: entre o “De regno – ad regem cypri”, de São Tomás, e “Il principe”, de Maquiavel.José Arlindo Aguiar - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):265-283.
    O presente artigo pretende esboçar um paralelo entre duas obras da filosofia política: o opúsculo inacabado “Do reino ou do governo dos príncipes ao Rei de Chipre” de São Tomás de Aquino, e o conhecido “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. O cotejo dos textos permite aproximações diretas entre dois momentos filosóficos distantes através da temática similar, pelo tratamento filosófico da tradição clássica, e pela sutileza do argumento que relaciona o bem comum com o privado, nas relações políticas. A análise divide-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  50
    Técnica, política E percepção: Um diálogo entre B. stiegler, G. simondon E j. Rancière.Ricardo Avalone Athanásio Dantas - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):1-12.
    Em filosofia é comum o empenho em uma busca normativa, normatividade esta que aparece nos processos perceptivos quando o sujeito entra em relação com realidades de uma ordem de magnitude diferente da sua . Não acontece de outra maneira quando se trata de filosofar sobre a técnica – com efeito, em que ordem ou nível de magnitude em relação a nós ela – a técnica – se situa? Pensamos que a primeira condição para responder a tal pergunta é formulá-la em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Maestro Eckhart.Valerio Marconi - 2022 - Perspectivas 7 (1):242-266.
    Este artigo contribui para uma nova leitura do misticismo de Meister Eckhart, comparando-o com passagens chave do Itinerarium e da Legenda Maior de São Boaventura. A interpretação especulativa baseada na cristianização de Eckhart de Parmênides e na dialética é compensada pelo destaque da passividade do intelecto e da agência do amor divino no Nascimento de Deus dentro das profundezas da alma. A dialética se mostra, assim, como sendo apenas um momento de partilha com um todo feito também de liturgia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  37
    Sobre a determinação contextual do que é Dito.Eduardo Marchesan - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):173-194.
    RESUMO Duas versões contemporâneas do contextualismo radical em filosofia da linguagem, uma defendida por François Recanati e outra por Charles Travis, centram sua crítica à distinção tradicional entre semântica e pragmática na categoria de dito, tal como descrita por Paul Grice. Ambas as versões se contrapõem à ideia de que o que é dito é determinado plenamente pelo significado convencional da sentença proferida acrescido da fixação do valor de elementos indexicais. Ambas sustentam, a partir desta crítica, que uma enunciação não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    RANCIÈRE, J. As margens da ficção. Tradução de Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:207-212.
    Publicado originalmente em 2017, As margens da ficção reúne textos criteriosamente selecionados e ordenados a dar ao livro uma unidade sólida construída em torno de um projeto central, ampliar o projeto iniciado por Jacques Rancière em A palavra muda. Ensaio sobre as contradições da literatura (1998) e A política da literatura (2007), de uma poética da ficção moderna. Como tal, constitui uma possível introdução ao conjunto maior da vertente estética de sua obra. A noção de poética é tomada de empréstimo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Aprendizagem política e metodologia.Stephen Silva Simim & Amauri Carlos Ferreira - 2023 - Horizonte 20 (63):e206310.
    O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria. Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada ofereceu às (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 57