Results for 'Dado Ragazzini'

960 found
Order:
  1. Dall'esperienza statunitense.Dado Ragazzini - 2005 - In Franco Cambi, Paolo Orefice & Luciana Bellatalla (eds.), Educazione, libertà, democrazia: il pensiero pedagogico di Lamberto Borghi. Napoli: Liguori. pp. 61--117.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. La romanitá di Séneca e gl'influssi virgiliani nelle sue opere.V. Ragazzini - 1929 - Convivium: revista de filosofía 1:554-572.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Livro urbano do profeta Gentileza.Leonardo Guelman, Dado Amaral & Marianna Kutassy (eds.) - 2010 - Rio de Janeiro: Mundo das Idéias.
    Esta obra procura celebrar a conclusão do restauro de 56 pinturas da paisagem urbana carioca, que se encontram desde o Caju à Rodoviária Novo Rio. No livro, os autores registram o processo e documentam as imagens, além de trazer as versões das mensagens do Profeta em inglês e espanhol.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  56
    Where in the world does neoliberalism come from?Raewyn Connell & Nour Dados - 2014 - Theory and Society 43 (2):117-138.
  5.  3
    Proveniência de dados e inteligência artificial em saúde.Márcio José Sembay & Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7388.
    A proveniência de dados e a inteligência artificial são cruciais na saúde, garantindo a integridade e a transparência das informações. A proveniência possibilita a rastreabilidade dos dados em diagnósticos, promovendo confiança nas decisões clínicas, enquanto a inteligência artificial analisa grandes volumes de dados, facilitando a identificação de padrões e a personalização de tratamentos. É relevante abordar a proveniência de dados e a inteligência artificial no contexto da saúde, enfatizando seus desafios e implicações éticas, com o objetivo de fornecer orientações a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    O Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) Sob a Perspectiva da Regulação Bancária e da Lei Geral de Proteção de Dados.Lucelaine dos Santos Weiss Wandscheer, Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude & Jonathan Barros Vita - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):78.
    As novas modalidades de operações financeiras realizadas por bancos tradicionais versus suas contrapartes no ambiente virtual, as quais utilizam dados bancários e informações pessoais e sensíveis dos usuários naquilo que se chama de open banking é o tema central do trabalho. Assim, partiu-se de uma definição geral desse termo, declinando sua tentativa de regulação para analisar seu acoplamento com LGPD, concluindo-se da necessidade de uma intervenção do órgão regulador (BACEN) balanceando proteção de dados e aumento da concorrência gerado pelo instituto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Lo dado como interrogante, El camino hacia una ontología de lo sensible en la obra de Merlau-Ponty.Riera Jaime & J. Pedro - 2005 - In Angel Alvarez Gómez (ed.), Paideia. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Dados Para Uma Leitura Do Atual Sistema de Ensino Superior e de Pesquisa Na França: Estratégia, Programação, Avaliação e Unidades Operacionais.Tatiane Alves Baptista - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:267-282.
    O artigo aborda o conjunto de mudanças ocorridas no sistema de educação superior e pesquisa francês visando uma caracterização geral da sua atual configuração. Para isso, faz a descrição dos principais processos de reconfiguração do sistema a partir da análise da atual legislação, identificando significativas mudanças no concernente à dimensão estratégica, à programação, ao financiamento, à operacionalização e à avaliação. Assim, destacam-se três esferas sistematicamente articuladas. Para entender as razões subjacentes a tais mudanças, o artigo recupera o contexto global de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    La coincidencia de lo dado con el modo de darse. El acontecimiento más allá de la metafísica en Jean-Luc Marion.Antonio Paredes - 2024 - Revista de Filosofia: Universidad Católica de la Santísima Concepción 23 (2):472-501.
    El presente artículo gira en torno a un problema capital en la fenomenología de Jean-Luc Marion: cómo un sujeto pasivo, a posteriori, que es dado en la recepción misma del fenómeno, puede a su vez ser considerado como el sujeto a priori que lleva a cabo (activamente) la reducción a la donación. Eso nos lleva a precisar el surgir del ‶nuevo sujeto″ encargado de esa reducción (el adonado), ‶sujeto″ que es dado como el ‶responsable″ de la visibilidad de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Produção de dados pela via dos espaços discursivos.Mariangela Lima de Almeida, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Islene da Silva Vieira & Gustavo Falcão Santana - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7352.
    Em busca de superar uma racionalidade reducionista instaurada por décadas na produção de conhecimentos na área da educação, propomos neste artigo, considerando a teoria do Agir Comunicativo, realizar uma discussão sobre os Espaços Discursivos. Estes vêm se configurando em uma proposta para produção de dados, de modo a considerar a intersubjetividade dos sujeitos e a autorreflexão como meios constituintes de saberes. Seus princípios estão alicerçados na ética do discurso desenvolvido por Habermas. A construção da metodologia em tela, tem-se dado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    O mito do dado e a epistemologia de Sellars.Marcelo Masson Maroldi - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):393-409.
    Wilfrid Sellars é conhecido por seu famoso ataque a ideia de dados epistêmicos, isto é, a tese de que há algum conhecimento que é "dado" diretamente ao sujeito. De sua rejeição a dadidade, no entanto, seguem-se importantes ideias para uma discussão epistemológica. O objetivo deste artigo é apresentar a premissa geral do dado e da crítica de Sellars, e então discutir os conceitos extraídos desta crítica, introduzindo a epistemologia do próprio autor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Detrás de una fenomenología de «lo dado».Rodrigo Laera - 2016 - Discusiones Filosóficas 17 (28):135-152.
    La tesis general que se sostiene en este escrito puede expresarse brevemente: «lo dado» tiene un correlato referencial, no sólo de hecho sino también de derecho. Que tenga un correlato referencial quiere decir que gran parte de nuestras creencias acerca del mundo poseen un fundamento en la donación de los objetos del mundo. Que esto sea una cuestión de hecho como de derecho quiere decir que «lo dado» es la fuente de gran parte de nuestras creencias no solamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. ""¿ Es relevante lo" dado" para la justificación?Jorge Ornelas Bernal - 2002 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 7:115-133.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. La mujer la ha dado una segunda vida a la filosofía.Paulina Rivero - 2020 - In Fanny del Río (ed.), Las filósofas tienen la palabra. México: Siglo XXI Editores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  39
    Recordação autobiográfica: reconsiderando dados fenomenais e correlatos neurais.Gustavo Gauer & William Barbosa Gomes - 2008 - Revista Aletheia 27:36-50.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  32
    (1 other version)Hume y lo dado. Respuesta a la ponencia de Alejandro Rojas.Diego Nahuel González Fabiano - 2011 - Claridades. Revista de Filosofía 3 (1):60-64.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    A trajetória do dado fenomenológico (1874-1945):: de Brentano a Merleau-Ponty, o panorama das ideias e as polêmicas.Paulo Henrique Reis de Sena - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):26-42.
    O artigo versa sobre a aparição e os desdobramentos de algumas, dentre as principais abordagens da fenomenologia, no que se refere ao problema do sentido intuitivo do dado fenomenológico. Qual sua natureza? Como deve ser teorizada sua objetividade? Bem como, o sentido de sua imediaticidade? É um artigo bastante simplificador do problema, no qual se tem como objeto apresentar a dinâmica do trabalho fenomenológico no período entre 1874 e 1945 a partir de uma brevíssima exposição das polêmicas internas da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Comentário ao livro Dados de Euclides feito pelo filósofo Marino.William de Siqueira Piauí, Juliana Cecci Silva & Húdson Canuto - 2016 - Kairos 16 (1):70-98.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  37
    A virada linguística e os dados imediatos da consciência.Evaldo Sampaio - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):47-70.
    Resumo: Trata-se de pensar o estatuto dos dados imediatos da consciência após a virada linguística na Filosofia contemporânea. O problema aqui é se pode haver algum conhecimento direto do vivente quanto aos seus estados psicológicos ou se estes seriam desde sempre condicionados pela estrutura da linguagem. Minha hipótese é que, mesmo que se admita uma relação estreita entre o pensamento e a linguagem, disto não se segue necessariamente que haja ali uma correspondência nem que os estados psicológicos se reduzem à (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  17
    L’adonné (el adonado) según Marion: el sujeto que se recibe de lo dado.Mario Di Giacomo - 2023 - Studium Filosofía y Teología 26 (51):25-53.
    En este artículo se analiza la noción de fenómeno saturado en el pensamiento de Marion, pero, ante todo, y relacionado con dicho fenómeno, el tipo de sujeto que corresponde a la afectación saturante. La discusión se centra en la superación de la figura del Yo trascendental, y de la Modernidad en general, para dar lugar a un sujeto disminuido, a una diminutio ipseitatis, debida fundamentalmente a una iniciativa que, alega Marion, no proviene tanto del sujeto afectado, cuanto del fenómeno que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  27
    Juegos con dados, cómputos numéricos: cómo puede ser calculado un conjunto numérico aleatorio.Enrique Alonso González - 1998 - Endoxa 1 (10):27.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    Os "sem religião": alguns dados para estimular a reflexão sobre o fenômeno.José Álvaro Campos Vieira - 2015 - Horizonte 13 (37).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Do colonialismo histórico ao colonialismo de dados.Fabiano Couto Corrêa da Silva, Thalia da Silva Pires & Lucas George Wendt - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):75-90.
    A proposta central deste trabalho é refletir como a relação entre os grandes dados (big data) e o sujeito contemporâneo, explorando o conceito de Colonialismo de Dados. O estudo busca analisar as semelhanças entre as relações de dados na sociedade atual e o colonialismo histórico, examinando as implicações sociais, políticas e econômicas dessa dinâmica. Os autores argumentam que o colonialismo de dados envolve a extração e o gerenciamento universal de dados das pessoas, resultando em uma nova ordem social baseada no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  44
    Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa.Hilda Maria Martins Bandeira - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1141-1166.
    Discutir aspectos teórico-metodológicos que subsidie a análise dos dados na pesquisa científica é atividade complexa, pois toda produção científica está relacionada às escolhas teóricas e metodológicas do pesquisador. Este texto busca responder à seguinte questão: como podemos organizar a proposta geral do plano de análise na pesquisa científica qualitativa? Essa inquietação tem como base a condição de ser e estar professora da disciplina de Pesquisa em Educação no ensino superior, de atuar em Programa de Pós-Graduação e de integrar o Grupo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    A dinâmica estrutural do Campo religioso: Alguns dados empíricos.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):249-260.
    Este artigo constitui um esforço no sentido de articular teoria, método e dados, quando procura expor alguns resultados sobre as pesquisas desenvolvidas junto a escolas de ofício católicas de Porto Alegre/RS, que têm no referencial de Pierre Bourdieu um dos seus principais referenciais teóricos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Causalidade e representação em Berkeley: os dados imediatos da subjetividade.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:101.
    O objetivo deste artigo é examinar a relação entre ser e perceber a partir da análise do princípio central da filosofia de George Berkeley - esse est percipi -, conforme é apresentado na obra A treatise concerning the principles of human knowledge. Para desenvolver essa análise e seguindo o tratamento dado por Grayling à fundamentação desse princípio, pretendemos mostrar que os argumentos de Berkeley se dispõem em três níveis: o estritamente empírico ; o fenômenico ; e o metafísico que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - 2023 - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    'Pues el Espíritu no había sido dado aún': Jn 7, 39 en Teodoro de Mopsuestia, Agustín y Cirilo de Alejandría.Daniel A. Keating - 2007 - Augustinus 52 (204):113-119.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Posicionamento político, conhecimento histórico e pensamento utópico: Uma análise com dados quantitativos de jovens dos Campos Gerais/Pr - 2017.Matheus Mendanha Cruz - 2019 - Araucaria 21 (41):187-208.
    O texto a seguir tem como base teórica a tendência alemã da Didática da História, principalmente as propostas de Rüsen. O esforço feito foi para relacionar conceitos desse campo de estudo com dados levantados de forma empírica através de questionários respondido por jovens de Ensino Médio da região dos Campos Gerais/PR. As reflexões feitas se debruçaram sobre o conhecimento histórico apresentado pelos estudantes frente as questões sobre o período em que os militares estiveram a frente do governo no Brasil. Os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A organização dos dados da pesquisa em cenas. En: MAV Bicudo.A. Detoni & R. Paulo - forthcoming - Fenomenologia: Confrontos E Avanços.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  35
    Religião e Catolicismo em Belo Horizonte: dados de pesquisa e leitura teológico-pastoral (Religion and Catholicism in Belo Horizonte: research data and interpretation theological-pastoral)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1255. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz - 2012 - Horizonte 10 (28):1255-1279.
    A dinamicidade do mundo atual chama a atenção. A rotatividade confronta-se com o permanente. Pensar ações pastorais no mundo atual supõe clara compreensão da realidade. Nesse sentido, a arquidiocese de Belo Horizonte encomendou uma pesquisa realizada em 2012 intitulada “Valores e religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Essa reflexão pretende apresentar os dados dessa pesquisa e apontar desafios no âmbito teológico-pastoral. A pesquisa atesta a presença do pluralismo e da mobilidade religiosa e critica a falta de diálogo inter-religioso. Valoriza (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Da suspensão do juízo ao dado apodítico: o objeto da fenomenologia de Husserl em 1907.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Alamedas 11 (2):101-113.
    O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do modo como na crítica do conhecimento, Husserl passa da suspensão do juízo à afixação de um dado apodítico, revelado através do cogito. Para tal, através da análise de alguns elementos presentes em Die Idee der Phänomenologie, de 1907, almeja-se demonstrar que o dado apodítico encontrado por Husserl está envolvido na pergunta sobre a legitimidade do conhecimento. Deste modo, a fenomenologia husserliana se apresenta como a doutrina universal da essência, uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos.Carlos Roberto Massao Hayashi - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):89-102.
    Com base na experiência adquirida na condução de diversas pesquisas bibliométricas e cientométricas esse texto apresenta um conjunto de reflexões que pode auxiliar no desenvolvimento de trabalhos com esse enfoque metodológico. Inicialmente são apresentadas algumas considerações de ordem teórica sobre a Bibliometria e a construção de indicadores bibliométrico. Em seguida são focalizadas as competências e habilidades necessárias para realização de análises bibliométricas, e apresentadas as ferramentas automatizadas mais utilizadas, além de detalhar as diversas etapas da coleta de dados bibliométricos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Dewey y el mito de lo dado.Kalpokas Daniel - 2010 - Endoxa 26:157.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35. Juan Manuel, Ordenamjentos dados a la Villa de Peñafiel, 10 de abril de 1345, ed. and trans. Richard P. Kinkade.(Spanish Series, 112.) Madison, Wis.: Hispanic Seminary of Medieval Studies, 1996. Pp. xii, 143 plus 2 black-and-white plates. [REVIEW]Anthony J. Cárdenas-Rotunno - 1999 - Speculum 74 (4):1078-1078.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    Cuando los reyes juegan a los dados.Olivia María Margarita Cattedra - 2021 - RAPHISA REVISTA DE ANTROPOLOGÍA Y FILOSOFÍA DE LO SAGRADO 4 (2).
    La concepción de la vida como un juego divino –lilah- es una noción relevanteque atraviesa el mundo de la literatura india antigua. El símbolo de los dados se instalacomo un arquetipo de connotaciones cosmológicas, rituales, destínales y, naturalmente,lúdicas. En este trabajo comentaremos dos narrativas del ciclo épico del Mahâbhârata: losavatares de los reyes Nala y Yudhishthira. Ambos relatos muestran una estructura especulary comparativa cuya función es constituirse en un nuevo ejemplo sapiencial tanto en formacomo en contenido.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  70
    Crenças justificadas não-inferencialmente e o mito do dado.Eros Moreira De Carvalho - 2009 - Princípios 16 (25):231-263.
    The aim of this paper is to present an explanation of how perceptual experience fulfills its role of justification. The idea is that perceptual experience justifies non-inferentially empirical beliefs in an internalist sense of justification. Against Sellars, I want to say that S relied on his experience to believe that the world is so and so. To discuss this question, I choose the arguments of Brewer and McDowell. Both argue that theexperience can justify beliefs, provided it has a conceptual content. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  18
    Análise Exploratória da Escala de Preferências e suas Relações com a Escala de Percepções e outros Dados.I. Doria, H. Bacelar-Nicolau, G. Le Calvé & M. Marques - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):407-425.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Análise exploratória da escala de preferencias e suas relaçoes com a escala de precepçoes e outros dados.I. P. Dória, H. Bacelar Nicolau, L. G. De Calvé & M. S. Marques - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):407-426.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  30
    Um sistema para visualização de dados volumétricos a partir de cortes histológicos digitalizados.Ruthiano S. Munaretti, Marcelo Walter, Wagner L. Cambruzzi & Clarice H. Deiques - 2001 - Scientia 12:11-19.
  41.  10
    A política do trabalho de campo: sobre a produção de dados em socio-antropologia.Jean-Pierre Olivier de Sardan - 2017 - Maputo, Moçambique: Alcance Editores.
  42.  45
    El don de lo no dado: la fenomenología de la donación de Jean-Luc Marion ante el “hay” levinasiano.Jaime Llorente - 2016 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 49:135-160.
    Jean-Luc Marion’s phenomenology of giveness constitutes one of the most outstanding attempts to set up a universal theory of the phenomenologically given as a whole within the framework of contemporary philosophical thought. The aim of the present study is to apply the main categories of this phenomenological theory concerning gift to the singular type of phenomenon represented by the pure indeterminate and anonymous being to which Emmanuel Levinas refers by the name of il y a in his early writings. Therefore, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Formas de vida : entre lo dado y el experimento mental.António Marques - 2013 - In Jesús Padilla Gálvez, Margit Gaffal & P. M. S. Hacker (eds.), Formas de vida y juegos de lenguaje. Madrid: Plaza y Valdés Editores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Michael Rowlinson, Peter Clark, Agnes Delahaye-Dado.Charles Booth & Stephen Procter - 2008 - In Harry Scarbrough (ed.), The Evolution of Business Knowledge. Oxford University Press. pp. 339.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  50
    Desde el ser a lo dado y desde lo dado al ser: algunos comentarios sobre el significado del trascendentalismo ideal en Kant y Husserl.Sebastian Luft - 2007 - Investigaciones Fenomenológicas 5:49-83.
    This paper takes a fresh look at a classical theme in philosophical scholarship, the meaning of transcendental idealism, by contrasting Kant's and Husserl's versions thereof. I present Kant's transcendental idealism as a theory distinguishing between the world as in-itself and as given to the experiencing human being. This reconstruction provides the backdrop for Husserl's transcendental phenomenology as a brand of transcendental idealism expanding on Kant: Through the phenomenological reduction Husserl universalizes Kant's transcendental philosophy to an eidetic science of subjectivity. He (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. Fenomenicidad y donación. De la convergencia entre ambas a la trascendencia en lo dado.Urbano Ferrer - 2024 - Investigaciones Fenomenológicas 21:59-77.
    Estudiamos los hitos principales por los que ha pasado la voz fenómeno desde que la fenomenología husserliana lo tematizara. Husserl pone como condición al fenómeno la mención identificadora antecedente. Pero se plantea la posibilidad de que la donación intuitiva sobrepase la mención: es el caso de los fenómenos saturados, reivindicados por J-L Marion. Una nueva brecha se abre al fenómeno cuando se trata del rostro ajeno, en que el fenómeno se convierte en manifestación nunca concluida: su disimetría y paradoja reside (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Angermuller, Johannes (2019): '¿Quién dijo posestructuralismo? La creación de una generación intelectual'. Madrid: Dado Ediciones, pp. 228.Francisco Vázquez García - 2020 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 37 (3):513-515.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. África e africanos na diáspora africana: os usos de bancos de dados relacionais.Gwendolyn Midlo Hall - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):318-331.
  49.  29
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Hannah Arendt : la acción y lo dado.Françoise Collin - 1992 - In Fina Birulés & Celia Amorós (eds.), Filosofía y género: identidades femeninas. Pamplona: Pamiela.
1 — 50 / 960