Results for 'Alquería Traca Traca'

39 found
Order:
  1.  13
    Alquería Traca Traca” espectáculo inmersivo y multisensorial para invidentes.Irina Verdesoto - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 20 (2):1-10.
    Alquería Traca Traca” es la actualización de un sainete valenciano a un espectáculo inmersivo y multisensorial. Los objetivos analizan la re-aproximación al teatro presencial en 2021, e identifican las relaciones proxémicas, el distanciamiento social y el uso de las mascarillas. La metodología despliega la teoría del cronotopo artístico literario en tres partes y aplica ocho dimensiones proxémicas. Como resultados, la re-aproximación se da en tiempo lento y convivio del invidente, su acompañante, la narradora-lazarillo y el equipo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  47
    Rachunek zdań, w którym wyrażenia tracą sens.Krystyna Piróg-Rzepecka - 1966 - Studia Logica 18 (1):139-160.
  3.  28
    Dowód nieistnienia skończonej matrycy adekwatnej dla rachunku zdań, W którym wyrażenia tracą sens.K. Piróg-Rzepecka - 1968 - Studia Logica 22 (1):59-59.
  4.  14
    Nuevas estrategias para habitar el medio rural.Elvira Jiménez-Trigo & Alberto E. García Moreno - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (4):1-24.
    La Alquería de Tablate constituye un núcleo inhabitado único por tratarse de un vestigio arquitectónico con enorme valor patrimonial. El objetivo principal de la investigación e intervención sobre este enclave es la definición de una propuesta que suponga una innovación en el modo de habitar rural. El sistema resultante pues, constituye un ejemplo de cómo acercar la industrialización a la tradición a través de la abstracción de las bases de la arquitectura popular andaluza. Una reflexión sobre la forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  60
    Terapia e Vida Comum.Plinio Junqueira Smith - 1995 - Discurso 25:69-96.
    O artigo traça, em primeiro lugar, uma distinção entre dois tipos de ceticismo, o terapêutico, em que a cura do dogmatismo é a idéia motriz, e o fenomenista, cuja preocupação central é a descrição da vida comum. Em seguida, examinam-se as noções de terapia e de vida comum, na tentativa de depurar ou aperfeiçoar o ceticismo, chegando-se a conclusão de que a terapia cética mais coerente deve restringir-se ao próprio caso e de que a descrição da vida mais conforme à (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  6.  14
    Eclosão no Brasil das vertentes positivistas.José Maurico de Carvalho - 2008 - Educação E Filosofia 13 (26):77-87.
    Resumo: Este trabalho traça o perfil das principais vertentes do positivismo brasileiro e explica suas especificidades a partir da herança lusa. Os moralistas da geração pombalina semearam certas crenças que irão influenciar no modo como os ideais positivistas foram veiculados no Brasil. Esta circunstância explica as diferenças entre as vertentes francesa e brasileira do movimento. Palavras-chave: positivismo; vertentes; moral; sociedade; polítical. Résume: Ce travail trace le profil des principaux versants du positivisme brésilien et explique leurs spécificités à partir de l'héritage (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Por Uma Estética da Diferença: Um Diálogo Entre Deleuze e Artaud.Chiu Yi Chih - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):252-262.
    Nosso trabalho traça um diálogo entre a poética surrealista de Antonin Artaud e a filosofia de Gilles Deleuze. Duas referências foram fundamentais: o conceito deleuziano de sentido e a concepção artaudiana de um corpo sem órgãos. Tomando os escritos de Artaud e as obras de Deleuze como Lógica do sentido e Diferença e Repetição, procuramos elucidar tanto esteticamente como filosoficamente aquilo que pode contribuir para a constituição de uma estética da diferença.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  43
    O jogador Odisseu entre Calipso, Cila e Caríbdis: uma reflexão sobre a exploração dos jogos de azar pela Odisseia de Homero.José Eduardo Figueiredo de Andrade Martins - 2019 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 29 (1):78-93.
    Este artigo traça um paralelo entre os eventos da Odisseia e a exploração dos jogos de azar. Para tanto, utilizando-se livremente de várias abordagens filosóficas, é defendido que o ser humano é naturalmente um jogador, com uma liberdade que é restrita a partir do surgimento do Estado. Este, tendo seus desdobramentos representados por Calipso, Cila e Caríbdis, terá que harmonizar essa natureza com seu poder soberano, regulamentando a exploração dos jogos de azar.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa nas ciências aplicadas.Márcia Regina Pfuetzenreiter - 2003 - Episteme 16:111-135.
    O texto traça as linhas gerais do pensamento de L. Fleck por meio da análise de seus principais trabalhos no campo da epistemologia. Foram consultadas publicações anteriores e posteriores à monografia de 1935, até o último trabalho datado de 1960 e escrito pouco antes de sua morte. Desta forma, procurou-se compreender o desenvolvimento de suas idéias e estabelecer conexões entre o seu pensamento e a atividade prática no campo das ciências aplicadas, com especial atenção para o ensino nas ciências da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Mito e emancipação em Walter Benjamin e Herbert Marcuse.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1671-1688.
    Resumo: O presente artigo traça um paralelo e faz uma aproximação entre a concepção de mito em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Busca-se mostrar como estes autores, em certo momento de suas obras, propõem uma superação do mito a partir do mesmo, ou seja, sem abdicar de um certo potencial emancipatório presente em sua dimensão imagética e em seu vínculo com a fantasia. Palavras-chave: Walter Benjamin; Herbert Marcuse; mito; emancipação; fantasia; imagem. Myth and Emancipation in Walter Benjamin and Herbert Marcuse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    O Modelo SERVQUAL Aplicado à Avaliação da Satisfação na Prestação de Cuidados Paliativos ao Domicílio.J. G. Ferreira - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):341 - 352.
    Este artigo traça o percurso do projecto "Humanização dos cuidados paliativos em contexto domiciliário", cujo objectivo geral foi estudar a satisfação das familias dos doentes oncológicos relativamente ao apoio prestado ao domicílio pelas equipas de acompanhamento do IPO. Seguidamente, a partir dos elementos de contexto, identifica o referencial de estudos nacionais com interesse relevante para o tema. Por último, faz urna síntese dos diversos aspectos envolvidos na controversia científica suscitada pelo questionário modelo SERVQUAL, neste caso com a particularidade ser aplicado (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Enactive Evaluative Sentimentalism.Rafael Vogelmann - 2024 - Kriterion: Journal of Philosophy 65 (157):e-45023.
    RESUMO Defendo uma versão de sentimentalismo avaliativo segundo a qual (i) respostas afetivas são aparências de valor e (ii) juízos de valor podem repudiar ou assentir a essas aparências. O ponto de partida do meu argumento é a concepção enativa de afetividade de Giovanna Colombetti. De acordo com Colombetti, um ser afetivo é um que, por meio de sua atividade de produção de sentido, traça distinções significativas, permeadas de valores e, assim, produz um Umwelt (isto é, um ambiente que tem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions.Denis Domeneghetti Badia & Poli - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):171-184.
    O presente artigo emergiu de uma reflexão sobre os percalços que afligem e chocam os professores, sobretudo no início da carreira, entre os quais se destaca tanto nos estudos quanto nos relatos propalados pelos próprios professores, a violência manifestada dentro e fora das salas de aula. Dada essa constatação e a evidente necessidade de sua superação para além de medidas efêmeras, esta pesquisa traça dois objetivos igualmente relevantes: a) incitar a discussão da violência no momento da formação docente inicial, bem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Transitando entre o público e o privado: estratégias ficcionais de Ana Cristina César.Ilva Maria Boniatti - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):97-117.
    O ensaio tem como objeto o estudo das estratégias ficcionais presentes na correspondência da poetisa, missivista e tradutora Ana Cristina César, com o intuito de dar visibilidade aos espaços públicos e privados na literatura da contemporaneidade. Como fonte de pesquisa dos novos limiares existentes entre esses espaços foi escolhida a obra Correspondência incompleta, de 1999. De uma perspectiva historicizada, o ensaio traça o percurso teórico-crítico de definição desses espaços. Analisa alguns exemplos, tomados das cartas, para apresentar o entrecruzamento desses espaços, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Criação e arte em suas potencialidades neguentrópicas.Fernanda Dechatnek - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Procuramos explorar o potencial das criações humanas visando dar algum prospecto para a questão da entropia e sua irreversibilidade de acordo com as definições da termodinâmica. Para tanto, seguindo a relação de ordem e desordem que explicam a entropia em Erwin Schrödinger, traça-se uma comparação entre os tipos de criação e quais caminhos elas podem tomar em via de acelerar ou retardar a morte térmica do Universo. A partir disso, em via de explorar melhor a atividade neguentrópica da criatividade, utilizando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    Ereignis - Événement.Paul Gilbert - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (4):1023 - 1049.
    A Filosofia francesa foi fortemente influenciada por Heidegger, o que não haveria de acontecer sem algumas polémicas. Uma obra recente de D. Janicaud, Heidegger en France, traça algumas das suas peripécias. O presente artigo debruça-se sobre um ponto particular desta influência. O pensamento está desde há bastante tempo associado em França com o sentido do existir das singularidades, sobretudo pessoais; disso o existencialismo é um sinal evidente. É sem dúvida esta mesma preocupação pela existência que deu lugar a investigações fenomenológicas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Rádio e imaginário na obra de Erico Verissimo: uma análise de Incidente em Antares.Doris Fagundes Haussen - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    O texto analisa a presença do rádio no romance Incidente em Antares, de Erico Verissimo, com o objetivo de verificar o papel do veículo na ficção produzida pelo autor e a sua relação com o imaginário do período. Conclui-se que o rádio, no romance, traça um grande painel da sociedade e da política gaúcha (e brasileira). Ao mesmo tempo, mexe com a necessidade de circulação entre o imaginário e o real da comunidade e auxilia na construção de novos imaginários. The (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  50
    Rosa Luxemburg: revolução e democracia.Isabel Maria Loureiro - 1988 - Trans/Form/Ação 11:61-67.
    Revolução e Terror andaram sempre de braços dados? Uma parcela significativa do que foi outrora a esquerda acredita que sim e propõe o fortalecimento da democracia como alternativa à revolução, vista como fonte do totalitarismo. Este artigo procura contribuir para esse debate, mostrando a alternativa revolucionária e democrática apresentada por Rosa Luxemburg. Para ela, a democracia não é um valor universal abstrato, mas justamente o resultado de um processo revolucionário em que as massas proletárias, atuando com irrestrita liberdade, lançam os (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  33
    Khora: The Hermeneutics of Hyphenation.John Manoussakis - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (1):93 - 100.
    This paper traces the seminal notion of khora back to its birthplace text of Plato's Timaeus. At the same time, it develops a critique of Jacques Derrida's reading of khora in the context of apophatism, or negative theology. John Caputo's reading as well as Richard Kearney's criticism of the latter are presented and discussed in this text. Finally, the article suggests that the image of khora could provide continental philosophy with an example of wliat the author calls "Hermeneutics of Hyphenation", (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  37
    Alfonso X e O libro de las cruzes.Carlinha Maria Fischer Mattos - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):417-426.
    Este estudo é uma investigação histórica dos pressupostos culturais e científicos doperíodo de Alfonso X, o Sábio, Rei de Leão e Castela. Alfonso X dá forte impulso à ciência e à cultura, principalmente por meio do apoio às escolas, traduções e pesquisas. O artigo enfoca a “resolução” dos conteúdos do assim chamado“Libro de las cruzes”, um tratado sobre astrologia que mostra a tradição teórica árabe do séc. XI e traça a relação entre questões culturais e interesses científicos da época.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    Deleuze e Lewis Carroll: Aproximações Entre Filosofia e Literatura.Luiz Henrique Monzani - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):123-136.
    Este artigo pretende articular algumas aproximações entre filosofia e literatura, através do filósofo Gilles Deleuze e do romancista Lewis Carroll. A Lógica do Sentido abre com um elogio ao mestre do non-sense, e a partir dela traça algumas considerações como, por exemplo, acerca do paradoxo. Assim, em primeiro lugar, pretende-se extrair através dos jogos de linguagem usados por Carroll os conceitoschave que marcam sua obra para, em seguida, ver como eles são retomados por Deleuze e, por fim, ver qual o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  60
    Entre o Dizer e o Dito: sobre a precariedade e a finitude de nosso saber em Emmanuel Levinas.Sandro Cozza Sayão - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):98-119.
    A crítica da verdade tem sido tônica do pensamento de muitos autores da contemporaneidade, e, dentre esses destacamos a obra do filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas em sua Crítica à ontologia e na defesa da exterioridade como alteridade. Em seu escopo, o artigo que apresentamos traça uma análise da precariedade e finitude de nossos ditos, assim como da impossibilidade desses se darem conta da dimensão maior do dizer da vida. A ideia é dar ênfase à precariedade, à complexidade e à imponderabilidade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  24
    O difícil desafio na disseminação do conhecimento acadêmico-científico.Marilda Pasqual Schneider & Tailândia Guzzi Danielewicz - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019025.
    O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a evolução histórica do periódico, enquanto mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando transformações por que passou e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva até tornar-se um dos instrumentos da atualidade mais utilizados na difusão do conhecimento acadêmico-científico. O estudo segue pressupostos da pesquisa exploratória fazendo uso de técnicas da investigação teórica, documental e empírica. Discorre sobre o surgimento dos periódicos científicos, demonstrando sua evolução nos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares.Giovanni Semeraro - 2014 - Educação E Filosofia 28 (55):131-148.
    FILOSOFIA DA PRÁXIS E AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS POPULARES RESUMO: O artigo resgata o sentido “revolucionário” da filosofia da práxis inaugurada por K. Marx e aprofundada por A. Gramsci e aponta conexões com as atuais práticas político-pedagógicas populares. Mostra como Marx revoluciona a concepção de filosofia não apenas porque unifica inseparavelmente pensamento e atividade material, teoria e prática, mas, principalmente pelo fato inaudito de reconhecer o protagonismo histórico do proletariado. É Gramsci, no entanto, quem explicita, amplia e atualiza de maneira original (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  76
    Naturalismo na filosofia da mente.John H. McDowell - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):545-566.
    O contraste entre o espaço das razões e o reino da lei ao qual Sellars implicitamente apela não estava disponível antes dos tempos modernos. Os filósofos modernos não sentiram uma tensão entre a ideia de que o conhecimento tem um status normativo e a ideia de um exercício de poderes naturais. Porém, a ascensão da ciência moderna tornou disponível uma concepção de natureza que faz a advertência de uma falácia naturalista na epistemologia inteligível. Por isso o contraste que Sellars traça (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  14
    Literatura e Universidade: Crises, Tensões e Colisões.Josué Borges de Araújo Godinho - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):168-184.
    O presente ensaio coloca em evidência o “estatuto da literatura” e as questões relativas ao seu ensino na universidade. Para tanto, traça uma problematização sobre as condições materiais e ideológicas em que se dá o ensino de literatura em um curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, fazendo uma revisão de dois textos seminais de Antonio Candido, “A literatura e a formação do homem” (1977) e “O direito à literatura” (1988) e as leituras que se construíram em torno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  35
    Contratualismo e sumo bem político.José N. Heck - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):70-92.
    A incorporação econômica gradual da livre circulação de bens, pessoas, serviço ou capitais e a paulatina reengenharia da homogeneização tecnológica e social dos povos da terra não dispensam uma concepção política prévia do sumo bem político que consiste na paz perpétua. O artigo tem por objeto o contratualismo kantiano e trata das formas organizacionais planetárias de Kant. O texto busca esclarecer como Kant vê, elabora e soluciona o problema de um dever moral condenado a acercar-se progressivamente de um ideal racional (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  11
    Análise preditiva e big data: ferramentas de previsões e manipulações do neoliberalismo e psicopolítica.Lucas Ribeiro - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O presente artigo aborda a relação da atual sociedade com a tecnologia que se dá em uma esfera de enorme escala; primeiro isso se demonstra como uma enxurrada de informação; segundamente essa informação possibilitada pela tecnologia atinge níveis de percepção da psique do indivíduo que a utiliza pois, por meio do ato de transparência, o sujeito torna público e externo seu conteúdo interno e subjetivo. A enxurrada de informação acontece porque a comunicação se dá, em primeiro lugar, como o meio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    A Carnavalização Do Direto: Um Convite Metafórico Aos Cúmplices Waratianos.Rosângela Lurnadelli Cavallazzi & Vívian Alves de Assis - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):1.
    O presente artigo apresenta a carnavalização proposta por Warat ao adotar a obra A Ciência Jurídica e seus dois maridos como marco de seu estilo narrativo e polifônico, multiplicador de metáforas, com vistas a revelar e superar o paradigma moderno dominante, representado pelo normativismo jurídico no campo do Direito. Para tanto, se reproduzem metáforas waratianas de modelos epistemológicos opostos mas complementares e se traça um paralelo com o duelo de modernidades. A partir da epistemologia crítica waratiana sua proposta pedagógica é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    Postcolonial movement and philosophies of diference: a minimal map.Thiago Mota - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):223-242.
    : This paper discusses the relation between the philosophies of difference and the so-called postcolonial movement of thought. Our main sources are, on the side of the postcolonial studies, Frantz Fanon, Edward Said, and Homi Bhabha and, on the side of the philosophies of difference, Jean-François Lyotard, Michel Foucault, Gilles Deleuze, and Félix Guattari. We show that the authors belonging to the postcolonial movement are, to large extent, heirs of a way of thought already practiced by the philosophers of difference. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  70
    On the Role of Philosophy in Theology-Science Dialogue.Nancey Murphy - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):489 - 505.
    Most disagreements about the proper place of philosophy in the theologyscience dialogue stem from disagreements about the nature of philosophy itself This essay traces some of the history of ideas about the nature of philosophy, and then proposes that in this post-analytic era philosophy can play both a constructive and critical role in the theology-science dialogue. The constructive role is well reflected in current literature, so this article explores the role of philosophy as therapy. As a test case the doctrine (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  28
    Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano.Ulysses Pinheiro, Leonardo Monteiro Crespo de Almeida & Deyvison Rodrigues Lima - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):213-244.
    Resumo: O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das sociedades contemporâneas. A imanência radical do campo político proposta pelo liberalismo, diagnosticada por Schmitt, terá nos drones um de seus instrumentos mais exemplares. Para caracterizar a especificidade dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Os Currículos da Educação Infantil e o Problema da Participação.Sammy William Lopes & Janete Magalhães Carvalho - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-20.
    O artigo trata da relação entre o processo de produção dos currículos na educação infantil e o problema acerca de como e por que a infância pode/deve participar ativamente de tal processo. Desenvolve-se mostrando a potência de se pensar a referida relação problemática desde um conceito de participação comprometido política e afirmativamente com a força da diferença, imanente aos encontros que o corpo infante traça com o mundo. Força esta que, de modo habitual, se desdobra nas experiências brincantes por meio (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Honra e Interesse: Mandeville sobre a Castidade como uma Virtude Artificial.Andrea Branchi - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):35-70.
    Bernard Mandeville iniciou sua anatomia filosófica da relatividade dos valores humanos com as mulheres, e ao longo de seus escritos manteve um grande interesse no estatuto e capacidades das mulheres e no duplo padrão imposto a mulheres e homens em muitas áreas da vida, tornando-a uma perspectiva exemplar da sociabilidade humana. O ensaio traça o desenvolvimento dos argumentos de Mandeville sobre as mulheres nas suas obras e examina o papel desempenhado pela sua reflexão sobre a castidade no contexto de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    "Espírito livre" em Nietzsche: outro logos (per)formativo?Danilo José Scalla Botelho - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):63.
    Este artigo experimenta o tropo "espírito livre" em Nietzsche como um logos sofista, não mais um logos ontológico. Interpretando – a partir de signos nietzschianos – que o espírito, para ser livre, necessita livrar-se do logos ontológico, traça-se brevemente uma genealogia do logos sofista. O espírito livre torna-se, assim, não mais um conceito, senão um pharmakon.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  36
    A interação entre a forma E a matéria em Tomás de aquino E as interações do sistema cartesiano.Márcio Augusto Damin Custódio - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):173-189.
    Este artigo explora a relação que Descartes estabelece com as noções de forma e de matéria do aristotelismo escolástico ao tratar da interação entre as substâncias nas correspondências com Elisabeth, Gassendi e Arnauld. Partindo do exemplo do peso utilizado por Descartes em diversas cartas, traça-se uma relação de identidade entre a noção de forma em Tomás de Aquino e de pensamento em Descartes, assim como se traça a crítica à noção de forma, entendida como qualidade oculta, para os corpos inanimados. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos.Davi Da Costa Almeida - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):765-787.
    Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos Resumo: O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde as suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Max Stirner, le philosophe qui s'en va tout seul.Tanguy L'Aminot - 2012 - Montreuil: L'Insomniaque. Edited by Daniel Joubert.
    Max Stirner (1806-1856) est l'auteur de L'Unique et sa propriété, paru en 1844. Il occupe une place singulière dans l'histoire de la pensée philosophique en ce qu'il pousse celle-ci dans ses derniers retranchements et oppose à tous les systèmes politiques et sociaux la réalité de l'individu unique. Chantre de l'égoïsme mais prônant l'association, il s'en prend radicalement à toutes les doctrines fondées sur le sacrifice ou l'oubli de soi. Les deux textes qui composent le présent volume visent à dégager la (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  32
    El poblamiento andalusí en las tierras de secano: el área sudoriental de La Mancha.Pedro Jiménez Castillo & José Luis Simón García - 2017 - Al-Qantara 38 (2):215-259.
    Since the 1980s, there has been a significant increase in the number of studies concerning Andalusian rural settlements linked to irrigated agriculture, both related to large suburban green belts and to small hydraulic systems. In the vast areas where water is scarce, the settlement apparently would have been concentrated in cities and fortified towns, leaving without population most of the dry lands between them. However, thanks to the intensive survey of one of these regions, La Mancha’s Southeastern area, we are (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations