Results for 'imagética'

28 found
Order:
  1.  35
    Produções Imagéticas: Uma Pesquisa No Modo Criança.Vanderleia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira & Bianca Santos Chisté - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-24.
    This article is part of a research project guided by a methodology for the production of images by children from 2 to 6 years old, developed in the Zona da Mata, in Rondônia. Children's filmic and photographic image productions inspired this inquiry, and suggest a novel way of thinking about children, childhood and research. Based on the questions, What can children's image productions tell us in a survey carried out in periods of social isolation? and What do children’s representations tell (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  43
    Formas imagéticas e formas discursivas.Joaquim Braga - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):149-176.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Poder de convencimento e narração imagética na pintura portuguesa da contra-reforma.Vítor Serrão - 2005 - Cultura:65-76.
    A linguagem de comunicabilidade da imagética barroca expressa-se com inesperado ênfase no caso de uma desconhecida tela que representa Jesus Cristo perante Caifás e a negação de S. Pedro, num altar do Convento dos frades eremitas paulistas da vila de Portel. Pintada cerca de 1660, essa tela, que se inspira numa estampa nórdica de Schelte a Bolswert segundo modelo caravagesco de Gerard Seghers, leva a colocar a questão do papel assumido pela gravura italo­flamenga (a estampa solta e a estampa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Teoria das Formas Imagéticas. Ensaios sobre Arte, Estética, Tecnologia.Joaquim Braga - 2020 - Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
    Não há um objecto, único e último, a que possamos chamar “imagem”. A formação de cada médium obedece a processos de configuração – tanto materiais quanto cognitivos –, cuja essência abarca as relações que são geradas com os demais. A imagem é um médium. Um médium, ainda que necessariamente provido de materialidade, é um objecto para a percepção. A questão é, pois, sempre dupla: saber como são gerados para e geridos pela nossa percepção os meios simbólicos e o respectivo universo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    A moda infantil no século XX: representações imagéticas na revista do Globo.Monica Tonding Kern, Claudia Schemes & Denise Castilhos de Araújo - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Imaginação.Fiora Salis - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Nesta entrada irei apresentar uma nova taxonomia sistemática das nossas capacidades imaginativas, coerente com os tratamentos convencionais em ciência cognitiva, filosofia da mente e estética. Em particular, irei distinguir entre a imaginação não-proposicional e a imaginação proposicional, o que inclui ainda outras subvariedades, como a imaginação objectual, a imagética, a imaginação experiencial, a suposição, o faz-de-conta e outras.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  30
    Conversas com Foucault e Coutinho. Ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade.Teresa Paula Nico Rego Gonçalves & Thiago Ranniery - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da experiência de coordenação de um programa de oficinas de escrita acadêmica, este texto explora uma maneira de conceituar as reverberações da impureza na escrita acadêmica a partir da transformação da paisagem política no ensino superior na última década do Brasil. Ao entrelaçar entrevistas de Michel Foucault com o documentário Jogo de Cena de Eduardo Coutinho, procura-se investigar os contornos da experiência da escrita acadêmica a partir do encantamento das palavras introduzido pelo gênero ensaio, que introduz os efeitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Memento Mori ou Lembra-te que morrerás | Memento Mori or Remember you'll die.Fernanda Puricelli - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):410-417.
    Nos encontramos no momento atual, marcados por uma ideia de doença, iminência da morte e isolamento. Assim, nesse ensaio faz-se repensar sobre as imagens subjetivas do vazio, da melancolia e da solidão no sujeito. No processo de Memento Mori ou Lembra-te que Morrerás busca-se uma imagética do suicídio, do rastro da vida, do “após a vida”, que também termina por nos revelar, a impossibilidade de experienciar a própria morte.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3274-2036.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Da convergência figurativa entre corpo e imagem.Joaquim Braga - 2019 - Acta Scientiarum Language and Culture 41 (2):1-9.
    Com este artigo são trazidas à reflexão duas temáticas que, desde longa data, animam o pensamento filosófico ocidental, a saber: a representação imagética do corpo e as suas potencialidades simbólicas discursivas. Tendo em vista a articulação conceptual de ambas, no quadro geral de uma teoria estética da sensibilidade afecta aos novos meios tecnológicos, será aqui introduzido e desenvolvido o conceito de ‘convergência figurativa’, do qual se partirá para repensar as dinâmicas emergentes da representação do corpo e as diferenças que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da inf'ncia na filosofia de Henri Bergson.Magda Costa Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):565-580.
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson Resumo: Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências fazem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do conhecimento que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Rizoma Deleuze-Guattariano.Rodrigo Matos de Souza - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:234-259.
    O presente artigo identifica o conceito de Rizoma de Gilles Deleuze e Félix Guattari em suas dimensões imagética e conceitual, situando-o como uma alternativa às formas tradicionais de representar e organizar o conhecimento. O trabalho foi desenvolvido, hermeneuticamente, num processo de leitura dos textos dos autores em diálogo intertextual. Além disso, oferece também, uma aproximação do referido conceito com o campo da educação, como um elemento de problematização da Filosofia da educação e da Transdisciplinaridade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  49
    The iconography of Our Lady of Fatima: from ex nihilo to plastic compositions by artists.Marco Daniel Duarte - 2010 - Cultura:235-270.
    O mais divulgado modelo iconográfico mariano da época contemporânea, presente em quase todos os templos católicos do mundo, nasceu em Portugal na sequência das Aparições de Fátima de 1917. Não teria o conhecido desenvolvimento sem que no processo cultual interviesse a disciplina escultórica que logo em 1920 faria cristalizar, através do escopro de um santeiro, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O estudo do tipo, do arquétipo e dos subtipos da Virgem de Fátima, primeiramente produzidos em oficinais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  32
    Estudos sobre imagens medievais: o caso das iluminuras.Pamela Wanessa Godoi & Angelita Marques Visalli - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):129.
    Campo ainda recente, os estudos das iluminuras medievais tem se apresentado como uma opção importante para pensar a imagem na Idade Média. Nas pesquisas de Jérôme Baschet, a identificação da imagem-objeto é fundamental para pensar os diversos tipos dessas imagens, feitas e vistas pelos homens, e indícios de seus sentimentos. A linguagem visual se apresentou como uma expressão frutífera para a compreensão da sociedade medieval. Com características próprias, as imagens do medievo são chamadas para a discussão a partir da historiografia, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    The depiction of Queen and Saint Elizabeth: politics and devotion.António Filipe Pimentel - 2010 - Cultura:83-103.
    A representação em gravura de D. Isabel de Aragão não pode dissociar-se do processo político- -devocional que rodeia primeiro a memória e depois a formalização do culto da insigne soberana e do papel outorgado à gravura na comunicação de ideias e formas numa sociedade onde a sua circulação é necessariamente limitada. Com efeito, se os ritmos do processo canónico e da própria divulgação do culto seguem de perto os avatares do poder real – num processo reconhecível, de múltiplas formas, entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    A História encenada: O Processo do Rei, de João Mario Grilo, a imagem melancólica de um país.Mirian Tavares - 2014 - Arbor 190 (766):a118.
    Este texto discute a relação imagem/palavra no filme _O Processo do Rei_, de João Mário Grilo, pois acredito que aqui, a palavra ganha uma dimensão imagética e a imagem converte-se em narrativa. O Cinema, na sua origem, foi histórico, e há quem diga que ele sempre o é, apresenta, na sua própria urdidura, as marcas do seu processo de criação. Assim sendo, muitas vezes recorreu-se ao cinema para contar a História, recontá-la, exaltá-la, torná-la imagem para que ela possa, novamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Ideia Sensível e Imagem Pictórica: A Articulação dos Gêneros Artísticos na Estética Alemã do Começo do Século XVIII.Oliver Tolle - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    A analogia entre pintura e poesia, tal qual sugerida na Carta aos Pisões de Horácio, não foi interpretada de modo homogêneo pela estética alemã do começo do século XVIII. Como tentaremos mostrar, em alguns autores essa analogia está muito mais atrelada ao caráter sensível como um todo da arte do que propriamente a uma referência imagética. Por um lado, isso pode ser constatado na obra crítica de Gottsched, que procura atenuar a importância do aspecto descritivo na poesia. Encontramos, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Entre lugares transamazônicos: uma cartografia da inexistência?/In-Between Transamazonic: a cartography of inexistence?Wallace Pantoja - 2015 - Anais Do 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação E Pesquisa Em Ambiente E Sociedade.
    O artigo tem foco central na relação entre conhecimento científico e realidade do lugar, bem como as repercussões geopolítica desta relação, haja vista que o debate sobre o impacto das representações geográficas sobre os espaços, pode auxiliar no esclarecimento de como são pensadas as estratégias de desenvolvimento para os mesmos. Objetivo problematizar o saber geográfico que informa o ambiente e a vida humana à beira da Transamazônica. Parto de uma metodologia de base fenomenológica para dar visibilidade à fragilidade do diálogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    O Uso Do Smartphone e a Construção de Sentido.Ana Carolina Kastein Barcellos - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:5-18.
    O objetivo da pesquisa é apresentar embates e discutir perspectivas sobre a atualidade do conceito de indústria cultural para analisar o uso do smartphone e seus derivados e sua relação com a compreensão leitora e a construção de sentido. A questão que norteia a pesquisa é: Após o término da educação básica e diante do uso constante da linguagem imagética presente nos conteúdos acessados pelos smartphones e seus derivados, é possível o sujeito fazer uma leitura, de forma crítica e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A gamificação como processo metodológico na formação crítica contempor'nea: uma experiência aliando tecnologia, inovação e ludicidade no Ensino Superior.Alexandre Farbiarz, Guilherme Xavier, Cynthia Macedo Dias & Jackeline Lima Farbiarz - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (2):229.
    O texto apresenta como caso o projeto Commercium & Cognitionis, que associa tecnologia e ludicidade, implementando o uso do celular e da gamificação como ferramentas pedagógicas que valorizam conteúdo didático e interação, auxiliando e estimulando o aprendizado de educandos do Ensino Superior com foco na sua formação crítica. A proposta se alinha à inserção dos jovens urbanos em uma cultura contemporânea altamente imagética e tecnológica. Na medida em que, para alcançar o objetivo lúdico, é necessário ao educando-jogador perseguir o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  30
    A relação entre a realidade social e as representações régias.Sandra Regina Franchi Rubim & Terezinha Oliveira - 2016 - Dialogos 20 (2):115.
    Neste texto refletiremos sobre a importância da imagem como possibilidade de construção mental e social. Investigaremos o discurso laico em representações imagéticas dos monarcas franceses Francisco I e Henrique II. Nesse período, a sociedade passava por mudanças sociais entre o Medievo e a Modernidade, implicando a construção da ideia de Estado, como organizador social. Entendemos que as imagens além de revelar as relações sociais, eram também, um veículo formador. Acreditamos, assim, na relevância da realização de pesquisas na História, na Educação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Malditas Invasões Curriculares!Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves & Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni - 2024 - Childhood and Philosophy 20.
    O ensaio dialoga sobre imagens curriculares utópicas que, expressas na escola, representam os feitos ideais de condutas, comportamentos almejados para exaustão da vida nos curriculos que insistem no enquadramento. Logo, o objetivo é questionar a lógica quase imperial de veiculação de imagens das práticas curriculares. Para tanto são fabuladas cenas de escola que brincam com a lógica das estabilidades curriculares. Se a escola e a professora se veem, nesse contexto, obrigadas a registrar os currículos em imagens quase midiáticas, interessa-nos produzir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  31
    Frugoni, Chiara. Le Moyen 'ge par ses images. Paris: Les Belles Lettres, 2015, 388 p.Wallas Jefferson Lima - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):128.
    Le Moyen âge par ses images é um dos mais felizes exemplos de como investigação crítica, método e interpretação podem amalgamar-se para produzir uma obra referencial carregada de valor histórico. Talvez, se dispostos isoladamente, tais elementos não provocariam o impacto no leitor, altamente proveitoso quando se pensa o conjunto do livro. A História torna-se arte, em sua plenitude, pelo encantamento que se processa em escritas como essa. Isso ocorre porque a obra de Chiara Frugoni, respeitada medievalista italiana, inova ao confrontar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Mito e emancipação em Walter Benjamin e Herbert Marcuse.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1671-1688.
    Resumo: O presente artigo traça um paralelo e faz uma aproximação entre a concepção de mito em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Busca-se mostrar como estes autores, em certo momento de suas obras, propõem uma superação do mito a partir do mesmo, ou seja, sem abdicar de um certo potencial emancipatório presente em sua dimensão imagética e em seu vínculo com a fantasia. Palavras-chave: Walter Benjamin; Herbert Marcuse; mito; emancipação; fantasia; imagem. Myth and Emancipation in Walter Benjamin and Herbert (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Metáforas e Símbolos Escatológicos em Padre António Vieira.Paulo Alexandre Esteves Borges - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (3):393 - 409.
    É objectivo do presente estudo introduzir a uma reinterpretação das visões imagéticas. simbólicas e dramáticas que fascinam. apaixonam e obcecam a alma do pregador como indicadores proféticos do iminente advento da plenitude teândrico-cósmica e escatológica que designou como Quinto Império ou Reino de Cristo na terra consumado. A partir do levantamento dos seus fundamentos teológico-filosóficos, problematizando-os a partir do que o próprio autor designou como "tentações da esperança, visamos assim averiguar até que ponto na objectivação histórico-institucional e terrena da escatologia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  93
    Philosophical Investigation Series: Selected Texts on Memory and Imagination / Série Investigação Filosófica: Textos Selecionados sobre Memória e Imaginação.Danilo Fraga Dantas (ed.) - 2024 - Pelotas: UFPEL's Publisher / Editora da UFPEL (2024). Translated by Fabrício Dutra, Susie Kovalczyk, Arthur Silva Fachi, Vitor R. Almeida, Gabriel Zaccaro, Jonathas Kilque Villanova & Marcos Júnior Junges Panciera.
    A Série Investigação Filosófica é uma série de livros de traduções de verbetes da Enciclopédia de Filosofia da Stanford (Stanford Encyclopedia of Philosophy), que intenciona servir tanto como material didático para os professores das diferentes subáreas e níveis da Filosofia quanto como material de estudo para a pesquisa e para concursos da área. Nós, professores, sabemos o quão difícil é encontrar bom material em português para indicarmos. E há uma certa deficiência na graduação brasileira de filosofia, principalmente em localizações menos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark