Results for 'Normatividade da Lógica'

971 found
Order:
  1.  20
    Normatividade, Naturalidade e Necessidade.Ricardo Tavares da Silva - 2020 - Dissertation, University of Lisbon
    Porventura, o principal problema a enfrentar em Filosofia Normativa é aquele que designarei de ‘problema da compatibilidade’: as normas têm duas características essenciais, a necessidade e a violabilidade, que parecem ser incompatíveis. De acordo com a primeira das características intrínsecas das normas, se p é obrigatório, então p tem de ser verdadeira. De acordo com a segunda das características intrínsecas das normas, mesmo sendo p obrigatório, p pode não ser verdadeira. A capacidade para acomodar esta aparente natureza paradoxal das normas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Resenha: The dialogical roots of deduction.Mayk Silva & Marcos Antônio da Silva Filho - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    Filosofia, História, Psicologia, Ciências Cognitivas e Práticas Matemáticas: este é o horizonte investigativo muito seminal no qual o livro The Dialogical Roots of Deduction se encontra situado. Catarina Dutilh-Novaes, por meio dessa obra, buscou defender a tese de que a dedução tem raízes dialógicas. Mais que isso, a lógica estaria ligada às práticas humanas, interações sociais, cultura e sociedade. Não estando, assim, vinculada com algum âmbito de formas platônicas, de representações da mente ou do sujeito transcendental. A lógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Normatividade e Determinação nas Investigações Filosóficas.Giovane Rodrigues - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):137-154.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Psicanálise e Lógica - a Letra e o Litoral.Maria Cristina de Távora Sparano - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):3-8.
    Qual é o objeto da lógica? Seria a arte de bem conduzir o discurso? Mas conduzí-lo para onde, com que finalidade? Haveria uma normatividade independente, que definisse o racional independente do real? É Lacan que pergunta e nos responde no sem. XIX: “eu proponho definir o objeto da lógica como aquilo que produz a necessidade de um discurso. E afirmo que o simbólico, o imaginário e o real se afirmam nos impasses da lógica. ” (LACAN, 2011, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Acerca Do Fundamento Teórico de Proposições Normativas Nos Prolegômenos À Logica Pura de Husserl.Thiago Carreira Alves Nascimento - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):238-250.
    Husserl nos Prolegômenos aponta a inconsistência da argumentação segundo a qual a Lógica seria apenas uma disciplina subsidiária a uma outra disciplina teórica, afigurando-se somente como uma ciência normativa ou como uma tecnologia (Kunstlehre). Seu argumento contra tal concepção consiste em aceitar de início a caracterização da Lógica como uma tecnologia, mostrando que se a mesma for tomada como uma disciplina subsidiária à Psicologia, seu sentido e validade são perdidos, chegando-se assim a um contra senso no tocante ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Luz da razao. para uma fundamentaçao onto-metafísica.Mafalda Blanc - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 33 (33):7-18.
    Se a crise da racionalidade é uma constante da sua história e uma implicação natural do carácter fragmentário e conjectural do conhecimento, já a sua derrapagem céptica se afigura mais preocupante e insana, sobretudo quando oriunda daqueles sectores da cultura que, por inerência e vocação, mais deveriam velar pela preservação da validade de critérios cognitivos e mora is de indiscutível interesse social. É este, a nosso ver, um estado de coisas que pode e deve ser combatido pelo retorno às fontes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Rodrigo Torquato da Silva - 2011 - Polis 28.
    O presente artigo trata da geografia da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Mostra como a ação do Estado está permeada por ignorâncias acerca das lógicas de experiências espaciais com que se organizam e operam as classes populares trabalhadoras do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular uma discussão que impulsione as análises para além dos discursos estigmatizadores com relação à população favelada. A metodologia adotada assemelha-se às sinuosidades dos becos e vielas, visto que optamos em nos entranhar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  40
    Paradoxos da lógica deôntica: Indícios de um equívoco.Ricardo Tavares da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):673-690.
    RESUMO De acordo com a teoria das funções de verdade, a verdade/falsidade de uma proposição é computável a partir da verdade/falsidade das suas proposições “internas”: para cada proposição há uma função entre valores de verdade. Aplicada a proposições modais, origina a semântica dos mundos possíveis e, aplicada a proposições normativas, origina uma semântica que reduz os conceitos normativos aos conceitos modais, a semântica modal. Esta redução fica posta em questão com a existência dos chamados ‘paradoxos da lógica deôntica’. Estes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    O Espectro de Abel / o Círculo Infernal da Necropolítica.Victor Galdino - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (27):95-109.
    O presente texto é um esforço de reunir, em torno do conceito de necropolítica, questões que atravessam a obra de Achille Mbembe e estão ausentes ou são pouco trabalhadas no texto “Necropolítica”. O foco será especialmente em distinguir o poder de matar do necropoder, mostrando como este produz uma espacialidade e um espaço onde ele pode circular livremente, destruindo e constituindo realidades e mundos de morte, articulando os elementos que compõem a necropolítica como formação de terror inaugurada na guerra colonial: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Sobre a Unidade e a Universalidade da Lógica.Newton da Costa & Katia Cilene da Silva Santos - 2022 - Dissertatio 56:3-18.
    Neste ensaio, refletimos sobre a unidade e a universalidade da lógica, por meio de duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, discutimos se, dentre as várias lógicas existentes atualmente, haveria alguma melhor do que as outras. Em segundo, debruçamo-nos sobre o problema de saber se o mundo real é governado por uma determinada lógica. Remetendo as questões aos seus fundamentos, defendemos o pluralismo e mostramos que a avaliação das lógicas não se dá por questões de índole meramente formal, envolvendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Formação continuada de professores: uma nova configuração a partir da lógica do mercado.Adriana Rocha da Silva & Alda Maria Duarte Araújo Castro - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    A ontologização da lógica em Hegel como critica à critica kantiana à ontologia clássica.Regenaldo Rodrigues da Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):845-868.
    Durante aproximadamente vinte séculos o que se entendia predominantemente como ciência era a ontologia clássica, entretanto, a partir da modernidade ela começou a perder o status de cientificidade e foi a filosofia crítica de Kant que de forma radical apontou para a sua impossibilidade enquanto ciência. Hegel, porém, acha que a ciência só é verdadeiramente efetiva enquanto ontologia, de modo que ele toma como tarefa de sua filosofia o resgate da ontologia enquanto ciência. Neste horizonte, Hegel através da ontologização da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  56
    Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação.Jairo José da Silva - 2012 - Manuscrito 35 (2):312-319.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Diogo Falcão Ferrer: Lógica e Realidade em Hegel. A Ciência da Lógica eo Problema da Fundamentação do Sistema.[Logik und Realität bei Hegel. Die Wissenschaft der Logik und das Problem der Begründung des Systems.]. [REVIEW]Manuel Moreira da Silva - 2009 - Hegel-Studien 44:216.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    A Derivação Do Conceito Ser Para Si Na Ciência da Lógica de Hegel.Antônio Carlos da Rocha Costa - 2023 - Dissertatio 57:214-245.
    Este artigo traz uma apresentação operatória formal da derivação do conceito Ser para si apartir do conceito Finito, derivação que está desenvolvida na Doutrina do Ser, da Ciência da Lógica deHegel. Mostra-se que a derivação do conceito intermediário Infinito Verdadeiro requer, além damacrooperação progressão de etapa, com que se dão todas as etapas de derivação do conceito Finito,uma operação adicional, que é identificada como a operação de determinação do menor ponto-fixo demicrorrelações. Já a derivação do conceito Ser para si (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    A normatividade da teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):115-131.
    O fundamento normativo da concepção republicana de justiça é a liberdade como não-dominação. Esse conceito de liberdade política compreende as relações sociais em igualdade de poder. A não-dominação representa a condição social de não estar submisso a capacidade de interferência arbitrária de outrem. A liberdade republicana pressupõe o desenvolvimento das capacidades humanas em sua plenitude. O potencial de desenvolvimento das capacidades humanas deve ser protegido pela estrutura jurídica do Estado. O Estado tem a função de equiparar os desníveis de bens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Análise e autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein.Gustavo Gueraldini Michetti - 2020 - Dissertatio 50:315-336.
    O objetivo desse trabalho é investigar a gênese do conceito de análise e sua relação com a autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein. Em primeiro lugar, essa relação é explorada no Tractatus Logico-Philosophicus (1921), em que o conceito de análise se apresenta de modo definitivo para este período da filosofia de Wittgenstein. Em segundo lugar, examina-se como a possibilidade de uma análise completa das proposições usuais caracteriza uma dificuldade para a autonomia da lógica no início dos Notebooks (1914-1916) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Considerações historiográficas acerca da lógica dos estoicos.Cleverson Leite Bastos & Paulo Eduardo de Oliveira - 2011 - Princípios 18 (29):37-47.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente estudo pretende analisar algumas questões relacionadas à forma como a historiografia avaliou a contribuiçáo lógica oferecida pelos filósofos estoicos. Trata-se, sobretudo, de dois posicionamentos em aberta oposiçáo: uma primeira análise é essencialmente negativa e depreciativa, negando qualquer valor às elaborações estoicas no campo da lógica; de outra parte, existe uma revalorizaçáo da importância da lógica dos estoicos na história da Filosofia, de modo geral, e na história da (...), especificamente. A principal referência positiva aqui sublinhada é o trabalho do lógico Lukasiewicz. Pretende-se, assim, oferecer subsídios para uma reflexáo que amplie a avaliaçáo do potencial que a lógica estoica oferece aos estudiosos da Filosofia e da Lógica. (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Aspectos da Lógica Relevante numa prova por Redução ao Absurdo.Ângela Maria Paiva Cruz - 1995 - Princípios 2 (2):05-11.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. (1 other version)Do Bem Comum da Visão Platônico-Aristotélica à Lógica Hobbesiana do Contrato Social.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1):267-298.
    Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico e o modelo jusnaturalista, o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que nas fronteiras deste último sublinha desde a questão que envolve Como nasceu o Estado?, proposta pela perspectiva historicista, que traz como fundamento o homem como animal político, até a leitura racionalista, que acena com o problema Por que existe o Estado?, identificando o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    A Ciência da Lógica No Sistema Hegeliano.Marcos Fabio Alexandre Nicolau - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):144-156.
    Com a Lógica hegeliana propõe-se uma série de encadeamentos categoriais que expressam o próprio movimento do real. A filosofia nada mais seria senão a compreensão desse processo de auto-exposição, que significa também uma auto-apresentação do absoluto. Tal processo consistiria em uma exposição de categorias, seqüencialmente progressivas, que vão da indeterminação primeira de ser/nada até a completude da idéia absoluta. Buscaremos apresentar como o idealismo absoluto hegeliano prova sua tese de que o mundo é racional e que estas categorias apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  30
    Pregnância lógica dos mitos: A via original de Lévi-Strauss.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):511-550.
    Pretende mostrar-se como a interpretação peculiar e original que Lévi-Strauss faz dos mitos, pela conexão estabelecida quer com a linguagem quer com a música, significa a própria actividade lógica, ínsita ao ser humano. Neste sentido. a analise estrutural dos mitos (que se ilustra com La Geste d'Asdiwal e com um breve excurso por Mythologiques), ao mostrar como as narrativas míticas remetem para a arquitectura da mente, traduz, nos nossos dias, um novo esforço kantiano, que confere à pesquisa antropológica um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não-representativas em Bacon e Deleuze.Cíntia Vieira da Silva - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente anti-representativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    (1 other version)A dissolução da idéia da lógica.Róbson Ramos dos Reis - 2003 - Natureza Humana 5 (2):423-440.
    O presente artigo examina a relação entre lógica e filosofia a partir das teses críticas apresentadas por Heidegger ao longo dos escritos que culminam em "O que é metafísica?". Em particular, mostra-se que a polêmica afirmação sobre o fim do primado da lógica na filosofia, enunciada com a tese acerca da relação entre o nada e a negação, tem como alvo crítico o assim chamado idealismo lógico da Escola de Marburg, não representando um ataque geral à lógica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    A Abertura da Lógica de Hegel e o Possível Mundo Vazio.Marco Simionato - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Nesse papel, tentarei mostrar que uma leitura da lógica de Hegel baseada em mundos possíveis, particularmente da rejeição de um mundo possível absolutamente vazio poderia fornecer a confirmação da tese hegeliana de acordo com a qual a noção de ser puro implica a noção de ser determinado. Na seção 1, eu retomo o desenvolvimento hegeliano do ser puro ao ser determinado através da interpretação de Stephen Houlgate da abertura da lógica de Hegel. Na seção 2, eu retomo brevemente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    O desenvolvimento da lógica.W. C. Kneale - 1968 - Gulbenkian.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  28. Os sentidos fenomenológicos da verdade na 6ª Investigação Lógica.João Marcelo Silva da Rocha - 2024 - Sofia 13 (2):13246234-13246234.
    Este artigo objetiva expor e analisar os diferentes sentidos do conceito de verdade delineados por Edmund Husserl na 6ª _Investigação Lógica_. Inicialmente, aborda-se a concepção tradicional de verdade enquanto correspondência em seus aspectos mais fundamentais. A seguir, examina-se como essa ideia de adequação, reinterpretada fenomenologicamente a partir da estrutura intencional do preenchimento, orienta a reflexão husserliana ao conceito de evidência e, por sua vez, como essa análise conduz à tematização do conceito de verdade, uma vez que Husserl define a verdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    Da lógica formal enquanto antec'mara da filosofia transcendental.Fábio César Sherer - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    Neste artigo, pretendo explicitar o papel da lógica formal no projeto crítico kantiano. No tratamento dessa questão, abordarei a relação entre a lógica formal, frequentemente chamada por Kant de lógica geral, e a lógica transcendental. Assumirei a tese de que a lógica formal e a lógica transcendental são duas ciências racionais puras, distintas, independentes, porém, com conexões entre si, a despeito das leituras que sugerem que a lógica transcendental substitua a lógica formal (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    A Colisão da Lógica Com Sua Aplicação: Wittgenstein e o Problema da Incompatibilidade Das Cores.Anderson Luis Nakano - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):175-187.
    Trata-se de mostrar como a “colisão” da lógica com sua aplicação, no cenário do Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein, pode ser enxergada a partir do problema da incompatibilidade das cores. Exploraremos algumas soluções nos moldes tractarianos, verificando em que medida elas não satisfazem algumas exigências da obra. Também apresentaremos uma tentativa de solução do próprio Wittgenstein para o problema, mostrando como o filósofo percebe que tal solução não é satisfatória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. (2 other versions)Do Projeto Crítico Kantiano: os Direitos da Razão entre a Lógica da Verdade e a Lógica da Aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (2):85-109.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
    O artigo tenciona explicar o conceito da subjetividade na Ciência da Lógica (CdL) a partir de sua forma inicial, diferentemente da maioria dos vários estudos sobre a temática, que discute as formas já mais desenvolvidas, que ocorrem dentro da Lógica do Conceito. Porém, como essa última, desde início, é “Lógica Subjetiva”, a subjetividade precisa ser constituída antes ou no ponto do começo dela. Essa subjetividade inicial e mínima explica-se por primeiro pela identificação de subjetividade e liberdade, por (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  61
    Tradução: Ciência da lógica: Livro III-a lógica subjetiva. Seção 3-a idéia. Capítulo 1-a vida.Georg Hegel Wilhelm Friedrich - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):273-286.
    A idéia da vida concerne um objeto tão concreto e, se se quiser, tão real, que ela parece ter ultrapassado o âmbito da lógica, tal como é comumente concebida. Certamente, se a lógica não contivesse nada além de formas de pensamento, vazias e mortas, então não poderia ela tratar de nenhum conteúdo tal como a idéia ou a vida. Se, porém, a verdade absoluta é objeto da lógica e a verdade como tal consiste essencialmente em conhecer, então (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. A Prova por Redução ao Absurdo na Lógica Clássica.Maria da Paz Nunes de Medeiros - 1995 - Princípios 2 (2):120-125.
    Embora a logica seja, de urn modo geraJ, concebida como um ramo da filosofia, suas aplic~oes via muito alem dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada (SALMON, 1993). Seu papel principal e fomecer meios para determinar a rel~o de consequencia que vige entre as premissas e a conclusao de urn dado argumento. Dentre as tecnicas utilizadas que possibihtarn garantir esta rel~o destaca-se a tecnica por redu ¢oao absurdo por ser amplamente aplicada nas cienciasdesde a antiguidade. Suaideiabasics residenofatodequeumapropo si~ nio pode (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    Pandemia e Antiguerra: da lógica da acumulação à lógica do cuidado.Victor Ximenes Marques - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e46.
    A pandemia do novo coronavírus oferece um desafio ao pensamento: pensar a disrupção nos assuntos humanos causado por um agente inumano. Nossa capacidade coletiva de lidar com o problema dependerá dos enquadramentos conceituais que seremos capazes de mobilizar. Esse breve ensaio, busca analisar a metáfora da guerra e sua pertinência epistêmica, abordando tanto os discursos a mobilizam quanto as críticas que a rejeitam. Concluímos que a metáfora carrega um momento de verdade em sua forma, apesar do sinal trocado quanto ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  34
    O Sentido da Nova Logica.N. C. A. da Costa & W. O. Quine - 1997 - Journal of Symbolic Logic 62 (2):688.
  37. A primeira Categoria da Lógica de Hegel.Bertrando Spaventa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (2).
    Este tradução é um capítulo da obra Scritti Filosofici org. Giovanni Gentile, Nápoles: Ed. Morano & Figlio: 1901, pp. 186-203. Tradução de Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, email: [email protected]. Betrando Spaventa, 1817-1883, Professor de filosofia do Direito na Universidade de Modena e após na Universidade de Bolonha, é um dos mais importantes filósofos italianos, sua influência estende-se por diversos países, a exemplo da Itália, do Brasil, da Alemanha, etc. Suas obras principais são: La filosofia di Kant e la sua relazione (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    O Conhecimento da Lógica: Uma Defesa do Racionalismo.Célia Teixeira - 2010 - Lisbon, Portugal: CFUL.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    A Inconsistência da Lógica de J.-P. Sartre.Maurice Blondel - 1948 - Revista Portuguesa de Filosofia 4 (1):48 - 52.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Sí­ntese Construtiva de Programas Utilizando Lógica Institucionista e Dedução Natural.Geiza Maria Hamazaki da Silva & Edward Hermann Haeusler - 2001 - Princípios 8 (10):25-61.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  30
    Lógicas normativas, moral y derecho.Leila Z. Puga, Newton C. A. da Costa & Roberto J. Vernengo - 1991 - Critica 23 (69):27-59.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    Da lógica do sentido ao sentido da lógica: Levinas enconta platão.Ricardo Timm de Souza - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):781-801.
    O artigo examina, em termos amplos, algumas das aproximações possíveis entre a filosofia platônica e o pensamento levinasiano da alteridade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  39
    Ockham E o problema dos universais: Um comentário ao argumento da summa logicae.Hugo E. A. Da Gama Cerqueira - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):441-454.
    Neste artigo, o autor procura explicar os aspectos centrais dos argumentos de Ockham acerca da natureza dos universais, dando atenção à análise das propriedades semânticas de significação e suposição, como foram expostas porOckham na Primeira Parte da sua Summa logicas.Depois de apresentar a doutrina do conhecimento intuitivo e abstrativo, o autor discute as criticas de Ockham ao realismo e o seu modo especifico de conceber universais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Nota editorial: Celebrando a la lógica.Ricardo Da Silva - 2019 - Apuntes Filosóficos 28 (55):6-7.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Por uma ciência antirracista contra a lógica da colonialidade.Pedro Henrique Da Silva - 2024 - Odeere 9 (1):5-21.
    O presente trabalho tem como tema central a educação científica antirracista. Fizemos uma problematização da Lei 10.639/2003 e da Resolução Consuni UFG nº 07/2015 para evidenciar que os referidos documentos transmitem uma ideia colonizadora. A pesquisa está fundamentada no pensamento decolonial, com destaque para as noções de colonialidade do saber e do poder. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, com ênfase nos principais pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), como Aníbal Quijano (2005) e Ramón Grosfoguel (2016). A partir dessa base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies.Léia Adriana da Silva Santiago & Ranzi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181.
    O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. O texto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    A Doutrina da Essência Como Esfera de Mediação.Gabriel Rodrigues da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):167-181.
    O objetivo do artigo é apresentar e analisar o que é a Doutrina da Essência. Por que a essência é a esfera de mediação entre a lógica objetiva e a lógica subjetiva, e sendo a própria essência incluída na lógica objetiva? Essa é a questão que nos guia. Para isso, é claro, será necessário expor de modo geral o significado de cada um dos momentos da lógica de Hegel e como eles se relacionam. Ou seja, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Introdução à lógica elementar: com o símbolo de Hilbert.Rejane Carrion & Newton C. A. Da Costa - 1988
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula.Patrícia Del Nero Velasco - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:64-75.
    Sintetiza parte da pesquisa que a autora vem desenvolvendo sobre a possibilidade de ministrar conteúdos lógicos sob um viés essencialmente informal. Por conseguinte, procura fundamentar a importância da inclusão de conceitos de lógica no Ensino Médio.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  51
    O alcance especulativo da vida em Hegel.Márcia Zebina Araújo da Silva - 2015 - Doispontos 12 (2).
    No início do capítulo sobre a vida, na Ciência da Lógica, Hegel nos adverte sobre a especificidade da vida enquanto ideia lógica e o quanto ela deve ser diferenciada da vida na Filosofia da Natureza, e da sua relação com o espírito. Neste trabalho, nos propomos perscrutar o estatuto da vida enquanto ideia lógica e explorar algumas de suas consequências especulativas, como a categoria fundamental para a questão do conhecimento, que nos permite pensar a filosofia de Hegel (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971