Results for ' Razão. Hume.'

935 found
Order:
  1.  22
    Razão dos animais em Hume E nos céticos modernos.Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    O pensamento de Hume pode ser comparado ao dos céticos modernos em muitos aspectos. Com relação ao tópico da racionalidade dos animais, Hume parece seguir de perto a leitura de alguns céticos modernos e se afastar consideravelmente da de Descartes. Por outro lado, diferente de filósofos como Montaigne, Charron e La Mothe Le Vayer, Hume não tinha por finalidade colocar a racionalidade humana num nível próximo dos animais para apenas provar a fraqueza do intelecto diante do desconhecido, mas intentava comparar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Uma investigação acerca da razão nos animais: a naturalização da epistemologia de David Hume.Rubens Sotero Santos - 2023 - Griot 23 (2):1-19.
    Nosso objetivo central neste artigo é mostrar como as seções _of the reason of animals _sustentam a tese de uma naturalização da epistemologia de Hume. Para tal, ele será dividido em três grandes partes. Na primeira, mostraremos como Hume utilizou a analogia como fundamento para presupor uma continuidade entre as faculdades intelectivas dos animais humanos e não humanos. Na segunda, indicaremos as semelhanças que corroboram a analogia e, na última, apontaremos que as diferenças entre os humanos e demais animais são (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    O Desafio da razão no "ceticismo total" de Hume e a influência cartesiana.Wendel Campelo - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Na seção 1.4.1 Do ceticismo quanto à razão do Tratado da Natureza Humana, David Hume apresenta o argumento cético, conhecido pelos intérpretes como o “argumento da diminuição”, que pode ser divido em duas partes: 1) dado o caráter falível de nossas operações cognitivas, todo o “conhecimento degenera em probabilidade”; e 2) dada a incerteza e a dúvida que comumente acompanham os nossos raciocínios probabilísticos, todo raciocínio é, no fim das contas, reduzido a nada e, consequentemente, somos levados à “extinção total (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  45
    O Ceticismo Quanto À Razão Em HUET e Hume.Wendel de Holanda Pereira Campelo - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):239.
    A despeito de ser bem menos conhecido atualmente, o problema do ceticismo quanto à razão foi um assunto bastante relevante entre os autores dos séculos XVII e XVIII, da mesma maneira que o ceticismo quanto ao mundo exterior. Nesse sentido, busco apresentar os impactos de Huet sobre a posição de Hume no que concerne ao ceticismo quanto à razão do Tratado da Natureza Humana, particularmente a partir da versão pirrônica elaborada por Huet do argumento cartesiano do “Deus enganador”. Assim, como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  47
    Instinto e razão na natureza humana, segundo Hume e Darwin.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):263-286.
  6.  9
    Hume e o debate contempor'neo sobre as razões motivantes.André Chagas Ferreira de Souza - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):899-932.
    Resumo: Este artigo busca colocar a filosofia de David Hume diante de algumas teorias contemporâneas a respeito do tema das razões para agir ou motivantes. Há certa dificuldade em se afirmar que Hume aborda as razões motivantes, um conceito contemporâneo voltado a explicar aquilo que efetivamente impele um agente e referente ao lugar do desejo e da crença. Há dois grupos, intitulados respectivamente como humeanos e não-humeanos, de modo que para o primeiro, supostamente mais alinhado a Hume, o desejo tem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Razão E universalidade na moral humeana.Plínio Junqueira Smith - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Analogia humeana entre a ação moral e o movimento mecânico: uma interpretação para a relação entre as paixões e a razão.Andreh Sabino Ribeiro - 2011 - Princípios 18 (29):339-365.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo consiste em apresentar a analogia que David Hume (1711 – 1776) estabelece entre a açáo moral e o movimento mecânico como indicativo claro de sua compreensáo acerca da relaçáo entre a razáo (direçáo) e as paixões (força) na conduta humana. Estendendo-se desde a epistemologia moral (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Dedução transcendental e realismo na Crítica da razão pura.Gabriel Cunha Hickmann - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):43-60.
    O artigo aborda o mérito da Dedução Transcendental, argumento central para a Crítica da razão pura, no que concerne especificamente ao embate com o ceticismo epistemológico de Hume. Desenvolve-se a ideia de que o preço pago por Kant em seu projeto (em algum sentido) anti-humeano, a posição idealista transcendental, apesar de conceitualmente distinta do idealismo de Berkeley e aliás o desenvolvimento consequente de um antirrealismo comum aos dois autores, situa-se, ainda e exatamente por conta desse apego antirrealista, em território inapelavelmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. As Duas Respostas de Kant ao Problema de Hume.Eduardo Salles O. Barra - 2002 - Princípios 9 (11):145-178.
    o objetivo deste artigo é , em primeiro lugar, reconstruir o chamado "problema de Hume", analisando-o como dois problemas distintos (causalidade e inducao), embora intimamente relacionados -a contar, sobretudo, pela propria tentativa humeana de soluciona-los mediante uma concepcao unitaria de necessidade. Em segundo lugar, o objetivo é analisar a resposta de Kant a Hume, compreendendo-a, do mesmo modo, como duas respostas distintas: a primeira (causalidade) contida na "Segunda Analogia da Experiencia" da Critica da Razao Pura e a segunda (induçáo), principalmente, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Uma trilha para entender o “problema geral da razão pura” kantiano.João Batista Prates - 2020 - Perspectivas 4 (2):69-80.
    Este texto foi elaborado no contexto da disciplina História da Filosofia Moderna 2, cursada no curso de graduação em Filosofia, na UNIFESP, sob a qualidade de avaliação final. Trata-se de uma apresentação do problema geral da razão pura, tal como aparece na obra kantiana a partir da discussão teórica que o autor empreende com Hume. Este teria criado um impasse ao enunciar o clássico problema da indução, que em última instância retirava legitimidade à ciência, uma vez que declarava ser o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  43
    Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais/A human rights approach from Hume and moral sentiments.André Luiz Olivier da Silva - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem dos direitos humanos a partir da perspectiva de Hume acerca dos sentimentos morais, ao mesmo tempo em que descarta a tese dos programas racionalistas de fundamentação dos direitos que chegam ao ponto de afirmar a existência de direitos naturais que todos possuiriam em razão de sua própria natureza humana. Contra esses programas, a postura cética e naturalista de Hume pode nos auxiliar a explicar o modo como os direitos humanos são enunciados por ativistas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  37
    quasi-objetividade na teoria dos valores de David Hume.Carlota Salgadinho Ferreira - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40224.
    O objetivo deste artigo consiste em responder à questão de saber se, na filosofia de Hume, o padrão para determinar o valor de verdade dos proferimentos sobre valores morais e estéticos pode ser considerado genuinamente objetivo. Para tal, começo por esclareço três posições que se pode adotar sobre a questão de saber se este padrão é ou não genuinamente objetivo, a saber, subjetivismo, intersubjetivismo e objetivismo. Em seguida, explico a pertinência da interpretação cognitivista e por que razão a interpretação realista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  28
    As Conexões Entre o Ceticismo Acadêmico e o Naturalismo Filosófico No Empirismo Radical de David Hume.Leonardo Delatorre Leite, Gerson Leite de Moraes & Carlos Roberto de Melo Almeida - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2).
    O presente artigo apresenta como intuito primordial a promoção de uma análise acerca das relações entre o naturalismo filosófico de Hume e a sua oposição ao ceticismo radical, estabelecendo, nesse sentido, uma vinculação entre as teses naturalistas do autor em questão e a sua argumentação em prol do ceticismo moderado. A dissertação, num primeiro momento, abordará sobre os elementos centrais da chamada “geografia mental”, proposta por David Hume na primeira seção de seu livro Investigação sobre o entendimento Humano. Além disso, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Crença no mundo exterior: Mente e objetividade em Hume.Andrea Cachel - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):194-225.
    Este artigo pretende analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, apresentada na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana, e na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano. Em especial, ele procura mostrar que a inteligibilidade da existência externa funda-se em uma atividade da mente, por meio da atuação da imaginação, e pressupõe uma resignificação dos conceitos de mente e de percepção. Para tanto, parte da exposição de alguns pressupostos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Fundamental Ambiguity In The Cartesian Theory Of Ideas: Descartes And Leibniz On Intellectual Apprehension/ Uma Ambiguidade Fundamental Na Teoria Cartesiana Das Idéias: Descartes E Leibniz Sobre A Apreensão Intelectual.Graciela De Pierris - 2007 - Manuscrito 30 (2):383-422.
    Traditionally the modern theory of ideas has been discussed primarily in reference to its alleged introduction of a veil of mental items between the mind and the world, which leads, through the empiricists, to radical skepticism about the existence of an external world. Here I propose to emphasize an entirely different aspect of the Cartesian theory of ideas which, in my view, is more fundamental in opening the empiricist path that leads to Hume’s radical skepticism. I argue that what I (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Ceticismo e naturalismo: algumas variedades.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2008 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora da Unisinos.
    Tradução para o português do livro "Ceticismo e naturalismo: algumas variedades", Strawson, P. F. . São Leopoldo, RS: Editora da Unisinos, 2008, 114 p. Coleção: Ideias. ISBN: 9788574313214. Capítulo 1 - Ceticismo, naturalismo e argumentos transcendentais 1. Notas introdutórias; 2. Ceticismo tradicional; 3. Hume: Razão e Natureza; 4. Hume e Wittgenstein; 5. “Apenas relacionar”: O papel dos argumentos transcendentais; 6. Três citações; 7. Historicismo: e o passado.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19.  54
    Resenha.Fernando Costa Mattos - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):213-218.
    Seja nos manuais de história da filosofia, seja em estudos mais especializados sobre Kant, estamos habituados a pensar a construção de sua filosofia crítica a partir de duas grandes linhas de influência: de um lado, a tradição metafísica leibniz-wolffiana, em que o filósofo se teria formado, e, de outro, o empirismo britânico, sobretudo Hume, que, segundo a conhecida explicação do próprio Kant, o teria acordado de seu sono dogmático. O mais novo livro de Marco Sgarbi, La “Kritik der reinen Vernunft” (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O ANTIPLATONISMO KELSENIANO COMO NÚCLEO ARGUMENTATIVO DA SUA TEORIA JURÍDICA.Rubin Souza - 2019 - Dissertation,
    A tese defende o antiplatonismo presente na obra do jusfilósofo Hans Kelsen como núcleo argumentativo da sua teoria do direito. Sustenta que a melhor definição da sua filosofia não é como neokantiana, mas como antiplatônica. Isso porque há significativas inconsistências na sua interpretação de Kant, o que a impossibilita de ser classificada como tal. Além, encontra-se na sua leitura sobre Platão referências mais sólidas e conceitos mais claros. Nesse sentido, advoga a hipótese de que a obra de Kelsen tem como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia Antiga. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    O transcendentalismo de Kant E a ética: Um cepticismo que busca a superação na contradição.Américo José Pinheira Pereira - 2015 - Synesis 7 (1):1-20.
    A experiência é apenas um estado instantâneo de impressão sensível nisso que tem a experiência. Esta expressão resume a substância epistemológica do que constitui a posição empiricista polarizada na forma de pensamento paradigmatizada por David Hume e acriticamente aceite por Immanuel Kant. Tal posição, ao invés da tese aristotélica, impede qualquer modo trans-sensível, logo, trans-material de pensamento. A metafísica torna-se impossível. Kant procura ultrapassar esta impossibilidade através da criação de uma construção lógico-epistemológica que designa como arquitectónica transcendental. O mundo em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  71
    [Recenão a] Coady, C. A. J. - Testimony: a philosophical study.Robson de Oliveira Silva - 2014 - Synesis 6 (1):245-247.
    O livro de C. A. J. Coady, Testimony: a philosophical study , ainda inédito no Brasil, é importante para o movimento de reabilitação do valor epistêmico do testemunho. O problema destacado pelo autor, que percorre os últimos decênios de disputas epistêmicas, poderia ser bem resumido na seguinte questão: o conhecimento humano possui outras fontes para sua constituição, além de sensibilidade, memória e razão? A tradição moderna, capitaneada por Hume, tende a diminuir a importância do testemunho na produção do conhecimento, privilegiando (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Revisitando dois paradigmas na Ciência da Religião.Eduardo Rodrigues da Cruz - forthcoming - Horizonte:589-589.
    O estudo da religião envolve tipologias para o investigador na compreensão teórica do campo. Propõe-se aqui uma tipologia em termos de paradigmas, o newtoniano e o romântico. Após uma explicação sobre o significado da nomenclatura, colocam-se no início histórico de primeiro paradigma as regras de método do próprio Newton. Desenvolve-se daí uma das noções de razão no iluminismo, que por sua vez permitiu a elaboração do pensamento positivista no sec. XIX. Nomes importantes para a ciência da religião foram citados, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  35
    (1 other version)The letters of David Hume.David Hume & J. Y. T. Greig (eds.) - 1932 - New York: Garland.
    Originally published: Oxford: Clarendon Press, 1932.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   45 citations  
  26.  11
    Hume's ethical writings: selections from David Hume.David Hume - 1979 - Notre Dame, [Ind.]: University of Notre Dame Press. Edited by Alasdair C. MacIntyre.
  27.  22
    The Philosophical Works of David Hume.David Hume - 2015 - Palala Press.
    This work has been selected by scholars as being culturally important, and is part of the knowledge base of civilization as we know it. This work was reproduced from the original artifact, and remains as true to the original work as possible. Therefore, you will see the original copyright references, library stamps (as most of these works have been housed in our most important libraries around the world), and other notations in the work. This work is in the public domain (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  28.  7
    Hume on human nature and the understanding.David Hume - 1962 - New York,: Collier Books.
  29.  5
    David Hume: Philosophical Historian.David Hume, David Fate Norton & Richard Henry Popkin - 1965 - Indianapolis: Bobbs-Merrill.
  30. Mcgill Hume Studies Edited by David Fate Norton, Nicholas Capaldi, Wade L. Robison. --.ConferenceMcgill Bicentennial Hume, David Fate Norton, Wade L. Robison & Nicholas Capaldi - 1979 - Austin Hill Press.
  31.  11
    Hume: The Mind of a Genius : Autobiographical Extracts from David Hume (1711-1776).David Hume - 1992
  32. C. Hume's problems and some solutions.David Hume - 1993 - In John Perry, Michael Bratman & John Martin Fischer (eds.), Introduction to philosophy: classical and contemporary readings. New York: Oxford University Press. pp. 211.
  33. Hume's Dialogues Concerning Natural Religion.David Hume - forthcoming - Audio CD.
    Long before the current dispute in the USA about the teaching of evolution, Hume's dialogues presented and critically analyzed the idea of intelligent design. What should we teach our children about the creation of the world? What should we teach them about religion? The characters Demea, Cleanthes, and Philo passionately present and defend different answers to that question. Demea opens the dialogue with a position derived from René Descartes and Father Malebranche — God's nature is a mystery, but God's existence (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   28 citations  
  34. New Letters of David Hume.David Hume, R. Klibansky & E. C. Mossner - 1955 - Philosophy 30 (115):375-376.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  35. Hume's Dialogues Concerning Natural Religion: Audio Cd.David Hume - 2004 - Agora Publications.
    Long before the current dispute in the USA about the teaching of evolution, Hume's dialogues presented and critically analyzed the idea of intelligent design. What should we teach our children about the creation of the world? What should we teach them about religion? The characters Demea, Cleanthes, and Philo passionately present and defend different answers to that question. Demea opens the dialogue with a position derived from René Descartes and Father Malebranche — God's nature is a mystery, but God's existence (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  25
    Hume's Moral and Political Philosophy.David Hume & Henry David Aiken - 2021 - Hassell Street Press.
    This work has been selected by scholars as being culturally important and is part of the knowledge base of civilization as we know it. This work is in the public domain in the United States of America, and possibly other nations. Within the United States, you may freely copy and distribute this work, as no entity (individual or corporate) has a copyright on the body of the work. Scholars believe, and we concur, that this work is important enough to be (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  37. David Hume's Traktat über die menschliche natur (Treatise on human nature).David Hume - 1923 - Leipzig,: L. Voss. Edited by Theodor Lipps.
    I. t. 1. buch. Über den verstand. 4. mit der zweiten übereinstimmende aufl.--II. t. 2. buch. Über die affekte (Of the passions) 3. buch. Über moral (Of morals); mit zugrundelegung einer übersetzung von frau J. Bona Meyer. 2. mit der ersten übereinstimmende aufl.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Hume on religion.David Hume & Richard Wollheim - 1964 - Cleveland,: World Pub. Co..
  39.  7
    The works of David Hume. 1.David Hume - 1903
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. David Hume.David Hume - 1966 - København,: Berlingske. Edited by N. E. Christensen.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. (1 other version)Hume: ou, L'ambiguïté.David Hume - 1969 - [Paris]: Seghers. Edited by Jean Pucelle.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Essential Works of David Hume.David Hume & Ralph Cohn - 1965 - Bantam Books.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  45
    Hume: Complete Works.David Hume - 1990 - Intelex Corporation.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  46
    An Enquiry Concerning Human Understanding: A Dissertation on the Passions. An Enquiry Concerning the Principles of Morals; the Natural History of Religion.David Hume - 1748 - London, England: Printed for A. Miller, T. Cadell, A. Donaldson and W. Creech.
  45.  8
    Exposé succinct de la contestation qui s'est élevée entre M. Hume & M. Rousseau: avec les pièces justificatives & la lettre de Monsieur de Voltaire à ce sujet.David Hume, Jean Le Rond D' Alembert & Jean-Pierre Jackson - 1998 - Paris: Alive Editions. Edited by Jean Le Rond D' Alembert & Jean-Pierre Jackson.
  46.  14
    David Hume: The Man and His Science of Man.Frederick Henry Heinemann & David Hume - 1940 - Hermann.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  62
    (5 other versions)Enquiry Concerning Human Understanding.David Hume (ed.) - 1904 - Clarendon Press.
    Oxford Philosophical Texts Series Editor: John Cottingham The Oxford Philosophical Texts series consists of authoritative teaching editions of canonical texts in the history of philosophy from the ancient world down to modern times. Each volume provides a clear, well laid out text together with a comprehensive introduction by a leading specialist, giving the student detailed critical guidance on the intellectual context of the work and the structure and philosophical importance of the main arguments. Endnotes are supplied which provide further commentary (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   581 citations  
  48.  16
    An inquiry concerning human understanding: with a supplement, An abstract of A treatise of human nature.David Hume - 1955 - Indianapolis: Bobbs-Merrill Educational. Edited by Charles William Hendel & David Hume.
  49.  16
    Hume's Philosophy in His Principal Work A Treatise of Human Nature and in His Essays.Vinding Kruse & David Hume - 1939 - Burns & Oates.
  50. The Philosophy of Hume as Contained in Extracts From the First Book and the First and Second Sections of the Third Part of the Second Book of the Treatise of Human Nature.David Hume - 1893 - Holt.
1 — 50 / 935