O Desafio da razão no "ceticismo total" de Hume e a influência cartesiana

Doispontos 15 (1) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na seção 1.4.1 Do ceticismo quanto à razão do Tratado da Natureza Humana, David Hume apresenta o argumento cético, conhecido pelos intérpretes como o “argumento da diminuição”, que pode ser divido em duas partes: 1) dado o caráter falível de nossas operações cognitivas, todo o “conhecimento degenera em probabilidade”; e 2) dada a incerteza e a dúvida que comumente acompanham os nossos raciocínios probabilísticos, todo raciocínio é, no fim das contas, reduzido a nada e, consequentemente, somos levados à “extinção total da crença e da evidência”. Apontaremos, em primeiro lugar, que o argumento cético contra a razão baseia-se no argumento cartesiano do “deus enganador” e, em segundo, que Hume rejeita que podemos endossar seriamente a “extinção total da crença e da evidência”. O que nos leva a propor a seguinte questão: em que consiste, para Hume, o status dos argumentos céticos? Responder tal pergunta implica em esclarecer outros dois problemas, pois, se não podemos atingir o “ceticismo total”, podemos, então, confiar em nossa faculdade de raciocínio? Se sim, sob quais condições podemos? Vê-se, afinal, que a solução de Hume consiste claramente em conferir limites à nossa faculdade de raciocínio, a fim de evitar sua autodestruição.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,448

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Ceticismo Quanto À Razão Em HUET e Hume.Wendel de Holanda Pereira Campelo - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):239.
Realismo ontológico e antirrealismo epistemológico na problema do mundo externo em Hume.Leandro Hollanda - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). pp. 403-432.
O problema da apreensão do bom fim em Aristóteles.Juliana Aggio - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
Plotino e o ceticismo.Mauricio Marsola - 2007 - Dois Pontos 4 (2).

Analytics

Added to PP
2019-12-18

Downloads
17 (#1,138,631)

6 months
4 (#1,232,709)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

Cognition and commitment in Hume's philosophy.Don Garrett - 1996 - New York: Oxford University Press.
Cognition and Commitment in Hume’s Philosophy.Don Garrett - 1997 - Philosophical and Phenomenological Research 62 (1):191-196.
Hume’s True Scepticism.Donald C. Ainslie - 2015 - Oxford, GB: Oxford University Press UK.

View all 9 references / Add more references