Results for 'percepção sensível'

595 found
Order:
  1.  13
    Percepção Sensível em Descartes.Raul Ferreira Landim Filho - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):1-28.
    Neste artigo procuramos analisar e responder a três questões: [a] As sensações são apenas estados mentais? [b] São as sensações estados mentais intencionais, isto é, percepções sensíveis? [c] São as percepções sensíveis ideias sensíveis? Para responder a estas questões, analisamos as condições corporais das sensações, a expressão destas condições na mente e mostramos sob que condições as sensações são percepções intencionais e sob que condições percepções intencionais podem ser consideradas como ideias.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Questões sobre a percepção sensível em Tomás de Aquino: consciência sensível e similitude intencional.Raul Landim Filho - 2023 - Discurso 53 (2):14-44.
    Meu objetivo neste artigo é analisar e articular as principais noções da percepção dos sentidos externos segundo Tomás de Aquino: recepção da forma sem matéria, recepção intencional da forma, consciência sensível e similitude sensível intencional. Como eu mostrarei, essas noções conectadas à função do Senso Comum, são os alicerces do realismo tomista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Certeza Sensível e Percepção Como Momentos da Consciência Filosófica.Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves & Eduardo Ferreira Chagas - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):285-294.
    Trata-se aqui de expor as primeiras figuras da consciência filosófica – certeza sensível e percepção – conforme foram desenvolvidas por Hegel na obra Fenomenologia do Espírito – 1807. Saber aparente e percepção representam dois momentos da relação entre sujeito e objeto que, muito embora não tenham o ser em geral, isto é, a coisa como unidade da diversidade, jogo de força ou síntese de múltiplas determinações, cumprem um lugar na progressão do espírito subjetivo. Tanto a consciência passiva, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  40
    (1 other version)A análise gödeliana do conceito de percepção.Sérgio Schultz - 2012 - Doispontos 9 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} No presente artigo expomos alguns aspectos das concepções gödelianas acerca da percepção. Procuramos mostrar aqui que a comparação realizada por Gödel entre percepção sensível e racional, bem como suas concepções sobre esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  26
    Gödel, percepção racional e compreensão de conceitos.Sérgio Schultz - 2014 - Revista Latinoamericana de Filosofia 40 (1):47-65.
    Nosso objetivo neste artigo é o de lançar luz sobre alguns aspectos das concepções de Gödel acerca da percepção de conceitos. Começamos investigando a natureza e o papel da analogia entre percepção sensível e percepção de conceitos. A seguir, examinamos as conexões entre percepção de conceitos, razão e compreensão, tentando mostrar que a percepção de conceitos é compreensão de conceitos. Por fim, examinamos aqueles aspectos da concepção de Gödel em que a percepção de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    Sobre a percepção em plotino.Loraine Oliveira - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):463-480.
    RESUMO A percepção sensível é a faculdade cognitiva da alma, que recebe, por meio dos órgãos dos sentidos, um conjunto de características dos objetos, tais como altura, largura, cor, cheiro, som, e também aquilo que pode nos afetar, como, por exemplo, a dor proveniente de uma queimadura, ou o prazer causado por uma melodia. Compreender o processo perceptivo, em relação aos seus diferentes tipos de objetos - afecções, qualidades e impressões - é o escopo deste estudo. ABSTRACT Sensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    Os três movimentos da luz na elevação intelectual pelo sensível em Nicolau de Cusa.Marcus Vinicius Carnivali de Araujo - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):328-347.
    O presente artigo busca analisar, a partir da leitura da obra De Quaerendo Deum, como a questão da luz se faz central no processo de elevação intelectual a partir do sensível na obra cusana. Nele iremos mostrar como a luz é o elo que guia o objeto sensível até o intelecto e o intelecto até Deus. Tomado esse objetivo, o artigo será dividido em duas partes, na primeira iremos abordar a questão central da obra De Docta Ignorantia, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  47
    Técnica, política E percepção: Um diálogo entre B. stiegler, G. simondon E j. Rancière.Ricardo Avalone Athanásio Dantas - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):1-12.
    Em filosofia é comum o empenho em uma busca normativa, normatividade esta que aparece nos processos perceptivos quando o sujeito entra em relação com realidades de uma ordem de magnitude diferente da sua . Não acontece de outra maneira quando se trata de filosofar sobre a técnica – com efeito, em que ordem ou nível de magnitude em relação a nós ela – a técnica – se situa? Pensamos que a primeira condição para responder a tal pergunta é formulá-la em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Capacidades conceituais na percepção.John McDowell - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Um empirismo conseqüente depende da atribuição de um significado racional à nossa experiência perceptiva. Sem isto, a experiência perceptiva fica segregada do universo das crenças. Por outro lado, a experiência perceptiva não pode ser tratada como se fosse uma criação nossa. Ela deve ser vista como uma contribuição vinda de fora, que chega até nós através de nossos órgãos sensíveis. Estas duas exigências podem ser cumpridas desde que concebamos a experiência como a realização de capacidades conceituais na própria consciência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  17
    Sobre a certeza sensível e o problema do começo da filosofia.José Edmar Lima Filho & Maximiliano Dacuy - 2021 - Perspectivas 6 (1):96-114.
    O presente artigo pretende analisar os conceitos de certeza sensível em Hegel e Feuerbach, partindo da exposição do primeiro capítulo da Fenomenologia do Espírito (Phänomenologie des Geistes [1807]) hegeliana e do texto feuerbachiano Para a crítica da filosofia de Hegel (Zur Kritik der Hegelschen Philosophie [1839]). Em um primeiro momento a exposição é orientada pela perspectiva hegeliana, a qual defende a tese de que, enquanto a consciência sensitiva tem a pretensão de alcançar a verdade do objeto como algo singular (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.Victor Galdino Alves de Souza - 2023 - Griot 23 (2):195-209.
    O objetivo deste ensaio é analisar as condições de possibilidade da escravidão e da violência antinegra, assim como da produção de significações raciais – do ser-negro – e das fantasias coloniais. Para isso, buscarei, majoritariamente, recursos conceituais na obra de Achille Mbembe, com auxílio de alguns conceitos de Jacques Rancière, de forma a tratar o que chamo de _partilha colonial do sensível_, analisando a relação entre a raça enquanto construção imaginária, significações raciais e a organização social da percepção e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Prazer e memória no Filebo.Marcelo Pimenta Marques - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:91-98.
    O propósito deste artigo é analisar algumas passagens sobre a percepção sensível no Filebo de Platão, tendo em vista a relação entre prazer e memória. No contexto da análise dos prazeres (31B-39A), que tipos ou níveis diferentes de memória podemos efetivamente identificar de maneira consistente com as exigências da argumentação? Proponho reconhecermos um gênero maior que é a memória, com duas espécies, que se diferenciam, seja pelo processo, seja pelo resultado: a lembrança ( mn é m e ), (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. Hipótese e Experiência na Constituição da Certeza Científica em Descartes.Érico Andrade - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).
    O dissenso em torno da caracterização da ciência cartesiana quanto ao seu viés metodológico – considerando que os comentários normalmente deferidos sobre essa ciência oscilam entre o idealismo que a considera como a expressão perfeita do método geométrico e o pragmatismo que lhe concebe como a expressão de um projeto falido, dada a incongruência entre o método geométrico e a prática científica – parece residir, sobretudo, na relação do método com a experiência. Ao contrário das interpretações acima expostas, defenderemos que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15.  51
    A perception philosophy in Plato.Hugo Filgueiras de Araújo - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:109-114.
    O presente trabalho defende, na filosofia platônica, a hipótese das Formas tem como escopo explicar os sensíveis e a sensibilidade, e não rechaçá-los, como fora pregado pela tradição. No Teeteto , Sócrates chega a analisar exaustivamente a possibilidade de a sensação ser encarada como conhecimento; no Fédon , no argumento da reminiscência, o mestre admite que para haver aprendizado/recordação é necessário que haja duas experiências cognitivas correlatas e mutuamente necessárias: a percepção sensível ( aísthesis ) que suscita a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  26
    “O que está acontecendo com as imagens?”: arte, mídia e educação em Jean Baudrillard.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):63.
    O artigo examina a “guerra das imagens” na contemporaneidade, a partir da reflexão estética de Jean Baudrillard. Mostra que para Baudrillard a imagem hegemônica na sociedade da simulação total, é o simulacro: imagens planas; sem enigma, sem mistério; sem face oculta; nos termos do autor. Partindo desse diagnóstico, o texto conjectura se nessa sociedade hiper-real, é possível, ainda, produzir uma imagem de resistência, uma imagem que “force o pensamento”, no sentido de Gilles Deleuze. Por fim, afirma-se que é no campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  88
    Flash Aesthesis: uma neurofilosofia da experiência estética.Ronaldo Bispo - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):113-142.
    O texto a seguir apresenta em diálogo ou aplica a uma certa concepção de experiência estética um amplo conjunto de evidências experimentais retirado da investigação de outros fenômenos mentais, em particular a experiência subjetiva de emoções e sentimentos. Provém de António Damásio a viga mestra, o esqueleto, a base, a estrutura de toda a minha argumentação. Minha principal hipótese é a de que certos objetos e situações ativam hiper-espaços dispositivos cerebrais associados à ocorrência de fenômenos como sensação de beleza, prazer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  24
    A noção de opinião falsa à luz de uma interpretação do não-ser: um problema entre o Teeteto e o Sofista de Platão.Aurelio Oliveira Marques - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):122-134.
    Embora o Teeteto nos coloque num cenário interpretativo completamente à parte da teoria das Formas, não nos é permitido admitir seu total esquecimento. Conceitos como ‘racionalidade’ contraposto à percepção sensível, e a ‘imprescindibilidade do logos’ enquanto discurso que perfaz o conhecimento verdadeiro, são extremamente caros ao Teeteto. Desconsiderar a pertinência e a similaridade do significado destes conceitos desde a maturidade até à velhice, colocar-nos-ia em situação de grande dificuldade explicativa acerca do conhecimento. Assim, é importante destacar que optamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  38
    Platão contra um certo platonismo: a crítica da hipótese das Ideias no "Parmênides".Marcio Soares - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):70.
    Apresento nesse texto uma leitura da primeira parte do diálogo Parmênides. Meu objetivo é demonstrar a possibilidade de que as críticas objetadas pelo velho Parmênides à hipótese platônica das Ideias, exposta e defendida pelo jovem Sócrates, não são letais à mesma hipótese, uma vez que estão assentadas em dois pressupostos que a ela são alheios e desnecessários. Primeiro, a pressuposição de Parmênides de que a “distinção” entre Ideias e coisas delas participantes seja equivalente a total “separação” entre ambas. Segundo, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  89
    Platão e alguns mitos que lhe atribuímos.Miguel Spinelli - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):191-204.
    Não é objetivo deste estudo investigar os mitos que Platão supostamente inventou, e, sim, os que (na tentativa de interpretar a sua obra) foram inventados sobre ele: convicções que lhe foram atribuídas e que não são dele, mas de outras crenças que buscaram nas dele justificativa e amparo. Dois desses mitos são neste estudo analisados com maior destaque: um, aquele que diz que “Platão fez do corpo um inimigo da alma”; outro, que “Platão refuta a percepção sensível”.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    A sentença de protágoras sobre os deuses e a Unidade de sua doutrina.M. R. Engler - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32302.
    Discuto neste artigo o fragmento de Protágoras sobre a existência dos deuses e a sua coerência teórica com outras teses do sofista. Primeiramente, utilizo dados históricos e biográficos para iluminar o subjetivismo da primeira linha do fragmento. Em seguida, discuto os obstáculos epistemológicos mencionados por Protágoras e sugiro uma nova tradução para o termo brachýs, um dos conceitos centrais que ele propõe. Na seção 2, analiso o ataque à transcendência que distingue suas ideias sobre a matemática e a percepção (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    O Corpo Como Expressão Segundo a Filosofia de Merleau-Ponty.Nayara Borges Reis - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):137-153.
    Na obra Fenomenologia da percepção, o tema da expressão aparece diretamente vinculado ao tema da percepção. Na medida em que o corpo percebe o mundo conforme uma atitude perceptiva, tal atitude envolve a expressão. O corpo se expressa conforme o movimento perceptivo que realiza no mundo, pois a percepção se faz por meio de uma atitude motora, um gesto, a partir do qual acontece uma prática de habitação e sentido. O corpo percebe situado no mundo sensível, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Leitura Merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213-222.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Fenomenologia e realismo: o percurso de Jocelyn Benoist.José Luiz B. Neves - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Procura-se retraçar o percurso da filosofia de Jocelyn Benoist, partindo de seu primeiro projeto de um realismo fenomenológico em direção à elaboração de um realismo não-fenomenológico. Mostra-se o papel do tema dos limites da intencionalidade e por que este é abandonado. Mostra-se também de que modo a diferença gramatical entre o normativo e o real permite diagnosticar na fenomenologia uma confusão de categorias atingindo a noção de aparecer. Por fim, evidencia-se como essa diferença incide sobre o problema da percepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  39
    Filosofia da ciência e controvérsia científica: um leque de concepções físicas e interpretações filosóficas da física qu'ntica.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Euclides e a geometria do raio visual.Guilherme Rodrigues Neto - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):873-892.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  37
    Óptica. Euclides - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):893-936.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  29.  22
    O “corpo” e a crítica à modernidade no pensamento de Friedrich Nietzsche.Márcio José S. Lima - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):110-119.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem daquilo que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entende por “Corpo”. A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo particular de percepção, capaz de perceber vida em seu próprio processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Para além do corpo-objeto e da representação intelectual: como Merleau-Ponty redescobre o corpo como veículo da existência.José Marcelo Siviero - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:187.
    Este ensaio analisa as objeções elaboradas por Merleau-Ponty ao que ele chama de “paradigma cartesiano de pensamento”, ou seja, a separação entre alma e corpo. Concentrando-nos nos dois primeiros capítulos da primeira parte da Fenomenologia da Percepção, trata-se de identificar, nas críticas dirigidas à fisiologia mecanicista e à psicologia subjetiva, como o filósofo delega ao corpo sensível um novo estatuto filosófico, colocando-o como principal veículo da existência, ao mesmo tempo em que redescobre a experiência pré-objetiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  28
    O cinema e Diderot.Fernando Guerreiro - 2015 - Cultura:151-170.
    Com o Sensualismo criam-se condições para uma nova estética, sensível e sensacionalista, que vai transformar as diversas artes (Literatura, Pintura, Escultura) e trazer consigo novas formas de espectáculo: o panorama, a fantasmagoria e o diorama (este, já no início do século XIX). O Eidophusikon, dispositivo de criação e ampliação (sensurround) de novas imagens – um híbrido de teatro e pintura, criado por Philippe de Loutherbourg entre 1781 e 1782 –, insere-se nesse processo e, com a fantasmagoria de Robertson (no (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    A ciência e o projeto crítico kantiano.Eduardo Salles de Oliveira Barra - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    The message, the messenger, and the translator: on the Portuguese translation of Sidereus nuncius.Paulo Tadeu da Silva - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
    Este ensaio introdutório faz uma breve apresentação do tratado de óptica atribuído a Euclides de Alexandria, inserindo-o no contexto das teorias sobre a visão formuladas pelas doutrinas filosóficas antigas. Ressalta-se o antagonismo entre a análise geométrica da visão, empreendida por Euclides, e as considerações filosóficas acerca dos processos físicos subjacentes à sensação visual. Pretende-se mostrar que o objeto da óptica euclidiana é a percepção visual daquilo que Aristóteles denomina "sensível comum". This introductory essay provides an abridged presentation of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Considerações sobre a ressignificação da subjetividade em Merleau-Ponty.Renato dos Santos - 2017 - Aufklärung 4 (3):203-210.
    Este artigo visa analisar como Merleau-Ponty, após evidenciar os limites do cogito cartesiano e postular um cogito tácito, propõe uma nova noção de subjetividade na obra de 1945, Fenomenologia da percepção. Trata-se não mais de uma subjetividade que se compreende a si mesma sem a necessidade do mundo fenomênico, bem como do outro, mas, ao contrário, uma subjetividade que somente se reconhece através da encarnação no mundo sensível. Por outro lado, não se trata de negar o cogito postulado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  37
    The understanding of the body and movement in Merleau-Ponty.Patricia Moya Cañas - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):201-226.
    : The author seeks an explanation for Merleau-Ponty's expression "the body understands", to which a real value is applied: the objects of the world have a signification that the body grasps by way of perception. The analysis focuses on Merleau-Ponty's Phenomenology of perception and on notes from two of his courses, Le monde sensible et le monde de l'expression and La nature. In these works, there is a constant allusion to the I can as an underlying and grounding mode with (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  22
    Filosofia Africana: Um Contexto Descontextualizado Pelo Ocidente.Regina Coeli Araújo Trindade Negreiros - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    O presente artigo se propõe a questionar o estatuto da filosofia ocidental a partir da percepção de que a filosofia africana foi vilipendiada pelo eurocentrismo e ressaltar nessa relação filosófica, o conceito do Ubuntu, considerado um dos termos fundadores da ética africana, representando uma práxis sócio-cultural, espiritual e política, sendo, portanto, um termo utilizado para conceituar a filosofia que permeia a convivência social coletiva. Enquanto uma ética comunitária, o Ubuntu assinala para o caráter complexo de uma filosofia relacionada à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    A Expressão Perceptiva da Poesia Na Metafísica da Carne.Gilmar Leite Ferreira - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):320-331.
    O artigo reflete sobre a expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne. Nele, busca se a compreensão do entrelaçamento corpo e poesia transformando a existência, onde a palavra poética se mostra de maneira encarnada. O trabalho reflete a revelação do corpo por intermédio da poesia se mostrando ao mundo por meio da experiência estética e da criação poética. Nele, mostra-se a compreensão entre a arte poética e o corpo, num diálogo sensível, que ontologicamente se revela ao mundo na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    Percepção e imaginação na estética sartriana.Deise Quintiliano Pereira - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-14.
    A percepção é a maneira como interagimos com o mundo exterior. É a nossa capacidade de receber informações sensoriais do ambiente, como ver, ouvir, tocar e cheirar. Através da percepção, experimentamos o mundo e seus objetos como eles são em sua materialidade. A imaginação, por outro lado, é a capacidade de criar representações mentais e de ir além das informações sensoriais diretas, nos permitindo conceber o que não está presente, recriar o passado, ou até mesmo antecipar o futuro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  73
    A percepção do tempo em Husserl.Alfredo Pereira Júnior - 1990 - Trans/Form/Ação 13:72-83.
    A brief reconstruction of the first two sections of Edmund Husserl's Vorlensungen zur Phänomenologie des inneren Zeitbewusstseins is done, showing how, making use of the phenomenological method, the author develops his transcendental theory of time. A revaluation of the meaning of "perception of time" allows him to establish the basis which are, in our perspective, able to give an account of one of the most debatable questions about time, its asymmetry or unidirectionality. We furthermore discuss the main difficulties that affect (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  1
    Discutindo a Partilha Do Sensível de Jacques Rancière Como Dispositivo de Controle de Invisibilização da Homossexualidade.Carlos Henrique Lopes Almeida & Janielson Ferreira da Silva - 2025 - Cadernos Do Pet Filosofia 15 (30):123-134.
    O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de “partilha do sensível” esboçado pelo filósofo francês Jacques Rancière dentro de uma ótica de dispositivo de controle da homossexualidade, este conceito está relacionado a ideia de que a partilha do sensível possui uma crítica de Jacques Rancière com relação a ideia de uma estrutura social de Platão, que representa uma estrutura estática, uma estrutura engessada, que privilegia aquele que já se encontrou na sociedade. Esse conceito mais particular de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes.Thiago Francysco Rodrigues Cassiano & Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e64340p.
    ABSTRACT This article proposes to discuss the aesthetic and poetic praxis in the performance art Corda de Nó(s),1 based on theatrical and visual narratives directed towards intellectual emancipation and the expansion of the sensibility from the teaching experience within a municipal public school unit, in the city of Palmas (TO). This study focuses on a qualitative methodology of oral and exploratory narrative as well as the researchers’ field notebooks, prepared during the activities referred to in this text, in conjunction with (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Ideia Sensível e Imagem Pictórica: A Articulação dos Gêneros Artísticos na Estética Alemã do Começo do Século XVIII.Oliver Tolle - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    A analogia entre pintura e poesia, tal qual sugerida na Carta aos Pisões de Horácio, não foi interpretada de modo homogêneo pela estética alemã do começo do século XVIII. Como tentaremos mostrar, em alguns autores essa analogia está muito mais atrelada ao caráter sensível como um todo da arte do que propriamente a uma referência imagética. Por um lado, isso pode ser constatado na obra crítica de Gottsched, que procura atenuar a importância do aspecto descritivo na poesia. Encontramos, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Vida Sensível dos Animais.Mateus Uchôa - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O presente artigo discute as relações entre animais não-humanos e o sensível. Para tanto, ensaia-se uma compreensão das formas animais e suas aparências expressivas, apoiando-se em ideias e teses dos filósofos franceses Merleau-Ponty e Dominique Lestel formuladas a partir do estudo do zoólogo Adolf Portmann sobre a aparência dos animais, denominado A forma animal. A investigação de Portmann, interessada em apreender fora do registro funcional do biológico o mistério que envolve as formas vivas, assimila uma nova concepção de corpo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  49
    Percepção de alunos de graduação em psicologia sobre a conduta ética dos psicólogos.João Fernando Rech Wachelke, Alexsandro Luiz de Andrade & Jean Carlos Natividade - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 20:37-44.
    Com base no entendimento de que as experiências nos cursos de graduação em psicologia constituem uma influência relevante na formação das representações dos alunos, que por sua vez guiarão seus comportamentos futuros, o presente estudo centrou- se nas percepções de futuros profissionais de psicologi..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Percepção Emocional e Processamento de Informações Emocionais no Reconhecimento de Expressões Faciais: origens psicológicas do julgamento social.Leonardo Ferreira Almada - 2012 - Dois Pontos 9 (2).
    Neste artigo, pretendemos defender a tese segundo a qual julgamentos sociais se iniciam com a percepção emocional e com o processamento de informações emocionais no reconhecimento de expressões faciais. Para tanto, revisaremos modelos que discutem (i) os mecanismos pelos quais as expressões faciais são codificadas para transmitir informações e ser percebidas pelos outros, (ii) os mecanismos perceptivos de decodificação e categorização de expressões faciais e, por fim, (iii) os mecanismos pelos quais o reconhecimento de expressões faciais geram respostas emocionais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  25
    A percepção das mulheres sobre a maternidade na contemporaneidade.Selma Aparecida Geraldo Benzoni, Noemi Garcia Baptista, Rafael Tadeu Tomaz Musacci & Jenifer Mayne Pereira da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:232-243.
    Este artigo teve por objetivo identificar e compreender como as mulheres representam a maternidade. Para isso, foram realizadas, através de ligação telefônica, 15 entrevistas com mulheres entre 31 e 40 anos, que têm pelo menos um filho e inseridas no mercado de trabalho, utilizando para isto, um roteiro semiestruturado criado pelos pesquisadores. Através dos dados coletados, foi realizada uma análise qualitativa estruturada em duas categorias, a saber: o sentimento das participantes em relação à maternidade e a percepção da maternidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    A Percepção Originária Como Primária e Fundante Do Conhecimento Em Merleau-Ponty.Josiana Hadlich de Oliveira - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):231-241.
    Nesse artigo será dado destaque a certas críticas que foram dirigidas a Merleau-Ponty em sua comunicação intitulada “O primado da percepção e suas consequências filosóficas”. A teoria da percepção merleau pontyana é acusada de ser um relativismo por afirmar que a percepção depende das coisas e de nosso corpo e, assim, de ser um retorno ao protagorismo já que o que é percebido depende do sujeito percebedor. Mas é necessário mostrar uma ideia contrária a esse relativismo, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    A Percepção Em Thomas Reid.José Aparecido Pereira - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):134-143.
    Objetivo primordial desse artigo consiste em apresentar o modo como Thomas Reid delineou em seu pensamento a sua teoria da percepção. Desse modo, o referencial teórico utilizado para a explicitação do nosso propósito serão, sobretudo, as Investigações Sobre a Mente Humana e os Poderes Intelectuais do Homem, as suas duas obras fundamentais. A nossa intenção é expor os principais elementos que compõem e estruturam o processo perceptual, visto que essa temática constitui parte integrante e fundamental da epistemologia do pensador (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica.Anelise Hauschild Mondardo, Laís Piovesan & Paulina Cecilia Mantovani - 2009 - Revista Aletheia 30:158-171.
1 — 50 / 595