Results for 'papéis e posições do facilitador.'

952 found
Order:
  1.  19
    The Paratexts of Cpi: Emergent Findings of an Inquiry in Iran.Soudabeh Shokrollahzadeh & Morteza Khosronejad - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-24.
    This article presents the emergent findings of research conducted in Iran. It’s main objective was to investigate whether adolescents' thinking could turn polyphonic in CPI and what processes, thinking would go through to achieve this objective. Seventeen adolescents, ten girls, and seven boys participated in fourteen sessions with three iranian and three foreign novels as the materials of inquiry. The sessions were videotaped and analyzed by the researchers. The findings discovered out of pre-determined objectives revealed that CPI was effective in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  73
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo Dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a pertinência do recurso da narração tanto na representação quanto da própria constituição da ipseidade. Para realizar esse intento, optou-se por uma estratégia comparativa entre uma posição antinarrativista e uma narrativista no que concerne aos poderes da narração em apreender e compor o domínio das identificações. Em um primeiro momento será realizada uma reconstrução das posições de Jean-Paul Sartre acerca da narração tendo por base a ontologia fenomenológica de O ser e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia v.1 n.1 jul./dez. 1986.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa linha não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    A outra face do crescimento econômico da américa latina: A questão dos meninos E meninas em situação de rua.Carlos Nelson dos Reis - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):117-126.
    O presente texto tem por objetivo esboçar um cenário da contradição: riqueza e pobreza na América Latina. Não pretende trazer nenhuma novidade e nem mesmo esgotar um tema, já tão discutido por analistas e estudiosos de diferentes posições tanto ideológicas como teóricas. A ideia é reforçar o indicativo do recrudescimento dos problemas sócio-econômicos da região, em razão das recentes iniciativas dos governos dos principais países de ajustarem suas estruturas produtivas no sentido de acompanharem os movimentos das estruturas dos países (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  54
    O Idealismo Crítico e o Sistema do Idealismo: um problema sem fundamento?Paulo R. Licht Dos Santos - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    Como entender o “idealismo alemão”? Propõe-se aqui, a partir do choque entrealgumas posições sobre a filosofia kantiana (sobretudo em Schopenhauer e em Schelling),antes do que uma resposta, articular alguns problemas em torno do “idealismo alemão”,procurando pensar, assim, tanto a ambigüidade deste recorte como operador heurísticoquanto a abertura possível para um campo de questões sobre a atividade filosófica e o seu(não) fundamento.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Os Papéis Sociais Na Formação Do Cenário Social e da Identidade.Eduardo Simões Martins - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):40-52.
    Este artigo trata da questão dos papéis sociais na construção do cenário institucional, social e humano. Considera a padronização e o adestramento do ser humano, para a composição das relações sociais e dos status que se estabelecem de formas e com funções diversas pela sociedade que organiza e objetiva os mundos sociais e da pessoa humana enquanto individualidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    Sartre e a tese da transcendência do ego.Renato dos Santos Belo - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):159-180.
    Em A transcendência do Ego, primeiro ensaio filosófico de Sartre, recusa-se a presença do Ego na consciência. Apropriando-se da fenomenologia de Husserl, Sartre critica as posições filosóficas e psicológicas que transformaram o Ego num habitante da consciência. O presente artigo se propõe a examinar a tese de Sartre e delinear o alcance de suas considerações para a psicologia e para a filosofia. Trata-se de momento importante da trajetória de Sartre porque nele podemos identificar as primeiras preocupações do filósofo, assim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    Entre o pragmatismo e a animal linguístico.Robert E. Innis - 2018 - Cognitio 19 (1):133-147.
    Este artigo compara e contrapõe a abordagem naturalista pragmatista para a peculiaridade da linguagem, exemplificada, principalmente, mas, não exclusivamente, por John Dewey, com a extensa abordagem de Charles Taylor em seu O animal linguístico. Taylor, inspirado pelas obras de Hamann, Herder, e Humboldt, conta com recursos filosóficos e conceituais diferentes para o delineamento do que ele denomina de ‘a forma’ da capacidade linguística humana. Porém, Dewey e Taylor chegam a posições que se sobrepõem sem se identificar: a linguagem é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel.Marloren Lopes Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):287-305.
    Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais. Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a natureza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Um vazio paradoxal? Entre pascal e a psicanálise.Abel dos Santos Beserra - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:191-219.
    O presente artigo procura desvelar como Pascal e a abordagem psicanalítica, em sua vertente freudiana e lacaniana, pensaram a experiência de um ser humano finito diante de uma situação paradoxal. Com efeito, as propostas da psicanálise e de Pascal, embora separadas por mais ou menos dois séculos, apresentam pontos comuns que talvez ajudem a elucidar suas próprias posições. Nesse cenário, a hipótese que discutimos a seguir é a de que tanto Pascal quanto a psicanálise tecem suas categorias a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Sobre algumas condições para a dúvida na Primeira Meditação de Descartes.César Schirmer dos Santos - 2007 - Barbarói 26:173-186.
    Descartes propõe, como atitude àquele que pretende fazer ciência, colocar tudo em dúvida. Como veremos, tal proposta restringe-se ao plano ou domínio da investigação da verdade, o qual é distinto do plano ou domínio da conduta da vida. Tal restrição é fundamental para a própria possibilidade da dúvida metódica, e torna o método da dúvida um análogo das posições críticas usuais dos cientistas em relação aos discursos não justificados. Além de ser possibilitado pela restrição ao domínio da investigação científica, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  31
    John Rawls e Hannah Arendt.Ricardo Corrêa de Araujo, Alceu Mauricio Junior, Carolina Matedi Barreira, Edson Kretle dos Santos & Gustavo Antonio Pierazzo Santos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43776.
    Este artigo investiga as posições do liberalismo político de John Rawls e do republicanismo de Hannah Arendt em relação ao humanismo cívico e ao republicanismo clássico. Defende que o republicanismo de Arendt não deve ser considerado um humanismo cívico abrangente e que há uma proximidade entre o liberalismo político e o republicanismo clássico, pois sustenta que um perfeccionismo minimalista baseado em virtudes políticas informa as duas teorias.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Platão: entre a tradição e a abertura dialética.Fábio Fortes & Gislene Vale dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):1-9.
    Característica crucial da obra de Platão é a abertura dialética: sem o movimento do diálogo, sem a abertura para o outro que, corajosamente, apresenta o seu lógos ao escrutínio dialético, não há filosofia. Tampouco há posições definitivas e acabadas que não possam, em algum momento, serem retomadas e repensadas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A suposta indexicalidade dos designadores de espécies naturais segundo Burge.César Schirmer dos Santos - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2):87-105.
    Nos anos 1970s, Hilary Putnam defendeu a tese que designadores de espécies naturais, como “água”, “tigre” e “ouro”, são termos indexicais que mudam de significado a cada contexto. No entanto, Tyler Burge rejeitou essa tese, e Putnam veio a adotar a posição de Burge. A rejeição de Burge está apoiada na distinção entre crenças de dicto e crenças de re. Nesse artigo veremos os pontos de contato entre as posições de Putnam e Burge, a posição de Putnam nos anos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    Priming semântico em crianças: efeitos da força de associação semântica e frequência do alvo.Candice Steffen Holderbaum & Jerusa Fumagalli de Salles - 2010 - Revista Aletheia 33:95-108.
    O priming semântico é um tipo de memória implícita que se caracteriza pelo efeito facilitador de um estímulo precedente no processamento de um estímulo posterior, causado pela relação semântica existente entre os dois. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre os efeitos de priming semânt..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  32
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  34
    Maternidade e carreira: desafios frente à conciliação de papéis.Greyce Rocha Beltrame & Tagma Marina Schneider Donelli - 2012 - Revista Aletheia 38:206-217.
    Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito de dois temas vivenciados por muitas mulheres, a maternidade e a carreira. Reflete-se o que a entrada e consolidação da mulher no mercado do trabalho trouxe de implicações à maternidade. Aprofunda-se o tema com discussão de pesquisas que abo..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Physicalism without identity.Rodrigo A. Dos S. Gouvea - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):253-280.
    This paper presents and discusses the most influential attempts to characterize physicalism without postulating relations of identity between the physical and the prima facie non-physical. The first section deals with a possible criticism that these attempts are misguided, since they contradict the physicalist slogan “everything there is physical.” In the second section, I elucidate the different formulations of the physicalist supervenience claim, and argue that none of them consists in an adequate characterization of physicalism. Three reasons are given in favor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  41
    (1 other version)“O religioso após a religião”: um debate entre Marcel Gauchet e Luc Ferry (“The religious after religion”: an debate between Marcel Gauchet and Luc Ferry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p71. [REVIEW]Henrique Marques Lott & Wilmar do Valle Barbosa - 2010 - Horizonte 8 (19):71-100.
    A riqueza do debate ocorrido entre os filósofos Luc Ferry e Marcel Gauchet, em janeiro de 1999, deu origem a este artigo, em que os autores exploram os temas e as questões discutidas naquela ocasião. O artigo apresenta as diferentes posições dos dois pensadores franceses, cuja preocupação maior é pensar as condições de possibilidade da religião e do religioso nos tempos atuais. Tempos em que, segundo os debatedores, predomina a individualização da crença e nos quais a presença de uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  15
    Oakeshott e a gênese do racionalismo moderno.Gabriel Ferreira - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44546.
    O pensamento do filósofo britânico Michael Oakeshott é frequentemente recrutado no debate entre conservadorismo e posições progressistas, no qual algumas de suas distinções e explicitações são postas a serviço da crítica a determinados aspectos dessa última. Um de seus principais movimentos argumentativos consiste em apontar que posições políticas fundamentalmente revolucionárias pressupõem certa concepção de racionalidade que, por sua vez, estaria em desacordo com uma visão clássica acerca da faculdade intelectiva humana ao mesmo tempo em que privilegia tal concepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  48
    As posições de Newton, Locke e Berkeley sobre a natureza da gravitação.Silvio Seno Chibeni - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):811-839.
    Ao defender, nos Princípios matemáticos de filosofia natural, a existência de uma força de gravitação universal, Newton desencadeou uma onda de dúvidas e objeções filosóficas. Suas próprias declarações sobre a natureza da gravitação não são facilmente interpretáveis como formando um conjunto consistente de opiniões. Por um lado, logo após fornecer as três definições de "quantidades de forças centrípetas" (Defs. 6-8), Newton observa que está tratando tais forças "matematicamente", sem se pronunciar sobre sua realidade física. Mas, por outro lado, no Escólio (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. O Que É O Poder? As formas de exercício do poder na vida social e pragmática dos indivíduos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Como podemos observar na sociedade contemporânea, as relações de poder estão cada vez mais disseminadas por todos os lados, seja nas relações familiares, num grupo de amigos, numa instituição, numa empresa, em cargos públicos, etc, e essas relações podem-se caracterizar de forma simples (entre dois indivíduos) ou numa esfera mais complexa (empresa, cidade ou país). E cada uma dessas relações têm em comum o fato de servirem como meio de influência na consulta alheia. Na esfera social, são números demasiados de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    En VII 1 e EE I 6- Uma análise dos métodos.Mariane Oliveira - 2017 - Dialektiké 1 (4):29-52.
    O presente artigo visa defender a tese de que há dois tipos diferentes de métodos nas éticas de Aristóteles. Costumeiramente, as prescrições metodológicas de EN VII 1 e EE I 6 são vistas como complementares, fazendo parte de um mesmo método que fora descrito por Barnes como o “método dos endoxa”. Esse método, claramente presente na prescrição da EN, consiste em estabelecer os phainomena, percorrer as aporias e provar o que for possível das opiniões reputadas. Contudo, o método que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Da Colonização e da Emancipação do Pensamento.Rodrigo Dantas - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Proposições e enunciados de pensamento nascem da história, lhe pertencem e sobre ela incidem à medida que necessariamente agem sobre as condições de compreensão, problematização, racionalização e comunicação do real. Idéias e concepções de mundo não brotam simplesmente da mente de sujeitos sem história e sem sociedade, se dirigindo a um mundo abstrato de objetos sem história e sem contexto social: elas nascem da historicidade de um determinado modo de produção da vida pela própria vida, de uma determinada formação social. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    O Conceito de Beatitude Em Fichte e Espinosa: Implicações Morais e Políticas Do Idealismo e Do Dogmatismo.Lucas Damián Scarfia - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:259-297.
    Neste artigo procuro expor a forma pela qual aparece o conceito de beatitude ( _Seligkeit_ - _beatitudo_ ) no pensamento de Fichte e de Espinosa. Tendo isso em vista, ressalto a importância de considerar os fundamentos metafísicos dos seus sistemas filosóficos para poder compreender suas implicações práticas - em particular as morais e políticas - a respeito do sentido que aquele conceito adota. Assim, pretendo analisar a metafísica fichteana do ansiar ( _Sehnen_ ) como base da sua concepção da beatitude (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Objectivos e fronteiras do conhecimento.M. M. Carrilho & J. Sàágua - forthcoming - Epistemologia: Posições E Críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    O problema do caráter epistêmico de normas e valores no debate Putnam-Habermas: uma resposta da teoria da normatividade de Clarence Irving Lewis.Victoria Paz Sánchez García - 2018 - Cognitio 19 (1):148-159.
    A questão do relacionamento entre a normatividade e valoração e sua incorporação no discurso racional é um dos problemas mais relevantes na filosofia contemporânea e é claramente desdobrada em todas as suas complexidades no debate paradigmático mantido entre Hilary Putnam e Jürgen Habermas durante a primeira década do século XXI. A partir dessas posições que reivindicam a tradição do pragmatismo americano, os filósofos discutem a objetividade dos juízos de valor e normativos defendendo, com diferenças significativas, uma posição cognitivista. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    O estatuto e o papel do intelectual em Benda e Sartre.Renato Belo - 2023 - Griot 23 (3):194-211.
    Esse artigo pretende explorar os temas do estatuto e da função do intelectual em dois autores significativos para a questão a partir do século XX: Julien Benda e Jean-Paul Sartre. Trata-se de revisitar as noções de autonomia e engajamento, fundamentais para uma compreensão comparativa entre os dois autores. O texto procura caracterizar de forma ampla o tipo de intelectual defendido por Benda no mesmo passo em que procura evidenciar a gênese e as condições de aparecimento do intelectual para Sartre. O (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Maquiavel na Inglaterra: O leitor David Hume.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):79.
    Os escritos de Nicolau Maquiavel foram lidos por várias pessoas de modo não confessional desde a sua divulgação. Indícios apontam que os ingleses tiveram acesso as suas obras já no reinado de Henrique VIII, ainda que de forma restrita à elite inglesa, que tinha familiaridade com o idioma italiano. Decerto que as obras do florentino ofereceram uma sólida contribuição ao pensamento político inglês, o que, por sua vez, estimulou uma reflexão crítica ao fenômeno político, bem como aos valores vigentes, pois, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  22
    As representações sem consciência em Kant.Luís Eduardo Ramos de Souza & Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):292.
    Kant desenvolve o tema das representações sem consciência, obscuras e inconscientes de forma fragmentária e dispersa ao longo das suas obras. Por essa razão, este trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e agrupar diversas passagens em que Kant trata desta matéria em vários dos seus textos, e, posteriormente, analisar e relacionar suas ideias a fim de formar uma visão global e articulada acerca desta classe especial de representações. As posições defendidas neste texto são as seguintes: primeira, indicar que Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  64
    Diversity, Social Inquiries, and Epistemic Virtues.Jonathan E. Adler - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):37-52.
    A teoria das virtudes epistêmicas (VE) sustenta que as virtudes dos agentes, tais como a imparcialidade ou a permeabilidade intelectual, ao invés de crenças específicas, devem estar no centro da avaliação epistêmica, e que os indivíduos que possuem essas virtudes estão mais bem-posicionados epistemicamente do que se não as tivessem, ou, pior ainda, do que se tivessem os vícios correspondentes: o preconceito, o dogmatismo, ou a impermeabilidade intelectual. Eu argumento que a teoria VE padece de um grave defeito, porque fracassa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  20
    A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados.Zoraya Maria De Oliveira Marques - 2019 - Odeere 4 (8):140.
    Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Discurso relatado e posicionamentos ideológicos: a distribuição social do saber e do poder no discurso midiático.Gabriel Dvoskin - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):193-213.
    RESUMO Neste artigo, analisamos as representações que foram postas em circulação sobre os atores sociais envolvidos no conflito educativo que teve lugar na Cidade de Buenos Aires, em setembro de 2017. Para isso, questionamos os posicionamentos manifestados nos principais jornais argentinos, La Nación e Página/12. Partimos da ideia de que o discurso relatado constitui um mecanismo discursivo a partir do qual os jornais configuram o marco ideológico no qual se inscrevem a partir das problemáticas que abordam, resultando em um espaço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    O discurso do setor forestal nas revistas Apsi e Análysis (1974 a 1986).Felipe Arturo Maurelia-Burgos, Stefanie Katleen Pacheco-Pailahual & Luis Nitrihual Valdebenito - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 31:125-141.
    O objetivo desta investigação é analisar as construções discursivas das revistas de oposição APSI e Análisis em relação à indústria florestal, entre 1974 e 1986, através da Análise Crítica do Discurso (ACD), centrando-se nas figuras relevantes, nas suas trajectórias figurativas e avaliações temáticas, bem como no reconhecimento das suas posições de poder e, assim, averiguar as manifestações discursivas implícitas e explícitas nos textos. Os resultados diferem na sua posição crítica em relação aos meios de comunicação tradicionais, mas mantêm um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    As funções do intérprete educacional: entre práticas sociais e políticas educacionais.Neiva de Aquino Albres & Carlos Henrique Rodrigues - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):15-41.
    RESUMO Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre os papéis assumidos pelos intérpretes educacionais de Libras-Português na atual educação de surdos em escolas inclusivas baseadas na perspectiva bilíngue. Para tanto, consideramos a contribuição do pensamento bakhtiniano às Ciências Humanas, no tocante ao discurso e à atividade interpretativa, e analisamos trechos de um documento publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que visa à definição das atribuições desses profissionais. Constatamos uma refração na forma de designar os intérpretes educacionais e, também, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  41
    A ciência é metapsiquismo: Fernando do Ó e o discurso espírita na imprensa de Santa Maria, RS.Renan Santos Mattos - 2019 - Horizonte 16 (51):1407-1426.
    Este texto trata de apresentar a posição intelectual de Fernando Do Ó, militar, advogado e espírita que atuou em Santa Maria nas décadas de 1930 a 1960, sobre espiritismo. Essas discussões foram sustentadas na análise do Pierre Bourdieu sobre as disputas percebidas do campo religioso. Destacamos suas posições a partir do que foi publicado no jornal Diário do Interior de 1930 a 1937, assim, propomos uma reflexão, da escrita na imprensa local no sentido de demarcar identidade espírita diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Convergência lusófona (2008-2012): as posições do MIL, Movimento Internacional Lusófono.Renato Epifânio (ed.) - 2012 - Sintra: Zéfiro.
    AS POSIÇÕES DO MIL- MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (2008-2012) Cada vez mais, o MIL tem agregado pessoas de todo o espaço lusófono Desde logo, porque há um reconhecimento cada vez maior da importância estratégica da convergência lusófona, Horizonte maior do MIL Vivemos um tempo de viragem histórica, em que os vários povos da lusofonia começam a compreender os benefícios desse caminho comum, passadas que estão de vez algumas páginas historicamente mais traumáticas Daí a sintonia temporal, senão mesmo geracional, do MIL (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    As duas faces do decisionismo: constitucionalismo do bem comum e democracia iliberal.Wladimir Barreto Lisboa & Nikolay Steffens - 2020 - Doispontos 17 (2).
    Poder-se-ia afirmar que os valores e ideais da modernidade conduzem à constituição das instituições do Estado Democrático de Direito. Trata-se de um longo e intrincado processo de feitura cujo resultado pode ser rastreado a partir de um complexo conjunto de visões teóricas e compromissos institucionais: princípios dos liberalismos político e filosófico, constitucionalismo e democracia deliberativa. Tal percurso revela-se acidentado, no entanto há uma presença constante entre os críticos da modernidade. Trata-se da perspectiva antiliberal de algumas posições conservadoras. Contemporaneamente, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    O Irracionalismo e sua Teoria do Conhecimento: Reação Agnóstico-relativista de Guerreiro Ramos ao Marxismo (1939-1955).Leandro Theodoro Guedes, Elcemir Paço Cunha & Wescley Silva Xavier - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):232-258.
    O objetivo do artigo é determinar as evidências do irracionalismo nos textos iniciais de Alberto Guerreiro Ramos com respeito à teoria do conhecimento, considerando o período de preparação do autor para seu posicionamento posterior na fenomenologia. Para tanto, foi realizada análise imanente dos textos selecionados (1939-1955). Os resultados sugerem que as evidências do irracionalismo compareceram pela adesão do autor ao agnosticismo relativista presente nas posições do existencialismo e da fenomenologia, preenchendo assim uma lacuna na pesquisa a respeito do pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  54
    Psicologia e Inclusão.Ana Paula Camilo Ciantelli & Lúcia Pereira Leite - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):97-132.
    Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    No cruzamento do direita e da ética.Pedro Vaz Patto - 2010 - [Coimbra]: Almedina.
    Neste livro reúno textos sobre temáticas que têm em comum o facto de se situarem num plano de cruzamento entre o Direito e a Ética. São textos de um jurista que procura ir além da análise do direito positivo e reflectir sobre o sentido mais profundo dos princípios filosóficos e éticos que norteiam o ordenamento jurídico. Envolvem opções de princípio que podem considerar-se estruturantes quanto ao modelo civilizacional que queiramos hoje seguir. Apesar de escritos em épocas e contextos bastante diversificados, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    A questão maquiavélica e as diferentes formas de governo na ordenação do Stato: Uma leitura do Discorso sopra il riformare lo Stato de Firenze.Jean Felipe de Assis - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):108.
    A Expressão Questão maquiavélica foi popularizada por Isaiah Berlin ao ponderar sobre a fortuna crítica do pensamento político do secretário florentino. Há divergências entre as interpretações monocráticas e republicanas das obras de Machiavelli, as quais centram-se, especialmente, nas possíveis discrepâncias existentes entre Il Principe e os Discorsi. Diversos contextos históricos permitem múltiplas apropriações das ideias presentes nesses e outros textos desse autor: um pensador amoral na ausência das premissas religiosas; um republicano a lutar pela liberdade popular aos moldes dos pensamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em pesquisadores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Tempo E narrativa.Maria da Glória Bordini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):339-347.
    A palestra versa sobre a noção de tempo na antiguidade clássica e na modernidade e sua presença na narrativa literária, explorando as posições de Aristóteles e Paul Ricoeur sobre o modo como o discurso poético organiza o tempo físico. Para tanto, parte do modo fundamental de registro do tempo: o histórico, apoiado na experiência e na memória e secundado pelos sistemas sígnicos e pelos aparelhos ideológicos, e examina as transformações que a concepção de tempo sofre ao integrar uma narrativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Entre Foucault e Brown: a escrita da história e o papel do intelectual na análise dos processos de subjetivação neoliberais.Thiago Fortes Ribas - 2023 - Griot 23 (3):212-222.
    O artigo propõe uma comparação entre as pesquisas de Michel Foucault e de Wendy Brown a partir das críticas e das complementariedades propostas pela pensadora norte-americana derivadas de sua leitura de _Nascimento da biopolítica_. Inicialmente, a explicação sobre o modo como Foucault escreve suas pesquisas históricas no contexto da sua crítica ao humanismo tem a função de auxiliar a compreensão das diferenças nos papeis intelectuais adotados. A recusa da história dialética aparece ligada, então, às críticas a figura do intelectual universal (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    O Conceito de Consequência Lógica e os Problemas do Pluralismo e do Anti-Excepcionalismo.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):125-139.
    ResumoApresentam-se alguns conceitos fundamentais e posições representativas referentes a três debates correntesna filosofia da lógica, a saber aquele acerca da natureza da relação de consequência, o que versasobre o problema do pluralismo lógico (e sua alternativa fundamental, o monismo) e o que gira em tornoda chamada proposta anti-excepcionalista, que nega o caráter excepcional da lógica e a põe numa relaçãode continuidade essencial com as demais ciências, de modo a evidenciar pontos de conexão entre as trêsdiscussões mencionadas. Levanta-se, por fim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  28
    Diálogo entre a tradição bíblica e a construção do discurso teológico ambiental cristão (Dialogue between bible's tradition and the environment christian theological discourse construction).Amelia Ferreira Martins Limeira & Maristela Oliveira de Andrade - 2012 - Horizonte 10 (26):603-618.
    A tradição bíblica tem inspirado leituras e interpretações ecológicas por parte de teólogos de vertentes cristãs diversas, dentre os quais podemos destacar: Carriker, Reimer, Schaeffer e Stott. O objetivo deste artigo é apresentar alguns textos das Escrituras Sagradas judaico-cristãs e o modo como estes têm sido interpretados por teólogos cristãos vinculados à vertente reformada à luz de uma leitura ecológica. Um corte epistemológico foi feito reconhecendo nestes teólogos posições ideológicas heterogêneas a fim de preservar a re(leitura) dos textos bíblicos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 952