Results for 'edição crítica'

974 found
Order:
  1. Sobre o conceito de ediçao crítica.L. De Azevedo - 2006 - Humanitas 58:15-22.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Apostilas para a ediçao crítica do "Livro da corte enperial".J. M. Pontes - 2006 - Humanitas 58:229-252.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  10
    O infamiliar [Das Unheimliche] – Uma edição crítica à sua maneira.Jean Soares - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):4.
    Resenha de FREUD, S.. O infamiliar / Das Unheimliche, seguido de O Homem da Areia. Trad. Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares; e Romero Freitas. Belo Horizonte: Autêntica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Hipponactea: subsídios para uma nova edição crítica do iambógrafo de Éfeso.Walter de Medeiros - 1967 - Humanitas 19.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Recensão a: JM da Cruz Pontes-Estudo para uma edição crítica do Livro da Corte Enperial.Vicente Casal Pelayo - 1960 - Humanitas 11.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  72
    P. F. Alberto : O De Ira de Martinho de Braga, Estudo, Ediçao Critica, Traduç'o e Comentário. Pp. 246. Oporto: Fundação Eng. António de Almeida, 1993. Paper. [REVIEW]R. P. H. Green - 1996 - The Classical Review 46 (1):165-165.
  7.  52
    O conceito de objeto transcendental na Dedução A: revolução ou queda pré-crítica?Andrea Faggion - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):143-152.
    Pretendo defender a compatibilidade da concepção de objeto desenvolvida na Dedução Transcendental das categorias do entendimento da primeira edição da Crítica da Razão Pura com as demandas da filosofia crítica, ainda que pese em contrário o uso da expressão “objeto transcendental” por parte de Kant. Sugiro que o uso de tal expressão guarde justamente uma transição entre o conceito de objeto como coisa em si e o novo conceito de objeto do conhecimento em sentido crítico.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  12
    Apontamentos acerca do Idealismo Transcendental no contexto da Crítica da razão pura de Kant.Renata Cristina L. Andrade - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):52.
    Este trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Diferenças entre as deduções nas duas edições da crítica da razão pura.Musse Ricardo - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):45-55.
    Comparação entre as duas versões da dedução kantiana dos conceitos puros do entendimento, a da 1ª edição de 1781 e a de 1787. Focam-se aqui principalmente as discrepâncias referentes à dedução objetiva, isto é, aquela encarregada de demonstrar que as categorias são as condições de possibilidade dos objetos de experiência.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Cartas de Espinosa a Hudde.Samuel Thimounier - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:156.
    A correspondência entre Spinoza e Johannes Hudde é, na verdade, um conjunto de três epístolas, todas de autoria de Spinoza. Os escritos originais em holandês se perderam e os únicos existentes são as versiones latinas que constam nas Opera Posthuma, da qual foram retraduzidas para o holandês a fim de compor os Nagelate Schriften. O texto latino oferecido e sobre o qual nos valemos foi o da edição crítica de Carl Gebhardt. Dentre as traduções usadas como instrumentos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    O problema da Personalidade: Conferências de Henri Bergson na Universidade de Edimburgo.Rodrigo Barros Gewehr - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):461-490.
    O Problema da Personalidade é o nome dado a uma série de conferências proferidas por Bergson no quadro das Gifford Lectures em 1914. Dessas conferências, conhecemos apenas os resumos, que foram publicados em inglês na coletânea de textos Mélanges, seguidos na mesma obra de uma tradução para o francês de Martine Robinet. Mais recentemente, essa tradução para o francês foi revista e acrescentada de um extenso aparato crítico, por ocasião da publicação dos Écrits philosophiques, último volume da edição (...) da obra de Bergson, publicada pelas Presses Universitaires de France. A presente tradução de O problema da personalidade toma como base o texto original em inglês, publicado nos Mélanges, enriquecendo-o com a tradução das notas de Élie During publicadas no mencionado aparato crítico dos Écrits philosophiques. (shrink)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Os Kollegnachschriften de Nietzsche. Considerações sobre uma lacuna das obras completas.Eduardo Nasser - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):89-110.
    Resumo: Não obstante as reconhecidas virtudes da edição crítica - Kritische Gesamtausgabe -, há o entendimento de que as duas primeiras seções dessa edição, que abrangem os escritos de juventude e filológicos, possuem lacunas. Uma dessas lacunas, contida na seção I, decorre da problemática decisão de não incorporar, em sua totalidade, os registros de aulas realizados por Nietzsche no período universitário, os Kollegnachschriften, valiosos tanto para estudos genéticos e de contextualização, como também para estudos de fontes. Muito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Das Buch vom heiden und den drei weisen.Alexander Fidora - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):733-734.
    No início deste ano, contemporânea a uma edição comemorativa dos quarenta anos deexistência do lnstitutus-Rainnmdus-Lullus em Freiburg i. Br., um tanto atrasada, mas nem por isso menos importante, apareceu a tradução alemã do Liber de gentili et tribus sapientibus,. Duas circunstâncias tornaram importante o aparecimento deste livro para todos os que se interessam por Ramon Llull e pela cultura catalã. Em primeiro lugar, por ser esta não somente a primeira edição completa desta obra em alemão, que substitui a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Nietzsche pensador mediterrâneo: a recepção italiana.Scarlett Marton (ed.) - 2007 - Ijuí, RS: Unijuí.
    Esta obra trata da recepção do pensamento de Nietzsche na Itália, marcada por vários pontos de inflexão. Ligada, de início, ao nome de Gabriele D'Annunzio, a fortuna de sua obra toma outra direção com Benedetto Croce, para ser uma vez mais redirecionada com Giovanni Gentile. Os socialistas, porém, para ela abrem um novo caminho, que os fascistas se empenham rapidamente em desviar. Na cena acadêmica, a partir do final dos anos 1920, trabalhos vêm operar uma reviravolta na abordagem do pensamento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Nietzsche Source: Buscar, verificar, citar.Paolo D’Iorio - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (3):45-3.
    In this article, the editor and scientific director of Nietzsche Source, Professor Paolo D'Iorio, aims at describing the two editions of Nietzsche’s work currently published on this scientific Web site Firstly, the critical edition, the Digitale Kritische Gesamtausgabe Werke und Briefe (eKGWB), which provides an electronic version of the German edition of Nietzsche's complete works, based on the critical text established by Giorgio Colli and Mazzino Montinari. Secondly, the facsimile edition, the Digitale Faksimile-Gesamtausgabe (DFGA), which reproduces all the documents relating (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Electronic publishing of magazines: tendencies, limitations and the contribution of the SLHI.Pedro Lisboa - 2009 - Cultura:259-268.
    O mundo da edição electrónica de periódicos encontra-se em permanente evolução, a par dos avanços tecnológicos e da crescente utilização de meios informáticos que facilitem o acesso à informação.A maioria das iniciativas que utilizam a edição electrónica de revistas tem como principal objectivo permitir aos investigadores um acesso fácil e centralizado à informação, alargando desta forma a potencial difusão das publicações consultadas.Partilhando alguns elementos deste princípio funcional, o Seminário Livre de História das Ideias (SLHI) propõe-se editar e estudar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Lições de Metafísica - Immanuel Kant (Estudo Introdutório) [Extrato].Bruno Cunha - 2022 - In Lições de Metafísica (Immanuel Kant). Editora Vozes. pp. 31-56.
    Esta edição contém a única transcrição estudantil sobrevivente das Lições de Metafísica de Kant da década de 1770. A Lição foi ministrada o mais tardar no inverno de 1779/80 e, portanto, antes mesmo da publicação da Crítica da Razão Pura (1781). Um exceção é, contudo, a parte sobre a ontologia que seguramente se remonta a uma Lição que Kant ministrou depois de 1781. Estas transcrições de Lições são de valor inestimável para a história do desenvolvimento da filosofia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A Distinção Kantiana Entre Aparecimento E Fenômeno: Série 2.Olavo Pimenta - 2006 - Kant E-Prints 1:119-126.
    Em sua Crítica da Razão Pura, Kant diferencia criteriosamente aparecimento [Erscheinug] de fenômeno [Phaenomenon]. Esta distinção está presente tanto na primeira edição quanto na segunda. Não seguir com rigor este critério, ou o fazê-lo de maneira inadequada, oculta importantes informações e pode ofuscar elementos fundamentais à compreensão da sua argumentação em etapas decisivas. O presente trabalho busca determinar o que Kant entende por cada um destes termos. In his Critic of Pure Reason, Kant judiciously differentiates appearance [Erscheinug] from (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    A nova revolução copernicana: quando o Eu, o Outro e o Todo são outros.Luis Fellipe Garcia - 2020 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 41 (122):17-38.
    No prefácio da segunda edição da Crítica da razão pura, Kant propõe uma revolução metodológica em Filosofia similar à revolução copernicana: ao invés de tratar o observador como um centro fixo em torno do qual os objetos gravitam, pensá-lo antes como um móvel cujos movimentos cognitivos permitiriam explicar fenômenos anteriormente inexplicáveis. Alguns filósofos contemporâneos sugerem que essa revolução deva ser realizada de um ponto de vista geográfico, pois os problemas fundamentais da Filosofia parecem gravitar todos em torno do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Entrevista com Prof. Dr. Rodrigo Duarte.Rafael Cordeiro Silva, Ana Paula de Ávila Gomide, João Paulo Andrade Dias & Victor Hugo de Oliveira Saldanha Saldanha - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1525-1540.
    Entrevista realizada em outubro de 2023 por Rafael Cordeiro Silva, Ana Paula de Ávila Gomide, João Paulo Andrade Dias, Victor Hugo de Oliveira Saldanha e concedida a Educação e Filosofia para publicação no v. 37, n. 81, p. 1727-1740, set./dez. 2023, como parte integrante do Dossiê Teoria Crítica 100 Anos organizado por Prof. Dr. Rafael Cordeiro Silva, Prof. Drª. Ana Paula de Ávila Gomide e Prof. Dr. Sertório de Amorim e Silva Neto, e também publicado nesta mesma edição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia.Werner Ludwig Euler - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).
    Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma revisão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Schopenhauer e a demarcação do lugar de sua filosofia segundo ele mesmo.Dax Moraes - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e10.
    Pretende-se com este artigo encontrar um possível esclarecimento para a afirmação de Schopenhauer segundo a qual somente a Vontade é o unicamente Real, uma tese publicada pela primeira vez em A vontade na natureza que exigiria várias mudanças em sua obra capital, uma vez que se torna a definitiva demarcação do pensamento de Schopenhauer com relação a seus antecessores. Esse problema nos levou a considerar a relação entre Schopenhauer e Kant em vista de descobrir o sentido próprio dessa tese, bem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  41
    Introdução à Antropologia (semestre de inverno 1781/82).Márcio Suzuki - 2008 - Discurso 38:247-261.
    O texto traduzido nas páginas que seguem figura como introdução ao curso de Antropologia que Kant ministrou em Königsberg no semestre de inverno de 1781-1782. Esse curso é o primeiro da chamada fase “crítica”, e o mais longo dos publicados por Reinhardt Brandt e Werner Stark nos dois enormes tomos que constituem o volume XXV da edição da Academia (Berlim: de Gruyter, 1997). À diferença dos demais, catalogados pelo nome do aluno, do detentor do manuscrito ou do local (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    Freud's Trieb as instinct 1: sexuality and reproduction.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (1):73-95.
    O conceito freudiano de "impulso", ou "instinto" (Trieb), é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud em um sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de "Trieb" por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Apresentação:Questões de Leitura e Educação.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entreeducação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostramcaminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de leitura comparatista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Propósito e estrutura do Quarto Paralogismo.Silvia Altmann - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):85-121.
    Resumo: O objetivo deste artigo é, considerar o quarto paralogismo e a crítica kantiana a ele na versão da primeira edição da Crítica da razão pura, destacando o contexto do quarto paralogismo, a saber, o propósito e a estrutura dos paralogismos em geral. Procurarei mostrar que, ao contrário do que parece à primeira vista, o quarto paralogismo na sua primeira edição partilha da mesma estrutura dos demais e é equivalente à sua formulação na segunda edição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Obra aberta: formas e indeterminação nas poéticas contempor'neas.Umberto Eco - 2015 - Editora Perspectiva S.A..
    Enfoque revolucionário e atual dos problemas da estética e da teoria da informação, este livro é uma leitura obrigatória para todo aquele que, de algum modo, se ocupa da literatura, do teatro, da crítica, da publicidade, do design industrial e das artes plásticas, entre outras áreas. - As sucessivas reedições e o papel que desempenharam na formação e no debate de ideias, bem como na visão e na escritura de mundo que a antropologia, a semiótica e a tecnologia instituíram (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  22
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de construção social de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A discussão em torno da "Parte II" das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2019 - Sofia 8 (1):171-186.
    O artigo tem dois propósitos centrais: primeiramente, expor a discussão sobre a inclusão do TS 234 nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Para atingir esse primeiro objetivo, iremos analisar as justificativas de inclusão dadas por Anscombe e Rhees na primeira edição do livro, as críticas feitas por von Wright e, por fim, os motivos que levaram Hacker e Schulte, editores da quarta edição do livro, a considerar o TS 234 como parte de um trabalho distinto das Investigações Filosóficas. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Terá Rawls refutado o utilitarismo?Sagid Salles - 2012 - Critica 1.
    Em 1971 era publicada uma obra que se tornaria muito importante nas discussões de filosofia política. O nome dessa obra é Uma Teoria da Justiça e seu autor John Rawls. Ao longo das aproximadas seiscentas páginas do livro, Rawls apresenta e defende a perspectiva que chamou de “Justiça como Equidade”. Rawls considera, e menciona-o logo no prefácio (tanto da edição original como da revista), que a sua teoria pretende ser uma alternativa à teoria utilitarista. Assim, uma parte do seu (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    Um brinde ao entrecruzamento de vozes.Eliete Hugueney de Figueiredo Costa & Simone de Jesus Padilha - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):163-184.
    RESUMO Este estudo constitui um recorte de pesquisa doutoral que teve por objetivo compreender, na dimensão verbo-visual da revista cuiabana A Violeta, como se constitui discursivamente o entrecruzamento de vozes. Tomamos o enunciado Chronica, da edição de 31 de dezembro de 1937, a fim de desvelar as tensões discursivo-ideológicas por meio da análise de estratégias linguístico-discursivas e de mobilização do plano de expressão verbo-visual. Baseamo-nos na teoria de Bakhtin e o Círculo, quanto às questões que envolvem as relações dialógicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    A formulação do problema da dedução transcendental em Opus Postumum: é possível identificar, neste, elementos de uma dedução próxima àquela de 1781?André Renato Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):50-60.
    Este trabalho tem por objetivo demonstrar elementos argumentativos apresentados por Kant em seu trabalho final: Opus Postumum, que comprovaria a tentativa de Kant em desenvolver ali uma dedução, contudo, demonstraremos que esta dedução em desenvolvimento no Opus articula elementos que a aproximaria significativamente da dedução transcendental de 1781. Com isto, temos a comprovação que no Opus há uma reavaliação da parte subjetiva da dedução transcendental exposta na primeira edição da Crítica, o que incide numa retomada desta investigação subjetiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  58
    Conversas pragmatistas sobre comportamentalismo radical.Carlos Eduardo Lopes, Carolina Laurenti & José Antônio Damásio Abib - 2018 - Curitiba, PR, Brasil: CRV.
    O presente livro é um projeto corajoso e desafiador, mas um projeto já bem sucedido, pois não é sempre que em nosso país um livro acadêmico deste tipo chegue a uma segunda edição. É corajoso por convidar o leitor para dialogar com os autores e com duas escolas importantes da filosofia e da psicologia que são em geral mal compreendidas. É desafiador tanto para os autores quanto para seus leitores, pois o behaviorismo radical de Skinner (ou seu comportamentalismo, como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  17
    Postmodern Experimentation in Anthony Browne’s Picturebooks: The Reinvention of a Canon in Children’s Literature.Carina Rodrigues & Ana Isabel Pinto - 2024 - Bakhtiniana 19 (3):e64072p.
    RESUMO Este artigo1 pretende evidenciar as características do livro-álbum pós-moderno, concretamente, na obra de Anthony Browne, criador britânico de reconhecido valor na conformação deste segmento privilegiado da edição infantojuvenil contemporânea, cuja narrativização resulta da relação triádica texto-imagem-suporte. A revisitação do conjunto da sua obra, a partir de um corpus necessariamente restrito e mais representativo, propõe evidenciar as potencialidades estético-literárias e formativas de uma produção sui generis, reconhecendo o seu contributo na consolidação de um novo paradigma da literatura para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Immanuel Kant: Reflexões de filosofia moral [seleção de notas].Bruno Cunha - 2019 - Estudos Kantianos 7 (1):81-102.
    Apresentamos aqui a tradução de uma pequena seleção das notas kantianas sobre ética. A maioria dos fragmento traduzidos é parte das chamadas Reflexões de Filosofia Moral publicadas no tomo XIX de Kants gesammelte Schriften, que se constituem, em sua maior parte, como as anotações de Kant (algumas em folhas soltas) na margem de um dos exemplares de referência para seus cursos de ética17, a Initia philosophiae practicae primae de Alexander Baumgarten, em sua edição de 1760. Acrescentamos à mesma seleção, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  35
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Edição 38 - Compilação.Edição 38 - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação. Org. de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. Trad. de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EdUSP, 2010. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):219-222.
    O texto é uma resenha de uma obra do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Dilthey. A resenha aborda uma publicação para o português da obra Filosofia e educação na data em que se celebra o centenário de morte de Dilthey. A iniciativa dessa análise se justifica por ressaltar esta edição que: apresenta ao público brasileiro este autor relativamente pouco conhecido em nosso país; introduz os termos de sua filosofia. Dilthey é pensador crucial para o século XX por ter contestado (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Nt conclusion harles bla korby, Wal er oss rt & davi Donaldson.Pop Lation Princip E. Critica-Level & He Repugn - 2004 - In Torbjörn Tännsjö & Jesper Ryberg (eds.), The Repugnant Conclusion: Essays on Population Ethics. Kluwer Academic Publishers. pp. 45.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    El mecanicismo cartesiano malentendido: Estudio sobre Los manuscritos fiLosóficos clandestinos Del siglo XVIII.Sébastien Charles & Del Cartesianismo la Crítica - 2007 - In Jorge Martínez Contreras, Aura Ponce de León & Luis Villoro (eds.), El saber filosófico. México, D.F.: Asociación Filosófica de México. pp. 396.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. t. I. Libros I-III continens.Recognoverunt Brevique Adnotatione Critica Instruxerunt Carlos Steel, Caroline Mace & Pieter D'Hoine - 2007 - In Carlos Steel (ed.), Procli in Platonis Parmenidem Commentaria: Tomus I, Libros I-Iii Continens. New York: Oxford University Press UK.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. t. 2. Libros IV-V continens.Recognoverunt Brevique Adnotatione Critica Instruxerunt Carlos Steel, Caroline Mace & Pieter D'Hoine - 2007 - In Carlos Steel (ed.), Procli in Platonis Parmenidem Commentaria: Tomus I, Libros I-Iii Continens. New York: Oxford University Press UK.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Yma.Meditaciones Críticas de Un Idealista - 1999 - Revista Agustiniana 40 (121-122):3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Ştefan afloroaei.Aurel Codoban, Despre Comprehensiune, REFLECŢIE CRITICĂ & On Comprehension - 2008 - Journal for the Study of Religions and Ideologies 7 (21):112-119.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Rawlsianismo metodológico, teoría crítica y teoría política animal.Pedro Riquelme Peña - 2023 - Isegoría 69:e05.
    El objetivo de este trabajo es ofrecer una explicación sistemática de por qué la teoría política animal desarrollada en el marco del rawlsianismo metodológico tiene dificultades para ajustarse a los estándares de la justificación pública. Argumento, más específicamente, que el problema radica en que nuestra cultura política dificulta que los ciudadanos puedan adoptar una perspectiva coherente para reflexionar sobre los términos a través de los cuales deben conducirse las relaciones entre especies. Para salir de esta situación, sostengo, hay que introducir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. t. 3. Libros VI-VII et indices continens.Textum Graecum Recognoverunt Brevique Adnotatione Critica Instruxerunt Leen van Campe Et Carlos Steel & Ultimam Partem Ex Latino in Graecum Vertit Carlos Steel - 2007 - In Carlos Steel (ed.), Procli in Platonis Parmenidem Commentaria: Tomus I, Libros I-Iii Continens. New York: Oxford University Press UK.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  47.  8
    Figuras de la crítica: la (de) formación del sujeto como problema histórico en Marcuse, Foucault y Butler, de Andrés Luna Jiménez.Carlos Oliva Mendoza - 2024 - Revista de Filosofía (México) 56 (156):214-221.
    En la serie de cuadernos del seminario de la Universidad Nacional Autónoma de México, “Modernidad: versiones y dimensiones”, dirigido por Marta Lamas y que ha sido coordinado anteriormente por Raquel Serur y por su fundador Bolívar Echeverría, Andrés Luna Jiménez, un joven historiador, ha publicado un libro notable: Figuras de la crítica: la (de)formación del sujeto como problema histórico en Marcuse, Foucault y Butler. El libro contiene virtudes difíciles de alcanzar en la academia actual: muestra una clara voz autoral; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Ontologia social e teoria crítica: em torno do diagnóstico de experiências sociais negativas.Leonardo da Hora - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6):e02400282.
    What does it mean to assert that a society produces negative social experiences? From the standpoint of social ontology, what is the image or figuration of society presuposed in such a diagnosis? This article aims to address such inquiries through the reconstruction of some theoretical models, particularly critical ones. Methodologically, it involves starting from how each model diagnoses negative social experiences in order to better reflect on the various possibilities of understanding the social. This article is divided into three parts. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  28
    La recepción en España de la Teoría Crítica.Sergio Sevilla - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:157-167.
    El artículo reflexiona sobre las fases de la introducción en el pensamiento español de la Teoría Crítica. (1) En los años sesenta, las traducciones de Adorno o Marcuse coinciden con la influencia de otros elementos de la historia efectual del pensamiento de Marx. (2) En un segundo periodo, que abarca la transición y los primeros gobiernos socialdemócratas, las otras formas de marxismo se repliegan y se normaliza la producción española de tesis doctorales, artículos y libros sobre la Escuela de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  50. Crítica de libros.E. Rivera - 1981 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 8:409.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 974