Results for 'condição ontológica'

965 found
Order:
  1. Formação humana e condição ontológica da infância.Claudio Almir Dalbosco - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):245-271.
    Resumo O ensaio reconstrói, na primeira parte, o conceito de descontinuidade da infância como condição ontológica da existência humana, amparando-se na definição desenvolvida por Walter Kohan, em seu livro Infância. Entre educação e filosofia. Procura mostrar, brevemente, o vínculo dessa tese, por um lado, com a noção heideggeriana de ontologia e, por outro, com a concepção foucaultiana de ontologia do presente. No que se refere à Heidegger, retém a noção de temporalização do Dasein como crítica à tradição metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Sobre a condição ontológica e moral do ser humano.Filipe Lazzeri - 2009 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    A precariedade existencial como condição essencial de compreensão para a experiência religiosa na contemporaneidade.Daniel Toledo - 2017 - Horizonte 15 (46):472-486.
    This study deals with the ontological background reference of religious experience in general, and it aimed to demonstrate how our existential condition of finitude is imposed to understand the most varied forms of manifestations of religious phenomena that arise in the contemporary world. Thus, we will start from the distinction between a hermeneutic-phenomenological conception of the religious experience in its essence and the empirical approaches on its diverse concrete configurations. In the end, we will try to point out that the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A Precariedade Histórico-Ontológica Como Fundamento Abissal da “Metafísica Do Dasein”.Daniel Toledo - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):72-85.
    Visamos delinear um determinado horizonte de compreensão aberto por uma relação de transcendência acerca de um sentido ontológico que excede nossa inserção no mundo fático, mas que só pode ser confrontado justamente a partir de nossa dinâmica existencial projetada a partir de uma temporalidade histórica que delimita nossa condição de finitude revelando uma precariedade determinante em especial para a fenomenologia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A supremacia da visualidade e a leitura em contexto digital.Carina Ochi Flexor - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (2).
    A cultura digital vem provocando mudanças nas experiências leitoras, sobretudo quando se observa a condição ontológica da mídia digital, exigindo olhares atentos acerca da condição da imagem. O artigo – a partir da pesquisa bibliográfica e da observação de objetos empíricos –, considerando a materialidade livresca e os protocolos de leitura próprios dos livros-aplicativos, reflete acerca do lugar da imagem diante da leitura em contexto digital. Tomando como arcabouços teóricos as noções acerca dos protocolos de leitura e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    A Import'ncia da Escuta Para a Constituiçao Do Sujeito No Estoicismo.Fabiano Incerti - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):35-48.
    O presente artigo objetiva analisar a importância da escuta para a constituição do sujeito estóico, a partir da noção de cuidado de si, estudada por Michel Foucault em seus últimos escritos. Numa das mais importantes escolas filosóficas da antiguidade, a escuta será um dos sentidos primordiais, tanto para a aquisição dos logos, dos discursos verdadeiros, que possibilitarão ao sujeito suportar a própria existência, bem como na direção espiritual, prática essencial para a formação do discípulo estóico. Nesse sentido serão fundamentais exercícios, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A formação do ethos contempor'neo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education.Roque Strieder & Tedesco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):96-116.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos . C ontempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo . Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Afetividade e Criatividade em Filosofia para Crianças.Fernando Bento - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):383-399.
    A prática filosófica com crianças permite que elas construam e cumulativamente reconstruam significados enquanto formam a consciência de si, mobilizando simultaneamente elementos dos domínios afetivo, cognitivo e recreativo, presentes na esfera da sua experiência. Nesta dinâmica, habilidades de diálogo e de pensamento consolidam-se sobre competências crítico-reflexivas, sensíveis a critérios razoáveis de afirmação das competências intencionais de interpretação desta sensibilidade em ambientes educativos profícuos privados e públicos, tais como a família e a escola. Sendo a vida infantil um processo de mútuo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    A Vulnerabilidade Como Abertura Para a Dimensão Do Cuidado Em Emmanuel Lévinas.Rodrigo Hayasi Pinto - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):297-320.
    O objetivo do presente artigo é fazer uma reflexão, no âmbito da ética, sobre a abertura como fundamento do diálogo e da dimensão do cuidado em Emmanuel Lévinas. A nosso ver, a viabilidade de uma ética dialógica em Lévinas, somente é possível a partir do conceito de abertura, a qual está vinculado ao desejo do homem em relação ao transcendente. Segundo Lévinas, o homem ao desejar aquilo que ultrapassa a medida do ser, se depara com o infinito que o transcende. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    A maquinação a partir do abandono e do esquecimento do ser em Heidegger.Rodrigo Amorim Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):22-40.
    O presente artigo tem como propósito discutir sobre as origens e os desdobramentos da maquinação na história do pensamento ocidental. Para tanto, fazemos uma leitura ontológica-fenomenológica da questão da técnica a partir das meditações de Heidegger, sobretudo na obra Contribuições à Filosofia, publicada em 1989. As reflexões aqui presentes pensam a maquinação como uma disposição que, em sua gênese, revela-se como um acontecimento além da força e da vontade do homem, destacando o abandono e o esquecimento do ser como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Educação a partir da sapiência dos oprimidos.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):233-242.
    Laureado com a designação de patrono da educação brasileira, Paulo Freire foi, seguramente, um icônico humanista cristão e um notável intelectual do século XX. A obra Pedagogia do oprimido desvela, de modo singular, a politicidade da educação. Em que se pese a natureza conceitual do problema, esse escrito se faz irredutível a qualquer forma de especulação impassível e estéril. A proposta pedagógica de Freire consiste numa educação dialógica, participante, problematizadora e emancipatória, na qual o oprimido possa libertar-se a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Autonomia de Kant e Autenticidade Em Heidegger: Das Possibilidades da Linguagem.Angela Baggio Lorenz - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):101-119.
    Este texto se propõe a abordar a questão da linguagem no pensamento heideggeriano a partir de sua ontologia fundamental. A linguagem é aquilo que é dito pelo ser do ente, é o pôr (legein) enquanto “pro-por” e “ex-por”, deixar mostrar, possibilitado pelas palavras frente à impessoalidade do mundo comunicativo. O que é dito situa-se na relação da condição existencial do ser-aí, posto que o dito realiza-se no mundo fático do ser em detrimento domundo dogmático das certezas. A diferença (...) entre ser e ente nos acena para a autenticidade de sermos enquanto “unidade” mas também para a finitude da própria condição de ser, seja a de “ser-com” o outro e do “ser-para-a morte”. Ou seja, a linguagem enquanto algo que é dito pela condição existencial do ser-aí proporciona pensarmos o logos como uma forma mais originária de nos aproximarmos da verdade enquanto encobrimento e desencobrimento. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da angústia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  25
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de Paulo Freire a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Desejo, corpo e intencionalidade na fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma significação ontológica na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    J. Chasin e a determinação ontonegativa da politicidade.Sabina Maura Silva - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O presente texto tem por objetivo expor a tematização de J. Chasin acerca da natureza da política em Karl Marx. Segundo Chasin, a crítica marxiana à política tem caráter ontológico, permitindo conhecer o significado maior do ideário marxiano: a distinção necessária entre revolução política e emancipação humana. Tema de fundo que permeia diretamente os propósitos marxianos de revolver e transformar a anatomia da sociedade civil na direção da emancipação humana. Em outras palavras, segundo Chasin, a problemática nodal do pensamento marxiano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    Possibilidades da antropologia filosófica a partir da analítica existencial.Ernildo Stein - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):37-50.
    No primeiro esforço de aproximaçãoentre analítica existencial e antropologia filosófica,este ensaio procura estabelecer, em lugarde destaque, a idéia de compreensão do sercomo elemento determinante do modo de serno-mundo do ser humano. Dessa primeira idéiadecorrem então os dois teoremas de finitude: ocirculo hermenêutico e a diferença ontológica.Temos, nestes dois pilares da filosofia hermenêutica,um novo modo de fundação e um novomodo de dar-se de todo ente. A diferençaontológica constitui o como tudo é acessível,vem ao encontro, mas ela mesma éinacessível ao pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Rosto, Ética e Alteridade. Por Um Pensamento Outramente Trágico Em Emmanuel Levinas.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):489.
    A investigação que se segue tem como escopo evidenciar os motivos que permitem (re)posicionar a filosofia da alteridade de Emmanuel Levinas para além de sua então reconhecida vinculação à fenomenologia. Trata-se de situá-la, paradoxalmente, no rol de um pensamento de corte trágico graças à oposição ao romantismo do Idealismo da filosofia moderna. Entretanto, como o foco da reflexão do autor se volta explicitamente para a ética sui generis que brota da visceral relação/interpelação advinda do contato/Dizer de um Rosto humano que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  34
    Categorías ontológicas: sobre su distinción respecto de transcendentales, modos de ser y categorías lógicas.Josef Seifert - 2014 - Anuario Filosófico 47 (2):315-356.
    La cuestión de cuántas categorías hay y cuáles son depende de otra más esencial, la de saber cuál es la naturaleza de las categorías. A su vez, la respuesta a esta cuestión exige distinguir con claridad las categorías ontológicas de los transcendentales, de los modos de ser y de las categorías lógicas y las lingüísticas. Solo tras haber trazado estas distinciones, el autor esboza una respuesta a la pregunta de cuál es el número de las categorías.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    A Condição Transumana.Celso C. Azambuja - 2024 - Dissertatio 58:136-155.
    O artigo problematiza o transumanismo no debate contemporâneo, abrindo caminhos deinvestigação para compreender as complexas linhas da sabedoria transumanista. Busca umacompreensão da condição transumana e dos novos desafios éticos e políticos na era da evolução pordesign intencional. Debate as contradições e possibilidades admiráveis do aperfeiçoamento humano pormeio das sofisticadas técnicas contemporâneas de manipulação e criação de novas formas de vida,inclusive fisiológicas. Assim, pergunta: qual a relação da phronesis transumanista diante da phronesishumanista iluminista? Seria uma superação completa dos ideais humanistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  35
    A condição humana como fenomenologia da decadência do político.Lucas Barreto Dias - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):79-89.
    Ao escrever A condição humana, Hannah Arendt realiza duas grandes tarefas: 1) explicita alguns de seus princípios políticos e 2) faz uma leitura crítica da nossa tradição a fim de compreender a atual situação de decadência política. Dado o fato de nos encontrarmos frente à falência dos antigos princípios que regiam a vida pública, Arendt entende ser preciso que se busque por novos critérios e princípios políticos no lugar de repetir aqueles do passado. Neste trabalho, dou foco à tarefa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  50
    A condição epistêmica para a responsabilidade moral como uma forma de manutenção de estruturas de opressão.Beatriz Sorrentino Marques - 2023 - Discurso 53 (1).
    Ao pensar as condições de adequação para a responsabilização moral, Michelle Ciurria não discute se o agente tem controle da ação. Ela propõe que a vítima seja trazida para o centro da discussão e questiona até mesmo a ideia de que a ignorância moral do agente impede a atribuição de culpa em alguns casos. Esse desafio à condição epistêmica pode dar origem a objeções. Por isso, proponho explicar por que essa condição não é importante se levarmos a proposta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo.Diogo Bogéa - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):679-704.
    A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo Resumo: Partindo do princípio de que todo processo educacional é aberta ou veladamente guiado por uma determinada maneira de se compreender o ser humano, procuramos nesse artigo colocar em questão os ideais de “humano”, e consequentemente, de humano-professor, que a tradição ocidental nos legou. Em seguida, tentamos indicar alguns caminhos para repensarmos contemporaneamente o que significa ser humano e, por conseguinte, o que significa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    A condição polissêmica da cognição judicial.Júlio César D’Oliveira - 2021 - Cognitio 21 (2):260-272.
    O ‘rito de ofício’ a ser aplicado pelos julgadores possui propriedades eficazes para prevenir soluções alheias à realidade dos casos apresentados nos tribunais, afastando eventuais derrames imaginativos aos quais todos estamos sujeitos. Some-se a isso que a virtude da temperança é vertiginosamente deixada de lado e sem ela a Justiça não se realizará jamais. Estes alertas apontam para o cuidado que se deve ter durante a análise dos casos, banindo as vertentes de significações alienadas que corrompem a convicção do interpretante. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  64
    Dependencia ontológica y fundamentalidad.Ricardo Mena - 2018 - Ideas Y Valores 67 (166):115-134.
    Se examina una de las maneras más naturales e intuitivas de entender las nociones de entidad fundamental y dependencia ontológica. Se argumenta que quienes adoptan estas nociones enfrentan serios problemas y se recomienda abandonarlas, lo que no quiere decir que no haya otra forma plausible de entender estos conceptos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    A condição histórico-social da mulher na perspectiva socialista: um estudo das trajetórias de Rosa Luxemburgo e Alexandra Kollontai.Cláudia Ramos de Souza Bonfim - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):285-301.
    Este estudo é qualitativo-histórico-bibliográfico, pauta-se nos referenciais da análise crítico-dialética. Objetiva-se apontar as contribuições das socialistas Alexandra Kollontai e Rosa Luxemburgo para se pensar a condição da mulher na sociedade. A fundamentação téorica constitui-se especialmente ao redor do resgate historiográfico da produção matricial de Kollontai e Luxemburgo. Indaga-se: “historicamente, qual foi a contribuição das produções das mulheres socialistas, especialmente Kollontai e Luxemburgo e o que essas concepções e reflexões oferecem para a análise, a crítica e a busca da superação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  31
    Uma introdução sobre a condição humana do enfermeiro docente.Caroline Lemos Martins, Sônia Maria Schio & Maira Buss Thofehrn - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):64-94.
    A condição humana”, de autoria de Hannah Arendt, possui conteúdos teóricos importantes para a compreensão das atividades humanas na atualidade e, entre elas, as exercidas pelos profissionais da área da saúde e neste momento, da Enfermagem. Dessa forma, pode-se analisar o relato dos Docentes de Enfermagem em relação à Vita Activa quando expõem a condição humana experienciada no cotidiano. Em outros termos, o labor está relacionado às atividades que correspondem ao processo biológico do corpo humano para garantir à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    A condição do homem no estado da Vida presente como determinante para a teoria do conhecimento tomasiana: Suma de teologia iª, 84.André de Deus Berger - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):28-45.
    Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Pluralidad ontológica (mapas, niveles y conceptos) sin fragmentación de sentido (mundo de la vida, metáforas y redes).Luciano Espinosa - 2024 - Pensamiento 79 (306):1761-1782.
    La complejidad inherente a la pluralidad ontológica requiere ser entendida con nuevos conceptos y metáforas: por un lado, tienen que superar la compartimentación de lo diferenciado y, por otro, tienen que construir puentes de sentido en favor de un enfoque más integrador de la realidad. Hay que evitar la fragmentación tanto desde una perspectiva objetiva como subjetiva, respectivamente, a través de la generación de clasificaciones abiertas y de vínculos simbólicos indirectos que puedan compensar la especialización disciplinar. Nociones como nivel, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  32
    Relatividad ontológica, modelos de lenguaje y juegos del lenguaje.Germán Guerrero Pino - 2002 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 25:93-114.
    El escrito se concentra en la argumentación de van Fraassen contra la tesis de la relatividad ontológica de Quine. Primero se hace una reconstrucción de la tesis de Quine destacando los fundamentos en que descansa. Segundo se reconstruye la crítica de van Fraassen comenzando por puntualizar diversos aspectos generales sobre el alcance y límites de la crítica, continuando con la caracterización del enfoque semántico de las teorías que éste defiende y finalizando en el análisis de la idea básica de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Irredutibilidade Ontológica da Consciência e Dualismo de Propriedades No Naturalismo Biológico de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2023 - Endoxa 51.
    O artigo defende a tese de que a irredutibilidade ontológica que Searle atribui à consciência envolve o naturalismo biológico (proposto por ele como uma solução para a parte conceitual do problema mente-corpo) em diversas incoerências, especialmente no que diz respeito ao tema da causação mental. Após uma apresentação das teses básicas da teoria (seção 2), são discutidos os problemas que a tese da irredutibilidade ontológica gera para a visão de Searle sobre a causação mental (seção 3), e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    Estética ontológica vs. Estética humanista: estudio de la idea del arte en M. Heidegger y Ortega y Gasset.Antonio Gutiérrez-Pozo - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (4):1153-1180.
    As estéticas de Heidegger e Ortega representam dois modos de compreender a arte radicalmente distintos, o que é lógico se tivermos em conta que ambas respondem, por sua vez, a pontos de partida filosóficos absolutamente distintos: o ontológico e o humanista. Em oposição directa à estética ontológica heideggeriana, elaborada sobre a base da principalidade do ser, no segundo momento da sua filosofia pessoal e depois do seu contacto com o pensamento de Heidegger, Ortega, partindo da radicalidade metafísica do conceito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Conexiones ontológicas y epistémicas entre la conservación de la energía y la teoría del valor en economía clásica.Nalliely Hernández - 2020 - Eikasia Revista de Filosofía 93:191-237.
    El siguiente trabajo pretende mostrar algunas conexiones ontológicas y epistemológicas entre los supuestos que subyacen en la conservación de la energía en física y la teoría del valor en economía clásica. Para ello, en primer lugar, haré una reconstrucción de ciertos supuestos metafísicos y hallazgos empíricos que guían la configuración de la conservación de la energía, desde la época de Descartes hasta su elaboración formal por parte de Helmholtz, como principio termodinámico. A continuación, describiré cómo encontramos supuestos equivalentes, con otra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    El argumento de contigüidad ontológica en la posibilidad de la intuición en el conocimiento humano según Tomás de Aquino.Gabriela de los Ángeles Caram - 2017 - Studium Filosofía y Teología 20 (39):5-24.
    El argumento de contigüidad ontológica, utilizado en varios pasajes de la Opera Omnia tomasiana, expresa la existencia de una afinidad metafísica entre los seres del universo, según la cual la realidad es comprendida jerárquicamente como una analogía de entes que se ordenan en cascadas descendentes hasta el último grado: cada nivel entitativo inferior tiene su origen en la atenuación del grado superior inmediato. Dicho argumento se hace presente en el contexto del conocimiento humano, en cuanto el alma humana “toca” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Parsimonia ontológica: el caso de los objetos cuánticos.Nalliely Hernández - 2012 - Ontology Studies: Cuadernos de Ontología:329-342.
    En el presente trabajo haré uso del cambio conceptual gestado en la primera parte del siglo XX con el nacimiento de la teoría cuántica y su interpretación basada en el principio de complementariedad e indeterminación, elaborados por Niels Bohr y Werner Heisenberg respectivamente, para argumentar a favor de la demarcación de la ciencia que defiende Richard Rorty. Con este propósito retomaré algunos elementos del desarrollo histórico y características de las nuevas explicaciones de la ciencia cuántica respecto de la física clásica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    O Socialismo Enquanto Condição Possível Para Uma Forma de Vida (Lebensform) Democrática? Uma Abordagem Honnethiana.José Henrique Sousa Assai - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):76-86.
    O debate a respeito do modelo socioeconômico capitalista e socialista permanece ativo nas sociedades atuais. Os pressupostos de ambos se estabelecem como irreconciliáveis entre si. Tentativas de diálogo, entretanto, para efeito de orientação à vida política e social têm sido feitos. No interior dessa querela reside um ponto de investigação – estudo e pesquisa – para a filosofia social e filosofia política: em um cenário capitalista de forma de vida organizacional, de que modo o socialismo ainda pode responder satisfatoriamente aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Tradizione ontologica e impostazione fenomenologica.Alfredo Marini - 2005 - In Guido Canziani & Erasmo Silvio Storace (eds.), La storia dell'ontologia. Milano: Alboversorio. pp. 133--148.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Alimentación ontológica e incorporación ética en Levinas.Valeria Rocío Campos Salvaterra - 2021 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 83:139-152.
    En el siguiente trabajo exponemos la tesis de Emmanuel Levinas según la cual en la subjetividad se entrelazan dos momentos, uno ontológico y uno propiamente ético, alejándose así del paradigma de la identidad. Sostenemos que dicha estructura co-implicada de la subjetividad puede entenderse, a partir de las dos obras principales de Levinas, a la luz de un movimiento incorporativo no-asimilativo de la alteridad. Mostramos así, en primer lugar, cómo la retórica alimentaria del comer-al y con-otro no sólo puede tener rendimiento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  18
    Fundamentación ontológica de la belleza.Luis Rey Altuna - 1986 - Anuario Filosófico 19 (1):105-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  18
    A condição epistêmica do inconsciente lacaniano.Luiz Carlos Santuário - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):277-289.
    Na tarefa de reconstruir compreensivamente o saber trazido pela psicanálise de Jacques Lacan, é utilizado o framework da postura transcendental herdeira de Kant. O termo “amálgama” permite compreender a incorporação, no gesto lacaniano, de saberes oriundos de distintas áreas do conhecimento humano e que, submetidos ao cadinho da torção lacaniana, possibilitam a Lacan a produção de uma ontogênese originalíssima sobre o humano-ser. A metamorfose lacaniana é uma operação que implica numa revisão dos conceitos em seu campo originário e uma Aufhebung (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Fundamentación ontológica del mundo virtual a partir de la filosofía de Nicolaï Hartmann.Alvaro Alberto Molina D'Jesús - 2021 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 31:237-263.
    En el siguiente artículo se presenta una investigación filosófica acerca de la conformación ontológica delmundo virtual. Esta es un aporte teórico al debate contemporáneo de la filosofía de la computación sobrela caracterización ontológica de la computación digital y sus productos emergentes, ya que se propone unaaproximación a este campo de estudio desde la perspectiva filosófica de Nicolaï Hartmann. El objetivo principal del presente artículo es explicar la estratificación del mundo virtual a partir de la teoría ontológica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Sobre a condição humana no pensamento de Hannah Arendt e Karl Marx.Leonardo Pellegrinello Camargo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):190-200.
    Neste artigo, abordamos a diferenciação entre trabalho e obra no pensamento de Hannah Arendt, que, embora pareçam para a modernidade conceitos similares ou até idênticos, para a filósofa esta diferenciação é crucial para uma abordagem crítica necessária da condição humana durante e após o século XX. Isto posto, expomos o conceito marxista de trabalho e a posterior crítica feita por Arendt para construir o seu pensamento político acerca da humanidade no pós-guerra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Reflexiones Ontológicas a partir el Pensamiento de Cioran.José Martín Hurtado Galves - 2008 - A Parte Rei 60:15.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Perspectiva ontológica sobre los animales como seres sintientes en Colombia.Wilkar Simón Mendoza Chacón - forthcoming - Problema. Anuario de Filosofía y Teoria Del Derecho:e18534.
    El presente trabajo aborda la noción de seres sintientes, integrada al sistema jurídico por la Corte Constitucional sin un sustento filosófico o epistémico claro. El objetivo general fue analizar el panorama ontológico del ser sintiente como categorización especial para los animales dentro del régimen jurídico de las cosas en Colombia, el cual fue desarrollado mediante una metodología cualitativa con énfasis hermenéutico. Se comprende que la noción de ser, desde sus distintas acepciones, no es un debate netamente teórico, ya que la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Conseqüências ontológicas do argumento tractariano contra a possibilidade de um discurso categorial”.Edgar Marques - 1997 - Analytica. Revista de Filosofia 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  66
    Subjetividade ontológica na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
    This paper contains an analysis of a famous criticism from John Searle on materialist tradition. This tradition uses to ignore or even refuse the subjectivity of mental phenomena. This paper examines Searle’s strategy to defend this subjectivity, refusing the essential character of behavior to the mental aspect (section II), distinguishing subjective and objective in epistemic and ontological senses (section III) and showing his solution to the problem of other minds (section IV). However, his attempt to obtain an indirect access to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  43
    La exigencia ontológica radical en Fichte y su necesaria ruptura con el criticismo.Oswaldo Market - 1994 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 11:155-170.
    El autor intenta hacer comprensible cómo el punto de partida de Fichte, siendo de originaria y sincera filiación kantiana, ocultaba in nuce una ruptura -ni intencional ni deseada, peroinevitable- con el criticismo. Primero, se recuerda la temprana desviación fichteana de importantes tesis kantianas, queeran incompatibles con su atención al Yo (no al Yo pienso), y que ya le planteaban el problema del acceso a su ser. Posteriormente, se emprende una deducción transcendental ontológica del acceso al Yo, que puede esclarecer (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A dinâmica ontológica de Heidegger como chave de compreensão fenomenológica para O movimento essencial de recuo da deidade.Daniel da Silva Toledo - 2017 - Synesis 9 (1):58-79.
    Este artigo tem por escopo principal indicar em que medida a diferença ontológica, sustentada pela filosofia de Martin Heidegger, pode, a partir do jogo da verdade do ser, servir de índice para se pensar uma concepção do divino que, através da dinâmica fenomenológica pautada pelo movimento de re-velamento, recusa-se a toda e qualquer objetivação em última instância, preservando assim sua dimensão de abertura de sentido. Para isto, devemos nos ater àquela divindade que, para o referido pensador alemão, torna próprio (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    A neutralidade ontológica do aspecto formal da lógica moderna de Quine.Bárbara Araldi Tortato - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):137-146.
    Pretende-se reconstruir e analisar a introdução de O sentido da nova lógica de Quine para, à luz de suas justificativas históricas para o corolário sistema lógico moderno, procurar defender a neutralidade ontológica que seu aspecto formal possibilita. A distinção entre nomear e significar, na nova lógica de Quine, ressalta o fato de que não é necessário “admitir um reino de entidades chamadas significados”, e que, portanto, a formalidade dos enunciados ontológicos não assume compromisso ontológico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Consideraciones ontológicas sobre la ley natural en Tomás de Aquino.Sr Castano - 1999 - Sapientia 54 (206):351-366.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965