Results for 'Simara Rossetto'

8 found
Order:
  1.  14
    O adolescente infrator eo uso de substâncias psicoativas; The adolescent offenders and the use of drugs.Rosane Borges Rodrigues, Simara Rossetto & Sonia Liane R. Rovinski - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:43-51.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot.Miguel da Silva Rossetto - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019033.
    O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem frente à condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da Filosofia Antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” enquanto um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Griechische Reise und byzantinische Hymnographie: Unbekannte Briefe Karl Krumbachers im Nachlass Wilhelm Meyers.Giulia Rossetto - 2017 - Byzantinische Zeitschrift 110 (3):719-748.
    Name der Zeitschrift: Byzantinische Zeitschrift Jahrgang: 110 Heft: 3 Seiten: 719-748.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    Inclusão e ensino superior.Elisabeth Rossetto & Jane Peruzo Iacono - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):133-174.
    Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, destacando algumas questões sobre a prática pedagógica que vem sendo realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural que permite compreender como ocorre o processo de desenvolvimento do sujeito a partir do estudo dos fenômenos em sua historicidade, em um processo dialético, contemplando as dimensões da totalidade. A educação desses alunos, embasada numa legislação que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  29
    Mind-Reading Ability and Structural Connectivity Changes in Aging.Monia Cabinio, Federica Rossetto, Valeria Blasi, Federica Savazzi, Ilaria Castelli, Davide Massaro, Annalisa Valle, Raffaello Nemni, Mario Clerici, Antonella Marchetti & Francesca Baglio - 2015 - Frontiers in Psychology 6.
  6.  10
    Convivência Entre Uma Professora e Seus Estudantes Do Ensino Fundamental: Uma Narrativa Cartográfica.Graziela Rossetto Giron, Eliana Maria Sacramento Soares & Carla Beatris Valentini - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023032-023032.
    Apresentamos uma experiência de convivência entre uma professora e seus estudantes atuando em parceria e legitimidade, na qual a aprendizagem emerge a partir de um fluir de coordenações de ações recursivas. O texto se constitui como uma narrativa cartográfica que “mapeia” o fluir das ações e dos movimentos relacionados à convivência. Para explicar as experiências vivenciadas foi feito o uso da Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana e por Francisco Varela, em especial os conceitos de convivência, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    “Tornarmo-nos o que nunca fomos”: a versão pós-humanista de Foucault para o mote tradicional da formação humana.Marcelo José Doro & Miguel da Silva Rossetto - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):933-954.
    Resumo: A máxima de Píndaro “torna-te o que tu és” representou por muito tempo o mote da formação humana, pautada historicamente por diversos humanismos, até ser ressignificada em um perspectiva pós-humanista por Nietzsche, que a retoma no subtítulo de sua obra autobiográfica Ecce Homo. Coube a Foucault, no entanto, apresentar uma versão transformada da velha máxima. “Tornarmo-nos o que nunca fomos” é a reivindicação de um cuidado de si liberto dos pressupostos metafísicos e ideológicos dos muitos humanismos que almejam impor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    La tradición órfica y su suerte: introducción al Palimpsesto de Sinaí Ar. NF 66.Luisina Abrach - 2024 - Circe de Clásicos y Modernos 28 (1):107-122.
    La fortuna de los especialistas del fenómeno del orfismo ha experimentado un giro espectacular con el descubrimiento relativamente reciente realizado por Giulia Rossetto, quien identificó un texto en hexámetros desconocido hasta la fecha en un palimpsesto cuya _scriptio superior_ es un texto en árabe sobre la vida de unos santos. Este texto destaca por su lenguaje literario artificial, propio del género épico, y se distingue por la presencia abundante de discursos directos. Su estilo es arcaizante, ya que se reutilizan (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark