Results for 'Princípio do Prazer'

962 found
Order:
  1.  24
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, caso (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    A transição do princípio do prazer ao de realidade segundo Ferenczi e Spielrein.Fátima Caropreso & João Alves Maciel Neto - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    O psicanalista húngaro Sándor Ferenczi elaborou uma teoria sobre a transição do princípio do prazer ao princípio de realidade, que permite complementar e aprofundar as hipóteses freudianas sobre esses princípios. De acordo com a sua teoria, esse processo envolve uma série de estágios, ao longo dos quais, gradualmente, a diferenciação entre o eu e o mundo externo é estabelecida e o sentimento de onipotência é abandonado. Freud e Ferenczi, contudo, não focaram a questão da maneira como o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    As neuroses traumáticas e o modelo da dor física em “Além do princípio do prazer”: relações entre trauma e narcisismo no segundo dualismo pulsional freudiano.Josiane Cristina Bocchi - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):232-251.
    Este artigo discute as implicações do segundo dualismo pulsional freudiano para a economia narcísica e o conceito de trauma, fenômenos que despontam no corpo teórico da segunda tópica psíquica. Discute-se o modelo econômico da dor física e sua retomada em Além do princípio do prazer, como um marco renovado para a teoria do trauma e sua relação com a fixação em formas de sofrimento psíquico e de adoecimento. Conclui-se que um desenvolvimento teórico sobre a dor e sua relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    Estrutura conceitual e impasses teóricos em "Além do princípio do prazer".Fátima Caropreso - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):41-61.
    A teoria elaborada por Freud em Além do Princípio do prazer apresenta uma série de impasses, muitos dos quais tampouco são solucionados em sua obra subsequente. Em especial, as hipóteses da oposição entre as duas classes de pulsões e do caráter regressivo das pulsões de vida apresentam inconsistências que fragilizam a teoria do segundo dualismo pulsional. Nesse artigo, é realizada uma análise passo a passo das principais ideias apresentadas no texto, com o objetivo de discutir algumas das questões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  36
    Da ontogênese à filogênese: uma velha diretriz metodológica de Freud em "Além do princípio do prazer".Marcelo Galletti Ferretti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):195-211.
    Este trabalho visa a mostrar que se pode identificar uma diretriz metodológica a qual guia as especulações de Freud em Além do princípio do prazer e que foi concebida pelo autor no manuscrito de 1895 Projeto de uma psicologia. Ela se prestou a criar condições para o recurso a explicações de ordem ontogenética e filogenética para os fenômenos detectados pela clínica freudiana. A fim de mostrar esses aspectos, primeiramente se resgata a referida diretriz em Projeto de uma psicologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    Princípio de prazer e efeito subjetivo da lei moral em Kant e Freud.Reginaldo Oliveira Silva - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):108-121.
    Após consolidar o fundamento objetivo da lei moral na razão pura prática, Immanuel Kant investiga o fundamento subjetivo e introduz o sentimento. De produto da razão, a lei moral será examinada como efeito sobre o ânimo, numa dialética de desprazer e prazer, da qual surge o sentimento moral. O presente artigo visa problematizar este aspecto da ética do filósofo à luz da Crítica da faculdade do juízo e dos conceitos princípio do prazer e princípio da realidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  26
    Do grito do incondicionado aos ruídos do tempo: Gilles Deleuze e a questão do princípio do prazer.Flávio Luiz Castro Freitas - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    "Além do princípio de prazer": monismo ou dualismo pulsional?Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):23-40.
    O problema com o qual nos defrontamos no presente texto é o da necessidade dos dualismos pulsionais freudianos, especialmente aquele apresentado em “Além do Princípio de Prazer”. Tal problema persiste como uma marca da Überbau metapsicológica freudiana e, do ponto de vista deste artigo, reivindica uma análise mais pormenorizada, no sentido de sabermos, afinal, se essa marca dualista das teorias se sustenta efetivamente, ou se, inadvertidamente, Freud possa ter criado condições para que ela pudesse ser questionada, e, nesse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  15
    Condillac, em busca do princípio: ligação de ideias ou prazer?Carlota Ibertis - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O presente texto propõe-se examinar, à luz da interpretação de Luiz Roberto Monzani, as relações entre o princípio de ligação de ideias apresentado no Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos (1746) e o de prazer estabelecido no Tratado das sensações (1754) de modo a, por um lado, problematizar se este realmente substitui o primeiro na fundamentação do pensamento de Condillac ou se, como defendemos, ambos se complementam; por outro, considerar as consequências do anterior para a concepção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Expandir, repetir, conservar: a sexualidade sob o Eros freudiano.Fábio Moreira Vargas - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):126-151.
    O presente artigo deseja evidenciar que, ainda que a libido e a sexualidade tenham sido incluídas no conceito de Eros a partir de Além do princípio do prazer, a sexualidade no interior no pensamento freudiana não perdeu seu caráter disruptivo e não deixou de ser considerada como causa de profundas perturbações para a vida psíquica humana. Para tal, serão reconstruídos os argumentos sobre a natureza conservadora das pulsões e se procurará propor a ideia de que os conceitos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    Do transitar: corpo, envelhecimento e morte em chave freudiana.Carlota María Ibertis - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):252-263.
    O presente artigo examina o fenômeno do envelhecimento no que diz respeito ao corpo, à temporalidade e à morte do ponto de vista tanto de vivências subjetivas quanto da metapsicologia. Para tanto, considera-se a elaboração teórica que Freud desenvolve entre 1914 e 1920 que culmina com a publicação de Além do princípio do prazer.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  21
    Sobre o significado das sensações de prazer e desprazer em Schopenhauer e Freud.Guilherme Marconi Germer - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85569.
    Propomos comparar as respostas de Schopenhauer e Freud à questão do significado do prazer e desprazer, dadas por eles, respectivamente, em A ordem da salvação (W II) e Além do princípio do prazer. Ambos lhe respondem concordantemente, pois assinalam que a conduta humana ou os processos psíquicos se dilatam entre a busca do prazer e a fuga da dor (em Schopenhauer, a partir da afirmação da Vontade, e em Freud, conforme o princípio de prazer), (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  30
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua psicologia. Nosso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    Um "além" que vem do passado: o evolucionismo e o caráter regressivo e patológico das pulsões.Vinícius Armiliato & Francisco Verardi Bocca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):175-194.
    Este artigo traz uma reflexão sobre a influência que a Biologia evolutiva exerceu sobre Sigmund Freud no tocante à teoria das pulsões e à noção de patologia que a acompanha. Também, notadamente quanto às suas tendências regressivas, conforme apresentado em Além do princípio do prazer, publicação pródiga de referenciais evolucionários, especialmente da compreensão filogenética da espécie humana, ou seja, da teoria da recapitulação de Ernst Haeckel, articulada aos fenômenos clínicos e culturais. Amparados em Georges Canguilhem, observamos que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  73
    A busca pela verdade no crátilo: Naturalismo E convencionalismo na concepção platônica.Rogério Santos dos Prazeres, Me José Moacir de Aquino & Heitor Romero Marques - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 99.
    Este texto trata de um clássico da filosofia platônica, o Crátilo. Redigido em forma de diálogo, característico do estilo platônico de escrita, nele está distinta a supervenção de uma das grandes temáticas da filosofia contemporânea, isto é, a linguagem, em que se traz à tona a discussão sobre a adequação de um nome a um objeto, também conhecido coma a justeza do nome à coisa. Figuram-se como questões centrais as teses do naturalismo e convencionalismo, que estruturam o que se entende (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Do que depende a vida em sociedade?Francisco Verardi Bocca - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):113-132.
    O presente artigo apresenta, na tentativa de produzir uma interpretação filosófica do pensamento de Freud, uma problematização acerca de uma gama de noções como subjetividade, realidade, princípio de prazer, princípio de realidade, pulsão de morte, fonte e sustentação da vida individual e grupal, entre outras. Investigando as condições de constituição da subjetividade humana, privilegiamos, entre outras vias possíveis, pelo apoio em diversos textos do psicanalista sobre hipnose. Pretendemos esclarecer, a partir dela e das relações que comporta, as (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  21
    Para além de vida e morte: Nietzsche, Freud e a pulsão de poder absoluto.Diogo Barros Bogéa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):382-405.
    Tentativa de estabelecer um monismo pulsional a partir do conceito nietzschiano de vontade de poder e o conceito freudiano de princípio de prazer. Nossa intenção é unificá-los na ideia de uma pulsão existencial originária, presente e efetivamente atuante em todos os processos existenciais – a pulsão de poder absoluto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    O Conceito de Felicidade Em Freud.Jaqueline Feltrin Inada - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):58-67.
    Em O mal-estar na cultura, Freud dedica um espaço privilegiado de reflexão para o tema da felicidade. Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer. Mas esse princípio visa, sobretudo, evacuar toda a excitação presente no aparelho psíquico, o que conduz a afirmativa de que o aparelho psíquico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  44
    Paradigma para a defesa da descrença: Crítica de Friedrich Nietzsche à religião cristã.Me José Moacir de Aquino, Rogério Santos Dos Prazeres & Leandro Elias Marques Vieira - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 55.
    O texto apresenta o pensamento de Friedrich Nietzsche sobre os fundamentos da religião cristã. Trata-se de uma abordagem em que se traz à tona criticas, entendidas como posicionamento filosófico do autor de O Anticristo. Considerando-se que a fé e a verdade são temáticas que estão indissociáveis na Crítica de Nietzsche à religião cristã, buscou-se denotar a importância destes assuntos atrelados à convicção religiosa no cristianismo. Isso porque, em conformidade com a perspectiva de Nietzsche, é um posicionamento que desafiou a cosmovisão (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  49
    Pulsão de vida no "Projeto para uma psicologia científica": uma releitura de Freud à luz de Loewald.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):489-509.
    O objetivo deste artigo é fazer uma releitura do Projeto para uma psicologia científica de Freud a partir não só do conceito de pulsão de morte, mas principalmente de pulsão de vida. Para tanto, iremos nos ater a uma interpretação do psicanalista Hans Loewald sobre a concepção de pulsão de vida, principalmente no que se refere à relação entre Eros, desenvolvimento cognitivo e ao papel da mãe na inserção do bebê na moralidade e na realidade no período pré-edípico. A pulsão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Apresentação e tradução de "O objetivo de toda a vida é a morte" - Schopenhauer e o instinto de morte de Freud, de Marcel Zentner.Guilherme Marconi Germer - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):151.
    O que se segue é uma apresentação e a tradução de Das Ziel alles Lebens ist der Tod - Schopenhauer und Freuds Todestrieb, de Marcel Zentner, publicado em: RAINER, Specht. Archiv für Geschichte der Philosophie. Berlin: Walter de Gruyter, 1993, vol. 75, p. 319 – 340. Trata-se de um detalhamento dos problemas que envolvem o tópos criado por Freud de que, com seu dualismo dos instintos de vida e de morte, exposto em Além do princípio do prazer, “desaguara (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  45
    Schopenhauer e Nietzsche: sobre o conhecimento filosófico.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):739.
    Diante da epígrafe do livro Parerga e Paralipomena, “consagrar a vida à verdade”, Nietzschese pergunta se não seria melhor inverter os termos, dizendo: “consagrar a verdade à vida”.Haveria nisso um elogio à ilusão, que poderia ser também traduzida na concepção quediz que a linha do horizonte é o mais profundo, ou simplesmente um reconhecimentoda impossibilidade de se chegar a uma essência das coisas, que tornaria desnecessária adivisão clássica entre essência e aparência, a qual, em termos kantianos, resolver-se-ia nadicotomia entre fenômeno (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  82
    Juízos reflexivos teleológicos e sua relação com o sentimento de prazer e desprazer.Vera Cristina de Andrade Bueno - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):73-84.
    Depois de ter estabelecido uma conexão geral entre a faculdade do juízo e o sentimento de prazer e desprazer na “Primeira introdução” à Crítica da faculdade do juízo, Kant, na “Introdução publicada”, restringe, gradativamente, essa conexão aos juízos estéticos e aos juízos que lidam com a sistematização da natureza. Essa restrição acaba por deixar os juízos teleológicos fora da conexão geral anteriormente estabelecida. O objetivo do artigo é propor os passos necessários para restabelecer a conexão entre os juízos teleológicos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  45
    Repetir Sem Elaborar.Leonardo Rodrigues - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):49-68.
    O texto visa apresentar a querela entre Sigmund Freud e Gilles Deleuze acerca da noção de “repetição” – noção fundamental tanto para a metapsicologia do primeiro, quanto para a filosofia do segundo. Através da crítica de Deleuze ao caráter eminentemente negativo e “derivativo” da repetição em Freud (ideia que, no caso de Freud, aparece sobretudo em dois textos fundamentais: “Recordar, repetir e elaborar”, de 1914, e “Além do princípio do prazer”, de 1920), será refeito o itinerário das “sínteses (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    O Conatus em Espinosa e a Todestrieb de Freud: uma antinomia ontológica ou puramente imaginativa?Lucas Carpinelli - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:129.
    Das muitas aproximações perpetradas nas últimas nove décadas entre Sigmund Freud e Espinosa, talvez nenhuma seja tão problemática quanto o cotejamento entre o conatus – esforço de perseveração no ser que, na Ética de Espinosa, constitui a essência atual das coisas – e aquela força autodestrutiva a que Freud, em Além do Princípio do Prazer, dá o nome de Todestrieb, ou pulsão de morte. De que forma, à luz de uma ontologia absolutamente positiva como a de Espinosa – (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    Uma Leitura da Pulsão Freudiana: entre a Primeira Guerra e a Segunda Tópica Freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Esse artigo visa apresentar como foi forjado o conceito de pulsão de morte pelo pai da Psicanálise, Sigmund Freud. Nesse sentido, estaremos envoltos com as respectivas modificações do conceito inicial de pulsão principalmente no decorrer no período da Primeira Guerra Mundial até o final da década em questão. Esse momento é chave na teoria da pulsão almejada por Freud nos anos de 1914 até a dualismo pulsional - de pulsões de vida e pulsões de morte - em 1920 com a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    As pulsões de morte e o enigma da compulsão de repetição (Freud e Lacan).Rudolf Bernet - 2016 - Cultura:247-264.
    Uma leitura atenta de Para lá do Princípio de Prazer de Freud sugere que o mecanismo da repetição cega, a oposição a toda a mudança e uma vontade niilista em afirmar o seu próprio poder excessivo caracterizam todas as pulsões. O que distingue as pulsões de morte das outras pulsões deve ser procurado noutra coisa, tal como uma forma particular de prazer ou destruição agressiva. Apesar do seu regresso a Freud, Lacan dá conta de uma nova imagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  36
    O dualismo pulsional e suas exigências.Oswaldo Giacoia Júnior - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):6-22.
    O principal objetivo do presente trabalho consiste em explicitar como a exigência de manter o dualismo das pulsões na metapsicologia de Freud vincula-se estreitamente ao conceito de pulsão como elasticidade orgânica ou como a expressão da inércia da vida orgânica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Imoral e Sem Verdades: O espírito livre nietzschiano.Rogério Santos dos Prazeres - 2017 - Journal of Philosophy 1:151-168.
    Este texto visa explicitar uma crítica da moral basilarmente primada no valor da verdade, empreendida a partir de Friedrich Nietzsche. E como tal, trata-se de distinguir os desdobramentos de uma interpretação acerca do Espírito Livre, cuja perspectiva imbrica vontade de potência e vontade de verdade. O intento é o de apresentar uma alternativa ao niilismo e à moral de rebanho. Com isso, o propósito está em considerar a ótica nietzschiana sob a existência livre, ou, mais especificamente, contra os condicionamentos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  73
    A busca pela verdade no crátilo: Naturalismo E convencionalismo na concepção platônica.Rogério Santos dos Prazeres, Me José Moacir de Aquino & Dr Heitor Romero Marques - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):99-107.
    Este texto trata de um clássico da filosofia platônica, o Crátilo. Redigido em forma de diálogo, característico do estilo platônico de escrita, nele está distinta a supervenção de uma das grandes temáticas da filosofia contemporânea, isto é, a linguagem, em que se traz à tona a discussão sobre a adequação de um nome a um objeto, também conhecido coma a justeza do nome à coisa. Figuram-se como questões centrais as teses do naturalismo e convencionalismo, que estruturam o que se entende (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    A felicidade utilitarista de John Stuart Mill.Léo Spagnolo - 2023 - Griot 23 (1):245-258.
    Para John Stuart Mill prazer e felicidade não são a mesma coisa, pois uma determinada quantidade de prazer desfrutado não significa necessariamente que a pessoa alcance a felicidade na mesma proporção. A felicidade seria um apanhado geral de bem estar presente não apenas no indivíduo, mas em toda a sociedade na qual ele vive. Desta forma Mill compreende que não pode haver uma sociedade onde todos os indivíduos tenham uma quantidade ilimitada de prazeres e que sendo assim existiram (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.
    Este artigo tenta compreender o estatuto da morte dentro da concepção de vida que se pode depreender das teorizações freudianas. Para isso recorremos a uma leitura comparativa entre dois momentos fundamentais da obra de Freud: o empreendimento metapsicológico (com destaque ao artigo sobre as pulsões, de 1915) e a publicação, em 1920, do Além do princípio de prazer. Verificamos que, em linhas gerais, as características mais essenciais com que a vida é descrita mantêm-se as mesmas em ambos esses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  54
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.Milton Meira do Nascimento - 2011 - Discurso 41 (41):47-76.
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  39
    Freud e Spinoza a razão, a necessidade e a liberdade.Rogério Miranda de Almeida & Allan Martins Mohr - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):79-100.
    Resumo Tencionamos, nestas reflexões, analisar os conceitos spinozianos de Deus, do homem e da razão, para, a partir do caráter necessário que os permeia, interrogarmos se existiria também a possibilidade de uma liberdade humana no pensamento do autor da Ética. Se tal liberdade existe, ela estaria situada no próprio plano racional, o que, por sua vez, levantaria ingentes problemas. A mesma questão - a da possibilidade de uma liberdade, em Freud - estaria colocada na margem de ação que, até certo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Summum Bonum Digital.Levy Henrique Bittencourt - 2024 - Cognitio 25 (1):e65222.
    O objetivo desse trabalho é relacionar os três princípios, ou prazeres, estéticos de um videogame, isto é, imersão, agência, transformação, com o summum bonum e as categorias fenomenológicas de Charles S. Peirce. O summum bonum pode ser entendido como uma mistura entre sentimento, ação e razão. Os sentimentos, ações e pensamentos do jogador são responsáveis pela concretização e ampliação desse horizonte estético. A imersão é um princípio estético de primeiridade. Podemos entender o ato de imergir como um prazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Sobre Uma faculdade superior de apetição compreendida como razão prática: Kant em diálogo com Wolff.Bruno Cunha - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):641-657.
    RESUMO Neste artigo, busco identificar, por meio de algumas passagens da "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" e da "Crítica da Razão Prática", o debate de Kant com a Filosofia Prática Universal de Wolff. Em um primeiro momento, apresento, de forma sucinta, alguns aspectos gerais da metafísica e da ética wolffiana com o intuito de, em um segundo momento, explicitar como algumas considerações de Kant, em suas duas primeiras obras morais, incidem diretamente nas teses de seu predecessor. A crítica de Kant (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    A import'ncia da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira.Guilherme de Almeida Prazeres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O artigo busca refletir sobre as diferentes concepções de Família, tanto em sua constituição histórica quanto em sua formação cultural e social atual, com ênfase na garantia legal e institucional do “direito familiar” no Estado de Direito do Brasil. Analisa as transformações históricas da Família e destaca sua importância sociológica, psicológica e cultural, para a humanização e a formação da dignidade de cada pessoa. Trata-se de um estudo bibliográfico e histórico, com um resgate institucional e conceitual, seguido de uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Do prazer do sofrimento da culpa ao prazer da produção estética. Considerações sobre má consciência em Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):46-55.
    O problema da má consciência, em Nietzsche, ocupa uma parte central de suas reflexões que se depreendem, de maneira particular, da Segunda Dissertação de Para a genealogia da Moral. Dado o fato do sofrimento ser diagnosticado como uma das expressões do niilismo da cultura ocidental, não se tem como negá-lo, mas sim, desenvolver formas de como concebê-lo, ou seja, de como conviver com este. Desse modo, ao invés do sofrimento atuar como prazer na culpa, da qual demanda a fraqueza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  67
    (1 other version)O principio do contexto nas grundgesetze de Frege (the context principle in Frege's grundgesetze).Matthias Schirn - 1996 - Theoria 11 (3):177-201.
    Pretendo usar o exemplo dos nomes de percursos de valores como prova de que, contrariamente ao que Michael Resnik e Michael Dummett sustentam, Frege nunca abandonou o seu princípio do contexto: “Apenas no contexto de uma sentenya tem uma palavra significado”. Em particular, pretendo mostrar que a prova da completude com relação ao significado, que Frege tentou introduzir na linguagem formal das Grundgesetze der Arithmetik, baseia-se em uma aplicação do principio do contexto, e que, em consequencia, tambem nomes de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  91
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Livre de la Sagesse Laïque - Matériaux Pour Une Doctrine Laïque de la Sagesse, d'Alain (Émile Chartier).Philippe Lacour, Jade Oliveira Chaia, Michelly Alves Teixeira, Paula Furtado Goulart & Rogério Santos dos Prazeres - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):539-545.
    The text translated here was originally published in the Revue de Métaphysique et de Morale in November 1899. It is one of the articles published by Alain, pseudonym used by Émile Chartier. The translation was performed by the Translation Group of the Department of Philosophy of the University of Brasilia, coordinated by Professor Philippe Lacour. The group proposes to regularly translate works of philosophy still unpublished in Portuguese and make them available in open access journals. The translation work is produced (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Breaking barriers in intercultural philosophy: the power of empathy and interrelationship.Amanda Sayonara Fernandes Prazeres - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400274.
    Resumo: Uma questão importante na filosofia intercultural diz respeito aos métodos empregados para investigar o pensamento que foi desenvolvido em diferentes contextos culturais. Em um mundo globalizado, é cada vez mais necessário incorporar diversas tradições de pensamento que são derivadas de distintas origens culturais, históricas e linguísticas, no trabalho filosófico acadêmico. No entanto, a questão permanece: como alguém pode aprender com outras tradições filosóficas, sem cair em uma perspectiva dualista ou relativista? Para abordar isso, analisam-se dois conceitos desenvolvidos por Nishitani (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    O princípio do comum como apófase ao princípio da propriedade nas democracias contempor'neas.Joel Decothé Jr - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):193-214.
    The philosophical implication that guides the issue addressed here is the following: how does the principle of the common constitute a frontal apophasis to the principle of property in contemporary democracies? I do not pretend to offer an exhaustive answer to this problem. However, I use the argumentative strategy of dividing this paper into three sections: (i) theoretically investigate the dialectical tension between the principle of the common and the principle of property; (ii) analytically observe the premise that the behavioral (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  56
    Princípios do Direito da Guerra.Evaldo Becker - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):149-172.
    Não há como falar dos Princípios do Direito da Guerra de Rousseau sem falar em seu projeto maior, da obra que coroaria sua carreira de escritor político. Trata-se obviamente do projeto das Instituições Políticas, imaginado por Rousseau durante o período em que trabalhou como secretário da Embaixada da França em Veneza, entre os anos de 1743-1744. Os Princípios do Direito da Guerra integrariam a segunda parte das Instituições Políticas, aquela que trataria do direito das gentes, do comércio, do direito da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  15
    L'idée d'objet.Philippe Lacour, Felipe Matos Lima Melo, Jade Oliveira Chaia, Mariana Mendes Sbervelheri, Michelly Alves Teixeira & Rogério Santos dos Prazeres - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):181-192.
    O texto aqui traduzido foi publicado originalmente na Revue de Métaphysique et de Morale, em janeiro de 1901. Trata-se de um dos artigos publicados por Alain, pseudônimo utilizado por Émile Chartier. A tradução foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo Professor Philippe Lacour. O grupo se propõe a traduzir regularmente obras de filosofia ainda inéditas em língua portuguesa e disponibilizá-las em periódicos de acesso livre. O trabalho de tradução é produzido de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151-171.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que os sistemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Princípio da complementaridade recursal após decisão dos embargos de declaração: Garantia do contraditório em oposição à preclusão consumativa.Illana Cristina Dantas Gomes & Wherlla Raissa Pereira do Amaral - 2013 - Revista Fides 4 (2):281-295.
    PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE RECURSAL APÓS DECISÃO DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: GARANTIA DO CONTRADITÓRIO EM OPOSIÇÃO À PRECLUSÃO CONSUMATIVA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Culte de la Raison comme fondement de la République.Philippe Lacour, Jade Oliveira Chaia, Mariana Mendes Sbervelheri, Michelly Alves Teixeira & Rogério Santos dos Prazeres - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (3):373-380.
    Le texte traduit ici a été publié dans la Revue de Métaphysique et de Morale en janvier 1901. Il s’agit d’une chronique d’Alain, pseudonyme utilisé par Émile Chartier, dans lequel il cherche à affirmer que la Raison serait l’instrument le plus efficace d’un ordre social donné. La Raison serait donc le vrai Dieu et il serait juste de dire qu’on lui doit un Culte. La traduction a été réalisée par le Groupe de Traduction du Département de Philosophie de l’Université de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  23
    Platão E Freud: Sobre a questão do prazer.Sonia Maria Maciel - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):763-770.
    Este artigo investiga a questão do prazer no díalogo Filebo de Platão, com ênfasenas contribuições de Freud sobre o mesmo tema.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 962