Results for 'Platão, República, Protágoras, Educação, Virtude'

952 found
Order:
  1.  22
    Education, customs and laws as the basis for the promotion of civic virtues in Protagoras and Republic.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-111.
    No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das virtudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República mostrará (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A duplicidade na educação da areté em "A República" e em "Protágoras" de Platão.Barreira Marcelo - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):320-341.
    O artigo compara duas propostas de educação da areté nos textos de Platão: o “mito de Prometeu” no Protágoras e o “mito da caverna” no Livro VII de A República. Isso se deve à ambiguidade do termo areté, que pode ser virtude moral ou competência. Esse debate se traduziu, acompanhando a terminologia de Francis Wolff, numa abordagem complementar da “verdade jurídica” defendida pelo personagem de Protágoras em contexto democrático, com a “competência técnica” do personagem Sócrates, na segunda perspectiva. Debate (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Paideia e physis: os conceitos de “natureza” e “educação” nas obras platônicas.André Rodrigues Bertacchi - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):195-210.
    O presente trabalho tem como objetivo examinar o sentido de physis na discussão educacional das obras platônicas, contrapondo-a com o conceito de paideia. Um primeiro momento nessa discussão ocorre no Protágoras, quando o sofista epônimo propõe que todos os homens, por sua própria natureza, partilham da virtude política, afirmando, porém, que essa virtude é ensinável. Essas duas propostas aparentemente conflitantes são conciliadas na República, em que Sócrates determina a physis e a paideia como duas condições para ser integrado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    Aproximações à ideia de bem em A República de Platão.Jayme Paviani - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):2-11.
    O texto apresenta de algumas características básicas da ideia de bem em A República, com algumas referências gerais a outros diálogos, a partir da leitura do texto platônico e de algumas contribuições de comentadores, tendo em vista a presença dessa ideia na filosofia e na ética de Platão. Palavras-chave: Platão. Bem. Virtude. Justiça.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    O Papel da Educação Na República de Platão.José João Neves Barbosa Vicente - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):215-224.
    A República de Platão não é um tratado sobre a educação, mas a educação tem uma função fundamental na realização da cidade ideal ou justa. A proposta deste artigo é discutir essa função.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  51
    Educação E persuasão na república de platão.Guilherme Domingues da Motta & Alexandre Schimel - 2014 - Synesis 6 (1):128-141.
    Ao longo da descrição da paideía pela mousik é e gymnastik é proposta por Sócrates na República , mais de uma vez foi considerado que ela concorre para a persuasão dos homens sobre certas crenças que eles deveriam ter. Porém, mais do que as referências explícitas às relações entre poesia e persuasão, o que se deve de ter em vista é que a poesia dirigida aos que são educados na cidade é moldada pelo conhecimento que Sócrates demonstra ter dos elementos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  25
    Arte e educação ético-política e religiosa na república de Platão.Jayme Paviani - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):70-81.
    Platão, na República, condena a arte. Essa condenação, inicialmente, é de natureza pedagógica e moral e não estética, no sentido moderno da teoria estética e, em segundo lugar, por motivos metafísicos. No contexto de uma reforma ético-política e de uma reforma educacional, podemos nos indagar se os argumentos de Platão atingiriam hoje a poesia de Fernando Pessoa e a pintura de Pablo Picasso. As acusações contra a arte fundam-se em dois tipos de argumentos. Nos livros II e III, Platão afirma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    De Platão a Rubem Alves: Eros na educação contempor'nea.Luiza de Freitas Nunes - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):101.
    O amor é um tema presente nas mais diversas obras platônicas, das quais constitui grande referência: Fedro, Lísis, República e, o mais importante e especialmente dedicado ao tema, Banquete. Para Platão, o amor é a base da educação. O mesmo dirá Rubem Alves na contemporaneidade. Interessa-nos, então, entender esse amor platônico que leva o nome de Eros - a partir, sobretudo, das obras Banquete e Fedro - e apontar, seguindo o caminho da pedagogia rubemsiana, sua importância como instrumento e base (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  54
    Notas sobre o conceito de Virtude em Platão.Jayme Paviani - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):86-98.
    Exame introdutório ao conceito de virtude de Platão considerando especialmente a questão da unidade e das partes, da possibilidade de ensinar a virtude e das relações entre a ideia de alma e as condições da virtude. O artigo analisa o contexto social e histórico da virtude na Grécia antiga e na obra de Platão, examina algumas posições teóricas sobre o problema da unidade e das partes da virtude e a questão da aprendizagem da virtude (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  3
    Mito, Mentira e Feiúra No Livro II da República de Platão.Juliano Orlandi - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):15-31.
    A censura platônica à poesia no Livro II da República está claramente fundada num critério moral: na educação dos jovens, devem ser evitados os mitos feios, isto é, os mitos que conduzem aos vícios morais. Há passagens em que Platão parece identificar a feiúra dos mitos ao conceito de mentira e, assim, a censura parece se dirigir aos mitos mentirosos. Em outros trechos, contudo, Platão parece admitir a existência de mitos que, apesar de mentirosos, podem ser considerados belos. Nesse caso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  38
    Considerações sobre a psyché no livro VII da república de platão: O phronesai do logístico.Rachel Gazolla - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):677-688.
    Este artigo trata da importância dophronésai como uminstrumento da alma que se estrutura enquantoponto de intersecção da dialética ascendente eda descendente. Para a educação do filósofodialético, tanto a contemplação noética quanto oconhecimento para a melhor atuação dos homensna vida em comum são expostos por Platão desdeo livro IN, ao apresentar os homens que têmphrónimos. O tema é aprofundado no livro VII, naexposição do movimento específico de um órga-non do logístico, o phronésai.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Platão: crítica e censura a poesia.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Eliete da Silva Cruz - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):37-55.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a questão sobre a natureza da arte, em específico da poesia trágica, seus efeitos sobre os indivíduos e a censura da poesia, segundo a concepção de Platão na obra República, especificamente nos livros II, III e X. Na República, Platão ao censurar, condenar e rejeitar a poesia como um instrumento para a formação dos indivíduos, vai de encontro ao modelo tradicional grego de educação. Sua crítica adentra na tradição de seu povo. Essa postura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  32
    Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):01-20.
    A filosofia política que se desenvolveu no mundo islâmico, entre os séculos IX e XII, apropriou-se de conceitos da filosofia grega, principalmente de Platão e de Aristóteles. A República e as Leis, de Platão, e a Ética Nicomaqueia, de Aristóteles, foram os textos que fundamentaram as concepções políticas dos filósofos de expres são árabe , desde as virtudes a serem buscadas individualmente até a ideia do melhor regime político. Com base nos textos gregos traduzidos para o árabe, esses filósofos delinearam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  44
    (1 other version)O Sócrates de Platão e os limites do intelectualismo na ética.Benoît Castelnérac - 2007 - Doispontos 4 (2).
    Normal 0 21 Minha intenção é a de mostrar como uma leitura cética dos diálogos socráticos de Platão permite explicar alguns impasses nos quais resulta a interpretação dogmática desses diálogos. Enumero aqui, de maneira programática, os elementos que permitirão sustentar que, nos diálogos de juventude, Platão desenvolveu uma lógica que conduz a uma posição forte sobre os limites do conhecimento e do intelectualismo. Essa interpretação se inspira em traços dominantes do ceticismo de Arcesilau (séc. III a.C.). Mostrarei como os diálogos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Justiça Em Platão e Rousseau: A Lei Gravada No Coração Dos Cidadãos.Gustavo Cunha Bezerra - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):77-87.
    Procuro analisar neste artigo a relação entre o pensamento de Platão e Rousseau quanto à concepção e condições que tornem possível a justiça. O recurso à dissimulação, largamente tratado por Rousseau em suas obras, permite a aparência da justiça ao injusto, o que torna a injustiça mais vantajosa do que a justiça. Esse tema é levantado a partir da passagem sobre o anel de Giges na República de Platão e retomado por Rousseau, que vê no hipotético uso desse anel a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Considerações críticas acerca da educação cívica na filosofia política de Rousseau.Joel Thiago Klein - 2015 - Dissertatio 41:249-291.
    Este artigo apresenta e analisa as principais teses que constituem a concepção de educação cívica de Rousseau. Além disso, faz-se considerações críticas acerca da proposta político-pedagógica de Rousseau, apontando tanto para elementos equivocados e potencialmente problemáticos, quanto indicando aspectos relevantes para se pensar questões relativas a política e a educação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    Platão e o problema do mal, do Timeu à refutação do paradigma socrático do mal inconsentido nas Leis: há modos de agir consentidamente injustos e maus.Maria Dulce Reis - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-34.
    O problema do bem agir e a reflexão sobre a virtude (areté) e o vício (kakía) são presenças marcantes na filosofia de Platão. No Timeu e nas Leis as questões do mal e da ação má recebem uma atenção especial, seja em meio àquela narrativa cosmológica, seja no debate sobre a injustiça, os crimes e as melhores leis para uma cidade. Propomos apresentar a nossa leitura do tema nesses Diálogos, bem como a nossa hipótese sobre a origem do mal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    O anthropos de Protágoras: do singular ao comum.Bianca Vilhena C. Pereira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1537-1561.
    Com base no Teeteto de Platão, busca-se compreender a dimensão do termo ánthropos na famosa sentença de Protágoras. Segundo a crítica platônica, Protágoras parece entender corpo e alma como diferentes tipos de percipientes: os órgãos sensoriais corporais percebem a aparência imediata de algo que provoca a sensibilidade; a alma, por sua vez, ‘percebe’ por ter julgamentos admitidos pela aprendizagem e experiência. O homem-medida protagórico, do tema da realidade sensível, conduz-nos à formulação do problema em termos de julgamento e opinião, e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):943-957.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    A vida justa e a invisibilidade do filósofo na República de Platão.Carlos Luciano Silva Coutinho - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    A educação como valor intemporal.Cláudia Maria Fidalgo da Silva - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):26-45.
    O principal objectivo do artigo é pensar a educação como um valor intemporal. Apresentar-se-á um duplo sentido que esta intemporalidade pode assumir: A educação surge como um valor essencial, quer ao longo da história, quer ao longo da nossa vida. Tendo em consideração o primeiro sentido proposto, procurar-se-á realçar a sua intemporalidade, nomeadamente em terreno filosófico. Destacar-se-ão, neste sentido, as seguintes obras: A República, de Platão; O Mestre, de Santo Agostinho; Emílio, de Rousseau, e Pedagogia, de Kant. Relativamente ao segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Como é que as fábulas podem ser, no todo, falsas e conter alguma verdade? Uma reflexão sobre República 377a.Celso de Oliveira Vieira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-20.
    Em República 377a Sócrates diz que as fábulas (mythos) são, no todo, falsas, mas possuem, alguma verdade. Diante dessa falsidade geral, a tentativa será de entender melhor onde estaria, de que modo se apresentaria e de que tipo seria essa verdade. Para tanto, será necessário tentar responder se falsidade e verdade podem ocorrer num mesmo lugar e, se a resposta for afirmativa, de que tipo é a sua relação. No âmbito dos conceitos de pano de fundo será preciso verificar se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão.Gustavo Araújo Batista - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):582-603.
    Resumo : A versatilidade da sua filosofia faz de Platão um pensador que, perenemente, fornece matéria para reflexão sobre vários temas, inclusive o da morte. No Fédon, ao tratar dos últimos momentos de Sócrates, Platão elabora seu ideário acerca da morte de maneira que, educacionalmente, seja possível refletir sobre ela. O objetivo é extrair, de algumas de suas obras, excertos que permitam articular, no âmbito do pensamento platônico, a seguinte tétrade: educação, filosofia, morte e virtude. A exposição adotada tem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    A disputa ideológica entre Isócrates e Platão: consequências para a Filosofia e a Retórica.Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    No contexto da restauração da democracia ateniense no séc. IV AEC, Isócrates e Platão instituíram duas das mais proeminentes escolas filosóficas da Antiguidade e certamente as duas mais importantes do Período Clássico. Em alguma medida influenciados pela moralidade socrática voltada para o debate das virtudes, ambos são radicais opositores dos sofistas de seu tempo e do século anterior, que promoviam, segundo eles, uma educação erística ora imoral ora lisonjeadora. Com o objetivo de oferecer novas alternativas pedagógicas para a formação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    O Falso Não É o Verdadeiro: O Problema Das Fake News Na Contemporaneidade À Luz Do Diálogo Górgias de Platão.Gabriel Rodrigues Rocha & Alexandre Anselmo Guilherme - 2022 - Dissertatio 56:187-212.
    O artigo se propôs a compreender o tema das notícias falsas como tópico que aglutina em torno de si, questões que são de caráter eminentemente ético e epistêmico, educacional e político. Desse modo utilizou-se do diálogo Górgias, de Platão, para que mediante as suas problematizações como a oposição entre opinião e conhecimento e entre a racionalidade discursiva da filosofia e a retórica sofística, fosse então possível a problematização de um tópico contemporâneo a partir de uma contextualização filosófica clássica. Nesse sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    O discurso de Glauco e o nascimento do tirano em República II.Matheus Jorge do Couto Abreu Pamplona - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Neste artigo, defenderei que o recurso à imagem de Giges que é feita por Glauco no livro II da República de Platão serve ao propósito de demonstrar que, dada a ambição (πλεονεξία) que é própria à natureza humana, a concessão de um poder ilimitado a quem quer que seja conduz fatalmente à tirania. Antes disso, contudo, reconstruirei a hipótese de Glauco para a origem da justiça e por fim sustentarei como Glauco, ao final do seu discurso, procura superar o plano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Mousiké.Alfredo Werney Lima Torres & José Renato de Araújo Sousa - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:93-103.
    Partindo do pensamento de Platão, mas especificamente em sua obra A República, em que o filósofo argumenta que a música e a poesia dos gregos não podem ser apenas estudadas como um fenômeno estético, porque elas se articulam intimamente com a moral e com a visão de mundo daquela sociedade, pretende-se compreender a relação entre logos e mousiké na cultura grega.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  74
    Knowledge and virtue in Plato's Meno.Franco Ferrari - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:77-83.
    O tema da natureza da virtude e de sua transmissibilidade atravessa quase todos os diálogos da juventude de Platão, isto é, os considerados “diálogos socráticos”. Este adquire uma relevância central no Protágoras e no Mênon, o qual se abre exatamente com a interrogação acerca da maneira de adquirir a virtude. No curso do diálogo, a arete assume um significado eminentemente político: Mênon pergunta a Sócrates como se pode obter sucesso no campo político, como se pode adquirir reconhecimento social. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Administração e dissolução do οἶκος no período clássico.Janaína Silveira Mafra - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-21.
    A hipótese deste artigo é que o Econômico de Xenofonte, considerado um diálogo socrático, fornece um modelo de economia ao qual Platão, de maneira radical, contrapõe-se na República ao propor a dissolução do οἶκος dos guardiões como uma das condições para a idealização da cidade justa. Na primeira parte dele, discorreremos sobre a administração do οἶκος no Econômico e, por conseguinte, sobre um ideal de economia e de mulher. Na segunda parte, mostraremos o caráter paradoxal –– levando em conta o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Inf'ncia, Filosofia e Pólis.Walter Omar Kohan - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:335-344.
    Exagerando uma certa tensão existente entre Sócrates e Platão em Diálogos como Apologia de Sócrates, Górgias e A República, este artigo busca pensar uma oposição mais profunda entre duas políticas da educação da infância em nome da filosofia: como conhecimento verdadeiro do bom e do belo (Platão), a filosofia aspira à conversão da infância; como forma de vida questionadora (Sócrates), ela abre um espaço de interrogação para escutar a infância. No artigo, mostramos como o programa Filosofia para Crianças, de Matthew (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. La concepción ciceroniana de república, ley y virtud.María Isabel Lorca Martín de Villodres - 2001 - Anuario Filosófico 34 (70):565-580.
    This paper considers Cicero's political and legal philosophy, focussing on the ciceronian concepts of republic, law and virtue, on which Cicero's systematic construction of the State and the Right rests.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    La concepción ciceroniana de república, ley y virtud.María Isabel Lorca - 2001 - Anuario Filosófico:565-579.
    This paper considers Cicero’s political and legal philosophy, focussing on the ciceronian concepts of republic, law and virtue, on which Cicero’s systematic construction of the State and the Right rests.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  80
    Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador.Talita Carneiro Gader Safa & Samuel Mendonça - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):69-89.
    O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  51
    Plato's philosophical aretê superimposed on the aretê of the traditional éthos of the Greek culture.Miguel Spinelli - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:165-177.
    Este artigo se resume em seis observações acerca do conceito de aretê, que, no transcurso da cultura grega, contém não apenas um, mas vários significados. Na medida em que percorre tais significados, o artigo também se ocupa em averiguar como se deu um estreitamento na significação da aretê de um ponto de vista cívico, voltado para à qualificação do ser cidadão, e também filosófico, referido à vida moral enquanto qualificação do ser homem. Tendo, pois, em vista estes dois aspectos – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    A república de Platão,impondo a pauta da discussão política.Gonzalo Armijos Palacios - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):39-60.
    Neste artigo procuro mostrar o alcance de vários e fundamentais lampejos da República de Platão.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  1
    Interpretando a linha dividida a partir do pensamento de Marcelo Pimenta Marques.Gislene Vale dos Santos - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-17.
    Neste dossiê em homenagem a Marcelo Pimenta Marques, gostaria de apontar dois aspectos que se complementam na vida e na obra de Marques; a saber, um de ser o meu melhor exemplo de docente-orientador-gente, que não apenas vive, mas sente a vida vivida e a reflete a partir, também, de um escopo de pesquisa; a pesquisa é o segundo aspecto. Se aponto dois aspectos, aqui me fiarei em um, sua interpretação a respeito da obra platônica que aparece na República, mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  22
    A digressão sobre o conhecimento na Carta Sétima platônica.Henrique Guimarães - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):345-374.
    Na digressão da Carta Sétima (341c-d – 344d-e) Platão faz uma descrição do caminho filosófico e do limite dos discursos, sejam escritos ou falados, para se alcançar e comunicar o conhecimento dos seres e da virtude. A digressão critica a produção, por parte de Dionísio, jovem tirano de Siracusa, de um tratado sobre a filosofia platônica, visando suas ‘doutrinas’, como se já soubesse tudo sobre os princípios supremos da realidade. Nesse artigo pretendo ler a digressão acerca do conhecimento filosófico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador.Talita Gader Safa & Samuel Mendonça - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3).
    O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Sobre Protagoras e Platão: Divergências e Convergências acerca do Fragmento do Homem-Medida.Ana Rafaella Pereira Melo & Iraquitan De Oliveira Caminha - 2018 - Aufklärung 5 (2):149-160.
    Protágoras de Abdera, conhecido sofista da Grécia antiga, é compreendido em seus dizeres no decorrer da história da filosofia principalmente devido às contribuições de Platão. O ateniense não apenas dedicou uma obra com seu nome, como também apresentou sua famosa tese do homem-medida no diálogo Teeteto, contribuindo imensamente para elucidar questões importantes sobre seu relativismo. O quão seria pertinente afirmar que é possível saber na íntegra o que queria dizer Protágoras nesse fragmento quando seguimos apenas os testemunhos de Platão. No (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  28
    Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
    Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Platão e a poesia na República.Maria Penha Villela-Petidat - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):51-71.
  43.  28
    Platão ea poesia na República.Maria da Penha Villela-Petit - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):51-71.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44. A pólis ideal da república de platão E a constituição de esparta.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):21-27.
    Como sabemos, a República de Platão tem como um dos pontos cardinais a busca pela Justiça. Os temas abordados ao longo do diálogo convergem para o desejo do ateniense de construir uma cidade calcada no modelo que ele considera justo. Platão encontra inspiração para seu conteúdo político na Cosntituição de Esparta, formulada pelo legendário legislador Licurgo no século IX a.C.. As semelhanças entre a obra platônica e o conjunto de leis espartanas tornam-se inevitáveis se cotejarmos ambos os textos. A reforma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Tempo e educação em Platão.Samuel Scolnicov - 2006 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 17:1-13.
    Neste texto pretende-se mostrar certos ângulos da reflexão de Platão sobre a educação e sua temporalidade, privilegiando o tempo "interno" imbricado nas questões da areté, do conhecimento e da teleologia da vida humana. A dignidade do viver como meta dependente da razão normativa estrutura a ação daqueles que têm a Filosofia como reflexão específica para a educação da alma, conforme a pensou o filósofo.This paper aims to present some views about Plato’s reflection on education and its temporality, emphasizing the “inner” (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Rousseau e a virtude cívica na república.Vital Francisco Celestino Alves - 2019 - Doispontos 16 (1).
    A virtude cívica representa uma peça de fundamental importância na engrenagem política republicana e pode desempenhar uma função decisiva na manutenção da república. Mas, como a virtude cívica se apresenta no republicanismo de Rousseau? Como tornar os cidadãos virtuosos e de que maneira cidadãos dotados dessa aptidão ou disposição podem contribuir para a preservação da república em longo prazo? Tais questões servirão de fio condutor para analisarmos a noção de virtude no arcabouço teórico rousseauísta. Para tanto, nossa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Educação Superior nas Mensagens Presidenciais da Primeira República: De Deodoro a Washington Luís, um novo Ideário Político sob Visões Novas de Mundo e de Homem.Maria Cândida de Pádua Coelho & Almir Schulz - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Platão & a educação.Robledo dos Santos Luza - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (2):153-157.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    (1 other version)A Educação Positivista Republicana como uma herança cultural e patrimonial da Primeira República na Campanha Gaúcha.Alessandro Carvalho Bica - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):83.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    Educação e Política segundo Platão.Joseph Moreau - 1954 - Revista Portuguesa de Filosofia 10 (2):164 - 174.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 952