Results for 'Palavras-chave: Fichte'

954 found
Order:
  1.  31
    Fichte e Schelling em confronto – filosofia da reflexão ou não?Francisco Prata Gaspar - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é apresentar a discussão entre Fichte e Schelling em torno do conflito entre o idealismo transcendental da doutrina-da-ciência e a filosofia-da-natureza do Identitätssystem. Buscamos compreender, de um ponto de vista fichteano, se e em que medida é possível afirmar que a doutrina-da-ciência é uma filosofia da reflexão, tal como entendida por Schelling. Para tanto, em um primeiro momento, serão expostas as críticas de Schelling a Fichte, como ele progressivamente se afasta em relação à filosofia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  43
    O estado de direito no idealismo alemão: Kant, Fichte, Hegel.Jean-François Kervegan - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    resumo Esse artigo busca mostrar, em contraste com uma tradição já estabelecida, que a filosofia clássica alemã, longe de fazer do indivíduo simples apêndice do Estado, propõe uma verdadeira teoria do Estado de direito , e isso, antes mesmo que esta tenha sido formulada pelos juristas liberais. Mas se trata de uma teoria crítica, que põe em evidência o caráter ilusório da idéia liberal segundo a qual a sociedade civil poderia furtarse inteiramente à tutela do Estado. Para Fichte e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  33
    Nota sobre o problema da fundamentação última na Begriffsschrift de Fichte.Juan A. Bonaccini - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    resumo Neste trabalho é analisada a estratégia da exposição de Fichte em seu escrito Sobre o conceito da Doutrina da Ciência e interpretada como indo de encontro a um determinado tipo do ceticismo moderno. Todavia, ao contrário da leitura proposta por Rockmore, que sustenta ser possível considerar toda a epistemologia fichteana dessa época como uma linha de argumentação de cunho pragmático e antifundacionista, defende-se a tese de que Fichte está comprometido desde o início com a tarefa de uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. O sujeito como estrutura do curto-circuito. A partir de uma concepção psicanalítica do sujeito: Lacan, Fichte, Platão.Charlotte Coulombeau - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo É possível distinguir ao menos três etapas principais nas abordagens filosóficas da noção de sujeito: na etapa metafísica a estrutura do sujeito é pens a da em termos de substância; na etapa transcendental , o sujeito é visto como polarida de unificadora de horizontes; na etapa psic a na l í t ica, o sujeito é de f i n ido como estrutura vazia. O sujeito tra ns c e nde ntal é uma estrutura para o mu ndo, enqua (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  51
    The Vicissitudes of Metaphysics in Kant and Early Post-Kantian Philosophy.Karin de Boer - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (2-3):267-286.
    Resumo Não há dúvida que tanto Kant como Hegel viram os seus respectivos trabalhos, como contribuições para aquilo que consideravam ser a “metafísica”. No entanto, a autora argumenta, que isto só deve ser compreendido, tendo presente, as concepções de metafísica de cada um dos autores. A autora, começando pela distinção implícita entre metafísica geral e metafísica especial na Crítica da Razão Pura, argumenta que Kant, Fichte, Schelling e Hegel comprometeram-se com uma investigação que, até essa altura, era do domínio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6. Da Sem'ntica à Pragmática: Kant, Hegel e o Debate em torno da Normatividade.Erick Calheiros Lima - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-52.
    O presente artigo pretende discutir a transformação, proposta por Hegel, da noção kantiana de liberdade como autonomia no paradigma do reconhecimento recíproco. Na primeira seção, vou retomar alguns pontos da Fundamentação que vêm sendo interpretados como conduzindo a paradoxos na concepção de autonomia (1). Em seguida, pretendo recordar esquematicamente a interpretação proposta por Loparic acerca do ‘fato da razão’, procurando especificar aí uma solução semântica para o problema da normatividade embasada na autonomia (2). Na terceira seção, a intenção é fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Ecologia Linguística da Palavra-Chave “Negacionismo”: Do Elemento Linguístico a Uma Crítica Sociocultural de Um Fenômeno Difuso.Cláudio Márcio do Carmo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):105-138.
    O presente texto traz uma análise do negacionismo a partir da junção da Análise Crítica do Discurso – de maneira mais específica aquela que institui o raciocínio dialético como metodologia (Fairclough, 2015; 2018) – em interface com a Linguística de Corpus, inspirado no trabalho de Magalhães (2004), em sua abordagem de palavras-chave (Williams, 1976), para análise de corpus de pequena dimensão (Sinclair, 2001). A partir desse aporte, buscamos analisar um corpus de textos midiáticos sobre negacionismo, como contribuição para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
    O artigo tenciona explicar o conceito da subjetividade na Ciência da Lógica (CdL) a partir de sua forma inicial, diferentemente da maioria dos vários estudos sobre a temática, que discute as formas já mais desenvolvidas, que ocorrem dentro da Lógica do Conceito. Porém, como essa última, desde início, é “Lógica Subjetiva”, a subjetividade precisa ser constituída antes ou no ponto do começo dela. Essa subjetividade inicial e mínima explica-se por primeiro pela identificação de subjetividade e liberdade, por segundo, pela compreensão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    A palavra muda de Rancière através de um diálogo entre Flaubert e Ibsen | Rancière's mute speech through a dialogue between Flaubert and Ibsen.Ana Carolina Calenzo Chaves - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):192-224.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Dos “Atletas da Temperança” Ao “Herói Virtuoso”, Do Rei Ao Pastor: Foucault e o Que Há de Singular No Cristianismo.Ernani Chaves - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):129.
    O objetivo deste artigo é apresentar nas suas linhas mais gerais alguns aspectos da análise que Foucault fez do cristianismo, com a finalidade de apontar o que há neste de singular. Para isso, vamos centrar nossa atenção nos quatro livros publicados no interior do projeto de uma História da sexualidade, cujos três primeiros volumes foram publicados em 1976 e 1984, enquanto o último volume apenas em 2018. Esta análise, por sua vez, pressupõe a genealogia do sujeito de desejo, que podemos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    MOREIRA, E. F. P e RAGO, L. M. Oque é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):88-92.
    Por razões de ordem, tanto técnicas, como de economia de tempo, decidi-me por adotar, em meu texto, a mesma distribuição espacial da matéria, que é a do livro analisado. Com o intuito de evitar repetições enfadonhas e/ou inúteis, trabalhei de acordo com o critério de escolha e análise crítica de casos e/ou aspectos considerados exemplares. Assim, características eventualmente presentes em diversas passagens da obra, serão abordadas e criticadas uma única vez. [...] Palavras-chave: Taylorismo; Trabalho; Capital; Resistência; Facismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    "Educação integral": Esboço de análise a partir de um esquema.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):25-27.
    Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Alfabetização de adultos. In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):123-125.
    Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Considerações Lógicas em torno de uma Definição do Homem.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):5-8.
    A expansão, de caráter epidêmico, registrada no decorrer dos últimos anos, de uma moda filosófica segundo a qual o Homem é exclusivamente um ser em movimento traz consigo consequências morais que valeria a pena examinar mais de perto. No presente e breve estudo me limitarei, entretanto, a testá-la em seus fundamentos lógicos. Mostrar, sob o ponto de vista lógico, o caráter autodestrutivo da posição supra, é o objetivo da demonstração e comentário, que seguem. Para tanto, tecerei, inicialmente, algumas considerações de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio.Kleber Chaves & Benedito Gonçalves Eugênio - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1107-1139.
    Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, cujo problema envolve os sentidos de ensino de Filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019. Assim, objetivamos investigar os discursos sobre ensino de Filosofia no ensino médio, presentes na produção acadêmica dos autores mais recorrentes do campo teórico. Para tanto, nos aportamos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, cuja potência teórica, já afirmada em importantes trabalhos do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Relatório de uma discussão de um seminário sobre o tractatus de Wittgenstein.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):109-112.
    De acordo com o regimento da revista Educação e Filosofia, um de seus objetivos é "veicular textos de caráter científico e didático nas áreas..." de educação e filosofia. Nos seminários e atividades acadêmicas afins, a importância do aprendizado e da prática da redação de relatórios de discussões advém, sobretudo, de sua eficácia como instrumento de controle e fixação dos resultados do trabalho em equipe. Apesar de sua utilidade, contudo, praticamente inexistem textos publicados com a finalidade de mostrar o que é, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Cr´rtica ao 11º Capitulo da "Crítica a razão científica" de Kurt Huebner.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):9-13.
    O presente trabalho é a versão, ligeiramente modificada, em língua portuguesa, de um original alemão redigido em meados de 1979. O texto original contou a colaboração, e a crítica de Ulf Wolfgramm, então meu colega no Curso de Filosofia da Freie Universitaet-Berlin. O artigo é uma abordagem crítica à obra de kurt Huebner intitulada Kritik der wissenschaftlichen Vemunft (Crítica da razão científica). Mais precisamente, ao décimo primeiro capítulo desta obra, por sua vez intitulado Kritik am Wahrheitsbegriff in der Popperschen Philosophie (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  50
    A narrativa que constitui mundos: a literatura de Mircea Eliade (The narrative that constitutes worlds: the literature of Mircea Eliade).Vitor Chaves de Souza - 2012 - Horizonte 10 (25):255-267.
    O filósofo Mircea Eliade, dentre seus ofícios, foi um escritor. Para ele, a literatura busca investigar e compreender os significados universais da criação e dos fenômenos – em especial, em seus romances, os fenômenos religiosos. Herdeiro da tradição literária existencialista que marcou, sobretudo, os grandes filósofos e romancistas franceses (como Jean-Paul Sartre e Albert Camus), sua obra literária possui uma unidade fundamental: a inquietação com o tempo e o sagrado. O objetivo desta pesquisa é apresentar a relação de Mircea Eliade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  35
    A Conversão em Clemente de Roma Metanoia, uma palavra chave.Pio G. Alves de Sousa - 1987 - Augustinianum 27 (1-2):33-44.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de construção social de um (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  36
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Palavras Mágicas.Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka & Antonio Álvaro Soares Zuin - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):199-229.
    Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Uma chave de leitura para os ensaios de Marcuse na ZfS (1937-1941).Victor Hugo de Oliveira Saldanha - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1633-1669.
    Resumo: O presente artigo apresenta uma epítome da dissertação “Os pressupostos filosóficos e os imperativos fundamentais da teoria crítica incipiente de Herbert Marcuse: em torno dos ensaios da ZfS (1937-1941). (SALDANHA, 2020)”. Essa pesquisa buscou identificar os traços distintivos da teoria crítica que Marcuse esboça nos ensaios publicados na Zeitschrift für Sozialforschung entre 1937-1941, tendo acedido a duas conclusões gerais: 1) que essa teoria se baseia em dois pressupostos filosóficos maiores, a saber, a dialética hegeliana e a crítica de economia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  27
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  55
    A centralidade da Palavra de Deus em Lucas 5,1-11 (The centrality of the Word od God in Luke 5,1-11) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p682. [REVIEW]Ildo Perondi, Fabrizio Zandonadi Catenassi & Gisele Soares Silva - 2013 - Horizonte 11 (30):682-708.
    Pouca atenção foi dada pelos estudiosos para a função da Palavra de Deus no relato da pesca milagrosa em Lucas, tanto em nível literário, quanto teológico. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a perícope de Lc 5,1-11, com enfoque na Palavra de Deus, proclamada em Jesus e por ele. A metodologia utilizada foi a análise e interpretação de textos, privilegiando o método histórico-crítico e os seus elementos essenciais, além do uso de outros métodos, baseados na ciência da linguagem. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    A mulher e a arte: a criação feminina nas palavras de Júlia Lopes de Almeida.Gabriela Simonetti Trevisan - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):189-215.
    Este artigo tem como foco uma análise do texto “A mulher e a arte” (sem data), da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Este escrito, recém-publicado na íntegra pela primeira vez, em revista acadêmica, constitui uma conferência da autora na qual ela expõe suas opiniões sobre o tema da arte de autoria feminina, tecendo uma série de críticas de cunho feminista à desigualdade entre os gêneros no espaço da criação artística. Em seu texto, a literata cita diversos nomes de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Africanidade Nas Escolas Públicas Do Município de Manaus: Avanços e Desafios Para o Desenvolvimento de Uma Educação Integral Antirracista.Soraya Monteiro Neves - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Resumo: A Lei 10.639/03 depositou diante do universo docente o desafio de propalar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, numa perspectiva contrária a visão eurocêntrica predominante até então. Cabia às Secretarias de Educação subsidiar as escolas, o que exigia formação de equipes aptas ao processo, bem como compreensão da lei e mudanças nas concepções de currículo e práxis dos/as educadores/as. O presente artigo vem apresentar justamente a caminhada da Secretaria Municipal de Educação no Município de Manaus/SEMED/MANAUS quanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  45
    A conversão ao pentecostalismo em comunidades tradicionais (The conversion to Pentecostalism in traditional communities) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p396. [REVIEW]Edin Sued Abumanssur - 2011 - Horizonte 9 (22):396-415.
    Em um primeiro momento, faço uma breve avaliação qualitativa da produção acadêmica sobre o pentecostalismo no Brasil. Em seguida, reflito sobre o processo de conversão ao pentecostalismo nos quilombos do Vale do Ribeira, São Paulo. A conversão em comunidades tradicionais, como as de caiçaras e quilombolas, tem se mantido como uma lacuna nas pesquisas dos estudiosos. No mínimo, as circunstâncias e os contextos em que se dão essas conversões não têm sido levados em consideração. Aponto aqui as relações entre formas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Vencedores e derrotados no debate dialético de acordo com Aristóteles.Fernando Martins Mendonça - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-32.
    Em um artigo influente publicado em meados dos anos 80, Jacques Brunschwig defendeu a ideia de que o debate dialético, para Aristóteles, não resultaria em vencedores e derrotados. Sua defesa é baseada no debate dialético como sendo um trabalho comum entre questionador e respondedor (cláusula koinon ergon [cf. Tópicos VIII.11 161a20-21]) e como um tipo de teste de consistência de uma dada proposição (cláusula dia tēn thesis [cf. Tópicos VIII.4 159a20]). Apesar dos muitos méritos do artigo, penso que o argumento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Ancoragem nos nomes, persistência nas ideias. Adorno interpreta Hölderlin.João Paulo Andrade Dias - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1601-1632.
    Resumo: O artigo aborda a interpretação da poesia tardia de Hölderlin feita por Theodor W. Adorno. Seu objetivo principal é demonstrar os passos da análise estética do discurso proferido em 1963 à Hölderlin-Gesellschaft, pontuando a presença da ideia de parataxis. Assim, o artigo divide o procedimento de Adorno em três camadas interpretativas: os conceitos de teor de coisa, lei imanente da configuração e teor de verdade. Primeiro, Adorno busca as referências filológicas e de sociologia da arte para insistir na proximidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Filosofia da Diferença e Pragmatismo: as oficinas de conceitos filosóficos como ferramentas da prática intersubjetiva da discussão razoável.Antonio Saturnino Braga - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-32.
    Resumo: O objetivo do presente trabalho é defender a uma perspectiva de ensino de filosofia baseada na compreensão pragmatista da prática intersubjetiva da argumentação racional, temperada por outro lado com a ênfase deleuziana na diferenciação e na singularidade das situações problemáticas, tomadas como situações que motivam as argumentações e discussões capazes de promover transformações políticas do mundo social. Na primeira seção introduzimos nossa perspectiva através da comparação de duas propostas mais diretamente vinculadas à questão da educação e do ensino de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Será Procedente o Argumento de Kripke Contra a Teoria da Identidade Tipo-Tipo?Domingos Faria - 2014 - Revista Portuguesa de Filosofia 70 (1):112-131.
    Resumo O meu objetivo neste artigo é examinar criticamente o argumento de Kripke contra a teoria da identidade tipo-tipo. Assumindo a tese da necessidade da identidade, bem como a tese da designação rígida, Kripke sustenta que se a dor é idêntica à estimulação das fibras C, então a dor é necessariamente idêntica à estimulação das fibras C. No entanto, precisamente porque a proposição expressa pela frase “a dor não é idêntica à estimulação das fibras C” é uma possibilidade metafísica, Kripke (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Vocação ou ofício? A constituição da identidade docente na formação de professores de Ciências e a contribuição do PIBID.Jeane Cristina Gomes Rotta, Delano Moody Simões da Silva & Ana Júlia Pedreira - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):795-824.
    Resumo: O objetivo desse artigo foi analisar e refletir se a produção científica em periódicos nacionais tem abordado a constituição da identidade docente como vocação ou profissão nas formações docente, além de inferir se o PIBID tem contribuído perante essa questão na formação de professores de Ciências. A pesquisa foi qualitativa do tipo “Estado da Arte” e os artigos analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que há uma lacuna de pesquisas que visam identificar como os professores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  10
    Les contradictions de la philosophie bourgeoise et de la raison moderne chez Lukács et Horkheimer.Raffaele Carbone - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1547-1566.
    Résumé: Lukács et Horkheimer analysent les tensions et les contradictions de la société européenne dans la mesure où elles se reflètent dans les théories philosophiques élaborées par les penseurs bourgeois de l’époque moderne : dans ce domaine, ces contradictions pratiques se traduisent par une opposition conceptuelle entre des couples tels que sujet/objet, phénomène/chose en soi, nécessité/liberté, etc. En abordant la question de l’influence d’Histoire et conscience de classe (1923) sur les essais horkheimeriens des années 1920 et 1930, cet article confronte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Autonomia como ideal regulador da Universidade Moderna: sentidos e limites.Damião Bezerra Oliveira & Raphael Carmesin Gomes - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1377-1408.
    Resumo: Neste artigo, a partir de pesquisa teórica, objetiva-se refletir sobre os sentidos do conceito de autonomia da universidade moderna e algumas das suas importantes limitações epistemológicas, políticas e curriculares. Para isso, buscou-se dados nas fontes bibliográficas citadas e referenciadas no texto, de modo especial no pensamento de Bacon, Kant e Descartes. A metodologia adotada consistiu na leitura, análise, comentário e crítica dos textos selecionados, tomando-se cada um enquanto unidade de sentido, mas também confrontando e problematizando os enunciados e teses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    FEENBERG, Andrew. Tecnociência e a desreificação da natureza.Caio Alberto Martins & Alex Calazans - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    RESUMOAs muitas definições de tecnociência são oferecidas como corretivas para um ideal de ciência pura, completamente separada da sociedade. A crítica da pureza nos estudos de ciência e de tecnologia foi precedida por críticas fenomenológicas em Heidegger e em Marcuse. A ideia de pureza não é mais crível. No entanto, o conceito de ciência pura tem desempenhado historicamente um papel na defesa da ciência contra interferências políticas. O conceito de tecnociência corre o risco de abrir a ciência a essa interferência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Loucura: das manifestações nas tragédias de Eurípides à expressão da bílis negra.Heriel Luz & Marcio Luis Costa - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Resumo: Buscando preservar a unidade entre o estético e o político, o artigo propôs-se a criar tramas e zonas de contato entre o conteúdo e as formas de funcionamento das tragédias, particularmente as de Eurípedes, e as percepções das manifestações daquilo que se convencionou chamar de loucura. Para isso, sem a pretensão de transpor a modernidade à Antiguidade Grega, a hermenêutica empregada intentou produzir pontos de tensionamento e de convergência entre aspectos pertinentes à formação das práticas e das conceitualizações que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Educação e experiência.Rainri Back - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1277-1301.
    Educação e experiência Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da consciência, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    A fenomenologia e a história de vida.Paulo Roberto Brancatti & Renata Portela Rinaldi - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):489-507.
    A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Sistemas abertos e sistemas isolados no contexto da flecha entrópica do tempo: uma análise termodin'mica do conflito entre os seres vivos e a atividade capitalista.Amanda Bueno de Oliveira - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Tendo em vista a emergência do pensamento ecológico em tempos do atual cenário antropocênico, o presente artigo procura refletir acerca da relação entre os seres vivos e o capitalismo, de modo a corroborar um conflito termodinâmico que permeia entre eles, tendo a entropia como mediação. Deste modo, constitui-se, por um lado, os sistemas abertos, que são capazes de trocar matéria e energia com o meio e, assim, esfriar seu sistema, de modo a impedir ou desacelerar sua autodestruição entrópica; e por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    A Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur: uma perspectiva metódica à Pesquisa em Educação.Thaiany Guedes da Silva, Evandro Ghedin & Ilaine Inês Both - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-26.
    Resumo: Trata-se de trabalho de cunho teórico-metodológico que objetiva abordar os conceitos e processos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa na perspectiva da Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur, refletindo a fecundidade científica e formativa deste exercício no campo da pesquisa educacional. Tem como método a pesquisa documental desenvolvida pela sistemática da revisão bibliográfica realizada sob o critério de relevância e enfoque temático das obras selecionadas, que se apresenta na forma de um ensaio. Resulta deste a compreensão das etapas fenomenológica, hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    O Ensino de Filosofia: entre problemas epistemológicos e questões sociais.Flávio de Carvalho - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-23.
    Resumo: Este artigo oferece alguns pressupostos, condições e situações atinentes ao Ensino de Filosofia tendo em vista discutir seu potencial reconhecimento como campo do conhecimento autônomo vinculado ao território epistemológico da Filosofia, cujo status de sua autonomia advém da demarcação de um objeto, métodos e finalidades sociais específicas. Primeiramente, então, fizemos uma exposição em torno a um estatuto epistemológico para o Ensino de Filosofia, elaborando em seguida um itinerário de diferenciação entre a Filosofia da Educação e uma Filosofia do Ensino (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  19
    El aporte de la filosofía y la cultura a la vida buena de un cuerpo precario.Andrea Diáz Genis - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):659-684.
    Resumen: ¿Se puede llevar un buena vida a partir de una vida mala? A partir de esta pregunta que se hace Butler, tenemos el propósito de reflexionar sobre el caso de César González, a partir del enfoque de capacidades de Martha Nussbaum y la importancia que tiene en la formación humana el cuidado de sí, la inquietud y el autoconocimiento. Es también una reflexión sobre la importancia de la filosofía ligada al desarrollo humano, al pensamiento crítico y la imaginación creativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida.Carlos José Martins & Flávio Soares Alves - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):31-44.
    Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida Resumo: Sofremos uma crescente governamentalização dos corpos e das condutas ao longo do mundo moderno e contemporâneo. Essa foi uma das expressivas contribuições do pensamento do filósofo francês Michel Foucault. No entanto, tal governamentalização não adveio sem contrapartida. Trata-se, em todo caso, de um empreendimento sistemático de investimento pelo poder e de redução dos corpos à sua dimensão extensiva, utilitária, funcional e orgânica, numa palavra, instrumental. Uma pletora de práticas foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares.Antonio Dário Lopes Júnior, Ruth Maria de Paula Gonçalves & Osterne Nonato Maia Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):925-957.
    O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    A caça ao veado e o erro de Waltz.Fernando Nunes Oliveira - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):74.
    Os argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados. Uma teoria como essa é apresentada por ele em Theory (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    O discurso de Glauco e o nascimento do tirano em República II.Matheus Jorge do Couto Abreu Pamplona - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Neste artigo, defenderei que o recurso à imagem de Giges que é feita por Glauco no livro II da República de Platão serve ao propósito de demonstrar que, dada a ambição (πλεονεξία) que é própria à natureza humana, a concessão de um poder ilimitado a quem quer que seja conduz fatalmente à tirania. Antes disso, contudo, reconstruirei a hipótese de Glauco para a origem da justiça e por fim sustentarei como Glauco, ao final do seu discurso, procura superar o plano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 954