Results for 'Niilismo ético'

978 found
Order:
  1.  21
    Hans Jonas e o Niilismo: O Hóspede Mais Sinistro Não Pode Destruir a Casa.Jelson R. De Oliveira - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):101-119.
    Pretende-se com este artigo, demonstrar como o niilismo é um dos conceitos centrais da obra de Hans Jonas. Para isso, analisaremos como o problema se desdobra em sua obra a partir de três perspectivas complementares: a identificação de um niilismo cósmico, cujo primeira aparição são os movimentos gnósticos da Antiguidade tardia e seus impactos sobre o cristianismo primitivo; um niilismo antropológico derivado dessa posição gnóstica e agravado pela filosofia existencialista; um niilismo ético e tecnológico, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. O desenvolvimento exaustivo da ciência E da técnica enquanto motivação para O esvaziamento ético contemporâneo: Uma análise à Luz de Jürgen Habermas E Hans Jonas.Francisco Vale Lima - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):91-101.
    Trata de uma leitura do papel da tecnociência no que tange ao esvaziamento ético com o qual nos deparamos. Para tanto, vale-se das abordagens feitas por Jürgen Habermas e Hans Jonas. Neste sentido, opera com alguns conceitos fundamentais de ambos os teóricos, no que se refere ao tema posto. Do primeiro filósofo refletir-se-á acerca do esvaziamento dos significados do mundo da vida face ao caráter instrumentalizador que a razão assumiu após o iluminismo. Do segundo, analisar- se-á o vácuo (...) operante diante do poder que foi outorgado ao homem pela tecnociência. (shrink)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Ética: Indagações e Horizontes / Ethics: Inquires and Horizons.Paulo Jesus, Maria Formosinho & Carlos Reis (eds.) - 2018 - Coimbra: Coimbra University Press.
    A presente obra assume-se como um projeto genuinamente interdisciplinar de reflexão ética, interrogando os seus fundamentos e explorando as suas interseções com diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Reunindo especialistas de distintas áreas, oriundos de países diferentes, o livro tem como fio condutor um diálogo polifónico com o pensamento ético contemporâneo, enraizando-se na tradição crítica que procura refundar a racionalidade prática na construção humana de sentido e, por conseguinte, refutar o niilismo e o relativismo axiológico absoluto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Nietzsche, O eterno retorno E a ética do cuidado de si.Lucas Villa - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):41-49.
    Este artigo busca analisar as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do eterno retorno, bem como apresentar uma nova leitura do mesmo enquanto consumação da perspectiva niilista e proposta de um modelo ético baseado no princípio grego do cuidado de si.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. V/cfor Brenes.Etico En Spencer El Naturalismo - 1963 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 1 (13):7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  50
    Luis césar santiesteban (2009), Heidegger Y la ética, chihuahua, méxico, aldus, 234 pp. [REVIEW]El Ethos & de la Pregunta El Rostro Ético - 2012 - Signos Filosóficos 14 (27):177-182.
  7.  16
    Niilismo e Herança Nietzschiana Na Constituição Do Método Genealógico Em Michel Foucault.Carlos Renato Moiteiro - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):85-103.
    O presente texto procura refletir acerca da herança nietzschiana no pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), especificamente em torno da questão sobre a existência ou não de um niilismo na produção teórica foucaultiana e seus reflexos na consolidação do método genealógico, afastando-o em certa medida das perspectivas teóricas elaboradas nos trabalhos das décadas de 1950 e 1960. Definir quais os aportes que Foucault empresta da própria genealogia da moral nietzschiana para a constituição de seu procedimento, faz-se necessário para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Niilismo E política em Leo Strauss.Evaldo Sampaio - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):115-136.
    Trata-se de pensar a possibilidade da filosofia política. Para tanto, procura-se situar a questão a partir da obra de Leo Strauss, objetivando-se mostrar por que o niilismo contemporâneo – em suas mais difundidas e às vezes insuspeitas manifestações – impede a realização e mesmo a existência de uma reflexão sobre a natureza das coisas políticas. Tendo-se a retomada por parte de Strauss do “direito natural” como chave de leitura tanto para o “problema central da filosofia política” quanto para o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Niilismo Administrativo: Considerações Sobre Uma Rápida Menção de Nietzsche a Uma Crítica de Thomas Huxley a Herbert Spencer.Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):163-182.
    O niilismo é um tema importante em Genealogia da moral (1887) e está estreitamente associado a seus conceitos principais. No entanto, no parágrafo 12 da II Dissertação dessa obra, e somente nele, aparece o termo “niilismo administrativo” (administrativen Nihilismus) sem nenhuma explicação de seu sentido, a não ser que se trata de uma censura que Thomas Huxley fez a Herbert Spencer. Nesse parágrafo, Nietzsche apresenta o principal pressuposto de seu procedimento genealógico: a função de uma estrutura, seja ela (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Niilismo e gnosticismo.Jelson Roberto de Oliveira - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Partindo da interpretação do niilismo como negação da vida, pretende-se demonstrar, neste texto, como a exortação de Zaratustra de “fidelidade à terra”, pode ser compreendida como uma forma de enfrentamento do niilismo na obra de F. Nietzsche. Para tanto, parte-se de uma análise intratextual da relação entre niilismo e gnosticismo na obra do filósofo alemão no intuito de demonstrar como o personagem histórico fundador do zoroastrismo se apresenta por meio de uma moral dualista cujas premissas gnósticas levam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Niilismo e modernidade em Nietzsche.Jeovane Camargo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):61-71.
    Face às atuais compreensões da violência, que tendem a apresentá-la sempre negativamente, a genealogia de Nietzsche permite entender que a violência também possui um caráter positivo no percurso histórico do ocidente. Ela possibilitou a instauração da civilização, na medida em que modelou um determinado tipo humano. A eticidade do costume e o direito primitivo foram mecanismos de violência e crueldade que tornaram o homem responsável, previsível e obediente às normas. Por meio da renúncia à satisfação imediata dos instintos, internalizou-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Niilismo E absurdo: Ecos da “morte de deus”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe.Ronaldo Pelli Junior & Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259.
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    O Niilismo Ativo Nietzschiano Na Obra ‘a Hora da Estrela’ de Clarice Lispector.Roberto Ribeiro da Silva - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):104-112.
    Investigaremos os nexos niilistas transmutados da obra ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector (1977), à condição esvaziada da personagem Macabéa. Essa eleição se coaduna com a ideia nietzschiana de transvaloração, onde o “lusco-fusco” entre vida versus morte se encontram, a ficção versus realidade são constantes metamorfoses - um retorno as coisas mesmas - sem dependência teleológica. Macabéa é metaforicamente o “instante” da vida diante da morte. Sua criadora paradoxalmente é identificada com o niilismo ao significar o ‘grand finale’ (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    O Niilismo e a Afirmação Ética: A Leitura Deleuziana de Nietzsche e Foucault.Caio Cesar do Nascimento Paz - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):72-84.
    Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  47
    Niilismo.Paul van Tongeren - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O presente artigo examina o conceito, o diagnóstico e o prognóstico feito por Nietzsche a respeito do niilismo europeu e sua história, e o analisa como uma das mais importantes de suas contribuições para a filosofia e a cultura de nosso tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Niilismo À Prova Dos Nove: Há Sentido Em Se Falar de “Niilismo” No Pensamento Indígena?Maurício Fernando Pitta - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):160-180.
    Neste ensaio, busca-se pensar de que forma a questão do niilismo é enfrentada pelo pensamento de povos indígenas das terras baixas da América do Sul: se interpretarmos o niilismo como perda de parâmetros diante da “morte de Deus”, que sentido o problema do niilismo faz para povos que não estipularam um Deus unitário como fundamento axiológico? Para desdobrar essa questão, fez-se uso da obra Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, bem como de referenciais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Niilismo e as Potências Do Falso: Vida, Arte e Verdade Em Nietzsche e Orson Welles.Davison Roberto de Paula - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):43.
    O objetivo deste artigo é analisar as relações entre o niilismo e as potências do falso, a partir dos conceitos de vida, arte e a crítica à vontade de verdade na filosofia de Nietzsche e no cinema de Orson Welles, através do filme A marca da maldade. O niilismo caracterizado como o movimento de deslocamento do centro de gravidade da vida e a invenção de outro mundo, o mundo verdadeiro, empreendida como forma de vingança articula-se com a vontade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise.Sérgio Pereira da Silva & Santos - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):139-156.
    Resumo : O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Universos éticos y la metarregla del doble efecto en el estado de necesidad.Raúl Madrid Ramírez & Rodrigo Andrés Guerra Espinosa - 2020 - Problema. Anuario de Filosofía y Teoria Del Derecho 1 (14):247.
    Este artículo tiene por objeto explicar cuándo en el estado de necesidad la distinción entre un mal mayor o menor responde al universo ético consecuencialista y desde qué consideraciones no lo haría; segundo, explicar por qué es posible desde el principio del doble efecto la ponderación de la vida humana, aceptando la objetivización de sus parámetros según los efectos de una acción. Por ello, a continuación trataremos en la primera sección el concepto de mal en clave consecuencialista y, posteriormente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  1
    O Niilismo retratado nos personagens de Camu.Michelle Ferreira de Lima - 2024 - Aufklärung 11 (3):133-148.
    The aim of this article is to argue about the nihilistic experiences of Camus's characters, and to demonstrate that Camus's essayistic reflection on the themes of absurdity, suicide, murder, nihilism and revolt are effectively worked out in the novel and theater that complement each other within the fabric of Camus's cyclical work. To this end, an analysis will be carried out mainly on the works: The Adulterous Woman (short story), which brings a reflection on the negation of life; escape and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    (1 other version)Aspectos ético-morais da pedagogia em santo agostinho.Claubervan Silva Lincow - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):24-33.
    Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época. Não queremos propor valores ético-morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como tal, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Niilismo e decadência.Samuel Mendonça & Igor Hideo Kato da Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 523.
    Em O Niilismo, Volpi Franco discorre sobre a história do niilismo e problematiza temas contemporâneos como o fim da história, o relativismo e o ceticismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    O Niilismo Nas Memórias Do Subsolo: A Crítica À Razão Como Crítica À Modernidade Ocidental Em Dostoiévski.Paulo Cesar Jakimiu Sabino - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):142-162.
    Este artigo propõe pensar a crítica de Dostoiévski à razão em Memórias do Subsolo como uma crítica contra a modernidade ocidental. Para isso, é necessário entender o contexto russo do século XIX e como ocorre uma espécie de “importação de ideias” da Europa ocidental para a Rússia, provocando no país as mesmas consequências da Europa, como o niilismo. Entende-se que o niilismo é um fenômeno moderno derivado das novas filosofias que emergem nesse período e, portanto, o niilismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    O Niilismo Segundo o Modelo de São Petersburgo.Antonio Edmilson Paschoal - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):126-141.
    Se a expressão “niilismo russo” remete a uma ideia ampla e profundamente arraigada no contexto histórico e cultural em que surge, ao ser apropriada por Nietzsche, ela apresenta alguns traços bem peculiares, constituindo-se numa das principais fontes utilizadas pelo filósofo para matizar certas nuances de sua própria acepção de niilismo. Este artigo, circunscrito à apropriação feita por Nietzsche de algumas ideias de Ivan Turguêniev e Fiódor Dostoiévski, busca precisar justamente os momentos em que o conceito aparece nos escritos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Niilismo metafísico e incompossibilidade em Leibniz.Elliot Santovich Scaramal - 2024 - Dissertatio 59:17-40.
    O objetivo do presente artigo é analisar a sugestão feita por Leibniz em um apêndice à única obra de grande porte publicada pelo autor, i.e. os Ensaios de Teodiceia, de que é possível que nenhum mundo tivesse existido ou que Deus poderia não simplesmente não ter criado esse mundo, mas poderia mesmo não ter criado mundo algum, uma posição que, como pretendemos argumentar, pode ser caracterizada como um tipo de niilismo metafísico avant la lettre. Nas seções 1, 2 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Genealogia e fisiologia do niilismo.Maikon Chaider Silva Scaldaferro - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):11-24.
    O niilismo é um dos principais temas dos escritos tardios de Nietzsche. O filósofo enxergou sintomas de uma visão niilista do mundo na cultura, política, arte, religião e moral do século XIX. Nietzsche recorre a dois "métodos" de interpretação deste fenômeno, a genealogia e a fisiologia. Nosso texto pretende ser uma introdução ao tema, indicando como Nietzsche elabora uma interpretação genealógica e uma interpretação fisiológica do niilismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    O niilismo em Parsifal.Thiago Kistenmacher Vieira - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):227-260.
    This paper aims to understand from Nietzsche’s late thinking the reasons why we can observe aspects of nihilism in the opera Parsifal, by Wagner. Given the several considerations by Nietzsche regarding Parsifal, it is possible to identify it with nihilism, especially with the incomplete one. Besides that, if the denial of world is identified to moral, to asceticism, to Christian faith, to chastity and to compassion, these are the elements that guide the Wagnerian work from 1882 and which, in turn, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Niilismo, Suicídio e Valor da Vida Em Schopenhauer.Aguinaldo Pavão - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):107-125.
    O artigo propõe-se a apresentar e discutir o niilismo ínsito na filosofia de Schopenhauer. Defende-se uma necessária distinção entre dois tipos de niilismo, um que visa a afirmar verdades axiologicamente neutras sobre o mundo e a existência, outro que se compromete com uma tese valorativa que considera a negação da vontade o maior objetivo moral. O pessimismo metafísico, cuja tese básica consiste em arguir que a não existência é preferível à existência, incorpora os dois tipos de niilismo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Niilismo - pensado, rabiscado e não publicado.Antonio Edmilson Paschoal - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Este estudo apresenta de forma muito breve alguns traços elementares dos apontamentos não publicados de Nietzsche sobre o tema do niilismo. Tal exposição deve permitir, por um lado, evidenciar o caráter inacabado dessas anotações e lançar luzes sobre o modo como o filósofo trabalha em sua oficina, produzindo seus textos por meio de um exercício de escrita e de reescrita, eventualmente utilizando, eventualmente abandonando o material que produz. Por outro lado, deve permitir uma retomada de algumas linhas básicas do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  77
    Niilismo e ética: notas sobre Derrida e Nancy.Rossano Pecoraro - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):128-139.
    Este artigo pretende investigar algumas dimensões da filosofia de Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy em relação aos temas do niilismo, da ética e da política. PALAVRAS-CHAVE – Niilismo. Ética. Filosofia política. Filosofia francesa.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Niilismo, Conhecimento e Absoluto Em Friedrich H. Jacobi.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):65-77.
    O artigo apresenta os elementos filosóficos constitutivos da crítica, lançada por Jacobi a Fichte em sua Carta a Fichte, segundo a qual “Idealismo é niilismo”. Para tanto, reconstitui a crítica de Jacobi à pretensão idealista de estabelecer um sistema absoluto do conhecimento que, partindo da atividade originária e infinita do pensamento, põe a objetividade do mundo na medida em que o pensa; dá atenção à centralidade do problema do absoluto/de Deus na argumentação de Jacobi e sua relação com as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A persistência do niilismo nos escritos de Nietzsche de 1888.Clademir Luís Araldi - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Procuro mostrar neste artigo que o niilismo persiste como um problema sem solução nos escritos de Nietzsche até agosto de 1888. O niilismo como vontade de nada emerge como um problema, principalmente no escrito O niilismo europeu e na terceira dissertação da Genealogia da moral, ambos de 1887. Investigarei como Nietzsche ainda permanece enredado ao problema da verdade, após vincular o niilismo ao horror vacui. Defendo que as soluções propostas no ano de 1888 giram em torno (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  41
    O niilismo russo e a saída de Dostoiévski para o problema.Cássia Costa Oliveira - 2011 - Horizonte 9 (20):171-176.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Biopolítica e Niilismo.Marcos Nalli - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):150-159.
    Pretendo mostrar como o tema da biopolítica pode se articular com o tema do niilismo. Para isso, concentrarei a atenção em expor esquematicamente alguns dos principais argumentos de Roberto Esposito que autorizam aquela articulação. Assim, primeiramente, considerarei os elementos constitutivos da comunidade que podem ser interpretados como niilistas. Tendo esse dado como ponto de partida, procurarei mostrar de que modo o paradigma imunitário, longe de resolver a deriva niilista que assombra a comunidade, acaba por acirrá-lo; o que leva a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  24
    VOLPI, Franco. O Niilismo. São Paulo: Edições Loyola, 1999.Cláudia Falcão - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):60-62.
    “O Niilismo” foi publicado pela primeira vez em 1996, em Roma, e posteriormente traduzido para várias línguas. Nesta obra, Volpi quis apresentar, ao longo dos quinze capítulos, um itinerário da história do conceito e do problema do niilismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    O Niilismo em Ivan Karamázov: Em constante referência a Nietzsche.Robson Costa Cordeiro - 2024 - Aufklärung 11 (Especial):113-130.
    The article seeks to think about Ivan Karamazov's nihilism in three decisive chapters of “the brothers Karamazov”, “the revolt”, “the grand inquisitor” and “the devil. Ivan Fiódorovitch’s Nightmare”, making constant reference to Nietzsche’s thoughts. By examining these chapters, the article seeks to reflect on the fundamental problem of human freedom and the conflict between faith and reason, presenting the decisive elements of Dostoievsky's critique of institutional Christianity and its inversion of the meaning of compassion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Problemas éticos encontrados en la asistencia sanitaria y toma de decisiones que involucran a personas que viven con demencia y otros impedimentos cognitivos progresivos.Julian C. Hughes - 2020 - Medicina y Ética 31 (4):925-939.
    Este artículo discute los problemas relacionados con la toma de decisiones en la demencia (y otras deficiencias cognitivas progresivas). Presenta cinco de estos temas; a saber, los relacionados con el lugar de residencia, la atención forzada, la medicación encubierta (en relación con la cual también mencionaré la verdad), la sexualidad, la comida y la bebida, que incluye cierta consideración de suspender y retirar el tratamiento en general. Después reflexionará sobre cómo se trata la toma de decisiones en la práctica clínica; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    Niilismo e pós-humanidade na cultura contempor'nea.Manuel Barrios Casares - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):13-48.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    Niilismo e crença no diálogo David Hume de Jacobi.Luiz Fernando Barrére Martin - 2020 - Discurso 50 (2):133-146.
    Podemos afirmar de modo fundamental que a crítica de Jacobi à filosofia deriva de seu afastamento do sensível em direção à constituição de verdades cada vez mais abstratas e passíveis de demonstração. Com isso a filosofia apenas conseguiu gerar disputas a respeito do que ela seja, sem conseguir demonstrar qual posição filosófica deu conta da tarefa e que terminam por levar à perda de confiança no empreendimento, ou em outras palavras, levar ao ceticismo. Trata-se aqui de, sem desconsiderar a influência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Niilismo, Ressentimento e Patologia: A Filosofia de Schopenhauer como Sintoma da Decadência Cultural Europeia Segunda a Crítica de Friedrich Nietzsche.Eli Vagner Rodrigues - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Pretende-se neste artigo abordar o problema da relação entre o ressentimento e a formação dos juízos morais presentes na obra de Schopenhauer a partir de uma perspectiva crítica proposta por Nietzsche que tem suas bases na constatação de que existe na ética ocidental um enfraquecimento das posturas afirmativas da vida como resultado de uma decadência fisiopatológica que influencia a ordem dos juízos morais sobre a existência humana. A ética niilista de Schopenhauer seria um exemplo de uma desagregação dos instintos afirmativos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Repensando o Niilismo e Seus Reflexos Na Educação.Silmara Cristiane Pinto - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:224-235.
    Este artigo apresenta um panorama geral acerca do conceito de niilismo no contexto literário e intelectual europeu do século XIX que, inclusive, o consolidou como um dos problemas teóricos mais fundamentais da modernidade. Com base no pensamento de um grande expoente da filosofia alemã, Friedrich Nietzsche, pretende-se explorar a noção de niilismo, tendo vista seus desdobramentos na contemporaneidade, especialmente no contexto da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini.Calogero Caltagirone - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):14-23.
    O âmbito ético constitui, para Romano Guardini, um dos elementos que especificam o evento educativo. Olhar para a educação, segundo Guardini, significa captar as potencialidades e as tarefas confiadas a tal âmbito de experiência em toda a sua profundidade e riqueza. A formação, deste modo, não pode prescindir de realizar a plena humanização do humano que é dada pela perspectiva ética. Por meio da análise dos atos fundamentais da vida ética, o presente estudo busca evidenciar que realizar a própria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  30
    Vectores éticos de innovación oculta en la tecnología social.Javier Bustamante Donas - 2013 - Isegoría 48:75-94.
    En este artículo se estudia la conexión entre tecnología social e innovación oculta a partir de un conjunto de vectores éticos. Estos vectores éticos permiten que aflore y se difunda la innovación oculta que se produce a través de la tecnología social en entornos colaborativos. Entender la dimensión ética de la tecnología social permite identificar el papel que juega un conjunto de leyes (ley de Metcalfe, ley de rendimientos crecientes de adopción y ley de externalidades positivas) en el desarrollo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Niilismo Alemão.Eli Vagner Francisco Rodrigues - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e09.
    Palestra proferida pelo Prof. Leo Strauss no General Seminar of the Graduate Faculty of Political and Social Science of the New School for Social Research in New York em fevereiro de 1941 editado pelos professores David Janssens e Daniel Tanguay e publicado na revista Interpretation A Journal of Political Philosophy Spring 1999 Volume 26 Number 3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Niilismo e Carta ao pai: Apontamentos entre filosofia e literatura.Jamys Santos - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):21-43.
    The present study is based on the relationship between philosophy and literature with Nietzsche and Kafka as the main authors studied. The central question of this study is how to comprehend some of Nietzsche’s philosophy in Kafka’s literary pieces? In this way, the goal is to analyze a potential reading of the concepts will of power and nihilism. The text’s proposal develops in two moments: characterizing Nietzsche’s philosophy with the will of power and nihilism concepts as main points of the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  24
    Schopenhauer, niilismo e redenção, de Eli Vagner Francisco Rodrigues.Cláudia Franco Souza - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (1):211.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    Genealogia Do Niilismo Em Nietzsche: Uma Investigação Sobre a Influência Do Contexto Histórico-Literário Do Niilismo Russo e da Leitura de Pais e Filhos.João Paulo Simões Vilas Bôas - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):28-50.
    Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma investigação sobre a influência do contexto histórico-literário do niilismo russo — com destaque para o papel desempenhado pelo romance Pais e Filhos — no desenvolvimento das primeiras reflexões de Nietzsche sobre o niilismo, as quais foram registradas em dois textos póstumos de 1880. Principiando com um esclarecimento sobre a origem da palavra niilismo, o texto prossegue com uma caracterização do contexto social, político e cultural do Império Russo na segunda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A LÓGICA DO NIILISMO: O sentido do valor do nada na filosofia de Nietzsche.Jefferson Martins Cassiano - 2019 - Dissertatio 48:258-285.
    Este artigo propõe analisar a importância do niilismo na filosofia de Nietzsche. Para tanto, privilegia as obras preparadas para publicação pelo próprio autor, em especial, Genealogia da Moral. Com isso, destaca-se as implicações que o tema possui na filosofia de Nietzsche, a partir de uma crítica genealógica destinada a avaliar o sentido do valor conferido ao nada. Atribui-se à crise do “niilismo europeu” uma lógica que preside a décadence cultural do Ocidente, baseada em uma relação dinâmica entre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Niilismo e tecnologia.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 978