Results for 'Gumbrecht, Epistemologia, Presença, Ecologia da Linguagem'

963 found
Order:
  1.  19
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  50
    A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião.Sueli Maria Ramos da Silva - 2019 - Horizonte 16 (51):1066.
    Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que concerne (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    O conceito de função na ecologia contempor'nea.Nei Freitas Nunes-Neto, Ricardo Santos do Carmo & Charbel Niño El-Hani - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):43.
    O discurso funcional é tanto ubíquo quanto central na ecologia contemporânea, principalmente no contexto das pesquisas sobre biodiversidade e funcionamento ecossistêmico, que emergiram nos anos 1990 em meio à crise da biodiversidade. Entretanto, a despeito dessa forte presença na ecologia, o discurso funcional ainda não tem sido investigado de maneira adequada nesta ciência, na medida em que muitos problemas fundamentais a respeito do tema ainda permanecem sem respostas claras. Por um lado, os ecólogos que lançam mão de explicações (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Epistemologia, Mente, Matemática e Linguagem: Discussões do X Simpósio Internacional Principia.Cezar Augusto Mortari, Jonas Rafael Becker Arenhart & Ivan Ferreira da Cunha (eds.) - 2018 - Florianópolis, Brazil: NEL – Núcleo de Epistemologia e Lógica.
  5.  24
    A presença de Georges Bataille no pensamento de Michel Foucault: entre o ser da linguagem, insurreição e atitude crítica.Daniel Verginelli Galantin - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6. A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.
    Pretendemos com este ensaio fazer uma bordagem à filosofia fenomenológica da linguagem de Heidegger; abordagem que procura realizar, senão mesmo justificar, isso mesmo que subjaz a uma linguagem que é doação, que é fazer vir à presença aquilo que é nomeado. Mas linguagem tem um sentido mais lato que não apenas fala ou falado. Linguagem como ‘dizer’. Um ‘dizer’ que se escuta para lá do simples dito, para lá de qualquer modo de ser do dasein (autêntico (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and as there (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  29
    Gottlob Frege: os sentidos lógicos e psicológicos nas sentenças da linguagem natural.Antonio Marcos Francisco - 2022 - Cadernos de Filosofia Alemã 27 (2):31-50.
    Este artigo apresenta como tema principal a teoria semântica de Frege para sentenças da linguagem natural e dos processos mentais associados à sua significação. Frege se fundamenta na análise da linguagem para distinguir na mente humana os elementos lógicos de outros de aspectos psicológico. Portanto, nossa investigação visa apresentar nos escritos de Frege a presença de uma teoria semântica relacionada ao encanto estético da arte poética e outra lógica ou associada às investigações científicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    Alguns aspectos da relação entre a teoria saussuriana da linguagem E a teoria do significante lacaniano.Sergio Augusto Franco Fernandes - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):85-97.
    A search of elements becomes necessary to facilitate the understanding of the origins of the Lacan´s significant, in the attempt to explain through structural linguistic, the limits of the Saussure´s influence. It is known that the Lacan´s significant, even though has the Saussure´s influence as a reference in epistemology, both “significant” must not be mistaken. It is usually attributed to Ferdinand de Saussure the invention of the theory of the linguistic sign. We will stand out, however, that this “invention” is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    Abajur Cor de Carne - Cartografia Pela Dança: Possíveis Epistemologias de Uma Arte Negro-Brasileira.Maicom Souza E. Silva & Elaine Augusta Da Silva Vieira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):79.
    Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira é uma análise do espetáculo de dança contemporânea, homônimo, montado pelo Coletivo Emaranhado na cidade de Vitória/ES em 2019. Sinalizamos, a partir do batucar-cantar-dançar, as performances dos artistas que restauram os comportamentos do povo negro-brasileiro. O caminho metodológico seguido, por este artigo, foi o estudo de caso pautado na observação de vídeo e registros de imagens do espetáculo, acompanhado da revisão bibliográfica das obras que contemplam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Literatura, educação E alteridade - a escritura como experiência de formação.Tatielle Rita Souza da Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):155-178.
    RESUMO O presente artigo toma como objeto de investigação a relação entre literatura e educação. Nossa posição hiante de professor-pesquisador é aquela que nos autoriza a recolher testemunhos de experiência docente, bem como extrair elementos interrogantes de ambas as margens, arriscando pensar a respeito da potência deste encontro entre “experiência estética da literatura” e “discurso pedagógico”. Alguns estudos tem nos apontado que a relação intrigante entre literatura e educação convida os protagonistas e espectadores da cena escolar cotidiana a inaugurarem outros (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Substancialidade e Presença: Acenos de Gumbrecht Para o Conceito Heideggeriano de Ser.Sabrina Ruggeri - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):117-132.
    Nosso trabalho se detém na proposta de leitura do conceito heideggeriano de Ser que Gumbrecht desenvolve a partir de uma aproximação com a noção de presença; o cerne da aproximação proposta por Gumbrecht entre as duas noções reside no caráter de substancialidade compartilhado por ambas. A noção gumbrechtiana de presença pretende antes de tudo resgatar a relação material e espacial com o mundo das coisas a partir da consideração do corpo como parte integrante de nossa existência. A leitura gumbrechtiana do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Interculturalidade crítica e ecologia dos saberes: uma contraposição ao monopólio de uma cultura como patrimônio universal da humanidade.Alexandre Silva - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):331-342.
    A interculturalidade crítica pretende colaborar na construção de uma sociedade mais justa, diversa, plural e democrática, contrapondo a monocultura que se formou no ocidente e que se espalhou por todo o mundo. A Ecologia dos Saberes parte da crítica a supressão dos saberes de povos e nações colonizadas, consideradas subalternas, marginais e subdesenvolvidas. Ambas perspectivas fazem críticas ao colonialismo como forma de dominação nas suas mais diferentes formas (saber, ser e poder), além de posicionar-se contra a ideia de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Problemas de Metafísica Analítica / Problems in Analytical Metaphysics.Guido Imaguire & Rodrigo Reis Lastra Cid (eds.) - 2020 - Pelotas: Editora da UFPel / UFPel Publisher.
    O desenvolvimento da filosofia acadêmica no Brasil é direcionada, entre vários fatores, pelas investigações dos diversos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Esses GTs se dividem de acordo com a temática investigada. O GT de Metafísica Analítica é relativamente novo e ainda tem poucos membros, mas os temas nele trabalhados são variados e todos centrais no debate metafísico contemporâneo internacional. A sua investigação se caracteriza pelo rigor lógico e conceitual com o qual aborda esses (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Linguagem, Epistemologia e Mística.Steven T. Katz & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:1334.
    Esse artigo foi originalmente publicado como capítulo do livro Mysticism and Philosophical Analysis, organizado por Steven T. Katz e publicado pela Oxford University Press em 1978. O texto trata de questões epistemológicas da mística e problematiza uma série de concepções dessa temática, tendo por principal objetivo marcar uma maneira de abordar os dados fornecidos pelos místicos, concentrando-se especialmente na tentativa de defender a concepção de que assim como as ideias são mediadas por contextos culturais, sociais e religiosos, as experiências místicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia.Nuno Venturinha - 2010 - Lisboa, Portugal: INCM.
    Ludwig Wittgenstein é unanimemente reconhecido como um dos pensadores mais marcantes do século xx, tendo influenciado decisivamente o debate filosófico da contemporaneidade. Apoiando-se não nas edições clássicas mas no espólio do autor, problematizando a formalidade sui generis característica daquele, esta obra propõe-se acompanhar o evoluir do pensamento wittgensteiniano, nos seus diferentes planos, determinando a metodologia que o vai definir, enquanto possibilidade concreta de compreensão da visão filosófica que lhe subjaz. Ao indagar toda a trajectória reflexiva que se estabelece entre o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  17. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual.Trícia Tamara Boeira D. Amaral & Adriana Fischer - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):5-23.
    Em vista da grande multiplicidade de linguagens e considerando que a alfabetização é uma importante prática de letramento na constituição da criança, este artigo tem o objetivo de identificar o tipo de abordagem dado à imagem em um livro didático do 1º ano, aprovado pelo PNLD. O intuito é discutir em que medida a amostra analisada favorece uma leitura compreensiva e crítica do texto imagético. Para tanto, as ponderações foram realizadas por meio de uma epistemologia interpretativa, à luz da teoria (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Aventuras da interpretação.Manuel Maria Carrilho - 1995 - Lisboa: Editorial Presença.
    Em 'Aventuras da Interpretação', Manuel Maria Carrilho propõe um diversificado conjunto de reflexões sobre a cultura contemporânea, que vão, entre outros temas, da ecologia à linguagem, da história à política, das justiça aos media. Nelas assume-se uma matriz filosófica que valoriza, por um lado, o modo como as ideias se transformam em articulação com os seus efeitos e, por outro, como elas são solidárias com os contextos históricos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  17
    Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil.Eliana Rela, Neiva Senaide Petry Panozzo & Juliane Petry Panozzo Cescon - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022008.
    Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”. Ele apresenta uma análise, dentre as muitas possíveis, da condição leitora na obra Cuore, escrita por Edmondo De Amicis, traduzida para o português brasileiro com o título Coração. Centenário, o livro teve sua primeira edição publicada no ano de 1886, na Itália, e tornou-se um grande sucesso editorial, principalmente por ter sido (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A linguagem literária e a pluralidade cultural: contribuições para uma reflexão étnico-racial na escola.Eliane Santana Dias Debus & Margarida Cristina Vasques - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo : Este texto, bem como as pesquisas que realizamos, tem como meta dar visibilidade às leituras literárias destinadas ao público infantil e juvenil, que enfatizem o tema étnico-racial, ou ainda, títulos que incluam a real participação de personagens negras, costumes afro-brasileiros e informações culturais produtoras de identificação entre o leitor e a narrativa, contribuindo, assim, com as mudanças atuais na história da educação brasileira. Neste texto, apresentamos seis títulos da Editora SM, que, em seu catálogo editorial para 2008/2009, dos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  29
    Minha experiência italiana com o coronavírus: um sobrevoo pela atual pandemia a partir de epistemologias feministas.Gigliola Mendes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e27.
    A pandemia da covid-19 talvez tenha se tornado o principal desafio global da atualidade – e não mais uma especulação ou expectativa. Na Itália, onde atualmente realizo estágio doutoral, a crise sanitária superou as piores previsões, vitimando mais civis que na Segunda Guerra. Como mulher e estrangeira experienciando outra cultura e seus códigos, proponho pensar sobre a crise italiana do coronavírus, guiando-me por epistemologias feministas que permitem compreender esta experiência e suas implicações – como a perspectiva da filósofa Chiara Zamboni (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  33
    Ações do corpo humano, mente/cérebro e linguagem.José Roque Aguirra Roncari - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 199.
    Descobrimos que, se a linguagem e o corpo humano são uma realidade só, se a linguagem é física/matéria tanto quanto um órgão mental do corpo, conforme Chomsky cuja gênese biológica nos acontece e se desenvolve a partir de nosso interior corpóreo mental. Se a linguagem também executa ações, conforme Ludwig Wittgenstein , então, isto pode significar que educar o corpo humano, implica educar também a linguagemordinária que o corpo usa para viver em ambientes sociais. Ambos, sempre agem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Conceitos Budistas de Raiz - em linguagem de hoje (3rd edition).Roberto Arruda - 2023 - São Paulo - Brasil: edição gratuita - Terra à Vista - venda proibida.
    Buda não ergueu uma religião; fez filosofia e ciência. Foi o precursor do realismo científico, da psicanálise, da filosofia analítica, do existencialismo, do feminismo, da epistemologia, da teoria e crítica do conhecimento, da psicologia social, da psicologia positiva, do preservacionismo ecológico e de conceitos relativos à matéria e à energia que só muito recentemente a física quântica pôde comprovar. Saber adequadamente o que é Budismo é essencial para a formação e cultura de qualquer pessoa que não queira ser simplesmente mais (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    A Origem Dos Conhecimentos Humanos No Contexto Dos Estudos Informacionais.Luciana Gracioso - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):55-71.
    Historicamente os estudos da informação se relacionam diretamente com os estudos da linguagem. Recentemente, entra nesse cruzamento, a tecnologia. Procurando identificar caminhos que possam servir aos estudos informacionais para refletir e construir suas estruturas de linguagem para mediação do conhecimento, é desenvolvido um ensaio sobre qual seria o lugar da linguagem na obra “Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos” (1746), de Étienne Bonnot de Condillac (1715 – 1780). Procura-se, ao final, defender as perspectivas do filósofo como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Editoriais do El País a partir da perspectiva dialógica.Heloisa Mara Mendes & Marina Célia Mendonça - 2022 - Bakhtiniana 17 (1):138-165.
    RESUMO Neste trabalho, analisamos enunciados pertencentes ao gênero editorial produzidos em língua espanhola e publicados pelo jornal El País, em sua edição digital, durante o mês de fevereiro de 2020. Objetivamos descrever esse gênero tal como ele se manifesta no referido periódico e refletir sobre o diálogo estabelecido entre o jornal e o leitor presumido. Para a realização da análise, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica da linguagem, sobretudo em escritos de Bakhtin e Volóchinov dos quais destacamos os conceitos de gêneros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Linguagem privada e o heteropsíquico.Cláudio Costa - 2006 - Manuscrito 29 (2):457-477.
    Este artigo trata do problema da epistemologia do mental. Co-mo é possível nosso conhecimento de nossos conteúdos fenomenais, como é possível nosso conhecimento dos conteúdos fenomenais de ou-tras mentes? A resposta consiste no regresso a velhas idéias, como a do conhecimento de outras mentes por analogia e de nosso conhecimento por introspecção de nossas próprias mentes, embora colocando-os den-tro de um referencial teórico e crítico mais sofisticado.This paper deals with the epistemological problem of the knowledge of the mental. How is (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  33
    Resenha da obra Nietzsche e o Paradoxo.Samuel Mendonça & Patrícia Nunes Arantes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 298.
    Resenha da obra Nietzsche e o Paradoxo, de Rogério Miranda de Almeida. Destinada aos interessados no pensamento de Nietzsche, especialmente os mais rigorosos, a obra analisa os escritos do filósofo a partir do original e o faz com rigor e precisão. Com linguagem sofisticada, o texto de Almeida revela profundo conhecimento da obra de Nietzsche, decifrando a presença do paradoxo em sua filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    A cultura visual religiosa como linguagem religiosa própria: propostas de leitura.Helmut Renders - forthcoming - Horizonte:702-702.
    _A artigo apresenta os estudos da cultura visual religiosa como linguagem religiosa, tanto como linguagem das ciências da religião na perspectiva de linguagens e narrativas sagradas como da teologia no sentido de símbolos visíveis e impactantes. Em formato de retrospectiva apresenta os movimentos da elaboração na área de uma teoria da religião ainda pouco considerada na areia e mapeia, pontualmente, suas epistemologias subjacentes e possíveis aplicações nos campos religiosos brasileiros. _.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Conservadorismo da Radicalidade?Diogo Silva Corrêa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44770.
    Philosophie des expérientes radicales, livro recém-publicado pelo filósofo pragmatista e professor da Universidade de Lyon III, Stéphane Madelrieux, propõe uma maneira original e inovadora de ler a filosofia francesa do século XX. Sem abordá-la por caminhos tradicionais, tais como a sucessão cronológica de gerações (1860, 1900, 1900, etc), conceitos típicos (espírito e vida; existência e transcendência; dialética e práxis; estrutura e descontinuidade; diferença e desconstrução, etc.), correntes hegemônicas (espiritualismo bergsoniano, filosofias da vida; existencialismos; hegelianismos, marxismos; estruturalismo, epistemologia histórica; pós-estruturalismo ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    Elementos da liberdade republicana em John Locke.Rodrigo Ribeiro de Sousa - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:171-188.
    Ao longo da história da filosofia, John Locke tem sido frequentemente associado à tradição do liberalismo político, o que decorre, invariavelmente, de um modo peculiar de interpretação da noção de liberdade para o filósofo, que estaria estruturada em torno da ideia de não-interferência. Derivada frequentemente de propostas analíticas realizadas em um “vácuo histórico”, em que as ideias de Locke são tomadas como uma estática coleção, tal conclusão expressa uma perspectiva que não considera o caráter essencialmente discursivo da filosofia política e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  52
    Entre a Pragmática Linguística e a Hermenêutica Filosófica: Hegel e os Desafios de uma Estruturação Linguística da Experiência.Erick Lima - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):59-86.
    RESUMO: Gostaria aqui de contribuir tanto à compreensão das concepções de Hegel acerca da linguagem quanto para uma apreciação da interlocução entre essas concepções e alguns desenvolvimentos na filosofia pós-hegeliana. O tema mais geral consiste em evidenciar os esforços de Hegel para estabelecer uma relação intrínseca entre experiência e linguagem. Primeiramente, tomando como ponto de partida questões diretivas da epistemologia moderna, gostaria de compreender traços da concepção hegeliana de linguagem no contexto de uma tematização intersubjetivista da validade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O problema da objetividade.Donald Davidson - 2013 - Skepsis: A Journal for Philosophy and Interdisciplinary Research 6 (9):141-159.
    Desde Descartes a epistemologia tem se baseado no conhecimento de primeira pessoa. Devemos começar, de acordo com a história usual, com o que é mais certo: o conhecimento de nossas próprias sensações e pensamentos. De uma maneira ou outra, progredimos então, se pudermos, para o conhecimento de um mundo externo objetivo. Há por fim uma passagem tênue ao conhecimento das outras mentes. Defendo uma total revisão desse quadro. Todo pensamento proposicional, quer positivo ou cético, sobre o interior ou sobre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Epistemologia Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    J. L. Austin, o realismo de Oxford e a epistemologia: uma releitura de Other Minds.Sofia Miguens - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (44):653.
    Este artigo propõe uma releitura do artigo Other Minds de J. L. Austin, um exemplo clássico e central do realismo de Oxford, que é hoje exponenciado por autores tão distintos entre si como John McDowell, Timothy Williamson, M. G. F. Martin, Paul Snowdon ou Charles Travis. Um objectivo da leitura é pôr em relevo algumas características da abordagem das questões epistemológicas no seio dessa corrente. Começo por contextualizar o estatuto da investigação epistemológica num quadro de filosofia da linguagem comum. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  46
    “Chama Viva de Amor”: elementos de poética e mística em João da Cruz ("Living Flame of Love": elements of poetical and mysticism in John of the Cross) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p114. [REVIEW]Carlos Frederico Barboza de Souza - 2009 - Horizonte 7 (14):114-135.
    Resumo O presente artigo se encontra na interface entre literatura e religião e trata-se de um estudo da linguagem presente na obra de João da Cruz intitulada “Chama viva de amor”, utilizando-se, para tal, de alguns recursos da crítica literária. Esta obra teve a redação de seu poema realizada entre os anos de 1582-1584 e de seus comentários nos anos de 1585/86 (primeira redação) e 1591 (segunda redação). É um texto que, tanto em sua dimensão poética quanto em sua (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    A influência fregeana na filosofia da arte de Arthur Danto.Anderson Bogéa - 2023 - Discurso 53 (2):100-119.
    O presente estudo tem por objetivo identificar a presença de Gottlob Frege na filosofia da arte de Arthur C. Danto. Partimos do pressuposto de que algumas das principais soluções teóricas encontradas por Danto têm por base e inspiração a semântica fregeana. Para isso, analisamos o corpus em filosofia da arte de Danto, e mapeamos as passagens mais características do fenômeno observado, correlacionando com alguns trechos da obra de Frege.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality.Tânia Rodrigues Palhano & Jório Mágno Oliveira de Souza - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020026.
    O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Enigma da Transcendência: Elementos para uma ontologia do exílio segundo Emmanuel Levinas.João Vila-Chã - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (1):43 - 62.
    Neste artigo tenta-se uma aproximação do pensamento de E. Levinas em sua busca de aberturas no discurso-do-serpara a emergência ética do sentido, de um Sentido desconstrutor dos sentidos constituídos, Sentido dos sentidos e do não-sentido. Trata-se, assim, de uma tentativa de superação do esquecimento mais tipico do centralismo da nossa tradição de pensamento: o da Intriga, que é também tensão, do Outro no seio do Mesmo - ou seja, da Transcendência na e à ordem do mundo. Mais do que o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Retorno da linguagem: breves considerações sobre a linguagem no século XVI a partir da arqueologia de Michel Foucault.Pedro Manenti Vieira da Silva - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O presente trabalho tem como objetivo explicar os mecanismos básicos da linguagem no século XVI, a partir da arqueologia de Michel Foucault. Para tanto, o itinerário a ser percorrido parte de uma breve introdução ao pensamento do autor e do panorama geral do livro, de sua autoria, “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas”, bem como de suas questões fundamentais. Após, analisar-se-á o capítulo que trata sobre a filosofia do Renascimento, intitulado “A prosa do mundo”, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Suárez y la Filosofía Moderna.Giannina Burlando - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):1043-1077.
    Suárez y la Filosofía Moderna Resumen: Los intérpretes de hoy debaten sobre el estatuto y la asociación de Francisco Suárez con la Filosofía Moderna. Este estudio enfoca los principales aspectos de la filosofía especulativa y práctica del pensador jesuita, con el propósito de mostrar que, en las diversas disciplinas abordadas, Suárez ha tomado en cuenta genealógicamente, la formalización de las teorías precedentes: las ha re-formulado en términos metodológicos para progresar. A su preferencia parcial por pruebas a priori, agrega datos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Recuperar o corpo-mundo.Lílian do Valle - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1227-1256.
    A abstração da presença – a sublimação do corpo e a desconsideração dos sentidos – é, como diria Hans Gumbrecht, um dos efeitos da metafísica, pela qual realiza-se a “perda do mundo”, a radical descorporalização exigida pela razão moderna. Alimentada pelas concepções filosóficas da Modernidade, esta tendência foi constantemente enfatizada pelas teorias educacionais até hoje influentes nos meios pedagógicos, além de sedimentada pelas limitações próprias ao modelo escolar amplamente instituído. A crítica e a superação desse modo de ser configura-se hoje (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A importância da literatura antiga para a formação do professor.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2020 - In Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio & Rogério de Almeida (eds.), O Mundo Antigo, o Livre Falar e o Livre Pensar. São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA. pp. 132-148.
    "Tentarei, neste texto, apresentar argumentos não só para recomendar os estudos da Antiguidade em educação, mas para deixar claro o quanto esses estudos são fundamentais para a formação do professor. Meus argumentos serão de dois tipos: em primeiro lugar, apresentarei a Antiguidade — e por esse nome eu me refiro à literatura dos antigos gregos e romanos — como uma herança que está à nossa disposição. Depois, quero apontar, sumariamente, a conexão necessária entre a presença dessa literatura e o vocabulário (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    A hipótese gorgiana: por uma leitura da obra platônica.Vicente Thiago Freire Brazil - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):87-109.
    De maneira reconhecida ou não, a presença de Górgias, e suas teses, no corpus platônico transcende os limites da presença da personagem Górgias nos sete diálogos em que este é mencionado por Platão. Diante de uma influência multifacetada – que abarca desde questões relativas à linguagem, passando pela metafísica, política e estatuto da arte – faz-se necessário um recorte para melhor evidenciar a apropriação e reelaboração platônica do quadro conceitual gorgiano. A pretensão é fazer uma releitura de alguns momentos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Compreensões de aspectos gerais sobre as condições de produção do conhecimento e a investigação no pré-discurso da Educação Inclusiva: dos sistemas de acomodação/ajuste estrutural das possibilidades de subversão do campo.Aldo Ocampo González - 2017 - Odeere 1 (2).
    Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre a caracterização do campo meta-teórico de pesquisa em educação inclusiva e, em particular, examina as forças que produzem seu discurso na pesquisa documental. É reconhecida a necessidade de avançar na exploração de uma perspectiva epistêmica que permita superar o absentismo teórico enfrentado pela educação inclusiva em tempos complexos. O desenvolvimento atual da pesquisa em educação inclusiva é alimentado por vários campos de confluência fora da pedagogia, o que resultou na cristalização de um discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    Outridades ambientais: contribuições ontológicas aos fundamentos da educação ambiental.Vilmar Alves Pereira - 2021 - Perseitas 10:449-470.
    Este ensaio de cunho hermenêutico filosófico tem o propósito maior de apresentar, ao campo dos fundamentos da educação ambiental, possibilidades e contribuições de outridades ambientais. Para tanto, num primeiro momento, parte da definição de outridade tendo por referência noções de Edmund Husserl, Emmanuel Lévinas, Maurice Merleau-Ponty e Paul Ricoeur. Em segundo lugar, mostra como podem ser compreendidas as outridades ambientais e as desenvolve a partir dos conceitos de naturezas, intersubjetividade, diversidade, linguagem, espiritual, ancestral, desigualdade e exclusão, ambiente inteiro. Além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  58
    PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião.Jacqueline Crepaldi Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):638-645.
    Resenha : PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião . São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013. 703p. Esta resenha apresenta o Compêndio da religião como facilitador de conceitos para professores e alunos de Ciências da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Sobre os limites da linguagem na educação em ciências físicas e químicas segundo a perspectiva epistemológica de Gaston Bachelard.Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama - 2011 - A Parte Rei 73:14.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  43
    A produção social da linguagem: uma leitura do texto de Mikhail Bakhtin , Marxismo e filosofia da linguagem.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1981 - Trans/Form/Ação 4:15-39.
    Diante do problema de fundamentar criticamente a produção semiótica no interior da formação econômica e social capitalista e mesmo da fase inicial de implantação do socialismo, BAKHTIN, ou seu discípulo VOLOCHINOV, discute as proposições da lingüística de tradição saussuriana e do subjetivismo individualista dos vosslerianos e, evitando o mecanicismo pretensamente marxista, propõe o estabelecimento da instância social e ideológica da formação do discurso. Após elaborar os fundamentos gerais da produção social dos signos, detém-se na análise dos discursos indiretos progressivamente elaborados (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 963