Results for 'Forças Ideológicas.'

810 found
Order:
  1.  21
    Regulação, Concorrência e Forças Ideológicas – o Conflito Entre a China e Os Estados Unidos da América.Fernando Navarro Vince, Jonathan Barros Vita & Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):206-220.
    Este artigo aborda as questões de regulação de mercados com foco em dois países: China e Estados Unidos da América, ambos influentes na condução de cenários políticos, econômicos, tecnológicos e sociais. O objetivo da pesquisa é demonstrar, por meio da revisão dos dois maiores sistemas econômicos – capitalismo e socialismo – como os aplicativos chineses WeChat e TikTok suscitaram conflitos em prol da regulação de mercados que utilizam inovações tecnológicas. A pesquisa adotou o método dedutivo e bibliográfico, por meio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  3.  3
    A função da ideologia e a din'mica das religiosidades a partir da ontologia de György Lukács.Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Este trabalho compreende uma reflexão teórica sobre o estudo do fenômeno religioso embasada na teoria social marxista. O objetivo proposto se concentra em demonstrar que as formas ideológicas especificamente religiosas se tornam forças materiais de transformação ou conservação do mundo social. A questão é pensada desde o estatuto teórico marxiano, o qual fundamenta uma ontologia histórico-imanente reelaborada por Lukács. A partir da obra tardia do autor húngaro, expõem-se brevemente as categorias centrais do complexo da religião, enfatizando o papel desempenhado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Adorno e a mutação do conceito de ideologia.Felipe Ribeiro - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):25.
    O artigo busca explicitar o diagnóstico elaborado por Adorno no período pós-guerra, segundo o qual o conceito tradicional de ideologia teria perdido seu objeto no mundo totalmente administrado. Se nos termos marxistas tradicionais a ideologia funcionava a um só tempo como falsa consciência e promessa não cumprida, enquanto que o desencadeamento das forças produtivas, por sua vez, era tomado como a mola material para a realização dos conteúdos normativos contidos na ideologia burguesa, então o diagnóstico de Adorno segundo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Apresentação.Geni Chaves Fernandes - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):i-v.
    Os estudos das ciências têm apontado transformações no regime de produção de conhecimento em diferentes modelos (modo2, tríplice hélice, ator-rede, pós-acadêmico etc.), enfatizando suas características interdisciplinares, multiatores e multilocais. Buscando explicar a realidade, modelos criam imagens interpretativas que nela interferem por funcionarem como parâmetros para o agir. As diferenças e prognósticos implícitos que apresentam indicam não só cargas locais, culturais ou ideológicas na sua construção mas, especialmente, que diferentes forças em ação ainda não encontraram estabilização, de modo que estaríamos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Os Militares e a Guerra Fria no Brasil.Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha - 2018 - Dialogos 22 (1):176.
    O presente artigo procura resgatar um dos períodos mais intensos e menos estudados da Guerra Fria no Brasil, quando duas correntes militares antípodas política e ideológicas atuaram na perspectiva de influenciar através de suas entidades de classe um projeto de nação. Entretanto, essa reflexão tem por foco, os militares nacionalistas e de esquerda, oficiais e praças das forças armadas cuja intervenção foi bem sucedida ao final, com a vitória da Tese do Monopólio Estatal do Petróleo e não intervenção brasileira (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  42
    Laicidade, Estado e Religião: o novo paradigma (Secularity, State and Religion: the new paradigm) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p41. [REVIEW]João A. Mac Dowell - 2010 - Horizonte 8 (19):41-52.
    As relações Estado-Religião têm sido regidas na modernidade pelo princípio da laicidade do Estado. Esta laicidade assumiu, muitas vezes, o caráter de negação dos valores transcendentes, sob a capa de neutralidade do Estado. Tal posição se explica pela origem do Estado laico como reação à influência dominante das Igrejas cristãs sobre toda a vida social, no período anterior à Revolução Francesa. Ora, esta contraposição entre as esferas religiosa e política perdeu qualquer sentido no mundo atual, pelo menos, no Ocidente. Com (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  24
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. [REVIEW]Renata Cristiane Romanini de Oliveira & José Geraldo Pedrosa - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):755-760.
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. Apresentado originalmente em 1999 para o Projeto Replanfor, da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho, e incorporado como parte dos trabalhos sobre o tema que o autor vem desenvolvendo desde 1972, quando da defesa de sua dissertação de mestrado, o livro é uma relevante contribuição para os estudos sobre a história da educação profissional no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Ideológica desigualdad: construcción de retóricas normativas y prescriptivas para (des) legitimar la pobreza.Mario Ramos Vera - 2020 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 47:403-427.
    La pobreza y la desigualdad pueden ser descritas y explicadas por medio de disciplinas como la sociología o la economía, pero la filosofía y la teoría política también han posado su mirada en estos fenómenos. Más concretamente, las distintas acepciones de las ideologías –como falsificación, así como en sentido fuerte y atenuado– atienden a la realidad de la inequidad actuando como mediaciones cognitivas. Desde una dimensión normativa vertebran construcciones retóricas que legitiman o impugnan las desigualdades. En este último supuesto, las (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    Força versus representação: o legado de Nietzsche na filosofia de Gilles Deleuze.Maurício Mangueira & Eduardo Maurício da Silva Bonfim - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):619-635.
    É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A força como único conteúdo da política. O capitalismo segundo Hannah Arendt.Jordi Carmona Hurtado - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):163-183.
    In this paper we argue for the existence of a critical analysis of capitalism on Hannah Arendt's work, more specifically in some fragments belonging to the book on Imperialism, from The origins of totalitarianism, and even more specifically in a certain interpretation of Hobbes. According to Arendt's understanding, with differs in some fundamental positions from the classical Marxist view, the fact of believing that capitalism is a global and necessary logic is in itself a social illusion promoted by the political (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    A força de trabalho como forma de ser: protoforma da individualidade do Capital em Marx.Antônio José Lopes Alves - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):153-231.
    No presente artigo se apresenta uma análise do conceito marxiano de força de trabalho como uma categoria, um referente ideal geral de natureza teórica, cuja elaboração por Marx potencialmente faculta o rastreamento de traços essenciais para a compreensão crítica do caráter particular assumido pela individualidade nos contornos das formas de sociabilidade do capital. Nesse sentido, a discussão dos textos marxianos, bem como de obras de outros autores que abordam o tema ou questões conexas a este, tem como objetivo enumerar analiticamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    O conceito de forças produtivas de Marx e sua evolução nos tempos atuais.Dung Bui Xuan - 2023 - Aufklärung 10 (2):85-96.
    Marx, em sua análise da organização da sociedade, afirma que todas as mudanças sociais decorrem, basicamente, de transformações possibilitadas pelas forças de produção. O desenvolvimento de tais forças, por sua vez, decorrem da conquista da natureza pelos homens. As forças produtivas refletem a capacidade dos homens no processo de aquisição de bens para assegurar o desenvolvimento humano. Para adquirir riquezas, em qualquer sociedade, observa-se que são imprescindíveis tanto as forças produtivas quanto os meios de produção. Sem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    A Filosofia Das Forças Armadas Brasileiras.Felipe Luiz - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):52-63.
    O objetivo do artigo é extrair, a partir de textos das Forças Armadas brasileiras, as concepções filosóficas que as embasam. Em um primeiro momento, tenta-se desfazer certa concepção platônica segundo a qual verdade e força não se comunicam, a partir da análise das relações entre alguns filósofos e o uso da força, lançando mão do gênero literário das anedotas. Depois, adentra-se na análise crítica de textos das Forças Armadas, extraindo suas posições. Por fim, aponta-se algumas incongruências entre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  40
    A força coercitiva: Um instrumento a serviço da pax temporalis na civitas, segundo santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):5-14.
    Baseado no princípio ontológico da vera justitia, ou da “divina ordem”, segundo a qual é justo que se “subordinem as coisas somente às dignas, as corporais às espirituais, as inferiores às superiores, as temporais às sempiternas” (Ep., 140), o que resulta, na prática, na subordinação dos governados aos governantes, Agostinho introduz em sua doutrina ético-política o conceito de força coercitiva, como instrumento prático garantidor da ordinata concordia ou pax temporalis, na civitas, de forma que, punido pelo reto castigo, o pecador (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    (1 other version)Força de trabalho em Portugal, 2008-2012 - doi: 10.4025/dialogos.v17i3.799.Raquel Varela, Ana Rajado, António Simões do Paço, Maria João Berhan & Renato B. Guedes - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    A disputa ideológica entre Isócrates e Platão: consequências para a Filosofia e a Retórica.Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    No contexto da restauração da democracia ateniense no séc. IV AEC, Isócrates e Platão instituíram duas das mais proeminentes escolas filosóficas da Antiguidade e certamente as duas mais importantes do Período Clássico. Em alguma medida influenciados pela moralidade socrática voltada para o debate das virtudes, ambos são radicais opositores dos sofistas de seu tempo e do século anterior, que promoviam, segundo eles, uma educação erística ora imoral ora lisonjeadora. Com o objetivo de oferecer novas alternativas pedagógicas para a formação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Didática e suas forças vertiginosas.Sonia Matos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):93-134.
    Vivendo os momentos contemporâneos da sociedade, da ciência, da tecnologia, da virtualidade e do quadro de giz; me ponho como uma sintomatologista desses tempos. Para isso, eventualmente, me desnudo do ser professora, para, assim, poder olhar o que não vejo quando estou nas vestes dessa identidade. Os sintomas fazem com que escreva e trace muitas linhas para transitar nesse cosmo da �didática no currículo�. Algumas dessas linhas são lisas, sinuosas, umas ainda não ditas, outras ainda têm que ser esfaceladas, porém (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Liberdade, força e individualizaçao-: A partir dos fragmentos sobre as "Épocas do mundo" de Schelling.Edmundo Balsemào Pires - 2011 - Revista Filosófica de Coimbra 20 (39):57-100.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Política, força e virtù em Maquiavel.Paulo H. S. Costa - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):89-99.
    Nosso objetivo, neste texto, será demonstrar que a noção de força, é, na verdade, uma noção de como a força pode ser tratada como uma atividade política. Nosso objetivo, nesse sentido, será demonstrar que, enquanto atividade política: força está amparada em diferentes possibilidades de uso e, principalmente, que força, no Príncipe, pode ser concebida como um exercício de virtù.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    Crítica ideológica e Dostoiévski.Boris Schnaiderman - 1974 - Trans/Form/Ação 1:105-116.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Didática e suas forças vertiginosas.Sônia Regina da Luz de Matos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Resumo: Vivendo os momentos contemporâneos da sociedade, da ciência,da tecnologia, da virtualidade e do quadro de giz; me ponho como uma sintomatologista desses tempos. Para isso, eventualmente, me desnudo do ser professora, para, assim, poder olhar o que não vejo quando estou nas vestes dessa identidade. Os sintomas fazem com que escreva e trace muitas linhas para transitar nesse cosmo da “didática no currículo”. Algumas dessas linhas são lisas, sinuosas, umas ainda não ditas, outras ainda têm que ser esfaceladas, porém (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Falsità ideologica di una sentenza. Attestazioni implicite, vero legale e giudizi tecnici.Fabio Antonio Siena - 2019 - Archivio Penale 9 (3):1-38.
    ​In risposta all’ipotesi di estendere la categoria del falso valutativo alle motivazioni di una sentenza, l’articolo tenta una ricostruzione critica della progressiva apertura del falso intellettuale ad atti dispositivi e giudizi tecnici, ponendone in evidenza alcune aporie e proponendo specifici temperamenti. Tanto la teoria dei fatti psichici, quanto quella delle attestazioni implicite e del vero legale, nella loro congiunta sovrapposizione alla struttura della fattispecie penale, possono scadere in una violazione del divieto di analogia in materia penale. Il caso da cui (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  16
    Justiça e Força em Trasímaco.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):165-186.
    Em nosso artigo, pretendemos verificar as teses de Trasímaco sobre a justiça e se estas são consistentes entre si. Para isso, há de se observar a relação da justiça com o governo e a força que a determina. O intuito é reavivar as discussões hodiernas sobre as teses de Trasímaco dentro da filosofia platônica, assim como demonstrar sua importância para o âmbito da filosofia política.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  36
    Sobre la constitución ideológica del sujeto. Theodor Adorno y Louis Althusser.Gustavo Matías Robles - 2018 - Revista de Filosofía 43 (1):85-102.
    En este trabajo me propongo realizar una lectura en paralelo de las críticas al concepto de sujeto llevadas a cabo por Theodor Adorno y Louis Althusser, ambos autores pertenecientes a dos tradiciones teóricas muy distintas. Esto con el fin de mostrar que: 1) que ambos parten del desmoronamiento del marxismo hegeliano y su idea de un sujeto de la historia, 2) que ambos intentan develar la naturaleza ideológica de la categoría de sujeto y 3) que para tal fin utilizan herramientas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  15
    Disculpas, cortesía ideológica y restauración de la imagen: a propósito de un real ejemplo a través de la prensa / Apologies, ideological politeness and face restoration: an account of a Royal example through the press.Javier Medina López - 2014 - Pragmática Sociocultural 2 (1):35-75.
    Resumen El objetivo principal de este artículo es analizar el comportamiento de cinco periódicos españoles que trataron ampliamente un acto de habla proferido por el rey de España Juan Carlos I el día 19 de abril de 2012. Se trata de una petición de disculpas al pueblo español por la participación en un safari africano: “Lo siento mucho. Me he equivocado y no volverá a ocurrir”. La importante crítica social hizo que la figura del monarca fuera cuestionada en amplios sectores (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    À força de padecer: Considerações sobre a Dor como experiência ontológica.Irene Borges-Duarte - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    ¿Por qué deberíamos recuperar la crítica ideológica en la teoría del derecho?Pablo Raúl Bonorino Ramírez - 2024 - Anuario de Filosofía Del Derecho 39.
    El objetivo de este trabajo es mostrar la importancia que tiene recuperar el concepto de «ideología» y con él la labor de crítica ideológica en la teoría del derecho. En las teorías positivistas de Kelsen y Ross era uno de los conceptos centrales, pero cayó paulatinamente en desuso en la segunda mitad del siglo xx, tanto a nivel político como en el campo específico de la teoría jurídica. En este trabajo se examinan algunas de las razones por las que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    La variable ideológica como elemento central para la constitución y desarrollo de capital social.Jorge Brower Beltramin - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 29.
    El concepto de capital social ha sido abordado con gran interés en las últimas décadas por la sociología y las teorías del desarrollo en general. Todas las investigaciones tanto teóricas como aplicadas, reconocen en esta forma de capital la ayuda recíproca y la cooperación como sus componentes fundamentales. Este artículo tiene por objetivo, desarrollar una reflexión respecto a la importancia de la variable ideológica para la constitución y desarrollo de capital social. En este contexto, la literatura especializada concuerda en la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Força decisiva da revolução e da construção do socialismo.João Amazonas - 1996 - Princípios 40:4.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. H. E. Biagini, "Historia ideológica y poder social".Mauricio Beuchot - 1994 - Analogía Filosófica 8 (1):197.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Dialética e Decadência Ideológica: para uma teoria marxista da filosofia contempor'nea.Francisco Malê Vettorazzo Cannalonga & Jonnefer Francisco Barbosa - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    Neste trabalho, com base na teoria da decadência ideológica de Lukács, procuraremos oferecer um contraponto à “tese clássica” acerca da gênese da filosofia contemporânea, que concebe como seu impulso fundamental unicamente avanço das ciências da natureza, que engendram uma “crise de identidade” do pensamento filosófico, forçando-o a refundar suas bases em um sentido empirista. A teoria da decadência ideológica de Lukács, ao contrário, procura iluminar a maneira que as premissas teóricas assumidas pela filosofia contemporânea correspondem às necessidades ideológicas da burguesia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    A forças conservadoras da vida como possibilidade de enfrentamento à dialética opressão/insurgência em face a cultura de paz.Carla Jeane Helfemsteller Coelho & Liziane Paixão Silva Oliveira - 2021 - Araucaria 23 (48).
    Peace is possible even though it is always interspersed with its absence. Necropolitical systems hinder peace. The dissociation of the subject, preventing the action of selective force in the face of obstruction of human potential, makes it a-critical, unable to find overcoming strategies. It is the integration of human multidimensionality providing the expression of the potential and action of selective force that can lead the subject to critical reflection and awareness that enables them to create strategies against hegemonic. Knowledge and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  23
    A natureza da força: Notas sobre O texto latino de in physica II, 1, L. 11-14 de filopono.Evaniel Brás dos Santos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):125.
    Este artigo apresenta uma exegese do In Physica II, 1, l. 11-14 de Filipono, texto no qual o autor expõe uma compreensão da noção de força como formadora e diretiva da totalidade dos corpos na medida em que os mantém no ser, conferindo, portanto, unidade e ordenação ao cosmo. Nesse contexto, é possível sustentar que a força vinculada com a locomoção natural dos corpos simples tomados em conjunto, o cosmo, é uma anima mundi. Para tanto, a noção de vida, também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Força de Lei: o fundamento místico da autoridade.Fábio Beltrami - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):196-199.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A força do apelo do rosto Lévinasiano em contextos organizacionais marcados pela abertura à diferença.Angela Cristina Salgueiro Marques & Frederico Vieira - 2025 - Logos: Comuniação e Univerisdade 31 (3).
    Nosso intuito neste texto é elaborar uma reflexão que possa mostrar como o enigma configurado pela proximidade do outro, do diferente, pode perturbar e afetar ambientes organizacionais frequentemente hierarquizados e desiguais. A partir de estudo de caso do programa de Trainee exclusivo para pessoas negras colocado em prática pelo Magazine Luiza, investigamos como as ações de Luiza Trajano demonstram uma tensão entre a escuta do Rosto (Lévinas, Han, Ribeiro) e a reprodução de estratégias e ideologias neoliberais. De um lado, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  42
    A força das coisas: "etapas do desenvolvimento histórico" - notas de pesquisa.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1982 - Trans/Form/Ação 5:43-53.
    This text slightly modified, became the first chapter of our M.A. thesis - The Tropical Phoenix: a critical note about dualism and the theory of dependency, presented to the "Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas" of the University of São Paulo. The main themes of this thesis are: I - "Philosophy of History", Marxism and "objectivity"; II - Brazilian social thinking: the theories of/about development and the apologetic Marxism: 1.º Werner Baer: conservative "objectivity" against the reformist "passions"; 2.º Carlos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Peculiaridades temáticas e ideológicas das obras literárias de Zhumeken Nazhimedenov.Rakymberdi Zhetibay, Orken Imangali & Baltabay Abdigaziuly - 2023 - Bakhtiniana 18 (3):e60370.
    ABSTRACT The present paper is devoted to an outstanding Kazakh poet, musician and writer Zhumeken Nazhimedenov who lived during the Soviet Union. Zhumeken Nazhimedenov is one of the authors of the Anthem of the Republic of Kazakhstan, adopted in 2006. The object of the research was the collection of poems and prose by Zh. Nazhimedenov, published in different years, and literary criticism written about him by well-known critics and writers of that time. The purpose of the paper is to analyse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  51
    Ideológica y realidad material. El problema de la imaginación.Sebastián González - 2012 - Areté. Revista de Filosofía 24 (1):25-56.
    ¿No hay más opciones de libertad que las determinadas ya no solo por las condiciones reales en las que cada uno de nosotros vive, sino por el esquema de funciones que nos obligan en ocasiones a hacer/sentir y en otras tan solo nos dejan hacer/sentir de acuerdo con cierto número de posibilidades de acción y pasión? Con esa pregunta en frente probamos el modelo de la hegemonía y los antagonismos (Laclau y Mouffe) pensando, más que en una respuesta al planteamiento (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Profissionais de TI: Um estudo sobre as forças pessoais/de caráter.Luciane Wolff, Ana Paula Porto Noronha & Ilana Andretta - 2021 - Aletheia 54 (1).
    As forças pessoais/de caráter são as características psicológicas positivas que se refletem nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esse artigo objetivou descrever as forças pessoais/de caráter mais prevalentes em 60 profissionais de Tecnologia da Informação e comparar quatro grupos distintos nos cargos de Atendimento e Suporte Técnico, Desenvolvedor de Software, Gestor e Líder Técnico em um Parque Tecnológico do Sul do Brasil. Estudo com delineamento quantitativo, descritivo, comparativo e transversal com aplicação online de um Questionário Sócio Demográfico e Laboral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Política e instituciones ideológicas durante la Revolución Francesa.José Manuel Fernández Cepedal - 1983 - El Basilisco 15:71-77.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Didática e suas forças vertiginosas.Sônia Regina da Luz Matos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):93-134.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Um percurso da construção ideológica do Estado: a recepção lipsiana em Portugal : estoicismo e prudência política.Martim de Albuquerque - 2002 - Lisboa: Quetzal Editores.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Las verdades ideológicas e institucionales dominantes deben ser reexaminadas.Herbert Schiller - 1993 - Telos: Critical Theory of the Contemporary 34.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    La superación política ideológica un reto de la enseñanza médica.Sonia Socarrás Sánchez, Aracelis Peña Guzmán, María Caballero Perpiñán & Susana Socarrás Sánchéz - 2003 - Humanidades Médicas 3 (3):0-0.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Nietzsche, as forças e a psicanálise | Nietzsche, the forces and the psychoanalysis.Joao Perci Schiavon & Peter Pál Pelbart - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Elephantiasis philosophica seu Ideologica, o acerca del cambio de las concepciones morales valorativas en los ordenes sociales de hoy.Gerhard Funke - 1984 - Escritos de Filosofía 7 (13/14):99.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  38
    Acerca de la red ideológica del proceso independentista: los problemas de comunicación y de consensualización.Dieter Janik - 2011 - Cuyo 28 (2):55-73.
    La teoría de la propiedad de Locke tiene como escenario el estado de naturaleza, cuyo correlato empírico es la colonización inglesa de América. Este es el supuesto que permite articular la apelación a la teología para fundar la propiedad privada de modo unilateral y en cualquier lugar del mundo; el desplazamiento del criterio de necesidad a la teoría del valor para justificarla; así como el supuesto de abundancia que la hace posible sin requerir pacto político ni consenso social. En este (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  25
    La función ideológica del transhumanismo y algunos de sus presupuestos.Antonio Diéguez - 2020 - Isegoría 63:367-386.
    We must undoubtedly take advantage of the benefits brought by new technologies, and we must apply them to the human being to the extent that a prolonged and serene reflection tells us that this application brings improvements in a full sense. But that does not mean that we should accept the ideological discourse of transhumanism. This discourse owes much of its power of conviction to certain philosophical assumptions that have not been sufficiently clarified and discussed. This article aims to highlight (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
1 — 50 / 810