Results for 'Duplo'

95 found
Order:
  1.  21
    Discursos Duplos , Tradução Anotada.Joseane Mara Prezotto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):253-288.
    Resumo: Tradução anotada do tratado anônimo sofístico datado do começo do séc. IV a.C., Dissoi Logoi, ou "Discursos Duplos". A apresentação do texto traz informações básicas sobre transmissão do texto, autoria, datação e uma pequena discussão sobre a caracterização das teses nele presentes. As notas da tradução analisam passagens e conceitos importantes, sugerem questões e inter-relações com outras obras, buscando traçar um panorama possível de interpretação do texto. O tratado, incompleto, compõe-se de nove pequenos capítulos que versam sobre temas importantes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação.Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes & Adauto Lopes da Silva Filho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77).
    Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
    Este trabalho pretende verificar como a questão do duplo expressa já no mito de Narciso é revisitada e reelaborada no conto machadiano O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana, e a partir desta, o conceito de identidade é discutido.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  33
    A teoria do duplo processo cerebral de J. Greene.Johnny Tales - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):16-25.
    O presente texto tem como finalidade sumarizar o modelo cognitivo de Joshua Greene, que tende a perceber as decisões morais influenciadas tanto pelos processos automáticos como também pelos processos manuais, que nos dizem o que fazer, mas que também tencionam entre interesses individuais e coletivos, ou seja, tribalistas. No geral, a pesquisa de Greene, segue e apoia a afirmação de que a razão não é causa suficiente para o juízo ou comportamento moral - a emoção jaz na estrutura.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Dostoiévski por Adorno: a metafísica literária da vida danificada no romance “O duplo”.Verlaine Freitas - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37974.
    O objetivo do texto é fazer uma análise das menções de Theodor Adorno à obra de Dostoiévski, enfatizando as relações entre a concepção do filósofo sobre a “vida danificada” e a obra literária do autor russo. Está em jogo demonstrar o quanto a “epopeia negativa” vista por Adorno em Dostoiévski se corporifica no delineamento de uma subjetividade subterrânea a partir da ideia de um excesso subjetivo fragmentado, que desemboca na ideia de má-consciência e, por fim, na falência psíquica. Tais elementos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Vacilações de Missunga: Mimesis, Infamiliar e Duplo No Romance Marajó, de Dalcídio Jurandir.Edilson Pantoja da Silva - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):27.
    Marajó (1947) é o segundo dos dez romances que compõem a série Extremo Norte, escrita ao longo de quarenta anos pelo paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979). Grosso modo, o romance apresenta tanto um vasto painel socioantropológico da Ilha de Marajó, com cenárioa partir da então vila de Ponta de Pedras, quanto um quadro das relações de poder entre gerações de ricos fazendeiros, de um lado, e a gente pobre, negra e mestiça, por eles subjugada e explorada, de outro. Assim, no presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Os Fatores Fundamentais Que Moldam a Identidade Pessoal Em Seu Duplo Movimento: Persistência e Transformações de Experiências.Emilio Romero - 2024 - Revista Guairacá de Filosofia 40 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O Ofí­cio do Filósofo Estóico, o duplo registro do discurso da Stoa, de Rachel Gazolla.Thiago de Oliveira Barbalho - 2004 - Princípios 11 (15):111-114.
    Resenha do Livro "O ofício do filósofo estóico", de Rachel Gazolla.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Mapeamento no currículo cultural da Educação Física: o duplo movimento.João Pedro Goes Lopes, Rubens Antonio Gurgel Vieira & Marcos Garcia Neira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-25.
    Resumo: A literatura disponível a respeito do currículo cultural da Educação Física denota a necessidade de expandir o conceito de “mapeamento” enquanto operador fundamental ao trabalho pedagógico. O último trabalho dedicado à questão – O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem, publicado em 2022 na revista Educação e Filosofia, pontua a dificuldade de delimitação do mapeamento, assim como abre caminho para uma relação inédita com a cartografia, do modo imaginado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Partimos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Gramsci leitor de Marx: a crítica gramsciana ao duplo revisionismo de Marx no idealismo e no materialismo vulgar.Anita Schlesener & Pedro Leão da Costa Neto - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    O presente artigo apresenta reflexões sobre a leitura gramsciana de Marx a partir de sua crítica aos revisionismos idealista e materialista vulgar, expressos nos pensamentos de Benedetto Croce e Nikolai Bukharin. Este tema percorre os Cadernos do Cárcere e redefine alguns conceitos de Marx, principalmente o de ideologia. Trata-se de compreender esta dupla combinação como parte da dificuldade dos intelectuais italianos de assimilarem a dialética materialista. Para Gramsci, o marxismo a tarefa de combater as ideologias modernas em sua forma mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Schizophreni de Ricardo III.Igor Alexandre Capelatto - 2023 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte:44-61.
    Este artigo propõe averiguar como, reciprocamente, Ricardo III encontra-se em Jekyll e Hyde e como as personalidades de Jekyll e Hyde coabitam em Ricardo III, através da spaltung (clivagem - dissociação/esquizofrenia), e da linguagem com base nos conceitos psicanalíticos de Bleuler, Freud e Lacan, investigando a conjectura relação entre o discurso intertextual e gestual de Ricardo III (Shakespeare, 1593) e o doppelgänger (duplo) de O Médico e o Monstro (Stevenson, 1886).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Racionalidade e Raciocínio Humano.Samuel de Castro Bellini-Leite - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):46-59.
    No estudo da racionalidade há um projeto normativo, o qual busca compreender o que significa raciocinar corretamente ou ser racional. O foco deste projeto é encontrar regras que ditem um padrão para o raciocínio ser avaliado. Há também um projeto descritivo, praticado por cientistas da cognição com abordagem empirista. Estes buscam descobrir de que forma as pessoas de fato raciocinam e descrever os mecanismos e processos responsáveis pelos padrões de raciocínio observado. Este artigo pretende expor alguns aspectos históricos de ambos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  50
    The extended dual-aspect monism framework: an attempt to solve the hard problem.Ram Lakhan Pandey Vimal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):153-182.
    : In prior work, we reported the followings: There are about forty meanings attributed to the term consciousness. They were identified and categorized according to whether they were principally about function or about experience. The frameworks for consciousness that are based on materialism, idealism, and dualism have serious problems. Therefore, an extended dual-aspect monism framework was proposed for consciousness, where the problematic materialism/panpsychism based integrated information theory was interpreted and the inseparability between physical and non-physical aspect holds because none of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  95
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  15.  8
    A Incapacidade Para o Diálogo.Mateus Lorenzon, Luiz Marcelo Darroz & Renata Maraschin - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 15 (29):258-272.
    Neste ensaio realiza-se ponderações acerca do texto A Incapacidade para o diálogo de Hans-Georg Gadamer ([1972] 2011), discutindo-o e analisando-o à luz das configurações sociais e antropológicas contemporâneas. Para tanto, propõe-se um duplo movimento em que discorre-se sobre a dimensão formativa do diálogo na perspectiva hermenêutica e, posteriormente, analisam-se alguns elementos que caracterizam a sociedade contemporânea, entre as quais destaca-se a consolidação de uma racionalidade neoliberal e a siliciocolonização do mundo. Observa-se que as mudanças antropológicas, ontológicas e sociológicas decorrentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    O platonismo multivalente de Newton C. A. da Costa.Jonas Rafael Becker Arenhart - 2019 - Dissertatio 49:3-22.
    Nosso objetivo neste artigo é duplo. Primeiramente, desejamos expor uma versão de platonismo em filosofia da matemática defendida por Newton da Costa. A filosofia da matemática e da lógica de da Costa ainda é pouco conhecida, de modo que este artigo busca preencher parcialmente esta lacuna. Da Costa amplia o escopo do platonismo tradicional em filosofia da lógica e da matemática para todos os sistemas não-triviais, de modo a incorporar em seu realismo um pluralismo lógico e matemático. O resultado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    Sensualismo e Antimaterialismo em Rousseau.Gustavo Cunha Bezerra - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):39-58.
    RESUMO: Procuraremos analisar, neste artigo, o duplo movimento do pensamento rousseauniano, que, se, por um lado, se apresenta acentuadamente sensualista, principalmente nos primeiros livros do Emílio, por outro lado, encontra o limite desse sensualismo nas consequências extremas do materialismo de Diderot e Helvétius. Apontaremos aqui a proximidade de Rousseau com o pensamento que deriva da estátua hipotética de Condillac, mas que rejeita completamente a afirmação de que "julgar é sentir", proclamada por Helvétius. Para o autor da Profissão de fé (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Sobre a razão de Estado clássica e seus estudos recentes.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2020 - Sofia 8 (2):80-92.
    Problema clássico da filosofia política, a razão de Estado trata do uso da derroga por parte do governante, em vista da segurança e conservação do Estado. Essa questão – é legítimo ao príncipe descumprir as leis por um bem maior? – remonta à antiguidade, mas encontra seu ápice nos séculos XVI e XVII, acompanhando o nascimento da nova estrutura estatal de poder. Nesse período, o maquiavelismo e suas práticas dão o tom do debate, refletido nos gabinetes políticos da época, solo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Transtemporalidade Pau-Brasil.Hailton Felipe Guiomarino - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):414-433.
    Este artigo explora a temporalidade da ideia oswaldiana de Pau-Brasil. Analisa-se a experiência das viagens realizadas em 1923, para Paris, e 1924, para o interior de Minas Gerais. Aqui, é mostrado de que maneira o primitivismo contextualizado em um país que fora colônia propicia a percepção de dois tempos entrecruzados, o de uma modernidade global, europeia e imperialista, e o de uma modernidade local, brasileira e anti-imperialista. Em seguida, o artigo aborda a complexificação conceitual da experiência das viagens no Manifesto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A armadilha da estética da existência, ou a esquerda foucaultiana no labirinto neoliberal.Leomir Hilario - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 16 (esp):233-250.
    O “último Foucault” investigou as “práticas de si” que marcaram a filosofia antiga não apenas com um objetivo histórico, mas também para oferecer aos seus contemporâneos um horizonte ético-político composto pelo modo de vida chamado “estética da existência”. Entretanto, de que maneira a emergência do neoliberalismo impacta esse horizonte? Mapeando duas distintas tradições, a esquerda e a direita foucaultiana, bem como propondo a existência de um “duplo Foucault” – exotérico e esotérico – defendo uma leitura que vai com Foucault (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  34
    Artificializar a natureza, naturalizar a sociedade: A química a serviço da filosofia.Ronei Clécio Mocellin - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:89-97.
    Nossa comunicação terá um objetivo duplo. De uma parte, esclarecer alguns conceitos que fundamentam o conhecimento químico na segunda metade do séc. 18 e, de outra, explicitar seu uso como instrumento no laboratório filosófico de Jean-Jacques.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Os fins da arte.Debora Pazetto, Giorgia Cecchinato & Rachel Costa (eds.) - 2018 - Belo Horizonte: Relicário.
    Este livro inclui as palestras apresentadas no XIII Congresso Internacional de Estética, ocorrido em Belo Horizonte em outubro de 2017, cujo título, “Os fins da arte”, explora o duplo sentido do termo “fim” que, polissêmico, indica término, conclusão e epílogo, assim como o propósito, a meta, o objetivo, a motivação, e ainda o limite e a decadência. O uso plural desse termo amplifica, ainda, suas possibilidades de interpretação. Os textos deste livro mostram de modo evidente o quanto a questão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  33
    (1 other version)Husserl e Wittgenstein leitores de James: a questão do tempo.Denis Perrin - 2004 - Dois Pontos 1 (1):59-97.
    resumo Este artigo parte da constatação de que a análise jamesiana da consciência do tempo constituiu uma fonte comum fundamental das meditações husserlianas e wittgensteinianas relativas ao tempo, o specious present engendrando tanto o ursprüngliche Zeitfeld de Husserl quanto o fliehende Gegenwart do Wittgenstein de 1929. Em seguida, examino a possibilidade de apreender a articulação entre as concepções do tempo de Husserl e de Wittgenstein no nível de suas respectivas apropriações da análise de James. Respondendo de modo afirmativo, sustento de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  83
    Foucault, Wind e a ironia de Kant.Pedro Paulo Garrido Pimenta - 2008 - Discurso 38:239-246.
    A tradução de Foucault da Antropologia de Kant, realizada como tese complementar à História da loucura na idade clássica e publicada pela primeira vez em 1964, é precedida, na edição que ora vem a lume (Vrin, 2008), de uma longa introdução originalmente apresentada à comissão julgadora e posteriormente omitida pelo autor – que contraria assim a recomendação da banca e prefere considerá-la como uma espécie de esboço preparatório ao dito “livro dos signos”, publicado em 1966 com o título de Les (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Flutuação do 'nimo em Espinosa: uma leitura deleuzeana.Valéria Loturco da Silva - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:11.
    Como é possível a mente ser constituída por afetos contrários? Para entender em que circunstâncias acontece a “flutuação do ânimo”, sua ação no campo da imaginação, sua dependência do conatus e da consciência e seu peso ontológico, propusemo-nos à análise do conjunto de proposições que vai da P14 à P18 da parte III da Ética de Espinosa. A flutuação do ânimo ocorre por obra da variação do conatus, ou seja, do esforço do indivíduo de perseverar na existência em seu (...) aspecto: mecânico e dinâmico, cujo desempenho leva à transitividade dos afetos-paixão e da consciência, o que é evidenciado na leitura deleuzeana. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  30
    A recepção de Agostinho em As confissões da carne, de Foucault.Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Discurso 51 (2):91-112.
    Neste artigo, pretendo apreciar a recepção de Agostinho em “As confissões da carne”, volume 4 da História da sexualidade, de Michel Foucault, especialmente no penúltimo capítulo da obra “O bem e os bens do casamento”, com um propósito geral duplo: entender melhor, de um lado, por que a obra agostiniana é expediente privilegiado para Foucault apresentar criticamente a subjetivação e a objetivação de uma moral sexual cristã, bem como problematizar, por outro lado, em que medida a leitura foucaultiana de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  23
    A temporalidade em “l’être et le néant”.Gustavo Fujiwara - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):563-585.
    RESUMO O presente artigo pretende restituir o exame ontofenomenológico da ipseidade e da temporalidade em “L’être et le néant” a partir de dois momentos, quais sejam: fenomenologia das três dimensões temporais e ontologia da temporalidade. Este duplo exame não poderá ser pensado sem uma definição prévia do para-si como ipse temporal que falta de... para..., isto é, como ser que, enquanto nada de ser, é uma falta de ser que busca, em vão, preenchê-la. A impossibilidade deste preenchimento, como buscaremos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29. Risco Epistêmico.Eduardo Alves, João Fett & Vinícius Felipe Posselt - 2025 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 70 (1):e46598. Translated by Eduardo Alves, Vinicius Felipe Posselt & João Fett.
    Este texto é uma tradução do artigo “Epistemic Risk” (2016) de Duncan Pritchard, em que ele argumenta em favor de uma teoria modal do risco e lança as bases de uma epistemologia antirrisco. O objetivo de Pritchard nesse artigo é duplo: primeiro, ele argumenta que a sua teoria modal do risco é uma extensão natural da sua teoria modal da sorte, desenvolvida em trabalhos anteriores; segundo, ao utilizar sua teoria modal do risco para chegar a uma epistemologia antirrisco, Pritchard (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  39
    (1 other version)A lei natural e a lei escrita: uma leitura à luz do pensamento de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):289.
    Este texto tem dois objetivos principais: apresentar o conceito de “lei natural” e aquilo que seria a sua expressão como “lei escrita” e, depois, reinterpretar este conceito a partir de uma perspectiva nietzschiana. Para alcançar este duplo objetivo urge, pois, em primeiro lugar, traçar, nas suas grandes linhas, as vicissitudes que atravessou a teoria da “lei natural” ao longo da tradição #losó#ca até a sua culminância naquelas correntes do direito natural, típicas dos tempos modernos. Convém também assinalar que este (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  51
    Fenomenologia e fenomenismo em Husserl e Mach.Denis Fisette - 2009 - Scientiae Studia 7 (4):535-576.
    Como conciliar as repetidas críticas ao fenomenismo de Mach, um pouco por toda a obra de Husserl, com o papel proeminente que Husserl parece nele reconhecer em seus últimos trabalhos, quanto à gênese de sua própria fenomenologia? Para responder a essa questão, examinaremos, primeiramente, a relação estreita que Husserl estabelece entre o método fenomenológico e o descritivismo de Mach à luz do debate que opõe nativismo e empirismo sobre a origem da percepção do espaço. Em seguida, examinaremos dois aspectos da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Significatividad y mundo en los escritos del joven Heidegger // Significance and world in the writings of the young Heidegger.Blanco Ignacio Ilari - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):27-57.
    Heidegger foi um dos pensadores mais influentes do século pasado. Muitas de suas contribuições conceituais têm sido aplicadas tanto às ciências humanas quanto às naturais. Dasein, ser-no-mundo, facticidade, sentido, cuidado, etc. são familiares a qualquer filósofo. Neste trabalho tento reconstruir duas das noções centrais do jovem Heidegger. Analiso parte do camino que leva o jovem Heidegger às noções nucleares da grande obra de 1927: “significatividade” e “mundo”. Meu interesse é duplo: em primeiro lugar buscar uma clarificação progressiva destes conceitos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Quando a Escuridão Aparece: Visão, Pensamento e Contradição na Ciência da Lógica de Hegel.Ryan Johnson - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Este é um conto sobre visão, pensamento e contradição, bem como sobre o papel que desempenham na primeira metade da Ciência da Lógica de Hegel. A Lógica começa com uma descida, nesse caso, uma queda do Ser ao Nada. Posteriormente, aproximadamente na metade de cada texto, há um certo paradoxo em que tudo está em jogo, a categoria da contradição. Nesse exato momento, o pensamento ao mesmo tempo falha e é renovado em um viés especulativo. Nessa seção, nos debruçamos sobre (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  45
    O Mundo de António Sérgio.António Pedro Mesquita - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (4):431 - 478.
    O presente artigo aborda a ontologia de A. Sérgio, numa dupla vertente expositiva e crítica. Num primeiro momento enunciam-se os temas, o método e os critérios da abordagem, enquadrando a interpretação no próprio horizonte aberto pelo pensamento sergiano. Num segundo momento descobre-se a arquitectura do mundo tacitamente proposto pela sua gnosiologia e pela sua epistemologia idealistas, perspectivando-a como implícita "ontologia ideal". Num terceiro momento opera-se a análise crítica desta ontologia, segundo o duplo critério da consistência e da universalidade, retirando (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Problema Antropologico em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2011 - Dissertation, Universidade Federal de São Carlos
    A presente pesquisa de doutorado resulta de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar a formulação, as nuances e consequências das diversas argumentações empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas na trajetória dos textos dos anos 50 e 60. O eixo é o problema “antropológico”: nos textos de 1954, Foucault empreendia um duplo projeto de contestação e fundação das ciências humanas, buscando corrigir perspectivas consideradas errôneas em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  43
    The status of pitié in the works of Rousseau.Marisa Alves Vento - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):153-162.
    RESUMO:A hipótese apresentada neste texto é a de que a piedade, que Rousseau também denomina “segundo princípio”, encontrado por ele “ao meditar nas primeiras e mais simples operações da alma humana”, não é um princípio antagônico ao amor de si. Pretende-se mostrar como o dualismo radical dos princípios se renderia diante da evidência de uma unidade representada por um duplo movimento: o de fixar-se ou aderir-se em si e o de expansão, que seria a expressão da piedade. Desse ponto (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  23
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl.Marcelo Rosa Vieira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):879-942.
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl Resumo: O objetivo do artigo que se segue é se dedicar a uma leitura e interpretação dos textos de Edmund Husserl que fazem uso do conceito de “Filosofia Primeira” para se referir em geral à fenomenologia e propor a tese de que a ideia de “primeira” surge de início na obra husserliana como uma privilegiada chave de demarcação do projeto fenomenológico em relação à hierarquia das ciências, e que ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  78
    A teoria nietzscheana da tragédia.José Fernandes Weber - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):205-223.
    Tendo como referência O Nascimento da Tragédia de Friedrich Wilhelm Nietzsche, busca-se explicitar a particularidade da concepção nietzscheana de tragédia a partir de um duplo movimento: 1) Reconstrução das principais teses dos primeiros parágrafos da obra; 2) Demonstração da vinculação daquelas teses à tradição estética alemã do final do século XVII e do início do século XIX. Com isso se realça e reedita o diálogo intenso de Nietzsche com aquela tradição e se mostra as inovações e a radicalidade da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A Consciência entre o Formalismo e a Psicologia, em Sartre.Marcio Miotto - 2008 - AdVerbum 3 (2):144-155.
    O presente artigo pretende problematizar, nos três primeiros livros filosóficos de Sartre, a noção de consciência, em torno de um duplo horizonte de interlocução: o legado “formalista” kantiano, e os diversos projetos de “ciência psicológica” existentes nos séculos XIX e XX. Para isso, recompõem-se esses dois horizontes a partir do panorama feito por Sartre desde o momento cartesiano, discutindo as diferentes filosofias da subjetividade e culminando na noção de “intencionalidade”, formulada por Husserl. A noção de consciência intencional serviria como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  14
    FEENBERG, Andrew. Tecnociência e a desreificação da natureza.Caio Alberto Martins & Alex Calazans - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    RESUMOAs muitas definições de tecnociência são oferecidas como corretivas para um ideal de ciência pura, completamente separada da sociedade. A crítica da pureza nos estudos de ciência e de tecnologia foi precedida por críticas fenomenológicas em Heidegger e em Marcuse. A ideia de pureza não é mais crível. No entanto, o conceito de ciência pura tem desempenhado historicamente um papel na defesa da ciência contra interferências políticas. O conceito de tecnociência corre o risco de abrir a ciência a essa interferência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  52
    Que Realismo é Esse? Uma Análise da Ontologia Social de John Searle sob a Ótica da Arqueologia das Ciências Humanas de Foucault.Emmanoel de Oliveira Boff - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):121-148.
    RESUMO: O artigo tem por objetivo analisar a ontologia social realista proposta por John Searle através da ótica da arqueologia das ciências humanas de Foucault. A ideia é verificar se a ontologia de Searle consegue escapar dos duplos identificados por Foucault no capítulo 9 de "As Palavras e as Coisas", de 1966. A conclusão é que a ontologia de base naturalista proposta por Searle não consegue escapar destes duplos, padecendo, portanto, da mesma circularidade que caracteriza a fundamentação das ciências humanas. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    A estética de Dewey e a história da arte: três exemplos da antiguidade posterior.Fabio Campeotto & Claudio Marcelo Viale - 2018 - Cognitio 19 (1):35-55.
    Ainda que a estética de John Dewey tenha sido assunto de uma grande quantidade de estudos conduzidos através de abordagens muito diferentes há uma ausência de contribuições capazes de reconhecer vínculos entre a estética de Dewey e a história da arte. Neste artigo, analisamos três obras de arte da Antiguidade tardia, principalmente, seguindo os conceitos-chave de Dewey de análise formal e desvio, para reconstruir a experiência estética do autor, o observador e o patrono de cada obra de arte. Nosso propósito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Hobbes sensualista: uma leitura diderotiana da Natureza humana.Clara Carnicero de Castro - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O sensualismo é comumente atribuído a Condillac. O tratado sobre a Natureza humana (1650) de Hobbes traz, porém, um século antes do Tratado das sensações (1754) de Condillac, as marcas mais características dessa corrente filosófica: o desenvolvimento das faculdades e das operações mentais unicamente por meio das sensações, de modo que todo pensamento seja algum tipo de modificação da sensação. A Natureza humana foi traduzida para o francês por d'Holbach em 1772, proporcionando uma sorte de revelação hobbesiana em Diderot. Ainda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A natureza como negação da imortalidade da alma no jovem Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2009 - Princípios 16 (26):35-51.
    O presente artigo visa a explicitar o conceito duplo de natureza do jovem Feuerbach, em sua obra Pensamentos sobre Morte e Imortalidade ( Gedanken über Tod und Unsterblichkeit ): 1. a natureza como possibilidade e condiçáo de toda existência no espaço e no tempo e 2. a natureza como instância da negaçáo de todo ser. A natureza oferece ao jovem Feuerbach o modelo para a soluçáo de várias oposições, pois nela se manifesta um processo dialético de afirmaçáo e negaçáo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Melancolia e Contemporaneidade.Luciana Chauí-Berlinck - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:39.
    Como é possível a mente ser constituída por afetos contrários? Para entender em que circunstâncias acontece a “flutuação do ânimo”, sua ação no campo da imaginação, sua dependência do conatus e da consciência e seu peso ontológico, propusemo-nos à análise do conjunto de proposições que vai da P14 à P18 da parte III da Ética de Espinosa. A flutuação do ânimo ocorre por obra da variação do conatus, ou seja, do esforço do indivíduo de perseverar na existência em seu (...) aspecto: mecânico e dinâmico, cujo desempenho leva à transitividade dos afetos-paixão e da consciência, o que é evidenciado na leitura deleuzeana. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  30
    A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas.Leno Francisco Danner - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):798-834.
    Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    A negação da obra: Derrida E leitor de artaud.Mayara Joice Dionizio - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):215-233.
    RESUMO Em “A escritura e diferença”, Derrida apresenta uma crítica à interpretação de Blanchot sobre Artaud, sob o título “A palavra soprada”, na qual ressalta que a leitura blanchotiana foi tendenciosa. Seu incômodo se dá primeiramente pela comparação que Blanchot faz de Hölderlin e Artaud, por serem poetas que experimentaram a exigência poética e, por isso, tiveram suas obras interpretadas por um reducionismo da Psiquiatria. Para Derrida, esse duplo interpretativo, clínico e crítico, é decorrente de uma separação dualista há (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Filosofia e educação: crítica foucaultiana Por vias epistemológicas da filosofia da Resistência.José Pascoal Mantovani - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):69.
    Este artigo tem como objeto de pesquisa o tema da filosofia e educação, bem como a idiossincrasia destes dois tópicos. Como objetivo geral deste trabalho, espera-se apresentar caminhos epistemológicos relacionados a filosofia da Educação a partir da constituição da subjetividade do filósofo francês Michel Foucault. Os objetivos específicos serão: apresentar a relação indissociável entre filosofia e educação a partir de contribuições kantianas e de Adorno ; destacar a dimensão da subjetividade em Foucault e sua abordagem sobre a constituição do sujeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    A presença de traços existencialistas nas noções de dignidade E liberdade encontradas na oratio de pico Della mirandola.Victor Hugo de Oliveira Marques - 2015 - Synesis 7 (2):144-165.
    O presente artigo objetiva, ao revisitar a obra Oratio de hominis dignitate composta pelo humanista renascentista Giovanni Pico Della Mirandola, um duplo intento: sustentar que as noções de dignidade e liberdade, presentes nessa obra, se distanciam do pensamento cristão tradicional, de modo crítico, justamente porque derivam de uma leitura filosófica da teologia cristã da criação; e mostrar que a conclusão a respeito da noção de liberdade apresentada por Sartre no pensamento contemporâneo pode ser encontrada de modo germinal, guardada as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 95