Results for 'Ditadura militar. Cinema brasileiro. Militantes'

981 found
Order:
  1. A resistência armada: Lamarca e Marighella no cinema nacional.Cristiane Gutfreind & Helena Stigger - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    O presente artigo estuda a ditadura militar no cinema brasileiro, e em especial, analisa a representação de dois líderes da esquerda armada: Carlos Marighella e Carlos Lamarca. O assassinato de Marighella foi evidenciado em filmes como Batismo de sangue (Helvécio Ratton, 2007) e Marighella, retrato falado de um guerrilheiro (Silvio Tendler, 2001). Assim como o caráter humanista de Lamarca foi destacado no filme Lamarca – o capitão da guerrilha (Sérgio Rezende, 1994). Portanto, partindo dessa identificação, buscamos estudar a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Mecanismos jurídicos e repressão política do Estado, durante a ditadura militar brasileira: o caso do IPM 745 no Paraná e o desrespeito aos direitos individuais.Leandro Brunelo & Angelo Priori - 2019 - Dialogos 23 (3):134-153.
    O objetivo deste artigo foi compreender como o Estado se apropriou de dispositivos legais para legitimar as suas ações punitivas e jurídicas contra a oposição política, em especial, os militantes do Partido Comunista Brasileiro no Paraná em 1975, quando foram presos e indiciados pelo Inquérito Policial-Militar 745, que apurou o envolvimento dos comunistas na suposta reorganização do partido no Estado. Além do IPM, também utilizamos como fonte de pesquisa o Relatório Especial de Informações 1/75 que destacou a importância dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Talita Marques de Matos Morais - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):59-73.
    O presente artigo busca analisar o acontecimento ditatorial civil militar brasileiro, que ocorreu de 1964 a 1988, sob a ótica da filosofia política de Giorgio Agamben, através de uma investigação dos conceitos chave estudados por este filósofo italiano, como: estado de exceção, _homo sacer_, vida nua e campo. Assim, por meio destes conceitos que serão nossos instrumentos de pesquisa, será iluminado, a partir da reflexão filosófica-política, este fato histórico transcorrido durante vinte e quatro anos e quais reflexos ele gerou para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  27
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, dado que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  64
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Empresas, Ditadura Civil Militar Brasileira e Centros de Memória e Documentação Corporativos: Um Estudo Exploratório.Alessandra de Sá Mello da Costa, Marcelo Almeida de Carvalho Silva & Carlos Arthur Vieira Monteiro - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):122-144.
    De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob um regime de governo ditatorial que de acordo com a historiografia mais recente foi sustentado, em grande parte, pela própria sociedade civil (MELO, 2012; COMISSÃO, 2014). Mais recentemente, a partir dos anos 1980, cresce o movimento de criação de espaços de memória corporativos com o objetivo de tornar pública a trajetória histórica das empresas (COSTA; SARAIVA, 2011). Dentre estes espaços, adquire relevância os Centros de Memória e documentação como lugares de armazenamento e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Poesia brasileira e ditadura: memória e desaparecimento em Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo.Pádua Fernandes - 2020 - Aletheia: Anuario de Filosofía 11 (21):e065.
    O artigo analisa poemas de Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo, que tratam de questões sobre graves violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro, como a memória dos desaparecidos ou das vítimas da ditadura militar. A análise enquadra-se no campo da literatura e justiça de transição, com o objetivo de estudar o cruzamento entre invenção literária e memória social, no tocante ao legado dos crimes contra a humanidade praticados pelo Estado brasileiro. Todos esses autores nasceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    A Escrita da História e a Produção de Memórias Na Formação Dos Restos da Ditadura e Do Autoritarismo Contempor'neo Brasileiro.Israel de Sá - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):139-165.
    Neste artigo, no intuito de nos inscrevermos em uma reflexão mais abrangente acerca dos negacionismos contemporâneos, com foco no “negacionismo histórico”, que se sustenta por processos de falseamento e homogeneização da história e das memórias, buscamos seguir o seguinte roteiro de reflexão analítica: i) tratar da escrita da história, abordando a produção de memórias, as políticas de esquecimento e o falseamento discursivo da história; ii) traçar um panorama acerca da escrita da história e da produção de memórias da ditadura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    O documentário brasileiro na mira da censura : notas introdutórias.Cássio dos Santos Tomaim - 2019 - Dialogos 23 (3):283-307.
    Estudo sobre como a Divisão de Censura e Diversões Públicas tratou o documentário brasileiro produzido nos anos de 1960/70 e 1980. Ao analisar os pareceres de censura de 23 filmes – documentos disponíveis no site do projeto Memória da censura no cinema brasileiro 1964-1988 – optou-se por estudar os casos de O país de São Saruê e Iracema, uma transa amazônica. Nas décadas de 1960/70 presenciamos o surgimento de um novo documentarismo que buscava retratar o “Brasil profundo”, o país (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    Os trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.Higor Codarin Nascimento - 2019 - Dialogos 23 (2):140.
    Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória de trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada brasileira. Especificamente, propõe a análise de um conjunto de trabalhadores ligados a Felix Escobar, militante envolvido no embate para a conquista de terra por posseiros na cidade de Duque de Caxias. Integrado ao PCB antes do golpe de 1964, buscou alternativas de militância nas organizações de luta armada. Vinculou-se, em meados de 1969, ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro, trazendo consigo outros trabalhadores. Através dessas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    O ensino de filosofia no Brasil e o contexto da reforma do ensino médio brasileiro em 2016.Regis Clemente da Costa - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Esse artigo tem como objetivo investigar o ensino de filosofia e sua inserção e retirada do currículo da educação ao longo da história da educação no Brasil. A pesquisa é documental e bibliográfica e tem como referência teórica o método materialista histórico e dialético. Para a discussão a história da educação utilizamos as obras de Saviani (2007), para a discussão sobre ensino de filosofia no Brasil, utilizamos as obras de Ceppas (2010), Fávero (2004), Jaime (1997), Belieri e Sforni (2012/2013). A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  24
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Elger Mendes dos Mendes - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):60-78.
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão da ditadura civil militar brasileira com os conceitos filosóficos políticos de Giorgio Agamben. Procuramos analisar os conceitos de vida nua, estado de exceção e campo os quais serão elementos essências que nos permitirão fazer uma reflexão sobre a Ditadura civil militar brasileira sobre um ponto de vista filosófico político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Censura cinematográfica em Brasília: Análise do Discurso À luz de Pêcheux e Althusser / Cinematography censorship in Brasilia: Discourse Analysis through Pêcheux and Althusser.Amanda de Oliveira Passos - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):69-79.
    O artigo investiga as nuances dos discursos sobre Brasília presentes nos textos de pareceres de censores que atuaram durante a ditadura militar. Os filmes que sofreram censura prévia escolhidos para a construção do artigo foram ‘‘Vestibular 70’’, ‘‘Brasília Ano 10’’ e ‘‘Samba em Brasília’’. Os dois primeiros foram produzidos na capital e o último no Rio de Janeiro, no ano de 1960. Diante disso, foi importante refletir sobre a historicidade de como se apresentava o discurso dos pareceristas nos documentos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Geopolitics, from the national-socialist Germany to Latin America: The cases of Argentina and Brazil.Mario G. Losano - 2006 - Cultura:371-386.
    Este artigo trata de três assuntos: a) As origens alemãs da geopolítica (em particular, a teoria dos "Grandes Espaços" de Karl Haushofer, o geopolítico da cúpula nazista) e sua extensão na América do Sul, sobretudo na Argentina, no período das ditaduras européias, até o final da Se­gunda guerra mundial; b) Os planos geopolíticos da Argentina na América do Sul (com particular atenção à sua expansão no Brasil meridional) até o final da Segunda guerra mundial; c) A geopolítica e os geopolíticos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    A ditadura militar na Argentina: do esquecimento à memória total.Maria Elena Walsh & León Gieco - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Literatura Afro-Brasileira Nos “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar No Brasil: Identidade, (Re)Existência e Combate Ao Racismo.Antônio Roberto Xavier, Sarah Maria Forte Diogo & Edmilson Alves Maia Junior - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):389-401.
    o presente artigo objetiva abordar acerca da crítica consistente ao autoritarismo violento, degradante, racista e desumano dos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, constante na literatura afro-brasileira dramática negro-brasileira a partir, sobretudo, de três teatros peculiares, a saber: o Teatro Experimental Negro, o Teatro Profissional do Negro e o Grupo Teatro Palmares Iñaron. Metodologicamente, esclarece-se que esta escrita emprega uma abordagem qualitativa de natureza básica e é de cunho teórico exploratório quanto ao objetivo principal, pois se debruça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Fantasmagorias da escravidão no cinema brasileiro: anacronismos e sobrevivências de um passado traumático.Letícia Xavier de Lemos Capanema - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (3):17.
    Neste estudo, discutimos representações de memórias da escravidão propostas por dois filmes brasileiros realizados em 2020: “Todos os mortos” (Caetano Gotardo e Marco Dutra) e “A morte branca do feiticeiro negro” (Rodrigo Ribeiro). Valendo-se de fantasmagorias, ambos tratam, cada qual à sua maneira, do passado colonial e racista e, sobretudo, de seus resquícios e permanências no presente. Considerando as noções de anacronismos, sobrevivências e fantasmas exploradas por Georges Didi-Huberman, em diálogo com o pensamento de Walter Benjamin, analisamos aspectos estéticos, narrativos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Ruínas futuristas do Cinema Brasileiro Contempor'neo.Ana Caroline de Almeida - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Parte do cinema brasileiro pensado e elaborado nos anos 2010 produziu gestos sintomáticos da corrida desenvolvimentista e imobiliária em grandes cidades brasileiras a partir de leituras temporais não-lineares. A partir de uma constelação de imagens acionadas por um grupo de cinco filmes, este artigo busca aproximar sequências a partir de três conceitos temporais distintos: a perspectiva ecobiótica andina de tempo (YAMPARA, 2010), o tempo espiralar em rituais do Congado (MARTINS, 2002) e o tempo Exu (SODRÉ, 2017). Com eles, é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Responsabilidade estatal nos crimes cometidos contra os direitos humanos durante a vigência da ditadura militar brasileira.Andressa Câmara Grilo & Fernanda Maria de Oliveira Ramalho - 2013 - Revista Fides 4 (1):166-184.
    RESPONSABILIDADE ESTATAL NOS CRIMES COMETIDOS CONTRA OS DIREITOS HUMANOS DURANTE A VIGÊNCIA DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contempor'neo.Marcelo Dídimo Souza Vieira Correio - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No cinema brasileiro recente, o diálogo entre o documentário e a ficção tem merecido destaque, com produções de baixo orçamento e ideias originais. É o caso de Santiago (João Moreira Salles, 2007) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009), filmes que trabalham esse diálogo de forma sutil e diegética, ressignificando imagens de um arquivo próprio, pessoal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir ”, “Microfísica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    A fraternidade não burguesa em Sagarana, Quarup e outras narrativas brasileiras.Arturo Gouveia de Araujo - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:42-47.
    Este livro consiste na apresentação de todo um embasamento teórico so-bre a história e a conceituação da fraternidade no mundo ocidental, em duas vertentes: o legado do cristianismo e as concepções políticas do Iluminismo e da Revolução Francesa. Abrange ainda a análise do conto 'A hora e vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa, e do romance Quarup, de Antônio Callado. Em relação ao conto rosiano, uma parte da análise dos pretos velhos que protagonizam a ação fraterna já se encontra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. (1 other version)O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  36
    O frentismo cultural e a resistência à ditadura militar brasileira. Os exemplos-limite do Correio da Manhã e de Otto Maria Carpeaux.Eduardo Gomes Silva - 2019 - Dialogos 23 (1):213.
    Este artigo busca dialogar com o conceito de ‘frentismo cultural’, aliança de resistência à última ditadura militar brasileira a unir grande parte dos integrantes do PCB, intelectuais e artistas nos primeiros anos daquele regime. Dialogaremos, também, com uma dada construção social da memória sobre a ditadura, especificamente aquela forjada pela imprensa escrita, em seu duplo papel de fomentadora do Golpe e veículo de resistência à ditadura. O matutino fluminense Correio da Manhã e um dos seus principais editorialistas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Os C.C.D.'s Da Ditadura Militar Argentina E A Patrimonialização Prisional.Guilherme Da Conceição De Lima - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230130.
    O presente artigo é uma breve análise sobre Os Centros Clandestinos de Detenção (C.C.D) da última ditadura militar argentina (1976-1983) e sua patrimonialização. O texto parte para o debate sobre a inserção dos C.C.D’s enquanto patrimônio histórico e sua condição como espaço de preservação de um passado sensível enquanto lugar de memória. A discussão aqui abordada busca estabelecer as conexões entre O C.C.D’s como patrimônio prisional e as políticas de memória do Estado argentino, atravessados pela questão do direito a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  30
    História, Memória e Esquecimento No Cinema Brasileiro: A Contribuição da Organização da Informação Na Recosntrução da Imagem Social Do Personagem Homossexual.Fabio Assis Pinho & Francisco Arrais Nascimento - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):42-63.
    O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma perspectiva imagético discursiva, de reconstrução memorial da representação social do personagem homossexual no cinema brasileiro. Objetivamos compreender como a Organização da Informação (OI) auxilia, por meio da reconstrução da memória cinematográfica, na identificação temática relacionada à imagem social dos personagens homossexuais no cinema brasileiro. Utilizou-se de uma cartografia de telas com recorte cronológico compreendido entre os anos de 1980 a 2014. O recorte analisado explicita que a utilização de um (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Invasores: classe, território e perspectiva no cinema brasileiro contempor'neo.Mariana Souto - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Por meio de uma análise comparativa, este artigo investiga uma questão comum a cinco filmes brasileiros contemporâneos que tratam de relações entre classes sociais: o recurso do personagem invasor, figura que atua como elemento disparador dos conflitos da trama. Assumindo diferentes funções em Trabalhar cansa, Eles voltam, O som ao redor, Casa grande e Que horas ela volta?, a invasão, ao convocar noções espaciais, destaca a maneira como as relações de classe se apresentam fortemente territorializadas. O olhar desse corpo estranho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Proletarização e Sindicalismo de Professores na Ditadura Militar (1964-1985)/Amarilio Ferreira Júnior e Marisa Bittar.Por Natalia Keller de A. Trajber - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Olhares críticos e estéticas periféricas: a produção de outras margens no cinema brasileiro.Fernanda Salvo - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Nesse artigo nos interessa discutir as heranças da colonização histórica na América Latina, privilegiando um recorte que refletirá sobre o discurso estético como via de contestação das relações de dominação e poder advindas dos processos colonizadores. Para melhor iluminar tal perspectiva, retomaremos o debate decolonial contemporâneo, tomando suas observações como ponto de partida para contextualizar a política das imagens conformada pelo Cinema Novo, bem como o alinhamento das posições intelectuais do movimento àquelas do Modernismo. Após essa revisão, discutiremos brevemente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Os expurgos de professores universitários em Portugal: da Ditadura Militar ao Estado Novo.Jaime Valim Mansan - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Jean-Claude Bernardet sob olhar crítico: decodificando o “não-dito em Historiografia clássica do cinema brasileiro.Julierme Morais - 2020 - Dialogos 24 (3):351-374.
    No presente artigo visamos contribuir do ponto de vista teórico-metodológico com os debates pertinentes à História da historiografia da Sétima Arte nacional, problematizando hermeneuticamente a obra Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia, do crítico cinematográfico Jean-Claude Bernardet. Como arcabouço teórico-metodológico, nos munimos das reflexões de Michel de Certeau acerca do lugar social, político, econômico e cultural dos pesquisadores da História, sobretudo um de seus elementos primordiais: o “não-dito”, bem como das propostas do teórico alemão Jörn Rüsen no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  35
    Justiça e ditadura militar no Brasil: o julgamento dos crimes contra a economia popular-doi: 10.4025/dialogos.v18i1.897. [REVIEW]Ângela Moreira Domingues da Silva - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos políticos no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    A Ação Popular (AP) nos processos judiciais reunidos pelo Projeto “Brasil: Nunca Mais”.Reginaldo Benedito Dias - 2019 - Dialogos 23 (3):109-133.
    O objetivo deste artigo é debater temas do universo dos processos judiciais patrocinados pelo Estado brasileiro após a instauração da ditadura civil-militar de 1964, conduzidos sob a tutela da Justiça Militar, que atingiram a organização revolucionária Ação Popular, uma das mais representativas do campo político da esquerda brasileira nas décadas de 1960 e 1970. A análise utiliza a documentação sistematizada pelo projeto “Brasil: nunca mais”. Para alcançar tal objetivo, porém, a investigação vai além do exame do que está sistematizado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    Gênero e comportamento a serviço da Ditadura Militar: uma leitura dos escritos da Escola Superior de Guerra-doi: 10.4025/dialogos.v18i1.896. [REVIEW]Ana Rita Fonteles Duarte - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas.Meire Oliveira Silva - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    A História do Brasil, sobretudo em relação ao seu passado mais recente, gira em torno de disputas entre esquecimento e tentativas de preservação da memória. Geralmente, através de imagens de diversas naturezas, sempre conflituosas e que, deturpadas ao longo do tempo, vincularam-se muitas vezes a discursos que colocam em xeque, inclusive, as bases democráticas dessa sociedade sempre envolta em violências decorrentes de uma origem escravocrata e colonial. Diversas representações simbólicas, reproduzidas ao longo de sua história, contribuíram para enraizar algumas dessas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Vou baixar no seu terreiro: o terreiro, o corpo extático e os lugares dos mortos no cinema brasileiro - doi: 10.4025/dialogos.v18i1.767. [REVIEW]Francisco Das Chagas Fernandes Santiago Jr - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Os olhos do regime militar brasileiro nos campi. As assessorias de segurança e informações das universidades.Rodrigo Patto Sá Motta - 2008 - Topoi. Rio de Janeiro 9 (16):30-67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o Regime Militar de 1964.Rodrigo Coppe Caldeira & Víctor Almeida Gama - 2024 - Horizonte 22 (68):e226804.
    Este artigo explora a relação entre a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e a ditadura militar brasileira de 1964. A análise revela como o anticomunismo serviu de elo unificador entre a TFP e a ditadura, destacando o papel da organização na criação de um clima favorável ao golpe civil-militar e suas subsequentes atividades de suporte ao regime. O trabalho também discute a dinâmica ambivalente entre a TFP e o governo militar, caracterizada por momentos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem.Matheus Araujo dos Santos - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    Neste texto me aproximo de táticasde travessia do Mundo Ordenadopara o Mundo Implicado atravésda imagem cinematográfica, es-pecificamente das que emergemno contexto dos cinemas negrosno Brasil contemporâneo. Partin-do da filosofia de Denise Ferreirada Silva, aproximo-me das possi-bilidades de destruição do mundocomo o conhecemos e dos seuscárceres estéticos e analíticos,a exemplo dos engendrados porJoão Carlos Rodrigues no livro ONegro Brasileiro e o Cinema. Porfim, volto-me às imagens de Tra-vessia, filme de Safira Moreira,pensando como ele executa ges-tos de imageação de um Mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  41
    Juventude católica militante: compreensão de si e de Deus.Wellington Teodoro da Silva - 2004 - Horizonte 2 (4):74-96.
    Este artigo insere-se num ambiente teórico em que historiadores brasileiros trabalham a questão do método da história na lida com a religião. Busca-se construir a compreensão de Deus e de si que um grupo de pastoral de jovens católicos militantes elabora. O entendimento desses dois níveis de compreensão é um caminho necessário no esforço do historiador da religião. Palavras-chave: Juventude; Juventude Católica; Militância Católica; Pastoral da Juventude do Meio Popular; História e Religião. ABSTRACT This article is inserted within a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Os arquivos do Serviço Nacional de Informações (PR) sobre a esquerda católica no interior paranaense (1975-1985).Fábio Lanza & Otávio Paes Ramiro - 2024 - Horizonte 22 (69):226805-226805.
    O presente artigo trata da esquerda católica paranaense a partir do arquivo de documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI-PR), da agência de Curitiba. O objetivo geral foi compreender criticamente, servindo-se da perspectiva de Otto Maduro, as expressões político-ideológicas descritas, anexadas e julgadas nos relatórios dos agentes do SNI-PR sobre a esquerda católica do interior do Paraná, no período de abertura política da ditadura militar. Por meio da pesquisa documental qualitativa de tipo exploratória, composta pelos diferentes registros dos agentes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    Conciliação e revanchismo ao término da ditadura civil-militar brasileira: a perpetuação do medo através do perigo da “argentinização” da transição política -doi: 10.4025/dialogos.v18i1.898. [REVIEW]Caroline Silveira Bauer - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    Os acervos da ditadura na mesa de montagem.Anita Matilde Silva Leandro - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de imagens nos arquivos da ditadura brasileira, para a realização de um filme documentário histórico. As estratégias políticas de acesso aos documentos do período e os procedimentos estéticos desenvolvidos na montagem para a valorização desses acervos são, aqui, analisados, com o intuito de extrair dessa experiência empírica ensinamentos sobre a escrita da história no cinema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O surfe brasileiro e as mídias sonora e audiovisual nos anos 1980.Rafael Fortes - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):90-105.
    Esporte midiático por excelência, o surfe estabeleceu uma série de relações com a cultura (música, televisão, cinema), incluindo imbricações com a cultura pop. Estas manifestações foram fundamentais para a divulgação da modalidade e a construção de uma imagem em torno da mesma para o público externo, assim como a discussão e a configuração de valores para os membros de sua subcultura. No Brasil, este processo teve notável força durante a década de 1980. O artigo mapeia as imbricações entre surfe (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    O Trabalho No Processo de Dominação Psicossocial, Durante a Ditadura Civil-Militar (1969-1979), a Partir da Biopolítica de Foucault. [REVIEW]Henrique Streit E. Agemir Bavaresco - 2024 - Revista Guairacá de Filosofia 40 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    (1 other version)O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino , de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  29
    A “União dos Estudantes Secundaristas do Amapá” e apoio ao golpe militar de 1964 / The “Amapá Union of Secondary Students” and their support for the military coup of 1964.Marcella Vieira Viana - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):61-68.
    O presente artigo visa analisar a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, durante a ditadura civil-militar no Brasil, em específico, como se deu a deliberação de apoio da entidade ao golpe. Para tanto, foi necessário analisar as peculiaridades da recepção do regime autoritário no então Território Federal do Amapá, o Movimento Estudantil de forma ampla, os aspectos constitutivos da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, suas divisões e seu desenvolvimento diante do golpe. O objetivo com isso, foi (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Militar la memoria en el Estado: perfiles, prácticas y lógicas de identificación del trabajo por la memoria durante el kirchnerismo (2003-2015). [REVIEW]Cinthia Bale - 2023 - Astrolabio: Nueva Época 30:32-60.
    El involucramiento del Estado en la producción de políticas de memoria durante los gobiernos kirchneristas (2003-2015) fue objeto de fuertes polémicas. Nos proponemos abordar este proceso considerando los perfiles, prácticas y lógicas de identificación de los “trabajadores de la memoria”, es decir los agentes estatales que tuvieron a su cargo el desarrollo de un conjunto de las políticas de memoria que se implementaron: ¿cuáles eran sus trayectorias? ¿Cómo entendieron su quehacer específico en relación con la memoria? ¿De qué saberes, narraciones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  27
    Abílio de Nequete e sua atuação como liderança política durante a formação do movimento comunista brasileiro.Frederico Duarte Bartz - 2022 - Humanitas Hodie 4 (2):H42a1.
    Esse artigo aborda a atuação de Abílio de Nequete como liderança no movimento comunista brasileiro entre os anos de 1917 e 1924. Nequete era um imigrante libanês que trabalhava como barbeiro na cida­de de Porto Alegre, que se tornou uma figura importante no movimento operário durante a Greve Geral de 1917 e foi o fundador da União Maximalista no ano de 1918, um dos primeiros grupos operários do Brasil identificados com as ideias da Revolução Russa. Após o ano de 1920, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 981