Results for 'Desencantamento do mundo'

962 found
Order:
  1.  27
    Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza.Marcos Barbosa de Oliveira - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):97-116.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  27
    Mundo desencantado: o ethos pós-religioso do homem contempor'neo à luz do pensamento de Marcel Gauchet.Fabiano Victor Campos - 2017 - Horizonte 15 (46):376-411.
    This article analyzes the meaning of the expression "disenchantment of the world" in the French philosopher Marcel Gauchet’s thought. In order to do so, it seeks to show that, through the thesis of an exit of religion, Gauchet presents the historical development of religion in three distinct stages but successive and interrelated each other, that is to say: The religion of the past as the configurator of the original experience of heteronomy in its most absolute form of the so-called primitive (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  19
    A Formação Escolar Em Debate.Rafael Bianchi Silva & Alonso Bezerra de Carvalho - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:221-240.
    Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional – professor e aluno – para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Reanimar o corpo para vivificar o mundo: Schopenhauer como ponto de inflexão da modernidade.Tayéshi Yuri Kadosaki - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a filosofia schopenhaueriana como ponto de transgressão (limite) da modernidade e idealismo supremacista de (um certo tipo de) humanidade, em que o descolamento do Homem da natureza constrói um novo tipo de pensar a relação Homem/mundo e suas existências. Assim, tomando como ponto de partida o desencantamento do mundo e do corpo causados pelos procedimentos modernos, conforme delineado por Federici e Starhawk, pretendemos revisitar a filosofia de Schopenhauer e reconhecê-la enquanto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales.Humberto Calloni & Amorim - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):56-73.
    A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Uma forma de (des)encantar o mundo: entre Patlão e Bacon.Cleópatra Steffane Melisinas Citron - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    Quais os pressupostos que fizeram a ciência – ou certa concepção de ciência, moderna – ser responsável por um “desencantamento do mundo”? É esta a questão que motiva o desenvolvimento deste artigo a partir de um sobrevoo pelo modo distinto como dois importantes filósofos trabalham seus conceitos: a noção de “ideia” em Platão e a de “forma” em Bacon. Ao detectar, rastrear e interpretar as raízes do conceito baconiano de “forma” no conceito originário de “ideia” platônica, é possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  28
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as representações (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Leo Tolstoy’s tragic death and his impacts on Max Weber and György Lukács: On autonomy of arts and science/ O tema da morte trágica de Liev Tolstói e set impacto em Max Weber e György Lukács: Sobre a autonomia nas ciências e na arte.Luis F. Roselino - 2014 - Revista História E Cultura 3 (1):150-171.
    The tragic death in Tolstoy's writings has helped both Max Weber and György Lukács in characterizing the modern pathos as a tragic contemplation of the emptiness of life. Through Tolstoy's readings, Weber and Lukács found an interesting source of denying arts and modern sciences autonomy, considering, from the aesthetics sphere, the meaningless of this new immanent reality. Both has assumed Tolstoy main theme from the same perspective, contrasting ancient and modern worldviews. Max Weber presented this theme in his disenchantment of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Para ler Gauchet 20 anos depois.Carlos Alberto Steil - 2017 - Horizonte 15 (46):364-375.
    In 1985, Marcel Gauchet published his book Le désenchantement du monde. Une histoire politique de la religion, which came to fill a gap in terms of great synthesis in the studies of sociology of religion. His analysis of religion shows that, far from being reduced to a superstructure, the religious has actively modeled collective reality and its political forms. Mobilized by the study of this book, more than twenty years ago, I published the article Para ler Gauchet, in the journal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  28
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  47
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando Dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    A FIFA Fan Fest e as diferentes formas de consumo do produto futebol durante a Copa do Mundo 2014: socialização, pertencimento e entretenimento.Yuri Spacov, Ary José Rocco Jr, Marcos V. Cardoso & Lucas Cardoso dos Reis - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O objetivo deste artigo é apontar e analisar os principais fatores que levaram uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a assistir um jogo de futebol da Copa do Mundo 2014 em uma FIFA Fan Fest e não em outros locais. Socialização, afetividade e diversão são aspectos considerados na análise. O papel do esporte enquanto produto de entretenimento e consumo também foi contemplado no estudo. O evento, pela proliferação de imagens que proporciona, é exemplo claro do que Guy Debord (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Metamorfoses negras: desfazendo sortilégios visuais do mundo ocidental.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira - 2024 - Odeere 9 (2):53-71.
    Reflete-se sobre visões hegemônicas que, desde as primeiras elaborações imaginárias de um possível mundo ocidental no quarto século a.C., distorceram a imagem de povos africanos e sustentaram processos de colonização sob essa égide de pensamento.. Essas visões são fábulas, correspondendo a efabulações sobre a(s) África(s), africanos, descendentes. Existe um mundo fascinado há milênios por outro. Esse mundo fascinado e imaginado, o Ocidente, explorou e assumiu a narrativa sobre vários outros mundos, esmaecidos, rasurados, reinterpretados pela memória europeia, seja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    (1 other version)Francisco Verardi Bocca, Do estado à orgia: ensaio sobre o fim do mundo. (Curitiba: CRV, 2016), 166 pp. ISBN:978‑ 85 444 0799 8. [REVIEW]Renato Dos Santos - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):347-352.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Criação do mundo e consciência de si em Confissões, XIII, 1-3.Lorenzo Mammì - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Nos primeiros parágrafos do livro XIII das Confissões, Agostinho interpreta os primeiros versículos do Gênesis de maneira a entrelaçar criação do mundo, surgimento da consciência e história da conversão. Para isso, lança mão tanto da literatura neoplatônica quanto de uma tradição cristã já quase consolidada. Uma das fontes poderia ser o conjunto de tratados sobre a Trindade de Mário Vitorino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Fora do mundo: lugar e sentido da não-humanidade na ontologia fundamental.Marco A. Valentim - 2016 - Discurso 46 (2):287-334.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17. Alienações do mundo, de Rodrigo Alves Neto.Pedro Duarte de Andrade - 2009 - Princípios 16 (26):299-305.
    Resenha do livro de: ALVES NETO, Rodrigo Ribeiro. Alienações do mundo: uma interpretaçáo da obra de Hannah Arendt . Rio de Janeiro/Sáo Paulo: Editora PUC-Rio/Edições Loyola, 2009, 216 p.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    As consequências do princípio fisiológico do conhecimento: o mundo como vontade em Schopenhauer, uma vontade de verdade em Nietzsche?Gabriela do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo pretendemos mostrar as diferentes implicações epistemológicas e éticas da ideia de princípio fisiológico do conhecimento nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche. Pois, se para o primeiro isto será a garantia de afirmação de um conhecimento irracional, para o segundo é a confirmação da não possibilidade de conhecimento. Assim, veremos como, para Schopenhauer, o princípio fisiológico do conhecimento nos liga a essência do mundo e nos torna capazes de atingir em certas vias a própria coisa em si, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Cipriano: O iminente fim do mundo.Airto Ceolin Montagner - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):9-14.
    Cipriano, atuante bispo de Cartago em difíceis tempos de grandes perseguições aos cristãos, compõe um texto, um discurso apologético, no qual se dirige ao pagão Dimitriano, defendendo os cristãos de acusações a eles imputadas como responsáveis pelas desgraças e dificuldades por que passava o Império Romano. Aborda a temática do fim do mundo de modo original invertendo as acusações que o poder público atribuía aos cristãos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Tempo do mundo e tempo da ação no Político de Platão.Marcelo Perine - 2006 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 17:41-56.
    No mito do Político há elementos da cosmologia, da teologia e da antropologia de Platão. Apresentados em narração mitológica, esses elementos não só não estão em contradição com as perspectivas formuladas em contextos argumentativos, mas ajudam a compreendê-las e interpretálas. Esta comunicação quer mostrar: a) o tempo do mundo na era de Zeus está sob governo de deus; b) o governo de deus não exclui, mas exige a autonomia humana; c) a inserção da ação humana no contexto cósmico é (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.Ricardo Toshio Bueno Hida & Suzana Ramos Coutinho - 2024 - Horizonte 22 (67):226709-226709.
    O presente artigo procura analisar a influência da obra “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, psicografada por Chico Xavier, como capital simbólico que permitiu a Federação Espírita Brasileira se qualificar como porta-voz do espiritismo kardecista no Brasil junto ao governo de Getúlio Vargas em 1938 e marcar a presença da religião criada por Allan Kardec junto ao governo brasileiro. Em um momento de forte influência da Igreja Católica, representada na pessoa do Cardeal Leme, resgatando a influência e poder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Do mundo digital às humanidades digitais.Danny Rangel - 2013 - Revista Techne 1 (1).
  23. Dores do mundo,.Arthur Schopenhauer - 1913 - Lisboa,: Santos & Vieira.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Recuperar o corpo-mundo.Lílian do Valle - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1227-1256.
    A abstração da presença – a sublimação do corpo e a desconsideração dos sentidos – é, como diria Hans Gumbrecht, um dos efeitos da metafísica, pela qual realiza-se a “perda do mundo”, a radical descorporalização exigida pela razão moderna. Alimentada pelas concepções filosóficas da Modernidade, esta tendência foi constantemente enfatizada pelas teorias educacionais até hoje influentes nos meios pedagógicos, além de sedimentada pelas limitações próprias ao modelo escolar amplamente instituído. A crítica e a superação desse modo de ser configura-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Copa do mundo 2014: para que? E para quem? Um estudo sobre a percepção do brasileiro sobre os principais objetivos e público-alvo envolvidos no planejamento de um megaevento esportivo.Márcio Oliveira Guerra & Ana Paula Moratori Ferreira - 2014 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (24).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Interpretações do mundo e multiculturalismo: Incomensurabilidade e diálogo entre culturas.João Maria André - 2009 - Revista Filosófica de Coimbra 18 (35):7-41.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Os conceitos de Conhecimento do Mundo [Weltkenntnis] e de Cosmotheoros em Kant.Jorge Vanderlei Costa da Conceição - 2022 - Kant E-Prints 16 (3):60-73.
    O presente artigo visa analisar os significados dos conceitos de conhecimento do mundo e de Cosmotheoros em Kant, a fim de defender a tese de que ambos indicam uma metodologia investigativa da natureza humana. Essa metodologia visa evidenciar que o ser humano é o único ser racional conhecido capaz de produzir o seu próprio caráter e uma visão própria do mundo. Isso é possível, uma vez que a natureza humana é pensada como o efeito dos fins que ele (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    ORÍGENES: a ordem do mundo e o acaso.João Lupi - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):479-492.
    Defrontando-se com a questão do acaso, tal como proposto pela filosofia pagã, os pensadores cristãos sentiram-se ante um dilema: se existe o acaso, a ordem do mundo não é perfeita, mas, se tudo possui uma causa determinante, onde fica o livre-arbítrio? A resposta de Origenes é a mais completa e original, atestada pelos argumentos e pela terminologia utilizada; mas ela não coincide in totum com as propostas posteriores da Escolástica e do Renascimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania.Gisele Rizzon - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):223-227.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    A Copa do Mundo ao cair da Tarde: a cobertura jornalística da conquista da seleção alemã.João Batista de Abreu Junior & Roberto Falcão - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O trabalho analisa, por meio da cobertura do diário A Tarde, de Salvador, a convivência entre a delegação alemã de futebol e a população local de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, que serviu de base para a seleção que conquistou a Copa do Mundo de futebol em 2014. A partir dos critérios de identidade cultural, globalização e seleção jornalística, mostra que a estratégia de aproximação com os moradores marcou a cobertura de A Tarde e criou um clima (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Apresentação do mundo: considerações sobre o pensamento de Ludwig Wittgenstein.José Arthur Giannotti - 1995 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Este livro não é propriamente uma monografia, mas um ajuste de contas. Desde os anos 60, J. A. Giannotti se preocupa com a possibilidade de uma dialética materialista. No seu último livro, Trabalho e reflexão, percebeu que a tentativa de uma "inversão" da dialética hegeliana conduzia a uma investigação lógica sobre esquemas operatórios capazes de ligar normas às condutas que as seguem. No fundo, tocava no conceito wittgensteiniano de jogo de linguagem não-verbal, sem tirar dele as conseqüências devidas. Impunha-se assim (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  50
    A anarquia imemorial do mundo – Levinas e a ética da substituição.André Brayner de Farias - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2).
    O tema da substituição é o coração da filosofia levinasiana. O desejo do infinito, a questão que move o pensamento, expressa-se na fórmula: tero-outro-em-sua-pele. Segundo Levinas é isso o que explica o fato de sermos tão numerosos no mundo. A substituição é a sustentação do mundo. Mas não significa isso uma idéia de fundamento. A metafísica levinasiana aborda o ser como questão que excede o princípio de uma fundamentação filosófica ou condição de possibilidade. O ser em questão é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    (1 other version)Heidegger e o fim do mundo.Alexandre Franco de Sá - 2007 - Phainomenon 14 (1):241-253.
    A comunicação situa-se na continuação do estudo apresentado ao II Congresso Internacional da AFFEN, intitulado A vida e o humano em Heidegger: a ontologia heideggeriana na aurora de uma biopolítica, e pretende considerar as consequência, na filosofia de Heidegger na transição entre os anos 20 e 30, do seu afastamento em relação ao conceito de vida. Ver-se-á como é este afastamento, determinado pela meditação em tomo do pensamento de Ernst Jünger e pela confrontação com o biologismo nacional-socialista, que conduz àquilo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Eternidade do Mundo e Evolução: Duas Questões e uma Análise de tipo Tomista.Maria Leonor Xavier - 2023 - Revista Portuguesa de Filosofia 79 (1-2):285-312.
    This essay was born out of two astonishments: an admiration and a perplexity. On the one hand, this essay was born out of our admiration for the text of the question De aeternitate mundi, written by St. Thomas Aquinas in the full maturity of his thought (1271). It is a philosophically exemplary text, in terms of construction and discernment, in which the author argues that there is no contradiction between the theology of creation and the possibility of an eternal world, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Racionalização do mundo da vida.Anderson de Alencar Menezes & Antonio Tancredo Pinheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:136-148.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  38
    Recriando mundo(s) - Recreating the World(s) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p589.Giseli do Prado Siqueira & Adriana Andrade de Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):589-601.
    Criado em 2007, o Projeto de Extensão “Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s)”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas, é uma experiência indissociável de pesquisa, ensino e extensão. Com esse título “recriando mundos” buscamos expressar a própria experiência que nos tem sido possível vivenciar ao longo dos anos de realização desse projeto. Nossa experiência está teoricamente referenciada pela compreensão que os pensadores alemães Mestre Eckhart (1260-1327) e Martin Heidegger (1888-1976) apresentam acerca do que é o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Albert Camus: A Reconfiguração Do Mundo Através da Arte.Gabriel Leva & Reinaldo Furlan - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):197-222.
    Neste artigo buscamos investigar o papel da arte no pensamento e obra de Albert Camus. Para isso, avançamos em seus principais ensaios: O mito de Sísifo e O homem revoltado, na tentativa de sintetizar suas ideias acerca da criação absurda e da arte revoltada. Consideramos que a criação absurda, pensada n’O mito... sofrerá uma expansão explosiva no segundo ensaio do autor. Se, inicialmente, a arte para Camus devia expressar a fratura do homem e seu mundo, a consciência de nossa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  33
    A totalidade do mundo: considerações sobre o "silêncio" nas éticas de Schopenhauer e de Wittgenstein.Vilmar Debona - 2010 - Revista Ciências Humanas, Unitau 3 (1):19-28.
    Nesse texto analisamos alguns aspectos da presença de um mundo tomado como totalidade nas teorias éticas de Schopenhauer e de Wittgenstein. Desse modo, aspiramos apontar certos distanciamentos entre os pressupostos que designam a esfera de ação do sujeito ético em ambos os pensamentos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  30
    Kant e o problema do mundo externo.Juan Bonaccini - 2002 - Manuscrito 25 (1):7-68.
    A estratégia de Kant na Refutação do Idealismo consiste em demonstrar a tese de que existem objetos fora da consciência com base no argumento de que ter consciência de meus estados de consciência pressupõe como condição necessária ter consciência de objetos externos no espaço. O meu intuito consiste em mostrar que essa estratégia de Kant não pode funcionar contra Descartes , porque ou ela pressupõe resultados anteriores que o cético já pôs em questão com a própria objeção que Kant quer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40.  50
    Uma compreensão daseinsanalítica do mundo de Christopher: protagonista do romance “O Estranho Caso do Cachorro Morto", e diagnosticado com Transtorno de Asperger.Marcos Malta Campos - 2011 - Revista Aletheia 34:190-196.
    Este artigo tem como objetivo realizar uma compreensão daseinsanalítica do ser-nomundo do adolescente Christopher, protagonista do romance O Estranho Caso do Cachorro Morto, explicitando as relações do personagem com as pessoas de seu mundo. Partindo do diagnóstico de Transtorno de Asperger, demonst..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    A formação da imagem do mundo russo como aspecto da adaptação cultural de cidadãos estrangeiros no processo de ensino de língua russa.Nina Aleksandróvna Kozlovtseva & Natália Nikoláevna Tolstova - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):74-105.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. " Ciudadanos de dos mundos": Lo mejor de la herencia europea, según HG Gadamer.Lourdes Otero León - 2008 - A Parte Rei 57:10.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A arte da apresentação do mundo: Schopenhauer e a estética da alegoria.André Luis Muniz Garcia - 2019 - Sofia 7 (2):103-127.
    A proposta do presente artigo é contextualizar, no pensamento de Schopenhauer, traços fundamentais de sua reflexão estética sobre a alegoria. Para tanto, o artigo foi desenvolvido segundo três linhas de argumentação: interpretação da alegoria no âmbito de uma reflexão simbólica da teoria da representação; a relação entre poesia e alegoria no pensamento de Schopenhauer, com destaque para uma confrontação de sua posição tanto com o primeiro romantismo quanto com o idealismo alemão; compreensão da alegoria como elemento estético de uma retórica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Todos os sonhos do mundo e outros ensaios.Desidério Murcho - 2016 - Lisboa: Edições 70.
    Será que uma vida humana, por mais realizada que seja, é destituída de sentido a menos que exista uma vida depois da morte? Ou haverá sentido - o único tipo real e humano de sentido - numa vida dedicada à procura cuidadosa do que tem genuinamente valor? Serão os valores relativos de acordo com as culturas em que estamos inseridos ou conforme as opiniões pessoais? O que queremos compreender em filosofia quando discutimos as relações entre a arte e a moralidade? (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Uma visão cética do mundo: Porchat e a filosofia.Plinio Junqueira Smith - 2017 - São Paulo, SP: Editora UNESP.
    Oswaldo Porchat (1933-2017) foi um dos filósofos brasileiros mais importantes. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fundador do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE-Unicamp), foi um pensador profundo e irrequieto: adaptou o estruturalismo francês a nosso contexto, mergulhou no silêncio da não filosofia, aderiu à filosofia da visão comum do mundo e, finalmente, rendeu-se ao ceticismo, pelo qual se sentira atraído e ao qual tinha resistido por longo tempo. Explica essa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  9
    Dilatar o tempo, criar espaços: alianças afetivas para adiar o fim do mundo.Letícia Mendes Soares - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    Adiar o fim do mundo é parte das preocupações e reflexões com que Ailton Krenak nos provoca frente aos imaginários e temores que surgem na era das mudanças ambientais. O pensador e autor dos livros A vida não é útil (2020) e Ideias para adiar o fim do mundo (2019) critica de forma profunda a “humanidade que pensamos ser” como um ideal longamente perseguido de configuração de mundo que se sustenta na desfiguração de tantos outros mundos. Adiar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Nova camada de encobrimento do mundo da vida.Nathalie de la Cadena - 2021 - Fragmentos de Cultura 31 (1):136-153.
    Resumo: neste artigo pretendo estender a evidenciação do encobrimento do mundo da vida formulada por Husserl ao uso das tecnologias disruptivas da 4ª Revolução Industrial, mais precisamente o uso da inteligência artificial (IA) nas plataformas sociais. Primeiro, apresento o conceito de mundo da vida que se mantém consistente ao longo das obras de Husserl; em seguida, apresento seu encobrimento derivado da matematização da natureza e do rompimento com o telos, o que originou a crise da humanidade europeia. Segundo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Modulando o Espaço-Temporal Na Tela: A Noção de Pinturacomo Desdobramentos Do Mundo Visível.Amauri Carboni Bitencourt - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):16-32.
    Com este texto objetivamos mostrar que cor, linha e movimento, não são apenas conceitos da linguagem visual, mas elementos que nos permitem perceber, metaforicamente, “ramos do Ser”. Ao contrário de inferir verdades ou essências, como se tivéssemos o controle “absoluto” de nossa vida e, por consequência, de nossas criações, a pintura nos insere na ambiguidade do mundo visível ao qual estamos imersos. Assim, cor, linha e movimento nos dão um meio de adentrarmos no universo ontológico do qual nós, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    A realidade do mundo exterior em Ser e tempo à luz da crítica ao correlacionismo de Quentin Meillassoux.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):1107-1142.
    Resumo: Neste trabalho pretendo, em primeiro lugar, indicar o sentido geral da crítica ao correlacionismo de Meillassoux, isto é, a crítica à ideia dominante desde a filosofia transcendental de Kant, segundo a qual não temos acesso senão à correlação entre pensamento e ser. Em seguida, destacar a aporia indicada por essa crítica através do argumento da ancestralidade, e que expressa um limite da postura antirrealista própria à ideia correlacionista. Então, finalmente, analisar a primeira parte do §43 de Ser e tempo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    As dores do mundo: pandemia e liberdade.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):87.
    Propõe-se neste ensaio uma análise filosófica dos dilemas morais e políticos a que fomos submetidos pela situação de pandemia da Covid-19. As dificuldades de muitas sociedades ocidentais no enfrentamento à pandemia têm posto em questão o paradigma liberal da preservação da vida, da privacidade e da liberdade a partir da adoção de políticas de austeridade estatal que se tornaram a orientação principal no combate ao coronavírus, e que não raro esbarram nos chamados _direitos individuais_ a que os orientais não parecem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 962