Se não há Um...: a relação do outro com o outro na Sétima Tese da Segunda hipótese do Parmênides de Platão

Prometeus: Filosofia em Revista 9 (21) (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente ensaio tem como objetivo examinar o problema colocado na Sétima Tese da Segunda Hipótese do Parmênides de Platão. A citada hipótese centra-se na relação dos outros com o outro, voltando assim para a Terceira Tese, mas, desta vez, sem o apoio do Um para impedir a fragmentação. Assim, toda a percepção da realidade sofre um processo de deriva, descrito por Parmênides como “um sonho durante o sono”, no qual cada um dos outros “de Um que parecia se revela multíplice, de pequeníssimo um todo enorme”. O sonho, no entanto, apresenta características muito precisas destes conjuntos: entre elas, o fato de “ter o número” e “aparecer no seu interior o par e o ímpar”. O “sonho numérico” de Parmênides pode ser uma importante chave de leitura para compreender a consistência histórico-teórica da Sétima Tese, especialmente quando visto à luz do debate ontológico e matemático que ocupa o Quinto Século, antes de Platão.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,667

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O "Parménides" como diálogo aporético.José Gabriel Trindade Santos - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):22.
Uma reflexão sobre a temporalidade no "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.
Comentários ao diálogo "Parmênides" de Platão.Miguel Spinelli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):34.
A Vulnerabilidade Como Abertura Para a Dimensão Do Cuidado Em Emmanuel Lévinas.Rodrigo Hayasi Pinto - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):297-320.
O direito de ter para ser livre.Marly Carvalho Soares - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):46-68.
O místico no Tractatus de Wittgenstein.Paulo Alexandre E. Castro - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Gabriele Cornelli
Universidade de Brasília

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references