Results for 'faz-de-conta'

960 found
Order:
  1.  18
    À Luz Do Conceito de Esfera Pública de Jünger Habermas: Uma Abordagem de Controle de Licitação Pelo Tribunal de Contas.Gabriela Oliveira Freitas, Marisa Karla Vieira Leite & Renata Apolinário de Castro Lima - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):59-76.
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a esfera pública de Jünger Habermas, como uma via de abertura para o debate em todas as dimensões. Objetiva-se apresentar neste trabalho, como o conceito de esfera pública habermasiana pode justificar a atuação do Tribunal de Contas como mecanismo de fiscalização, controle e de construção do mérito administrativo, com foco, nesta pesquisa, para a atuação administrativa nos procedimentos licitatórios. Defende-se que o Tribunal de Contas deve atuar no controle de processos licitatórios, a fim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Fazendo de conta que vulcano não existe.Sagid Salles - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):171-196.
    My goal in this paper is to present and analyze some versions of make-believe theories for singular negative existentials. I will quickly present Evans’ perspective and, in greater detail, the perspectives of Kroon and Walton. I will claim that neither Evans nor Walton provide the right account of the phenomenon of singular negative existentials, and that Kroon’s perspective is better than both. However, I will argue that the three theories have the same problem, which I call the problem of semantic (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  3.  12
    A questão judaica e as Glosas Críticas: Estado, direito e crítica da economia política na obra de Karl Marx entre 1843 e 1844.Lucas de Oliveira Maciel - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):103-128.
    Entre 1843 e 1844, em dois textos polêmicos, Sobre a questão judaica e Glosas críticas ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social”. De um prussiano, Karl Marx empreende sua crítica ao Estado e à sociedade civil-burguesa, após seu acerto de contas com o pensamento de Hegel, mas antes de seu estudo mais profundo de economia política. De um lado, o pensador faz a crítica da política, ainda que sem condições de fazer uma profunda crítica da economia política. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Sobre o Papel Das Ideias Dos Sentidos Na Prova Cartesiana da Existência Do Mundo Externo Material.Fellipe Pinheiro de Oliveira - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Descartes faz alusão, no início da prova da existência do mundo externo material, à consciência de uma passividade que é dada pela involuntariedade das ideias dos sentidos. A experiência dessa passividade permite que a questão acerca de qual é a causa ativa que a explica seja colocada, o que conduz, ao final dos passos do raciocínio, ao conhecimento da existência dos corpos como as causas das ideias dos sentidos. O objetivo desse artigo é examinar o papel que as ideias dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Berkeley's Paradox: External world skepticism and the problem of epistemic justification.Marcelo de Araujo - 2014 - Dissertatio 39:103-119.
    Como posso estar certo de que existe qualquer coisa de externa aos meus próprios pensamentos? Muitos filósofos procuraram ou apresentar uma prova da existência do mundo externo, ou rejeitar a inteligibilidade da própria ideia de uma “prova” nesse contexto. O objetivo desse artigo é mostrar que o denominado “problema do mundo externo” decorre de uma má compreensão acerca do que seja justificativa epistêmica. Apresento o que denomino “paradoxo de Berkeley” de modo a mostrar que o uso ordinário da linguagem não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    É a dialética, no sentido da tradição, Uma dogmática objetivo-metafisica?Manfredo Araujo de Oliveira - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):637-656.
    K. O. Apel vê na Dialética uma dupla tarefa. Ela, por um lado, tem que ser um método de estruturar o discurso filosófico; por outro lado, ela tem que dar conta da historicidade com seus fatos contingentes. Se o primeiro aspecto predomina e é levado às últimas consequências, a historicidade desaparece e os fatos perdem sua contingência, como em Hegel e Marx. Se o segundo aspecto predomina e é levado a sério, o método deixa de ser método. A Hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Autonomia artificial.Cristian Arão Silva de Jesus - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    A tecnologia de aprendizado de máquina fez com que as inteligências artificiais aprendessem, de certa forma, por conta própria. Isso fez com que surgisse preocupação e encantamento por uma suposta autonomia dos sistemas automatizados. No entanto, em que pesem os processos de automação, isso não faz com que as máquinas sejam realmente autônomas, ainda que pareçam. Essa aparência de autonomia é sustentada por muito trabalho humano escondido. Por trás do véu tecnológico o que existe é um exército de trabalhadores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Imaginação.Fiora Salis - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Nesta entrada irei apresentar uma nova taxonomia sistemática das nossas capacidades imaginativas, coerente com os tratamentos convencionais em ciência cognitiva, filosofia da mente e estética. Em particular, irei distinguir entre a imaginação não-proposicional e a imaginação proposicional, o que inclui ainda outras subvariedades, como a imaginação objectual, a imagética, a imaginação experiencial, a suposição, o faz-de-conta e outras.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    Rationality in children: the first steps.Andrew Woodfield - 1991 - Trans/Form/Ação 14:53-72.
    Not all categorization is conceptual. Many of the experimental findings concerning infant and animal categorization invite the hypothesis that the subjects form abstract perceptual representations, mental models or cognitive maps that are not composed of concepts. The paper is a reflection upon the idea that conceptual categorization involves the ability to make categorical judgements under the guidance of norms of rationality. These include a norm of truth-seeking and a norm of good evidence. Acceptance of these norms implies willingness to defer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    A visão afirmativa de Nietzsche na Segunda Consideração Extempor'nea.Anthony K. Jensen - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):49-78.
    Resumo: A Segunda consideração extemporânea geralmente é tida em conta por filósofos e historiadores, em razão de sua crítica ao que Nietzsche classifica como “doença histórica”,. Isso por uma boa razão: a crítica de Nietzsche tem como alvo não apenas a famosa tríade composta por historiadores monumentais, antiquários e críticos, mas também suas modalidades contemporâneas em historiografia e teleologia científicas. O que frequentes vezes é desconsiderado é que o próprio Nietzsche expõe - ainda que numa retórica altamente estilizada - (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Para Além da Auditoria: Estratégias de Regulação Dos Tribunais de Contas Brasileiros.Elisabethe de Fatima Bulcão Rabelo de Carvalho & Fernanda Bulcão Rabelo Cavalcante - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 10 (1).
    O presente artigo analisa a regulação de serviços públicos no Brasil, com ênfase nas agências reguladoras e no papel dos Tribunais de Contas no controle desse processo. A abordagem destaca as formas de controle político sobre as agências, tanto ex ante quanto ex post, com ênfase na accountability horizontal entre mandatários. O TCU exerce influência significativa nas agências, focando não apenas em atividades-meio, mas também impactando as atividades-fim. Os TCE’s também desempenham importante papel, abrangendo eficiência, legalidade e transparência. Dessa forma, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    No rastro do ordinário do sentido: entre jogos de linguagem e práticas cotidianas.Filipo Figueira - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Neste artigo, busca-se desenvolver um exercício de elucubração sobre o conceito de “ordinário do sentido”, proposto inicialmente por Michel Pêcheux. O conceito, contudo, não foi plenamente desenvolvido devido à morte prematura do filósofo francês em 1983. Assim, o que se pretende é conjecturar o que poderia ser este “ordinário do sentido”. Para tal, em acordo com as sugestões de Pêcheux, segue-se explorando a “análise da linguagem ordinária”, conforme proposto por Ludwig Wittgenstein, e sua reinterpretação culturalista elaborada por Michel de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    A definição do zero em Frege: O compromisso do Platonismo Fregeano com a "Eternidade" de Bolzano.Walter Gomide - 2011 - Dissertatio 33:299-315.
    Neste artigo, tento mostrar como o Platonismo de Frege relaciona-se muito intimamente com a noção de eternidade de Bolzano. Compreendida como o domínio total de variação do tempo, a eternidade de Bolzano nos oferece um interessante instrumento para estipular o que é eterno: um objeto é eterno se é imutável em relação ao fluxo do tempo. Desta forma, a definição do zero proposta por Frege faz uso tácito de tal noção, na medida em que o zero é definido como “o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Um Acerto de Contas Entre o Direito e a Filosofia.Marcelo Cacinotti Costa & Vinicius de Melo Lima - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):154.
    Aborda-se a prática interpretativa no Direito a partir da necessidade de um “acerto de contas” (accountability) do Direito com a Filosofia. A aplicação dos indícios formais como um método fenomenológico suficiente a valorizar o caso concreto e permitir o desvelamento do sentido das coisas aparece como alternativa. Busca-se um caminho teórico-filosófico alternativo consistente para guiar uma investigação interpretativa suficiente para o Direito. Toma-se como referencial teórico a Hermenêutica Ontológico-Existencial (Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer), à luz da filtragem da Crítica Hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras.Marcos César Seneda - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1041-1049.
    Muito se tem falado acerca de avaliação unitária do que é publicado, mas pouco se tem discutido acerca dos veículos que asseguram todo o processo de avaliação. Trata-se de um interesse ingente da época – e interesse parece uma roupa bem mais leve para encobrir a palavra moda – que recai sobre a cientometria, que é o Cíclope que domina e percorre o grande domínio da produção científica atual. Sua ingente tarefa é metrificar essa produção científica pelo número de citações. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Estética ontológica vs. Estética humanista: estudio de la idea del arte en M. Heidegger y Ortega y Gasset.Antonio Gutiérrez-Pozo - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (4):1153-1180.
    As estéticas de Heidegger e Ortega representam dois modos de compreender a arte radicalmente distintos, o que é lógico se tivermos em conta que ambas respondem, por sua vez, a pontos de partida filosóficos absolutamente distintos: o ontológico e o humanista. Em oposição directa à estética ontológica heideggeriana, elaborada sobre a base da principalidade do ser, no segundo momento da sua filosofia pessoal e depois do seu contacto com o pensamento de Heidegger, Ortega, partindo da radicalidade metafísica do conceito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Reflexões sobre a contação de histórias:uma proposta para integrar oralidade, leitura e escrita.Ana Brandt, Felipe Gustsack & Juliana Feldmann - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185.
    Here is a discussion that deals with storytelling by the teacher for the children, considering their contributions to the development of languages in the early years of lementary school. We assumed as the fact that a recovery of the first contact of children with the texts, which are normally through the oral narratives, potentiates the development of oral, reading and writing in an integrated manner. Therefore, we work with oral language and its importance is often overlooked by most schools. Understand, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    A colonização é aqui e agora: elementos de presentificação do racismo.Fabiano Veliq & Paula Magalhães - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):111-128.
    Resumo: O racismo, enquanto problema estrutural e estruturante de nossa sociedade, afeta-nos cotidianamente, de formas muito profundas e nem sempre visíveis. A modernidade é frequentemente associada a suas conquistas de independência político-econômica, no território europeu, mas dificilmente é associada a seus atos nefastos, que são condições sine qua non para seu surgimento. São eles o engendramento do capitalismo, da colonização e, portanto, do racismo. O presente artigo tem por objetivo analisar os modos a partir dos quais o racismo se faz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    O espectro do co-imunismo”: Questões críticas acerca Das propostas de Sloterdijk ao antropoceno.Maurício Fernando Pitta - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (151):143-167.
    RESUMO Este artigo busca levantar algumas questões a respeito da proposta do filósofo alemão Peter Sloterdijk ao Antropoceno, termo em debate que define a época na qual o ser humano se configurou como um agente de transformação geológica e climática. O debate faz-se pertinente por conta da proximidade de Sloterdijk com nomes como Bruno Latour e Yuk Hui, autores que, de forma central ou tangencial, se debruçam sobre este problema. Neste artigo, começaremos trazendo alguns dos principais conceitos sloterdijkianos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    Direito dos governados e estado de exceção.Sylvio Gadelha - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):107.
    O artigo problematiza elementos implicados ao que seria um “direito dos governados” e ao problema do Estado de exceção. A biopolítica comparece como estreitamente relacionada tanto ao primeiro quanto ao segundo desses fatores. A motivação de fundo do artigo não é a oposição entre Estado de exceção e os direitos humanos. Trata-se de como pensar um direito à resistência da parte daqueles que, na condição de governados, veem transpostos seus limiares de tolerância ao que se lhes apresenta como algo da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  68
    O acerto de contas de Diderot com o ceticismo.Paulo Jonas de Lima Piva - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):79-95.
    : Este artigo é o segundo de uma tríade que trata do diálogo, mais precisamente do envolvimento, entre a filosofia de Denis Diderot e o ceticismo. O primeiro artigo, intitulado “O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos”, foi publicado na revista Dois Pontos, em sua edição dedicada ao tema do ceticismo (cf. PIVA, 2007), e limitou-se a uma análise minuciosa do problema da postura cética nos Pensamentos filosóficos, de 1746. O presente artigo, por seu turno, examina duas questões fundamentais, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    O Controle de Constitucionalide Exercido pelo Tribunal de Contas da União e a Teoria do Constitucionalismo Popular.Luis Alberto Hungaro - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):112.
    A Teoria do Constitucionalismo Popular representa construção dogmática de relevante importância para o estabelecimento de um novo diálogo institucional e abrandamento da atual supremacia do controle de constitucionalidade promovido pelo Poder Judiciário. A aproximação da Constituição ao povo, com a consequente atribuição da autoridade interpretativa à população, pode ser viabilizada pelo Tribunal de Contas da União, instituição ainda legitimada a realizar o controle de constitucionalidade e capaz de romper com a supremacia do "judicial review".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    A Função Social Dos Tribunais de Contas No Brasil Na Ordem Constitucional.Ronaldo Chadid - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):193.
    A presente pesquisa destina-se ao estudo da função social dos Tribunais de Contas e o desenvolvimento de suas competências, com o escopo de superar a ideia do controle formal limitado aos aspectos inerentes à legalidade, buscando na Constituição Federal valores que propiciem uma atuação voltada para uma análise qualitativa do gasto do dinheiro público. A investigação foi realizada por meio de levantamentos bibliográficos acerca do tema e do estudo dos diplomas legais que regem e norteiam a atuação do controle externo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  47
    A antinomia e seu conteúdo.Gérard Lebrun - 2005 - Discurso 35:239-276.
    A leitura que Hegel faz da antinomia em Kant permite entender que as considerações deste não estão isentas de pressupostos antropológicos e de que, portanto, ele estuda a finitude das categorias nelas mesmas, mas em sua pertinência ao "sujeito", que, no final das contas, é um sujeito "psicológico". Eis o interesse que há em retormar os textos de Hegel para fazer jus à "arte de ler" hegeliana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Com quantos autores faz-se uma Cidade Nova?: análise da produção existente sobre os aspectos urbanos da cidade de Natal.Gabriela Fernandes De Siqueira - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (1):11.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Experiências de prática de tandem português/inglês em uma universidade do estado de Mato Grosso: dificuldades e desafios.Ana Carolina De Laurentiis Brandão - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir experiências de ensino-aprendizagem de português e inglês, vivenciadas em um projeto de extensão de uma universidade pública brasileira, localizada no estado de Mato Grosso. O projeto em questão tem o propósito maior de estabelecer parcerias de tandem via MSN Messenger, e conta com a participação de uma universidade dos Estados Unidos. O tandem é um contexto colaborativo de aprendizagem, pautado por uma parceria entre pessoas proficientes em duas línguas diferentes que buscam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    As Regulae de Descartes e o reformismo lógico seiscentista.Cristiano Novaes de Rezende - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:31-48.
    Seguindo de perto a caracterização que Robert Blanché faz da lógica dos modernos em seu livro História da Lógica de Aristóteles a Bertrand Russell, pretendo mostrar como as Regulae de Descartes instanciam paradigmaticamente algumas das principais características das lógicas reformadas, típicas desse momento histórico. O próprio Blanché oferece vários exemplos do pertencimento de Descartes a esse contexto. De minha parte, pretendo contribuir com a discussão realizando um exame mais detalhado da parte final da Regra X, na qual desponta, já nesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  32
    Systems and artifacts: on a material semiotics of navigation dispositive.Pedro Xavier Mendonça - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):491-510.
    Neste artigo faz-se uma descrição do Sistema Global de Posicionamento e dos dispositivos de navegação de uso rodoviário que o constituem, enquanto artefatos, com vista a uma leitura semiótica destes últimos em articulação com a sistematicidade. De uma semiótica tradicional dos objetos passa-se a uma que se centra na sua materialidade, a partir da qual é possível detecar sentidos performativos na tecnologia. Esta abordagem permite uma compreensão mais detalhada do caráter global das tecnologias móveis em articulação com a sua individualização. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade.Joel Birman - 2012 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Segundo a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu mal-estar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal deste livro. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de mal-estar que assaltam o sujeito, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  50
    “O legislador não faz nada em vão”: uma nota sobre Pol. IV.1.Victor Gonçalves de Sousa - 2024 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 34:e03432.
    Neste artigo, pretendo oferecer algumas razões para se dizer que Aristóteles sustenta a tese de que a εὐδαιμονία não apenas oferece o critério normativo que orienta a instituição e a reforma de regimes que estão aquém do melhor regime, como também é aquilo que é visado pela instituição e pela reforma destes regimes, pois o melhor regime não é, para Aristóteles, senão o regime no qual a εὐδαιμονία pode ser alcançada em máximo grau (cf. Pol. VII.13 1332a4-7).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    La doble faz de la dialéctica.Carlos Astrada - 1962 - Buenos Aires,: Editorial Devenir.
  33.  24
    Para um socratismo exemplar: Euclides de Mégara e a filosofia do Bem.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):15.
    Pretendemos neste artigo apresentar uma aproximação crítica com relação à filosofia desenvolvida pelos chamados megáricos, em face sobretudo da figura de Euclides de Mégara como representante e líder dessa linhagem de pensamento. O enfoque será feito tendo em vista o tipo de filosofia exposta e praticada por Euclides, a partir das acusações que contra ela se fizeram denunciando-a como pura erística, ou seja, a disputa e o debate entre discursos com o único objetivo de obter vitória na argumentação. O que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  15
    La espiritualidad de la educación integral como factor de bienestar bioético y sostenible.Juan Manuel Pineda-Albaladejo, Jorge López Puga & Francisco José Moya-Faz - forthcoming - Scientia et Fides.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Corpos nas telas gerando formas de vida.Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):343-351.
    Este artigo propõe apresentar, enquanto registro/memória, o percurso de uma pesquisa em artes cênicas no ambiente acadêmico. A hipótese se desenvolve a partir da Teoria Corpomídia, apoia-se na filosofia da partilha do sensível, na metodologia indisciplinar, na bricolagem dos discursos e forma como nos tornamos “súditos” em uma sociedade que estimula a exposição. Entende-se que essa ação nos faz ser o que somos, a partir das “ressonâncias” diárias, e que é indissociável essa relação com os aspectos afetivos, políticos e sociais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    (1 other version)Duas leituras de Hegel: Duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo De Oliveira - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):741-758.
    H. G. Gadamer faz uma leitura do sistemade Hegel a partir de uma crítica externaque, diagnosticando corretamente a perda da dimensãoda contingência e da historicidade no sistemahegeliano, constrói uma ontologia específicana qual se enraíza, então, a hermenêutica. C. Cirne-Lima faz uma crítica interna ao sistema de Hegel,reformulando-o, todo ele, de ponta a ponta,sob o primado de um operador modal deôntico, odever-ser. Com isso pretende repor a contingênciae a historicidade dentro do método e da lógica dosistema. Disso resulta um projeto de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido.Paulo Freire - 1992 - São Paulo, SP: Paz e Terra. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Paulo Freire.
    Em Pedagogia da esperança, escrito em 1992, Paulo Freire faz uma reflexão sobre Pedagogia do oprimido, publicado em 1968, durante o seu exílio no Chile. Nesse reencontro, analisa suas experiências pedagógicas em quase três décadas nos mais diferentes países. Um relato valioso, elaborado com cientificidade, humildade e coerência, que recusa o determinismo e mostra a história humana como um feixe de possibilidades. O livro conta ainda com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, através das notas explicativas, e prefácio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  38.  5
    A Existência de Reserva de Regulação No Âmbito da Regulação de Terapias Gênicas.Alex Castro de Brito, Tereza Cristina Mota dos Santos Pinto & Yuri Nogueira Pinto - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 10 (1).
    A atual dinâmica da sociedade, principalmente por meio do desenvolvimento da tecnologia, fez pensar uma mudança no modelo de Estado, ou de outra maneira, uma nova forma de governança. Assim sobrepõe a importância da função regulatória como essencial ao desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, fala-se de uma mudança de paradigma do estado positivo ao estado regulador, dentro do surgimento deste Estado regulador, acende-se o debate se algumas matérias seriam exclusivas do agente regulador com modelo de governança regulatória. O presente estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Dos ensinamentos epistêmicos às vivências psicanalíticas: As contribuições da professora Maria Cristina de távora sparano ao curso de filosofia da ufpi.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):31-33.
    Os anos que passamos na graduação geralmente costumam ser marcante em nossas vidas, afinal de contas, esses momentos formativos que compartilhamos com os colegas de curso e com os professores/as, ao longo de quatro anos, são fundamentais para nos tornarmos os profissionais que somos hoje. A leitura dos textos, as discussões em sala, as relações de afeto que construímos nesse período, o papo com os professores, a preparação e apresentação dos seminários, as madrugadas em claro fazendo os trabalhos das disciplinas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Homem E natureza em Henrique de gano: Uma mudança de rumo na antropologia augustinista.Mário S. De Carvalho - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):679-694.
    Depois de J. Gómez Caffarena, de C.Bérubé e de R. Macken, sobretudo, terem insistidonuma leitura augustinista da antropologiahenriquina, a nossa contribuição pretende antes retirar asconsequências da correcção do augustinismoque, por meio do avicenismo, Henrique de Gandlevou a cabo. Propomos uma leitura da natureza na sua especificidade metafísica, deanterioridade em relação ao universal e ao singular,tendo como efeito uma antropoteologia que éuma verdadeira mudança de rumo do augustinismocomo uma quota-parte para a Modernidade.Ilustraremos a nossa tese insistindo: nasituação histórica de Henrique, no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. De lybia Regina lybie.Francisco de Assis Florêncio - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):67-70.
    Este artigo tem por objetivo analisar e tecer comentários sobre a obra supracitada. De autoria de Giovanni Boccaccio, renomado poeta italiano do séculoXIV, esta biografia faz parte de uma coletânea intitulada De mulieribusclaris, composta de106 biografias que versam sobre a vida de mulheres de diferentes épocas. Além da tradução, faremos comentários linguístico-gramaticais, buscaremos saber as fontes que deram origem à elaboração desta obra e mostraremos o quanto ela pode ser útil como texto motivador para o ensino do latim.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  51
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é que a analogia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  45.  5
    Merleau-Ponty nos arquivos Husserl: uma entrevista com Emmanuel de Saint Aubert.Emmanuel de Saint Aubert, Iracy Ferreira dos Santos Junior, Luís César Oliva & Silvana de Souza Ramos - 2024 - Discurso 54 (2):210-237.
    A entrevista concedida por Emmanuel de Saint Aubert a Silvana de Souza Ramos e a Iracy Ferreira dos Santos Junior aborda a história e o papel dos Arquivos Husserl de Paris para o fomento da pesquisa multidisciplinar em fenomenologia. O pensador esclarece qual foi o contato de Merleau-Ponty com os manuscritos de Husserl, e que tipo de leitura, situada e complicada, ele realizou não apenas desses manuscritos, mas da obra de Husserl como um todo. Esse aspecto é particularmente importante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    E aí...qué dançá mais eu?Marilena Soneghet - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:1-3.
    O negócio é assim: o caboclo vai casar. Então ele resolve convocar os companheiros pra ajudar a fazer sua casinha de sapé. Sai mais cedo da feira, vai pra bodega do Severino, lá onde costuma guardar sua peixeira. Os amigos vão chegando e ele explica.: - “Tô querendo casá. Já inté falei com o padre. Vai sê de hoje a oito dias. Tô convidando vocês pra me ajudá a levantá minha casinha amanhã que é sabo (sábado). Já tá tudo lá: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Fato, valor, significação, pragmatismo.Arthur Araújo - 2023 - Cognitio 24 (1):e60854.
    considerando o debate nos contextos moderno e contemporâneo da filosofia, exploro a resposta pragmática ao dualismo fato-valor. Nesse sentido, levando em conta que o pragmatismo considera mente e mundo como partes de um continuum experiencial e os humanos como seres sociais, chamo a atenção para a “exigência” de significação e valor nas práticas de vida. Traçando um paralelo entre William James e Wolfgang Köhler relação à noção de “interesse”, como forma de exigência, a ideia central que desenvolvo neste artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade.Alzirinha Rocha de Souza - 2017 - Horizonte 15 (45):239-255.
    É fato incontestável que a velocidade da história nos tem atropelado enquanto agilidade de Igreja. Não raro hoje, há um descompasso entre as demandas que o mundo nos faz e os processos de evangelização que com ele estabelecemos. Contudo, em diferentes épocas da Igreja, em especial da Igreja latino-americana, surgem novas iniciativas. É justamente o que queremos expor neste artigo: três ações concretas da prática de José Comblin, que entendia que, sem a compreensão da realidade e das necessidades imediatas dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Modelos Din'micos Aplicados à Aprendizagem de Valores em Inteligência Artificial.Nicholas Kluge Corrêa & Nythamar De Oliveira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37439.
    Especialistas em desenvolvimento de Inteligência Artificial prevêem que o avanço no desenvolvimento de sistemas e agentes inteligentes irá remodelar áreas vitais em nossa sociedade. Contudo, se tal avanço não for realizado de maneira prudente e crítico-reflexiva, pode resultar em desfechos negativos para a humanidade. Por este motivo, diversos pesquisadores na área têm desenvolvido uma concepção de IA robusta, benéfica e segura para a preservação da humanidade e do meio-ambiente. Atualmente, diversos dos problemas em aberto no campo de pesquisa em IA (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  35
    Winnicott e o Middle Group: a diferença que faz diferença.Ariadne Alvarenga de Rezende Engelberg de Moraes - 2008 - Natureza Humana 10 (1):73-104.
    Considerando que a fundação do Middle Group é uma dissidência teórica do pensamento psicanalítico clássico, destaco as idéias centrais dos teóricos britânicos das relações de objeto, mostrando os pontos de divergência entre eles e Klein, autora que, apesar de pioneira no desenvolvimento do conceito de relações objetais, apresentava-se como principal representante do pensamento tradicional. Em seguida, analiso a noção winnicottiana de constituição de um si-mesmo e de conquista do concernimento como os fundamentos teóricos que marcam a originalidade de Winnicott no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 960