Results for 'crítica à religião'

977 found
Order:
  1. A crítica à religião no paganismo pós-moderno de Lyotard e nos slogans de Maio de 68.Felipe de Azevedo Ramos - 2014 - Lumen Veritatis 7:77-108.
    O presente artigo analisa duas correntes de crítica à religião em âmbito filosófico, características da segunda metade do século XX. Primeiramente, a perspectiva do filósofo francês e ex-professor da Sorbonne e de Nanterre, Jean-François Lyotard (1924-1998). Em segundo lugar, as posições inspiradas nos slogans da revolução de Maio de 68. Por fim, procura-se evidenciar as raízes, singularidades e semelhanças entre as duas posturas. /// This article analyzes two currents of religious critique in the philosophical ambit, characteristic of the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  61
    A crítica da religião como crítica da realidade social no pensamento de Karl Marx.Eduardo Ferreira Chagas - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):133-154.
    RESUMO: Não há, no pensamento de Marx, uma elaboração sistemática acerca da religião, embora haja uma crítica a ela enquanto crítica social das condições materiais de existência, que é o fundamento dela. Para Marx, a religião, entendida especificamente como superstição, idolatria, “ópio”, a qual conforma o homem e embaraça a sua consciência, deve ser negada, mas não se trata pura e simplesmente de um desprezo, de uma proibição ou perseguição à religião, nem tampouco de uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  38
    Como um riacho de fogo: estudo sobre o fundamento antrop. da crítica à religião a partir de "A essência do cristianismo", de L.Feuerbach. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Pont. Univ. Católica de M., Progr. de Pós-grad. em C. da Religião, B. [REVIEW]Anderson Geraldo Pinheiro Malta - 2012 - Horizonte 10 (28):1473-1474.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  44
    Paradigma para a defesa da descrença: Crítica de Friedrich Nietzsche à religião cristã.Me José Moacir de Aquino, Rogério Santos Dos Prazeres & Leandro Elias Marques Vieira - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 55.
    O texto apresenta o pensamento de Friedrich Nietzsche sobre os fundamentos da religião cristã. Trata-se de uma abordagem em que se traz à tona criticas, entendidas como posicionamento filosófico do autor de O Anticristo. Considerando-se que a fé e a verdade são temáticas que estão indissociáveis na Crítica de Nietzsche à religião cristã, buscou-se denotar a importância destes assuntos atrelados à convicção religiosa no cristianismo. Isso porque, em conformidade com a perspectiva de Nietzsche, é um posicionamento que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Marx e a crítica da religião.Mauro Moura - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):115-127.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  78
    A Religião nos Limites da Simples Razão - Immanuel Kant (Estudo Introdutório [extrato]).Bruno Cunha - 2024 - Xx.
    Na Religião nos Limites da Simples Razão, Kant se propõe a investigar o núcleo racional da religião e sua relação com a religião histórica. O ponto de vista da filosofia crítico-transcendental e os princípios da religião racional-moral desenvolvidos nas três Críticas são apresentados como a base de uma análise da religião histórica, sobretudo da religião cristã. Com efeito, o conjunto de dogmas e estatutos da religião cristã é interpretado como um conjunto de símbolos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Kant e a Religião Nos Limites da Razão.Antonio Djalma Braga Junior - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):85-101.
    A relação entre fé e razão tem sido um tema central nos debates filosóficos e teológicos ao longo dos séculos. A busca por conciliar essas duas dimensões da experiência humana tem desafiado pensadores de diversas tradições e escolas de pensamento. Nesse contexto, a contribuição de Immanuel Kant se destaca como uma das mais influentes e provocativas. Sua obra Religião nos limites da simples razão (RGV) emerge como um ponto central de análise nesse tema. Neste artigo, exploraremos a visão kantiana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  38
    Religião e literatura na crítica a Franz Kafka (Religion and literature in the criticism about Franz Kafka) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p157. [REVIEW]Mauro Rocha Baptista - 2012 - Horizonte 10 (25):157-175.
    Partimos dos eixos propostos por José Carlos Barcellos no artigo “Literatura e teologia” para enquadrar a fortuna crítica que se elevou em torno de Franz Kafka quanto à relação entre sua literatura e a temática religiosa. O primeiro eixo lida com a perspectiva de que a literatura se apresente como uma teologia não teórica, nele analisamos a configuração de Kafka como um cabalista de acordo com Scholem. No segundo, sob a ótica de que a teologia está presente na literatura, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Schopenhauer e o misticismo: sobre suas supostas críticas apimentadas à religião.Gleisy Picoli - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):84.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    A Religião nos Limites da Razão.Alfredo Dinis - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (4):497 - 509.
    Neste artigo são sumariamente apresentados os temas principais da obra de Kant A Religião nos Limites da Simples Razão, bem como o lugar deste texto no conjunto de toda a obra kantiana, e ainda os problemas da sua recepção por parte da censura prussiana. A Religião não constitui uma Crítica, antes se insere na parte doutrinal do pensamento de Kant. Os méritos e as limitações da análise kantiana são resumidamente apontados num breve confronto com a antropologia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Resenha crítica de Introdução à Ciência da Religião de Max Müller.Marina de Oliveira Lúcio - 2024 - Horizonte 22 (69):226917-226917.
    Resenha do livo Introdução à Ciência da Religião de Friedrich Max Müller publicado e traduzido no Brasil em 2020 pela editora Senso em parceria com a PUC Minas na coleção Clássicos em Ciência da Religião. A leitura consiste em uma perspectiva crítica embasada em pressupostos feministas, decoloniais e interseccionais das importantes contribuições iniciais de Müller no contexto de engate institucional da disciplina.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A Imaginação Dialética de Habermas Entre o Naturalismo e a Religião: Uma Reconstrução Normativa Do Mundo da Vida Pós-Secular.Nythamar Fernandes Oliveira - 2020 - Dissertatio 9 (supl.):33-62.
    A concepção habermasiana do papel, do potencial normativo e dos limites da religião na esfera pública se desenvolve, se transforma e evolui ao longo das diferentes etapas do seu profícuo pensamento teórico-crítico. Neste artigo, proponho-me a revisitar tal concepção, partindo de sua autoavaliação enquanto constelação do pensamento pós-metafísico, atendo-me apenas ao seu inacabado programa de reconstrução normativa do mundo da vida (Lebenswelt) pós-secular em democracias pluralistas, à luz de algumas das suas contribuições seminais e interlocuções com a teologia política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Marx, leitor de Morgan: crítica à organização social.Lucas Parreira Álvares - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Este artigo propõe o exercício de apresentar os nexos que se colocam na leitura crítica que Marx fez de Morgan nos chamados Cadernos Etnológicos acerca de questões relativas ao que Morgan tratou como pertencente ao campo da “organização social”, como direito, parentesco, religião e política. A partir de um exercício de análise imanente dos escritos de Marx, em comparação ao texto de Morgan, concluiu-se que a posição de Marx em relação ao expoente da etnologia estadunidense, embora respeitosa, é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Direitos Humanos, Religião e Gênero No Tempo da Gazeta Renana e Em 1843.Vitor Bartoletti Sartori - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):340-363.
    No presente artigo analisaremos como que se dá a crítica à religião e à política em Marx nos anos de 1842 e 1843. Mostraremos que na Gazeta renana o autor trata da superioridade da política diante da religião, trazendo o Direito como expressão da situação em que o gênero humano se reconcilia com o Estado racional. Posteriormente, em 1843, Marx explicitamente traz uma crítica à religião, ao Direito e à política. Compararemos tais posicionamentos nesse artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  68
    A crítica feuerbachiana da religião: Um contributo à compreensão do conceito de alienação religiosa.Wodson Vieira Alves - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):71-76.
    The interpretation of an anthropological or reducing the anthropological theology - denies God to confirm the man - who does Feuerbach religion is the starting point for his understanding of ideology: there is no liberation of man without a denial of God. It assumes that religion is the expression and cause of human alienation. For Feuerbach, "the knowledge that man has of God is only selfknowledge of man, of his own essence." He holds a total reduction of theology and all (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. (1 other version)A gênese antropológica da religião em Ludwig Feuerbach.Felipe Assunção - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):9-27.
    Resumo: Feuerbach em A essência do cristianismo desenvolve uma investigação sobre a origem humana de Deus, sobretudo, na religião cristã e este artigo procura reconstruir a fundamentação teórica de nosso autor que, a partir de uma teoria da consciência e essência humanas, alicerça uma crítica/desvendamento da alienação religiosa que o permitirão demonstrar, assim, a verdade integralmente antropológica de Deus e da religião, afirmando, também, a perfeição e infinitude das qualidades essenciais do homem enquanto ser consciente de seu (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    A crítica ao direito nos “assim chamados” Cadernos Etnológicos de Karl Marx: os comentários a Henry Sumner Maine.Ana Carolina Marra de Andrade - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):465-492.
    Pretendemos analisar a crítica ao direito marxiana exposta nos comentários à obra Lectures on the early history of institutions, do jurista inglês Henry Sumner Maine, presentes nos "assim chamados" Cadernos Etnológicos. Para tal, passaremos pela crítica de Karl Marx à teoria do direito de Maine, passando também por considerações sobre os juristas analíticos John Austin e Jeremy Bentham, nos quais o autor das Lectures se baseia fortemente. Em seguida, trataremos das críticas à concepção de Maine sobre a origem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30758.
    O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Religião, espiritualidade e saúde: funções, convivências e implicações.Lisete Mónico - 2021 - Horizonte:951.
    As religiões sempre foram, em parte, religiões de cura. Ao longo da história, têm sido perspetivadas como aliadas na procura de sentido para a vida e suas vicissitudes, com destaque para as situações de doença. Desde o trabalho inaugura de William James, que referia o papel preventivo da religião em certas doenças, associado à ação da ciência, diversos estudos têm explorado a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde e bem-estar. Mas que papel e funções a religião desempenha hoje em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
    Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Religião E projeção em Freud. Elementos para O debate entre psicanálise E religião.Fabiano Veliq - 2016 - Synesis 8 (2):49-65.
    O presente artigo visa a ser uma contribuição para o debate entre Religião e Psicanálise a partir do conceito de projeção formulado por Freud. Freud várias vezes é colocado como defensor de um ateísmo do qual não se pode escapar na contemporaneidade e em poucos momentos é pensada a “sobrevivência” da religião apesar das críticas de Freud. Neste artigo procuraremos trabalhar a noção de religião no pensamento freudiano a partir do conceito de projeção mostrando que a (...) de Freud à religião não se encerra apenas como ilusão, mas pode ser extremamente válida para pensar a religião na contemporaneidade. Ao invés de uma superação da religião como queria Freud, sua crítica possibilita uma ressignificação da religião e por isso se constitui algo a ser estudado de forma mais pormenorizada. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    De macumba a umbanda: o processo de legitimação da religião dita genuinamente brasileira.Mariana Ramos de Morais - forthcoming - Horizonte:1623.
    Este artigo aborda o processo de legitimação da umbanda, uma religião afro-brasileira, presente hoje em todo Brasil e mesmo no exterior. Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda. O estigma do feitiço, atrelado às práticas religiosas afro-brasileiras desde o Brasil colônia, também foi a ela transposto. No intuito de afirmá-la como religião, alguns (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  28
    Crítica de Levinas à estrutura da subjetividade kantiana.Evaldo Antônio Kuiava - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):297-310.
    Conforme Lévinas, a filosofia críticakantiana ainda é insuficiente para estabeleceruma autêntica relação com outrem, à altura dohumano. Isso ocorre apesar de Kant determinaros limites, o alcance e o valor da razão, concluindopela redução do campo do conhecimento racionalaos objetos de experiência possível, o que significoua negação da possibilidade de cognoscibilidadedos objetos da metafisica e da religião. Tal insuficiênciaconsiste essencialmente na concepção dasubjetividade como atividade espontànea. Nessesentido, Lévinas propõe uma destituição do euautônomo do seu poder de legislar os princípiosque regem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  54
    Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. [REVIEW]Julio Paulo Tavares Zabatiero - 2010 - Horizonte 8 (16):12-32.
    Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Filosofia negativa, filosofia positiva. A crítica de Schelling ao idealismo.Wagner Félix - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):590-613.
    O propósito deste artigo é a exposição de momentos chave da crítica schellingiana à filosofia idealista como forma de compreender o estatuto da filosofia positiva buscada por Schelling em sua obra madura. A crítica de Schelling, dirigida aos resultados negativos da filosofia formal de seus contemporâneos, é contraposta à busca pela positividade na natureza, na mitologia, na história, na religião, em vista da “natureza extralógica da existência”, que se rebela contra a conformação da totalidade do que pode (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  63
    A reconstituição da moral na Crítica da razão pura.Vinicius de Figueiredo - 2004 - Discurso 34:87-108.
    O questionamento da validade do princípio sistemático do kantismo trouxe inicialmente consigo tentativas de aperfeiçoá-lo e, em seguida, a suspeita de que a revolução filosófica trazida pela Crítica sela um compromisso arbitrário com os dogmas da moral e da religião, reforçada pelo fato de serem eles reabilitados na filosofia prática a despeito da interdição do dogmatismo. Ao revés dessas interpretações e a partir da retomada do "2 Préfácio" da Crítica da razão pura, argumenta-se aqui que, em Kant, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  51
    Reflexão e finalidade: a finitude da razão na Crítica do Juízo.Pedro Paulo Pimenta - 2001 - Discurso 32:193-234.
    Desde Schopenhauer e Nietzsche até os nossos dias, através de interpretações de cunho ontoteológico, a análise transcendental do uso prático da razão é vista como momento em que a radicalidade da Crítica kantiana cederia espaço a uma introdução arbitrária da religião, revelando assim o motivo mais fundamental da filosofia de Kant. Uma análise apurada do “Apêndice à Crítica do Juízo teleológico” pode revelar, ao contrário, que o uso prático da razão não é entendido por Kant senão como (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  70
    Filosofia Analítica da Religião como Pensamento Pós-"Pós-Metafísico" (Analytic Philosophy of Religion as a Post-‘Post-Metaphysical’ Thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p80. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal - 2010 - Horizonte 8 (16):80-98.
    Entendendo “pensamento pós-metafísico” no sentido da crítica moderna e positivista à metafísica como forma de conhecimento, o artigo apresenta a filosofia analítica da religião como uma resposta à tese de que a linguagem religiosa não tem sentido porque não se refere a nenhum dado empiricamente verificável ou falseável. Em primeiro lugar, é apresentada a resposta não-realista ao desafio pós-metafísico, especialmente a de D. Z. Phillips, baseada nas ideias de Wittgenstein. Nessa proposta, o sentido da linguagem religiosa não está (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Perspectivas religiosas e críticas da “tradição”.Steven Joseph Engler - forthcoming - Horizonte:206113-206113.
    Este artigo discute formas de analisar criticamente o conceito de _tradição_. _Tradição_ é frequentemente sinônimo de _religião_. Isto aponta para dimensões ideológicas da suposta relação entre a religião e o passado. Uma discussão sobre “a invenção da tradição” leva a três recomendações metodológicas para o estudo crítico da tradição: _tradição_ é relacional, enquadrada com pares de conceitos opostos; é vista como independente de ações intencionais; e sua relação com o passado é uma reivindicação estratégica e ideológica, não como uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Hume e a História Natural da Religião.Jaimir Conte - 2005 - Crítica Na Rede 1 (1).
    Apresentação da tradução da obra "História Natural da Religião", de David Hume, publicada pela Editora Unesp em 2005.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  35
    Religião e Catolicismo em Belo Horizonte: dados de pesquisa e leitura teológico-pastoral (Religion and Catholicism in Belo Horizonte: research data and interpretation theological-pastoral)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1255. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz - 2012 - Horizonte 10 (28):1255-1279.
    A dinamicidade do mundo atual chama a atenção. A rotatividade confronta-se com o permanente. Pensar ações pastorais no mundo atual supõe clara compreensão da realidade. Nesse sentido, a arquidiocese de Belo Horizonte encomendou uma pesquisa realizada em 2012 intitulada “Valores e religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Essa reflexão pretende apresentar os dados dessa pesquisa e apontar desafios no âmbito teológico-pastoral. A pesquisa atesta a presença do pluralismo e da mobilidade religiosa e critica a falta de diálogo inter-religioso. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  59
    A interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir de Weber: notas inspiradas em uma leitura crítica do Novo Mapa das Religiões - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674. [REVIEW]Lemuel Dourado Guerra - 2011 - Horizonte 9 (23):674-689.
    (The interpretation of contemporary religious phenomena from Weber’s point of view: some notes inspired on a critical reading of The New Map of Religions ) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674 Resumo Dentre alguns usos equivocados recorrentes das contribuições teóricas de Weber apresentadas em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo , podemos citar: tratar suas interpretações como conhecimento nomotético e não ideográfico, como o pretendido pelo autor; o tratamento dos tipos ideais de capitalismo e das éticas das religiões puritanas, bem como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Religião e Sacralidade nas sociedades de mercado (Religion and sacredness in market-based societies) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p316. [REVIEW]Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (34):316-338.
    Este artigo tem por objeto o estudo do lugar da religião nas sociedades de mercado. Para isso coloca em questão o conceito de religião como a expressão de fé em entes transcendentes ou sobrenaturais, porque ele se aplica bem a religiões deístas como o cristianismo, mas deixa em segundo plano o fundamento mesmo do fenômeno religioso: a sacralidade. Recuperando a teoria de Durkheim, este artigo parte da hipótese de que a sacralidade é fundamental também nas sociedades de mercado. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade.Jung Mo Sung & Allan da Silva Coelho - forthcoming - Horizonte:651-651.
    Walter Benjamin e um setor da Teologia da Libertação, em especial aquele que se articula em torno à Escola do DEI, tem diversas convergências na crítica do capitalismo como religião. Esta proposição desafia pressupostos modernos das teorias da religião exigindo uma revisão conceitual que permita compreender melhor o poder de legitimação/fascínio ou questionamento da economia política capitalista. Neste artigo procuramos refletir sobre esta revisão da teoria da religião e propor uma abordagem que relaciona Benjamin e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  53
    O Ateísmo Francês Contemporâneo: uma comparação crítica entre Michel Onfray e André Compte-Sponville (Contemporary French Atheism: a Critical Comparison between Michel Onfray and André Comte-Sponville) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p127. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal & Abraão Lincoln Ferreria Costa - 2010 - Horizonte 8 (18):127-144.
    Michel Onfray e André Comte-Sponville são os dois mais famosos representantes do ateísmo filosófico francês contemporâneo, que continua uma tradição iniciada no século XVIII de negação irreligiosa da noção monoteísta de Deus. Embora compartilhando várias ideias, como o naturalismo e, obviamente, a rejeição do monoteísmo, suas propostas têm diferenças importantes. Onfray imputa à religião a maioria dos males enfrentados pela humanidade, recusando-se a fazer qualquer concessão à tradição religiosa monoteísta, e propondo uma filosofia libertária de tipo hedonista e materialista. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência.Marcos Alexandre Alves - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):216-243.
    Este artigo examina em âmbito fenomenológico as categorias da experiência fática da vida e do fenômeno histórico, a partir da primeira parte da preleção “Introdução à fenomenologia da religião”, proferida por Martin Heidegger, no semestre de inverno de 1920/1921. Elucida a peculiaridade dos conceitos filosóficos e a diferença de princípio que há entre filosofia e ciência. Apresenta a reelaboração do método fenomenológico, enquanto ponto de partida da filosofia, capaz de fazer jus à vida fática e à historicidade do Ser-aí. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O Conflito das Racionalidades. A Propósito da Crítica Kantiana do Argumento Ontológico.António Pedro Mesquita - 1994 - In Manuel José Carmo Ferreira & Leonel Ribeiro dos Santos (eds.), Religião, História e Razão da Aufklärung ao Romantismo. pp. 125-146.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Max Weber: religião, valores e teoria do conhecimento.Marcos Seneda & Henrique F. F. Custódio (eds.) - 2016 - Uberlândia: EDUFU.
    A comemoração dos 150 anos de nascimento de Max Weber foi considerada uma data promissora para novos debates sobre o pensamento deste intelectual, cuja obra representa um dos fundamentos do pensamento social contemporâneo. Com a realização do Colóquio Max Weber: 150 anos, foi possível reunir diferentes pesquisadores que têm estudado o seu pensamento ou investigado temas weberianos no Brasil. Uma das características marcantes do evento é que ele foi multidisciplinar e teria de sê-lo, uma vez que a obra de Max (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  11
    Anotações Sobre O Tema Da Religião Na Nova Sociedade Pós-Secular.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:105-122.
    Pretendo mostrar neste trabalho que a teoria crítica da sociedade construída sobre o conceito de agir comunicativo implica uma compreensão não convencional da religião. O tema da religião perpassa as várias fases obra habermasiana. Convém notar, todavia, que suas reflexões, apesar de não seguirem uma única linha de abordagem, buscam sempre aprimorar um critério que permita à sua filosofia pós-metafísica absorver potenciais semânticos da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Crenças Místicas e Estados Afetivos: Explorando Lacunas Na Cência Cognitiva da Religião.Verônica de Souza Campos - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):503.
    Neste artigo é apresentada uma crítica ao programa de pesquisa em ciência cognitiva que se dedica ao estudo da religião, a chamada ciência cognitiva da religião (CCR). Argumentamos que essa disciplina negligencia o papel das emoções e estados afetivos em sua tentativa de explicar por que crenças religiosas são aderentes, isto é, memoráveis, evocativas e de fácil disseminação. A explicação oferecida pela CCR é estruturada, em larga medida, em cima da Hipótese da Contraintuitividade Mínima, que relaciona a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Do Jardim do Éden ao martírio do estado civil.Genildo Ferreira da Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):36-47.
    Sem a ambição de expor todas as aproximações e contradições entre o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean Jacques Rousseau, e o Livro da Gênesis Bíblica, o presente texto tem por finalidade realizar um estudo comparativo entre essas duas obras, visando propor uma reflexão em torno do mito do jardim do Éden, assim como se encontra exposta tal história na Bíblia, em contraponto com a obra do iluminista Jean-Jacques, ressaltando os elementos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Para Uma Compreensão Do Retorno Do Religioso a Partir da Teoria Marxiana Do Estranhamento.Renato Almeida de Oliveira & Antônia Juliete Pereira Pinto - forthcoming - Revista Dialectus.
    O presente texto objetiva investigar o retorno do fenômeno religioso por meio da teoria de Karl Marx sobre o estranhamento, em obras como A questão Judaica, Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução, Manuscritos Econômicos-filosóficos e a Ideologia Alemã, obras nas quais Marx discute as condições materiais de existência para explicar a sociedade moderna (a política, a religião etc.), o que possibilita uma discussão sobre as estruturas concretas e sociais do sistema capitalista. Essas análises permitem entender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    A Política na Alcova: Ecos Espinosanos em Sade.Mario Videira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):9-22.
    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo investigar a recepção do Tratado Teológico-Político de Espinosa, bem como sua crítica da religião pelo Marquês de Sade, numa obra bastante peculiar e que desafia todas as tentativas de classificação: La Philosophie dans le Boudoir. Em seu "Quinto Diálogo", Sade insere um texto intitulado "Franceses, mais um esforço se quereis ser Republicanos". Através do emprego desse artifício metalinguístico - um livro dentro de um livro - a política é agora introduzida na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  48
    Nietzsche e a Revolução Francesa.Scarlett Marton - 1990 - Discurso 18:97-130.
    Refazendo a crítica de Nietzsche à Revolução Francesa, trata-se de mostrar que o filósofo não se pretende teórico do poder, no sentido estrito da palavra, e tampouco se quer analista político. Intimamente ligadas em seu pensamento, moral, política e religião integram um campo de investigação mais amplo; são objeto da crítica dos valores. A análise do ideário mesmo da Revolução Francesa, com a palavra de ordem " liberdade, igualdade, fraternidade" , ilustra a maneira pela qual o acontecimento (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  33
    A epistemologia reformista de Plantinga.Domingos Faria - 2011 - Critica.
    A epistemologia da crença religiosa é uma área da filosofia da religião que procura responder ao seguinte problema: haverá justificação para se ter fé sem provas, argumentos ou indícios? Ou formulando de outra forma: será epistemicamente legítimo acreditar em Deus sem provas, argumentos ou indícios? Além das respostas tradicionais de William Clifford e de William James a esse problema, há uma resposta mais contemporânea e filosoficamente prometedora: a epistemologia reformista de Alvin Plantinga (n. 1932). Chama-se “reformista” à sua epistemologia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  1
    Sobre a Fé: Confrontando Kant e Feuerbach.Gabriel Almeida Assumpção - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):88-96.
    Abordaremos como a ‘fé racional pura’ de Kant surge no contexto da ligação necessária entre moralidade e felicidade (o conceito kantiano de sumo Bem). Em seguida, abordaremos a recepção deste filósofo por Feuerbach, que ora se serve de Kant, ora o critica, principalmente pela redução da religião à moralidade promovida pelo filósofo de Königsberg – haja vista que Feuerbach enfatiza o papel do sentimento na fé. Finalmente, confrontaremos Feuerbach com Kant, tentando observar qual é a sede da fé para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 977