Results for 'autoformação'

9 found
Order:
  1.  12
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Como ser aquele em que hei de tornar-me.Marcos Beccari - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (3):72-83.
    Tomando como ponto de partida a célebre sentença "torna-te o que tu és”, do poeta grego Píndaro, este estudo aborda as relações entre arte, hermenêutica e autoformação, na esteira da filosofia nietzschiana. Para tanto, o ato poético é entendido como indissociável da experiência vivida e, sobremaneira, do movimento do vir a ser, com o entendimento da arte como um modo de vida. Essa abordagem é levada a cabo tendo em vista as implicações educacionais de um tal princípio ético pautado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    World oriented self-formation as sublimation: or why postphenomenology needs Peircean pragmatism.Ciano Aydin - 2019 - Cognitio 19 (2):204-219.
    A pós-fenomenologia é um enfoque na filosofia da tecnologia que investiga como as tecnologias influenciam e moldam o mundo e o ego. Embora a pós-fenomenologia tenha expressado desde o início a ambição de oferecer uma estrutura não-essencialista e não-fundacionista, o desenvolvimento estrutural desse aspecto está virtualmente ausente. O pragmatismo peirciano, como será proposto, pode fornecer essa estrutura, bem como os blocos de construção para o desenvolvimento da visão da autoformação em termos de sublimação. Essa visão tenta reconhecer que nosso (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  51
    Narrativa e formação humana.Regiano Bregalda - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):659-684.
    Este artigo aborda a compreensão de formação humana na perspectiva da narrativa em Paul Ricœur partindo da obra O si mesmo como outro. Parte-se da compreensão de que a narrativa não se esgota em seu enredo linguístico, mas, por facultar a elaboração das experiências, ela promove a atribuição de sentido e a significação da existência, sendo constituidora do sujeito. A pergunta que orienta este estudo é: em que medida a narrativa possibilita pensar uma noção alargada de sujeito, capaz de o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Formação continuada docente: a perspectiva de caminhante e a (in)completude do ser.Valderesa Moro & Hildegard Susana Jung - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):767-794.
    Resumo: Este artigo objetiva investigar de que forma a proposta de educação continuada de uma escola de Educação Básica privada franciscana, localizada no Sul do Brasil, contribui na construção de si e da prática pedagógica de seus docentes. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com escolha intencional dos participantes (professores, coordenadoras pedagógicas e alunos). Optou-se pela análise textual, cujo processo de auto-organização deu-se a partir da desordem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    Auto(trans)formação permanente com professores e os temas catástrofes e interdisciplinaridade.Arlete Pierina Calderan - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):317-338.
    Objetiva-se aprofundar temas pertinentes à valorização de práxis educativas na autoformação permanente com professores, favorecendo seus protagonismos e a interdisciplinaridade. Apresenta-se uma atividade planejada por professores de educação básica para estabelecer a necessária relação dialógica com seus pares e estudantes, a partir do documentário “Arquitetura da Destruição” para explorar o tema catástrofes, e o contexto histórico-político-social que ocorre. Compreendendo-se que a escola é um ambiente de interação onde todos aprendem, justifica-se essa premissa em Freire, Henz e Imbernón, sob a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Pedagogas/profesoras E seus movimentos de professoralizaçâo com a matemática.Jussara Almeida Midlej Silva & Isabela Benevides de Melo - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):27-33.
    Este texto apresenta uma investigação/formação em estágio inicial de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vincula-se à seguinte questão: Como as experiências vividas com a Matemática, nos percursos de formação, se expressam na professoralidade de pedagogos/professores? Tem como objetivos analisar experiências e percursos de formação de pedagogos/professores e as possibilidades destas terem resvalado para os modos de composição da professoralidade; compreender como se evidenciam, na professoralidade de pedagogos/professores, em denominados (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Trabalho E educação na perspectiva ontológica: Algumas reflexões acerca da (re)produção ampliada do capital E a crise da escola.Tânia Regina Braga Torreão Sá, Marcelo Torreão Sá & Viviane Meira Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):11-21.
    A questão que se coloca nesse texto é refletir sobre as contribuições que Marx formula para pensar a respeito da educação, a escola e a luta trabalhadora. Nosso intuito é, pois, a partir do “beber da fonte” da filosofia de práxis, pensar em que medida, o projeto de emancipação social, tal como propôs Marx, se realiza numa escola em crise, aonde muita coisa, aliás, muda na aparência para manter a essência íntegra. Nossas reflexões se voltam para compreender também, como por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Peirce’s pragmatist portrait of deliberative rationality.Vincent Colapietro - 2017 - Cognitio 18 (1):13.
    Meu propósito abrangente é oferecer um esboço pragmatista da racionalidade deliberativa derivada dos textos coligidos no volumoso conjunto de C. S. Peirce. Embora em alguns casos, as formulações sejam minhas, e não de Peirce. Porém, isso não torna meu esforço um caso de ventriloquismo : a posição em relação à racionalidade é dele, e não minha. Minha tese é que, para Peirce, a razão é no fundo, um conjunto mais ou menos integrado de hábitos, possibilitando aos agentes serem deliberativos. Ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark