Results for 'abstração, intuição, Guilherme de Ockham'

966 found
Order:
  1.  13
    Ockham E a função da abstração.Rodrigo Guerizoli - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (1):10-5216.
    A abstração foi tradicionalmente considerada um elemento essencial de qualquer teoria do conhecimento que negasse que somos capazes de possuir uma apreensão intelectual imediata das coisas materiais. Desde um ponto de vista histórico, porém, esse cenário de alternativa – ou abstração ou apreensão intelectual imediata das coisas materiais – não foi assumido por diversos autores do século XIV. O objetivo do presente estudo é elucidar o como e o porquê de um desse s autores, Guilherme de Ockham (ca. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  30
    Sobre os insolúveis.Guilherme de Ockham - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Guilherme de Ockham e o Ensino de Filosofia.Willian Saraiva Borges & Cleber Duarte Coelho - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):94-104.
    Este artigo objetiva sustentar a hipótese de que sob o procedimento metodológico-filosófico assumido por Guilherme de Ockham em suas Oito questões, subjaz, de forma velada, uma possível metodologia de ensino de Filosofia, a qual poderia representar uma significativa diretriz frente às atuais discussões concernentes ao ensino de Filosofia na Educação Básica. Nesse sentido, buscaremos estabelecer algumas aproximações, ainda que breves, entre o pensamento de Ockham e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, sobretudo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  34
    Guilherme de Ockham e a perplexidade dos platônicos.Claude Panaccio - 2010 - Discurso 40 (40):261-286.
    Guilherme de Ockham e a perplexidade dos platônicos.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  42
    Guilherme de Ockham: contra a Ideia como exemplar.Carolina Julieta Fernández - 2010 - Discurso 40 (40):183-206.
    Guilherme de Ockham: contra a Ideia como exemplar.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  31
    Guilherme de ockham versus joão duns scotus – indiferença E diferença entre intelecto agente E intelecto possível.Bento Silva Santos - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):545-552.
    O presente texto aborda a recepçãocrítica do pensamento aristotélico no Ocidentelatino medieval através da polêmica acerca dasuposta diferença entre intelecto ativo e intelectopassivo defendida por J. Duns Scotus e negadapor G. de Ockham. Inicialmente, evocamos aproblemática do intelecto no tivro HI do DeAnima de Aristóteles e sua recepção na IdadeMédia para, em seguida, explicitar os efeitos detal problemática na discussão entre dois grandespensadores.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  96
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  75
    O não-poder do papa em Guilherme de Ockham.Luis Alberto De Boni - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):113-128.
    Os escritos políticos de Ockham giram ao redor da pergunta a respeito do poder do papa. Como esse poder foi concedido por Cristo, deve-se consultar a Sagrada Escritura para saber o que ela diz a respeito. Mas a exegese bíblica cabe aos teólogos e não aos juristas. Na qualidade de teólogo Ockham afirma que os poderes do papa situam-se na ordem espiritual e mesmo nessa ordem ele não é ilimitado, pois se atém ao que foi concedido expressamente por (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Notitia Intuitiva, Notitia Abstrativa e Habitus Na Teoria Do Conhecimento de Guilherme de Ockham.Laiza Rodrigues Souza - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):389-397.
    A teoria do conhecimento desenvolvida por Guilherme de Ockham no século XIV traz uma importante distinção entre dois níveis de cognição: conhecimento intuitivo e conhecimento abstrativo. O conhecimento intuitivo ou notitia intuitiva tem uma relação de causalidade com os objetos do mundo extramental: os objetos são a causa do conhecimento intuitivo. Este conhecimento é aquele pelo qual pode-se afirmar que algo existe ou não existe; ele desempenha um papel central na epistemologia ockhamiana porque é destacado como a base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. (1 other version)As idéias de Guilherme de Ockham sobre a independéncia do poder imperial in William of Ockham (1285-1347). Commemorative Issue. Part III. [REVIEW]José A. De Souza - 1986 - Franciscan Studies 46:253-284.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. As origens do poder imperial e secular nos escritos de Guilherme de Ockham.José Antônio de Cr De Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    A relação entre suppositio e significatio na Summa Logicae de Guilherme de Ockham.Ernesto Perini Santos - 1996 - Trans/Form/Ação 19:195-203.
    Significatio and suppositio are central notions in Ockham's semantics; the former is propriety of isolated terms, the later, of terms in propositional contexts. Understanding the relation between both notions is important to determine the atomistic or propositonal character of Ockham's semantics. The definition of each term refers to the other, not allowing any priority of one of them. Both terms exceed one another, covering cases which are outside the scope the other. We identify, through the analysis of this (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    A importância da "potentia Dei absoluta" para a gnosiologia de Guilherme de ockham.Antonio Raimundo Dos Santos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):361-368.
    Ockham foi o medieval que mais sevaleu da noção de potentia Dei absoluta. Cabeexaminar o significado deste conceito no desenvolvimentoda 9nosiologia do autor, para quem,em Deus, deve-se recusar toda espécie de necessitarismo.Sob o aspecto gnosiológico o argumentoserve tanto para fundamentar e justificar aproposição negativa como para a própria essênciado conhecimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    A argumentação política de ockham a favor do primado de Pedro contrária à tese de marsílio de pádua.José Antônio de C. R. De Souza - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):667-677.
    Marsilio de Pádua e Guilherme de Ockham viveram seus últimos anos na corte de Luís da Baviera. Ambos opuseram-se aos papas da época. Entretanto, a posição deles a respeito do primado do sumo pontífice não é idêntica. Enquanto Marsílio a nega quase totalmente, Ockham observa que se trata de um problema de cunho teológico e critica os argumentos de Marsílio.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Do Movente Ao Termo: Causalidade e Evidência Na Notitia Intuitiva de Re Non Exsistente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):31-79.
    Retomando alguns dos principais estudos sobre o conhecimento intuitivo do não existente em Guilherme de Ockham, pretendemos mostrar tanto alguns equívocos do que ficou estabelecido como a atual interpretação do problema, como também oferecer uma nova análise que enfatiza os vínculos entre os conceitos de evidência e de causalidade na argumentação ockhamiana. Fundamentando nossa exposição, estará a análise de pequenos trechos dos textos de alguns dos principais debatedores e intérpretes medievais do texto ockhamiano quanto a esse tema, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    Origins of the Imperial and Secular Power according Ockham’s Political Thought.José Antonio de C. de Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    In this article, based on the most important William of Ockham’s O. Min. writings, we analyze his ideias concerning the origins of the imperial and secular power. Founded in the Paul’s doctrine omnis potestas a Deo, but enlarged, per homines, and also on the ideas of his Franciscan brothers which lived before, which articulated the concepts of proprietas and domininum, in order to explain the human origins of the both, on the one hand, Ockham refuses not only the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O mundo como arquétipo e como sombra: sobre a assimilação de Schopenhauer da teoria das ideias de Platão.Guilherme Marconi Germer - 2019 - Sofia 7 (2):128-160.
    Nos propomos nesse artigo a contribuir à apreciação da assimilação de Schopenhauer da teoria das Ideias de Platão, por meio da comparação da interpretação schopenhaueriana dessa doutrina com sua exposição platônica. Para tanto, partiremos do roteiro de leitura da teoria das Ideias de Platão recomendado por Schopenhauer em suas preleções na Universidade de Berlim, e que destaca trechos de Filebo, A República e O Banquete. Após sua análise, defenderemos que Schopenhauer assume e ressignifica a distinção platônica entre o mundo como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Hipótesis de conflicto Y casus necessitatis: Tomás de aquino, egidio Romano Y Guillermo de ockham.Francisco Bertelloni - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):393-410.
    Três autores medievais são aquiexaminados a respeito da questão da normalidadee da exceção em teoria politica. Tomás de Aquinoescreveu sua obra voltada apenas para os casosde normalidade institucional. Egídio Romanopergunta-se sobre a caducidade da ordem institucionalo surgimento do poder politico originário noestado de exceção. Guilherme de Ockham trata dacaducidade da ordem legal e do retomo à ordemdo direito natural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Três marcas (estigmas) de ockham no pensamento de Hobbes.Alfredo Culleton - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):411-416.
    Sempre mais está sendo constatadoque entre Thomas Hobbes e Guilherme de Ockhamexiste uma proximidade que não é apenascircunstancial ou só de palavras. Hobbes dependedos medievais muito mais do que admite. Nopresente trabalho examinam-se três casos deconceitos afins entre os dois autores.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (3):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos não reconheceram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  39
    Ockham E o problema dos universais: Um comentário ao argumento da summa logicae.Hugo E. A. Da Gama Cerqueira - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):441-454.
    Neste artigo, o autor procura explicar os aspectos centrais dos argumentos de Ockham acerca da natureza dos universais, dando atenção à análise das propriedades semânticas de significação e suposição, como foram expostas porOckham na Primeira Parte da sua Summa logicas.Depois de apresentar a doutrina do conhecimento intuitivo e abstrativo, o autor discute as criticas de Ockham ao realismo e o seu modo especifico de conceber universais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Venerabilis inceptoris Guillelmi de Ockham Summa logicae.Guilelmus de Ockham, William, Philotheus Boehner, Stephen F. Brown & Gedeon Gál - 1974 - St. Bonaventure, N.Y.: Cura Instituti Franciscani, Universitatis S. Bonaventurae. Edited by Philotheus Boehner, Gedeon Gál & Stephen F. Brown.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Linguagem E interpretação: O recurso à linguagem mental em ockham.Ernesto Perini Santos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):339-348.
    Na semântica de Guilherme de Ockhamé de fundamental importância o recurso àlinguagem mental. Examina-se no presente textoo recurso à linguagem mental para mostrar omodo como ela chega a sentenças compostas quesignificam sem qualquer comprometimento quantoà realidade psíquica dos atos a que chega.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    La concezione Del tempo in Guglielmo di ockham.Alessandro Ghisalberti - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):381-392.
    A Física, desde Aristóteles, perguntou se sobre a noção de tempo. Guilherme de Ockham, ao tratar do assunto, critica a concepção desenvolvida por seus predecessores, fundamentada em uma leitura ontológica, enquanto ele opta por uma leitura baseada na empiria, o que o leva a considerar o tempo como um ente de razão. Com isso, abre caminho para submeter as categorias da temporalidade à análise lingüística.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia.Guilherme de Freitas Leal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):308-321.
    Este artigo teórico consiste na avaliação da investigação jornalística de Daniela Arbex acerca do funcionamento do Hospital Colônia em Barbacena, Minas Gerais, a partir da análise biopolítica do pensador Michel Foucault. O processo de internamento dessa instituição representa, a partir das pesquisas foucaultianas acerca do trato da loucura na Europa moderna, um sólido exemplo do funcionamento da biopolítica no Brasil, mais especificamente no que tange ao fundamento de seu “fazer viver e deixar morrer”. Comparamos o projeto de cuidado terapêutico próprio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A explicação ockhamiana de proposições passadas, ou instruções para um aprendiz.Ernesto Perini-Santos - 2003 - Analytica. Revista de Filosofia 7 (1):49-63.
    Na semântica ockhamiana, o predicado ‘verdadeiro’ deriva de uma outra relação semântica mais fundamental, a relação de suposição. O autor mostra como esta relação de dependência entre dois predicados semânticos figura na análise das condições de verdade de proposições passadas, um modelo que pode ser estendido a proposições futuras e possíveis. O texto procura indicar como a explicação das condições de verdade de proposições possíveis situa a semântica das modalidades aléticas em continuidade com a semântica de proposições não presentes. Este (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    O consenso original em John Rawls: um ideal moral para uma sociedade democrática.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:57-78.
    John Rawls’s A Theory of Justice has reoriented western philosophic thought, starting a new period of reflection on justice. Designed so as to offer “one” theory, this work does not present a dogmatic purpose; however, it does propose principles of justice, resulting from a hypothetical original agreement, to constitute what it calls “justice as fairness”, characterized by the foundation of the rules of “fair” in the institutions. Through the “veil of ignorance” imposed to men in their “original position”, Rawls makes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Opera Philosophica [[sic]] 2.Guillemus De Ockham - 1978
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Expositio super libros elenchorum.Guillemus De Ockham - 1978
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  53
    A concepção de direitos humanos e fundamentais na teoria da justiça como equidade.Guilherme de Oliveira Feldens & Ângela Kretschmann - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):187-208.
    RESUMO: O presente artigo visa, em um primeiro momento, a analisar a concepção de direitos humanos feita por Rawls, para verificar se a concepção minimalista e não-metafísica apresentada pelo autor é apta a oferecer, nos dias atuais, um ideal moral que sirva de base para uma sociedade internacional democrática e justa. ABSTRACT. This article aims, at first, to analyze the conception of human rights by John Rawls, to verify that the minimalist and non-metaphysical conception presented by the author is able (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    O “direito dos povos”: um ideal de justiça para ser aspirado por todas as sociedades.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Criptoanálise.Guilherme de Figueiredo Preger - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7380.
    Este artigo apresenta uma revisão do conceito de Inteligência Artificial pela ótica da transformação digital, que é, alegadamente, uma transformação dos meios de produção. Esta transformação acaba por confundir o terreno da produção, local histórico da análise marxista, com o da reprodução social, levando a uma expansão do campo de análise social para além das fronteiras econômicas tradicionais. É observado que a plataformização é a arquitetura hegemônica que acomoda a transformação digital. Ela amplia o cercamento dos bens comuns próprio ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    A import'ncia da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira.Guilherme de Almeida Prazeres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O artigo busca refletir sobre as diferentes concepções de Família, tanto em sua constituição histórica quanto em sua formação cultural e social atual, com ênfase na garantia legal e institucional do “direito familiar” no Estado de Direito do Brasil. Analisa as transformações históricas da Família e destaca sua importância sociológica, psicológica e cultural, para a humanização e a formação da dignidade de cada pessoa. Trata-se de um estudo bibliográfico e histórico, com um resgate institucional e conceitual, seguido de uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Da economia circular à ecologia das redes.Guilherme de Figueiredo Preger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:360-376.
    Este artigo aborda a mudança de paradigma para a noção de trabalho na sociedade impactada pela transformação digital. Reformulando o conceito de trabalho como transformação conservadora de energia, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, para o entendimento do trabalho como redução da entropia, conforme a segunda lei, é possível compatibilizá-lo com os conceitos de informação e de comunicação. O artigo sugere que esta reformulação já estava implícita na teoria marxista e a diferencia do modelo ricardiano clássico. A transformação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Quodlibeta Septem.Guillelmi de Ockham - 1980
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  23
    Um argumento ockhamiano contra O realismo sobre a categoria da quantidade.Ernesto Perini Santos - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):647-658.
    Guilherme de Ockham caracterizou-se por uma rigorosa análise da linguagem. Ao criticar o realismo, mostrou ser necessário distinguir o que pertence à ordem linguística e o que a ela não pertence, e com isto procurou mostrar que só existem seres singulares e, por isso, o universal só existe na linguagem. Distinguindo entre os traços linguísticos e os reais em torno da noção de unidade, ele mostra que a quantidade discreta numérica não possui existência real, pois entre as categorias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Design and Validation of an Observational System for Penalty Kick Analysis in Football.Guilherme de Sousa Pinheiro, Vitor Bertoli Nascimento, Matt Dicks, Varley Teoldo Costa & Martin Lames - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    The analysis of penalty kick has played an important role in performance analysis. The study aims are to get formal feedback on the relevance of variables for penalty kick analysis, to design and validate an observational system; and to assess experts’ opinion on the optimum video footage in penalty kick analysis. A structured development process was adopted for content validity, reliability and agreement on video usage. All observational variables included in OSPAF showed Aiken’s V values above the cut-off. Cohen’s Kappa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. The Syncategoremata of William of Sheryswood. Ed. J. R. O'Donnell.de Sherwood Guilherme - 1941 - Mediaeval Studies 3:46-93.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Opera Theologica Vol. VII: Quaestiones in Librum Quartum Sententiarum.GUILLELMI DE OCKHAM - 1984
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    Quaestiones in Librum Secundum Sententiarum .Quaestiones in Librum Tertium Sententiarum.Guillelmi de Ockham, Rega Wood, Frank E. Kelly & Girard J. Etzkorn - 1986 - Philosophical Review 95 (3):474-480.
  41.  30
    Direito subjetivo e propriedade. Sobre o tomismo de Michel Villey.Alfredo Storck - 2010 - Dois Pontos 7 (2).
    Em uma série de importantes livros e artigos, Michel Villey defendeu que a origemdo direito subjetivo não deveria ser encontrada no Direito Romano ou na filosofia de Tomásde Aquino, mas no nominalismo criado por Guilherme de Ockham. O objetivo desse artigoconsiste em sugerir que a interpretação de Villey é forte demais. Para tanto, o artigo estádividido em três partes. Na primeira, alguns textos importantes do Direito Romano são analisados.A segunda trata da concepção de Tomás acerca da propriedade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Brevis Summa libri Physicorum, Summula Philosophiae Naturalis et Quaestiones in libros Physicorum Aristotelis — Expositio in libros Physicorum Aristotelis. Prologus et Libri I-III Libri IV-VIII.Guillelmi de Ockham, Stephanus Brown, Vladimirus Richter, Gerhardus Leibold, R. Wood & R. Green - 1989 - Tijdschrift Voor Filosofie 51 (1):134-135.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    A New Statistical Approach for fNIRS Hyperscanning to Predict Brain Activity of Preschoolers’ Using Teacher’s.Candida Barreto, Guilherme de Albuquerque Bruneri, Guilherme Brockington, Hasan Ayaz & Joao Ricardo Sato - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 15.
    Hyperscanning studies using functional Near-Infrared Spectroscopy have been performed to understand the neural mechanisms underlying human-human interactions. In this study, we propose a novel methodological approach that is developed for fNIRS multi-brain analysis. Our method uses support vector regression to predict one brain activity time series using another as the predictor. We applied the proposed methodology to explore the teacher-student interaction, which plays a critical role in the formal learning process. In an illustrative application, we collected fNIRS data of the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A composição real da proposição mental ockhamiana.Ernesto Perini-Santos - 2005 - Analytica. Revista de Filosofia 9 (1):67-92.
    A linguagem mental explica o caráter significativo das linguagens falada e escrita: seus elementos e estrutura são identificados através de critérios teóricos que servem a este fim. Estes critérios parecem manter uma certa indeterminação em relação aos elementos e estruturas da linguagem mental, se se espera que eles decidam entre diferentes formas de apresentação possíveis. Esta expectativa, contudo, não é razoável dentro da filosofia ockhamiana. A teoria da linguagem mental pode desempenhar os papéis teóricos a ela destinados sem determinar a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Linguaggio mentale E atti oi pensiero in Guglielmo oi ockham.Francesco Bottin - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):349-360.
    Guilherme de Ockharn desenvolveutemas de gnosiologia que o colocam como termorelativamente fácil de comparação com pensadoresmodernos. É o caso de seu estudo sobre alinguagem mental, que em muito o aproxima, porexemplo, de certas teorias de Putnarn, a respeitoda teoria da representação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  50
    Scotus acerca dos universais.Vitor Bragança - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):4-15.
    ResumoNo presente artigo procura-se oferecer uma análise e avaliação críticas da posição de João Duns Scotus (ca. 1265 – 1308) a respeito do problema dos universais. Para tanto, é levada a cabo primeiramente uma breve exposição dos argumentos e conceitos centrais dos quais ele se utiliza para defender seu realismo. Em seguida, algumas críticas à posição de Scotus, em especial o cerne da que devemos a Guilherme de Ockham (ca. 1287 – 1347), são apresentadas em detalhes e então (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    «Utrum propositio mentalis componitur ex rebus vel ex conceptibus» un dibattito tra ockham E Burleigh.Paola Müller - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):659-669.
    Nos séculos XIII e XIV há um grande aprofundamento da lógica, salientando-se, entre outros autores, Guilherme de Ockam e Walter Burleigh. Entre estes dois autores há um debate a respeito da composição das proposições, perguntando-se qual a relação entre as proposições verbais e escritas e seus contrapontos mentais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  38
    Expositionis in Libros Artis Logicae Prooemium et Expositio in Librum Porphyrii de Praedicabilibus.Expositio in Librum Praedicamentorum Aristotelis.Expositio in Librum Perihermenias Aristotelis.Tractatus de Praedestinatione et de Praescientia dei Respectu Futurorum Contingentium. [REVIEW]Marilyn McCord Adams, Guillelmus de Ockham, Ernest A. Moody, Gedeon Gal, Angelus Gambatese, Stephen Brown & Philotheus Boehner - 1980 - Philosophical Review 89 (1):129.
  49.  8
    Lordship ano freedom in the political theory of the early 14th century.Jürgen Miethke - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):679-694.
    As noções correlatas de senhorio e liberdade foram estudadas na IdadeMédia de forma diferente de hoje. Em inúmerosdocumentos encontra-se a menção de liberdadeda gleba, direito de locomoção, direito de disporda propriedade. Os acadêmicos de fins do séculoXIII e do século XN haverão de volver-se paraeste problema devido à disputa entre o papa e aautoridade civil. Sem dúvida, o que mais aprofundoua questão foi Guilherme de Ockham, ao examinara condição dos fiéis dentro da Igreja.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  74
    GeoPartitura: Collective concert with music, image, technology and interactivity.Suzete Venturelli, Claudia Loch, Francisco de Paula Barretto, Gustavo Soares, Juliana Hilário de Sousa, Leonardo Guilherme de Freitas, Ronaldo Ribeiro & Victor Valentim - 2012 - Technoetic Arts 9 (2-3):225-231.
    The text describes the research Geopartitura executed by the team MidiaLab Computer art research laboratory, that raises the thought about social artists and urban space. As a work of art it can be considered activist action. As a system, it is composed by software, database, locative media and mobile devices. The work was created to be performed as urban interactive cyberintervention, in order to interact with passers-by, a bias of social inclusion, transforming the urban landscape and its noises, at a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 966