Results for 'Sentimentos morais'

806 found
Order:
  1.  43
    Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais/A human rights approach from Hume and moral sentiments.André Luiz Olivier da Silva - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem dos direitos humanos a partir da perspectiva de Hume acerca dos sentimentos morais, ao mesmo tempo em que descarta a tese dos programas racionalistas de fundamentação dos direitos que chegam ao ponto de afirmar a existência de direitos naturais que todos possuiriam em razão de sua própria natureza humana. Contra esses programas, a postura cética e naturalista de Hume pode nos auxiliar a explicar o modo como os direitos humanos são enunciados por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Hume, Uma Ética Das Paixões e Dos Sentimentos Morais; Arendt, a Moralidade Moderna e a Redução Das Certezas.Adaltro Prochnov Nunes & Jaimir Conte - forthcoming - Dissertatio:83-94.
    Nesse artigo apresentamos a crítica de Hume ao contratualismo. Discutimos a abordagem Humeana dos fundamentos da moralidade e a noção de simpatia. Por fim, tentamos relacionar a abordagem humeana da moralidade com a interpretação Arendtiana da Filosofia Moderna. Palavras-chaves: Hume, Arendt, Contratualismo, Sentimentos Morais, Simpatia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    O naturalismo moral e o pessimismo em A Origem dos Sentimentos Morais de Paul Rée.Jarlee Salviano - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (2):197-204.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    A Crítica de Schopenhauer Ao Fundamento da Moral Proposto Por Kant.Alexander Almeida Morais - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):183-197.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a crítica que Schopenhauer faz à fundamentação da moral proposta por Kant. Para cumprir este objetivo exporemos em primeiro lugar e de forma concisa, a fundamentação da ética realizada por Kant. Depois analisaremos as críticas feitas por Schopenhauer à ética de Kant e finalizaremos indicando a alternativa de Schopenhauer em fundamentar a moral pelo sentimento da compaixão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    Emoções e sentimentos: considerações sobre sua apropriação na abordagem dos dilemas morais.Ricardo Bins Napoli & Lauren Lacerda Nunes - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):129-147.
    This work aims at elucidate the reasons for appropriating the sentiments and emotions in the approach of moral dilemmas. Therefore, first it will start with an analysis of Williams in his article Ethical Consistency where the author approaches de role of the emotions such as remorse and regret, and also introduces the idea of “moral remainder” in moral dilemmas. In a second moment, this work will be concentrated in the analysis of Statman in his article The debate over the so-called (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. (1 other version)A relação entre sentimentos E o estudo da moral.Ana Gabriela Colantoni - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):28-40.
    Em Aristóteles, o prazer pode fazer o homem cometer atos vis, enquanto a dor pode impedi-lo de realizar atos nobres. Por isso, para o autor, é preciso ponderar prazer e dor pelo hábito, de tal modo a tornar-se um homem virtuoso, que sente prazer ao realizar ações nobres. Diferentemente, para Kant, uma ação perde seu valor moral caso seja realizada por causa de alguma inclinação, ou seja, se uma ação foi realizada com prazer, ainda que ela seja correta, ela perde (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  30
    Papel da razão E do sentimento na proposta ética de Tugendhat.Martina Korelc - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    O texto pretende explicitar como, segundo Tugendhat, se dá a justificação da moral, intrínseca aos juízos morais, através de uma imbricação dos elementos racional e emotivo. Os juízos morais, enquanto procedimento racional, contêm uma pretensão de objetividade, que se pode explicar pelo imperativo categórico kantiano, interpretado como um exigir mútuo do respeito universal e imparcial aos interesses de todos. A obrigatoriedade moral, porém, pressupõe também um querer fazer parte de uma comunidade moral, a partir da qual os juízos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  18
    A Boa Vontade: Uma Análise da Fundamentação Das Ações Morais Em Kant.Douglas João Orben - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O artigo busca analisar algumas questões relacionadas à concepção de boa vontade e dever moral na filosofia prática de Kant. Inicialmente, apresenta-se a investigação kantiana acerca do princípio supremo da moralidade, como exposto na primeira parte da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Em seguida, a partir do estabelecimento da razão prática pura como o fundamento de todas as leis morais, evidencia-se a distinção kantiana entre moralidade e felicidade. Com isso, pretende-se mostrar que a origem do valor moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    A Epistemologia da Justiça [Elizabeth Anderson].Marcos Fanton & Juliano Pires da Rosa - 2024 - Dissertatio 59:232-261.
    Em discussões sobre justiça, diferentes perspectivas geralmente compartilham princípios morais, mas chegam a conclusões distintas sobre justiça, porque discordam sobre fatos. Argumento que o raciocínio motivado, a injustiça epistêmica e as ideologias de injustiça apoiam instituições injustas ao consolidarem representações distorcidas do mundo. Partindo de uma concepção naturalista de justiça como um tipo de contrato social, sugerirei algumas estratégias para descobrir o que a justiça demanda, neutralizando esses vieses. Sentimentos morais oferecem recursos essenciais para esse fim.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    Natureza e artifício: Hume crítico de Hutcheson e Mandeville.Fernão De Oliveira Salles - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nosso objetivo geral consiste em situar a filosofia moral de David Hume no debate iniciado pela publicação da Fábula das Abelhas de Bernard Mandeville. Pretende-se com isso, matizar a suposta filiação de Hume à filosofia moral de Francis Hutcheson, em especial, e às filosofias do senso moral de um modo geral. Para tanto, além de uma breve exposição das posições de Mandeville e Hutcheson, buscamos realizar uma análise mais detida da concepção humiana de juízo e sentimentos morais, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  69
    David Hume e o “número de Dunbar”: uma abordagem evolucionista sobre os fundamentos da moralidade.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    O objetivo deste artigo é caracterizar o conceito de justiça como uma convenção social indispensável para a emergência de obrigações morais no contexto de grupos que ultrapassam o “numero de Dunbar”. O artigo retoma, por um lado, a teoria da justiça proposta por David Hume na terceira seção de Uma Investigação sobre os Princípios da Moral, e, por outro lado, a hipótese de Robin Dunbar acerca do número máximo de indivíduos com os quais uma pessoa pode manter relações sociais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Psychology, metaphysics and literature: the description of deep feelings in Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura, a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  32
    Hume as an Error Theorist.Rafael Graebin Vogelmann - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):84-113.
    Neste artigo considero e rejeito uma leitura não-cognitivista do sentimentalismo moral de Hume (segundo a qual ele identifica convicções morais com impressões de um tipo particular) bem como uma leitura disposicionalista (segundo a qual Hume concebe convicções morais como crenças causais a respeito do poder de traços de caráter de produzir certos sentimentos em espectadores apropriados). Sustento que as falhas dessas leituras mostram que Hume é mais bem compreendido como um teórico do erro, de acordo com quem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  29
    Dignidade humana em Adam Smith: a conciliação entre liberalismo e moral.Thais Alves Costa & Evandro Barbosa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):195-205.
    The mainstream view of the twentieth century suggests that the Scottish philosopher and economist Adam Smith made a tout court defense of individualism and the pure rational calculation of economics. However, we consider this to be a biased interpretation that ignores an integrated reading of his books, The Theory of Moral Sentiments and Wealth of Nations, which hinder a global view of his thinking. In opposition to this dominant view, we propose, as the central objective of this article, the conciliation (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    É a teoria do sentimentalismo construtivo de Jesse Prinz de fato construtivista?Lucas Mateus Dalsotto - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):185-196.
    Recentemente, a posição construtivista em metaética tem atraído e inspirado uma série de comentários, tanto daqueles que compartilham de suas principais teses e veem-na com entusiasmo, quanto daqueles que a veem com certo ceticismo. Uma das importantes teorias construtivistas nessa área é a de Jesse Prinz. A hipótese central do autor é de que se a moralidade depende dos sentimentos, então ela é uma construção, e se ela é uma construção, então ela pode variar através do tempo e do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Lembra-te de que vais morrer! Misérias da vida em comum em tempos de pandemia.Rodrigo Barros Gewehr - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e34.
    Através de temas de atualidade que circularam em jornais e relatórios de organizações não-governamentais, este ensaio procura interrogar a epidemia de SARS-CoV-2 tendo como eixo norteador o que Artaud denomina, em seu texto O teatro e a peste, como desvios morais e fracassos da psicologia em situações de flagelo. Que sentimentos uma situação de flagelo desperta no ser humano? E como esses sentimentos contagiam as narrativas que tentam se apropriar e interpretar o caos? Trata-se de pensar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Notas sobre a concepção evolucionista da moral.Karla Chediak - 2003 - Episteme 16.
    O presente artigo trata da concepção evolucionista da moral, considerando, primeiramente, duas análises que diferem quanto à maior ou menor importância atribuída à evolução. Discutimos, também, dois problemas filosóficos relacionados com a atribuição da origem evolutiva para moral: o determinismo e objetivismo moral. Defendemos que a vinculação entre evolução e moral não implica necessariamente o determinismo nem a exclusão de justificação e crítica. A perspectiva evolucionista pode, a nosso ver, cooperar para a ultrapassagem da oposição racionalismo e empirismo frente à (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Rumo à universalização da ética do cuidado.Evelaynne Hort - 2024 - Controvérsia 20 (2):45-60.
    Este artigo aborda a Ética do Cuidado com foco na perspectiva de Nel Noddings. O objetivo é apontar a possibilidade de uma Ética do Cuidado universalizável, visto que Noddings não oferece critérios sistemáticos para a Ética do Cuidado, pois deseja afastar-se dos conceitos das éticas principialistas e concentrar-se no fator emocional envolvido na moralidade, em especial na educação moral feminina tradicional, inserida no contexto da cultura ocidental patriarcal. Além de buscar uma análise feminista dos conceitos de Noddings. A pesquisa tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Motivação E realismo na filosofia moral de Hume.André Klaudat - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):7-21.
    RESUMO Neste texto argumento que a filosofia moral de Hume tem uma base realista num sentido específico. Os sentimentos "peculiares" da moralidade, as formas morais de dor e prazer na contemplação das ações, sentimentos e caracteres dos outros, estão assentados sobre uma base pertencente à nossa sensibilidade que envolve o fato bruto da realidade da dor e do prazer. Argumento que a ênfase de Hume na "praticalidade" da moral não está a serviço prioritariamente de um projeto filosófico (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O amor em Kant e na filosofia analítica.Elke Elizabeth Smith & Dieter Schönecker - 2017 - Con-Textos Kantianos 5:75-93.
    De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Kant e a ética de virtudes contempor'nea.Charles Feldhaus - 2015 - Dissertatio 42:211-230.
    Este estudo reconstrói algumas das principais críticas da ética de virtude à etica de Kant e examina essas críticas à luz do debate entre Kant e Schiller a respeito do papel do dever e das inclinações nas ações morais. Os defensores da ética de virtudes criticam o predomínio da ética de princípios no pensamento moral contemporâneo. Entretanto, nem sempre é claro exatamente a qual concepção ética essas críticas se dirigem e se, em vez de uma crítica à ética de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    On the needs of theoretical and practical reason.Christian Hamm - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):164.
    Pensar além dos limites do possível conhecimento empírico requer uma razão subjetiva para legitimar seus juízos. De acordo com Kant, esta reside no sentimento de uma "necessidade da razão", que, por sua vez, deve ser justificado como tal. Para isto, é reclamado um especial "direito da necessidade" da razão, como “fundamento subjetivo para supor e admitir algo [...] que ela com fundamento objetivo não pode presumir saber" [08:137]. Ao contrário da necessidade da razão teórica e da sua satisfação por meras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    La Compasión en Rousseau y Kant.Alicia Villar Ezcurra - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):559 - 577.
    A vinculação do nome de Kant com o de Rousseau tem sido objecto de numerosos estudos desde o século XIX. Nesta linha, o objectivo do presente artigo é fazer um levantamento da problemática da compaixão presente nos dois autores. Com efeito, tanto Kant como Rousseau consideram que a compaixão é um sentimento natural, mas ambos diferem entre si no que respeita ao valor moral que lhe deve ser outorgado. Para Rousseau, a compaixão é a raiz da benevolência e de todos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  49
    Kant: métaphysicien dogmatique ou défenseur des Lumières?Marceline Morais - 2003 - Dialogue 42 (4):799-.
    Hors du temps d’Alain Boyer est l’un de ces livres qui prêtent volontiers à la critique et à la discussion, non seulement en raison des thèses soutenues par l’auteur, qui sont, de son propre aveu, controversées, mais à cause également du ton employé, souvent polémique, parfois même irrévérencieux ou iconoclaste. Et sans doute l’un des buts essentiels de l’ouvrage consiste-t-il à déboulonner une statue, non pas tant celle du philosophe Kant, dont l’auteur reconnaît le génie et l’importance, mais celle d’un (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  66
    Le souverain Bien politique chez Kant. Etat Des nations ou federalisme libre Des etats?Marceline Morais - 2005 - Dialogue 44 (1):41-66.
    Notre intention dans cet article est de montrer qu’il existe deux versions différentes du souverain bien politique chez Kant et de déterminer laquelle est la plus cohérente avec l’ensemble de sa philosophie pratique. Ayant d’abord soutenu une version forte et étatique du Völkerbund conçu comme un Völkerstadt, Kant s’en éloigne progressivement jusqu’à soutenir une version non étatique de l’ordre juridique et politique international sous la forme d’une association d’États libres. Les arguments d’ordre moral avancés par Kant pour soutenir cette nouvelle (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    Porquê o realismo estético?Inês Morais - 2023 - In Estética e Filosofia da Arte: Coletânea de artigos e ensaios. UFPel. pp. 20-32.
    O realismo estético é uma doutrina central na estética e na filosofia da arte. Neste ensaio introduzo-a e defendo a sua adopção, considerando algumas das suas motivações principais e incluindo algumas das suas aplicações úteis para outras áreas de pensamento, bem como para a vida prática. Primeiro, avalio algumas das razões para preferirmos o realismo estético, que já discuti noutros lugares (Morais: 2009, 2019). Depois, e aí mais originalmente, sugiro que, para que possa existir um domínio distintamente estético, e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  72
    Lula and the Continuity of Neoliberalism in Brazil: Strategic Choice, Economic Imperative or Political Schizophrenia?Lecio Morais & Alfredo Saad-Filho - 2005 - Historical Materialism 13 (1):3-32.
  29. Money as Media: Gilson Schwartz on the Semiotics of Digital Currency.Renata Lemos-Morais - 2011 - Continent 1 (1):22-25.
    continent. 1.1 (2011): 22-25. The Author gratefully acknowledges the financial support of CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior), Brazil. From the multifarious subdivisions of semiotics, be they naturalistic or culturalistic, the realm of semiotics of value is a ?eld that is getting more and more attention these days. Our entire political and economic systems are based upon structures of symbolic representation that many times seem not only to embody monetary value but also to determine it. The connection between monetary (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Art and Art-Attempts, by Christy Mag Uidhir.Inês Morais - forthcoming - Disputatio.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    The phoneme: A conceptual heritage from alphabetic literacy.José Morais - 2021 - Cognition 213 (C):104740.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  54
    Literacy training and speech segmentation.José Morais, Paul Bertelson, Luz Cary & Jesus Alegria - 1986 - Cognition 24 (1-2):45-64.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   56 citations  
  33.  64
    Mapping the Structure of Semantic Memory.Ana Sofia Morais, Henrik Olsson & Lael J. Schooler - 2013 - Cognitive Science 37 (1):125-145.
    Aggregating snippets from the semantic memories of many individuals may not yield a good map of an individual’s semantic memory. The authors analyze the structure of semantic networks that they sampled from individuals through a new snowball sampling paradigm during approximately 6 weeks of 1-hr daily sessions. The semantic networks of individuals have a small-world structure with short distances between words and high clustering. The distribution of links follows a power law truncated by an exponential cutoff, meaning that most words (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  34.  63
    Does awareness of speech as a sequence of phones arise spontaneously?José Morais, Luz Cary, Jésus Alegria & Paul Bertelson - 1979 - Cognition 7 (4):323-331.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   48 citations  
  35.  32
    (1 other version)Abordagem nietzschiana da cultura na obra “o Nascimento da tragédia”.Maria Lucivane de Oliveira Morais - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):51-61.
    O objetivo geral desse artigo consiste em analisar a obra “ O nascimento da tragédia”, escrita por Friedrich Nietzsche em 1872, destacando sua compreensão sobre a cultura. Nela, foram tecidas análises iniciais sobre a cultura grega conceituando-se o papel do apolíneo e do dionisíaco como impulsos estéticos e cósmicos que originavam a tragédia; de Eurípedes e Sócrates como causadores de sua destruição devido à racionalidade intrínseca a um novo juízo artístico. Assim, as criações modernas emergiam constituídas por valores socráticos que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Cenários da libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio, e na universidade.Clodomir Morais - 2021 - São Paulo: Expressão Popular.
  37. Kant e Schopenhauer: uma análise das noções de Espaço e Tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana.Alexander Almeida Morais & Luizir de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):1-21.
    Este texto procura analisar as noções de espaço e tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana com o objetivo de compreender o conceito de representação em Schopenhauer a partir da noção de fenômeno em Kant.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  54
    Características religiosas da atualidade.José Elenito Teixeira Morais - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 33-43.
    Este artigo se propõe tratar de algumas características religiosas da atualidade, escolhidas pela relevância que tem na sociedade atual. Começa com a definição controversa da atualidade que é chamada pelos especialistas de modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Depois da análise de várias posições a respeito convencionou-se aceitar o termo pós-modernidade. É apontado o emergir do sagrado dentro da pós-modernidade e nessa nova expressão do sagrado comportam algumas características peculiares e até excludentes, como: fideísmo, fundamentalismo e diálogo inter-religioso. Mesmo numa sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Perspectivas da música contemporânea. Notas de um Curso.Carlos Bizarro Morais - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Para uma Aproximação da Estética à Metafísica: Reflexão a partir da Fenomenologia "Afetiva" de Mikel Dufrenne.Carlos Morais - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (3):579 - 590.
    Este texto sinaliza o itinerário da fenomenologia à metafísica através da mediação da experiência estética, tal como a interpretamos na obra de Mikel Dufrenne. Deste modo, procuramos mostrar que a vivência estética comporta um "impulso" que a lança na demanda de uma radicalidade que configura um horizonte de "absoluto", superando a imanência. The present text signals the itinerary from phenomenology to metaphysics, mediated by aesthetic experience, as we interpret it in Mikel Dufrennes work. Thus, we intend to show that aesthetic (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    Investigação Política: Uma Questão de Método.Matheus Romero de Morais - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:299-324.
    O presente artigo visa discutir a função introdutória do capítulo I do _Tratado Político _de Espinosa. Para tanto, ressaltaremos alguns aspectos fundamentais presentes no movimento argumentativo do texto, como a centralidade dos afetos para o raciocínio político e a necessidade de um método investigativo que articule experiência e razão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A Filosofia entre o Lógos e o Míthos: Lições que recebemos de Platão.Emilia Maria Mendonça de Morais - 1997 - Princípios 4 (5):115-135.
    Com o objetivo de ressaltar a importancia da fabulaç áo , como meio de expressáo do exercicio filosofico, em Plat áo , reconstituem-se inicialmente, neste artigo, os principais passos do Teeteto, cujo final aporético decorreria da n áo exploraç áo pelos interlocutores das hipoteses da Reminiscencia e das Ideias, as quais n áo se restringem ao logos mais estrito nem se dissociam do relato mitico. Em seguida, evidencia-se que, sobretudo a partir dos dialogos da maturidade, a recriaç áo poetica da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Estética e Filosofia da Arte: Coletânea de artigos e ensaios.Inês Morais (ed.) - 2023 - UFPel.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Les enjeux d'un renouvellement pratique de la métaphysique chez Kant.Marceline Morais - 2005 - Revue Philosophique De Louvain 103 (3):301-330.
  45. Programa Projovem Urbano: anotações sobre escolarização, inclusão social e juventude.Natália Ilka Morais Nascimento - 2013 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 13 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Marx and Engels on America.Herbert M. Morais - 1948 - Science and Society 12 (1):3 - 21.
  47.  10
    Jean-Claude Bernardet sob olhar crítico: decodificando o “não-dito em Historiografia clássica do cinema brasileiro.Julierme Morais - 2020 - Dialogos 24 (3):351-374.
    No presente artigo visamos contribuir do ponto de vista teórico-metodológico com os debates pertinentes à História da historiografia da Sétima Arte nacional, problematizando hermeneuticamente a obra Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia, do crítico cinematográfico Jean-Claude Bernardet. Como arcabouço teórico-metodológico, nos munimos das reflexões de Michel de Certeau acerca do lugar social, político, econômico e cultural dos pesquisadores da História, sobretudo um de seus elementos primordiais: o “não-dito”, bem como das propostas do teórico alemão Jörn Rüsen no tocante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Le souverain bien et les fins dernières de la raison chez Kant: un problème de la raison pure spéculative.Marceline Moráis - 2001 - In Volker Gerhardt, Rolf-Peter Horstmann & Ralph Schumacher (eds.), Kant Und Die Berliner Aufklärung: Akten des IX Internationalen Kant-Kongresses. New York: Walter de Gruyter. pp. 212-219.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. A Crítica glucksmanniana do poder.Carlos Bizarro Morais - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (1):69 - 94.
  50.  77
    Review: Kant actuel. Hommage à Pierre Laberge. [REVIEW]Marceline Morais - 2002 - Dialogue 41 (3):619-.
    Ce collectif en hommage au défunt Pierre Laberge est divisé en cinq parties, qui renvoient respectivement à cinq thèmes fondamentaux de la pensée kantienne: l'éthique, l'esthétique, la politique, la philosophie théorique, l'anthropologie et l'axiologie.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 806