12 found
Order:
  1.  15
    Rousseau e a radicalidade democrática.Renato Moscateli - 2023 - Princípios 30 (62).
    A associação de Rousseau às fontes filosóficas da democracia não constitui algo livre de discussões. O próprio autor preferia a qualificação de “republicano” em vez de “democrata”, e no Contrato Social apontou sérias dificuldades para a existência da democracia como uma forma de governo, ainda que suas teses sobre a soberania popular reverberem princípios tipicamente ligados às constituições democráticas. Diante disso, Kevin Inston questionou que os democratas radicais contemporâneos tenham negligenciado a contribuição do filósofo genebrino, e por isto buscou mostrar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A Coerência Da Reflexão Rousseauniana No Contrato Social.Renato Moscateli - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:115-130.
    Resumo: O artigo discute os comentários de C. E. Vaughan sobre o Contrato social, em especial aqueles que levam o título de "Idéias principais do Contrato social, como modificadas pela influência de Montesquieu". Segundo Vaughan, nas páginas da obra em questão, Rousseau afasta-se do "raciocínio abstrato" que caracterizaria a primeira parte do texto, para aproximar-se cada vez mais da preocupação com os aspectos "concretos" da realidade política, sendo que Montesquieu e seu "método histórico" teriam se tornado, então, suas referências essenciais. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A liberdade como conceito metafí­sico e jurí­dico em Rousseau.Renato Moscateli - 2008 - Princípios 15 (24):59-79.
    O objetivo do artigo é analisar o conceito de liberdade presente na obra de Rousseau e fornecer argumentos para questionar a imagem do homem natural como um ser livre, de modo a sustentar a tese de que a liberdade somente se torna possível com a saída do estado de natureza descrito no Discurso sobre as origens da desigualdade . Assim, o autor pretende mostrar que o surgimento da consciência e da racionalidade é indispensável para que o homem consiga desenvolver suas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  40
    Como os acidentes da natureza se transformam em eventos catastróficos para O ser humano?Renato Moscateli - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:78-88.
    O objetivo deste trabalho é duplo: primeiramente, tecer alguns comentários sobre o uso feito pelo filósofo da ocorrência de fenômenos da natureza como fatores explicativos para mudanças profundas ocorridas no comportamento humano, um recurso argumentativo presente nas duas narrativas hipotéticas; em seguida, abordar as razões que Rousseau fornece para que esses acontecimentos deixem de ser simples fatos naturais e se tornem verdadeiras catástrofes para o ser humano, as quais podem ser encontradas, por exemplo, na Carta a Voltaire sobre a Providência.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Da fundação mítica ao exercício da soberania popular: Como unir vontade e entendimento?Renato Moscateli - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):163-192.
    Os “mitos fundadores” políticos são um tema recorrente em diversos pensadores, desde Platão até Rousseau, passando por Maquiavel e Hobbes. No Contrato Social, o autor trata disto no capítulo sobre o Legislador, mostrando que quando Moisés, Numa ou Maomé concederam leis a seus povos, eles não os convocaram para deliberar racionalmente sobre a adequação de suas propostas ao bem público, pois era impossível para essas nações incipientes fazer reflexões dessa espécie, já que elas careciam do entendimento e do espírito social (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Expediente e Editorial.Renato Moscateli - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Expediente e Sumário.Renato Moscateli - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  52
    Machiavelli versus Rousseau: the social divisions and their role in a well-ordered republic.Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):121-138.
    RESUMO:As relações de conflito entre os grupos sociais constituem um tópico relevante para a filosofia política, e as maneiras distintas como elas são interpretadas dependem de uma visão mais ampla sobre as condições apropriadas a um Estado bem-ordenado. Maquiavel, por exemplo, ao refletir sobre o caso da Roma Antiga, procurou refutar aqueles que condenavam os tumultos entre os nobres e a plebe da cidade, como se eles tivessem provocado apenas males à república. Para o autor, tais tumultos estavam entre as (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    O pensamento político de Rousseau à luz do debate liberal-comunitário.Renato Moscateli - 2019 - Doispontos 16 (1).
    No debate entre liberais e comunitaristas, colocam-se perspectivas distintas sobre temas políticos cruciais, à medida que se busca definir a relação mais apropriada entre o indivíduo e a coletividade, ora salientando-se o valor da autonomia pessoal, ora enfatizando-se a importância da inserção identitária dos sujeitos no contexto social. Embora os escritos de Rousseau precedam a discussão entre essas correntes de pensamento, eles abrangeram temas sobre os quais as duas se debruçam. O autor toma o indivíduo como base para a construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O Uso Instrumental Da Religião No Contrato Social: Uma Leitura Da Obra De Rousseau À Luz Dos Princípios De Montesquieu.Renato Moscateli - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:150-169.
    Resumo: O artigo pretende realizar uma análise do uso instrumental da religião feito por Rousseau no Contrato social, tendo como referência as reflexões de Montesquieu sobre política e religião expostas em O espírito das leis.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  41
    Quem faz as leis na república rousseauniana?Renato Moscateli - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):106-128.
    The purpose of this article is to analyze the citizenship proposed by Rousseau in light of certain delimitations placed by the philosopher to the exercise of this right, which configure a kind of political participation that would be appropriate to the regime described in the Social Contract. So, I intend to show that popular sovereignty has, for the Genevan writer, a key role in defending the legislation, and that it is up to the Lawgiver and to the magistrates guide citizens (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Apresentação do Dossiê Rousseau.Helena Esser dos Reis, Marisa Alves Vento & Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):9-14.