Results for 'Relações Sociais'

968 found
Order:
  1.  26
    Relações sociais e econômicas numa freguesia escravista da Zona da Mata mineira: Desembargador Canêdo, um estudo de caso.Vitória Fernanda Schettini de Andrade - 2018 - Dialogos 22 (3):149.
    Analisar as relações sociais e econômicas efetuadas numa dada sociedade é de vital importância para sua compreensão. Neste artigo o objetivo estará voltado para compreender as estratégias de sobrevivência utilizadas pela família de Antônio Augusto Bicalho Canêdo, o maior proprietário de escravos da freguesia de São Paulo do Muriahé. As fontes utilizadas serão os registros de batismos, casamentos e o inventário post-mortem relacionadas ao nosso personagem.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Relações sociais entre a mulher idosa e a família em São Tomé e Príncipe: política e cultura em debate.Maria Imaculada Fernandes De Almeida & Alexandre António Timbane - 2022 - Odeere 7 (1):126-144.
    Todas as sociedades possuem uma cultura que dita as regras de ser e de estar em sociedade. A cultura é uma das práticas mais importantes da afirmação da identidade de um povo. As culturas mudam à medida que a sociedade se adapta aos novos modelos de vida. Em muitos casos, o que provoca mudanças é o contato entre povos fazendo com que um grupo assimila práticas do outro. A pesquisa visou compreender a problemática da violência contra as mulheres idosas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Críticas de Honneth às teorias contemporâneas da justiça distributiva: A justiça a partir Das relações sociais de reconhecimento recíproco.Rafael Dilly Patrus - 2013 - Revista Fides 4 (2):218-233.
    CRÍTICAS DE HONNETH ÀS TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: A JUSTIÇA A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE RECONHECIMENTO RECÍPROCO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Ritual de nominação de estrangeiros em sociedades Jê-Timbira: endonimismo, “preensão” e multiplicadores nas relações sociais.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):83.
    Analisa os processos rituais e político do ritual de nominação de estrangeiro em sociedades Jê Timbira no contexto das relações intersocietárias. Como categorias reflexivas, utilizo algumas noções perspectivistas tais como “preensão, “predação”, “multinaturaslimo” e “reciprocidade” que são empregadas para correlacionar a outros grupos Jê, sobretudo, os Xikrin-kayapó, que apresenta um ritual de nominação cuja estrutura assemelha-se a dos Timbira. A pesquisa é o resultado de um intenso trabalho de campo descontínuo, porém associado que iniciou-se no inicio do ano de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    A perspectiva habermasiana da mudança estrutural da esfera pública diante das relações sociais, afetivas e morais de adolescentes em unidades de acolhimento institucional.Antonio Tancredo P. da Silva & Vitor Gomes da Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7392.
    Tido como um dos principais pensadores da Teoria Crítica, Habermas (2015) contribuiu significativamente para a compreensão da mudança estrutural das relações sociais, culturais e históricas. Sua abordagem parte da análise das transformações na esfera pública e da evolução das formas de comunicação. a perspectiva de Habermas sobre a mudança estrutural das relações sociais, culturais e históricas oferece uma análise profunda das dinâmicas sociais contemporâneas, destacando a importância da esfera pública da linguagem e da participação democrática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Negra e Mulher, negra mulher, mulher africana: as relações sociais, culturais e políticas de mulheres negras no Brasil e as africanas na África Austral – um olhar panor'mico.Dagoberto José Fonseca & Simone de Loiola Ferreira Fonseca - 2019 - Odeere 4 (8):154.
    O Brasil e a África Áustral compreendem muitas regionalidades e diversidades, bem como os tratamentos dados por essas sociedades e culturas às mulheres negras e africanas. Porém, uma questão salta aos olhos que é o fato delas estarem em condições de violências sociais, porém lutando e resistindo contra essas adversidades antigas, elaboradas por tradições e relações de poder formuladas por homens. Negra, mulher, pobre, periférica, marginalizada, desprotegida e ágrafa tem sido como o imaginário coletivo masculino e patriarcal tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    Regulação de Org'nicos e Agroecológicos: A Relev'ncia Das Relações Sociais Campesinas e Do Controle Social da Produção.Gabrielle Jacobi Kölling, Cristina Aguiar Ferreira da Silva & Gernardes Silva Andrade - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):22-39.
    Este manuscrito objetiva analisar, no âmbito do direito transnacional, do direito nacional e das convenções estabelecidas no mercado, características atinentes à certificação de orgânicos, tema extremamente relevante para a segurança alimentar. Desde 1970, o movimento orgânico se apresenta como um modelo alternativo em contestação aos impactos ambientais gerados pela agricultura industrial e pelos ditames da Revolução Verde. É nesta conjuntura que a Federação Internacional de Agricultura Orgânica (IFOAM) instaura um marco regulatório (certificação por auditoria) de abrangência global para este setor, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    O letramento racial entre as relações sociais de poder em Frantz Fanon e para o bem das gerações futuras de Annette Baier.Mônica Parreiras - 2024 - Aufklärung 11 (1):191-204.
    This article has, as an end in itself, the latent and pulsating objective of serving as a tool for introductory awakening to the process of racial literacy. As a further objective, I seek to point out the importance of this process in the family, institutional and social spheres, in order to minimally incite people to an anti-racist education. To this end, I start from the precision of concepts related to literacy and literacy systems, working with some concepts that are part (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Karol Wojtyla, Filósofo: Antropologia, Corpo e Relações Sociais.Jonas Matheus Sousa Da Silva - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):104.
    Evidencia a dignidade pessoal do corpo humano, integrado nos atos pessoais, através do pensamento antropológico de Karol Wojtyla. Expõe a dignidade pessoal na integração da reatividade somática na vontade humana, quando orientada pela norma personalista, que dá base à família e à comunidade humana, conforme os conceitos de participação e alienação nas relações “eu-tu” e "nós”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Homens, engenharias e rumos sociais: em torno das relações entre os homens de hoje..Gilberto Freyre - 1987 - Editora Record.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  33
    Condutas anti-sociais e delitivas e relações familiares em duas áreas urbanas na cidade de Palmas-TO.Nilton S. Formiga - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:63-70.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):133-149.
    RESUMO: Desde o primeiro capítulo do Livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” Agostinho explica e confronta, ou melhor, explica na intenção de confrontar as várias interpretações dos filósofos acerca do que seria o sumo bem e o sumo mal, com o objetivo de explicitar qual seria o sumo bem mais adequado à Cidade de Deus, e obviamente apontar se a cidade terrena compartilha com a primeira cidade esse sumo bem. Nesse breve artigo, iremos analisar se segundo o hiponense, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Movimentos sociais e educação popular no contexto das sociedades complexas: desafios políticos e epistemológicos // Social movements and popular education in the context of complex societies: political and epistemological chalenges.Telmo Marcon - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):53-76.
    O presente artigo, de natureza bibliográfica, objetiva discutir alguns desafios políticos e epistemológicos postos aos movimentos sociais e à educação popular no contexto das sociedades complexas. Parte-se do reconhecimento que estamos vivendo, nas últimas décadas, transformações profundas que impactam em todas as dimensões da vida tanto individual quanto social. Esses processos ocorrem em espaços locais, mas impactam globalmente, assim como existem tendências globalizantes que impactam nos espaços locais, na subjetividade e nas relações intersubjetivas. O incremento de tecnologias acelera (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Os Papéis Sociais Na Formação Do Cenário Social e da Identidade.Eduardo Simões Martins - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):40-52.
    Este artigo trata da questão dos papéis sociais na construção do cenário institucional, social e humano. Considera a padronização e o adestramento do ser humano, para a composição das relações sociais e dos status que se estabelecem de formas e com funções diversas pela sociedade que organiza e objetiva os mundos sociais e da pessoa humana enquanto individualidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  73
    Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado.Adriana Benevides Soares, Lincoln Nunes Poubel & Thatiana Valory dos Santos Mello - 2009 - Revista Aletheia 29 (29):213-227.
    Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário. A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de Psicologia de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001 e QVA de Villar, 2003) foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA. Os resultados permitem aÞ rmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Relações de trabalho no contexto do Programa Jovem do Futuro: dimensões da precariedade laboral.Maria Vieira Silva - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):167-200.
    Resumo: As ações privatistas de “braços sociais” das empresas nas escolas públicas têm provocado incidências sobre múltiplas dimensões da dinâmica escolar. Neste artigo, enfocaremos, especificamente, implicações da privatização nas relações de trabalho dos profissionais da educação em escolas que implementaram o Programa Jovem do Futuro do Instituto Unibanco, na rede pública do estado do Pará. Os substratos para o estudo, com predominância qualitativa, foram coletados por meio de trabalhos acadêmicos do banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD); (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Ações de participação social de chefes de cozinha para mudanças sociais: reflexões a partir de matérias jornalísticas.Clarissa Magalhães do Vale Pereira, Flávia Milagres Campos & Fabiana Bom Kraemer - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (1):7-27.
    A gastronomia e a cozinha são compreendidas neste artigo como um espaço que está na relação entre seres humanos e alimentos, com técnicas, valores e símbolos, que exprimem relações sociais construídas ao longo da história. Entendê-las sob esta perspectiva nos leva a compreender que suas práticas se dão além dos espaços dos restaurantes e que os/as chefes de cozinha vêm se destacando como potentes agentes de transformação social, tendo a comida papel central na transformação da vida das pessoas. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Relações étnico-raciais, escola e formação continuada de professores: uma experiência na comunidade do Curuzu-Salvador/BA.Sandro dos Santos Correia - 2022 - Odeere 7 (2):35-49.
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência pedagógica na comunidade do Curuzu por meio da coordenação pedagógica na Especialização Lato-Sensu intitulada “Metodologia dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros” das Faculdades Integradas Olga Mettig em 2007. O Objetivo Geral foi a capacitação de profissionais de educação e áreas afins sobre a lei 10.639 e sua operacionalidade no trabalho pedagógico, seja ele, realizado em sala de aula ou em outro espaço coletivo de aprendizagem. Os Objetivos específicos foram: fornecer subsídios pedagógicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Os Limites Regulamentadores da Propaganda Eleitoral No Âmbito Das Redes Sociais a Partir da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.Leonel Severo Rocha, Eduardo Hoffmann & Lucas Paulo Orlando de Oliveira - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):155.
    Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências exatas e sociais aplicadas.Thaís Cristina Gutstein Nazar, Michele Quaglioto Tartari, Ana Caroline Grassi Vanazi & Andreia Belusso - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Considerando a importância das Habilidades Sociais no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência de relações entre Habilidades Sociais e desempenho acadêmico. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva correlacional quantitativa, na qual participaram 628 estudantes universitários das áreas de saúde e humanas e exatas e sociais aplicadas que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais – IHS (Del Prette & Del Prette, 2014). Para o tratamento dos dados, foi (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A sociologia contemporânea como perspectiva para O ensino Das ciências sociais no ensino médio.Fernanda Feijó - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):149-164.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi propor um modo de trabalhar a sociologia no ensino médio através de uma de suas vertentes contemporâneas: a de Zygmunt Bauman. Tal perspectiva foi escolhida devido à complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade, que impacta fortemente as sociedades contemporâneas. A maneira como Bauman revisa a contemporaneidade pode ser um caminho profícuo para que os estudantes compreendam melhor os seus próprios dilemas na medida em que possam relacionar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    Relações din'micas entre memória e esquecimento.Paulo Ricardo Silva Lima & Edivanio Duarte de Souza - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):186-201.
    Na atual sociedade da informação, regida por políticas de acesso e de privacidade, o direito ao esquecimento surge como ferramenta de proteção dos direitos fundamentais do cidadão. Assim, discute-se algumas ambivalências que envolvem esse direito e sua efetiva sua aplicabilidade. No Brasil, não há uma legislação específica que verse sobre a aplicação do direito ao esquecimento e sua relação com a memória individual e coletiva, sendo realizados julgamentos com base na ponderação de direitos fundamentais oriundos da personalidade humana. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  33
    “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço.Eliane Fernandes Azzari, Maria de Fátima Silva Amarante & Eliane Righi de Andrade - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):7-32.
    RESUMO Este artigo contempla nosso estudo de práticas socioculturais que demonstram que/como o sujeito contemporâneo dialoga online com enunciados advindos de acontecimentos do universo off-line. Nosso corpus apresenta postagens circuladas publicamente em páginas diversas no Facebook em que se lê: “É verdade esse bilete”. A afirmativa, proveniente de um bilhete escrito por uma criança em sua esfera familiar e divulgado em redes sociais, foi apropriada por múltiplos interlocutores no ciberespaço a fim de produzir efeitos de humor e dizeres contraditórios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Contradições na cidade negra: Relações de gênero, raça, classe, desigualdades E territorialidade.Antonia dos Santos Garcia - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):33-51.
    Salvador, antiga capital colonial e contemporaneamente terceira maior metrópole brasileira, é a mais emblemática cidade do processo histórico brasileiro por sua densidade demográfica e cultural negras. Neste artigo fazemos uma análise teórica e empírica sobre as desigualdades socioeconômicas, sociorraciais por cor/raça e sexo para compreender as relações raciais e de gênero nos espaços concretos e simbólicos que marcaram nossa forma de organização do espaço. Os dados estatísticos e cartográficos foram baseados no Censo do IBGE 2000 e analisados socioespacialmente. Na (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Distopias e espaços sociais na produção artística contempor'nea: espaços heterotópicos, heterocrônicos e heteróclitos.Paola Mayer Fabres - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):462-484.
    O artigo objetiva discutir as relações que a produção artística tem estabelecido com as noções de espaço e de território na contemporaneidade, já que o surgimento de práticas voltadas a localidades específicas tem se tornado fenômeno global. Propõe-se um diálogo entre alguns exemplos dessas práticas imersivas com o conceito de “espaço heterotópico” de Foucault. Analisarei o modo como a arte tem agido frente ao desejo de construir novos espaços sociais e observarei a forma como a lógica utópica moderna (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  54
    Interações sociais e clima para criatividade em sala de aula.Ana Clara Oliveira Libório & Marisa Maria Brito da Justa Neves - 2010 - Revista Aletheia 31:168-183.
    Este trabalho objetivou verificar as diferenças significativas no clima para a criatividade em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, as possíveis relações entre as interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala e de que forma as concepções dos professores acerca da criatividade s..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    A realidade do Ensino Médio do campo no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais.Luana Lima Bittencourt Silva & Mary Weinstein - 2019 - Odeere 4 (8):236.
    O racismo é um dos problemas sociais que mais interferem nas relações cotidianas do ser humano, principalmente, no que diz respeito à população negra. Esse problema implica em sérias consequências no convívio entre as pessoas, gerando a necessidade de que intervenções sejam realizadas em âmbitos sociais para consciência e respeito mútuo, reconhecendo e valorizando diferenças raciais. A Educação das Relações Étnico-Raciais, que tem como pilar a Lei 10.639/2003, é uma das bases para que a temática étnico-racial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  48
    A Etnografia e o Campo Dos Novos Estudos Sociais Das Inf'ncias.Patrícia Maria Uchôa Simões, Douglas Vasconcelos Barbosa & Milene Morais Ferreira - 2023 - Childhood and Philosophy 19.
    O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Fenomenologia e construtivismo: possibilidades para uma proposta teórico-metodológica.Ricardo Silvério Gomes Pinheiro & Márlon Herbert Flora Barbosa Soares - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-34.
    Resumo: Neste artigo, apresentamos uma reflexão e um diálogo entre a fenomenologia e o construtivismo como uma possibilidade de análise em pesquisas qualitativas. Iniciamos a discussão pela fenomenologia husserliana e, depois, nos aprofundamos nas ideias da fenomenologia social de Alfred Schutz. Por fim, adentramos o construtivismo piagetiano, com uma discussão sobre os conceitos básicos da Epistemologia Genética. Estabelecemos um diálogo entre a fenomenologia e o construtivismo, principalmente sobre o desenvolvimento da consciência e das relações sociais. Com isso, inferimos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Educação, trabalho e saúde: as práticas sociais e as controvérsias do desejo.Rogério Rodrigues - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):99-120.
    O artigo propõe uma reflexão sobre alguns determinantes presentes no campo da educação, trabalho e saúde que podem oscilar entre a produção do sujeito emancipado e a produção do sujeito autoritário. O principal fator de análise é que na modernidade ocorre uma predominância e resistência em romper com a hegemonia do paradigma da técnica incorporada que produz oposição ao pensamento crítico. Neste caso, o problema da pesquisa encontra-se no campo de reflexão sobre o fato de a prática educativa destituir-se como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  36
    O trabalho manual dos monges : eclesiologia e práticas sociais.Cécile Caby - 2017 - Horizonte 15 (48):1129.
    O artigo discute a representação Cisterciense do labor monástico. Ele baseia-se primordialmente em fontes polemistas e hagiográficas, tendo o intuito de entender como o discurso monástico sobre as atividades manuais, fora dos muros do mosteiro, se tornou, na Ordem de Cister, um importante elemento de construção identitária. Deseja-se reexaminar o lugar do trabalho manual nos discursos elaborados pelos monges, de modo a interrogar sobre as relações – no seio do monacato e globalmente nas sociedades medievais – entre representação do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Professores, Alunos e a Tecnologia Na Escola Em Tempos de Pandemia: As Relações de Afetividade No Ensino-Aprendizagem.Miriam Galvan Pereira - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo discutirá a estreita relação entre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem e a tecnologia na escola em tempos de pandemia, através da observação de alunos do ensino público do Estado do Paraná, estudantes da escola Estadual Santa Rosa, na Cidade de Curitiba. A Secretaria da Educação do Paraná entendeu que essa relação ficou prejudicada com o fechamento das escolas por um período tão longo e por isso autorizou a reabertura das escolas, na modalidade hibrida, mesmo que, os alunos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. As elites romanas E os libertos – as representações do patronato no satyricon.André Eduardo da Silva Soares - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):103-114.
    Como sabemos, as relações sociais na República Romana Tardia e no Alto Império eram baseadas em redes de interdependências pessoais conhecidas como patronato. Nesse artigo analisaremos dois trechos de discursos do Satyricon, para identificar conflitos presentes na sociedade romana do Alto Império. Demonstraremos que o autor do Satyricon, por meio de atos de nomeação e representações, impunha um modelo de organização social de acordo com os valores das elites romanas. Utilizaremos alguns elementos do método semiótico de leitura isotópica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita.Cecilia M. A. Goulart & Maria Cristina Corais - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):76-97.
    RESUMO Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  49
    Representation in the educational process: celebration and spectacle.Wilson Alves de Paiva - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):27-42.
    RESUMO:No intercurso das relações sociais, o homem passa da representação dos objetos para a representação de si mesmo. Pelo relato do Segundo discurso, a ordem social fez dos acontecimentos um espetáculo enganoso porque, em vez de unir as pessoas, acabou por separá-las, interpondo o fenômeno, o parecer. Se o mundo se tornou, dessa forma, pura representação e a vida, uma encenação, a melhor máscara a ser colocada é a de um homem civil, e o papel a ser desenvolvido (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Corpo imagem: estereótipos e imagens de controle de mulheres trans e travestis e de homens cis negros.Manuela Azevedo Carvalho & Luciana Aparecida de Miranda - 2024 - Odeere 9 (2):72-93.
    A imagem corporal é constituída pela concretude material visual, mas também pela representação construída e compartilhada no imaginário social coletivo, a partir da significação sociocultural historicamente atribuída aos significantes que a compõem, como a cor da pele e os elementos que denotam gênero, numa perspectiva binária. Este texto toma o corpo como objeto, para discutir como a imagem e o imaginário social coletivo, alimentados por elaborações e representações socioculturais acerca de imagens corporais visuais e conceituais, atravessam as relações (...) de travestis e mulheres trans e de homens cis negros. Nas análises, o conceito de “imagem de controle” (Collins, 2019) foi a ferramenta teórico-metodológica fundamental para compreender como são atribuídas, a suas imagens visuais corporais e a suas representações, significações socioculturais, que remetem esses sujeitos a posições subalternas e, por vezes, à abjeção, legando-os a estereótipos negativos que funcionam para estruturar discriminações nas interações nos mais diversos espaços de sociabilidades e posições subalternizadas na hierarquia das desigualdades sociais, dissimulando condições sociais construídas como naturais e imutáveis. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    Panóptico Digital e Estruturas Psicopolíticas.Fabiano Corrêa da Silva Couto - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):106-123.
    Este artigo discute o conceito de "panóptico digital" e seu papel na sociedade contemporânea. O filósofo Byung-Chul Han introduz a idéia do "panóptico" - inicialmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século 18 - para descrever uma forma de controle e vigilância presente na sociedade moderna. São discutidos os efeitos das tecnologias digitais no acompanhamento e controle do comportamento individual, bem como a ameaça que isso representa para a privacidade e a autonomia. Também discute o conceito de "psicopolítica" e como ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Homo digitalis: governo e construção de subjetividades em um mundo digital.Rone Eleandro Santos - 2020 - Sofia 8 (2):128-144.
    Partindo do viés determinista da tecnologia veremos que esta tem poder suficiente para estabelecer formas-de-vida específicas, configurar a atividade humana, estruturar os comportamentos individuais e coletivos para produzir resultados desejados – entre estes está a construção condicionada e controlada de sujeitos sob encomenda. A ideia de uma razão tecnológica que constrói subjetividades pré-determinadas liga-se à noção foucaultiana de governamentalidade: um poder que se exerce sobre um conjunto de indivíduos através da estruturação dos possíveis campos de ação. Exercer o poder sobre (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Teatro, educação E comunidade.Anita Cione Tavares Ferreira da Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):21-33.
    RESUMO O artigo reflete sobre a pesquisa em andamento da autora, na linha de processos educacionais em artes cênicas, investigada pela via do Teatro em Comunidades, eixo específico abraçado pelo campo da Pedagogia do Teatro e fundamentado pela obra dos mestres contemporâneos Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire. O ponto de tensão desta discussão é o questionamento acerca da possibilidade de investigar a prática do Teatro em Comunidades como capaz de contribuir para construção de uma sistematização de procedimentos pedagógicos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Women in vietnamese confucianism from a femnist perspective.Lê Thị Ngọc Điệp, Trần Cao Bội Ngọc & Trần Phú Huệ Quang - 2024 - Aufklärung 11 (1):205-218.
    O confucionismo existe, na vida espiritual do povo vietnamita, desde muito tempo. A parte positiva do Confucionismo pode-se dizer que é o fato de ele contribuir para o fortalecimento das relações familiares, entre os parentes, bem como nas relações sociais de um modo geral; outra parte positiva consiste em motivar as pessoas a desenvolverem o gosto pela leitura e aprendizagem. Estima-se que a ética confucionista precisa ser provocada, a fim de contribuir para a construção da sociedade nos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    Developing high-quality human resources in Vietnam from the perspective of Marxist philosophy on human nature.Pham Thi Kien - 2024 - Aufklärung 11 (2):177-190.
    Este artigo analisa a visão filosófica marxista da natureza humana e como aplicar essa perspectiva no desenvolvimento de recursos humanos de alta qualidade no Vietnã hoje, tendo por base a metodologia materialista dialética e o materialismo histórico, com foco na natureza humana e no conceito de natureza humana como o total das relações sociais; analisa também, com base nos mesmos conceitos, os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de recursos humanos no contexto da industrialização, modernização e integração internacionais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Educação como possibilidade de efetivação “Social”: a proposta pedagógica do IEMA enquanto uma realidade transformadora.José Henrique Sousa Assai - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34598.
    A filosofia social ocupa um lugar de destaque no âmbito da teoria crítica: em primeiro lugar, ela possui a tarefa de pensar o “Social” explicitando as contradições em uma determinada realidade; em segundo, ao encetar a reflexão sobre o “Social”, – entendido pelas práticas, relações e instituições sociais enquanto condições constitutivas para o exercício da liberdade –, a pesquisa crítica, sob a perspectiva sociofilosófica, se endereça para a identificação, análise e solução dos problemas sociais. Nesse sentido, a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):36-55.
    O presente trabalho recupera a reflexão de Marx, acerca do desenvolvimento tecnológico, com base no seu famoso 13.º capítulo “Maquinaria e grande indústria”, pertencente ao Livro I de Das Kapital. Ao longo deste trabalho serão sucintamente analisadas questões fundamentais como a da acumulação de capital, a concorrência e a compulsão por mais-valia, o papel da luta de classes face a isto e a maneira como as relações sociais vigentes influenciam o desenvolvimento tecnológico. No final destrinçam-se as contradições da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    A normatividade da teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):115-131.
    O fundamento normativo da concepção republicana de justiça é a liberdade como não-dominação. Esse conceito de liberdade política compreende as relações sociais em igualdade de poder. A não-dominação representa a condição social de não estar submisso a capacidade de interferência arbitrária de outrem. A liberdade republicana pressupõe o desenvolvimento das capacidades humanas em sua plenitude. O potencial de desenvolvimento das capacidades humanas deve ser protegido pela estrutura jurídica do Estado. O Estado tem a função de equiparar os desníveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Axiomática Mortuária: Entre as Forças Produtivas Edestrutivas Do Dinheiro.Agnes de Oliveira Costa - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):1-15.
    O presente texto busca abordar, a partir da obra Capitalismo e Esquizofrenia, o problema do regime de violência historicamente específico do capital como relação social. Desde O Anti-Édipo, Deleuze e Guattari se esforçam para tematizar as relações sociais não só em suas especificidades, mas em suas diferenças de natureza. Apreender a forma das relações sociais em suas especificidades históricas implica, assim, apreender diferentes regimes de violências a partir dos quais tais relações sociais se estruturam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  55
    La producción imaginal de lo social: imágenes y estetización en las sociedades contemporáneas.Esteban Dipaola - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):68 - 84.
    Estudo teórico-conceitual que procura desenvolver uma análise contemporânea da cultura e das relações sociais a partir de imagens. Com motivo das mudanças nas sociedades capitalistas, interessa-nos refletir sobre as inter-relações entre essas transformações e o surgimento de novas práticas culturais que produzem novos exercícios do visual, da estética e do imaginal. Em suma, propomos um exercício teórico que tenta produzir novos conceitos para pensar e refletir criticamente sobre a estética e a produção visual das imagens no mundo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  23
    Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania.Priscila Maria de Freitas, Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali & Mário Valério Filho - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):47-60.
    As cidades brasileiras contemporâneas possuem espaços que ora privilegiam a realização de negócios e ora a construção de cidadania. Para compreender como são ocupados destes modos se faz necessário analisar as cidades; desde sua definição, passando pelo contexto político e econômico, para então compreender seu aspecto social. Assim, este artigo busca compreender se e em que medida as características dos espaços públicos impactam no processo de construção de cidadania. Analisando por meio de observação flutuante dois espaços públicos que são duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  21
    A ética marxista: aproximações conceituais, perspectivas políticas e educacionais.Antonio Carlos Souza - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):76.
    A ética como reflexão filosófica fundamental no sentido de investigar, explicar, esclarecer uma determinada realidade humana, a realidade moral, elaborando conceitos, teorias. O lugar da ética no pensamento de Marx e Engels e na tradição marxista: crítica às teorias e práticas religiosas e ao modo de produção capitalista, tendo como pilares: a concepção de homem como ser concreto, social e histórico, a ontologia imanentista, a visão materialista da história, as determinações e relações sociais e econômicas determinadas, a sociedade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Feminismos negros e decolonialidade.Claudia de Faria Barbosa & Edmeire Oliveira Pires - 2021 - Odeere 6 (1):257-286.
    A partir da conjectura de que a história e atuação de escritoras feministas negras é uma maneira de tensionar as relações sociais para resolver problemas oriundos da colonização, este estudo parte do pressuposto de que a inserção, teorização dos papéis e contribuições dessas autoras na educação corrobora para desconstrução de narrativas éticas e estéticas pautadas no viés eurocêntrico. Objetiva-se destacar a potencialidade do pensamento feminista negro, utilizando a categoria da interseccionalidade, para incluir possibilidades pedagógicas de fomento ao debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968