O trabalho manual dos monges : eclesiologia e práticas sociais

Horizonte 15 (48):1129 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo discute a representação Cisterciense do labor monástico. Ele baseia-se primordialmente em fontes polemistas e hagiográficas, tendo o intuito de entender como o discurso monástico sobre as atividades manuais, fora dos muros do mosteiro, se tornou, na Ordem de Cister, um importante elemento de construção identitária. Deseja-se reexaminar o lugar do trabalho manual nos discursos elaborados pelos monges, de modo a interrogar sobre as relações – no seio do monacato e globalmente nas sociedades medievais – entre representação do trabalho e modelo de sociedade. Não é por acaso que o debate monástico se torne agudo e mude de natureza na virada do século XI para o XII, fazendo emergir uma ideia do trabalho que não é mais exclusivamente um instrumento de penitência, mas também um meio positivo de distinção e de hierarquização no caminho da perfeição e, portanto, da salvação. Deste ponto de vista, a virada dos séculos XI e XII seria, através do novo monacato, portadora de um novo paradigma transmitido tanto pelas cartas, quanto pelos textos narrativos, das homilias ou das hagiografias. Assim, se os Cistercienses não romperam com a imagem ascética e penitencial do trabalho, o enriqueceram claramente com um valor positivo, a serviço de uma maior perfeição comunitária.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,795

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Homem: O Ser Do Trabalho Na Sociedade Civil Burguesa.Jean Michel de Lima Silva - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):109-123.
Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
Hume e Mandeville: sobre a Divisão do Trabalho, ou, o Mundo da Invenção.Pedro Paulo Pimenta - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):137-152.

Analytics

Added to PP
2017-12-31

Downloads
36 (#634,807)

6 months
8 (#613,944)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references