Results for 'Questão social'

947 found
Order:
  1.  12
    A questão social em Hannah Arendt: Apontamentos críticos.Adriano Correia - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):101.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  1
    A “questão social” no interc'mbio cultural francês-alemão: Gans, Marx e a recepção de Saint-Simon.Myriam Bienenstock & Hernandez Vivan Eichenberger - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):123-141.
    The article reconstructs the reception of Sansimonism in Germany. To this end, it shows how Hegelianism and Sansimonism were initially confused. Carové and Gans, however, immediately sought to mark the differences between the two. In Gans' case, however, the problem of the plebs, present within Hegel's thought, led him to positively re-evaluate Sansimonism and outline an autonomous understanding of the problem of poverty. Gans' reading is characterized in contrast to Marx's.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  36
    O pessimismo ea questão social em Philipp Mainländer.Flamarion Caldeira Ramos - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:35-50.
    TRATA-SE APENAS, NESTE ARTIGO, DE APRESENTAR EM SUAS LINHAS GERAIS O PENSAMENTO DE PHILIPP MAINLÄNDER , FILÓSOFO HOJE COMPLETAMENTE ESQUECIDO, MAS QUE JÁ TEVE LEITORES COMO NIETZSCHE, BORGES E CIORAN, E QUE A HISTÓRIA DA FILOSOFIA RECONHECE APENAS COMO DEFENSOR E PRATICANTE DO SUICÍDIO. MAIS DESCONCERTANTE, PORÉM, QUE AS CONSEQÜÊNCIAS EXTREMAS QUE MAINLÄNDER RETIRA DA FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER, É A SUA INTENÇÃO DE CONCILIAR O MAIS EXTREMO PESSIMISMO METAFÍSICO COM UM PENSAMENTO POLÍTICO SOCIALISTA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  27
    A autogestão ea nova questão social: repensando a relação indivíduo-sociedade.Cinara L. Rosenfield - 2003 - Civitas 3 (2):395-415.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A incompletude da modernidade pela aporia da questão social.Bruno Boaventura Jr & Ivone Maria Ferreira da Silva - 2012 - Aletheia: Cuadernos Críticos Del Derecho 2:25 - 45.
  6.  14
    A questão do argumento social-ontológico na filosofia social: a instituição social como fonte de pesquisa crítico-normativa.José Henrique Sousa Assai - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):205-220.
    A filosofia social se ocupa fundamentalmente de três tarefas: pelo conceito sobre uma instituição, como ela funciona e como ela se efetiva. Nesse sentido, um desafio que se apresenta para a filosofia social, sob o ponto de vista da pesquisa crítico-normativa, é pensar a instituição social não só como espinha-dorsal da sociedade, mas, sobretudo, em pensar sua possibilidade vinculativa ao argumento social-ontológico com orientação à emancipação; ou seja, de que maneira a instituição social ocupa sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    “Mais IDH” e Filosofia Social: Uma questão de justiça social.José Henrique Assai - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):71.
    A gênese constitutiva da pesquisa crítica tem como base a análise da realidade social bem como a orientação à emancipação mediante o diagnóstico das patologias sociais ocorridas no interior de uma determinada realidade. Mesmo diante de tal tarefa e tomando por consideração o “Zeitgeist” hodierno de uma sociedade eivada de contradições, o pensamento crítico não está imune a constantes revisões em seus pressupostos. A exigência de tal posicionamento revisor passa a se constituir como um repto para a própria pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    A questão do valor em Saussure e em Volóchinov.Filipe Almeida Gomes - 2023 - Bakhtiniana 18 (3):e60878.
    ABSTRACT This text is theoretical and seeks to achieve a double objective. First, it aims to contribute to a more solid understanding of the theory of value derived from the thought of the Genevan linguist Ferdinand de Saussure. To do so, it presents the three different types of value that, according to Bouquet (2004), are included in the Saussurean theory: the value relative to the internal element, the value relative to the systemic element, and, finally, the value relative to the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    A questão algorítmica.Grayce Lemos & Marina Bazzo de Espíndola - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7362.
    Este artigo explora os desafios impostos pela implementação de sistemas algorítmicos e inteligência artificial (IA) em diversas plataformas que fazem parte da cultura digital hoje. O foco principal é analisar como a literatura científica recente relaciona a questão algorítmica com os fenômenos da pós-verdade e a crise da democracia, em um contexto onde a disseminação de fake news e a manipulação digital desempenham papeis centrais. A pesquisa mapeia artigos publicados nos últimos dois anos, pós-pandemia, identificando correlações entre a aparição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    A Questão Do “Comum”, a Alteridade No “Comum”.Reinaldo Furlan - 2024 - Kriterion: Journal of Philosophy 65 (157):e-42492.
    ABSTRACT The question of the “common” has earned prominence in capitalism’s current stage, marked by the regression of the welfare state, privatization of services essential to life, and aggravation of income concentration and social inequalities around the world, in tandem with the exponential increase in the production of goods and wealth. We will address the question of the “common” based on two current views on the subject, those of the pairs Negri/Hardt and Dardot/Laval, particularly regarding the latter pair’s critique (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    A questão judaica e as Glosas Críticas: Estado, direito e crítica da economia política na obra de Karl Marx entre 1843 e 1844.Lucas de Oliveira Maciel - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):103-128.
    Entre 1843 e 1844, em dois textos polêmicos, Sobre a questão judaica e Glosas críticas ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social”. De um prussiano, Karl Marx empreende sua crítica ao Estado e à sociedade civil-burguesa, após seu acerto de contas com o pensamento de Hegel, mas antes de seu estudo mais profundo de economia política. De um lado, o pensador faz a crítica da política, ainda que sem condições de fazer uma profunda crítica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Questão ambiental e coletivo de pensamento.Munir Jorge Felicio - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):213-234.
    Resumo: Para ampliar a compreensão das problemáticas ambientais atuais, este texto reúne as análises interpretativas de dois documentos, os quais, por possuírem perspectivas distintas, contribuem significativamente com o estudo da teoria fleckiana. São dois coletivos de pensamento desenvolvendo práticas científicas com intencionalidades advindas das opções teóricas e políticas, configurando um processo dinâmico de produção de conhecimento. A essência de cada um desses coletivos de pensamento consiste na ampliação e na disseminação da ideia transpessoal, por ela não pertencer, de forma exclusiva, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Contribuição à questão operária. Abordagem preliminar das relações entre classe, luta de classe e consciência de classe.Nair Heloisa Bicallho de Souza - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):13-32.
    [...] Eis aqui um tema audacioso. Certamente não se pretende esgotá-lo, tanto que a proposta é de realizar uma abordagem preliminar que permita apontar alguns aspectos polêmicos da questão operária numa perspectiva teórica. Trata-se, na verdade, de um exercício, uma discussão que se dispõe a recolher algumas contribuições consideradas expressivas e, ao mesmo tempo, subsidiam a ordenação dados de uma pesquisa sobre classe operária que pretende enfocar a greve como ponto de referência do movimento operário. Nessas condições, este trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Apontamentos sobre o papel social do professor de filosofia.Daniel Benevides Soares - 2024 - Perspectivas 8 (3):89-105.
    Partindo do tratamento da questão sobre a função social do filósofo, constroem-se os aportes teóricos para direcionar alguns apontamentos para uma temática semelhante: a função social do professor de filosofia. Serão propostas quatro funções sociais para o filósofo como aportes para a discussão a respeito do papel social do professor de filosofia. É para chegar a esses aportes que a investigação é dividida em dois momentos. No primeiro a função social do filósofo é discutida com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    Da questão técnica à ação comunicativa.Jetur Lima de Castro & Oswaldo Francisco de Almeida Júnior - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):6-20.
    Discute a ação comunicativa como meio para reconstruir o entendimento da mediação da informação em relação à discussão da ideologia da técnica. Como método, apresenta uma pesquisa qualitativa baseada em uma pesquisa bibliográfica. A mediação da informação é entendida como um fenômeno emancipatório, analisado da base técnica ao saber-fazer, com uma perspectiva crítica da teoria da ação comunicativa. O estudo confirmou elementos para uma compreensão dialógica entre a técnica e a ação comunicativa, o que pode permitir uma orientação com base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  44
    Ainda a questão de gênero – determinação ou luta Por reconhecimento?Helgis Torres Cristófaro & Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):29-42.
    Este texto pretende apresentar algumas posições sobre o problema do gênero, na modernidade. Partindo do diagnóstico de Foucault de que os processos de constituição e de produção do sujeito implicariam ter um modelo de autodeterminação de si, buscamos pensar o problema do gênero por duas vertentes: por um lado, uma proposta de Butler, em que a sexualidade não poderia ser determinada, pois ela sempre resistiria a qualquer forma de normatização; por outro, uma luta por reconhecimento da individualidade que procura incluir (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  36
    A doutrina social da Igreja Católica e os fundamentos do Serviço Social: o curso de Serviço Social da PUC Minas.Jefferson Pinto Batista - 2015 - Horizonte 13 (40):2315-2316.
    Thesis summary BATISTA, Jefferson Pinto.The social doctrine of the Catholic Church and the foundations of social work: the graduation course of Social Work at PUC Minas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Materialidade Simondoniana e a Questão da Informação.Solange Puntel Mostafa & Igor Soares Amorim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):27-45.
    A noção de informação cristalizou-se na área sob uma perspectiva da Teoria Matemática da Informação, sob o enfoque da comunicação, todavia, essa não é a única semântica possível. Gilbert Simondon utiliza o conceito de informação como elemento envolvido no processo de individuação. Em diálogo com a filosofia de Deleuze e as contribuições do pesquisador Faucher este ensaio explora a ontologia de Simondon a fim que recolocar o conceito de informação à Ciência da Informação. Para Simondon não há indivíduo físico, biológico, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    A outra face do crescimento econômico da américa latina: A questão dos meninos E meninas em situação de rua.Carlos Nelson dos Reis - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):117-126.
    O presente texto tem por objetivo esboçar um cenário da contradição: riqueza e pobreza na América Latina. Não pretende trazer nenhuma novidade e nem mesmo esgotar um tema, já tão discutido por analistas e estudiosos de diferentes posições tanto ideológicas como teóricas. A ideia é reforçar o indicativo do recrudescimento dos problemas sócio-econômicos da região, em razão das recentes iniciativas dos governos dos principais países de ajustarem suas estruturas produtivas no sentido de acompanharem os movimentos das estruturas dos países desenvolvidos. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  32
    Direito de excluir ou dever de acolher? A migração forçada como questão ética.Paolo Gomarasca - 2017 - REMHU 50 (25):11-24.
    The first aim of this paper is to examine if and why the European reaction to the migration crisis of 2015 can be considered anti-ethical. In order to argue this, the paper discusses the Global Approach to Migration and Mobility (GAMM), which since 2005 has been the EU's overall framework for migration and asylum policies. The second aim of the paper is to justify that an ethics of migration is possible, arguing in favor of the thesis that caring for refugees (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Quentin Meillassoux e Slavoj Žižek. A Questão de Deus Em Debate.Fabiano Veliq - 2023 - Dissertatio 57:51-68.
    O presente artigo tem em vista um tema recorrente na obra de Quentin Meillassoux que é aforma como o filósofo francês vincula o correlacionismo à uma posição chamada por ele de fideísta. Ouseja, para Meillassoux, o correlacionismo seria, em última instância, fideísta, e levaria à interdição tantodo ateísmo quanto do teísmo, aquele deixando de ser um problema ontológico e se transformando emum problema social. Quentin Meillassoux propõe procura explicitar o tema de Deus em algumas obras,tais como o livro After (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  36
    Has social justice any legitimacy in Kant's theory of right? The empirical conditions of the legal state as a civil union.Nuria Sánches Madrid - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):127-146.
    This paper aims at shedding light on an obscure point in Kant's theory of the state. It discusses whether Kant's rational theory of the state recognises the fact that certain exceptional social situations, such as the extreme poverty of some parts of the population, could request institutional state support in order to guarantee the attainment of a minimum threshold of civil independence. It has three aims: 1) to show that Kant's Doctrine of Right can offer solutions for the complex (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. Formação Social da.Erick Calheiros de Lima - 2007 - Princípios 14 (22):221-252.
    Pretende-se investigar aqui a conexáo entre intersubjetividade e normatividade a partir das filosofias do direito de Kant e Fichte. Na primeira parte, levanto a questáo da intersubjetividade jurídico-moral a partir de uma reconsideraçáo sistemática do direito em Kant. Na segunda parte, desenvolvo esta interpretaçáo dentro da própria Rechtslehre . Na terceira parte, investigo a possibilidade de uma leitura da passagem do direito privado ao público capaz de realçar os nexos intersubjetivos como pressupostos para a aplicabilidade do direito. Em seguida, considero (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    A peça Mãe de Alencar e as vozes sociais sobre a questão afro-brasileira.Angela Maria Rubel Fanini & Maria Domingos Pereira Ventura - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):176-198.
    RESUMO Este artigo analisa a peça Mãe, de José de Alencar, que tem por cenário o Rio de Janeiro da segunda metade do séc. XIX, retratando a escravidão africana doméstica. Fundamenta-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo, focalizando as vozes sociais sobre a escravidão presentes nas falas das personagens. A investigação leva o leitor a perceber os posicionamentos sobre a escravidão presentes no cotidiano nacional que migram para o interior do drama alencariano. Também se mobilizaram discursos historiográficos do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Química social e a meia-vida das Revoluções Moleculares.Benito Maeso - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    A partir de uma leitura do conceito de revolução molecular, apresentado por Deleuze e Guattari, busca-se analisar de que forma este pode indicar uma maneira inovadora de enfrentamento das formas de opressão que caracterizam a contemporaneidade como também entender a duplicidade contida em seu interior e o risco de seu funcionamento como caminho para reconfigurações mais opressivas ainda por parte do sistema capitalista, descrito como uma forma de vida que ultrapassa a questão da propriedade dos meios de produção para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  29
    Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação.Bernadete Maria Dalmolin, Robert Filipe dos Passos & Silvana Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:171-186.
    Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contexto da Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potente neste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensão estética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto. Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social é capaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussão é apresentada a partir de três seções distintas que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Social externalism: mind, thought, and language.Jonas Gonçalves Coelho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):167-192.
    My aim is to show that the externalist theses, "meanings are not in the head" and "thoughts are not in the head", do not necessarily imply the more extreme thesis that "the mind is not in the head". I consider this question in terms of the social externalism approach of Tyler Burge and Lynne Baker, arguing that the importance these thinkers attribute to language in questions relative to the mind does not mean either the reduction of the mind to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151-171.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia que os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social: algumas questões.Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):83-85.
    Com a criação de um periódico universitário na UFU, senti-me desafiado a colaborar com um artigo. Veio a preocupação: qual o tema? Mas, por que esta questão? Entende-se que não basta a simples proposta de um periódico publicado e se coloque qualquer idéia no papel para colaborar na revista. Enfim, deve-se evitar "escrever para publicar", pois isto não é o suficiente. Exposta a preocupação inicial, expõe-se o interesse pelo seguinte tema: “o recurso tecnológico na pesquisa social”. O que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Entre Silêncios e Sussurros: A Questão Do Acesso À Informação Sobre o ‘Louco’, Uma Análise Dos Prontuários Do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.Asy Pepe Sanches Neto & Marcia H. T. De Figueredo Lima - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):64-79.
    Buscando identificar os aspectos informativas de prontuários de pacientes internados por motivações sociais no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba em 1953 e de concepções foucaultianas sobre a construção da ‘loucura’ e do ‘louco’ na sua forte relação com modelo de sociedade, esta pesquisa indagou: se a loucura é uma construção social, que na modernidade implicou em segregação, qual a função do documento médico nesse processo? Espera-se que apresentem um conteúdo informativo sobre as doenças (viés informativo). Mas os prontuários daquela instituição (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  37
    Bullying a partir de uma narrativa biográfica: família e escola no cerne da questão.Milena Aragão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021015.
    A violência percebida – e vivida – por estudantes manifestase de múltiplas maneiras, no ambiente escolar, entretanto um dos tipos de violência que provoca grande dano físico e psíquico ao estudante é a agressão conhecida como bullying. Esse pode ser compreendido como práticas de atos violentos, intencionais e repetitivos de uma pessoa contra outra. Como decorrências, a vítima pode sofrer desde sintomas de ansiedade, depressão, baixo desempenho escolar, comportamentos antissociais e stress, até autoflagelação e suicídio. Partindo desse contexto, o presente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A Coerência Da Reflexão Rousseauniana No Contrato Social.Renato Moscateli - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:115-130.
    Resumo: O artigo discute os comentários de C. E. Vaughan sobre o Contrato social, em especial aqueles que levam o título de "Idéias principais do Contrato social, como modificadas pela influência de Montesquieu". Segundo Vaughan, nas páginas da obra em questão, Rousseau afasta-se do "raciocínio abstrato" que caracterizaria a primeira parte do texto, para aproximar-se cada vez mais da preocupação com os aspectos "concretos" da realidade política, sendo que Montesquieu e seu "método histórico" teriam se tornado, então, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  22
    Ética e justiça social em tempos de pandemia.Filicio Mulinari - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e42.
    Em face de uma possibilidade real de calamidade na saúde pública, junto com uma possível crise econômica posterior, muitas reflexões de fundo ético sobre políticas públicas surgem: devemos estabelecer limites econômicos flexíveis para combater o coronavírus? Até que ponto podemos restringir a liberdade de agrupamento na pandemia? É eticamente aceitável aumentar o risco do grupo mais vulnerável em prol de um melhor equilíbrio da economia? A resposta a tais questões envolve noções de éticas e políticas muitas vezes antagônicas. Tomando por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    A busca por reconhecimento e as demandas da justiça social: uma defesa do liberalismo de Rawls | The quest for recognition and the demands of social justice: a defense of Rawls’ liberalism.Lucas Mateus Dalsotto - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    A questão que o presente texto visa avaliar é em que medida duas objeções dirigidas contra o liberalismo criam dificuldades para a versão rawlsiana dessa teoria. A primeira objeção diz que as partes responsáveis pela escolha dos princípios de justiça são demasiadamente individualistas e que o raciocínio prático delas é amplamente instrumental. A segunda afirma que o método rawlsiano de justificação da justiça por meio de princípios enfraquece a prioridade de seu formalismo kantiano ao pressupor um compromisso substantivo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Ética da Libertação de Enrique Dussel: caminho de superação do irracionalismo moderno e da exclusão social.Ivanilde Apoluceno de Oliveira & Alder Sousa Dias - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):90-106.
    Este estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, tem como foco a Ética da Libertação de Dussel, com o objetivo de refletir sobre a relação entre o Eu e o Outro no campo social, debatendo a questão da exclusão social. A partir de sua ética analisa-se criticamente o discurso eurocêntrico moderno e a possibilidade de superação do irracionalismo moderno, por meio da razão crítico-libertadora. Está estruturado em duas partes: na primeira, apresentamos o olhar de Dussel sobre a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    O corpo deslizando sentidos: o en(tre)lace discursivo do político nas fronteiras com o social.Emanuel Angelo Nascimento - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):181-203.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a questão da materialidade significante do corpo no enlace discursivo do político imbricado nas fronteiras com o social, a partir das obras de Dan Halter. Para tanto, proponho um diálogo teórico-analítico entre a perspectiva dialógica desenvolvida pelo russo Mikhail Bakhtin e a perspectiva do materialismo-histórico, tendo como base o dispositivo teórico da Análise do Discurso francesa, a fim de analisar o objeto de estudo em questão na relação corpo, memória e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Ética da Libertação de Enrique Dussel: caminho de superação do irracionalismo moderno e da exclusão social.Ivanilde Apoliceno Oliveira & Alder Sousa Dias - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):90-106.
    Este estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, tem como foco a Ética da Libertação de Dussel, com o objetivo de refletir sobre a relação entre o Eu e o Outro no campo social, debatendo a questão da exclusão social. A partir de sua ética analisa-se criticamente o discurso eurocêntrico moderno e a possibilidade de superação do irracionalismo moderno, por meio da razão crítico-libertadora. Está estruturado em duas partes: na primeira, apresentamos o olhar de Dussel sobre a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. É o Género uma Construção Social?Teresa Marques - 2014 - In Mesquita Antonio Pedro (ed.), A paixão da razão. Homenagem a Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa,. pp. 561-578.
    É muitas vezes aceite que certas categorias, tipicamente as de género, raça, orientação sexual ou doença mental, são construções sociais e não divisões naturais no mundo. A distinção entre categorias naturais e categorias sociais, como pretende ser a distinção entre o sexo e o género, tem servido no âmbito da crítica e ciência social para advogar a abolição de certas normas sociais, e para a implementação de políticas mais equitativas. Contudo, há aspectos centrais do construtivismo que são pouco claros. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  18
    The challenge of a fraternal social coexistence. A reflection stemming from the essay “la sfida Della convivenza” by Alberto pirni.Israel Moura Barroso - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):747-768.
    ABSTRACT This article starts from the analysis of the work “La sfida della convivenza”, by Italian philosopher Alberto Pirni, to establish with it a dialogue around the principle of fraternity. In his essay, Pirni offers an essential lexicon to discuss the possibilities of social coexistence between different individuals, groups, communities and cultures in contemporary societies. The first part of the article offers a summary of the ideas of the author, who seeks to deepen the meaning of key concepts for (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O objecto e o âmbito da justiça social.Diogo Carneiro - 2016 - Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade Do Porto 33:99-108.
    Nesta comunicação exploro aquele que deve ser o objecto e o âmbito de uma teoria de justiça. Da resposta a estas duas questões depende a possibilidade de definir princípios de justiça que concebam uma sociedade justa. Assim, tenho em consideração as propostas sobre o objecto e o âmbito da justiça presentes nas teorias de Nozick (libertária), de Rawls (igualitária) e de Walzer (comunitária) e avalio topicamente cada uma das posições. Concluo tentando responder à questão: qual deve ser o objecto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Pensar a Política Outramente: Dos Imprevistos da História À Sabedoria da Justiça Social.Nilo Ribeiro Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):221.
    : A investigação tem como escopo debruçar-se sobre a questão do sentido do Político na obra do filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas. A tarefa se apresenta como desafiadora pois não há uma abordagem explícita sobre a temática do político em sua obra. Entretanto, o filósofo admite que a passagem da ética para a vida eminentemente social, graças à chegada do terceiro, introduz no âmago da relação dual, a questão da Justiça, da Política e do Direito etc. Com a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. (1 other version)Do Bem Comum da Visão Platônico-Aristotélica à Lógica Hobbesiana do Contrato Social.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1):267-298.
    Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico e o modelo jusnaturalista, o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que nas fronteiras deste último sublinha desde a questão que envolve Como nasceu o Estado?, proposta pela perspectiva historicista, que traz como fundamento o homem como animal político, até a leitura racionalista, que acena com o problema Por que existe o Estado?, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  28
    El pensamiento de Kant en algunas teorías recientes de justicia social.María Julia Bertomeu - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (4):573-582.
    Neste artigo, a autora aborda a questão da possibilidade de uma teoria da justiça social que seja compatível com a totalidade do sistema kantiano, examinando diversas posições acerca dessa problemática, seguindo-se a essa parte a exposição de sua própria posição no tocante a essa questão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  14
    Sobre “O ideal e a ideologia” em Para a ontologia do ser social de G. Lukács: novos comentários sobre o tema.Ester Vaisman - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):259-287.
    Ainda que a autora tenha se debruçado, em várias ocasiões desde 1984, sobre o problema da ideologia na obra postumamente publicada por Lukács, o objetivo geral do presente artigo é trazer comentários adicionais sobre o tema, decorrência de pesquisa mais profunda não só da Ontologia do ser social, mas também do próprio itinerário intelectual do filósofo húngaro. Autores que abordaram o tema são revisitados, configurando-se assim um quadro geral mais complexo da questão em tela.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Locke e Marx e o Tema da Desigualdade Social.Christian Lindberg - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O objetivo deste texto é discutir o tema da desigualdade social a luz reflexão filosofia de John Locke e Karl Marx. Se o primeiro atribui ao componente moral a origem, o segundo é enfático ao afirmar que o aspecto econômico é predominante. Entretanto, ambos guardam em comum a questão da propriedade, conceito fundamental para entender a argumentação de cada um. Ao concluir, tem-se ciência de que eles não só autores fundamentais, mas indicam elementos fundamentais que tendem a auxiliar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. As contribuições do anarquismo cristão para a educação: para além do prometeísmo social // The contributions of christian anarchism for education: beyond the social prometheanism.Gildemarks Costa E. Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):112-128.
    O objetivo deste trabalho é destacar as contribuições do anarquismo cristão para a educação e, de modo especial, para a superação do problema do prometeísmo social no campo pedagógico. Explora o pensamento do filósofo da tecnologia, sociólogo e teólogo Jacques Ellul, um dos expoentes do anarquismo cristão, com base em três elementos: a não violência como método de luta social, a concepção de natureza humana e, por fim, a questão da utopia. A análise desses elementos permite caracterizar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493. [REVIEW]Ricardo Bitun - 2011 - Horizonte 9 (22):493-503.
    Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Os Papéis Sociais Na Formação Do Cenário Social e da Identidade.Eduardo Simões Martins - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):40-52.
    Este artigo trata da questão dos papéis sociais na construção do cenário institucional, social e humano. Considera a padronização e o adestramento do ser humano, para a composição das relações sociais e dos status que se estabelecem de formas e com funções diversas pela sociedade que organiza e objetiva os mundos sociais e da pessoa humana enquanto individualidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 947