Results for 'O. Imperio'

951 found
Order:
  1.  53
    O império do direito, de Franz Neumann.Gustavo Pedroso - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:180-186.
    Resehna do livro O IMPÉRIO DO DIREITO de FRANZ NEUMANN.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  64
    Antônio Vieira: o império do outro mundo e o império deste mundo.André Rocha Cordeiro - 2016 - Horizonte 14 (41):206-212.
    RESENHA: MENEZES, Sezinando Luiz. Antônio Vieira : o império do outro mundo e o império deste mundo. Maringá: Eduem, 2015, 131p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    O império das palavras.François Warin - 1971 - Discurso 1 (2):31-50.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Império do Direito: teoria política e sistema jurídico na sociedade moderna, de Franz Neumann.Flávio Marques Prol - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. ¿ Imperialismo o imperio?: Razones y sinrazones de la polémica Negri/Petras.Francisco León Florido - 2002 - A Parte Rei 23:4.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  31
    A história ensinada sob o império da memória: questôes de História da disciplina.Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo - 2004 - História 23 (1-2):13-32.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O quarto imperio.Gustavo Barroso - 1935 - Rio de Janeiro,: J. Olympio.
    --Os quarto imperios.--O imperio de Carneiro.--O Imperio daLôba.--O imperio do Capricornio.--O imperio do Cordeiro.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  36
    Medicina Tropical: uma ciência entre a nação e o império.Flávio Coelho Edler - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Perspectiva Do Participante, Conceito Interpretativo e Dimensões da Interpretação: Três Elementos Para a Compreensão da Integridade Na Obra o Império Do Direito.Francisco Tarcisio Rocha Gomes Junior - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A obra de Ronald Dworkin é extensa e passou por quase 50 anos. Dessa forma, para entender seu significado e sua relevância é necessário debater de forma responsável seus principais conceitos para que enganos de interpretação sejam evitados. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é explicar claramente os conceitos de perspectiva do participante, conceito interpretativo e dimensões da interpretação. Por meio de pesquisa bibliográfica, a conclusão é que propor uma teoria da perspectiva do participante é uma ideia de Herbert (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    O Sacro Império Romano-Germ'nico - um irregulare aliquod corpus et monstro simile?Peter Johann Mainka - 2019 - Dialogos 23 (2):162.
    Resumo: Este artigo pretende fornecer algumas informações básicas sobre o Sacro Império Romano-Germânico na transição da Idade Média para os Tempos Modernos, enfocando a estrutura constitucional do Império; a dinastia dos Habsburgos, que reinaram no Império a partir do século XV até o seu fim em 1806 quase que ininterruptamente; e o período da reforma constitucional do Império no fim do século XV, quando o Império passou por uma fase de institucionalização e condensação. Enquanto outros países da Europa já tinham (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  83
    Greek comic fragments A. M. Belardinelli, O. imperio, G. mastromarco, M. Pellegrino, P. Totaro: Tessere. Frammenti Della commedia greca: Studi E commenti . Pp. 383. Bari: Adriatica editrice, 1998. Paper, L. 45,000. [REVIEW]Heinz-Günther Nesselrath - 2000 - The Classical Review 50 (01):12-.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    O estatuto jurídico Das perseguições dos cristãos no império Romano.Luis Alberto De Boni - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (s1):135-168.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O outro lado do Império: as disputas mercantis e os conflitos de jurisdição no Império Luso-Brasileiro The other side of the Empire: commercial disputes and jurisdictional.Cláudia Maria das Graças Chaves - 2006 - Topoi 7 (12):147-177.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    (1 other version)O “republicanismo social” no Brasil na passagem do Império à República.Adalmir Leonídio - 2007 - Diálogos (Maringa) 11 (1-2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Chegaste ao Império, meu amigo: o legado da narrativa imperial russa na poesia de Joseph Brodsky.Júlia Zorattini - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63260p.
    ABSTRACT This article aims to investigate the imperial element in the poetry of Joseph Brodsky through the lenses of post-colonial studies. Its ambiguity, informed by Brodsky’s experience as a poet in exile, as well as his personal cultural frame, echoes that of his poetic precursors. Thus, we briefly trace the history of the connection between Russian poetry and the imperial narrative, which began with the inception of the Russian Empire itself in the 18th century. Then, we explore the nuance of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O terceiro império português (1825-1975). Lisboa.Clarence Smith - forthcoming - Teorema: International Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    A crise do último império: a Guerra Fria e as décadas finais do colonialismo português.Adriano De Freixo - 2018 - Dialogos 22 (1):126.
    A partir dos anos 1950, no auge do processo de descolonização afro-asiática, Portugal sofreu diversas pressões internacionais devido à sua política colonial. Marcado historicamente por sua debilidade econômica, o país havia implementado um modelo colonialista baseado na abertura de seus domínios ultramarinos à atuação do capital internacional, em um modelo de colonialismo dependente. Este fato, aliado aos interesses estratégicos dos EUA e da OTAN, no contexto da Guerra Fria, fez com que as grandes potências acabassem esvaziando as pressões contrárias ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  38
    Marsílio de pádua sobre a translação do império.José Antônio de C. R. De Souza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):703-723.
    O primeiro capítulo versa a respeito do objetivo do que há de ser tratado. O segundo mostra de que modo o Império Romano permaneceu sem alteração durante trezentos e cinqüenta e quatro anos e cinco meses, governado por trinta e três imperadores. O terceiro aborda porque os Orientais, a saber, os Persas, os Árabes, os Caldeus e outras nações limítrofes se subtraíram do domínio do Império Romano. O quarto capítulo discorre sobre quais foram os principais povos que se rebelaram por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Cipriano: O iminente fim do mundo.Airto Ceolin Montagner - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):9-14.
    Cipriano, atuante bispo de Cartago em difíceis tempos de grandes perseguições aos cristãos, compõe um texto, um discurso apologético, no qual se dirige ao pagão Dimitriano, defendendo os cristãos de acusações a eles imputadas como responsáveis pelas desgraças e dificuldades por que passava o Império Romano. Aborda a temática do fim do mundo de modo original invertendo as acusações que o poder público atribuía aos cristãos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    Sidney E o direito de resistência.Alberto Ribeiro Gomes de Barros - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:15-32.
    A intenção do artigo é examinar a reflexão de Algernon Sidney no que se refere ao direito de resistência do povo contra governos tirânicos. Amplamente discutido por autores das mais diversas vertentes políticas, o direito de resistência ocupou um lugar de destaque no debate jurídico, teológico e político no decorrer dos séculos XVI e XVII. Além dos tradicionais argumentos apresentados por huguenotes franceses, monarcômacos escoceses e defensores da causa parlamentar durante as guerras civis inglesas, a defesa de Sidney do direito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul.Boaventura de Sousa Santos - 2018 - Coimbra: Almedina.
    Em "O Fim do Império Cognitivo" Boaventura de Sousa Santos desenvolve o seu conceito de «Epistemologias do Sul», delineando um universo teórico, metodológico e pedagógico que desafia o domínio do pensamento eurocêntrico. À semelhança de uma coleção de con.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23. O governo das paixões.Daniela Mordoch - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:189-218.
    O objetivo deste artigo é explicitar alguns pontos de aproximação e divergência entre Descartes e Espinosa no que diz respeito ao governo das paixões. Para tanto, utilizaremos alguns artigos do _Tratado das paixões_, que fundamentarão a análise cartesiana de império da vontade sobre as paixões a partir da condução da razão. Como contraponto, trataremos principalmente das proposições 7, 8 e 14 da parte IV da _Ética_ de Espinosa, na medida em que propõem uma moderação da força dos afetos baseada na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A racionalização do conflito império X papado no final do século XIII.Cléa Pitt Goldman - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):639-642.
    Transformações na sociedade medieval levaram no século XIII ao fortalecimento do poder temporal. A comunidade cristã, única dirigida pelo papa, era questionada. O conflito que resultou de duas forças - de um lado o poder real e de outro o poder papal - deixou claro que o poder temporal procurava se fortalecer e tomar-se independente do poder papal. Felipe, O Belo de França, que lançava o desafio, teve ao seu lado os legistas que fundamentavam sua argumentação, entre outros textos, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Los límites del imperio, la Revolución Bolivariana y el Socialismo del Siglo XXI.Carmen Bohórquez Morán - 2012 - Revista de Filosofía (Venezuela) 70 (1):98-122.
    La crisis actual del capitalismo neoliberal da muestra que el modelo que se intentó implementar de forma homogénea da signo de acotamiento y debilidad. Dicho de otro modo, no hay opción posible para la humanidad como no sea la de construir urgentemente una alternativa al capitalismo. Y en esta disyuntiva radical en la que el objetivo fundamental es el de construir o establecer una �forma histórica nueva� que busque ir más allá del capitalismo mismo y reemplazar efectivamente al mundo del (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Pontos de conexão e império da lei no debate Waldron vs. Dworkin.Gustavo Barbosa Estevão - 2023 - Controvérsia 19 (2):69-88.
    Proponho uma investigação do “debate” Waldron vs. Dworkin, discutindo o problema dos desacordos morais e se o judicial review é, de fato, válido. Na medida que Waldron desferiu severas críticas a Dworkin, defendendo que a “última palavra” deve ser do Legislativo, nesse cenário, apresento uma defesa à concepção de Dworkin. Chego à conclusão de que os autores, na verdade, não possuem uma discordância em si, mas pontos de conexão, segundo a qual somente é possível a deferência aos legisladores quando há (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    “Retornados ou os restos do Império”: um documentário para preservar a memória de Angola.Marilda Monteiro Flores - 2016 - Odeere 1 (1).
    A análise de depoimentos apresentados no documentário “Retornados ou os Restos do Império” permitirá observar as imagens que representam a África presentes na memória daqueles que saíram de Angola após o fim da guerra colonial e posterior independência. O exame de trechos do documentário permitirá refletir sobre as inúmeras possibilidades de análise no trabalho com uma obra fílmica, destacando a relação existente entre a película e o contexto em que foi produzida para a rememoração do evento que trouxe para Portugal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    “Os Colunas do Maranhão”: teias de intrigas em uma “remota província” do Brasil Império.Raissa Gabrielle Vieira Cirino - 2018 - Dialogos 22 (2):76.
    Inseridos em um quadro de instabilidades latentes marcado pela oposição entre “portugueses” e “brasileiros”, os sujeitos políticos do Maranhão se organizaram por diferentes vias para legitimar suas reivindicações por acesso aos empregos da administração imperial e ao erário provincial. Além das discussões em botequins, nas praças e instituições criadas após o processo de Independência no Maranhão, a suposta atuação da sociedade secreta Colunas do Trono e do Altar chamou a atenção. Através de uma interessante denúncia, averiguaremos a atuação de vários (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio.Manoel Vasconcellos - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):249-263.
    Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  93
    As celebrações nas igrejas da ordem terceira de São Francisco: festas e cultura entre os seculares franciscanos no Império português, século XVIII (The celebrations in the churches of the Third Ord. of St. Francis) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p306. [REVIEW]Juliana de Mello Moraes - 2011 - Horizonte 9 (21):306-320.
    Resumo As festas, durante o século XVIII, desempenhavam um importante papel no cotidiano das associações de leigos e religiosas. As ordens terceiras franciscanas organizavam distintas celebrações no intuito de promover a instituição no campo religioso local, difundir suas devoções e, ao mesmo tempo, ampliar o seu recrutamento. Este artigo analisa alguns elementos constituintes das celebrações realizadas pelas ordens terceiras de São Francisco em diferentes cidades do império português (Braga e São Paulo), visando compreender o significado e a valorização atribuídos às (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    A organização militar (stratiotiké sýntaxis) e a estrutura econômica e política do império Persa na Ciropédia de Xenofonte.Vitor de Simoni Milione - 2024 - Araucaria 26 (56).
    Este artigo tem como objetivo analisar um aspecto da filosofia política de Xenofonte comumente negligenciado pelos interprétes: a organização militar, isto é, a hierarquia e a cadeia de comando, como o elemento que oferece a estrutura econômica e política do império Persa descrito na _Ciropédia_. A transposição desse modelo militar hierárquico confere à estrutura do Estado persa um caráter racional que visa, do ponto de vista econômico, a eficiência na produção de recursos e o equilíbrio fiscal; e, do ponto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  38
    Cristianismo e política na Idade Média: relações entre Papado e Império (Christianity and politics in the Middle Ages: the relations between the Papacy and the Empire) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p53. [REVIEW]José D'Assunção Barros - 2009 - Horizonte 7 (15):53-72.
    O principal propósito deste artigo é discutir uma das mais importantes questões relativas à interação entre Cristianismo e Política nos vários períodos da Idade Média: a relação entre Império e Igreja. O tema será abordado com base no exame de alguns dos aspectos políticos e imaginários envolvidos nesta relação que, à partida, contrasta dois projetos de cunho universalista que terminam por se opor no contexto político e religioso do período medieval. Entre as questões examinadas, um ponto importante será constituído por (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    O Sonho Dos Ombros de Marfim: Marco Aurélio Frente À Missão Do Governar Roma.Aldo Dinucci - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (45).
    Analiso duas versões que nos chegaram do sonho de Marco Aurélio antes de ser indicado como sucessor de Antonino Pio, sonho no qual Marco tem ombros de marfim. Examino o sonho metaforicamente e passo a um sumário da vida de Marco, de sua infância ao império, terminando por compreender o sonho como uma prescrição onírica sobre qual atitude seria favorável a Marco no comando de Roma, bem como uma antecipação sobre sua capacidade de suportar grandes desafios durante o seu governo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    A escravidão e seus locais de memória – O Rio de Janeiro e suas “maravilhas”.Renata Figueiredo Moraes - 2017 - Odeere 1 (2).
    O Rio de Janeiro colonial e escravista é um contraste à ideia de cidade maravilhosa. Apesar do esforço atual de inserir o quesito “maravilha” na região portuária, foi por ela que milhares de africanos destinados a escravização chegaram. O texto reflete sobre o Cais do Valongo e o cemitério dos pretos novos, tratando-os como locais de memória do tráfico e dos descendentes de africanos escravizados. Os diferentes usos públicos e políticos feitos desses locais também serão tratados uma vez que tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Frankenstein e a vanguarda moral. Do império do direito ao domínio do judiciário.Alessandro Pinzani - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo tece algumas considerações sobre o chamado constitucionalismo da efetividade ou neoconstitucionalismo, limitando-se, contudo a discutir seus aspetos teóricos, sem analisar casos concretos. Primeiramente são apresentados de forma sucinta os princípios centrais do neoconstitucionalismo, em particular na formulação de Luis Prieto Sanchís; em seguida, são avançadas algumas considerações a partir das observações de alguns dos seus críticos, em particular Juan García Amado. As teses destes dois autores são complementadas com algumas observações do autor e de outros autores, que insistem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    “Do Jaborandi”: o estudo das produções vegetais brasileiras por Joaquim Monteiro Caminhoá (1875).Alex Gonçalves Varela - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (1):9-29.
    Joaquim Monteiro Caminhoá (1836-1896) foi um ativo cientista que atuou no Império do Brasil, tendo produzido farto conhecimento que foi publicado em revistas e anais. Dentre os artigos redigidos encontra-se Do Jaborandi, publicado nos Annaes Brasiliensis de Medicina, no ano de 1875. O objetivo do artigo consiste em realizar uma análise do supracitado texto e a sua contribuição para o processo de emergência e consolidação das ciências naturais no oitocentos em nosso país. Os autores que estudaram e classificaram o jaborandi, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    (1 other version)Natione Hispanus. Sobre la identificación de los hispanos en el Imperio Romano.Pablo Ozcáriz Gil - forthcoming - Araucaria.
    El objetivo de este artículo es poner de relieve que fue Roma la responsable de denominar Hispania al espacio geográfico que cuenta con los Pirineos y las costas mediterránea, atlántica y cantábrica como fronteras naturales. También de dotar a la palabra de una identidad propia. Este es el mismo término que a lo largo del tiempo evolucionó en tantos y tantos contextos históricos, administrativos, políticos y culturales y que terminó denominando a la España actual. El término fue asimilado por sus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O fim da metafí­sica segundo Habermas: ponderações à luz do pensamento heideggeriano.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2009 - Princípios 16 (26):107-134.
    Habermas anuncia em sua obra Pensamento Pós-Metafísico o fim da metafísica enquanto pensamento totalizador e auto-referente que pretende um acesso privilegiado à verdade. A desvalorizaçáo deste modo de pensar culmina na passagem para o que ele denomina de pensamento pós-metafísico, fazendo-se necessário um redimensionamento do papel da filosofia, visto que um novo cenário de pensamento se instaura. O presente artigo pretende problematizar, à luz da filosofia de Heidegger, os pressupostos habermasianos que fundamentam a sua constataçáo do fim da metafísica. Neste (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    El monstruo: Filosofía e historia, o por qué José Ortega y Gasset no leyó nunca a Edward Gibbon.Antonio Lastra - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Solo con el mayor de los escrúpulos podría señalarse una extraña omisión en el planteamiento del problema central de la relación de la filosofía con la historia, una omisión que se reflejaría en ‘History as a System’ (Historia como sistema) del filósofo español José Ortega y Gasset, un texto que se había publicado antes en alemán con el título ‘Die Lage der Wissenschaft und die historische Vernunft’ (El lugar de la ciencia y la razón histórica’) y que, al publicarse por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Comentários literários, estilísticos E sintáticos sobre O epodo XI de horácio.Aline Chagas dos Santos - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):29-44.
    Augusto foi um governante admirável que, durante o longo tempo de seu império, fez com que a paz reinasse em Roma e com ela o mundo prosperasse. Pode-se considerar que durante seu império ocorreu o período mais produtivo da literatura latina. Apesar de o imperador ter se esforçado em garantir o triunfo da tradição romana, os modelos preferíveis sempre foram as produções gregas. A influência do helenismo revelava-se nas obras de escritores como, por exemplo, Horácio, considerado o mais autobiográfico de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    La herencia aristotélica de S. Freud, o de la denegación de la naturaleza femenina de la sexualidad.Gustavo Bustos Gajardo - 2024 - Otrosiglo Revista de Filosofía 8 (1):06-40.
    A partir de una presentación sistemática de los aspectos fundamentales de la teoría freudiana de la sexualidad, sus remanentes aristotélicos y la denegación del carácter material de la libido femenina el presente artículo tiene por objetivo tensionar el imperio del falo. Para ello, se reconstruye, inicialmente, la supuesta naturaleza masculina de la libido y como Freud repite, a su modo, los planteamientos de Aristóteles respecto de la figura del macho mutilado. Enseguida, el artículo se enfrenta a la aproximación misógina (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    De la Violencia al Amor. O del nudo problemático entre subjetividad, afecto y la constitución de lo político en la obra de Toni Negri.Virginia Fusco - 2024 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 92:21-35.
    Este articulo realiza un recorrido por algunos textos de Toni Negri con el fin de ofrecer, a pesar de los desplazamientos conceptuales presentes en su obra, una visión de continuidad. Desde Dominio e Sabottaggio hasta los más recientes Imperio, Multitud y Commonwealth se rastrea en su obra un mismo propósito: a saber, imaginar una forma organizativa que pueda dar cuenta de las fuerzas del trabajo vivo, así como la definición de una nueva gramática política capaz de hacer frente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  55
    On the edge of writing: communication between Indian Merchant and Portuguese authorities in East Africa.Luís Frederico Antunes - 2007 - Cultura:75-88.
    É difícil afirmar que o império português na Índia tenha sido, antes de mais, um “império da informação”, tal como Christopher Bayly se esforçou por comprovar, no caso do congénere inglês. Nesta matéria, como em muitas outras, faltam-nos ainda mais estudos. No entanto, parece óbvio que nos domínios portugueses na Índia – relativamente diminutos e muito descontínuos –, o conhecimento e a informação tiveram um papel muito importante no processo de assegurar o poder político, social e militar. O recurso às (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Experiência no estágio de História: desconstruindo preconceitos.Ana Cristina Peron, Valéria Machado & Claricia Otto - 2020 - Odeere 5 (10):320-333.
    Este relato apresenta recorte da experiência de estágio supervisionado de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018, na turma 2B do ensino médio. De modo específico, trata da metodologia utilizada nas aulas para debater sobre o período da Primeira República no Brasil (1889-1930). Tal metodologia foi centrada no trabalho com diferentes fontes: o samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense, Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós (1989); o Hino da Proclamação da República e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  50
    Sonhos nos textos bíblicos e na literatura talmúdica.Edgard Leite - 2007 - Horizonte 6 (11):21-34.
    Resumo Este estudo desenvolve uma análise do desenvolvimento do papel dos sonhos e das visões na literatura bíblica. Busca apontar as diferentes abordagens do tema segundo os diversos redatores bíblicos e seus os momentos históricos específicos. Pondo em relevo, principalmente, o papel da literatura profética e das ações do Estado como introdutores de uma relativização do caráter dos sonhos como elementos justificadores teológicos. Discutimos, a seguir, a recepção desse material pelos rabinos, autores do Talmude. Apontamos que a discussão rabínica sobre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann.Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel & Jardelino Menegat - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021032.
    Este ensaio teórico tem como objetivo central analisar e debater o pensamento, principalmente na área educacional, do pedagogista e filósofo austríaco Otto Willmann, considerado o fundador da pedagogia social moderna. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que faz uso, em primeiro plano, da única obra do autor traduzida para o português e de outras escritas por comentaristas contemporâneos, bem como textos recentes de reflexão, nos quais são analisados o contexto histórico, as influências que ele sofreu, como as teorias de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Satyricon E memórias póstUmas de brás cubas : Uma leitura burlesca E cômica acerca dos vícios da sociedade.Ana Paula Vasconcelos - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):69-80.
    Tentaremos analisar o riso burlesco, erótico e satírico da obra de Petrônio, característico da sátira menipéia e do conto milesiano, como nos atesta Enylton Sá Rego na obra O calundu e a panacéia:Machado de Assis, a sátira Menipéia e a tradição luciânica ( 1989) e, também, Ettore Paratore no livro História da literatura latina (1987). A incursão do riso no Satiricon segue um caminho erótico e libertino e, para embasar teoricamente essa questão, buscamos o estudo do filósofo francês Michel Foucalt (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    A imagem nos manuais do ensino primário do Estado Novo.Filipe Mascarenhas Serra - 2005 - Cultura:151-176.
    A empatia entre a Imagem e o Poder nunca escapou à especial atenção dos autocratas. Salazar não foi excepção. Nos manuais do ensino primário, o Estado Novo estaria presente com grande simplicidade formal mas nem por isso inocente: a família, o império colonial, a sã convivência das classes sociais e das raças, as grandes obras públicas, o culto do Passado, o Cristianismo, a cultura popular ou ainda a propaganda das organizações do regime, como a Mocidade Por­tuguesa. Em todas as ilustrações, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A relação: os padres da Igreja com a educação antiga.Pe Vital Corbellini - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    A dialética Das duas cidades na teologia/filosofia da história de santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1053-1069.
    Em sua obra A Cidade de Deus, Santo Agostinho procura definir e relacionar dialeticamente os conceitos de Cidade de Deus e Cidade terrena, considerando a origem, natureza, desenvolvimento e fins das duas cidades. É aí que encontramos a sua teologia-filosofia da história, que nos faz identificar as duas cidades com certas realidades históricas: Cidade de Deus como sendo a Igreja, Cidade terrena como sendo o Império Romano. Contudo, Agostinho adverte que estes termos não são sinônimos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 951