4 found
Order:
Disambiguations
Manfredo Araujo de Oliveira [4]Manfredo Oliveira [1]
  1.  10
    Da Filosofia da Subjetividade À Filosofia Do Ser: Resumo Programático.Manfredo Oliveira - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):232-257.
    Apresenta-se aqui a tradução para o Português de um capítulo do livro Subjektivität und Vermittlung. Studien zur Entwicklung des transzendentalen Denkens bei I. Kant, E. Husserl und H. Wagner (München: Wilhelm Fink Verlag, 1973, [p. 294-322]), de Manfredo Oliveira. O livro foi originalmente a sua Tese de doutorado, defendida em 1971, na Universidade Ludwig-Maxmilian de Munique. A tradução é do próprio autor, revista pelo Prof. Evaldo Sampaio. Em complemento à entrevista concedida por Manfredo Oliveira que integra este dossiê, a tradução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    É a dialética, no sentido da tradição, Uma dogmática objetivo-metafisica?Manfredo Araujo de Oliveira - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):637-656.
    K. O. Apel vê na Dialética uma dupla tarefa. Ela, por um lado, tem que ser um método de estruturar o discurso filosófico; por outro lado, ela tem que dar conta da historicidade com seus fatos contingentes. Se o primeiro aspecto predomina e é levado às últimas consequências, a historicidade desaparece e os fatos perdem sua contingência, como em Hegel e Marx. Se o segundo aspecto predomina e é levado a sério, o método deixa de ser método. A Hermenêutica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Formulação especulativa do pensamento transcendental: A dialética enquanto radicalização do pensamento transcendental.Manfredo Araújo de Oliveira - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):831-844.
    Klaus Hartmann interpreta a Dialética como uma radicalização do pensamento transcendental. A opção ontológica, tal como ela é feita pelo autor, significa que o método transcendental transborda, sai de seus limites clássicos, sai de si mesmo e se constitui como filosofia dialética. As categorias, ligadas umas às outras por relações de negação, só possuem fundamento e legitimação enquanto são mediadas por um grande "sujeito conclusivo", que é o próprio pensamento enquanto ideia absoluta.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  39
    O debate sobre a dialética hoje.Manfredo Araújo de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):897-925.
    O artigo tematiza a controvérsia contemporânea a respeito da estrutura e da legitimidade da dialética enquanto discurso humano. No contexto atual deste debate se articulam duas tendências interpretativas da estrutura da dialética: a que vincula a dialética ao mundo vivido, cuja racionalidade se distancia profundamente da racionalidade vigente nas ciências modernas, aproximando-se da hermenêutica ou da retórica. Uma segunda direção interpreta a dialética enquanto reflexão transcendental, em última instância, como a lógica de uma filosofia do absoluto, ou seja, como o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark