Results for 'Kant. Antropologia. Ética. História da Filosofia'

955 found
Order:
  1.  7
    Kant among French, English and Germans.Gabriel Martins Ferreira - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):459-486.
    This paper aims to establish theoretical guidelines for understanding the relationship between ethics and anthropology in Kant's thought. Contrary to a particular line of interpretation dominant in specialized research on Kant, this article seeks to promote a historical-philosophical investigation, which contextualizes in Kant's thought the moment when three philosophical currents intersected, causing the guidelines of his debate about the concept of autonomy and perfectibility, namely: the philosophies of Hutcheson, Wolff and Rousseau. In this first part, Kant's discussion with Hutcheson and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. La antropología ética de Kant: Camino hacia una interpretación sustancial de la Filosofía de Historia.Angel Poncela González - 2004 - El Basilisco 34:49-58.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  74
    Grandeza E limites da filosofia prática de Kant.Vittorio Hösle - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):99-119.
    O presente trabalho destaca o grande valor da filosofia prática kantiana, que se constitui, sem dúvida, num marco na história da reflexão ética ocidental. Num segundo momento, o autor apresenta algumas críticas a determinadas posições kantianas, destacando, no entanto, que uma reflexão ética adequada para 0 nosso tempo terá, necessariamente, de levar em consideração a fundamentação metafísica da Ética defendida por Kant.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  19
    A definição foucaultiana de antropologia e os limites da filosofia crítica.Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro & Vitor Vasconcelos de Araújo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):553-577.
    O principal objetivo deste artigo é articular a noção de antropologia, contida na tese complementar de Foucault a História da loucura, Gênese e estrutura da Antropologia de Kant, e em sua obra de 1966, As palavras e as coisas, reconhecendo no uso deste conceito uma cumplicidade teórica entre os dois textos. Em segundo lugar, procuramos entender os motivos que levaram Foucault a abandonar Kant como referência crítica às ciências humanas. Ao desvencilhar-se da filosofia kantiana, o pensador francês é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    (1 other version)Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    O desafio das biotécnicas para a ética e a antropologia.Eve Marie Engels - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):205-228.
    Somos testemunhas e participantes de transformações profundas da ciência, técnica e Lebenswelt, que as gerações futuras possivelmente considerarão uma revolução. Como surgiu essa evolução? Em que se fundamenta esta necessidade de uma elucidação da pergunta pela essência do homem e dos demais seres vivos? Este artigo tenta dar uma resposta provisória a tais questões, recorrendo a posições clássicas da antropologia filosófica e a acontecimentos relevantes na teoria das ciências e na história das ciências. Em seguida, a autora apresenta sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Vilém Flusser: “Transcensão” de Patricidade: O “Lugar” de Flusser Na História da Filosofia Brasileira.Wanderley Dias da Silva - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-27.
    Começaremos com uma exposição (crítica) de um “suposto” processo de marginalização intelectual que Vilém Flusser sofreu na história da filosofia brasileira. Mas esta exposição será um “pré-texto” para aproximarmo-nos daquilo que chamaremos de “fulcro de todo o pensamento filosófico” flusseriano: a ideia de transcensão. Trataremos primeiro de demonstrar - numa conversa triangular entre Flusser, Benedito Nunes e Clarice Lispector - que “transcensão” é a “originalidade” com a qual esse filósofo de língua portuguesa buscou superar o modo de pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Lições de Ética - Immanuel Kant (Estudo Introdutório [extrato]).Bruno Cunha - 2018 - In Bruno Cunha & Charles Feldhaus (eds.), Lições de Ética - Immanuel Kant. pp. p.7-53.
    No centro da filosofia moral de Kant está sem dúvida sua doutrina do imperativo categórico. Por esse motivo não é de se surpreender que a Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785), na qual Kant explica, em detalhes, essa doutrina pela primeira vez, tenha sido o foco da atenção por décadas. Mas há alguns anos é observável uma significativa mudança na literatura que é univocamente bem vinda: ao lado da pesquisa das Doutrinas da Virtude e do Direito publicadas por Kant (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    Presença da filosofia e da antropologia em Totem e tabu: Freud, entre Kant, Hegel, Frazer e Schopenhauer.Josiane Bocchi, Rodrigo Barros Gewehr & Luiz Eduardo Prado de Oliveira - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):257.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
    _Resumo_: este artigo analisa a interpretação de Foucault sobre Kant com o foco na complexidade das relações entre o trabalho filosófico, em geral, e o mundo concreto. O escopo do artigo é delimitado por esta análise de Foucault, especialmente, sobre dois textos de Kant: _O que é o iluminismo? _e _Antropologia de um ponto de vista pragmático_. Investiga-se a possibilidade de um acesso a um espaço anterior a qualquer orientação ética específica, deslocando-se, assim, do conjunto de elaborações éticas da tradição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Estratos de lo social: reconstrucción de un concepto de sociedad presente en la filosofía práctica de Kant.Martín Fleitas González - 2021 - Con-Textos Kantianos 1 (13):365-384.
    El artículo reconstruye tres estratos de un concepto de lo social que puede encontrarse en la filosofía práctica de Immanuel Kant sin recurrir a sus textos de antropología e historia. Para ello se especifican las nociones de coexistencia humana y coacción recíproca universal que describe en su Metafísica de las costumbres, con el fin de indicar que con ellas no cabe referirse a una sociedad, sino a la forma de una. Posteriormente se reconstruyen algunas coordenadas de la “comunidad ética” presentes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  61
    Sobre a sistematizabilidade da filosofia da história de Kant.Christian Hamm - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):67-88.
    São muitas e, até hoje, muito controvertidas as opiniões referentes à função e ao lugar sistemático da filosofia da história de Kant no todo do seu projeto crítico-transcendental; nem há consenso quanto à importância ou relevância filosófica dos diversos escritos em que Kant aborda e defende os seus teoremas histórico- políticos. – No presente trabalho, pretende-se interpretar a “doutrina” histórico-filosófica kantiana – não obstante o seu caráter fragmentário e até aparentemente nem sempre coerente – na perspectiva da sua (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Ampliação da Imagem Arquitetônica Como Sistema Na História da Filosofia.Rodrigo Andia Araújo - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):93-106.
    A possibilidade mesma de uma arquitetônica da razão pura não é apenas uma imagem reguladora ou metafórica que caracteriza e compreende o sistema das faculdades de conhecimento, mas antes um conceito que modela profundamente a razão e a sua construção na história da filosofia. Mesmo que a história filosófica seja para Kant negativa e inteiramente conflituosa do ponto de vista conceitual, ou mesmo que ela, antes da Crítica, não tenha conquistado um destino tão duradouro, a razão não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Substância Na História da Filosofia.Lia Levy, Carolina Araújo, Ethel Menezes Rocha, Markos Klemz Guerrero & Fábio Ferreira de Almeida (eds.) - 2023 - Pelotas: NEPFil online.
    A coletânea apresenta, sob a forma de artigos, problemas e soluções associados ao conceito e substância ao longo da história da filosofia. Sem pretender exaurir esse percurso, a coletânea contém 29 artigos redigidos por diversos especialistas brasileiros em Filosofia. Sua proposta é oferecer uma visão clara, acessível, precisa e atualizada desse recorte da história do conceito de filosofia, na expectativa de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e debate de filosofia no país. -/- The (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Hans Jonas e o profético na filosofia: sobre os 40 anos de Das Prinzip Verantwortung.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):2-19.
    O presente ensaio apresenta uma análise crítica do problema do profético na filosofia a partir de uma consideração da reflexão moral de Hans Jonas em Das Prinzip Verantwortung. Jonas demonstra ter seguido, bem de perto, deliberadamente ou casualmente uma sabedoria prática específica de Kant, a saber: a necessidade de fazer da filosofia um instrumento profético. O ensaio realiza, portanto, uma espécie de avaliação retrospectiva da fortuna do livro tendo em vista os seus resultados esperados, o que possibilitará de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  59
    O interesse teórico E o interesse prático da idéia kantiana de história como progresso.João Tescaro Junior - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:35-52.
    O objetivo deste trabalho é compreender os interesses teórico e prático da ideia kantiana de história como progresso. Nesse passo, pretende-se examinar como o interesse teórico da razão relaciona-se com a filosofia da história de Kant e em que medida ele diferencia-se do interesse teórico referente ao conhecimento objetivo, ao assumir a forma de ideias heurístico-regulativas. Contra aqueles que não admitem o interesse teórico na filosofia da história de Kant, pretende-se defender não somente a sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Storia dell'etica contemporanea: da Kant alla filosofia analitica.Luca Fonnesu - 2006 - Roma: Carocci.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    Hegel Versus Kant: Imagem, Conceito e Tempo Na Ideia de Uma História Filosófica da Filosofia.Rodrigo Andia Araújo - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):175-194.
    Kant e e Hegel não parecem ter sido indiferentes ou até mesmo insensíveis ao tema da história da filosofia. Ambos procuraram inseri-la, por meio do uso das metáforas da razão, no sistema racional do conhecimento, de modo que pudessem recuperar, por assim dizer, a sua dignidade filosófica. Mesmo se tratando de épocas bem distintas uma da outra, cujo método filosófico kantiano da Crítica muito se opõe com a dialética hegeliana da razão, ambos não parecem entrar em desacordo com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Dialética do recomeço: Mendelssohn e a refundação moderna da metafísica como história da filosofia.Fábio Mascarenhas Nolasco - forthcoming - Kant E-Prints:244-285.
    Este ensaio busca oferecer uma coleção de materiais historiográficos, em sua maior parte traduzidos do alemão, a bem da contextualização mais detalhada do papel de Moisés Mendelssohn no debate filosófico alemão da segunda metade do XVIII, em especial no que concerne à provável influência de suas reflexões em Kant e Hegel. Inicio com a consideração das novidades trazidas à tona por M. Serres no que concerne à interpretação de Leibniz, e o faço com o intuito de introduzir em sentido amplo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    O conceito de génio nas lições de antropologia de Kant.Fernando M. F. Silva - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):677-702.
    RESUMO Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Da Filosofia da Natureza À Filosofia Moral: Análise de Uma Ética Animal Em Hans Jonas.Anor Sganzerla & Bruno Henrique do Rosario Xavier - 2021 - Dissertatio 52:185-212.
    As últimas décadas têm testemunhado uma profusão de teorias filosóficas que buscam reconhecer a moralidade de uma categoria tradicionalmente compreendida como neutra: os animais. Destituída de qualquer valor, a existência não-humana senciente foi deixada de lado por grandes nomes da ética ocidental (de Aristóteles a Kant), cujas teorias colocava-os, muitas vezes, sob o mesmo status de mera matéria destituída de vida. Contudo, desde o século XVIII, sobretudo na Inglaterra, os animais passaram a fazer parte do escopo compreendido por um sem-número (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Lições de Metafísica - Immanuel Kant (Estudo Introdutório) [Extrato].Bruno Cunha - 2022 - In Lições de Metafísica (Immanuel Kant). Editora Vozes. pp. 31-56.
    Esta edição contém a única transcrição estudantil sobrevivente das Lições de Metafísica de Kant da década de 1770. A Lição foi ministrada o mais tardar no inverno de 1779/80 e, portanto, antes mesmo da publicação da Crítica da Razão Pura (1781). Um exceção é, contudo, a parte sobre a ontologia que seguramente se remonta a uma Lição que Kant ministrou depois de 1781. Estas transcrições de Lições são de valor inestimável para a história do desenvolvimento da filosofia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    A História e a Determinação Das Ações Na Filosofia de Schopenhauer.Katia Cilene da Silva Santos - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):135-143.
    O texto investiga o modo como o problema da liberdade relaciona-se com o entendimento de Schopenhauer a respeito da história, buscando verificar se o filósofo admite uma determinação histórica dos atos humanos. Para isso, mostramos que o posicionamento de Schopenhauer em relação à história se deve, em grande parte, à sua oposição a Kant e Hegel, mas não somente a isso. Destarte, procuramos mostrar que o estatuto da história no pensamento schopenhaueriano não é resultado simplesmente de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Filosofia Prática de Kant Como Antídoto Ao Uso de Fake News.Maia José da Conceição Souza Vidal - 2024 - Princípios 31 (64).
    O presente artigo investiga o uso das denominadas fake news, no âmbito da política à luz da filosofia prática kantiana. O histórico das falsas informações, da utilização da mentira na política, a definição de fake news e pós-verdade, a propagação através da manipulação de dados são partes dessa análise e nesse sentido, refletimos como a filosofia prática de Kant, a partir de sua rejeição a mentira pode contribuir como um antídoto com o re-estabelecimento da verdade, da ética na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    Sobre as Resenhas de Kant às Ideias para uma filosofia da história da humanidade, de Herder.Isabel Fragelli - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã 21.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  33
    A amizade nos limites da simples moral: a concepção kantiana de amizade em relação à humanidade.Jean Christophe Merle - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):79-90.
    A concepção kantiana de amizade representa um momento decisivo na história das teorias da amizade. Contra os atuais intérpretes de Kant, neste artigo tenta-se mostrar que Kant abandona a concepção tradicional de amizade como uma relação dentro de um grupo aberto, e o seu ideal é a amizade em relação a toda a humanidade. Para mostrar isso, é preciso diferenciar acuradamente os elementos psicológicos da amizade, que Kant assume das teorias da amizade anteriores e simplesmente desenvolve, dos elementos genuinamente (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  42
    La imagen del ser humano: historia, literatura y hermenéutica.Javier San Martín & Tomás Domingo Moratalla (eds.) - 2011 - Madrid: Biblioteca Nueva.
    Los trabajos que aquí se presentan ofrecen una gran panorámica sobre la reflexión en torno a la vida humana y vienen a continuación de los expuestos en el libro Dimensiones de la vida humana tal como las ofrece la antropología española. Ahora se abordan esas dimensiones desde tres vertientes diferenciadas, la historia, la literatura y la hermenéutica. La vida humana es plural y así son también las vistas sobre ella. Un primer conjunto de textos trata de la imagen del ser (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    A esfera pública entre a Aufklärung e o antagonismo - a prioridade da filosofia social de Kant na reflexão sobre a história.B. Santos - 2024 - Con-Textos Kantianos 19:197-208.
    In this work I seek to explain the relationship between the substantially different characterizations of the public sphere made by Kant. In his writings on the Enlightenment, the productive component of this space is emphasized and the conditions that allow social and political progress to be fostered are identified. On the other hand, in the texts on the idea of a universal history, its antagonistic dynamics are rather emphasized. At first glance, the teleological history according to a plan of nature (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  77
    Foucault, Wind e a ironia de Kant.Pedro Paulo Garrido Pimenta - 2008 - Discurso 38:239-246.
    A tradução de Foucault da Antropologia de Kant, realizada como tese complementar à História da loucura na idade clássica e publicada pela primeira vez em 1964, é precedida, na edição que ora vem a lume (Vrin, 2008), de uma longa introdução originalmente apresentada à comissão julgadora e posteriormente omitida pelo autor – que contraria assim a recomendação da banca e prefere considerá-la como uma espécie de esboço preparatório ao dito “livro dos signos”, publicado em 1966 com o título de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. SIDGWICK, Henry. História da ética.Juliane Scariot - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):170-174.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Apresentação.André Berten - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):9-18.
    Os oitenta anos de Jürgen Habermas deram lugar a um grande númerode publicações, sublinhando a influência profunda e extensa de sua obra emvários domínios do pensamento contemporâneo: epistemologia, ética, filosofiapolítica, filosofia do direito, sociologia, psicologia social. Essas influências vêmtambém do fato de que o percurso intelectual de Habermas cruzou muitosoutros caminhos, seja em relação à história da filosofia (Kant, Hegel ouMarx, por exemplo), seja com respeito aos pensadores contemporâneos comquem ele travou diálogos fecundos e que marcaram momentos (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    Kant, os começos da Filosofia Analítica e o Wiener Kreis.Henrique Jales Ribeiro - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):883 - 899.
    O presente artigo brota da constatação de que, desde os sens inícios, com Frege, Russell e Wittgenstein, a filosofia analítica partiu do pressuposto de que Kant era o seu principal inimigo de entre os grandes autores da história da filosofia. Uma vez eliminados o papel fundamental da ideia de um sujeito de conhecimento e o psicologismo que daí se seguia, e reposto no seu devido lugar, quer dizer, depurado de implicações epistemológicas espúrias, o estatuto da lógica como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  23
    A crítica de Ernst Cassirer à antropologia moderna e a determinação do ser humano como “animal symbolicum”.Tobias Endres & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):411-429.
    O artigo examina os trabalhos completos de Cassirer, assim como seus escritos póstumos com relação à tese de Heinz Paetzold de que a filosofia de Cassirer sofre uma transformação em direção à antropologia em seu trabalho tardio, assim como a tese de Guido Kreis de que tal transformação da filosofia dos símbolos não é possível porque não pode garantir seu próprio fundamento. O autor demonstra uma continuidade no pensamento de Cassirer com relação ao tema da antropologia, segundo a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acíilio Da Sllva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, nomeadamente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Começo conjetural da história humana∗.Immanuel Kant - 2009 - Cadernos de Filosofia Alemã 13:109-124.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  10
    Guerra e paz em Kant e Hegel.Márcia Zebina Araújo da Silva - 2024 - Princípios 31 (64).
    O artigo analisa o conflito em Gaza a partir das filosofias da história de Kant e de Hegel.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética entre (...) e natureza. No texto, Adorno trata de dois movimentos de tal dialética: uma concepção de Lukács, para quem elementos da história se tornam naturalizados enquanto segundo natureza, o que pode ser exemplificado com o esquematismo hollywoodiano promovido pela indústria cultural; o segundo movimento, sob influência de Walter Benjamin, trata da transitoriedade histórica da natureza, quando resquícios arcaicos reprimidos pelo sentido histórico dominante ressurgem, tornando-se possibilidade de outra orientação histórica. Este debate se mostra importante justamente porque se encontra no cerne da relação entre economia-política/sociologia e psicanálise, os domínios teóricos mais relevantes para a primeira geração da Teoria Crítica. Por mais que pensemos que há uma antropologia implícita para Horkheimer e Adorno – que enxergariam o ser humano enquanto naturalmente agressivo e destruidor –, o nosso intuito é mostrar que, se a antropologia e a natureza são históricas, o ser humano age a partir da pulsão de morte justamente porque o meio social que o forma é ele mesmo dominador, violento, reificado e alienante. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  36
    Kant: O Federalismo visto da História.Viriato Soromenho-Marques - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):415 - 439.
    A teoria kantiana do federalismo foi objecto de várias tentativas recentes de revisão e actualização. No entanto, a perspectiva em que tal empreendimento foi levado a cabo, acusa uma deficiente concepção das articulações do federalismo, não apenas no interior da pensamento jurídico-político do mestre de Königsberg, mas na sua plena inserção no sistema crítico kantiano no seu conjunto. Neste artigo, o autor visa demonstrar que, longe de ser um obstáculo, ou uma espécie de resíduo metafísico, a filosofia kantiana da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  32
    (1 other version)A Rechtslehre e a Filosofia da história, de Kant.Clélia Aparecida Martins - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):241.
    O texto é dividido em duas etapas. Na primeira, constituída de três partes, são considerados os principais conceitos da Doutrina do direito de Kant, numa abordagem abrangente relativa: ao problema das relações entre o direito natural e o direito positivo, problema estreitamente conectado com o das relações entre estado de natureza e estado civil, direito privado e direito público; à doutrina da propriedade e sua conexão com o direito político. Ao tratar do direito nos seus diversos tipos tenciona-se indicar a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    A história da substituição da metafísica, contada pela Crítica da Razão Pura.Lucas Ribeiro Vollet - 2024 - Princípios 31 (64).
    A transição do modelo metafísico de produção de conhecimento sobre a necessidade, para o modelo científico moderno, exigia uma investigação filosófica dos seus fundamentos, que Kant forneceu nas últimas décadas do século XVIII. Séculos depois, a análise dessa fina operação ainda desvenda perspectivas de nossa auto-compreensão como seres capazes de representar a solubilidade dos problemas sobre a verdade em uma unidade cognoscível. Muito antes de abrir o debate sobre as condições cognitivas técnicas e formais (na ciência cognitiva e na semântica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Ética E Pessoa humana segundo O raciovitalismo hispânico: Contribuições da filosofia de Julián marías.Arlindo F. Gonçalves & José Marcelo Siviero - 2009 - Ideas Y Valores 58 (140):53-71.
    Se trata de exponer y examinar los argumentos del filósofo Julián Marías en relación con el problema de la ética de la persona humana, desde la perspectiva de la vida humana y de la Antropología metafísica. Integrante de la "Escuela de Madrid", su pensamiento ha sido inspirado por la filosofía rac..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    O conceito de memória na reflexão antropológica de Kant.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):449-474.
    RESUMO A história do estatuto, bem como da posição da memória entre semelhantes forças, desde a formação do conceito moderno da antropologia, durante toda a tradição leibniz-wolffinana, e até Kant, é uma história de mudança ascendente, de cristalização de ambos os predicados desta faculdade, e também uma de grande influência sobre a história do próprio pensamento antropológico. O presente ensaio propõe-se analisar como Kant receberia essa evolução, e como ele sobre ela actuaria. Isto é, centrando-nos nas “Lições (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá. [REVIEW]Elivaldo Serrão Custódio & Célia Souza da Costa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):96-117.
    O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do quilombo do Mel da Pedreira, localizado no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante nessa localidade tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo são abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A ética do poder na Historia da sexualidade de Michel Foucault in Numero Especial dedicado a Foucault.Aap Videira & U. Pinheiro - 1989 - Manuscrito. Revista Internacional de Filosofia 12 (2):35-48.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  39
    Ética, antropología y filosofía de la historia. Las Lecciones de Husserl de Introducción a la ética del Semestre de Verano de 1920.Javier San Martín - 1992 - Isegoría 5:43-77.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50. A fundamentação ontológica da estrutura ética do juízo estético no primeiro-romantismo alemão: para construção histórico-sistemática do Juízo Infinito.Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):73-99.
    Revisitando os fragmentos de Schlegel e Novalis em Blüthenstaub (2016), o artigo busca apreender o processo de ontologização que a argumentação kantiana relativa ao juízo estético sofre, quando assimilado por Schlegel e Novalis. Para isso, lemos a “Analítica do belo”, da Kritik der Urteilskraft (1974b), de modo a depreender como a estrutura ética do juízo estético, em Kant sugerida apenas pela cláusula do como-se, ganha em Novalis e Schlegel uma interpretação ontológica. Assim, desenvolvemos a figura do Juízo Infinito, conceito com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 955