Results for 'Informação semântica'

957 found
Order:
  1.  27
    Informação.Frank Thomas Sautter - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37290.
    Formulações da validade dedutiva clássica costumam recorrer explicitamente a modalidades: por exemplo, um argumento é classicamente dedutivamente válido se, e somente se, necessariamente se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também é verdadeira. Não é possível abolir completamente esse apelo ao discurso modal, porque a lógica clássica é o domínio das possibilidades. Não obstante, pode-se, por intermédio de uma semântica informacional, evitar que o usuário da lógica clássica tenha de manipular modalidades, ainda que elas estejam, de algum modo, imbricadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  72
    A tese da veracidade na teoria da informação fortemente sem'ntica de Floridi e o paradoxo de Bar-Hillel-Carnap.Bernardo Gonçalves Alonso - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):123-142.
    Neste artigo defendo que a Teoria da Informação Fortemente Semântica de Floridi – TIFS – está correta ao assumir a Tese da Veracidade, que por sua vez orienta a definição de informação semântica como “p é informação se e somente se p é constituído por dados bem-formados, com significado e verdadeiros”. Argumento que a teoria não é arbitrária, pois dá conta do desembaraço de conundrums filosóficos importantes, principalmente por evitar o paradoxo de Bar-Hillel e Carnap, (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  18
    Materialidade Simondoniana e a Questão da Informação.Solange Puntel Mostafa & Igor Soares Amorim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):27-45.
    A noção de informação cristalizou-se na área sob uma perspectiva da Teoria Matemática da Informação, sob o enfoque da comunicação, todavia, essa não é a única semântica possível. Gilbert Simondon utiliza o conceito de informação como elemento envolvido no processo de individuação. Em diálogo com a filosofia de Deleuze e as contribuições do pesquisador Faucher este ensaio explora a ontologia de Simondon a fim que recolocar o conceito de informação à Ciência da Informação. Para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Esboço de uma teoria sem'ntica da informação.Yehoshua Bar-Hillel & Rudolf Carnap - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):134-198.
    Neste artigo, Bar-Hillel e Carnap apresentam pela primeira vez as ideias básicas de uma teoria da informação semântica. O conceito de informação, baseado em sentença declarativa em uma dada linguagem, é definido pelo conteúdo descritivo expresso pelas sentenças. A quantidade de informação é calculada com base em um conjunto de funções lógicas probabilísticas sobre conjuntos de conteúdos descritíveis. Esta teoria tem aplicabilidade dedutiva e indutiva, significando um marco para o desenvolvimento das teorias filosóficas da informação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Uma reflexão filosófica-interdisciplinar sobre ética da informação.Gabriel Fefin Machado & Juliana Moroni - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6850.
    O objetivo deste trabalho é investigar a natureza ontológica e epistemológica do conceito de informação, focalizando inicialmente a Filosofia e Ética da Informação (EI), propostas por Floridi (1999; 2002; 2004; 2011; 2016), cujo fundamento teórico servirá de suporte para reflexões acerca da inteligência artificial generativa (IAGen), mais especificamente, o ChatGPT. O conceito de informação será abordado a partir de três vertentes na perspectiva filosófico-interdisciplinar: (1) realismo informacional, (2) ecologia informacional e (3) semântica informacional, segundo Gonzalez, Nascimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  26
    Impactos das tecnologias informacionais de comunicação na conduta: contribuições da teoria peirciana de informação.Max Rogério Vicentini, Valdirene A. Pascoal & Maria Eunice Q. Gonzalez - 2020 - Cognitio 20 (2):429-445.
    O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão acerca de relações existentes entre informação e ação, no contexto das tecnologias informacionais de comunicação. O problema central que guiará o artigo pode ser assim formulado: Qual é a influência da informação disponível nas TICs na ação autônoma? O direcionamento de pesquisas em relação ao conceito de informação possui geralmente uma orientação técnica, não focalizando questões éticas, ontológicas e epistemológicas, que são igualmente relevantes ao se tratar desse conceito. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Considerações sobre a Teoria da Informação Sem'ntica em An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap.Ralph Leal Heck - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):124-133.
    Esta apresentação identifica os principais conceitos envolvidos na teoria semântica da informação na obra An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap. Inicio indicando as influências e desdobramentos sobre a elaboração desta teoria, seguido dos principais conceitos que os autores usarão para tratar o conteúdo semânticodas sentenças. O ponto de partida são operações conjunto-teoréticas, inicialmente através das funções In e Cont. Mas a dificuldade com a adição os leva a especificar o conceito de informatividade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Pons Asinorum para a Lógica Proposicional Clássica.Frank Thomas Sautter - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (2):281-292.
    A Lógica Contemporânea dá pouca ou, mesmo, nenhuma atenção à construção de argumentos para uma conclusão dada, diferentemente do que ocorre nos Analíticos Anteriores, de Aristóteles. O procedimento de Aristóteles foi, posteriormente, compilado sob a forma de um diagrama lógico conhecido como “Ponte de Asnos” (Pons Asinorum). Neste trabalho proponho um procedimento para a construção de argumentos para uma dada conclusão, no âmbito da Lógica Proposicional Clássica, abstraído do procedimento de Aristóteles. Utilizo a noção de informação semântica como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Extração de infons em lógicas sentenciais polivalentes finitas.Frank Thomas Sautter & Amanda Lazzarotto Piccoli - 2022 - Cognitio 23 (1):e58525.
    Autor (2020) desenvolveu duas semânticas informacionais para a Lógica Sentencial Clássica, decorrentes da utilização de formais normais. A abordagem informacional em questão utiliza unidades mínimas de informação (infons) para realizar o trabalho lógico. Neste artigo, expandiremos a aplicação da abordagem informacional às lógicas sentenciais polivalentes finitas mediante um procedimento dedicado à extração de unidades mínimas de informação (infons). Tal procedimento decorre do trabalho com tablôs semânticos para Lógicas Sentenciais Polivalentes Finitas desenvolvido por Carnielli (1982).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Cognition and Content.João Branquinho - 2005 - Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Os tópicos e problemas filosóficos discutidos no volume são de natureza bastante variada: a natureza da complexidade computacional no processamento de uma língua natural; a relação entre o significado linguístico e o sentido Fregeano; as conexões entre a a agência e o poder; o conteúdo semântico da ficção; a explicação dos impasses éticos; a natureza dos argumentos cépticos; as conexões entre as dissociações cognitivas e o carácter modular da mente; a relação entre a referência e o significado. Estes tópicos deixam-se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Aspectos Éticos, Lingüísticos y Culturales En la Organización y Representación de la Información y El Conocimiento.Ingrid Ferreira Coutinho & Raimunda Fernanda dos Santos - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-7055.
    Su objetivo general es analizar cómo se consideran los aspectos éticos, lingüísticos y culturales en las producciones en el área de Organización y Representación de la Información y el Conocimiento a nivel nacional. Utiliza como metodología la investigación bibliográfica, exploratoria y descriptiva, basada en un enfoque cualitativo y cuantitativo. Para ello, se analizaron producciones científicas que cubren el tema, a través de consultas realizadas en la Base de Datos de Referencia de Artículos Periódicos en Ciencias de la Información (BRAPCI) y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Vantagens e limitações das ontologias formais na área biomédica.Stefan Schulz, Holger Stenzhorn, Martin Boeker & Barry Smith - 2009 - RECIIS: Revista Electronica de Comunicacao Informacao, Inovacao Em Saude 3 (1).
    Propomos uma tipologia dos artefatos de representação para as áreas de saúde e ciências biológicas, e a associação dessa tipologia com diferentes tipos de ontologia formal e lógica, chegando a conclusões quanto aos pontos fortes e limitações da ontologia de diferentes tipos de recursos lógicos, enquanto mantemos o foco na lógica descritiva. Consideramos quatro tipos de representação de área: (i) representação léxico-semântica, (ii) representação de tipos de entidades, (iii) representação de conhecimento prévio, e (iv) representação de indivíduos. Defendemos uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Trabalho, Informação e Conhecimento: Relendo Marx Na Era da Informação.Rodrigo Moreno Marques - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):47-71.
    Dentre os problemas que têm norteado nossas investigações, duas indagações ganham destaque. Como a informação e o conhecimento estão inseridos no arcabouço teórico de Karl Marx? Que janelas o pensamento de Marx nos abre para discutir do papel da informação e do conhecimento no universo do trabalho, na atualidade? Fazendo dessa perspectiva objeto de pesquisa, busca-se apreender a inserção da informação e do conhecimento no arcabouço teórico marxiano, tendo como referências principais O Capital, Teorias da mais-valia e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A Semântica Transcendental de Kant (4th edition).Zeljko Loparić - 2023 - São Paulo: DWWeditorial.
    Sobre esta edição A terceira edição de A Semântica transcendental de Kant (Campinas, CLE, 2005) encontra-se esgotada há vários anos. Este fato recomenda a sua reedição, tendo em vista o interesse que as edições anteriores suscitaram na comunidade kantiana brasileira. Desde a primeira edição em 2000, dediquei numerosos artigos e resenhas – publicados nas revistas Analytica, Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Manuscrito, O que nos faz pensar e Studia Kantiana, entre outras – foram dedicados à apresentação e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  16.  20
    Informação E novas ferramentas à pesquisa.Everson Luiz Zingano Júnior - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):277-281.
    Ao longo dos séculos as ferramentas de trabalho evoluíram constantemente e as ferramentas que se destinam à manipulação de informações não são diferentes. O surgimento da Informática e de recursos e conceitos que a impulsionaram, corno o computador pessoal, a interface gráfica e a multimídia, revolucionaram os processos tradicionais de criação e disponibilização de informações. O Folio Views é um exemplo de ferramenta de informação de última geração e está sendo utilizado pelo Projeto Integrado Urbanidade e Cidadania.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    (1 other version)Informação editorial.Editor Principia - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (2).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Política de informação.Roberto Unger - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):131-144.
    Trata-se de uma revisão narrativa da literatura cujo foco está voltado para aspectos históricos temporais da política de informação, não relacionando objetivamente com os numerosos estudos, definições e conceituações do tema. O objetivo está voltado para as facetas de poder, comunicação e controle que permeia boa parte da literatura encontrada, o que fortalece essa atividade eminentemente política como prática de governo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science, Science Direct, JStor, e o repositório informacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade.Laís Lupim Santos Gomes, Gleice Pereira & Lucileide Andrade de Lima do Nascimento - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):165-180.
    Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Uma abordagem matemática da informação: a teoria de Shannon e Weaver – possíveis leituras.Alzira Tude Sá - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):48-70.
    Este artigo busca analisar o conceito particular de informação ditado pela Teoria Matemática da Comunicação, rever a visão matematizada de Shannon e Weaver, tangenciando pelo tempo espiralado que antecede e vai desde a sua aparição nos idos de 1949, o seu “apagamento” por conta de outras teorias que lhe sucederam, seu retorno à cena pela via de estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores que se debruçam sobre questões que envolvem a informação, bem como a sua contribuição para a Ciência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Menos informação é melhor do que mais: Um puzzle sobre a teoria da titularidade de Nozick.Aluizio Couto - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):289-302.
    Minha intenção neste artigo é mostrar uma tensão na teoria da titularidade nozickiana. A tensão é entre a aplicação do princípio de retificação em condições epistêmicas ideais e as duas primeiras cláusulas da teoria. Para tanto, mostro que a aplicação do princípio nas condições acima descritas acarreta um resultado teoricamente estranho: ele é mais bem aplicado sob relativa ignorância do que em condições ideais, o que provavelmente indica que a teoria de Nozick é exageradamente rígida. A sugestão de fundo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    Informação Bibliográfica Sobre a liberdade religiosa.J. R. Da S. - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (4):396 - 399.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  38
    Descrição semântica E postulação de entidades.Celso R. Braida - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Nesse artigo eu proponho, partindo da distinção entre conceitos semânticos e conceitos ontológicos, a separação entre descrição semântica e postulação de entidades. A postulação de uma entidade implica o fornecimento de um critério de identificação, isto é, a verdade de uma asserção de identidade entre dois dispositivos de designação. Isso parece indicar que a existência da entidade seria garantida pela simples existência de um critério de identificação. Porém, esta é uma condição de significatividade para um termo referencial: que ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Semántica General: Una Ciencia Para la Vida Común.Laura Trujillo Liñán - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 18 (5):1-8.
    El lenguaje, los conceptos y las teorías científicas a partir de las cuales se han construido el mundo y la sociedad, han sido desarrolladas a partir de la influencia de intelectuales que dedicaron su vida a construir desde cero la ciencia como los griegos antiguos y más en concreto Aristóteles. Sin embargo, la ciencia no se apega a las situaciones cotidianas, la vida diaria, de aquí surge la teoría de la Semántica General por Alfred Korzybski que nos propone una nueva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  24
    Aritmética Semántica: un prefacio.John Corcoran & Gabriel Garduño-Soto - 2020 - Agora 39 (1).
    La teoría de números, o la aritmética pura, concierne a los números naturales mismos, no a la notación usada, y en particular no a los numerales. La teoría de ristras, o la sintaxis pura, concierne a los numerales como ristras de caracteres «no-interpretados», al margen de los números que puedan denotar cuando son usados. La teoría de los números es puramente aritmética, la teoría de ristras es puramente sintáctica… en tanto se considere el universo del discurso solo. La aritmética semántica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Variaciones semánticas del concepto de crisis en Walter Benjamin.Mariela Vargas - 2018 - Páginas de Filosofía 19 (22):33-50.
    La noción y la experiencia de la crisis son consustanciales a la modernidad, a su diagnóstico y su autocomprensión no sólo como crisis económica y política, sino, de modo más fundamental y abarcador, como crisis de la comunidad, de la transmisión y la tradición y, finalmente, como crisis de la modernidad misma. La obra de Walter Benjamin, en la medida en que constituye un esfuerzo de articulación filosófica de una serie de experiencias políticas, estéticas y metafísicas moldeadas por crisis, se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Informação e Comunicação nas Teorias de J. Habermas e N. Luhmann.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:37-48.
    O presente trabalho está amparado na hipótese segundo a qual os conceitos de comunicação, informação e intersubjetividade constituem divisores de águas entre as teorias de Niklas Luhmann e Jürgen Habermas. Mesmo assim, e, inclusive, devido à distância que separa os dois projetos teóricos, eles podem ser tomados como perspectivas teóricas extremamente úteis para uma melhor compreensão do homem e da sua sociedade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Informação e Ideologia: Diálogos Filosóficos No Âmbito Do Proselitismo Informacional.Jonathas Luiz Carvalho Silva - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):72-89.
    Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Autoinseminação e Informação a Educação Transforma Vidas.Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Luiz Felipe Barbosa de Souza & Rebecca Linda dos Santos Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8 (8).
    Neste capítulo demonstra-se a importância da educação cidadã para a vida de cada indivíduo que opta pela prática da autoinseminação, pois por meio das informações adquiridas, as pessoas teriam uma Competência Crítica em Informação, desenvolvendo dessa forma, certo entendimento de possíveis consequências e efeitos da técnica da Autoinseminação, fato que poderia levá-las à procura por técnicas mais seguras para satisfação do desejo de ter um filho. É exposto durante todo o embasamento que, quanto mais se conquista clareza e explicações (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    Implicaciones semánticas y metafísicas de la atingencia del Principio de no contradicción en "Metafísica" Γ 4.Fabián Mié - 2013 - Anuario Filosófico 46 (1):143-165.
    M. Wedin, R. M. Dancy y C. Kirwan sostuvieron que Aristóteles no restringe el dominio del principio de no contradicción a enunciados esenciales sobre sustancias, ya que el principio descansaría en la característica universal del ser por sí o en la esencia que pertenece a cualquier clase de entidad. En contra de esta lectura, trataré de mostrar que el PNC se vincula con la semántica de los términos sustanciales; analizaré dos argumentos principales de Metaphysics Γ 4, y extraeré algunas implicaciones (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Princípios à Filosofia da Informação.Ramon Ordonhes - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):46-60.
    As discussões e problemas que surgem a uma área em desenvolvimento, tal como se deu à Ciência da Informação, ensejam uma tarefa teórica “filosófica”, que se acomodaria, como dimensão fundamental deste campo de pesquisa, em debates cujas concepções e consequências discursivas escapam às formas com que se lidaria, cotidianamente, com o objeto de interesse da área e seus respectivos pressupostos. Nesse âmbito, visto como primordial, se colocariam em questão os alicerces e princípios que assegurariam o trabalho e a delimitação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Semantica: forme, modelli, problemi.Paolo Petricca - 2019 - Milano: LED Edizioni universitarie di lettere economia diritto.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    Semàntica i pragmàtica, contingut i context.Joan Gimeno-Simó - 2019 - Quaderns de Filosofia 6 (2):91.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Introduzione semantica alla logica matematica.Gian Carlo Meloni - 1975 - Milano: ISEDI.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    Informação Editorial.Principia Principia - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):00-00.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma teoria (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  76
    Exploração vocacional e informação profissional percebida em estudantes carentes.Mônica Sparta, Marúcia P. Bardagi & Ana Maria Jung de Andrade - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:79-88.
    Este trabalho investigou características sócio-demográficas e vocacionais em 59 alunos de baixa renda, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 48 anos. A maioria já prestou vestibular e tem escolha profissional definida. Os alunos relatam possuir pouca informação sobre profissões, processo de escol..
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Informação e Ambientes Organizacionais: Ensaio Sobre a Din'mica Dos Ambientes Informacionais Nas Organizações.Antonio Rodrigues de Andrade, Catarina Roseira & Aldo de Albuquerque Barreto - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):104-119.
    O termo informação ganhou relevância preponderante nas décadas finais do século passado, quando, a explosão informacional, potencializada pelas tecnologias emergentes, fez com que o seu tratamento ganhasse nova dimensão, devido ao seu ritmo cada vez mais crescente. A informação é um elemento fundamental das empresas que procuram a conquista da vantagem competitiva. Para utilizá-la de forma estratégica é importante saber que informações são adequadas, deixar as informações disponíveis e acessíveis, saber as informações relevantes, sua origem e a quem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Competencias Semánticas.Eduardo Gabriel Molino - 2014 - Dissertation,
    El presente proyecto de investigación se ubica en el marco del equipo Innova de la Universidad de Deusto. “El equipo Innova es un equipo de investigación interfacultaticio que tiene como propósito el desarrollo de la innovación desde una perspectiva multifocal, ya que trata aspectos tan diversos como: organizativos, formativos y estructurales.” En este contexto se espera que la presente investigación pueda realizar una aportación sustancial en lo relativo al papel que desempañan las Competencias Genéricas en los procesos de educación superior. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. La semantica della logica.L. O. Kattsoff - 1957 - Rivista di Filosofia 48 (4):416.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  23
    Competência Em Informação e Os Desafios Para a Sua Democratização.Maria da Graça Gomes Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):144-156.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  27
    A semântica de Eros no tempo patrístico.Ulysses Roberto Lio Tropia - 2006 - Horizonte 5 (9):106-128.
    O objetivo deste artigo é mostrar a semântica da palavra Eros dentro da tradição cristã. Limita-se a algumas dessas significações. A reflexão mostra a limitação dessa expressão na língua portuguesa. Seu significado é muito mais rico na língua grega. Se a tradição cristã carregou esta palavra de forma negativa, outros Padres leram-na em sintonia com Ágape e com outros significados. A relação mística a interpreta como uma relação “erótica” entre homem e Deus. Esta intimidade procura explicar o aspecto do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  57
    Concepción semántica, adecuación empírica y aplicación.Mauricio Suárez - 2005 - Critica 37 (109):29-63.
    It is widely accepted in contemporary philosophy of science that the domain of application of a theory is typically larger than its explanatory covering power: theories can be applied to phenomena that they do not explain. I argue for an analogous thesis regarding the notion of empirical adequacy. A theory’s domain of application is typically larger than its domain of empirical adequacy: theories are often applied to phenomena from which they receive no empirical confirmation.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  10
    Procesamiento del lenguaje y semántica informacional.Mariela Destéfano - 2019 - Praxis Filosófica 48:153-174.
    Según Fodor el procesamiento de la información lingüística operaría sobre representaciones del lenguaje del pensamiento. ¿Podría entenderse el contenido de estas representaciones en términos de la semántica informacional propuesta por Fodor? El autor parece sostener que sí, pero en este trabajo quisiera mostrar que el contenido de estas representaciones no podría ser informacional. Las razones se relacionan con las dificultades de adoptar un tipo de semántica externalista (como la informacional) para el caso de las representaciones de los sistemas de procesamiento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  80
    (1 other version)Sobre semantica de Los terminos de genero natural (on the semantics of natural-kind words).Fustegueras Aurelio Perez - 1996 - Theoria 11 (1):143-159.
    EI artículo comienza con un análisis de la estructura de la teoría semántica de Kripke y Putnam para términos de génera natural. A continuación, se someten a crítica algunos principios de esta teoría. Tomando pie en lo anterior, la segunda mitad del artículo esta dedicada a una reflexión sobre la relación entre intension y extensión. Tras constatar que los conceptos asociados con términos de genera natural están sujetos a evolución, se concluye que la intensión determina o no determina la extensión (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Semántica bidimensional: desarrollos recientes.Juan José Acero Fernández - 2008 - Teorema: International Journal of Philosophy 27 (2):131-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Informação Editorial.Otávio Bueno - 2008 - Principia: An International Journal of Epistemology 12 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Semántica de las oraciones no declarativas.José Hierro - 1972 - Teorema: International Journal of Philosophy 8 (4):55-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 957