Results for 'Espírito livre'

967 found
Order:
  1.  19
    O espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer: um paralelismo.Laura Langone - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):105-119.
    Resumo Este artigo tem o objetivo de mostrar as semelhanças entre o espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer. Em primeiro lugar, ambos compartilham de uma abordagem mística do conhecimento: perdem sua individualidade e identificam-se aos objetos do conhecimento com o intuito de obter conhecimento do mundo. Em segundo lugar, ambas as figuras encontram-se associadas à loucura. Em terceiro lugar, o espírito livre e o gênio são indivíduos excepcionais que, diferentemente do que se passa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    "Espírito livre" em Nietzsche: outro logos (per)formativo?Danilo José Scalla Botelho - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):63.
    Este artigo experimenta o tropo "espírito livre" em Nietzsche como um logos sofista, não mais um logos ontológico. Interpretando – a partir de signos nietzschianos – que o espírito, para ser livre, necessita livrar-se do logos ontológico, traça-se brevemente uma genealogia do logos sofista. O espírito livre torna-se, assim, não mais um conceito, senão um pharmakon.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Existem espíritos livres entre nós?Olímpio Pimenta - 2013 - Cadernos Nietzsche 33:165-180.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Imoral e Sem Verdades: O espírito livre nietzschiano.Rogério Santos dos Prazeres - 2017 - Journal of Philosophy 1:151-168.
    Este texto visa explicitar uma crítica da moral basilarmente primada no valor da verdade, empreendida a partir de Friedrich Nietzsche. E como tal, trata-se de distinguir os desdobramentos de uma interpretação acerca do Espírito Livre, cuja perspectiva imbrica vontade de potência e vontade de verdade. O intento é o de apresentar uma alternativa ao niilismo e à moral de rebanho. Com isso, o propósito está em considerar a ótica nietzschiana sob a existência livre, ou, mais especificamente, contra (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra.Ernani Chaves - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):297-316.
  6.  8
    Algumas reflexões sobre o filisteu da formação (Bildungsphilister) e o espírito livre em nossos estabelecimentos de ensino.Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):91-104.
    The purpose of this paper is, in the context of the distinction between Nietzsche's notions of cultural philistine (Bildungsphilister) and free spirit (Freigeist), to discuss which of these two types we, professors at Brazilian higher education institutions, are more similar. The philistine is the opposite of the genuine man of culture and the artist. The free spirit, on the other hand, is the exception, he is one who is disconnected from the values and habits in force, he doesn't cling to (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Falso E verdadeiro self: Pensar para além dos avós. Ou: Espírito livre E autoconsciência: Si-próprio como devir.Oswaldo Giacóia Jr - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Natureza e Negação da Vontade Livre Em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):113-134.
    O presente artigo pretende destacar a tese de que a natureza, conforme Feuerbach, é um existente autônomo e independente e possui primazia ante o espírito. Sob essa condição, é possível conceber a natureza como a garantia da exterioridade mesma, como que um existente fora de nós, que nada sabe de si e é em si e por si mesmo; por conseguinte, ela não deve ser vista como aquilo que ela não é, isto é, nem como divina, nem como humana. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Considerações Acerca da Epoché Em Montaigne e Do Freie Geister Em Nietzsche.Nelson Maria Brechó da Silva - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):68-88.
    O presente trabalho pretende situar o conceito epoché, suspensão do juízo, de Montaigne a partir de sua amizade com La Boétie. Após a morte do amigo, Montaigne termina de redigir a seção sobre a amizade, na qual enfoca a metáfora do pintor. Trata-se, então, da pintura do “eu”, de forma que o livro procura sanar a falta do amigo. As partes do “eu” são pintadas de modo ilógico, o que, no caso, conduz Montaigne a uma pintura constante delas. Quanto a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    O homem E o mundo na antropologia teológica de orígenes.João Lupi - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):505-514.
    Orígenes é considerado como o maiordos pensadores greco-cdstãos. Do que restou desua vasta obra pode-se construir uma Antropologia,onde afloram noções fundamentais comocorpo, alma e espírito; livre-arbítrio e liberdade;racionalidade e paixões; união do homem e damulher, vida ética e outros temas mais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Fundamentos Schelerianos da Logoterapia.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):121-131.
    Resumo: A Logoterapia proposta por Viktor Frankl está fundamentada na teoria dos valores e antropologia de Max Scheler. Frankl constrói seu pensamento psicológico baseado em conceitos-chave do pensamento scheleriano como (i) o valor e os bens, (ii) o querer e os sentimentos, (iii) a hierarquia de valores e (iv) a ideia de pessoa. É com eles que desenvolve suas teses originais da (i) motivação espiritual da ação humana, (ii) busca de sentido e (iii) inconsciente espiritual. Ao fazê-lo, ofereceu não só (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Solidão demasiadamente humana.Carlos Roger Sales da Ponte - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):555-576.
    Resumo: Intento, neste breve estudo interpretativo, abordar uma certa imagem da solidão na filosofia de Friedrich Nietzsche como tema e como experiência atrelada à figura conceitual do espírito livre. Para dar efetividade a esta interpretação, escolhi efetuar esse tracejo em dois momentos complementares: no volume 1 da obra Humano, demasiado Humano; e depois em seu segundo volume composto por duas obras: Miscelânea de Opiniões e Sentenças e o Andarilho e sua Sombra. Em ambas, a solidão é vista como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Ascetismo, Arte e Forma de Vida No Pensamento Do Nietzsche Tardio.Clademir Luís Araldi - 2022 - Dissertatio 55:45-63.
    Pretendemos mostrar neste artigo que Nietzsche também compreende de modos positivos o ascetismo em sua filosofia tardia. A partir da reconstrução dos sentidos do ascetismo na filosofia do espírito livre e na obra Assim falou Zaratustra, defendemos que Nietzsche estimasempre mais o ascetismo dos filósofos em suas obras Além do bem e do mal e na Genealogia da moral. Entretanto, é em 1888, que ele aprofunda a concepção de arte como forma de vida, estreitamente ligada a formas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin.Priscilla Stuart da Silva - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021031.
    Neste artigo, busca-se articular a noção de juventude romântica como ideal de formação no pensamento do estudante Benjamin. Nos primeiros ensaios dedicados a temas pedagógicos, o filósofo propôs um novo modelo de educação apoiado no romantismo, partindo de uma crítica às instituições de sua época que cindiram a totalidade e a unidade da vida do jovem. Em seus escritos enquanto era estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    A Pedagogia Crítica segundo Nietzsche.Anderson Luiz Tedesco & Jordan Vilar - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:187-206.
    A reflexão tem como objetivo identificar aspectos de um pensamento educacional no conjunto das obras, em Nietzsche, como uma perspectiva de autotransformação. Defende a tese de que a perspectiva educacional do filósofo é crítica e se apresenta como uma antieducação, na medida em que se contrapõe ao modelo educativo tradicional. Tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, recorreu-se à seleção de textos e obras que abordaram a temática da Educação nas três fases do pensamento de Nietzsche. Na primeira fase, consideram-se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Nietzsche e a Boa Espiritualidade Europeia.Pietro Gori - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (2):61-85.
    Aim of this paper is to reflect on the anthropological ideal Nietzsche outlines in his late period. The way Nietzsche deals with concepts such as “German”, “(good) European”, and “free spirit” in the sections of Twilight of the Idols which deal with Goethe will be especially considered. Furthermore, I shall argue that Renaissance plays an important role in Nietzsche’s anthropological project, for it helps to define the spiritual strength which characterizes the health type of man to which Nietzsche destined his (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    A objetividade em Nietzsche.Rebecca Bamford - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):91-116.
    In this paper, I aim to clarify the development of Nietzsche’s account of objectivity in his published and authorized works. In the available scholarship, it has been noted that Nietzsche explicitly differentiates between two types of objectivity. What I shall here call type 1 objectivity is the type that Nietzsche often criticizes, namely objectivity as pure disinterested. Type 2 objectivity is the type that Nietzsche refers to in On the Genealogy of Morality as “future ‘objectivity’”. Having clarified what Nietzsche’s objections (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel.Marcos Lutz Müller - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1255-1294.
    Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel Resumo: Após uma sucinta caracterização do processo de diferenciação e separação histórico-conceitual entre sociedade civil e Estado, respectivamente, entre o indivíduo burguês e o cidadão como traço principal da modernidade política, empreende-se uma análise concisa dos três registros da “apresentação” do conceito de liberdade, que, no âmbito do espírito objetivo, culmina no desenvolvimento do conceito de eticidade. Em seguida, explicita-se os três momentos lógicos, isto é, os três elementos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    A Liberdade Em “Três Atos” Na Filosofia de Hannah Arendt.Fábio Abreu Passos - 2023 - Dissertatio 54:113-128.
    Uma das reflexões de maior envergadura de Hannah Arendt é aquela que se volta para o tema da liberdade. Nas páginas de O que é liberdade?, nos deparamos com um movimento argumentativo que tem como premissa asseverar que a liberdade é a raison d'être da política e seu domínio de experienciação é o espaço público. Contudo, em Origens do totalitarismo, há um outro polo argumentativo, que apresenta o pensamento como a mais livre das faculdades espirituais, a qual é constantemente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    A natureza do homem como fronteira (methórios) em Fílon de Alexandria e Gregório de Nissa.Bento Silva Santos - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):597.
    O exame do termo methórios na obra de Gregório de Nissa mostra que há uma inequívoca dependência de Filon de Alexandria. Gregório não o utiliza jamais para designar nem a continuidade da matéria e do espírito, no sentido estoico, nem a do espírito e do divino, no sentido platônico. Ele não admite continuidade em nenhum desses casos. Não obstante a condição de queda, o homem é dotado de espírito: isso fez com que ele se colocasse como ponto (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    As regras de Descartes: uma epistemologia interrompida.Alfredo Gatto - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:15-29.
    O artigo tem como objetivo investigar as razões que levaram Descartes a não concluir as Regras para a direção do Espírito, estabelecendo uma relação entre a interrupção da obra e a teoria de 1630 sobre a natureza criada das verdades eternas. Com a doutrina da livre criação das verdades, Descartes apresenta uma proposta metafísica que exigia uma revisitação dos pressupostos da sua própria epistemologia. Se nas Regras a matemática e a geometria eram consideradas isentas de toda incerteza, com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Arte e liberdade.Gaetano Chiurazzi - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):49-64.
    Partindo das discussões que Gadamer realiza em Verdade e Método sobre a Crítica do Juízo de Kant, e em particular sobre a distinção entre beleza livre e beleza aderente, o objetivo deste texto é mostrar as implicações políticas do projeto de Gadamer. Contra as interpretações niilistas e conservadoras de Verdade e Método, queremos argumentar que o verdadeiro objetivo de Gadamer é conceber uma verdade que seja emancipadora, ou melhor, que, enquanto vivenciada e histórica, ultrapasse as condições de verdade como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. (1 other version)O conceito hegeliano de vontade eo problema da finitude e infinitude.Júlia Sebba Ramalho - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):20-37.
    O presente trabalho aborda o conceito de vontade na Filosofia do espírito de Hegel. Segundo Hegel, a vontade possui um desenvolvimento que abrange três figuras: a vontade natural, o livre arbítrio e a vontade livre em si e para si. Os dois primeiros momentos do conceito encerram o querer como finito, pois o objeto desejado permanece, nestes casos, um limite, uma barreira para a realização da liberdade plena da vontade. Analisarei, portanto, com base nos conceitos de “finito” (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Libertad y sacrificio: Deber ser para dejar ser.Félix Duque - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):667 - 686.
    O presente artigo procede a uma leitura crítica das posições de Kant e Hegel no âmbito moral. apresentando-as não de um modo erudito e "arqueológico", mas sim como possível medicina mentis para uma época hedonista e anómica como a actual. A ênfase é colocada na denúncia do egoísmo e do narcisismo, em quanto destruidores e, em última instância, tendências suicidas, ao mesmo tempo que se realça como virtude suprema a abnegação, o sacrifício..., não no nome de uma entidade abstracta (Deus, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Le livre VIII des Confessions de Saint Augustin: une approche herméneutique.Au Livre - 1988 - Laval Théologique et Philosophique 44 (3):357-367.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  38
    A Refined Interpretation of Intuitionistic Logic by Means of Atomic Polymorphism.José Espírito Santo & Gilda Ferreira - 2020 - Studia Logica 108 (3):477-507.
    We study an alternative embedding of IPC into atomic system F whose translation of proofs is based, not on instantiation overflow, but instead on the admissibility of the elimination rules for disjunction and absurdity. As compared to the embedding based on instantiation overflow, the alternative embedding works equally well at the levels of provability and preservation of proof identity, but it produces shorter derivations and shorter simulations of reduction sequences. Lambda-terms are employed in the technical development so that the algorithmic (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  28.  31
    A coinductive approach to proof search through typed lambda-calculi.José Espírito Santo, Ralph Matthes & Luís Pinto - 2021 - Annals of Pure and Applied Logic 172 (10):103026.
  29.  14
    Citizens’ attitudes towards descriptive representation: The case of women in Portugal.Ana Espírito-Santo - 2016 - European Journal of Women's Studies 23 (1):43-59.
    Although the gender composition of assemblies is slowly changing in order to include more women, very little is known about citizens’ attitudes towards women’s descriptive representation. Using data from a representative sample of the Portuguese population, this article aims to offer an explanation of citizens’ attitudes towards women in parliament. It demonstrates that the Portuguese population is willing to see the presence of women in political power increase, but only up to a certain point: although most people support an increase (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  68
    Towards a canonical classical natural deduction system.José Espírito Santo - 2013 - Annals of Pure and Applied Logic 164 (6):618-650.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    The Russell-Prawitz embedding and the atomization of universal instantiation.José Espírito Santo & Gilda Ferreira - forthcoming - Logic Journal of the IGPL.
    Given the recent interest in the fragment of system $\mathbf{F}$ where universal instantiation is restricted to atomic formulas, a fragment nowadays named system ${\mathbf{F}}_{\textbf{at}}$, we study directly in system $\mathbf{F}$ new conversions whose purpose is to enforce that restriction. We show some benefits of these new atomization conversions: they help achieving strict simulation of proof reduction by means of the Russell–Prawitz embedding of $\textbf{IPC}$ into system $\mathbf{F}$, they are not stronger than a certain ‘dinaturality’ conversion known to generate a consistent (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  34
    Toxina botulínica tipo A (BtA) é efetiva e segura para pessoas com distonia cervical.J. Costa, C. C. Espírito-Santo, A. A. Borges, J. Ferreira, M. M. Coelho, P. Moore & C. Sampaio - forthcoming - Tópicos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Autonomia e determinação completa na Fundamentação da metafísica dos costumes.Marilia Espírito Santo - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):105-119.
    RESUMOPretende-se sustentar que para compreender o princípio da autonomia como princípio supremo da moralidade na Fundamentação, isto é, como a fórmula que contém em si as outras fórmulas do imperativo categórico, é preciso interpretá-la mediante o princípio da determinação completa. Conforme a indicação de Kant de que ocorre uma progressão entre as fórmulas, segue-se o fio condutor das formas lógicas da quantidade em direção às categoriasda quantidade, tal como estabelecido na Crítica da razão pura. Ora, se a concepção kantiana de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Joao Cassiano e a Regra de S. Bento.Arnaldo do Espírito Santo - 1998 - Humanitas 50:299-310.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Naturaleza e funçao das figuras retóricas nos diálogos de Frei Amador Arraiz.Arnaldo do Espírito Santo - 2006 - Humanitas 58:411-422.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Investigações iniciais sobre O estatuto da sensibilidade no processo de atualização intelectiva.Brenda Oliveira do Espirito Santo - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):35-57.
    Na questão 84, artigo 6 da Suma Teológica Tomás de Aquino apresenta o conceito de materia casuae para admitir a necessidade da participação do conhecimento sensível para que ocorra o conhecimento intelectivo. A noção de materia causae, evidencia o limite da atividade intelectiva, uma vez que o intelecto precisa da atualização sensível para que possa conhecer a natureza da coisa extra-mental. Assim, o conceito de materia causae aponta a dependência do intelecto em relação aos sentidos, sem que isso possa interferir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    Os caminhos que levam você a se superar passam pela pesquisa.Albenides Ramos & Alexandre Espírito Santo - 2006 - Think - Caderno de Artigos e Casos ESPM/RS 4 (2):98-106.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Imagens do Amor em Santo Agostinho.Arnaldo do Espírito Santo - 2002 - Humanitas 54:101-116.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    A situação e os mitos da mulher a partir de Simone de Beauvoir.Gabriela do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Em sua obra O segundo sexo “fatos e mitos”, Simone de Beauvoir se propõe uma genealogia do ser mulher considerando a questão do que fez da mulher o “outro”. Isto porque, em sua análise existencial, a filósofa percebe a situação da mulher como a do inessencial e inautêntico. A mulher estranha a si mesma pois se constitui como o outro do homem. E, por sua vez, vista pelo olhar masculino, a mulher é o misterioso de duas faces, é tudo aquilo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. On the transcendental deduction in Kant’s Groundwork III.Marilia Espirito Santo - 2011 - Disputatio 4 (30):1 - 19.
    The purpose of the third section of Kant’s Groundwork is to prove the possibility of the categorical imperative. In the end of the second section, Kant establishes that a proof like this is necessary to show that morality is ‘something’ and ‘not a chimerical idea without any truth’ or a ‘phantom’. Since the categorical imperative was established as a synthetic a priori practical proposition, in order to prove its possibility it is necessary ‘to go beyond cognition of objects to a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  39
    Fluid Divination: Movement, Chaos, and the Generation of “Noise” in Afro‐Cuban Spiritist Oracular Production.Diana Espirito Santo - 2013 - Anthropology of Consciousness 24 (1):32-56.
    An examination of oracles in popular forms of Cuban espiritismo invites a rethinking of the role of “randomness” and “context” in the anthropology of divination. Through an analysis of the ways by which spirit mediums develop as persons, and their implications for the mechanics of divination, I argue that among espiritistas the meaning of particular configurations cannot be separated from the event that brings them about. Relatively simple in their properties (e.g. water), spiritist oracles function to provide impulse to a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Pandora e O Segundo Sexo: Um diálogo entre Beauvoir e Hesíodo.Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):150-161.
    Resumo: Nossa intenção, neste artigo, é apresentar uma leitura da narrativa hesiódica da criação de Pandora, a primeira mulher, analisando sob quais aspectos aparecem, na poesia arcaica grega, os traços míticos relacionados ao feminino que Simone de Beauvoir mapeia na segunda e na terceira parte do primeiro volume de O Segundo Sexo, intituladas História e Os Mitos. O que de próprio à condição feminina ocidental é atribuído à mulher desde Hesíodo e como? A leitura que faremos segue a estratégia do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    As consequências do princípio fisiológico do conhecimento: o mundo como vontade em Schopenhauer, uma vontade de verdade em Nietzsche?Gabriela do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo pretendemos mostrar as diferentes implicações epistemológicas e éticas da ideia de princípio fisiológico do conhecimento nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche. Pois, se para o primeiro isto será a garantia de afirmação de um conhecimento irracional, para o segundo é a confirmação da não possibilidade de conhecimento. Assim, veremos como, para Schopenhauer, o princípio fisiológico do conhecimento nos liga a essência do mundo e nos torna capazes de atingir em certas vias a própria coisa em si, a vontade. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Kako Nubukpo, Rhina Roux, Young-Woo Son, portant sur les effets politiques.Présentation Dossier Interventions Entretien Livres - 2010 - Actuel Marx 47 (1):7-9.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  34
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  55
    Psicologia e presença feminina nos discursos médico e católico na primeira metade do século XX.Flávia Moreira Oliveira, Adriana Amaral do Espírito Santo, Marcela Peralva Aguiar & Ana Maria Jacó Vilela - 2010 - Revista Aletheia 31:184-198.
    Este artigo pretende analisar as interfaces da produção científica feminina no início do século XX com a constituição do espaço psi no Brasil, utilizando para tanto um artigo do periódico católico "A Ordem" e uma tese da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Para sermos mais precisos, nosso recor..
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Hannibal, elephants and turrets in Suda 438 [Polybius Fr. 162B]–an unidentified fragment of Diodorus.Bibliothèque Historique de Sicile & Fragments I. I. Livres Xxi–Xxvi - 2009 - Classical Quarterly 59:91-111.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    A new testimonium on Diogenes of apollonia, with remarks on melissus'cosmology.Eusèbe de Cesaree & Livre I. La Préparation Évangélique - 2001 - Classical Quarterly 51:7-17.
  49.  13
    Preuve et raisons à l'Université de Paris: logique, ontologie et théologie au XIVe siècle: actes de la table ronde internationale organisée par le Laboratoire associé au C.N.R.S. no 152, du 5 au 7 novembre 1981.Zenon Kałuża, Paul Vignaux & Centre D'études des Religions du Livre (eds.) - 1984 - Paris: Libr. philosophique J. Vrin.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  34
    Mouvement Des Animaux et motivation humaine dans le livre III du de Anima d'aristote.Monique Canto-Sperber - forthcoming - Les Etudes Philosophiques.
    Le présent article vise à définir le rôle de l'imagination dans la philosophie aristotélicienne de l'action. Aristote dit souvent que les fins de l'action humaine sont déterminées par le désir, mais il fait aussi de l'intellect un facteur déterminant dans la production de l'action. Cette apparente incompatibilité est en grande partie réduite si l'on considère l'ensemble des facultés mentales qui interviennent dans la production de l'action et en particulier le rôle joué par les différentes formes d'imagination. This paper is arguing (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
1 — 50 / 967