Order:
  1.  22
    A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:26-28.
    A espremer sonhos em palavras, o escritor angolano Ondjaki tem desenvolvido uma escrita potente que resulta em títulos para infância de forte carga literária. Dos seus títulos publicados no Brasil destacamos O leão e coelho Saltitão (2009), Ynari, a menina das cinco tranças (2010), O vôo do golfinho (2012) e Ombela, a origem das chuvas (2014a), narrativas curtas que pela sua interlocução com a ilustração podem ser manuseados e lidos pelos pequenos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    A palavra poética e o poder curativo.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:37-38.
    Retomo neste texto, com pequenas alterações, resenha realizada em 2007 para o blog Dobras da Leitura, coordenado pela batuta de Peter O´Sagae. Lembro-me que era lançamento do livro e ele propunha ao público leitor a construção de uma resenha e a oferta do livro, prontamente me entreguei a leitura.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    De aprendicismos literários.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 3:44-45.
    Em Quindungo, Joaquim de Almeida constrói fantasticamente uma narrativa encharcada de elementos afro-brasileiros, a começar pelo próprio título “Quindungo”, termo da língua da família bantu que significa “baleia fantástica” e presente nas narrativas mitológicas do Recôncavo Baiano.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Era uma vez...de Benjamin Lacombe.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 1:33-36.
    Era uma vez..., de Benjamin Lacombe, é um livro que é arte pura, magistralmente sedutor pela sua arquitetura física e imagens insólitas. Um livro pop-up, com personagens dos contos clássicos para infância (Polegarzinha, Pinóquio, Madame Butterfly, Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, O Barba Azul, A Bela Adormecida e Peter Pan), que desfilam pelas páginas em dobraduras em três dimensões. Talvez Madama Butterfly se distancie das narrativas feéricas, mas por certo, Lacombe a introduziu com perfeição na sua insólita construção.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark