Results for 'Dificuldades'

426 found
Order:
  1.  4
    As Dificuldades de Sustentação Argumentativa Do Ateísmo Militante.Wesley de Jesus Barbosa - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (34):1-24.
    O presente artigo tratará das condições de desenvolvimento e sustentação do ateísmo militante. Dialogando Michel Onfray e Richard Dawkins objetivamos analisar as dificuldades desta modalidade de visão de mundo, dada a sua postura rigidamente dogmática. A dificuldade estaria, não na condição ontológico existencialista de Deus, mas na pouca maleabilidade conceitual destes ateus. Ou seja, o ateísmo militante acabaria por afirmar a mesma convicção dos teístas, a verdade como fundamento estruturante de seu discurso. Enquanto a verdade não for colocada no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    A Dificuldade na leitura de o Capital de Marx: a posição althusseriana.Fernando Bonadia de Oliveira - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:131.
    As dificuldades que envolvem a leitura e compreensão de O Capital de Karl Marx são consideradas por Louis Althusser em seu prefácio à edição francesa desta obra. Este artigo tem como objetivo investigar o problema da dificuldade na leitura do livro de Marx, a partir de uma análise da recomendação althusseriana, segundo a qual se deve iniciar a leitura de O Capital deixando de lado, a princípio, sua seção primeira. Posteriormente, será mostrado como o próprio filósofo alemão aborda as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    As dificuldades de compreender o sistema totalitário: A celeuma provocada por "Origens do totalitarismo" de Hannah Arendt.Maria Cristina Müller - 2021 - Perspectivas 6 (2):41-52.
    O objetivo do presente texto é apresentar algumas das críticas que Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt recebeu e as discussões que suscitaram, demonstrando as dificuldades de compreender o sistema totalitário e a novidade que a interpretação de Arendt gerou. Entre os principais críticos estão Raymond Aron, Waldemar Gurian, Kurt Blumenfeld, Eric Voegelin e Karl Jaspers. Serão apresentadas algumas das críticas para, em seguida, estabelecer a discussão a partir da argumentação contida nos textos de Arendt. Serão utilizadas como principais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A dificuldade da efetiva proteção jurídica global dos direitos humanos: Universalismo X relativismo cultural.Cecília Ethne Pessoa de Oliveira - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    A DIFICULDADE DA EFETIVA PROTEÇÃO JURÍDICA GLOBAL DOS DIREITOS HUMANOS: UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Dificuldades na transmissão da psicanálise: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise.Caroline Vasconcelos Ribeiro & Suely Aires - 2017 - Natureza Humana 19 (1).
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o segundo volume do Dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise, de Sigmund Freud. Ao longo do texto, seguimos a argumentação freudiana, indicando as dificuldades na transmissão da psicanálise, em especial em relação à objetividade da formação médica em contraposição ao tratamento psicanalítico. Este último é baseado em trocas de palavras entre o analisando e o médico, o que, adverte Freud, não se mostra visível ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Dificuldades com o cotidiano.Klaus Tenfeld - forthcoming - História: Questões and Debates.
  7.  13
    Algumas dificuldades no ensino de filosofia para crianças.Ígor Vinhal Nepomuceno - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 4.
    O texto parte de algumas experiências do Projeto Filosofia na Escola para levantar algumas questões que dizem respeito aos limites e alcances do trabalho de filosofia com as crianças, fazendo também uma reflexão sobre o sentido aberto pelo ensino de filosofia para pensar as práticas pedagógicas nas quais a filosofia está envolvida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Dificuldades no conhecimento do outro e suas consequências filosóficas.Eduardo S. Abranches de Soveral - 1968 - Porto: [Livraria Tavares Martins].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Fundamentos E dificuldades de concretização do direito à meia-entrada estudantil.Fabrício Germano Alves & Victor Scarpa de Albuquerque Maranhão - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    FUNDAMENTOS E DIFICULDADES DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À MEIA-ENTRADA ESTUDANTIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  44
    A questão das dificuldades de aprendizagem eo atendimento psicológico às queixas escolares.Marisa Maria Brito da Justa Neves & Claisy Maria Marinho-Araujo - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:161-170.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. As dificuldades e fragilidades no ensino e aprendizado da História Local no Município de São Domingos do Araguaia–PA.Cristiano Gomes Lopes & Esp Paulo Rubens B. Lima - 2010 - História 19:12.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Peculiariedade e Dificuldade do Conceito de Idealismo Transcendental em Kant.Juan Adolfo Bonaccini - 1995 - Princípios 2 (3):92-101.
    o conceito de Idealismo Transcendental e aplicado por Kant para diferenciar 0 conceito tentando mostrar que ele e inseparavel do conceito de fenemeno e do polemico conceito da coisa em-st. Feito isso, evidencia algumas das dificuldades que 0 referido conceito coloca a partir da analise de algumas objecoes "classicas'' levantadas pelo Idealismo Alernao. Palavras-chave: Kant -Idealismo Transcendental -Fenorneno, Coisa Em-si. o empreendimento da Critica da razao Pura dos sistemas idealistas tradicionais. 0 autor analisa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13. Dificuldades da concepção de John Searle sobre a redução da consciência: o problema das capacidades causais.Tárik de Athayde Prata - 2008 - Princípios 15 (24):05-29.
    O artigo investiga a concepçáo de reduçáo de Searle no que se refere à compatibilidade entre redutibilidade causal e simultânea irredutibilidade ontológica da consciência à atividade cerebral. A reduçáo causal da consciência – a explanabilidade causal de suas características por processos cerebrais e a identidade de suas capacidades causais (seçáo 2) – é incompatível com a irredutibilidade ontológica (seçáo 3), porque a diferença ontológica entre características subjetivas e objetivas torna a identidade das capacidades causais incompreensível (seçáo 4). O principal problema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  53
    Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem.José Geraldo Silveira Bueno & Angelita Mendes Ramos de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):166-188.
    O presente estudo, levado a efeito em 2012, teve por objetivo investigar as tendências da pesquisa educacional no que se refere aos chamados “distúrbios de aprendizagem”. Por meio da análise de 183 resumos de teses e dissertações que abordaram as dificuldades de aprendizagem, depositadas no banco de teses da CAPES entre 1987 e 2010 e, com base nas contribuições de Williams e Bourdieu, analisamos essas produções, das quais foram coletados os seguintes dados: Quem foram os autores institucionais? Quando se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  56
    Características E dificuldades do naturalismo biológico de John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):141-173.
    The paper aims at giving a general exposition of John Searle’s solution of the mind-body problem – biological naturalism – and examines its fundamental theses, and some of its consequences. The exam of such theses – which delineates the characteristics of Searle's theory – shows that the theory has three main difficulties, since it holds some assertions which at first sight seem to be incompatible.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  55
    Prevalência e fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos de Porto Alegre/RS. [REVIEW]Sheila Caroline Hnediuk de Melo & Lígia Braun Schermann - 2012 - Revista Aletheia 38:67-80.
    Estudo analítico transversal com objetivo de verificar a prevalência e os fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos cujos bebês menores de dez meses nasceram em Porto Alegre/RS, no ano de 2009. Foram entrevistadas 430 mães adolescentes em seus domicílio..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    O Campo da Psicopedagogia e as Estratégias Pedagógicas Para a Redução Das Dificuldades de Aprendizagem.Simone Barcellos Vieira & Juliane Marschall Morgenstern - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):105-116.
    Neste artigo, abordam-se questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem a partir do questionamento: como o campo da psicopedagogia concebe as dificuldades de aprendizagem e quais estratégias propõe para a sua redução? Com o estudo, buscou-se compreender como o campo da psicopedagogia pode contribuir para a redução das dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam os anos iniciais da educação básica. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, com revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Crenças, valores e visões: trabalhando as dificuldades relacionadas a sexualidade e gênero no contexto escolar.Adriano Beiras, Grazielle Tagliamento & Maria Juracy Filgueiras Toneli - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:69-78.
  19.  17
    Schopenhauer, Wagner e a Ópera: algumas dificuldades com a metafísica musical a partir de uma abordagem psicolinguística.Tristan Torriani - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Experiências de prática de tandem português/inglês em uma universidade do estado de Mato Grosso: dificuldades e desafios.Ana Carolina De Laurentiis Brandão - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir experiências de ensino-aprendizagem de português e inglês, vivenciadas em um projeto de extensão de uma universidade pública brasileira, localizada no estado de Mato Grosso. O projeto em questão tem o propósito maior de estabelecer parcerias de tandem via MSN Messenger, e conta com a participação de uma universidade dos Estados Unidos. O tandem é um contexto colaborativo de aprendizagem, pautado por uma parceria entre pessoas proficientes em duas línguas diferentes que buscam compartilhar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  34
    O Galo e a Coruja - a propósito de Para a Critica da Filosofia do Direito de Hegel , de Marx, e de algumas dificuldades originárias do projeto marxiano.Ruy Fausto - 2016 - Doispontos 13 (1).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Sobre as noções de lógica e de Analítica em Kant: algumas dificuldades para o âmbito transcendental.César Augusto Battisti - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich, A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  21
    À procura de um Descartes segundo a ordem das dificuldades.Zeljko Loparic - 1975 - Discurso 5 (6):225-232.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  28
    Música como intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática da literatura.Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante & Ana Emília Vita Carvalho - 2023 - Aletheia 56 (2):146-161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    Posfácio-I: A propósito das dificuldades epistemológicas de "O brotar da Criação".Sebastião J. Formosinho - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (1):89 - 100.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O Progresso na Ciência e o “Politicamente Correto”.Vasco Mano - manuscript
    Neste trabalho abordamos as contribuições de Larry Laudan para a questão do progresso científico. O modelo proposto, baseado na eficácia das teorias na resolução de problemas, serve de ponto de partida para uma breve reflexão sobre a influência contemporânea que as dificuldades de visão do mundo exercem sobre o desenvolvimento das ciências. Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia das Ciências II, parte do curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    A Música da Filosofia de Adorno.Rafael Reis Pombo - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):362-375.
    Este artigo tem por objetivo apresentar algumas afinidades estruturais existentes entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg. A mais evidente delas é a dificuldade intencional de apreensão das obras de ambos os autores, que se demonstra possuir um motivo social e um motivo técnico. Vemos também a semelhança de alguns procedimentos adotados pela música atonal com procedimentos utilizados por Adorno em seu projeto filosófico, o que confere o mesmo estatuto e importância à tensão presente nos discursos. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  33
    A vida como repetição da morte: Freud à luz de Deleuze e Foucault.Carolina Noto - 2021 - Discurso 51 (2):57-69.
    Diante das dificuldades do dualismo pulsional de Freud, o presente artigo levanta a hipótese de que seria possível compreender a diferença entre pulsão de vida e pulsão de morte em termos de empírico e transcendental. Essas categorias permitiriam pensar que o organismo, e em particular o aparelho psíquico, tem duas funções que poderiam ser, metodologicamente, diferenciadas: uma função transcendental de destruição e uma função empírica de construção.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Wittgenstein e os nomes próprios.Luiz Hebeche - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):93-123.
    Uma das dificuldades de Wittgenstein para a crítica da “imagem agostiniana da linguagem” são os nomes próprios. Realismo ontológico? Este artigo é uma tentativa de compreender este problema.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    Hobbes e a modernidade filosófica.Jose Nicolau Heck - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (1):57-68.
    O ensaio expoe as dificuldades que o "more geométrico como equivalente à lógica" traz para o entendimento da obra de Hobbes.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Não basta não ser racista.Daniela Severo de Souza Scheifler - forthcoming - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte:185-197.
    Pessoas brancas têm bastante dificuldade de discutir questões de raça. Quando inquiridas, negam, silenciam, sentem raiva, medo ou culpa. Robin DiAngelo, em Não basta não ser racista, sejamos antirracistas, mostra como a discussão a respeito do racismo faz emergir o que ela intituou de White fragility, que é o título do livro em inglês. Após duas décadas de pesquisas, palestras e ensino, ela mostra como essa fragilidade sustenta a ideia de uma superioridade branca, chamada de "supremacia branca".
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    Considerações contempor'neas sobre a natureza ética do homem conforme Tomás de Aquino.Humberto Schubert Coelho - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-13.
    Diante das presentes dificuldades de fundamentação da ética, ocasionadas pelas cisões necessárias, mas logo extrapoladas, entre natureza e subjetividade, conhecimento e ação, muitos pensadores têm se voltado para a grande síntese tomasiana do pensamento ocidental. Com numerosas releituras nos campos da ética, do direito, da epistemologia e da metafísica, o pensamento tomasiano vive sem exageros uma pequena renascença, particularmente em língua inglesa, ensejando inúmeras abordagens revisionistas, históricas ou adaptações às pesquisas da filosofia e da teologia analíticas. Mais como informativo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Sofrimento Social e Teoria Crítica no Precariado.Evânia Reich - 2023 - Dois Pontos 19 (1).
    Apesar da dificuldade em se fazer uma crítica social através da categoria de sofrimento social, o presente artigo tem como objetivo insistir na investigação sobre a possibilidade de uma retomada desta crítica a partir de referências políticas ao sofrimento. Uma das maneiras atuais para entender as causas e as consequências do sofrimento individual, que se torna social porque acarretado pela organização política, social e econômica, é analisar a categoria do precariado. O mundo do trabalho tem muito a nos dizer sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana.Ana Lúcia Leal, Ferdinand Röhr & José Policarpo Júnior - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):11-24.
    A teoria pedagógica comporta muitos fenômenos que o educador deve compreender e levar em consideração, dentre eles, a crise. Alguns educadores exercem dignamente o seu ofício. Mesmo diante das situações mais adversas, eles podem ser considerados resilientes. Resiliência é o nome dado à capacidade concreta das pessoas de não só superarem situações críticas, mas também de utilizá-las em seus processos de desenvolvimento pessoal. Os estudos sobre o tema se propõem a enfatizar a promoção de processos educativos que facilitem ou tornem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Mímesis em república III : Uma flutuação semântica de vocabulário.Roberto Bolzani - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (2):245-265.
    Este texto procura analisar uma passagem do terceiro livro de A República de Platão, que trata dos tipos de poesia e de elocução. Observa-se certa variação de emprego do vocabulário associado à ideia de imitação que parece conduzir a algumas dificuldades de entendimento do sentido e dos objetivos da doutrina. A seguir, a análise tenta propor uma forma de explicar e solucionar o que parece ser uma espécie de flutuação semântica desse vocabulário, com base em teses já estabelecidas anteriormente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    O referencial teórico de Bourdieu E as condições para sua aprendizagem E utilização.Odaci Luiz Coradini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):207-220.
    Neste artigo são expostos alguns fundamentos da abordagem e da concepção de ciências sociais de Bourdieu, para, com base nisso, apresentar os problemas mais frequentes nos esforços em sua aprendizagem e utilização. O argumento principal é o de que, se por um lado, o esquema analítico de Bourdieu pode representar um avanço para as ciências sociais, por outro lado, devido aos seus requerimentos quanto à aprendizagem e condições de exercício profissional, frente à situação brasileira, apresenta também novos desafios e (...). (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. The notion of sense: presenting a non-fregean alternative.Rodrigo Jungmann - 2009 - Princípios 16 (25):121-138.
    Há sérios problemas, contudo, no que concerne à caracterizaçáo da noçáo de sentido fregeano. Por vezes, Frege sugere que o sentido de um nome próprio é dado por uma descriçáo definida associada, cujo conteúdo individua a referência do nome em questáo. Por sua vez, Bertrand Russell rejeita expressamente o sentido fregeano, e, ao mesmo tempo, afirma que nomes próprios comuns revelam-se, quando analisados, como descrições definidas disfarçadas. Essa posiçáo, hoje conhecida como descritivismo , foi atribuída, por Saul Kripke, entre outros, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    A importância do texto filosófico nas aulas de Filosofia.Katia Cilene Santos - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 288.
    Este artigo argumenta em favor do uso de textos extraídos de obras filosóficasoriginais com alunos de ensino médio. Apesar das críticas que esta propostatem recebido, e sem ignorar as dificuldades que dela advêm, procura-semostrar a necessidade de se ter como aspecto central das aulas a leitura einterpretação de fragmentos retirados de obras de filósofos. This article argues for the use of texts from philosophical works with highschool students. Despite criticism that the proposal has suffered, and withoutignoring the difficulties it (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1).
    No Projeto de uma psicologia, de 1895, está exposta uma ampla reflexão sobre o conceito de consciência, a qual, embora apresente algumas dificuldades, permite esclarecer como a relação entre a consciência, a representação e a linguagem era pensada por Freud nesse momento. O objetivo deste artigo é circunscrever o sentido da noção de consciência presente no Projeto de uma psicologia e discutir algumas de suas implicações para o modo como a consciência será abordada nos desenvolvimentos posteriores da metapsicologia freudiana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A formação do ethos contempor'neo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education.Roque Strieder & Tedesco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):96-116.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos . C ontempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo . Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Os paradoxos da identidade e seu papel como limitadores de uma teoria funcional da linguagem.Araceli Velloso - 2009 - Princípios 16 (26):05-34.
    O paradoxo da análise e a antinomia da relaçáo de nomeaçáo sáo dois argumentos que servem para explicitar um aspecto paradoxal das interpretações filosóficas da identidade. Meu objetivo nesse artigo será o de investigar esses paradoxos e seus papeis como limitadores de uma teoria semântica. Usarei como guia dessa investigaçáo a hipótese de que as dificuldades nas quais todas as teorias semânticas investigadas incorrem náo se devem a tese da relaçáo de nomeaçáo, como diria Carnap, mas ao caráter composicional (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  48
    A lógica do ser de Hegel.João Alberto Wohlfart - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):467-475.
    Resenha de: Hegel, G. W. F. Ciência da lógica: 1. A doutrina do ser. Tradução deChristian Iber, Marloren L. de Miranda, Federico Orsini e Agemir Bavaresco. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed.Universitária São Francisco, 2016. 464 p. ISBN 9788532653086.************************************************************************************** ************************************ Com a tradução, os falantes da língua portuguesa têm em mãos uma obra filosófica estruturante do pensamento moderno e uma das mais importantes da História da Filosofia. Temos agora e nossas mãos, em língua portuguesa, uma obra de difícil acesso do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  32
    Discriminação privada E o segundo princípio da justiça de Rawls.Leandro Martins Zanitelli - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):393-411.
    RESUMO O artigo examina se há alguma incompatibilidade entre práticas de discriminação privada e as duas partes do segundo princípio da justiça de Rawls, o princípio da equitativa igualdade de oportunidades e o princípio da diferença. Argumento que a discriminação no trabalho e em outras áreas importantes para o desenvolvimento das aptidões inatas somente atenta contra o PEIO quando tem como efeito geral o de tornar substancialmente desiguais as chances de cidadãos com similares aptidões inatas e motivação exercerem determinadas ocupações. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  35
    O fim com vistas ao qual um homem escolhe viver (Ética Eudêmia I 5, 1215b15-16ª10).Raphael Zillig - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    No início de Ética Eudêmia I 5, Aristóteles pretende mostrar que a questão “o que é a felicidade?” não é tão facilmente respondida como se crê usualmente. O modo como ele procura fazê-lo, no entanto, é intrigante, uma vez que ele recorre ao exame de diferentes situações nas quais não viver seria mais vantajoso do que viver. Não é claro como ele espera que estejam relacionadas entre si as diferentes situações que levam a essa conclusão nem como ele pretende que (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  6
    Dialogue, responsibility and mathematics education.Richard Barwell - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 31:392-407.
    O mundo está em dificuldades e a matemática está envolvida. Somos educadores de matemática - professores, pesquisadores, ativistas. Qual é a nossa resposta? Qual é a nossa responsabilidade? Na primeira parte deste texto, sintetizo as características da educação matemática de que podemos precisar: responsabilidade, crítica, imaginação, incerteza, conduzida em um espírito de relacionamento ético, humildade, liberdade de aprendizado e reconhecimento do valor fundamental de cada ser humano, criatura não humana, idioma, cultura e ecossistema, e nossa dependência deles para nossa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  28
    Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo se propõe a apresentar como Deus é abordado na fenomenologia de Husserl, relacionado à facticidade da teleologia na vida da subjetividade. A teleologia é encontrada como a ordenação do mundo e de toda a vida subjetiva e intersubjetiva para ideias e para valores. A clarificação fenomenológica exige a fundamentação desta teleologia, encontrada na facticidade. Como fundamento, é necessário pensar um princípio teológico. Qual o sentido da transcendência deste princípio e como esta se anuncia na imanência da consciência? Enquanto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  62
    Como devemos entender a moral?Ernst Tugendhat - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    O texto trata de três dificuldades relativas à moral, a saber: como, entre diferentes significações para a palavra “moral”, podemos entender que com ela se queira referir a uma só coisa; como entender que possamos falar de uma moral se sobre ela se podem ter tão diferentes concepções; e, finalmente, em que bases podemos perguntar como devemos ou queremos entender o que é a moral, se ela nos parece algo já dado. As respostas a essas questões estão baseadas na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  49.  23
    Do Poderoso Eu Ao “Impoder” Essencial Do Pensamento.Ester Maria Dreher Heuser - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:40-61.
    Ocupa-se do problema do começo em filosofia e o relaciona com as dificuldades de pôr em curso o ensinar e o aprender a filosofar. Apresenta as tentativas de fundar um começo absoluto do pensar feitas por Descartes, Kant, Fichte, Hegel e Feuerbach, para, então, tratar do começo da filosofia e do pensar no pensamento problematizado por Deleuze.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  72
    Reliability and social knowledgerelevant responsibility.Leandro De Brasi - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):187-212.
    Knowledge seems to need the admixture of de facto reliability and epistemic responsibility. But philosophers have had a hard time in attempting to combine them in order to achieve a satisfactory account of knowledge. In this paper I attempt to find a solution by capitalizing on the real and ubiquitous human phenomenon that is the social dispersal of epistemic labour through time. More precisely, the central objective of the paper is to deliver a novel and plausible social account of knowledge-relevant (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 426