10 found
Order:
  1.  7
    Franz Kafka lido por Hannah Arendt: cultura, formação e política.Daiane Eccel - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  10
    Um Bildungsroman fora do c'none? Rahel Varnhagen, A Vida De Uma Judia Alemã Na Época Do Romantismo, de Hannah Arendt.Daiane Eccel - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-25.
    Resumo: A principal biógrafa de Hannah Arendt, Elisabeth Young-Bruehl indaga se a obra de Arendt a respeito de Rahel Varnhagen não seria um tipo sui generis de Bildungsroman. Nossa proposta é investigar o livro de Arendt sob este questionamento: há elementos formativos neste trabalho de Arendt? Para enfrentar tal tema, nos propomos a discutir a relação entre o contexto histórico de Rahel, associado às suas experiências individuais segundo a leitura da própria Arendt. Nossa hipótese é que esta hibridez presente no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    O conceito de era axial: raízes, desenvolvimento e atualidade.Carlos Eduardo Sell & Daiane Eccel - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6):e02400293.
    This article traces the historical roots and origins of the concept of the “axial age” until it reaches its moment of consolidation, with the book The Origin and Goal of History, originally published in 1949, by Karl Jaspers. In addition, some contemporary authors are analyzed who, based on a critical examination of the concept, propose to update it. By analyzing the epistemological characteristics of each of these stages, we can show which elements continue and at the same time which elements (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    Da Revolução: Arendt, uma moderna?Daiane Eccel - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):109-128.
    Em Da Revolução, Arendt aponta para o vigor da política que renasce por meio das iniciativas revolucionárias. Por outro lado, é preciso atentar para o fato de que várias outras características presentes em Da Revolução apontam para aspectos críticos e negativos da modernidade que estão presentes dentro do âmago das próprias revoluções. O objetivo deste texto consiste em analisar os elementos modernos presentes nas revoluções que são admirados por Arendt, bem como os retornos que ela faz à antiguidade, de modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  42
    Hannah Arendt e o problema da secularização na fundação de novos corpos políticos.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
  6.  41
    Hannah Arendt, uma leitora crítica de Platão.Daiane Eccel - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 8:27-37.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. (1 other version)O Sócrates de Hannah Arendt: as considerações arendtianas sobre Sócrates.Daiane Eccel - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):50-71.
    O nome de Sócrates aparece com certa freqüência na obra de Arendt. Tanto em seus escritos da década de 50 quanto nos escritos póstumos, Arendt volta até Sócrates para investigar a relação que ele mantinha com a política e com o pensamento. Ela tece elogios para Sócrates na medida em que ele valorizava a esfera pública e participava dos encontros na àgora e nos ginásios, bem como percebia os homens no plural e vivia entre eles. A idéia da pluralidade aparece (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  39
    Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem.Daiane Eccel & Marlene de Souza Dozol - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1227-1248.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    Schiller, Arendt e fuga do reino das necessidades: estética, formação e política.Daiane Eccel - 2018 - Educação E Filosofia 32 (66).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  28
    Entre a conservação da memória e a possibilidade de novas fundações: o que permanece da tradição em Hannah Arendt? // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.3. [REVIEW]Daiane Eccel - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):267-286.
    Já é lugar comum entre os comentadores e estudiosos de Hannah Arendt enfatizar que ela diagnosticou o ocaso da tradição do pensamento ocidental, cujo limiar é encontrado nas teses de pensadores como Kierkegaard, Nietzsche e Marx. O que nos importa nesta breve investigação é, no entanto averiguar no que realmente consiste tal ocaso e o quanto ainda permanece ou necessita permanecer daquilo que ela chama de main tradition? O que, no final das contas, se conserva? É possível pensar em uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark