Results for 'Aristóteles. Justiça. Política. Ética. Lei'

976 found
Order:
  1.  6
    Contemporary Reading of Justice and Law in Books I and II of Aristotle’s Politics.Elvis de Oliveira Mendes & Filif Nambera - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):219-229.
    This paper intends to analyze how Aristotle develops the argument that connects justice and law; for this task, the books I and II of his Politics will be analyzed, since these texts offer us a more direct understanding of the central issue that will be developed here. Since Aristotle also deals with this fundamental theme in books II and V of the Nicomachean Ethics, visiting important passages of this work will also be necessary. Therefore, the hypothesis to be developed in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Justiça distributiva.Jadir Antunes & Wellington Trotta - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (2):57-86.
    O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o resultado de nossas investigações sobre o justo distributivo, segundo Aristóteles, nas obras Ética a Nicômaco (EN.) e Política (Pol.) e a contribuição de Agnes Heller no livro Além da justiça. Nesse sentido, o texto ficou divido em três tópicos, além da Introdução, a saber: 1. O justo distributivo em Ética a Nicômaco; 2. O justo distributivo em Política; 3. A contribuição de Agnes Heller sobre o justo distributivo uma sucinta Conclusão não ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  11
    Etica.Newton Bignotto & Adauto Novaes (eds.) - 1992 - São Paulo ;: Companhia das Letras.
    Como pensar a ética a partir das contradições de um mundo que, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, produz uma ciência e intelectuais dedicados a pesquisar princípios de vida e armas de morte; progressos nas comunicações e mecanismos sutis e aberrantes de censura? Eis as questões: falso bem, falsa justiça, falsa liberdade, falsa virtude, que, ao criarem o homem da concórdia, da submissão e da boa-fé, o tornam duas vezes escravo: da superstição e das convenções. Os textos que compõem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Memória, verdade e justiça – busca cooperativa da verdade e entendimento mútuo em construção: perspectiva filosófica a partir da inserção na Comissão Nacional da Verdade.Jorge Atilio Silva Iulianelli - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):77-109.
    Este ensaio discute a relevância de algumas abordagens epistemológicas, éticas e políticas de Jürgen Habermas para a análise de práticas de justiça de transição. Como objeto da análise, parte-se da experiência do autor como consultor de um dos grupos de trabalho da Comissão Nacional da Verdade brasileira, que foi estabelecida pela Lei 12528/2011. A construção da análise é teórica e não empírica, portanto despreza para efeitos argumentativos os meandros das investigações, depoimentos, audiências públicas e outros mecanismos de pesquisa efetivamente usados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    (1 other version)Ética a nicomano.José Antonio Callegari - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:46-59.
    Falar-se-á a Nicômano como a um juiz iniciante. Em tempo longíquo, Nicômaco foi devidamente instruído sobre questões de conduta. Ao juiz iniciante, apresenta-se alguns assuntos de conduta processual, cujas lições analisa-se regras jurídicas para que o juiz não se afaste do senso de justiça, que a tanto aspira, e não confunda a objetividade processual com a subjetividade instrínseca, que ao erro soberbo da injustiça pode levá-lo a subverter o Direito em razão das paixões políticas. Com Levitsky e Ziblatt, introduz-se o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Tópicos de Filosofia Política em Platão: um enfoque contemporâneo.Carlos Carvalhar - 2023 - Dissertation, Ufba
    Esta é uma tese que segue a trilha indicada por Mario Vegetti, ao compreender a figura do Platão político em relação às questões ideológicas que incidem na interpretação do próprio texto platônico, utilizando principalmente três diálogos, a República, as Leis e o Político. Devido a essa chave crítica, a primeira parte faz um breve levantamento dos principais argumentos criticados desde a Antiguidade, da comédia de Aristófanes e a refutação de Aristóteles até o neoplatonismo e o período Bizantino, mas saltando direto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Os fins da política no De regno de Tomás de Aquino.Sérgio Ricardo Strefling - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo visa demonstrar que os fins da política podem ser considerados como fins transpolíticos na medida em estão imbricados com o fim último do homem. O pensamento político de Tomás de Aquino (1225-1274) está exposto na sua filosofia prática ou moral, por exemplo, nas suas questões sobre as virtudes, de um modo especial quando trata da prudência e da justiça, bem como nas discussões sobre as formas de governo, as leis, o bem comum e o direito. Santo Tomás, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  75
    Aristóteles, teoria política e história.Patrício Tierno - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:188-202.
    In order to discuss the relations between history and theory on Aristotle, this paper analyses the internal structure of an Aristotle’s work, The Athenian Constitution, and tries to evaluate – in this same work (but also with regard to Aristotle’s Politics) – which kind of bonds between history and theory turn out to be seen if one speculates the formation of the theory based on political facts and, conversely, the arrangement of the facts based on political theorizing. This frame enables (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Ética y política en Aristóteles.Blanca Quiñonez - 2016 - Studium Filosofía y Teología 19 (36-37):37-50.
    Planteamos, ante todo, la importancia de la filosofía política de los helenos en cuanto ayuda a la comprensión de nuestro presente. Creemos que la historia nos ofrece modelos que asumimos o rechazamos, ya que encierran un lenguaje que de ningún modo nos resulta indiferente. Analizamos polis y politikón como términos relativos a un cierto régimen para luego mostrar el vínculo entre Ética y Política, que se ocupan del hombre como ser moralmente bueno por un lado y el hombre como buen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  95
    Complementaridade entre uma ética das virtudes e dos princípios na teoria da justiça de Aristóteles.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):35-55.
    O objetivo deste artigo é analisar a teoria da justiça de Aristóteles elaborada na Ethica Nicomachea, Livro V, a partir de um certo deslocamento em relação à teoria das virtudes, que faz uso da escolha deliberada do agente, para utilizar-se de critérios mais objetivos baseados na igualdade, em que se encontram aspectos universalistas e procedimentais na constituição dos princípios de justiça na esfera pública, visando identificar uma complementaridade entre uma ética das virtudes e uma ética dos princípios na filosofia prática (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  44
    (1 other version)A amizade em Aristóteles: Política, III, 9 e Ética Nicomaqueia, VIII.Inara Zanuzzi - 2010 - Doispontos 7 (2).
    Na Política, III, 9, Aristóteles desaprova a distribuição de poder da constituição democrática dizendo que esta serve ao fim da amizade, a saber, a convivência, mas não ao fim político. Nosso propósito aqui é procurar esclarecer por que uma comunidade política não é, sem qualificação, uma comunidade de amigos, utilizando-nos da definição e análise aristotélica da amizade na Ética Nicomaqueia, VIII. O resultado obtido é que toda associação, inclusive a política, tem um tipo de amizade que lhe é relativa, determinado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  47
    Pólis e vida boa: a determinação da natureza ética da política no livro I da Política de Aristóteles.Izabella Simões - 2024 - Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos 37:1-18.
    O objetivo principal deste artigo é mostrar a concepção política radicalmente normativa elaborada por Aristóteles no livro I da Política, concepção que determina a vida na cidade como uma condição fundamental para a realização da excelência ou virtude humana (ἀρετή). Trata-se, assim, de investigar como o filósofo pensa a polis como uma forma de comunidade (κοινωνία) que tem por meta não apenas assegurar as condições materiais e econômicas necessárias ao viver humano elementar (ζῆν), mas também propiciar ao homem um locus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Etica, politica, retorica: studi su Aristotele e la sua presenza nell'età moderna.Enrico Berti, Napolitano Valditara & M. Linda (eds.) - 1989 - L'Aquila: L.U. Japadre Editore.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    A fundamentação metafísica Das leis em platão E suas implicações normativas para a política.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):43-52.
    O artigo objetiva investigar a fundamentação metafísica das leis em Platão e suas implicações normativas para a política, especialmente a partir do Livro I das Leis. A tese central é que a ideia de Bem constitui o fundamento e a instância reguladora das leis que têm pretensão normativa de universalidade e justiça para a vida pública.: The paper aims to investigate the metaphysical groundwork of the laws in Plato and its normative implications for the politics, especially from the books I (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  77
    O hiato entre a justiça e a ética políticas: a cosmopolítica de Jacques Derria.Klaus-Gerd Giesen - 2001 - Discurso 32:85-112.
    Em algumas publicações recentes. Jacques Derrida desconstrói o cosmopolitismo de Kant tentando assim ampliar seu alcance conceitual. Para fazer isso, Derrida se baseia menos na “face do Outro” de Lévinas do que no conceito nietzschiano de além-do-homem, no decisionismo de Schmitt, e na concepção heideggeriana de “Ser". Contudo, aqui se argumenta que Derrida, em última instância, apóia sua ética política numa fundação inteiramente mítica. O artigo termina com uma análise das implicações ideológicas desse aspecto de sua Filosofia.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Eudaimonía y las esferas política y ética en Aristóteles: ¿Es posible pensar el bien humano con independencia de un ámbito político?Ángel Rivera Novoa - 2016 - Revista Filosofía Uis 15 (2):37-53.
    En este artículo se intenta mostrar cuál es la posible relación entre la esfera política y la esfera ética en el pensamiento de Aristóteles. ¿Son la política y la ética investigaciones absolutamente distinguibles o, por el contrario, son un solo proyecto investigativo? Para responder a esta pregunta, se sugiere que primero debe responderse la cuestión acerca de la naturaleza misma del bien último. ¿Es el fin de las acciones un fin dominante o inclusivo? Se analiza una de las propiedades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Etica y politica en Aristoteles Ethique et politique chez Aristote.Cappelletti Aj - 1976 - Pensamiento 32 (127):323-328.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Ética e justiça social em tempos de pandemia.Filicio Mulinari - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e42.
    Em face de uma possibilidade real de calamidade na saúde pública, junto com uma possível crise econômica posterior, muitas reflexões de fundo ético sobre políticas públicas surgem: devemos estabelecer limites econômicos flexíveis para combater o coronavírus? Até que ponto podemos restringir a liberdade de agrupamento na pandemia? É eticamente aceitável aumentar o risco do grupo mais vulnerável em prol de um melhor equilíbrio da economia? A resposta a tais questões envolve noções de éticas e políticas muitas vezes antagônicas. Tomando por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Etica y política en Aristóteles.Angel J. Cappelletti - 1976 - Pensamiento 32 (127):323.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    Políticas de reconhecimento na concepção de Nancy Fraser: Questões de justiça ou boa Vida?Nélio Lustosa Santos Júnior - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):1-11.
    O reconhecimento é uma das principais categorias da Teoria Crítica contemporânea. Nos movimentos sociais atuais, a centralidade da redistribuição material, nos moldes do socialismo, foi trocada pela luta por reconhecimento. Com tal mudança de foco, a cultura e a economia política foram colocadas em polos dissociados. Nancy Fraser, diante desse cenário, propõe conciliar as políticas de reconhecimento e redistribuição em uma ampla teoria de justiça. No entanto, a articulação de ambas se torna complexa diante de suas vinculações no âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  32
    Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):01-20.
    A filosofia política que se desenvolveu no mundo islâmico, entre os séculos IX e XII, apropriou-se de conceitos da filosofia grega, principalmente de Platão e de Aristóteles. A República e as Leis, de Platão, e a Ética Nicomaqueia, de Aristóteles, foram os textos que fundamentaram as concepções políticas dos filósofos de expres são árabe , desde as virtudes a serem buscadas individualmente até a ideia do melhor regime político. Com base nos textos gregos traduzidos para o árabe, esses filósofos delinearam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A propósito de "Etica y Política en Aristóteles".Francisco Pérez Ruiz - 1977 - Pensamiento 33 (131):317.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    Relaciones entre la Política y la ética de Aristóteles.Beatriz Carrancio & Edgardo Pérez - 2004 - A Parte Rei 32:4.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O desenvolvimento do eu: ética, política e justiça em John Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2018 - Curitiba: Ed. UFPR.
  26. Política, Democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha à Artêmis? // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.7. [REVIEW]Ester Maria Heuser - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):517-535.
    A partir de algumas considerações a respeito do estado da arte da política, da democracia e da Justiça brasileira, o artigo recorre à literatura kafkiana na descrição que ela faz do funcionamento da máquina judiciária e de como a lei opera atingindo todos, para, então, desmontar os procedimentos jurídicos e, com humor, exibir o ímpeto e a vaidade dos magistrados. Tais aspectos provocam uma metamorfose da própria Justiça, que acaba por se transformar em “Deusa da Caça”, e daí advém a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  61
    Etica y Política según Aristóteles. [REVIEW]María Isabel Santa Cruz - 1996 - Ancient Philosophy 16 (1):238-241.
  28.  48
    Política E estética no trauerspiel: Programa de Uma justiça para O corpo.Tereza de Castro Callado - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:76-89.
    A tematização de uma política para o corpo, nas contingências do progresso técnico, leva a reflexão de Walter Benjamin a desenvolver a versão filosófica do torso barroco da arte seiscentista que irá explicar, nesse artigo, a contraposição entre os conceitos de mera vida ( blosses Leben ) ao de espaço para o corpo ( Leibraum ).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Quanto a falta de Uma fundamentação última - observações sobre Uma premissa implícita da justiça comunicativa E da ética do discurso.Jean-Christophe Merle - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):517-525.
    A teoria da justiça política de Hóffe, fundamentada na justiça comutativa, sustenta que a fundamentação de normas de sociedade, na comunidade discursiva, pela Ética do Discurso de Apel e Habermas, é apenas uma fundamentação derivada, posto que a comunidade discursiva — necessariamente pressupõe direitos humanos A Ética do Discurso afirma, por sua vez, que direitos humanos podem: ser legitimados somente através de discursos. Este artigo sustenta que a pressuposição normativa para ambas - a comunidade discursiva e o princípio de justiça (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    De la Política a la Poética: la educación musical en Aristóteles.Viviana Suñol - 2023 - Cuadernos Filosóficos / Segunda Época 20.
    Teniendo en cuenta la relevancia que Aristóteles le atribuye a la educación musical en _Política_ VII-VIII resulta extraño que no haga mención a ella ni en sus obras éticas ni, sobre todo, en la _Poética_. En los últimos treinta años los intérpretes han recurrido a diversas explicaciones para elucidar el silencio político de su _Poética_. Sin embargo, la principal conexión la ofrece el propio Aristóteles cuando en _Pol_. VIII 7, 1341 b 36-40 promete explicar con mayor claridad qué entiende por (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    O Bem Comum Como Elo Entre Ética e Política a Partir de Aristóteles e Hannah Arendt: Um Debate Atual e Necessário.João Gabriel Moraes de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):88.
    O artigo tem o objetivo de debater o pensamento político de Hannah Arendt e sua interpretação da política no século XX, onde se destaca a retomada por parte da autora de um dos principais expoentes sobre tal tema, que foi o Filósofo da antiguidade clássica: Aristóteles, ele compreendia a ética indissociável da política, através do conceito de bem comum. Assim, o texto que se segue, busca levantar algumas questões sobre ética e política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  84
    Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
    A ética é uma prática que coimplica subjetividade e da alteridade. Nas atuais sociedades de controle se procura fabricar subjetividades destemperadas numa ética do descuido de si. As éticas do cuidado de si visavam ajudar a constituir sujeitos livres pela prática ética da virtude. Os novos dispositivos de controle atualizaram o poder da ética como prática em que o sujeito pode dirimir seu estilo de vida entre a sujeição ou a liberdade. As éticas do cuidado de si desconsideraram a importância (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    A proposta de Virginia Held de uma defesa da prevalência do cuidado sobre os direitos humanos.José Elielton Sousa & Nayara Barros De Sousa - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34634.
    Virginia Held nos propõe em seu capítulo “Care and Human Rights”, do livro Philosophical Foudantion of Human Rights, que utilizemos a perspectiva da ética do cuidado para pensar e efetivar as demandas que escolhemos tratar com a linguagem dos direitos humanos, na qual se prioriza tradicionalmente as questões da justiça. Ainda que reconheça a importância que os direitos humanos possuem em mobilizar forças tanto em âmbito internacional como na esfera nacional, no que diz respeito à efetivação de leis e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Tre lezioni sulla politica di Aristotele.Giovanni Stelli - 2016 - Pistoia: Petite plaisance.
    Etica-politica come scienza unitaria: problemi di fondazione -- L'originaria costituzione intersoggettiva dell'uomo: amicizia e giustizia -- La comunità politica e la teoria delle costituzioni.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Estructura del argumento de Política I de Aristóteles: descripción, definición y explicación.Manuel Berrón - 2023 - Cuadernos Filosóficos / Segunda Época 20.
    La discusión actual sobre el método expositivo de Aristóteles en el área de la filosofía práctica ha perseguido revertir el otrora predominante paradigma exegético que encontraba como único camino de investigación a diversas formas de la dialéctica (Owen, Aubenque, Barnes). Tal paradigma ha sido sometido a una revisión crítica y se ha invocado alternativamente el uso del “método de los _Analíticos_” en las obras éticas (Natali, Karbowski). Nuestra lectura de _Política_ I asume esta nueva línea interpretativa, pero pretende ir más (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Tra etica e politica: la prudentia del principe nel De regimine di Egidio Romano.Roberto Lambertini - 1992 - Documenti E Studi Sulla Tradizione Filosofica Medievale 3 (1):77-144.
    Nella prima parte dello studio l'A. esamina la dottrina egidiana della prudentia evidenziando i temi principali esposti nel De regimine sull'argomento, cioè la posizione della prudenza come virtù intermedia tra le virtù morali e le intellettuali, la giustificazione egidiana di tale collocamento, l'esame delle parti «integrali» e di quelle «soggettive» della prudenza. La parte finale offre un confronto fra la dottrina egidiana e le idee emergenti dagli specula principis precedenti. La posizione egidiana sul tema della prudenza risulta vicina a Tommaso (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. “O Jovem Não É Um Ouvinte Apropriado de Lições Políticas”: Educação, Juventude e Velhice Na Ética de Aristóteles.Igor Morici - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39:37-46.
    O objetivo deste artigo é explicitar alguns aspectos do que Aristóteles entende por juventude e velhice a partir de um exame das páginas iniciais da obra Ética Nicomaqueia. Com isso, pretende-se apontar a possibilidade de que um indivíduo feliz (eudaimon) permaneça tal ao envelhecer.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Pensar a Política Outramente: Dos Imprevistos da História À Sabedoria da Justiça Social.Nilo Ribeiro Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):221.
    : A investigação tem como escopo debruçar-se sobre a questão do sentido do Político na obra do filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas. A tarefa se apresenta como desafiadora pois não há uma abordagem explícita sobre a temática do político em sua obra. Entretanto, o filósofo admite que a passagem da ética para a vida eminentemente social, graças à chegada do terceiro, introduz no âmago da relação dual, a questão da Justiça, da Política e do Direito etc. Com a pretensão de mostrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Hans-Georg Gadamer sobre el Protréptico aristotélico: ética y política en la tradición socrático-platónica.Facundo Bey - 2019 - Revista Latinoamericana de Filosofia 1 (45):33-61.
    English title: Gadamer's interpretation of the Aristotelian Protrepticus. -/- Abstract: The aim of this paper is to present and analyse the main hypotheses of Hans-Georg Gadamer in his 1928 essay Der aristotelische Protreptikos und die entwicklungsgeschichtliche Betrachtung der aristotelischen Ethik, emphasizing the Gadamerian reception of the notions of phrónēsis, hēdonḗ and, to a lesser extent, phýsis. It will be attempted to show that in this early work of Gadamer there is more than a methodological and interpretative debate regarding the Protrepticus (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. Boa educação e busca pelos princípios no Livro I da Ética Nicomaquéia (EN) de Aristóteles.Priscilla Spinelli - 2012 - Dissertatio 36:277-297.
    Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  37
    Democracia, concordia y deliberación pública en la" Política" de Aristóteles”.Nuria Sánchez Madrid - 2018 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 51:35-56.
    El artículo analiza la concepción aristotélica de las diferentes formas de democracia, atendiendo especialmente a los libros de la _Política_, con el objeto de identificar algunas conexiones entre las coordenadas teóricas de deliberación pública que se eligen en ellos y el juicio acerca de las formas políticas que consideran apropiadas. Se asume como centro de análisis un pensador clásico clave para comprender la formación del vocabulario político europeo. El trabajo toma en consideración asimismo el elogio de la _homonoia _en la (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. El ciudadano como ser político en la filosofía política aristotélica.Delio David Arango Navarro - 2009 - Escritos 17 (39):390-409.
    Aristóteles establece una relación muy estrecha entre la política y la ética en tanto la política se ocupa del conocimiento del bien supremo y permite asimismo la acción virtuosa, condiciones que llevan a la consecución de la felicidad, que, en definitiva, es el fin de la polis. Así la comunidad política se constituye en la comunidad humana por excelencia, comunidad natural, anterior a toda otra forma de asociación, espacio cívico en el que el hombre alcanza su pleno desarrollo y se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Sull' "attualità" dell'etica di Aristotele. Alcuni problemi.Franco Trabattoni - 2000 - Etica E Politica 2 (2).
    For several decades now, and for a number of different reasons, there has been a significant reawakening of interest in Aristotle's practical philosophy. In particular it is widely held that his philosophy can work as a model for safeguarding the fundamental ethical demands without having to deny the natural essence of the human being and without having to resort to a metaphysical basis. This article sets out to question this theoretical approach. It considers in particular two main problems: the responsability (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  32
    Da erótica passional ao Amor oblativo: A amizade segundo aristóteles, ética a nicómaco.Américo José Pinheira Pereira - 2016 - Synesis 8 (1):15-34.
    Para Aristóteles, a amizade é o acto de necessário mútuo amor que constitui, com seus três níveis, o cimento da «polis», a comunidade política, a «cidade». Pode ser estudada de acordo com as próprias categorias aristotélicas e a teoria da matéria e forma, potência e acto. Este trabalho, depois de analisar o que a amizade é como acto de amor, aplica tais teorias aristotélicas à compreensão da amizade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    A ética dos miseráveis.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Ética. O que é isso? -/- Ética é o que dizemos ser o valor maior da conduta humana e esse valor, que aprendemos através do ensino e da educação é a parte frágil que se soma ao valor fixado em nossa natureza pela herança genética, por isso, não podemos dizer que somente através do saber adquirido o homem forma o seu corpo de caráter para o bem ou para o mal, para as ações virtuosas ou para as ações viciosas, o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Eleuthería en Aristóteles.Héctor Zagal Arreguín - 2018 - Co-herencia 15 (58):67-84.
    La eleuthería tiene una connotación política y cultural para los antiguos griegos. Refiere la condición libre de los ciudadanos griegos frente a los pueblos bárbaros que prefieren el gobierno tiránico. Platón y Aristóteles, además, hablan de la eleuthería en un sentido moral; esto es, como la condición libre del hombre virtuoso. Pero Aristóteles se refiere a una virtud en concreto: la liberalidad. La liberalidad supone el uso prudente de las riquezas, es decir, el justo medio entre la avaricia y la (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  49
    Las pasiones y las palabras: Sobre la teoría política de Aristóteles.José Pablo Martín - 2014 - Circe de Clásicos y Modernos 18 (1):39-55.
    Como en la psicología del individuo, en la pólis se encuentran dos principios contrapuestos, las pasiones y la ley. En los animales gregarios existe también el factor político que lleva a trabajar a muchos por un fin común. Pero en el hombre hay una diferencia en su actividad política, es decir, la ley que proviene de la razón y que no se puede expresar sin palabras. Por ello Aristóteles, a diferencia de Platón, otorga una función constructiva a los sofistas, como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  63
    Ética, direitos fundamentais e obediência à Constituição.Thadeu Weber - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):96-111.
    Um Estado democrático de Direito fundamenta suas bases em princípios de justiça universalizáveis. Aplicados a uma Constituição, objetivam-se nos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. O dever de obedecer a leis injustas, a desobediência civil e a objeção de consciência pressupõem senso de justiça e uma concepção do bem, capacidades morais de uma “pessoa ética”. PALAVRAS-CHAVE – Direitos fundamentais. Justiça. Constituição. Desobediência civil. ABSTRACT A democratic State of law puts its bases on principles of justice capable of universal validity. Applied (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    A Ética da Amizade Como Um Problema da Filosofia.Mateus de Freitas Barreiro - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):355-366.
    Este artigo visa analisar as contribuições de Aristóteles para a compreensão da noção amizade. Para isto, se delimita como a ideia de amizade se situa no sistema aristotélico, englobando o agir humano por meio da política. Num segundo momento, trata-se de elucidar as etapas do pensamento aristotélico da amizade mediante os conceitos de alma e virtude. Por fim, será aprofundado a noção de amizade e as suas tipologias em discussões que tratam da questão do caráter ético que a amizade tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976