Results for ' representação e representativismo políticos'

976 found
Order:
  1.  18
    Democracia caudillista y desmovilizaciones sociales en Ecuador.José Sánchez Parga - 2009 - Polis: Revista Latinoamericana 24.
    Los conflictos y reivindicaciones de los movimientos sociales, políticamente representables, durante la transición democrática de los 80, entran en crisis con el modelo de acumulación y concentración de riqueza, inaugurado por la dominación neoliberal durante los 90, dando lugar al ciclo de movilizaciones de protesta, que agravan la crisis de todo el sistema de representación política (elecciones, partidos, congreso), el que degenera en un fenómeno nuevo: el representativismo político. El imperativo de “gobernabilidad” de la protesta, la acumulación y concentración (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Representação e autoridade política em Hobbes: justificação e sentido do poder soberano.Delmo Mattos - 2011 - Princípios 18 (29):63-98.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O objetivo desse artigo consiste em analisar as noções de representaçáo e autoridade presente no argumento contratualista de Hobbes. Essas noções sáo fundamentais para o entendimento do modo como o poder soberano age em relaçáo aos membros que o constitui. Assim, desmitifica-se a interpretaçáo no qual evidencia o Estado político proposto pelo filósofo em questáo contrário aos direitos individuais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de divisão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Democracia e representação: Rousseau vs. Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2022 - In Carolina Biernat & Nahuel Vassallo (eds.), Historia Contemporánea. Problemas, debates y perspectivas. Editorial de la Universidad Nacional del Sur. pp. 1391-1411.
    Trata-se de relacionar as duas posições concorrentes que pautaram o debate sobre representação e democracia na filosofia moderna. Em um primeiro momento, reconstruiremos a crítica à representação, feita por Jean-Jacques Rousseau, no Contrato social (1762). A incompatibilidade entre democracia e representação postulada neste livro apoia-se nos seguintes pressupostos: 1) a soberania consiste unicamente na vontade; 2) a representação é uma forma de delegação. Em um segundo momento, investigaremos a defesa da democracia representativa, feita por John Stuart (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    A import'ncia e o significado do princípio da publicidade para a representação político-democrática: reflexões a partir de Kant e Condorcet.Cristina Foroni Consani & Joel Thiago Klein - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (3).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Ideologias políticas e representação democrática: um estudo a partir de Michael Freeden e Nadia Urbinati.Patricia Graeff - 2024 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 43 (1):38-50.
    A crise da representação política e as atuais ameaças às democracias liberais consistem em temas de grande reflexão e debate na filosofia política contemporânea, o que explica, em parte o renovado interesse pelo conceito de representação política. O presente artigo defende que a compreensão das ideologias políticas, a partir da abordagem morfológica de Michael Freeden, possibilita novas formas de pensar sobre a representação e sua relação com a democracia. Ao atribuírem significados determinados e estáveis a conceitos (...) essencialmente contestados, as ideologias disputam o controle da linguagem política, desempenhando também uma função integrativa, ao vincular simbolicamente o indivíduo à sociedade a qual pertence, permitindo, assim, o compartilhamento de conteúdos da consciência individual. A partir da obra de Nadia Urbinati, defende-se a centralidade da recuperação da dimensão ideológica da política para uma noção de representação efetivamente democrática, o que passa pela compreensão do papel deliberativo das ideologias e o caráter híbrido destes sistemas de pensamento, que agregam elementos racionais e não-racionais. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Hobbes e a democracia moderna: regra da maioria e representação política.Mbaidiguim Djikoldigam - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):98-114.
    O presente artigo pretende discutir a democracia moderna e o pensamento político do filósofo inglês Thomas Hobbes a partir de dois elementos comuns a ambos: a regra da maioria e a noção de representação política. Para tanto, o artigo analisa a importância destas duas noções tanto para a doutrina política hobbesiana como para a concepção moderna da democracia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Dilemas teóricos da representação política na origem do estado moderno. Hobbes E sieyès: Tão distantes E tão próximos.Ana Paula Tostes - 2017 - Synesis 9 (1):1-16.
    A hipótese do artigo é que o dilema da constituição da representação política, que não tem por função refletir, mas interferir e operar uma unidade de “vontade política” a um povo ou uma nação, foi enfrentado pelos primeiros pensadores da representação moderna em diferentes contextos de grande transformação política e social: na Inglaterra absolutista no século XVII, por Thomas Hobbes, e na França pós-revolucionaria no século XVIII, pelo Abade Sieyès. O artigo procura identificar nos argumentos dos respectivos filósofos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  40
    Da representação na política à representação política: um conceito frente à dupla exigência de legitimidade e pluralidade.Antoine Lousao - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:47-71.
    The importance of representation in modern politics leads authors to define this concept with the help of different paradigms – from law to drama. The concern with a higher degree of democracy among populations leads to strength representation and its political premises. This concern is supported by the issue of guaranteeing both legitimacy and plurality. Responses to this issue correspond to the rise of many different normative views of political communities.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Metafísica da Soberania e da Representação Política.Diogo Bogéa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):23.
    Investigação acerca das bases metafísicas do conceito de soberania. Uma das questões centrais da teoria política moderna diz respeito à soberania, isto é, às formas de exercício e legitimação do poder político absoluto. Recorremos aos conceitos psicanalíticos de “pulsão”, “fantasia” e “alucinação” para situar um tal poder absoluto – um poder pleno, presente a si, dado em si e por si mesmo, livre de qualquer relação, determinação ou condicionamento – como uma espécie de fantasia pulsional. Tratando-se de uma fantasia, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    A linguagem filmográfica e a representação estética de Lula em documentários.Bruno Novaes Araujo - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):73-95.
    Esse artigo é um resumo de uma tese de doutorado iniciada em 2017 que tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. Discuto, entendendo os documentários como fontes narrativas, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Como objetivo específico, busco identificar traços do fenômeno político discutido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. As capacidades dos cidadãos e sua representação. Segunda conferência da obra "O LiberalismoPolítico"de John Rawls.Rubin Souza - 2009 - Jus Navigandi 1 (1):1-19.
    Pretendeu-se dissertar sobre a segunda conferênciada obra O Liberalismo Político de John Rawls. A exposição trata dométodo de justificação do autor, concentrada nos termos racionalidade(concepção de bem) e razoabilidade (senso de justiça);subsequentemente aborda as variáveis – cooperação, voluntariedade,autonomia, limites do juízo, discordância, pluralismo, reciprocidade,imparcialidade, publicidade, justificação, democracia e tolerância. Nessesentido, parte-se da obra supracitada para a sistematização da teoria eresolução de problemas: uma referência histórica em Kant; uma respostaàs hipóteses comunitaristas; a convergência de modelos de justificação,sobretudo uma deontologia com uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Hannah Arendt e o totalitarismo como forma de governo apoiada na ralé e nas massas.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):39.
    Em _Origens do Totalitarismo_, Hannah Arendt faz uma caracterização do totalitarismo como uma forma de governo inédita, fincada em duas novas camadas sociais, a ralé e as massas. Sua descrição do totalitarismo é realizada a partir de uma diferenciação com a tirania. Este trabalho buscou observar como o surgimento dos supracitados grupos sociais permitiram o surgimento dessa nova forma de governo. Vimos que a definição dela de povo diferencia-se da tradicional, quando afirma ser o povo diretamente relacionado à busca de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  40
    Política, sexualidade e educação.César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 4.
    Apresenta a natureza e identidade filosófica e política dos estudos sobre Sexualidade e Educação Sexual. Apresenta as definições sobre Sexo e Sexualidade a partir de matrizes epistemológicas e políticas: a dimensão procriativa mais próxima do conceito de sexo e a significação cultural, subjetiva e civilizatória ligada à conceituação de Sexualidade. Destaca a concepção emancipatória de pesquisa e educação sexual. Aponta elementos para uma política de formação de educadores no campo da Sexualidade e Educação Sexual. Fundamenta-se numa abordagem histórica e culturalista (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Debates em teoria democrática contempor'nea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses. [REVIEW]Nicolay Steffens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):117-146.
    As discussões contemporâneas em teoria democrática estão marcadas pelo debate acerca da crise da representação. Importa a tal discussão ressignificar a tensão entre participação e representação, o que, a meu juízo, pode ser elaborado a partir da chave da deliberação. Ou seja, uma antiga tensão entre modelos representativos e participativos estaria superada. Restaria, portanto, redefinir os sentidos da representação, cuja análise, no campo da teoria democrática, foi dominada durante boa parte do século XX por teóricos schumpeterianos ou (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Desigualdade estrutural de gênero e paridade de participação na era digital.Pamela Pereira Prestupa - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7381.
    Baseando-se na concepção de justiça de Nancy Fraser, a justiça requer não só redistribuição ou reconhecimento, mas também uma dimensão política de representação. Essa dimensão diz respeito ao poder público, à formação e à aplicação das normas que regem a interação social, determinando os sujeitos, a substância e as fronteiras da justiça. A subordinação estrutural de gênero está intrinsecamente ligada às três esferas de injustiça (redistribuição, reconhecimento e representação). Para tratar da desigualdade de gênero, é necessário falar, inicialmente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Republicanismo e participação política: elementos republicanos na concepção de “democracia aberta”, de Hélène Landemore.Rodrigo Ribeiro de Sousa - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):19-31.
    O domínio persistente das elites políticas no âmbito de diferentes governos representativos contemporâneos, aliado à descaracterização da natureza programática dos partidos políticos têm levado a uma intensa reflexão, nos últimos anos, acerca dos limites e capacidades da democracia como sistema de governo. Problemas como a persistência de profundas desigualdades sociais e a incapacidade de inclusão das minorias – e até mesmo de maiorias, como no caso brasileiro – apontam para um processo de “oligarquização” das democracias, marcado por uma tentativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  32
    Discussing Eric Weil’s concept of political representation.Pedro Dias - 2014 - Cultura:253-269.
    A discussão sobre representação é transversal ao estudo teórico da política. Aquilo que nos propomos neste ensaio é levar a cabo uma análise da concepção de representação política presente na filosofia de Eric Weil. Para tal, tomaremos em consideração as categorias enunciadas por Hanna Fenichel Pitkin, em relação às quais colocaremos em confronto o pensamento político weiliano respeitante à representação. Desta confrontação emergirá uma concepção da representação política enquanto domínio de passividade e uma concepção do governo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. Poder, autoridade e tradição.José N. Heck - 2007 - Princípios 14 (21):05-38.
    O artigo inicia com o enfoque do absolutismo hobbesiano à luz da doutrina tradicional do direito natural. A seguir expõe a complexa relaçáo de Hobbes com a democracia e a noçáo hobbesiana de representaçáo política. Depois de reconstruir algumas das objeções básicas de Hobbes ao pensamento político clássico, o texto procura mostrar que o filósofo inglês opera, em relaçáo a Aristóteles, com um conceito relativamente inalterado de natureza. Objetivo maior do trabalho é configurar o Estado como produto genuíno do desempenho (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Direito, política e tradição: paralelos entre Edmund Burke e Schopenhauer.Rogério Moreira Orrutea Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):510-528.
    Inicialmente examina-se a filosofia política de Schopenhauer tal como registrada no Mundo como vontade e representação. Neste ponto, há fortes diferenças em relação a Burke, em especial naquilo que diz respeito à finalidade que legitima o Estado. Porém, veremos que na obra Parerga e Paralipomena, Schopenhauer assume posições extremamente similares àquelas que Burke defendeu nas Reflexões sobre a revolução na França. Em razão da enorme semelhança entre suas concepções, concluímos que o pensamento político mais tardio de Schopenhauer acrescenta pouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  37
    A instituição do estado ou as duas faces da multidão a partir de Hobbes E espinosa.Paula Bettani Mendes Jesus - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:349-371.
    O presente artigo, tem como objetivo apresentar a maneira pela qual Hobbes e Espinosa entendem a multidão, elucidando, a partir disso o papel que conferem a ela na instituição do Estado. Parte-se do pressuposto de que tanto num pensador quanto no outro, a multidão tem um papel central no que diz respeito à instituição do estado civil, de maneira que, por vias distintas, tal instituição somente pode ser pensada a partir dela. Como se observa, os dois pensadores têm maneiras totalmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Um ensaio sobre o Agesilau de Xenofonte – discurso de informação, representações e possibilidades interpretativas.Luis Filipe Bantim de Assumpção - 2024 - Araucaria 26 (57).
    Este texto é um ensaio que analisa as características gerais do Agesilau de Xenofonte, com o intuito de tecer novas possibilidades interpretativas acerca desta obra. Para tanto, discutimos a definição de encômio e épainos, optando por qualificarmos o Agesilau como um louvor, parte integrante do gênero do biográfico. Feito isso, nos empenhamos em conjeturar o arcabouço conceitual de Patrick Charaudeau sobre a Análise do Discurso das Mídias, evidenciando que a representação que Xenofonte constrói de Agesilau II esteve imersa em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman.José Costa Júnior - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Estamos cada vez mais céticos em relação à política e aos políticos nessas primeiras décadas do século XXI. A ausência de respostas aos problemas mais próximos dos cidadãos, a dificuldade de representação, além dos frequentes questionamentos morais sobre as práticas dos políticos são alguns dos motivos que fundamentam esse ceticismo. No entanto, há poucas décadas, mantínhamos expectativas melhores acerca das instituições políticas e dos seus líderes. Após os grandes conflitos, derramamentos de sangue e colapsos sociais do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Representatividade negra no executivo municipal: Impacto da posição partidária para a eleição de mulheres e homens negros nas prefeituras da Bahia.Cleber Lázaro Julião Costa - 2021 - Odeere 6 (1):183-208.
    O presente trabalho traz um estudo do perfil dos 417 prefeitos eleitos no estado da Bahia nas eleições de 2016 pelos critérios de cor/raça e gênero. A partir desta definição, busca compreender qual o compromisso que os partidos políticos vitoriosos têm com a agenda antirracista e de igualdade de gênero de modo a compreender se mulheres e homens negros têm à disposição conteúdo propositivo dos partidos que apoiem pautas defendidas pelo movimento Negro e Feminista. A análise dos dados revela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Representação e identidade em Carl Schmitt.Cássio Benjamin - 2022 - Princípios 29 (60):131-147.
    A questão da representação é central para Carl Schmitt. Em mais de um escrito, tal questão é analisada com detalhes. Além disso, é um tópico recorrente em intérpretes da obra schmittiana. Nosso propósito nesse artigo é voltar à elaboração da noção de representação em Schmitt. Veremos como ele apresenta tal noção, principalmente em sua Teoria da Constituição. A partir da exposição da análise schmittiana, realizaremos uma crítica ao modo como ele elabora tal ideia, apresentando uma maneira distinta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  28
    Sobre o populismo em Ernesto Laclau e Nadia Urbinati: lógica da política ou desfiguração da democracia?Francisco de Assis Silva - 2023 - Griot 23 (2):99-114.
    O populismo contemporâneo tem suscitado profícuos debates entre os teóricos políticos, tais como Ernesto Laclau, com a sua teoria do discurso atrelada à psicanálise, defendendo a ideia de que o populismo representa a lógica da política; e Nadia Urbinati, que compreende o populismo como a desfiguração da democracia. O desdobramento deste embate de ideias levará à análise de uma figura importante para o populismo: o líder populista. Se para Laclau a noção de _significante vazio_ expressa o sujeito coletivo na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Representação e Ceticismo.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2009 - Discurso 39 (39):25-58.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    1870 – O agenciamento Masoch, o agenciamento das peles.Diego Lock Farina - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):52-79.
    O presente artigo discute a singularidade e a forma narrativa suspensiva em A Vênus das Peles (1870), de Sacher-Masoch, a partir das noções de agenciamento desejante e coletivo, sintomatologia e devir-político de minoria trabalhados por Gilles Deleuze, de acordo com seu empenho teórico para dissociar a unidade sado-masoquista consagrada por Freud. Tal percurso de leitura, nesse viés, incorpora os debates sobre performance, cena e representação, além de explorar o humor de minoria contestador que a obra revela como potência de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    O que emerge depois do fim? Caminhos e contradições do rap brasileiro.Acauam Silvério de Oliveira - 2021 - Aisthesis 70:509-530.
    Ao romper com as bases de representação do imaginário nacional que conferiam sentido simbólico e ideológico à MPB, o rap torna a dissolução do horizonte cultural que orientava parte da sociedade brasileira seu ponto de partida. Aquilo que para MPB representou uma crise profunda - a ponto do compositor Chico Buarque afirmar que o modelo de canção que a sua geração havia consolidado provavelmente teria chegado ao fim –, é o ponto de partida do rap nacional. Dessa maneira, o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Desejo, Representação e Estado – Influências de Marx e Engels em Deleuze e Guattari.Matheus Marcus Gabriel Mellado - 2024 - Aufklärung 11 (1):137-160.
    In this work, we will try to outline the position of desire and representation in the constitution of the capture apparatus of the imperial machine. For this, we will try to represent the way in which the libido itself is represented both in the primitive socius and in the barbarian socius. To carry out this path, we will start from two base texts: the first will be The Anti-Oedipus, where we trace the genesis of production, registration and consumption; together with (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Representação e consciência na metapsicologia freudiana.Fatima Caropreso - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    Representação e Transcendência em Catolicismo Romano e Forma Política.Cássio Corrêa Benjamin - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Representação e contexto: A crítica de Milliakan a Dretske.Karla Chediak - 2014 - Dissertatio 40:257-271.
    Discuto, neste artigo, duas críticas que Ruth Millikan dirige à teleosemântica informacional proposta por Fred Dretske. A primeira relaciona-se à noção de informação natural e a segunda à impossibilidade de representar indivíduos. As duas críticas têm o mesmo fundamento - o fato de a teleosemântica informacional de Dretske ser independente de contexto. Argumento que Millikan está correta apenas em relação à primeira crítica, mas que ela não está inteiramente correta em relação à segunda crítica. Embora seja independente de contexto, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. Representação e cognição situada: uma proposta conciliadora para as guerras representacionais.Carlos Barth & Felipe Nogueira de Carvalho - 2023 - Lampião Revista de Filosofia 4 (1):113-137.
    Abordagens pós-cognitivistas mais recentes têm lançado duras críticas à noção de representação mental, procurando ao invés disso pensar a mente e a cognição em termos de ações corporificadas do organismo em seu meio. Embora concordemos com essa concepção, não está claro que ela implique necessariamente a rejeição de qualquer tipo de vocabulário representacional. O objetivo deste artigo é argumentar que representações podem nos comprar uma dimensão explicativa adicional não disponível por outros meios e sugerir que, ao menos em alguns (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Representação e Democracia: Uma Contradição?M. C. P. Pissar - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (2):3-20.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Representação E traço mnêmico no texto freudiano sobre as afasias.Carlota Ibertis - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):11.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    The depiction of Queen and Saint Elizabeth: politics and devotion.António Filipe Pimentel - 2010 - Cultura:83-103.
    A representação em gravura de D. Isabel de Aragão não pode dissociar-se do processo político- -devocional que rodeia primeiro a memória e depois a formalização do culto da insigne soberana e do papel outorgado à gravura na comunicação de ideias e formas numa sociedade onde a sua circulação é necessariamente limitada. Com efeito, se os ritmos do processo canónico e da própria divulgação do culto seguem de perto os avatares do poder real – num processo reconhecível, de múltiplas formas, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Il buon legislatore e il buon interprete nella prospettiva del riformismo metodologico e politico di LA Muratori.E. Pattaro - 1986 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 63 (3):350-371.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  59
    O cogito como representação e como presença: duas perspectivas da relação de si a si em Descartes.Telma De Souza Birchal - 2000 - Discurso 31:441-462.
    O artigo enfoca duas maneiras possíveis, não necessariamente excludentes, de se compreender o “'penso, logo existo" cartesiano: a primeira, enquanto representação de si, decorre de uma compreensão do eu como sujeito , quer dizer, de um sujeito diante de um objeto e se remete a uma consciência refletida de si; a segunda, como presença a si mesmo, é relativa a uma compreensão do ego como ser ou existência, dados numa experiência originária se remete a uma consciência imediata de si. (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Studi sul pensiero morale e politico di Kant.E. Paolo Lamanna - 1967 - Firenze,: F. Le Monnier.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    “ O mundo como representação é antes de tudo apenas um fenômeno fisiológico”: Intuição intelectual e percepção empírica em Arthur Schopenhauer.André Luiz Muniz Garcia - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (2):93.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  47
    Práticas Letradas Seiscentistas.João Adolfo Hansen - 1995 - Discurso 25:153-184.
    O fim do texto é a discussão histórica de práticas de representação italianas, espanholas e luso-brasileiras do século XVII hoje anacronicamente unificadas como “Barroco". Analisa modelos teológico-políticos e retóricos da agudeza que caracteriza a racionalidade de Corte dramatizada nelas, particularizando a análise com EI Díscreto, de Baltazar Gracián.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Libertà economica e controllo politico. Lo Stato commerciale chiuso di Fichte [Economic Freedom and Political Control. Fichte’s Closed Commercial State].Simone Furlani - 2005 - la Società Degli Individui 24:33-46.
    Lo Stato commerciale chiuso di J. G. Fichte fornisce un punto di vista sul rapporto tra economia e politica, agire interessato e agire etico, che consente di porre alcune distinzioni critiche all’interno della discussione attuale sulla ‘globalizzazione’. A partire dall’analisi della struttura stessa del sapere, emerge una nozione di libertà che vieta di intendere il problema nei termini di opposizione tra garanzia e controllo, libertà e limitazione. È proprio una tale idea che struttura gli ordinamenti politico-economici e giuridici e indica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    O sujeito político: entre razão e subjetividade.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):124-136.
    Pretende-se centrar um argumento em torno da constituição do sujeito político a partir da reflexão desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz é no sentido da incorporação das noções traçadas pelo filósofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial à formação do político numa perspectiva da relação do ‘Eu’ com o ‘Outro’. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expõe acerca da razão e dos sentimentos de humanidade e virtude em contraposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  45
    Guattari: máquinas e sujeitos políticos.Larissa Drigo Agostinho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):103-126.
    Resumo: A partir de uma apresentação do contexto político e social no interior do qual a obra de Guattari se insere, buscamos definir o debate político francês da década de 60, no campo do marxismo, sobretudo do materialismo histórico em torno da questão do sujeito da história. O objetivo deste artigo é explicitar as razões que levam Guattari a romper com o estruturalismo, representado na psicanálise por Lacan e no marxismo por Althusser. A relevância deste texto está na apresentação do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Estado pastoral e governo político dos homens.Cicero Josinaldo Silva Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):75-87.
    Servindo-nos do referencial foucaultiano examinamos aqui o pressuposto básico do ordenamento político moderno e contemporâneo, a saber, a concepção decisiva de que os homens são governáveis. No percurso genealógico aberto por Michel Foucault examinamos a reelaboração política do que fora originalmente o poder espiritual judaico-cristão de governo das almas. Para Foucault, o moderno governo político dos homens está situado no cruzamento de dois conjuntos de poderes prefigurados no cristianismo primitivo: a) a arte pastoral de conduzir condutas deslocada da destinação escatológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Dottrina sociale e pensiero politico contemporaneo.Claudio Vasale - 2010 - Studium 106 (3/4):277-285.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. POÉTICA DA VIRTÙ: UM ESTUDO DA COMÉDIA LA MANDRAGOLA DE NICCOLO MACHIAVELLI.José Luiz Ames - 2001 - Tempo da Ciência 8 (15):33-45.
    Niccolõ Machiavelli é universalmente conhecido por sua obra política. Opresente artigo serve-se de uma obra literária, mais precisamente da peça teatral La Mandragola, para desvelar o mundo ético-político do autor. Através da análise deste trabalho, procuramos mostrar que, de certo modo, o universo valorativo da obra de Machiavelli é captado de modo mais preciso na expressão cômico-satírica do que na sua reflexão política propriamente dita, pois enquanto nesta última a visão dos homens permanece como um dado de fundo, na comédia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Utopía y realismo político en Spinoza.Carlos E. Miranda - 2016 - Revista de filosofía (Chile) 15 (2):73-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Utopia e Anti-Utopia Liberal: Aspectos do Projecto Ético-Político de Richard Rorty.Artur E. Galvão - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):185 - 200.
    O presente artigo examina o projecto ético-politico de Richard Rorty nas suas vertentes teórica (enquanto projecto ideal de sociedade - a democracia liberal) e prática (enquanto tentativa de efectivação dessa Utopia). Porém, uma análise atenta permite concluir que ele redunda no seguinte paradoxo: por um lado, Rorty argumenta que a democracia liberal é o 'melhor regime político', mas, por outro, admite que ele não é realizável na prática. O autor do artigo vai mais longe: se fosse realizável, tornar-se-ia num dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976