Results for ' passado'

284 found
Order:
  1.  13
    O passado como rememoração e redenção em Walter Benjamin.Deborah Spiga - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):164-181.
    A intenção deste artigo é tematizar o pensamento de Benjamin sobre o passado, mostrando não somente como este é o verdadeiro centro propulsor das Teses, mas também como é somente através deste que um novo conceito de história se torna possível. De fato, o passado não somente não é algo concluído, mas é também revolucionário na medida em que permite vingar milhares de oprimidos em seu encontro com o presente. Um passado que contrasta com a versão oficial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Um Passado revisitado: 80 anos do curso de filosofia da PUC-SP.Salma Tannus Muchail (ed.) - 1992 - São Paulo: Educ.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Estratégias de reelaboração do passado e a autenticidade de atos discursivos de expiação política.Maria Ferreira - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO A partir da perspetiva de uma análise crítica do discurso, este artigo analisa a questão da autenticidade nos atos discursivos de expiação política. O objetivo é estudar de que forma a autenticidade dos atos discursivos de expiação política pode ser avaliada através de estratégias de reelaboração do passado empregadas em discursos de penitência. O artigo enfrenta a seguinte pergunta de pesquisa: de que forma estratégias de reelaboração do passado influenciam na autenticidade de um ato discursivo de expiação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo da história, seus (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  52
    A coexistência entre passado E presente na duração de Henri Bergson.Me Adriana Gurgel - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):74-84.
    Este artigo pretende, através de uma breve apresentação da teoria da memória de Henri Bergson (1859-1941), compreender como o conceito de duração possibilita a coexistência entre passado e futuro na obra deste autor. Para isto, será necessário entender em que consiste o tempo para o filósofo francês, assim como a relação do tempo com a memória e com o corpo. A partir da obra Matéria e memória, escrita e publicada na virada do século XIX para o século XX (1896) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Passado, presente E futuro: O tempo da consciência E a consciência do tempo no pensamento de santo agostinho.José Renivaldo Rufino - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):351-360.
    Agostinho teoriza sobre o tempo partindo de dois pontos especificos: o tempo interior e o tempo exterior à consciência. Uma e outra abordagem só se tomam possíveis por conta do aspecto criatural do tempo. Assim, o tempo, em seu caráter de criatura, é anterior ao ser humano e, portanto, interior à consciência. Por outro lado, o filósofo vincula o tempo à eternidade. Ao se falar do tempo, a idéia de eternidade está ali implícita.O próprio Agostinho afirma que o tempo é (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    O passado, o presente e o futuro dos historiadores - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.905.Bruno Flávio Lontra Fagundes - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    O passado de uma ilusão e o futuro de uma tragédia.Renato dos Santos & Diego Luiz Warmling - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):212-231.
    Dos desdobramentos freudianos acerca da civilização, questionaremos como, diante da eminencia de um futuro trágico, a indagação de formas alternativas de gozo pode originar uma sociedade menos hostil. Partindo de noções como pulsão de morte, agressividade e Super-Eu, veremos que a racionalização dos afetos não reclama nossa destrutividade. Da antinomia entre Eros e Thanatos, Freud conclama a independência das pulsões agressivas, alegando que a civilização é vivenciada como mal-estar. Assinalando como os desejos do outro estão implicados nos nossos, acentuaremos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI.Robson Loureiro - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1541-1582.
    Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI Resumo: Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado – negação determinada do objeto – e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação na Alemanha do pós-guerra. Foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  54
    A História estilhaçada: tradições e usos do passado no diálogo entre Zygmunt Bauman e Hannah Arendt.Eliza Bachega Casadei - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):3 - 19.
    Os usos do passado e da tradição em uma sociedade pós-tradicional, na perspectiva de Zygmunt Bauman, é resultado dos desdobramentos da modernidade em sua produção da ambivalência. O objetivo do presente artigo é rastrear esse pensamento na obra de Bauman a partir da suturação do conceito de tradição com a obra mais ampla do filósofo. Buscaremos, então, pontos de contato com outros autores que também trabalharam esta temática – notadamente, Hannah Arendt – a partir da ótica de que a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Presentismo, referência ao passado e proposições.César Schirmer dos Santos - 2011 - Investigação Filosófica 2 (2):1-8.
    Os presentistas nos dizem que os únicos objetos percorridos pelos quantificadoresde escopo mais amplo são aqueles que existem no presente, o que leva seus críticos aperguntarem o que torna verdadeiros os enunciados sobre o passado, como “Sócrates foi umfilósofo”. Em defesa do presentismo, e seguindo a proposta de Fiocco (2007), argumentamosque o que torna verdadeiro um enunciado sobre o passado é uma proposição, que proposiçõesnão existem no tempo, e que nada na teoria presentista compromete seus defensores com atese (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Articulação entre passado e presente a partir da compreensão do 13 de maio e do 20 de novembro por estudantes.Luis Fernando Cerri & Rubia Caroline Janz - 2017 - Dialogos 21 (2):99-112.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    A invenção do passado no gótico vitoriano: a igreja de ST Mark, em Norwich.Luis Mauro Sa Martino - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A população no passado colonial brasileiro: mobilidade versus estabilidade.Sérgio Odilon Nadalin - 2003 - Topoi 4 (7):222-275.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    A Ética Ambiental – Passado, Presente e Futuro (Nota Introdutória ao Dossier ‘A Natureza no Antropoceno: Olhares da Ciência e da Filosofia’).Jorge Marques da Silva - 2019 - Kairos 21 (1):1-23.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Crítica ao passado, Nova escrita do futuro: Carole Pateman, Luce Irigaray E o patriarcalismo.Henrique Raskin - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):105.
    Este artigo busca expor a sutileza da diferença entre o antigo e o novo, entre o arcaico e o moderno, a fim de questionar o caráter emancipatório da política na modernidade. A existência e a conjectura de um contrato sexual nas variadas formas da teoria do contrato social é o contexto no qual Carole Pateman desenvolve sua obra para expor a subversiva maneira com que as mulheres têm sido estimadas desde os primórdios da modernidade. O que é posto em questão, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Transfigurações do passado: aspectos do problema do tempo na segunda Consideração extempor'nea.Eduardo Nasser - 2017 - Cadernos Nietzsche 38 (2):57-95.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  23
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado.Fábio César Junges, Tiago Anderson Brutti & Adair Adams - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):817-843.
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado Resumo: O presente texto, de caráter bibliográfico, discute o problema da consciência histórica com o objetivo de pensar o sentido dessa expressão na atualidade e as variações que esse conceito adquiriu ao longo da história das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase no século XX. A hipótese é que a discussão a respeito da consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    A Psicologia entre o 'longo passado' e a 'curta história'.Marcio Luiz Miotto - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Comemorações: usos do passado e do presente na construção da nação.Noé Freire Sandes E. Élio Cantalício Serpa - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Crítica ao passado, nova escrita do futuro: carole pateman, luce irigaray e o patriarcalismo.Henrique Braunstein Raskin - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):105-132.
    Este artigo busca expor a sutileza da diferença entre o antigo e o novo, entre o arcaico e o moderno, a fim de questionar o caráter emancipatório da política na modernidade. A existência e a conjectura de um contrato sexual nas variadas formas da teoria do contrato social é o contexto no qual Carole Pateman desenvolve sua obra para expor a subversiva maneira com que as mulheres têm sido estimadas desde os primórdios da modernidade. O que é posto em questão, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  29
    (1 other version)A reconstituição do passado e o texto literário: a resposta dos historiadores à ‘virada linguística’.Diogo Da Silva Roiz - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  50
    Do Presente ao Passado: A Metafísica das Atribuições de Lembrança.César Schirmer dos Santos - forthcoming - Dissertatio.
    In this essay, I explore the question concerning truthmakers for attributions of memory of events, which I express with the schema “S remembers E”. To answer this question, I distinguish remembering in the descriptive sense, which is based on subjective experience, from remembering in the normative sense, which requires some correspondence with actual past events. As a method of approaching attributions of memory, I will use the method of cases. Based on this method, I address the metaphysical problem of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  36
    Monismo da duração e ontologização do passado: sobre a leitura deleuzeana de Bergson.Fernando Monegalha - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):193-216.
    Resumo: Trata-se de avaliar a justiça da leitura deleuzeana de Bergson, partindo de duas problemáticas principais: o monismo da duração, que Deleuze enxerga e defende em Bergson, e a ontologização do passado, a qual ele promove em sua apreciação da filosofia bergsoniana. Como procuraremos mostrar, se o primeiro ponto parece particularmente equivocado, o segundo ponto parece encontrar guarida em alguns trechos da obra de Bergson.: In this article we evaluate Deleuze's reading of Bergson, discussing two main problems: the monism (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  17
    Marcas polêmicas do passado: revisão ou apagamento?José Guilherme Cantor Magnani - 2021 - Corpus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. História, histórias: A recuperação do passado em psicoterapia junguiana.Walter Boechat - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):9-15.
    O artigo aborda a questão da história, a história, passado, tempo e imagem em psicoterapia junguiana. O autor discorre sobre a experiência do tempo e da história nas religiões orientais e sociedades tribais contrapondo-as com a vivência do tempo linear da cultura judaico-cristã. Esse tipo de experiência é contraposto com a experiência do inconsciente, suas histórias e histórias e símbolos arquetípicos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840).Luiz Geraldo Santos da Silva & Ariel Feldman - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):143-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Quando Hayden White encontra Sebald: Austerlitz entre o fardo da história e o passado prático | When Hayden White meets Sebald: Austerlitz between the burden of history and the practical past.Edmo Videira Neto - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):117-135.
    O objetivo deste ensaio é promover um encontro entre as ideias sobre a história de Hayden White e os caminhos históricos e traumáticos traçados por Sebald em Austerlitz. Neste sentido, partimos do pressuposto de que o personagem homônimo ao título do livro do escritor alemão funciona como um pêndulo entre o fardo da história e o passado prático, não coincidentemente, dois dos principais textos do historiador norte-americano. Para que possamos chegar minimamente a esse objetivo, abordaremos Austerlitz enquanto uma saga (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Comunicação e Usos do Passado.Marialva Barbosa - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  44
    "inquietando as águas": A magia de relembrar o passado em Two Wings to Veil My Face, de Leon Forrest.Mohsen Hanif & Tahereh Rezaei - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):55-78.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A construção de mitos e os usos do passado nacional: Vargas e Perón.Angela de Castro Gomes - 1997 - História 16:109-130.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  17
    O diálogo do contempor'neo com o passado: uma discussão teórico-estética.Carolina Montebelo Barcelos - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):175-202.
    O objetivo deste artigo é, a partir de considerações dos filósofos Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, examinar o conceito de contemporâneo como um diálogo com o passado, sem necessariamente recapturá-lo como tal, mas revisitando e relendo determinados elementos desse passado. Assim, são consideradas, aqui, as reflexões levadas a cabo pelos críticos e teóricos das artes, Boris Groys, MiwonKwon e Richard Meyer. Em seguida, os pontos de convergência desses pesquisadores são contrapostos à visão do contemporâneo defendida por Terry Smith (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  30
    Um "além" que vem do passado: o evolucionismo e o caráter regressivo e patológico das pulsões.Vinícius Armiliato & Francisco Verardi Bocca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):175-194.
    Este artigo traz uma reflexão sobre a influência que a Biologia evolutiva exerceu sobre Sigmund Freud no tocante à teoria das pulsões e à noção de patologia que a acompanha. Também, notadamente quanto às suas tendências regressivas, conforme apresentado em Além do princípio do prazer, publicação pródiga de referenciais evolucionários, especialmente da compreensão filogenética da espécie humana, ou seja, da teoria da recapitulação de Ernst Haeckel, articulada aos fenômenos clínicos e culturais. Amparados em Georges Canguilhem, observamos que a mesma Biologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Território das américas: os usos do passado e as relações interamericanas nas ruas do Rio de Janeiro.Paulo Knauss & Francisco Azevedo - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  36
    (1 other version)Guiné-Bissau: o presente lança luz sobre o passado -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.797.Cátia Teixeira & Maria Augusta Tavares - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Historicidade, mudanças relacionais E não fixidez do passado existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):247.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  36
    Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado.Helena Pinto - 2015 - Dialogos 19 (1):199-220.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Halbwachs ea memória-reconstrução do passado: Memória coletiva e história: Intelectuais e história.Jacy Alves de Seixas - 2001 - História 20:93-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Neoliberalismo e Pedagogia das Competências na Transição entre os Séculos XX e XXI: O Passado Reeditado como Farsa?Marcos F. Zorzal - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Halbwachs ea memória–reconstrução do passado: memória coletiva e história.Jacy Alves De Seixas - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas do ano de 2023. Para assim, buscar semelhanças entre as propostas, em que se destaca a centralidade da construção de narrativas históricas e elaborações de memórias, baseadas no cotidiano e na comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens. Em que foi possível observar o enfoque semelhante que ambas perspectivas outorgam à temporalidade passado-futuro a part. [REVIEW]Bárbara Ferreira de Lima & Tiago Costa Sanches - 2023 - Aletheia: Anuario de Filosofía 14 (27):e182.
    Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos.Daniel Brasil Justi, André Leonardo Chevitarese & Lair Amaro dos Santos Faria - 2019 - Horizonte 17 (52):315-344.
    Subject of constant reflections in other works and published studies, the theme of memory and its relations between past and present always provokes renewed perspectives regarding the readings of the ancient texts in our academic discussions. Analyzing the present time of a community behind an ancient document is likewise always challenging. However, in the present document (Mark’s Gospel), when analyzed in the light of heuristic concepts - such as memory, for example - there are very effective indications in proposing new (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A construção de mitos e os usos do passado nacional: Vargas e Perón: Brasil: Cultura-Memória.A. de Castro Gomes - 1997 - História 16:109-129.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Um feminismo para todo mundo: experiências do passado e possibilidades para o futuro.Cleonice Elias da Silva - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):561-576.
    Resenha do livro de bell hooks "O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras" (2018).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Editorial - O presente e o futuro do passado religioso nos Estados Unidos.Daniel Rocha & Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior - 2024 - Horizonte 22 (69):226902-226902.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Rupturas entre o Presente e o Passado: Leituras sobre as Concepções de Tempo de Koselleck e Hannah Arendt.J. D. Barros - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (2):65-88.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Uma concepção literária do tempo.Maria Leonor Santa Bárbara - 2006 - Cultura:89-99.
    Analisam-se diversos aspectos do tempo nos poemas homéricos como sejam o seu uso na narrativa ou a importância da imortalidade. Em ambos os poemas estão patentes confusões entre a época do poeta e a da narrativa, o que se nota através de comparações, mas também por misturas de materiais, ou de costumes. Do mesmo modo, a narrativa não se reduz a uma única época. Seja por uma questão de economia da narrativa, como sucede na Odisseia, seja para explicar, ou justificar, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Ensino de História da África e o conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen: um estudo de caso a partir de uma turma do 8º Ano da rede municipal de São Paulo.Helena Wakim Moreno - 2016 - Odeere 1 (1).
    Passados mais de dez anos da promulgação da lei 10.639/2003, que entre outras deliberações tornou obrigatório o ensino de história da África no Brasil, a temática paulatinamente vem ganhando espaço na sala de aula pelo crescente reconhecimento do seu papel como um agente de promoção da cidadania através do acesso à memória e à história dos afro-brasileiros e do Brasil, como nação. Este estudo se serve da noção de tipologia da consciência histórica estabelecida por Jörn Rüsen para investigar como alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 284