Results for ' ficção-história'

968 found
Order:
  1.  11
    Autópsia de um Mar de ruínas.A. Ficção Na Senda da Historia - 2004 - História 1:221-230.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. (1 other version)“Uma história heroica da modernidade”: comentários sobre O Eu impertinente de Josef Früchtl Parte III: O Eu híbrido, Nietzsche, Foucault e o filme de ficção científica.Carla Milani Damião, Edson Lenine G. Prado, Fernando Ferreira da Silva, Peterson S. Pessoa & Talita Trizoli - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):188-243.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Crônica e história: realidade e ficção no discurso jornalístico.Regma Maria dos Santos - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    E se toda a historia fosse ficção?Jeroen Dewulf - 2004 - História 1:207-212.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Michel De Certeau: História e ficção.Rodrigo Castro Orellana - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):5-27.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Dos vícios e virtudes da História na Ficção.Teresa Cristina Cerdeira - 2004 - História 1:153-158.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    As vidas de um gênero: biografia, história, ficção.Maria da Gloria de Oliveira - 2017 - Dialogos 21 (2):22-31.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    A lógica da ficção no "tratado" de Hume.Pedro Jonas de Almeida - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):455-469.
    RESUMO No Livro I, parte IV, do "Tratado da natureza humana", Hume desenvolve aquilo que vamos chamar de lógica da ficção. Não se trata de um simples erro da imaginação enquanto fantasia, mas de uma propensão a criar ideias, entidades e objetos a partir das percepções presentes na mente. O que resulta daí é um sentido rico e novo de ficção que permite a Hume desenvolver uma história natural da filosofia, descrevendo a gênese inevitável de conceitos metafísicos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Blank Verse: a história e as histórias de William Shakespeare traduzidas em websérie.Manoela Sarubbi Henares Figueiredo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):395-421.
    Blank Verse é uma web série que retrata William Shakespeare e outras figuras históricas do período elisabetano reimaginados como estudantes e professores universitários nos dias atuais. Através de vídeos curtos e postagens em redes sociais, acompanhamos os personagens em suas jornadas como escritores iniciantes num contexto altamente mediado pela tecnologia. A mescla criativa de elementos históricos, biográficos e ficcionais provocaram as reflexões apresentadas neste artigo. A partir do pensamento de teóricos da literatura como Josefina Ludmer e Flora Süssekind; História, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contempor'nea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada.Fernanda Elouise Budag & José Augusto Mendes Lobato - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Este texto propõe uma discussão sobre o potencial de gêneros e formatos midiáticos tradicionais – a telenovela e o jornalismo – como instrumentos de visibilidade, construção de empatia e revisão das imagens do outro, comunicando experiências de alteridade por meio de histórias de vida que enfatizam silenciamentos e o (não) lugar atribuído a esses sujeitos no espaço público, bem como aspectos de subjetividade e identidade sociocultural. Para isso, orientamo-nos pelos estudos culturais e pela análise do discurso e propomos a leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  27
    Modernity, post-modernity and other nebulosities.Onésimo Teotónio Almeida - 2006 - Cultura:49-69.
    Os conceitos de modernidade e pós-modernidade têm sido usados em sentidos múltiplos a ponto de se terem generalizado confusões profundas que não raro enfermam de enorme igno­rância histórica e de uma grande falta de rigor analítico. O presente ensaio elabora uma breve arqueologia do termo “pós-moderno” e a partir dele procura identificar os elementos fundamen­tais da modernidade de modo a se poder estabelecer o que caracteriza afinal a pós-modernidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  34
    A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie, de H. Rider Haggard.Evander Ruthieri da Silva Ruthieri da Silva - 2018 - Dialogos 22 (1):229-246.
    O escopo central do artigo converge na análise e problematização das relações entre colonialismo e masculinidade na produção literário-intelectual do romancista H. Rider Haggard, com destaque para seu romance Marie. A narrativa literária cinge elementos da ficção e realidade ao narrar eventos do passado sul-africano, em especial o Great Trek, período de migrações e deslocamentos de colonos bôeres na década de 1830. No cerne de um contexto imaginado com as marcas da violência e do martírio, Haggard retrata a formação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Abscrição. Apontamentos Sobre o Corpo Interminável, de Claudia Lage.Alexandre Pandolfo - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):133-145.
    Este ensaio procura introduzir o conceito de abscrição. Para isso faz uma análise estética materialista do romance brasileiro contemporâneo O corpo interminável, de Claudia Lage, publicado em 2019. Procura traçar a forma como a posição narrativa se apresenta dilacerada no romance. Bem como procura destacar que a posição discursiva da mulher ganha destaque na narrativa. E que as ideias de ausência, de falta e de desaparecimento são entendidas como constitutivas da trama narrativa. Procura apontar para a atualidade desse romance, focando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  30
    Dialética da pratica e ação sem prática.Ubaldo Puppi - 1982 - Trans/Form/Ação 5:65-76.
    The concept of practice would recover the concept of the system of action, if it were not for the existence of systems of action without practice. It remains that a practice is a system of action. As a consequence, supposing the reciprocality of the terms system and theory and a close inspection of the terms in the propositions, there is a semantic equivalence between "theoretical practice" and "Practical system of action". In both cases, the contradiction between the pairs of concepts (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Última Coruja.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2013 - São Paulo, SP, Brazil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romance sui generis, sua estrutura narrativa se tece a partir de contos interconectados, sempre eivados de paixões intensas a ponto de pôr em cheque não só os limites entre fantasia e fato, como também a própria noção de realidade. Sua densa trama psicológica, exuberantemente simbólica, toca aspectos profundos da existência humana. Seu título é uma referência à menção de G.W. Hegel à 'Coruja de Minerva', em que afirma que apenas quando as civilizações aproximam-se de sua decadência final, de sua derradeira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  41
    Ficções e memórias em Gilberto Freyre e Pedro Nava.Maria Alice Ribeiro Gabriel - 2019 - Dialogos 23 (2):81.
    A recuperação da memória histórica em escritos biográficos e autobiográficos já não está mais restrita a um campo de pesquisa exclusivo. Autores como Georges Bataille, John Hersey e Beatriz Sarlo perscrutaram as correlações entre História e memória na literatura, avaliando questões éticas e de natureza social. A partir de tais estudos, este artigo comenta alguns excertos de Assombrações do Recife Velho, do sociólogo Gilberto Freyre e Baú de ossos, do memorialista Pedro Nava. O objetivo é expor como elementos ficcionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    Filosofia E imaginação no sonho, de Kepler, E nos diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de fontenelle.Rodrigo Brandão - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:99-123.
    O presente artigo pretende analisar os usos da imaginação em duas narrativas astronômicas do século xvii: o Sonho, de Kepler, e os Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de Fontenelle. Com isso, pretende-se mostrar, por um lado, como ambos concebem a imaginação positivamente e dentro de um quadro de crítica à superstição, guardadas as diferenças de cosmologia; de outro, procura-se apresentar o uso singular que cada um faz da imaginação: Kepler e sua exigência de uma nova concepção da observação científica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Réquiem para as margens.Giovanna Dealtry - 2018 - Cultura:199-209.
    Uma das constantes da obra de Bernardo Carvalho, por certo, é a investigação do passado compreendido como lacunar, em que a memória pessoal torna-se terreno inseguro e incapaz de oferecer uma imagem unificadora dos diversos relatos dos personagens. Em O filho da mãe, o autor cria personagens atravessados pela história de guerras que constitui a União Soviética, que, mais tarde, infligiu às repúblicas independentes não somente a miséria e a morte, mas a marca indelével de ser o “outro”, o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Questões de método: filosofia e literatura em Sartre.Luiza Helena Hilgert - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):221-246.
    O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de método de pesquisa da filosofia de Jean-Paul Sartre que considera como parte da manifestação do seu pensamento também as obras ficcionais de literatura e teatro e não somente as obras teóricas. Com o método de pesquisa que privilegia a perspectiva de conjunto da obra procuro demonstrar os ganhos teóricos e conceituais e a profundidade de discussão possíveis se nos dedicarmos a compreender como o pensamento sartriano acontece também pelas vias da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Sobre as funções das narrativas na evolução cultural humana.Pedro Dolabela Chagas - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    O artigo comenta proposições recentes, de várias disciplinas acadêmicas, sobre o papel de práticas e produções narrativas na explicação da evolução cultural humana, com foco nas consequências práticas de crenças e padrões de comportamento fundamentados em estórias compartilhadas. De Daniel Dor, Robin Dunbar, Michael Tomasello, Dennis Dutton, Nick Enfield, Daniel Hutto e António Damásio, discutimos ideias cujas implicações para a explicação da vida social são sequenciadas, no artigo, num nível ascendente de complexidade, partindo das funções elementares da linguagem humana para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  33
    El tiempo según Paul Ricoeur.Francisco Díez Fischer - 2018 - Escritos 26 (57):283-318.
    El tema del tiempo ha sido una de las principales paradojas que ha motivado el comienzo, desarrollo y evolucion de la filosofia de Paul Ricoeur. Ha sido un problema constante a lo largo de toda su obra y ha sido ampliamente discutido por sus interpretes. El objetivo de este trabajo es describir el surgimiento y evolución de este tema central hasta su culminacion en Temps et récit. A traves del método fenomenologico de la pregunta regresiva, en la primera parte de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Epistemologia, cognición Y metacognicion en la educación matemática en ingeniería.Historia Enseñanza - 2005 - Epistemologia 1 (3-4).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    (1 other version)Boletín de Bibliografía Spinozista. Nº 23.Anales del Seminario De Historia de la Filosofía - 2022 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 39 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. JAMES G. DEVOTO, ed. Claudius Aelianus:(non-Roman script word).V. Historia - 2000 - American Journal of Philology 121 (2):328-330.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Tiempo E historia en la fenome-nología Del espíritu de Hegel.Luis Mariano & Tiempo E. Historia En la Fenomenología - 2007 - Ideas y Valores. Revista Colombiana de Filosofía 56 (133).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  34
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. En méxico, morelia, jitanjáfora, 2003, 479 P.Antonio Zirión Quijano & Historia de - 2006 - Signos Filosóficos 8 (16).
  30. El institute for Vico studies de nueva York.Breve Historia Del - 1992 - Cuadernos Sobre Vico 2:185.
    Nota del Boletín Informativo del Institute for Vico Studies, fundado en 1974 por Giorgio Tagliacozzo en Nueva York, y editor de New Vico Studies, anuario comenzado a publicarse en 1983. La Nota ofrece información de actividades y publicaciones llevadas a cabo por el Instituto americano.A Note of the Informative Bulletin of the Institute for Vico Studies, founded in 1974 by Giorgio Tagliacozzo in New York, and publisher of New Vico Studies' yearbook . The Note offers information of activities and publications (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Academy of Agriculture (France) 242 Academy of Music Meeting 405–407, 409 Ackley, HA 36 Adler, David 234–235 Adler, Saul 233. [REVIEW]Monstrorum Historia - 1998 - Journal of the History of Biology 30:463-475.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    El individuo y la historia: antinomias de la herencia moderna.Roberto R. Aramayo, Javier Muguerza, Antonio Valdecantos, Fco Alvarez & Antinomias del Individuo/Antinomias de la Historia (eds.) - 1995 - Barcelona: Ediciones Paidos.
  33. Libros y revistas recibidos.Historia de Lisboa - 1999 - Signos Filosóficos 1:259-263.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Kant: critica e história.Abrahão Costa Andrade - 2002 - Princípios 9 (11):126-144.
    O presente texto visa abordar a pertinência crítica da filosofia kantiana da história tentando assinalar o lugar transcendental da noçáo de fio condutor da natureza, para nós urn princípio regulativo passível de ser usado pelo discurso filosófico da história, que por isso náo se toma urn conhecimento teórico, mas nem por isso deixa de ser uma espécie de conhecimento, de cunho prático.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  31
    Para “reorientar” la historia de américa: En busca de sus relaciones con la ecumene euroafroasiática.Hernán Gh Taboada - 2012 - Astrolabio: Nueva Época 9.
    Se adapta al título del libro de Andre Gunder Frank para proponer un esquema de conjunto de la historia americana desde una visión no eurocéntrica y desde la historia mundial. El acento no se coloca en la relación del continente con la Europa mediterránea o atlántica, ni en procesos endógenos, sino en los contactos que mantuvo con las otras civilizaciones del Viejo Mundo: África, la Europa oriental, Rusia, el Medio Oriente, India, China y el Pacífico. Se argumenta que antes de (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Historia de la filosofía en la Argentina.Francisco García Bazán - 2002 - Filosofia Oggi 25 (98):161-221.
  37. História do Pensamenlo Social.H. Becker, H. Elmer Barnes & Nataniel Costa - 1954 - Revista Portuguesa de Filosofia 10 (2):210-210.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    Nelson algebras, residuated lattices and rough sets: A survey.Lut School of Engineering Science Jouni Järvinen Sándor Radeleczki Umberto Rivieccio A. SOftware Engineering, Finlandb Institute Of Mathematics Lahti, Uned Hungaryc Departamento de Lógica E. Historia Y. Filosofía de la Ciencia & Spain Madrid - 2024 - Journal of Applied Non-Classical Logics 34 (2):368-428.
    Over the past 50 years, Nelson algebras have been extensively studied by distinguished scholars as the algebraic counterpart of Nelson's constructive logic with strong negation. Despite these studies, a comprehensive survey of the topic is currently lacking, and the theory of Nelson algebras remains largely unknown to most logicians. This paper aims to fill this gap by focussing on the essential developments in the field over the past two decades. Additionally, we explore generalisations of Nelson algebras, such as N4-lattices which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  84
    El catolicismo Identitario en la construcción de la Idea de Nación Española. Menéndez Pelayo y su “Historia de los Heterodoxos Españoles”.Luisa Marco Sola - 2009 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 14:101-116.
    Catholicism played a main role in the long and controversial process of constructing the Spanish national identity. as a consequence, the christian creed ended up becoming a condition sine qua non for “being Spanish”. Marcelino Menéndez Pelayo (1856-1912) and his Historia de los Heterodoxos Españoles were to become a basic milestone in the conformation of this peculiar case of Spanish catholicism, to whom we direct our attention at the present study.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Filosofins historia.Alf Ahlberg - 1967 - Stockholm,: Natur o. kultur.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Historia i wyobraźnia: studia ofiarowane Bronisławowi Baczce.Stefan Amsterdamski (ed.) - 1992 - Warszawa: Państwowe Wydawn. Nauk..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. De historia animalium translatio Guillelmi de Morbeka. Pars prima: libri I–V. Aristotle - 2000
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Historia religii jako historia kościoła. Uwagi dotyczące Kantowskiej interpretacji dziejów chrześcijaństwa.Christian Danz - 2004 - Przeglad Filozoficzny - Nowa Seria 52 (4):319-331.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Historia de las ideas filosóficas en Santo Domingo durante el siglo XVIII.Pérez de la Cruz & Rosa Elena - 2000 - México: Universidad Nacional Autónoma de México.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Historia de la Ciencia, historia del Arte y racionalidad práctica.José Carlos Pinto de Oliveira - 2011 - Estudios Filosóficos 60 (173):65-80.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Historia i utopiści według Hegla i Marksa.Jacques D.\'Hondt - 1986 - Colloquia Communia 24 (1):5-22.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Historia de la filosofía.Dionisio Domínguez - 1936 - Santander,: Administración de "Sal terrae".
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    La lectio divina, praxis histórica y pastoral.Daniel de Pablo Maroto, Lectio Divina, Historia de la Iglesia, Vida Espiritual & Espiritualidad - 2002 - Salmanticensis 49 (3):433-462.
    La lectio divina es un ejercicio ascético y espiritual usado por la comunicad cristiana en las asambleas litúrgicas. Desde los Padres del Desierto su práctica nunca se ha extinguido como ejercicio espiritual. Ahora parece haber vuelto con fuerza como ejercicio de lectura de la Palabra de Dios. La primera parte del artículo recrea los datos históricos fundamentales, la segunda explica su validez para los cristianos y las comunidades de nuestro tiempo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Prof Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a ascensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Libertad E historia. La historia contada Por un ilustrado.Enrique Ujaldón - 2008 - Res Publica. Murcia 20.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968