Results for ' conflito e protesto'

965 found
Order:
  1. As Artimanhas da Resistência Torcedora: Futebol, Linguagem e Poder.Felipe Tavares Paes Lopes - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Este artigo objetiva analisar as estratégias de resistência adotadas por torcedores de futebol face às transformações que esse esporte vem sofrendo nos últimos anos, bem como as maneiras através das quais essas formas de resistência contribuem para problematizar as metáforas do futebol como ópio do povo e como teatro. Para tanto, baseia-se nas informações obtidas em entrevistas com lideranças de torcidas organizadas e coletivos de torcedores e observações feitas em partidas de futebol, protestos de torcedores, reuniões de coletivos e visitas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Democracia caudillista y desmovilizaciones sociales en Ecuador.José Sánchez Parga - 2009 - Polis: Revista Latinoamericana 24.
    Los conflictos y reivindicaciones de los movimientos sociales, políticamente representables, durante la transición democrática de los 80, entran en crisis con el modelo de acumulación y concentración de riqueza, inaugurado por la dominación neoliberal durante los 90, dando lugar al ciclo de movilizaciones de protesta, que agravan la crisis de todo el sistema de representación política (elecciones, partidos, congreso), el que degenera en un fenómeno nuevo: el representativismo político. El imperativo de “gobernabilidad” de la protesta, la acumulación y concentración de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Reconhecimento, conflito e formação na teoria social crítica de Axel Honneth.Angelo Vitório Cenci - 2018 - In Andrea Díaz, Margarita Sgro & Pedro Goergen (eds.), Teoría crítica de educación y teoría crítica de la sociedad: perspectivas en diálogo. Tandil [Argentina]: Editorial UNICEN.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  32
    Conflito” e “humanidade”: as antropologias históricas de Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen.Gustavo Castanheira Borges de Oliveira - 2018 - Dialogos 22 (3):166.
    O foco deste artigo é analisar as antropologias históricas dos historiadores Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen, com o objetivo de pontuar as similaridades e as diferenças entre elas. Para tal, partimos do significado que Koselleck atribui à teoria da história, entendida por ele como teoria das “condições de possibilidade da história”, tendo como objeto de estudo aquilo que é comum a toda experiência histórica, que a estrutura e a torna possível. Assim, Koselleck trabalhou a partir de pares de categorias antropológicas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Realismo, conflito E conhecimento: Acerca da relação entre O governante E a fortuna em maquiavel E espinosa.Douglas Ferreira Barros - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:83.
    O objetivo do presente texto é retomar a discussão sobre a presença do pensamento de Maquiavel nas obras de Espinosa, observando a figura do governante que se defronta com a Fortuna. Começamos nossa leitura mostrando como no realismo maquiaveliano acerca do poder, especialmente em O Príncipe, o governante assume a condição de alguém que se põe na situação de embate. Já no Tratado Teológico-Político a relação do governante com a Fortuna será daquele que deve decifrar os desígnios da potência infinita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Relações e conflitos éticos na prática de médicos e enfermeiros.Déborah Pimentel - 2017 - Brasília: Conselho Federal de Medicina.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2003. 254 p. A Guerra do Paraguai (1864-70) constitui um marco na história do. [REVIEW]O. Conflito Opôs O. Paraguai - 2003 - Topoi 4 (7):362-366.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    Democracia representativa, conflito e justiça em J. S. Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2016 - Doispontos 13 (2):15-37.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    (1 other version)Situação de Conflito e Condição de Obrigação em Hobbes.Claudio R. C. Leivas - 2000 - Disputatio 1 (9):18-35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  44
    A teoria dos humores de Maquiavel: a relação entre o conflito e a liberdade.Lairton Moacir Winter - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:43-75.
    The purpose of this work consists of analyzing the place that the big’s and people’s conflict, circumscribed by the theory of humors, occupies in Machiavelli’s political thought and to investigate its relationship with the political freedom. The central hypothesis is that the freedom can only be reached by a balance point among the forces in conflict. For that, it is necessary that the conflict, not being annulled, be rationally regulated and normalized by the republican institutions, changing from negative force into (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Das cidades às confederações: Caminhos para superar os conflitos E as guerras que ameaçam a independência dos povos.Evaldo Becker - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Os objetivos do presente artigo são: apresentar um panorama das discussões modernas acerca dos conflitos internos que ameaçam e enriquecem a vida política das cidades; e de um ponto de vista externo, apresentar algumas das principais ideias construídas no período, para alargar os laços exteriores dos povos, na tentativa de superar ou sobreviver às guerras que ameaçam a independência dos Estados. Para tanto nos serviremos de autores como Maquiavel, Hobbes, Saint-Pierre, Rousseau e Bolívar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Quem é Que dá as Cartas? Considerações sobre que é Mediar Conflitos.Morgana Paiva Valim - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):17.
    Este artigo pretende discutir o culto condicionador da pacificação e da humanização de questões sociais de serem mediadas quando transformadas em dilemas jurídicos. Comopalavra de ordem para a resolução facilitada de conflitos e efetiva validade de desenvolvimento de meios de justicialização, a mediação de conflitos, é instituída como novoparadigma para o sistema de justiça brasileiro em meio ao arcabouço jurídico tradicional para tratar conflitos sob o viés transformativo do direito. Sem contudo, deixar de lado a criticidade de um meio alternativo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Filosofia e Literatura: Da Recusa Ao Consentimento Do Romance Pelos Filósofos da Ilustração Montesquieu, Voltaire, Diderot e o Caso Rousseau. Articulação Entre Arte e Verdade Por Meio Do Romance Filosófico.Luciano da Silva Façanha, Cacilda Bonfim E. Silva & Flávio Luiz de Castro Freitas - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):510-533.
    Na contemporaneidade, debater sobre a relação entre Filosofia e Literatura, se torna cada vez mais necessário, principalmente no que se refere a interdisciplinaridade, que parece ser o imperativo de nossa época, mas também, porque tratar dessa relação, significa ou se vincula na relação que há entre Pensamento e Linguagem. Para os homens do período da ilustração, não havia uma relação conflituosa entre a literatura e a filosofia, pois, há uma apropriação recíproca de gêneros distintos. Entretanto, a ficção romanesca tinha um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  37
    Dominicanos no Reino de Nápoles : conflitos e alinhamento político.Igor Salomão Teixeira - 2017 - Horizonte 15 (48):1253.
    This paper aims to present a general outline of the institution of the Order of the Preachers’ convents in the Kingdom of Naples between the 13th and 14th centuries. Our documentation is composed of: Frederick II’s Letter to the dominicans, the acts of the general and provincial Chapters, Bernard Gui’s reports on the founding and division of convents in the provinces of the Order and pontifical documents. Our method consists of three parts: characterizing the variety of documentation used; identify information (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    A perspectiva das duas espécies de justiça em Lutero como resposta crítica às crises contempor'neas: uma opção do pensar teologicamente a justiça em tempos sombrios.Carlos Flavio Teixeira - forthcoming - Horizonte:1279.
    Este artigo trata da perspectiva das duas espécies de justiça conforme esboçada por Martinho Lutero e evidencia sua pertinência como resposta crítica às crises contemporâneas. Para isso, retoma a leitura da exposição de Lutero em seu “Sermão Sobre as Duas Espécies de Justiça”, relembrando os contextos histórico e bíblico de sua abordagem. A partir daí, aponta a crise de justiça como causa central das demais crises, reconhecendo suas possíveis motivações e consequências como condicionantes dos conflitos de justiça ainda vivenciados pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. (1 other version)Conflitos morais insolúveis e teorias normativas: uma abordagem preliminar sobre consistência moral.Lauren de Lacerda Nunes & Gabriel Garmendia da Trindade - 2011 - Princípios 18 (30):85-100.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O presente artigo aborda dois tópicos específicos em ética: o problema dos conflitos morais em filosofia e a questáo da consistência em teorias morais. A relaçáo entre conflitos morais e consistência moral estabelecida neste trabalho foi realizada graças à natureza de alguns tipos de conflitos morais, a saber: os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Inovação e Conflito nos Capítulos I ao III de O Príncipe de Maquiavel: Pocock e Lefort Contra o Reducionismo Socioeconômico da Noção de Classe na Interpretação de McCormick.Otávio Gonçalves Vieira - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):16-31.
    ResumoO artigo aponta o reducionismo da determinação exclusivamente socioeconômica do povo e dos grandes na interpretação de McCormick sobre Maquiavel. Este reducionismo resulta em uma leitura limitada de O Príncipe, não examinando satisfatoriamente os capítulos I ao III e o problema da inovação neles expresso. Defende-se que estes capítulos e este problema podem ser examinados pela tematização do conflito, quando se considera a questão da desunião entre grandes e povo para além do seu caráter socioeconômico.Uma comparação entre as leituras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  33
    As terapias alternativas no âmbito da psicologia: Conflitos E dilemas.Rosana Pontes Cognalato - 2010 - Horizonte 8 (19):153.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Conflitos entre direitos e alternativas à ponderação. A teoria dos direitos de Dworkin reavaliada.Marina Velasco - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):115-130.
    Após fazer considerações gerais sobre o uso estendido do juízo de ponderação nas decisões judiciais envolvendo conflitos entre direitos, o artigo, em primeiro lugar, caracteriza as duas formas básicas que o raciocínio prático pode assumir nos casos de conflito entre princípios morais em geral e argumenta contra a ideia de que a ponderação seja o procedimento mais apropriado para lidar com o conflito. Em segundo lugar, no caso específico do conflito entre direitos, revisa e defende a concepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Entre cercas, brincadeiras E feitiços: Os conflitos E as apropriações do território Por crianças E jovens quilombolas.Beatriz Corsino Perez - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-27.
    brazil has gone through a long process of colonization that still leaves violent marks in the ways of relating to quilombola communities, producing the devaluation of their cultures and knowledge. Through colonization, the lives of quilombola children and young people have become invisible in the face of scientific knowledge that uses European authors as a reference and the urban middle classes as a model. In this text, we present the results of an interventional research carried out between 2017 and 2019, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Conflitos climáticos, transição verde e a contenda com as liberdades.Diana Piroli - 2023 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 22 (2):597-622.
    É amplamente reconhecido que para mitigar a mudança climática antropogênica são necessários urgentes esforços institucionais em várias dimensões: tecnológicos, infraestruturais, mas também socioculturais. Isso significa que, para que haja a transição ecológica para uma sociedade mais verde e sustentável, um conjunto de mudanças estruturais econômicas, políticas e culturais deverão ser rearticuladas nos próximos anos. Por um lado, ao passo que é inegável que, para conter a mudança antropogênica, o uso do poder institucional deve ser usado de modo mais incisivo nas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    Educação e Religiosidade: Fundamentos Interdisciplinares Na Gestão de Conflitos Interpessoais.Jacqueline Crepaldi-Souza & Soraya Cristina Dias Ferreira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:222-239.
    RESUMO: O sentimento religioso corresponde à experiência do sujeito em suas buscas por uma amorosa realização consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o mistério divino. Ao pensarmos no sentido formativo desse humano, interfaces da religiosidade, da psicologia e da pedagogia nos remetem aos deleites e conflitos presentes no desenvolvimento intrapessoal e relacional. Diante desse desafio, o presente artigo se propõe a refletir sobre o humano e sua formação interdisciplinar em busca de competências e habilidades para gestão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Cooperação e conflito nos processos deliberativos do liberalismo político.Silva Walter Valdevino Oliveira & Fanton Marcos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):83-103.
    Nosso objetivo neste texto, tomando como autor representativo o filósofo norte-americano John Rawls, é mostrar que os fundamentos da teoria política contemporânea, em sua vertente contratualista e de inspiração kantiana, estão situados historicamente e foram influenciados de modo determinante pelas pesquisas sobre psicologia e desenvolvimento moral realizadas nas décadas de 1970 a 1990 nos EUA, particularmente por Lawrence Kohlberg. Atualmente, o embasamento científico dessas pesquisas caiu por terra, derrubando os pressupostos adotados por Rawls e por outros teóricos contratualistas. Iniciaremos detalhando (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Pascal E Spinoza: Os conflitos do reconhecimento.Rafael Zambonelli Nogueira - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:213-250.
    Neste trabalho, pretendemos empreender uma comparação entre as filosofias de Spinoza e Pascal a respeito da dimensão essencialmente conflituosa da vida intersubjetiva — e, particularmente, do fato de que esse conflito se origina em um desejo de dominação do outro, fundado, por sua vez, em um desejo de ser reconhecido pelo outro —, de sorte a ressaltar tanto as semelhanças quanto as diferenças que se estabelecem entre os dois filósofos. Como tentaremos mostrar, embora seja possível encontrar diversas semelhanças entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    A Mediação entre Teodoro e Vadinho: uma Análise Waratiana sobre a Inserção do Instituto da Mediação de Conflitos no Sistema Judiciário Brasileiro.Aleteia Hummes Thaines & Marcelino da Silva Meleu - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente texto pretende analisar o instituto da mediação, através de uma leitura dialogada com o pensamento waratiano expresso na obra A ciência jurídica e seus dois maridos, enfatizando a postura dual que aquele instituto pode assumir, quando, de um lado pretender a sistematização normativa e, de outro, relegar tal normatização para reforçar o foco na alteridade, visando a transformação dos conflitos e resgatando a sensibilidade. No intuito de se verificar essa postura dual, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Liberdade e democracia em conflito.Ericson Sávio Falabretti - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    A experiência democrática moderna indica que o nosso sistema político mantém uma relação de sobredeterminação com a liberdade. Toda forma de sistema político determina o alcance e o sentido da nossa liberdade, ao mesmo tempo em que a experiência concreta de liberdade modifica o sistema político. Sustentamos neste trabalho que a liberdade individual elevada ao princípio máximo de realização existencial e à consagração ideal de vida política é, ao mesmo tempo, o registro jurídico-político de que realmente vivemos em uma democracia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Liberdade e conflito: o confronto dos desejos como fundamento da ideia de liberdade em Maquiavel.José Luiz Ames - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):179-196.
    O artigo parte da enunciação da tese de que ao desejo desmesurado dos grandes pela apropriação/dominação absoluta opõe-se um desejo não menos desmesurado e absoluto do povo de não sê-lo: dois desejos de natureza diferente que não são nem o desejo das mesmas coisas nem desejo de coisas diferentes, mas desejos cujo ato de desejar é diferente. Considerando que cada desejo visa sua efetividade absoluta, cada um tenta impor-se universalmente tornando-se duplamente absoluto: por um lado tende à dominação total (os (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  12
    Realismo político e conflitos.Carlos Nunes Guimarães - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):13-31.
    O artigo apresenta uma análise sobre o realismo político e os conflitos, a partir do pensamento do secretário florentino Nicolau Maquiavel. Para o autor de O Príncipe, o realismo é um guia para a ação política e entre os principais elementos do realismo, há a afirmação de que a realidade política é composta de conflitos. Maquiavel compreende o conflito como uma condição inerente a própria política. O conflito é fundamental para o equilíbrio das relações na vida política. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  37
    Cultura e identidade. Interação e conflito na construção de uma cultura comum brasileira.José Martins dos Santos Neto - 2015 - Horizonte 13 (38):1162-1166.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Humanismos e anti-humanismos em conflito.Pedro Dalle Nogare - 1973 - São Paulo,: Editora Herder.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    A Mediação Transformadora e os Direitos Humanos: a Possibilidade de Inserção da Alteridade no Conflito.Romulo Rhemo Palitot Braga & Tássio Túlio Braz Bezerra - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente trabalho pretende apresentar a mediação transformadora, a partir da perspectiva teórica de Luis Alberto Warat, como proposta de promoção de uma cultura de direitos humanos, haja vista articular em seu exercício a autonomia dos sujeitos e a inclusão da alteridade no conflito. É partindo deste último elemento que será aprofundada uma discussão articulada entre os direitos humanos e a mediação por meio do debate sobre o reconhecimento da igualdade e da diferença, atualmente tão caro aos direitos humanos. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  32
    Pentecostalismo e Protestantismo “Histórico” no Brasil: um século de conflitos, assimilação e mudanças (Pentecostalism and “Historical” Protestantism in Brazil: one century of conflicts, assimilation and changes) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p504. [REVIEW]Leonildo Silveira Campos - 2011 - Horizonte 9 (22):504-533.
    Este artigo propõe analisar as relações entre o pentecostalismo e o protestantismo “histórico” nos últimos 100 anos. Desde o ano 2010 comemora-se o centenário da chegada do pentecostalismo no Brasil por meio das pregações do ítalo-americano Luis Francescon e dos suecos Daniel Berg e Gunner Vingren. Até os anos 1950, a Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus, resultantes do trabalho dos três, eram os dois maiores exemplos de igrejas pentecostais consolidadas no Brasil. Uma nova explosão pentecostal ocorrida (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  44
    Conflitos de gerações: Gustavo Corção e a juventude católica (Generation conflict: Gustavo Corção and Catholic Youth).Christiane Jalles de Paula - 2012 - Horizonte 10 (26):619-637.
    Este artigo aborda o combate que empreendeu Gustavo Corção à juventude católica brasileira nas páginas do Diário de Notícias e d’ O Globo entre as décadas de 1950 e de 1960. No caso em tela, interessa-nos entender as reações de Gustavo Corção às mudanças na sociedade e na Igreja Católica entre 1957 e 1964. A hipótese é que as críticas de Corção explicitam o conflito entre duas gerações de católicos: uma conservadora; a dele; e outra progressista, a das organizações (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Direito e conflito social.F. A. De Miranda Rosa (ed.) - 1980 - Rio de Janeiro: Zahar Editores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Fenômeno e conflito: Sexto contra Porchat.Vítor Hirschbruch Schvartz - 2020 - Discurso 50 (2):181-192.
    A leitura da obra de Sexto Empírico que Porchat nos legou apresenta uma inovadora interpretação do conceito cético de phainómenon. Tal interpretação explicitou, ao contrário do que comumente é feito, o enorme alcance e largo escopo de tal conceito, sem, contudo, subtrair do pirronismo boa parte do radicalismo típico de uma filosofia sem crenças. O fenômeno, ou “aquilo que aparece”, é o critério de ação do ceticismo, após a conhecida suspensão do juízo sobre tudo. Ele desempenha também, não obstante, um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  33
    Escola e democracia: diálogo e conflito.Eduardo Donizeti Girotto - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 156.
    Os avanços da democracia no Brasil não têm resultado num processo amplo de discussão sobre a cidadania, seus significados e realização. Este fato pode ser verificado pelo número cada vez maior de discursos que resumem o exercício da cidadania a participação nas eleições. O presente artigo tem como intuito discutir de que maneira a construção de outros fóruns de discussão e de participação popular podem possibilitar redefinições da democracia e da cidadania, que busquem fomentar a participação efetiva e a construção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Conflitos urbanos: grafite e pichação em confronto devido à legislação repressiva.Fernando César Gohl & Mônica Cristine Fort - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    O presente artigo propõe uma reflexão sobre a campanha "Pichação é Crime. Denuncie.", iniciativa da Associação Comercial do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba que mobilizaram esforços na repressão da pichação. A campanha buscou associar a pichação ao vandalismo e o pichador a um ser desprezível que emporcalha a cidade, representado pelo personagem Zé Sujeira. É possível identificar na codificação da campanha a reprodução do discurso dominante que tem impacto apenas em parte da sociedade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    República, democracia e conflito: considerações a partir de Maquiavel e Lefort.Helton Adverse - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):29-38.
    O objetivo deste trabalho é demonstrar que o pensamento de Maquiavel, ao colocar no centro da vida política um conflito insuperável entre as partes constituintes da cidade, lança as bases para uma nova compreensão da república e da liberdade. Esta teoria dos “humores”, como ele a denominava, também lança luz sobre o dinamismo das sociedades democráticas, como podemos constatar nos trabalhos de Claude Lefort.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Intersubjectividade e Conflito.José Manuel Santos - 2006 - Phainomenon 12 (1):101-122.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    O conflito civil e lei na obra de Maquiavel, entre interpretações republicanas e liberais: um comentário ao 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.Maria Isabel Limongi - 2023 - Discurso 53 (2):198-204.
    Resenha sobre 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Ousados e insubordinados: protesto e fugas de escravos na Província do Grão-Pará-1840/1860.José Maia Bezerra Neto - forthcoming - Topoi.
  42.  42
    Memória e conflitos étnico-raciais a partir de uma trajetória de abandono no século XX.Denize Terezinha Leal Freitas & Jonathan Fachini da Silva - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):58.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Sistemas abertos e sistemas isolados no contexto da flecha entrópica do tempo: uma análise termodin'mica do conflito entre os seres vivos e a atividade capitalista.Amanda Bueno de Oliveira - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Tendo em vista a emergência do pensamento ecológico em tempos do atual cenário antropocênico, o presente artigo procura refletir acerca da relação entre os seres vivos e o capitalismo, de modo a corroborar um conflito termodinâmico que permeia entre eles, tendo a entropia como mediação. Deste modo, constitui-se, por um lado, os sistemas abertos, que são capazes de trocar matéria e energia com o meio e, assim, esfriar seu sistema, de modo a impedir ou desacelerar sua autodestruição entrópica; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  39
    Os conflitos nos mundos ibérico e latino-americano em múltiplas abordagens - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.871.Isabel Aparecida Bilhão - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    Conflitos étnico-raciais nos mundos do trabalho baiano: “Valentes, viciados E perigosos”.Rute Andrade Castro - 2019 - Odeere 4 (7):242.
    A segunda metade do século XIX foi um período de agitação econômica na vila de São Sebastião de Maraú pois, para surpresa de todos, descobriram nas margens do rio que de nome à vila vários tipos de minérios cobiçados pela indústria. Um grupo de brasileiros se dedicou a tais explorações, mas tiveram tal direito arrancado em nome dos interesses governamentais, que pendiam para o atendimento às ambições britânicas e por isso Edward Pellew Wilson conseguiu por decreto imperial ser o responsável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Conflitos bioéticos, instituições públicas e biodireito: o caso da clonagem humana.Sérgio Augustin & Ângela Almeida - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):81-90.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Hospitalidade e conflito: o problema do “reconhecimento” no acolhimento de refugiados.Gabriele De Angelis - 2023 - Revista Portuguesa de Filosofia 79 (3):1221-1246.
    This article explores the philosophical complexities of asylum and refugee reception, critiquing both continental and analytical traditions while proposing a phenomenological method to bridge theory and praxis. It highlights the analytical tradition’s focus on formal rights and obligations, and contrasts this with insights from the continental tradition and Hannah Arendt’s experiential perspective on asylum. The paper advocates for a comprehensive theory of hospitality, aiming to reconcile formal rights with the lived experiences of refugees, ultimately striving for a balanced understanding and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Fenomenologia e hermenêutica. De Husserl a Ricoeur Sentido de um conflito.Paula Ponce de Leão - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):225-232.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  24
    O Desenvolvimento para Amazônia na Concepção Neoliberal: análise teórica de contradições e conflitos socioambientais a partir do contexto histórico-jurídico-político.Herena Neves Maués Corrêa de Melo - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):40-58.
    Em sede de objetivo geral pretende-se elucidar a partir de teóricos decoloniais sobre o neoliberalismo, as justificativas desenvolvimentistas, respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: em que medida a concepção neoliberalista, abarcadas pelo Estado Brasileiro, configurou a atmosfera de conflitos socioambientais que se apresenta na atualidade da Amazônia brasileira? O método utilizado é o exploratório-indutivo, com estudo bibliográfico. Como principais resultados, tem-se na literatura de pesquisa da Amazônia sobre megaprojetos da (COSTA,2012; ACEVEDO MARÍN, 2017; Marin e Maia, 2018; LOUREIRO,2010;SILVA,2020, 2022) a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965