Results for ' arrependimento'

6 found
Order:
  1.  9
    A concepção schopenhaueriana de arrependimento e angústia de consciência.Selma Aparecida Bassoli - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e21.
    O arrependimento [die Reue] é uma noção que surge na filosofia de Schopenhauer quando ele trata da possibilidade de um indivíduo aprimorar a manifestação do seu próprio caráter, que é aquilo que constitui o caráter adquirido. Cada um de nós possui um caráter que não pode ser mudado, mas o conhecimento sobre ele pode se aprimorar, o que permite que um indivíduo possa aperfeiçoar o conhecimento ou a consciência daquilo que ele é. Sendo o caráter a expressão daquilo que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    O remorso de Raskólnikov em uma perspectiva schopenhaueriana.Ana Paula Manoel Felipe - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e88213.
    O meu objetivo com o presente texto é relacionar o conceito de justiça apresentado por Schopenhauer no §62 de O mundo como vontade e representação com um dos mais célebres romances fundamentais da literatura ocidental, Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski. Tentar-se-á explorar em que medida o personagem principal desse romance se aproxima das definições schopenhauerianas de arrependimento e de remorso. Para tanto, pretendo destacar a importante distinção entre esses sentimentos, a injustiça incursa na mentira e a justificação moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    L’esperienza del rimorso: la spiegazione di Feuerbach a confronto con quella di Kant e Schopenhauer.Francesco Tomasoni - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):138-158.
    Na última fase da sua evolução, Feuerbach propõe um materialismo que não anule a originalidade do sujeito e lhe reconheça um âmbito de liberdade. Confrontando-se com Schopenhauer e com Kant, ele examina o sentimento de remorso e de arrependimento, bem como as condições de imputabilidade de um ato. Enquanto aqueles recorriam à distinção entre a esfera inteligível e a esfera sensível do homem, Feuerbach procura reconduzir tudo ao único principio da sensibilidade. Esta, mudando no tempo, torna possível reconhecer como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. (1 other version)O drama do corpo arrependido em Schopenhauer e Shakespeare.Filipi Oliveira - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):90-109.
    Pretende-se, neste trabalho, investigar a natureza, as origens e as consequências do arrependimento e do remorso e seus acordos com a Vontade; que - na filosofia de Schopenhauer - representa o substrato da existência fenomenal. Além disso, o presente artigo visa aproximar o discurso conceitual de Schopenhauer com o discurso dramático de Shakespeare, na tentativa de ultrapassar a dicotomia existente entre a episteme e a práxis. Schopenhauer, defensor da arte como meio imediato e eficaz de contemplação das ideias metafísicas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Racismo e emoções.Flavio Williges - 2018 - Dissertatio 47 (S6):49-68.
    Apesar do racismo ser um fenômeno social amplo, seu estudo filosófico ainda está longe de constituir uma tradição de pesquisa no Brasil. Esse ensaio pretende contribuir para a superação desse estado de coisas a partir de uma análise filosófico-moral do racismo. Partindo da identificação das reações emocionais relatadas em entrevistas por jogadores de futebol brasileiros e da análise da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha do escritor Lima Barreto, eu identifico um conjunto de emoções comuns em contextos de ofensa racial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    Emoções e sentimentos: considerações sobre sua apropriação na abordagem dos dilemas morais.Ricardo Bins Napoli & Lauren Lacerda Nunes - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):129-147.
    This work aims at elucidate the reasons for appropriating the sentiments and emotions in the approach of moral dilemmas. Therefore, first it will start with an analysis of Williams in his article Ethical Consistency where the author approaches de role of the emotions such as remorse and regret, and also introduces the idea of “moral remainder” in moral dilemmas. In a second moment, this work will be concentrated in the analysis of Statman in his article The debate over the so-called (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark