Results for ' alienação'

77 found
Order:
  1.  15
    Alienação: nominalismo e ambiguidade referencial no "jovem Marx".Felipe Taufer - 2022 - Princípios 29 (60):381-415.
    A tese principal deste artigo é que se nos perguntarmos pela referência do conceito “alienação”, nos encontraremos na posição de ter que admitir que ela é ambígua. Faço uso do termo ambiguidade referencial para apontar duas fontes de ambiguidade: (i) pode se referir ao trabalho como objeto ou sujeito da alienação; (ii) pode designar ou não uma referência. Argumento a literatura marxista de apoio não explicitou essa ambiguidade, pois está presa no paradigma de uma “leitura genitivo-subjetiva”. Não se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    A alienação como processo de des-naturação do indivíduo e sua nova existência social em Jean-Jacques Rousseau.Juliana Fischer de Almeida - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):60-74.
    O presente artigo pretende investigar de que forma a alienação social acarreta o processo de desnaturação do indivíduo e propugna pela formulação de uma nova existência. O “eu” social é corrompido pelo meio no qual vive sendo impossível viver solitariamente. A “luz” da razão acarreta a decadência moral, proporcionando um desequilíbrio entre razão e sentimento. A dicotomia entre aparência e autenticidade realizada por Rousseau será analisada sob o ponto de vista antropológico e suas consequências políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  43
    Exteriorização, alienação e formação cultural no capítulo vi da Fenomenologia do espírito.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):129-150.
    Nossa proposta é pensar a relação entre a função sistemática da Fenomenologia do Espírito, no pensamento de Hegel, e as categorias de exteriorização e alienação, conforme o objeto e o método expositivo próprios dessa ciência filosófica (e da obra que a expõe). Dessa forma, apresentamos a hipótese de uma fundamental relação entre alienação e formação cultural no capítulo VI da Fenomenologia do Espírito. A demonstração de que a exposição dessa obra não trata diretamente de objetos, mas da experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Sátira e alienação na construção do narrador não confiável em Goethe e Machado de Assis.Ana Laura dos Reis Corrêa - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):194-202.
    A partir da leitura de Os sofrimentos do jovem Werther, com base nos artigos de György Lukács e Miguel Vedda sobre esse romance de Goethe, e considerando o conjunto da obra de maturidade de Machado de Assis, quando o narrador assume a condução da narrativa guiando-a no ritmo frívolo e volúvel do capricho de classe, pretende-se investigar, neste texto, de que maneira a composição satírica de um narrador não confiável estabelece conexões entre esses dois escritores que deram forma sensível à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Alienação da técnica na filosofia de mayz vallenilla.Carlos Javier Lozada Villegas - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):10-24.
    Neste ensaio, gostaria de esclarecer, por meio da filosofia de Mayz Vallenilla, a estreita relação que existe entre técnica e alienação, como uma filosofia da técnica que se preocupa com o comportamento do homem, portanto, com sua alienação. Como resultado, este ensaio será dividido em três partes: na primeira seção, será desenvolvido um diálogo entre um historiador e um sociólogo, para construir uma breve história da técnica; na segunda seção apresentarei um diálogo sobre o conceito de alienação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  55
    Alienação, estranhamento e universalidade humana na crítica marxiana da economia política 1857-1867.Antônio José Lopes Alves - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):45-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Alienação E controle social: Um breve diálogo entre Marx E Marcuse.Bartolomeu dos Santos Costa - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):59-61.
    Anderson Alves Esteves é pós-doutorando em Sociologia pela USP, doutor em 2016 e mestre em Filosofia pela PUC-SP em 2010, especialista em Sociologia pela FESPSP em 2001, bacharel em Filosofia pela USP em 2005 e em Ciências Sociais pela Fundação Santo André em 2000. É professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba, e autor de livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Sociologia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Identidade pessoal: da alienação ao engajamento político em Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau.Caius Brandão - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):161-175.
    O artigo desenvolve um estudo comparativo das noções de identidade pessoal e engajamento político nas filosofias de Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau. A partir de uma pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, conclui-se que ambos os filósofos postulam uma natureza ontologicamente dialógica da identidade pessoal, logo, essencialmente dependente de relação duradoura com os outros. Por outro lado, Taylor e Rousseau equacionam o problema da alienação política na modernidade com base em princípios distintos que servem de fundamento para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  24
    A alienação em Karl Marx: Um conceito hegeliano?Maria Cristina Candal Poli - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):71-77.
    Este artigo tem por objetivo ilustrar a relação de Marx com a filosofia hegeliana a partir do conceito de alienação. A autora procura demonstrar que o lugar metodológico deste conceito na argumentação filosófica de Hegel e Marx representa a diferença entre as concepções idealista e materialista respectivas. Porém, sublinha igualmente a semelhança entre ambos pensadores que têm no conceito de alienação os limites da tematização filosófica do mundo concreto.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Alienação e Escravatura a Partir de 'Precious' ou aquilo que não queremos ver.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Cine-Clube de Aavnca (ed.), Avanca Cinema. Cine-Clube de Avanca. pp. 66-71.
    Abstract: Alienation and slavery from Precious or what we don't want to see. It is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Phillip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    “O ser humano não é um ser abstrato, acocorado fora do mundo” - Concepção e críticas da antropologia e da alienação no jovem Marx.Gabriel Gioppo & Polyana Tidre - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    No presente artigo, buscamos defender a tese de que o jovem Marx constrói uma concepção de alienação a partir de um entendimento de ser humano inteiramente despojado do caráter abstrato que lhe era conferido por Feuerbach. Marx retoma de Feuerbach o caráter naturalista, e, portanto, materialista de sua noção de sensibilidade humana, recusando, contudo, uma perspectiva de ser humano desvinculada do “mundo das necessidades” e das “relações de trabalho”, a partir dos Anais, e, mais tarde, da própria “base terrena” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  59
    Lukács: trabalho, objetivação, alienação.Sergio Lessa - 1992 - Trans/Form/Ação 15:39-51.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Trabalho abstrato, subjetividade e alienação em Marx: notas para uma “fenomenologia da vida alienada” a partir de O capital.Vinícius Santos - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):18-45.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  35
    Modernidade E alienação do mundo em Hannah Arendt.Thiago Dias - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:217-239.
    Este artigo apresenta certos aspectos da crítica à modernidade feita por Hannah Arendt. O percurso se baseia na exposição das princi-pais razões pelas quais a autora afirma que a característica fundamental da era moderna é a alienação do mundo. Esta alienação tem sua origem no descobrimento da América, na Reforma protestante e, sobretudo, no par formado pela invenção do telescópio e a filosofia de Descartes. De-pois de indicar os tipos de alienação do mundo correspondentes a cada um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  37
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  26
    Mundo e alienação na obra de Hannah Arendt.Rodrigo Alves Neto - 2008 - Filosofia Unisinos 9 (3):243-257.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  30
    Barravento: Glauber Rocha 1962, alienação vs. identidade.Ismail Xavier - 1980 - Discurso 13:53-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    Tragédia: uma alegoria da alienação.Mário Fernando Bolognesi - 1989 - Trans/Form/Ação 12:23-35.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa & Vânia de Fátima Matias Souza - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021010.
    A formação docente brasileira foi marcada por interlocuções epistêmicas, mudanças e transformações estruturais e conjunturais, atreladas aos âmbitos sociais, culturais, econômicos, jurídicos e políticos, influenciando e configurando as dimensões do ser professor. Sua configuração, como um ser social, permite a transposição dicotômica entre conhecimentos científicos e senso comum, possibilitando reflexões a uma análise conjuntural acerca da realidade posta, efetivando a essencialidade do processo formativo elucidada a partir do rompimento alienado efetivado por meio dos princípios ideológicos que regem, fragilizam e fragmentam (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  67
    A crítica feuerbachiana da religião: Um contributo à compreensão do conceito de alienação religiosa.Wodson Vieira Alves - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):71-76.
    The interpretation of an anthropological or reducing the anthropological theology - denies God to confirm the man - who does Feuerbach religion is the starting point for his understanding of ideology: there is no liberation of man without a denial of God. It assumes that religion is the expression and cause of human alienation. For Feuerbach, "the knowledge that man has of God is only selfknowledge of man, of his own essence." He holds a total reduction of theology and all (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Contemplação estética e alienação: A apropriação da estética de Schopenhauer pelos mecanismos da Indústria Cultural.Francisco Fianco - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):102.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  43
    A técnica como modo de existência em Gilbert Simondon: Tecnicidade, alienação e cultura.Diego Viana de Oliveira - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo : Redescoberta a partir da década de 1990, a obra de Gilbert Simondon coloca a técnica em uma posição central na reflexão filosófica. Mais do que uma faculdade do humano, a técnica aparece em Simondon como uma afecção determinante para todo regime do coletivo e do psíquico, fundadora de configuração do modo de estar no mundo. Este artigo visa retraçar o caminho pelo qual Simondon encontra a técnica como um problema filosófico antigo e escamoteado, cuja recuperação se torna urgente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  58
    Observações sobre a segunda antropologia: o pensamento como alienação.Vincent Carraud - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):303-320.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Pensamento E revolta: O engajamento político em tempos de alienação E pessimismo.Paulo Jonas De Lima Piva - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):129.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    O “Homem Comum” Na Literatura de Kafka: Um Caleidoscópio Que Desmascara a Alienação da Vida Cotidiana.Wesclei Ribeiro da Cunha, Antonio Marcondes dos Santos Pereira & Eduardo Ferreira Chagas - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):577-602.
    No ensaio “Franz Kafka: uma reavaliação: por ocasião do vigésimo aniversário de sua morte”, Hannah Arendt desenvolve reflexão sobre a construção das personagens kafkianas, a partir das narrativas O processo (1925) e O castelo (1926), na medida em que os heróis kafkianos “desmascaram as estruturas ocultas da sociedade, que frustra as necessidades mais banais e destrói as mais elevadas intenções do homem” (Arendt, 2016, p. 103). Na Literatura de Franz Kafka (1883-1924), verificamos a força germinativa de sua tessitura literária uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Técnica da Aliança.Rosalvo Schutz - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85625.
    Segundo Ernst Bloch, o fato de grande parte das técnicas atualmente disponíveis tratarem a natureza apenas como objeto de dominação seria a consequência de uma relação instrumental e alienada da nossa sociedade com a natureza, resultando em uma tecnologia da violação, da destruição e da repressão. Daí a importância de se entender essa alienação fundamental, que estaria na base das catastróficas tendências ambientais da atualidade, a fim de se conceber, filosoficamente, uma técnica sem violação, também denominada de Técnica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Franz Kafka: Uma Busca Constante Pelo Ser Humano e Pelo Mundo.Odair Camati - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):550-564.
    O presente texto se propõe a fazer um exame de três obras de Franz Kafka, A metamorfose (2019), O processo (1997) e O Veredito (2019). O texto apresenta duas seções, a primeira será dedicada a uma reflexão de cunho antropológico e até mesmo existencial no sentido de analisar as dificuldades que o ser humano enfrenta ao tentar compreender sua existência. A segunda parte se propõe a estabelecer reflexões mais genéricas sobre como a organização ético-política pode estar na causa dos problemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. (1 other version)A gênese antropológica da religião em Ludwig Feuerbach.Felipe Assunção - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):9-27.
    Resumo: Feuerbach em A essência do cristianismo desenvolve uma investigação sobre a origem humana de Deus, sobretudo, na religião cristã e este artigo procura reconstruir a fundamentação teórica de nosso autor que, a partir de uma teoria da consciência e essência humanas, alicerça uma crítica/desvendamento da alienação religiosa que o permitirão demonstrar, assim, a verdade integralmente antropológica de Deus e da religião, afirmando, também, a perfeição e infinitude das qualidades essenciais do homem enquanto ser consciente de seu gênero.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A Política Na Era da Sociedade Tecnodigital.Elivanda de Oliveira Silva - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):204-214.
    A presente investigação analisa o pensamento de Hannah Arendt acerca da alienação do ser humano na modernidade e as implicações desse processo na crise política que se gesta na sociedade tecnodigital no cenário atual. Para essa discussão, além das contribuições teóricas de Arendt, exploraremos hermeneuticamente a apropriação que Byung-Chul Han realiza do pensamento da filósofa para examinar, hodiernamente, o mundo infocrático, dominado por códigos digitais que afetam a política e todas as dimensões da vida planetária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Considerações Sobre o Sentido da Passividade No Pensamento de Sartre: O Paradoxo da Existência Passiva de Uma Subjetividade Espont'nea.Thana Mara de Souza & Tiago de Oliveira Carvalho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):132-156.
    O objetivo do nosso artigo é analisar como Sartre articula a relação entre a atividade e a passividade da subjetividade. Em primeiro lugar, argumenta-se que a fenomenologia desenvolvida nos anos 30 não desconsidera os fenômenos nos quais a consciência aparece alienada de sua espontaneidade, tais como o medo, o sonho, a alucinação, etc. Na verdade, notar-se-á que a compreensão da passividade da consciência ocupa um lugar central na totalidade das obras iniciais. Será a partir desse plano de fundo que faremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    O lugar da ética na crítica da economia política do jovem Marx.Otto Sanchez-Crespo da Rosa - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):7-19.
    O presente artigo visa analisar os Manuscritos econômico-filosóficos de 1844 em vista da dimensão ética presente na crítica da economia política. Em linhas gerais, trata-se de compreender em que medida certa concepção da essência humana baliza a crítica. Para tanto, a investigação é dividida em quatro momentos, nas críticas ao “cinismo da economia política”, ao “trabalho alienado”, ao dinheiro e à “moral da economia política”.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    O Sujeito Desaparecido Na Teoria Marxiana.Hans-Georg Flickinger - forthcoming - Revista Dialectus.
    “Marx na Universidade!” Esta palavra de ordem sinalizou as reivindicações do Movimento Estudantil, que agitou as universidades alemãs há mais do que cinco décadas, refletindo sobre a missão político-social da formação universitária. O fato de, naquele tempo, a indicação de uma aula sobre a teoria de Karl Marx ter sido sacrificada pela censura dos órgãos políticos da universidade tornou-se incompreensível em nossos dias.[1] Pelo contrário, depois da preocupação intensa com a teoria marxiana nas décadas passadas, o interesse nela parece ter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  26
    A influência da cultura japonesa através dos desenhos animados.Eliana Cristina de Alvarenga Saraiva Gorgatti - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2 (2).
    Os heróis japoneses estão cada vez mais presentes no cotidiano brasileiro, influenciando o público infanto-juvenil e pré-adolescente. O animê ganhou força na década de 60 através de Osamu Tezuka. Os personagens são orientais, mas a narrativa é construída a partir da cultura pop. Hoje a preocupação se volta para Bey Blade -desenho atuante no inconsciente, colocando a razão em último plano, prevalecendo a alienação e a exclusão social.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Do Modo de Existência do Comum: o transindividual como colisão das teses de Simondon.Matheus Scartezini Pedrini - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    O presente artigo aborda o problema da unidade da obra filosófica de Gilbert Simondon propondo uma interpretação conjunta das duas teses de doutoramento, ILFI e MEOT, defendidas em 1958, a partir de uma mesma noção de transindividual enquanto vínculo ético-político que põe em relação individuações ou indivíduos físicos, biológicos, técnicos e psicossociais na medida em que ressignifica as noções de natureza, alienação, ética e informação. Para tanto, a obra de Muriel Combes acerca da individuação coletiva em Simondon torna-se um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    Apontamentos filosóficos para uma análise do esporte moderno: desdobramentos para a Educação Física.Matheus Bernardo Silva - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):139.
    Tem-se como objetivo analisar o esporte moderno, compreendendo que o mesmo é um dos conteúdos que compõe o objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Para essa análise utilizou-se como aporte teórico o materialismo histórico-dialético, realizando um aprofundamento das categorias objetivação, apropriação, humanização e alienação. Com base nessas categorias conclui-se que o esporte moderno é um fenômeno social composto por inúmeras riquezas materiais e imateriais produzidas pelo ser humano no decorrer da história. Entretanto, no âmbito do modo de produção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Resposta a Juliette Simont.André Christian Dalpicolo - 2005 - Princípios 12 (17):35-56.
    O objetivo deste trabalho é revelar a forma pela qual a pesquisadora belga Juliette Simont conferiu uma interpretaçáo diferenciada em relaçáo ao entendimento do fenômeno da alienaçáo no corpus sartrianum , uma vez que o relacionou somente com uma espécie de “obrigaçáo” que a condiçáo humana deve aceitar no seu desenvolvimento temporal. Melhor: ela identifica esse fenômeno com a exterioridade produzida na tentativa do homem de superar a finitude que o cerca. Assim, Juliette conclui que a questáo ética permanece em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    A Educação Como Ferramenta Emancipadora Em István Mészáros.David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento & Roberta Liana Damasceno Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):173-185.
    O presente trabalho expõe de que forma a educação pode ser utilizada como ferramenta emancipatória para a superação do capital, tendo como base teórica o pensamento de István Mészáros. O principal objetivo dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância, é a emancipação humana. Objetivo este alcançado quando o ser humano finalmente compreende, seja teoricamente ou na prática, todas as características de funcionamento de sua sociedade e de seu gênero, de tal forma que a luz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  26
    Um Menino No Mundo.Dagmar de Mello Silva & Larissa Príncipe - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-19.
    O presente trabalho é fruto de encontros com o Cinema, na Disciplina de Atividades Culturais, componente curricular do curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O objetivo consistiu em produzir Experiências Estéticas com as imagens-movimento da linguagem cinematográfica, para além das usuais formas didatizantes e utilitaristas de exemplificar conteúdos disciplinares. Apostamos na potência das imagens-movimento se constituírem Imagens-afecção, dispositivo estético acionador de relações entre pensamento e linguagem, de modo a contribuir para uma pausa no (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  30
    A questão técnica e a condição humana em Hannah Arendt e Karl Marx.Júlia Lemos Vieira - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: A crítica de Hannah Arendt a Karl Marx perpassa a questão da técnica. Arendt sugerira que Marx contribuíra para a elevação do animal laborans à condição humana moderna quando indicou que a emancipação humana estaria na vitória dos trabalhadores. Empreenderemos uma refutação à crítica de Arendt, indicando que Marx recusa a tradicional cisão entre vida ativa e vida contemplativa, para se opor à alienação do homem no labor, e não o contrário. Indicaremos, assim, que Marx estava mais próximo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Diagnóstico arendtiano acerca da modernidade.Mayara Mara Teixeira Rodrigues & Ricardo George de Araújo Silva - 2024 - Controvérsia 20 (1):104-117.
    O presente texto propõe-se a refletir, no rastro de Arendt, sobre o declínio da política na modernidade diante de sua redução à administração da vida e das necessidades vitais. Para tanto, discutiremos a “moderna alienação do mundo” fomentada pela ascensão do trabalho e da vida, e refletiremos sobre a redução da política à administração da vida diante do advento do social e da vitória do animal laborans. Pressupõe-se que, examinarmos tais categorias nos permite observar o ocaso da política na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    A força de trabalho como forma de ser: protoforma da individualidade do Capital em Marx.Antônio José Lopes Alves - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):153-231.
    No presente artigo se apresenta uma análise do conceito marxiano de força de trabalho como uma categoria, um referente ideal geral de natureza teórica, cuja elaboração por Marx potencialmente faculta o rastreamento de traços essenciais para a compreensão crítica do caráter particular assumido pela individualidade nos contornos das formas de sociabilidade do capital. Nesse sentido, a discussão dos textos marxianos, bem como de obras de outros autores que abordam o tema ou questões conexas a este, tem como objetivo enumerar analiticamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    O Momento Hegeliano da Estética: A Auto-Superação da Arte.Claudinei Cássio de Rezende - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):12-21.
    Cada momento da filosofia da arte rumo à estética – dos antigos aos contemporâneos – é o evidenciar da invenção do gosto como critério do belo. Luc Ferry nota em sua tese que a estética hegeliana, ainda mais que a de Kant, soube levar em conta a história concreta da arte: a interpretação de Sófocles e a elucidação da poesia romântica alemã continuam sendo modelos para uma crítica da história da arte. Em Hegel, a reflexão, enquanto essência da subjetividade finita, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    Crítica da técnica, crítica da filosofia: Heidegger e Simondon.Fernando Antonio Soares Fragozo - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):509.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar as críticas de Martin Heidegger e de Gilbert Simondon à concepção corrente da técnica, referida por Heidegger como a “concepção instrumental e antropológica da técnica”. Trata-se de mostrar que as críticas desses pensadores, por mais diferentes que possam ser seus universos conceituais, seus objetivos e seus métodos, são ambas realizadas a partir de um processo de interpretação desconstrutiva dos conceitos de “instrumentalidade”, “alienação” e “hilemorfismo”, num conjunto crítico que a cada vez relaciona (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Transindividuality and post-labor based on simondon and stiegler.Jae-Hee Kim - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):319-338.
    ABSTRACT This article aims to elucidate a philosophical foundation of a post-labor paradigm through the transindividual technical-psychic-collective culture based on Gilbert Simondon and Bernard Stiegler. Simondon predicts that the problem of the alienation of labor due to mechanical industrialization can be overcome through the spread of post-industrial technical culture based on both technical mentality and information technology. In contrast, Stiegler claims that, along with information networks, hyper-industrialization rather than post-industrialization has arrived and that, in order to recover human values in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    Labour in social spacetime: A philosophic updater for marxism.Yue Qian Liu & Hong Yu Yao - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):429-449.
    ABSTRACT Most scholars' comprehension on labour are ambiguous because of the variety of philosophical contradictions embedded in their plausible theories being not explicitly stated but irrationally taken for granted. We, therefore, inquisitively direct sole attention to social spacetime in which, and by which, labour in totality takes place. And then consider the division of labour in natural spacetime as just the appearance of the alienation of labour in social spacetime by our Marxist renewal of the notion of labour - thus (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A perfomance do professor coordenador na escola burguesa.Márcia Natália Motta Mello & José Luis Vieira de Almeida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O presente artigo tem por objetivo examinar a alienação que envolve a atividade do professor coordenador, relacionando esse profissional às expectativas do ideário neoliberal, reproduzido pela escola burguesa e comparar as atribuições destinadas a esse profissional com o seu fazer efetivo. O universo da pesquisa engloba a escola pública do Estado de São Paulo e a atividade do professor coordenador, especialmente as de Ciclo II. O referencial usado é o materialismo histórico dialético, e a categoria de análise é a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Teoria crítica E educação: Educação para a emancipação.Vital Ataíde Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):13-28.
    Esse artigo traz uma discussão sobre a educação emancipatória a partir dos textos tardios de Adorno e Horkheimer . Eles revelam um significativo olhar sobre realidade e uma valiosa contribuição para o tema da emancipação vinculado à teoria crítica da sociedade, além de uma importante reflexão sobre a educação crítica e emancipatória. Nessa perspectiva, são enfocados textos da última fase de Adorno e Horkheimer que mantêm uma vinculação com o projeto emancipatório da teoria crítica, sobressaindo os temas da formação cultural, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  41
    Dialética negativa E materialismo dialético: Da subjetividade decomposta à objetividade pervertida.Silvia Rosa da Silva Zanolla - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):451-471.
    RESUMO O trabalho apresenta uma discussão polêmica, complexa e enigmática para a teoria do conhecimento: a elaboração da dialética negativa na concepção da teoria crítica frankfurtiana – sobretudo, adorniana – na interface com a dialética materialista, do marxismo. Do estudo emerge uma proposta de reestruturação do universo objetivo no sentido de indicar elementos subjetivos – por intermédio da teoria psicanalítica – como possibilidade de superação do estado da alienação ampla: intelectual, política, cultural e humana. Trata de confrontar aspectos metodológicos, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A vontade geral e o sistema autogestionário: necessidade, possibilidade e desafios.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):476-509.
    Consistindo em um processo ético-jurídico de deliberação coletiva, o que se impõe à manifestação da Vontade Geral como um fenômeno histórico-cultural é a condição de imanência que a caracteriza em um movimento dinâmico-dialético que demanda uma formação econômico-social que possibilite a emergência de valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos que, tendo como fundamento o interesse comum, se lhe correspondam, convergindo para uma forma de autodeterminação que guarda possibilidade de promover a superação da alienação das capacidades humanas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. AS PALAVRAS SÃO PODERES - ALEXIS KARPOUZOS.Alexis Karpouzos - manuscript
    En los albores de la tercera del siglo XXI, la existencia de la humanidad se ha vuelto sumamente peligrosa. Estamos talando nuestros bosques, agotando nuestros acuíferos de agua dulce y perdendo nuestros suelos superiores vitais. Estamos eliminando a vida de nuestros oceanos e reemplazándola com cientos de milhões de toneladas de desechos plásticos. Estamos inundando nosso ambiente com produtos químicos industriais tóxicos. Nuestra contaminação está impulsando a mudança climática que provoca olas de calor, sequías e incêndios florestais que destrozan o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 77