Results for ' Experimentação'

47 found
Order:
  1.  16
    Experimentação política da amizade a partir da teoria dos afetos de espinosa.Lívia Godinho Nery Gomes & Nelson Da Silva Júnior - 2013 - Cadernos Espinosanos 1 (28):39.
    A amizade é concebida neste estudo como tendo um sentido político, pois uma condição necessária do exercício político é aquela de considerar a opinião do outro. Em seu sentido político, a amizade favorece o questionamento de pontos de vista fixos e a irrupção de ações inovadoras. A experimentação política da amizade constitui uma relação agonística, de abertura ao outro na qual os corpos estão dispostos a afetar e serem afetados, implicados em contribuir com o aumento da capacidade de reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Deleuze leitor de Hume: Experimentação, aprendizagem E o pensar.Simone Gallina - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    We intended to present in this work an approximation between Gilles Deleuze’s philosophy and Hume’s. Firstly we will show that Deleuze, in his reading of Hume, emphasizes empiricism’s importance for philosophy, though an empiricism distinct from the one offer by the philosophical tradition. We will further intend to show that these two authors share a common set of perspectives, namely, that thinking happens in response to an event, that “relation” is the instance that prompts thinking, and that the latter presents (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2019 - Sofia 7 (2):322-342.
    Esse artigo abordará o conceito de experimentação presente no pensamento de Gilles Deleuze, mormente em suas obras escritas em parceria com Félix Guattari. Defendemos que, ao longo de Capitalismo & Esquizofrenia, o termo experimentação aparecerá de maneiras distintas nos dois tomos constitutivos da coleção. Em O Anti-Édipo, tal conceito restaria refém de certas discussões deleuzianas sobre arte, tal qual aquelas que tomaram corpo no livro Proust e os signos, de 1964. Ao longo da década de 1970, porém, após (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  49
    Arte da experimentação: política, cultura e natureza no primeiro Nietzsche.Anna Hartmann Cavalcanti - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):115-133.
    O objetivo deste artigo é analisar as conexões entre o pensamento político de Nietzsche e sua crítica da cultura, tal como desenvolvidos nas notas e ensaios do primeiro período de sua obra, especialmente no ensaio Cinco prefácios a cinco livros não escritos. Trata-se de mostrar como o filósofo procura, a partir de uma singular análise do Estado e da sociedade na Grécia antiga, restituir à experiência política uma dimensão reflexiva em declínio na modernidade.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. Cerâmica Guarani: Manual de Experimentação Arqueológica.André Soares - 2013 - Revista Techne 1 (1).
  6. Aspectos éticos da experimentação com animais não humanos.Ronald Gerardo Garcia Gomez & Carlos Alberto Bezerra Tomaz - 2007 - In Dirce Guilhem & Fabio Zicker (eds.), Ética na pesquisa em saúde: avanços e desafios. Brasília: Editora UnB.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Filosofia: uma escolha de vida? Hadot, Foucault e a “filosofia como modo de vida” como prática de dissidência e experimentação.Marta Faustino - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):91.
    Nas últimas décadas do século passado Pierre Hadot e Michel Foucaultrevolucionaram a história da filosofia ao, nos seus Exercices spirituels et philosophie antique e L’herméneutique du sujet, respectivamente, colocarem um imperativo ético nas origens do pensamento filosófico ocidental e firmarem que, nessa altura, a filosofia era essencialmente uma “escolha de vida” ou “modo de vida”, no caso do primeiro, e um “cuidado de si”, na expressão do último. Uma vez que ambos os autores contrastam a orientação e função originais da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  64
    A formação das regras de experiência e a experimentação mental nas ciências empíricas da ação de matriz weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2024 - In Marcos César Seneda, Bruna dos Santos Bolda, Henrique F. F. Custódio & Luiz Sérgio Duarte da Silva (eds.), Weberianismo à brasileira. Cachoeirinha: Editora Fi. pp. 311-329.
  9.  18
    John Dewey e a ética da experimentação animal.Bruno Araújo Alencar & Heraldo Aparecido Silva - 2022 - Cognitio 23 (1):58364-58364.
    O trabalho tem o objetivo de evidenciar a ética da experimentação animal em John Dewey, observando se é possível propor uma deliberação moral antiespecista. Assim, analisaremos o modo deweyano de aliar uma ética voltada ao progresso humano, mesmo que dela resultem condutas que desencadeiem na exploração de animais não humanos, verificando paulatinamente se é possível propor uma deliberação moral de maneira criativa por meio da experiência humana e que beneficie os animais não humanos. No primeiro momento, será exposto o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A biopolítica da População ea Experimentação com Seres Humanos: a propósito dos estudos de medicina tropical.Sandra Caponi - 2007 - In Christian de Paul de Barchifontaine & Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli (eds.), Bioética, vulnerabilidade e saúde. Aparecida, SP: Idéias & Letras.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação.Tiago Brentam Perencini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):685-720.
    Resumo: Defendo que a relação entre filosofia e magia possibilita processos de subjetivação para experimentarmos outro tipo de educação filosófica, que possa resistir à biopolítica e ao neoliberalismo na contemporaneidade. Faço uma caracterização de ambos como um tipo de poder enfeitiçador que se enraizou em nossa subjetividade. Partindo de uma leitura anarqueológica sobre o pensamento de Michel Foucault, procuro conceituar os processos de subjetivação, evidenciando como a cronologia ocidental silenciou a magia, experiência-limite para a filosofia, da mesma maneira que teço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    O imbricamento da tecnologia na experimentação humana e sua inerente viabilidade criativa.Renato Nunes Bittencourt - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (2):26-39.
    O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão da técnica e da tecnologia na vida humana como um processo de desenvolvimento do progresso de nossa engenhosidade no mundo, apresentando a necessária necessidade de sua distribuição e democratização social.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  32
    Cinema dos primeiros tempos, inf'ncia e a entrada na linguagem.Adriana Mabel Fresquet & Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-25.
    A partir de imagens de crianças encontradas no cinema dos primeiros tempos, propomos uma reflexão sobre as relações entre a infância e cinema. Segundo Walter Benjamin (2009), tanto a infância quanto o cinema são invenções da modernidade: o conceito de infância como um período importante de formação do sujeito nasce de forma inseparável das tecnologias de produção e reprodução da imagem que nos dão a ver as crianças de uma forma inédita, primeiro na fotografia e depois no cinema. A partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  33
    Sexualidade maquínica contra a diferença sexual: de Deleuze e Guattari a Preciado.Cíntia Vieira da Silva & Letícia Conti Decarli - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13:217-239.
    Preciado caracteriza o regime da diferença sexual como um conjunto de tecnologias sociais que esconde sob o nome de Natureza aquilo que se configura como efeito da ordem política e econômica denominada “patriarcado hetero-colonial”. Deleuze e Guattari, em O Anti-Édipo, constroem uma concepção de sexualidade inseparável das determinações do campo social. Porém, veremos como é pelo conceito de sexualidade maquínica que os autores se furtam a reduzir a sexualidade a um simples efeito do campo social, pois também buscam uma dimensão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Os Modelos de formação desejados e a variação da potência de agir em Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Na _Ética_, Espinosa afirma que “desejamos formar uma ideia de homem que seja visto como um modelo da natureza humana” (Spinoza, 2008, p. 267). Em três seções, este trabalho discute o desejo de atingir modelos de formação humana, articulando os domínios ontológico, afetivo e gnosiológico do espinosismo. A primeira apresenta a ontologia de Espinosa, segundo a qual o ser humano não é um ser extraordinário, mas uma coisa finita vulnerável e com uma potência de agir limitada. Na segunda, os gêneros (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Hacking e Dispositivos Tecnológicos: Práticas de Liberdade e Criação de Novos Mundos.Antonio Carlos Conceição Marques - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A obra Hacking e dispositivos tecnológicos nos faz compreender que um computador não é somente uma máquina que corresponde aos cliques do mouse, mas uma realidade técnica que permite estar em contato com o universo inteiro. Essa realidade tem na internet um instrumento poderoso dotado de algoritmos por meio dos quais é possível conduzir nossas condutas por um universo grandioso no qual aprendemos a participar de grupos, a sorrir, a odiar, a amar, a trabalhar, comer, acordar, dormir, entre outros. Contudo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Teatro, educação E comunidade.Anita Cione Tavares Ferreira da Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):21-33.
    RESUMO O artigo reflete sobre a pesquisa em andamento da autora, na linha de processos educacionais em artes cênicas, investigada pela via do Teatro em Comunidades, eixo específico abraçado pelo campo da Pedagogia do Teatro e fundamentado pela obra dos mestres contemporâneos Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire. O ponto de tensão desta discussão é o questionamento acerca da possibilidade de investigar a prática do Teatro em Comunidades como capaz de contribuir para construção de uma sistematização de procedimentos pedagógicos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  49
    Falsificação, dedução E o desenvolvimento da ciência: Um estudo sobre Bachelard E Popper.Teresa Castelão Lawless - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):159-173.
    Uma comparação das epistemologias de Bachelard e Popper mostra pontos de contato e também divergências interessantes. Ambos os filósofos defendem o primado teórico do erro em ciência, rejeitam a correspondência entre explicações e observações, e acreditam que a ciência não começa com uma apreensão ingênua ou neutra da realidade, mas pela teoria científica aceite na altura que é preciso falsificar através da dialéctica entre racionalidade e experimentação. Divergências fundamentais incluem o papel da metafísica em ciência e aquele da psicanálise (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Reimaginação das cidades de Calvino por meio de fragmentos introdutórios.Fabiane Olegário & Sandra Mara Corazza - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):63-76.
    Este ensaio tem como objetivo afirmar a leitura e a escrita enquanto processo ativo tradutório, por meio da reimaginação do Texto de Partida As cidades invisíveis, redigido em 1972 pelo autor italiano Ítalo Calvino. O ensaio é tecido mediante a noção de fragmentos, tal como entendido por Tavares, em que a escrita se constitui como uma experimentação do pensamento. Toma como ponto de partida as pistas deixadas pelo viajante Marco Polo, na obra de Calvino, a qual foi lida e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  63
    Hannah Arendt, Foucault and the reinvention of the public space.Francisco Ortega - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):225-236.
    The object of this article is to show some convergences between the thought of Hannah Arendt and of Michel Foucault. My thesis is that both authors aims a thought of the openess and not determined, a political alternative that goes beyong the party politics and aims to recover the public space. Politics as activity of creation and experimentation. The political theory of Hannah Arendt represents a tentative to think the event, to affront the contingency and to deny the traditional images (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    A Inf'ncia No Cinema de Abbas Kiarostami.Darian Soheil Rahnamaye Rabbani & Julio Groppa Aquino - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-28.
    O presente artigo devota-se a descrever e analisar o endereçamento à infância em algumas obras cinematográficas de Abbas Kiarostami. Para tanto, a argumentação volta-se inicialmente à contextualização da Revolução Iraniana de 1979, responsável pelo fim do regime monárquico do Xá Reza Pahlavi, que tinha a laicidade e a modernidade como motes, e pelo o início da República Islâmica do Irã, centrada na figura do Aiatolá Khomeini e apoiada na tradição islâmica. Nesse cenário, destaca-se o papel do Instituto para o Desenvolvimento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A possibilidade de pensar a filosofia na perspectiva da diferença: impregnando a formação de professores e experimentando o inédito // The possibility thinking philosophy in perspective of difference.Carla Gonçalves Rodrigues & Schnorr - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):36-49.
    Como a filosofia da diferença pode impregnar a formação de professores nesta contemporaneidade por intermédio de arranjos múltiplos, da disseminação de saberes diversos, dos encontros variados e das composições inéditas, a partir dos passeios urbanos? Eis a questão norteadora da escrita deste texto, iniciada na pesquisa-intervenção denominada Tramas e usos do passeio urbano: por uma estética professoral . Entendendo que os saberes estão sempre se transformando e se relacionando, objetivamos tecer tramas entre a filosofia da diferença, as ciências educativas e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  28
    Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não-representativas em Bacon e Deleuze.Cíntia Vieira da Silva - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente anti-representativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Crer, Experimentar, Fabular.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):341-372.
    Crer, experimentar, fabular: ensaio sobre a experiência Resumo: Partindo da concepção deleuziana e deleuzo-guattariana da crença nesse mundo, esse ensaio procurará pensar a temática da experiência dentro do campo educacional. Para tanto, procuraremos pensar o modo como os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari concebem uma espécie de crença imanente, voltada para a experimentação vital das forças constitutivas do mundo, capaz de ultrapassar os condicionantes transcendentes da experiência. Para a devida compreensão de uma tal crença, devedora daquilo que Deleuze (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    SHUSTERMAN, Richard. O que o pragmatismo significa para mim: Dez princípios.Aldir Araújo Carvalho Filho - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):106.
    O pragmatismo é uma tradição complexa, no interior da qual se trava um debate e cujos representantes defendem posições filosóficas das mais variadas, muitas vezes incompatíveis entre si. Este artigo expõe dez temas-chave que desempenham um papel essencial no pragmatismo, assim como o concebo, e, principalmente, tal como atraem a atenção das figuras principais do movimento pragmatista. Estes temas não estão listados pela ordem de sua importância, mas segundo a maneira que me pareceu ser a melhor para mostrar seu sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  62
    Teatro de rua como apropriação da silhueta urbana: hibridismo e jogo no espaço inóspito.André Luiz Antunes Netto Carreira - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):143-152.
    Pretende-se refletir aqui sobre a exploração de fronteiras no campo do teatro a partir da utilização do conceito de risco. A experimentação de técnicas de risco na preparação do ator e na construção do texto espetacular se orienta à criação de cerimônias teatrais cujo eixo é a constituição de novos vínculos entre a audiência e a performance.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Para Além da Morte de Deus.Martha de Almeida - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):222-231.
    A morte de Deus é um tema bastante explorado na filosofia nietzschiana, entretanto esta questão nos remete a outras,como veremos neste artigo. Na história da Filosofia foi necessário, primeiramente, que se fundamentasse o “eu” para que pudéssemos alcançar a evidência de Deus. No entanto, se o próprio eu cartesiano é posto à prova, como poderemos fundamentar a existência de Deus? Assim, fomos desconstruindo em nossa análise os fundamentos da idéia de Deus até chegarmos ao que realmente nos importava: as perspectivas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    A escrita feminina entre a fronteira e o não lugar: discursos femininos em ascensão na Literatura Italiana de Migração.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):6-24.
    RESUMO Durante o processo da Perestroika soviética, Iuri Lotman escreveu reflexões sobre o conceito de fronteira. Como testemunhou migrações em massa, expulsões forçadas e reconfigurações etnogeográficas sem precedentes, sabia o quanto uma fronteira pode ser carregada de significado cultural que transcende sua dimensão espacial. Ter esse tipo de consciência era ainda mais urgente tendo em vista ser esse um período histórico de transição, reconstrução e abertura, quando as políticas linguístico-culturais poderiam ser um meio de promover integração e aceitação do "estrangeiro". (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Individualidade Matemática em Charles Sanders Peirce.Susanna Marietti - 2005 - Cognitio 6 (2):201-207.
    Peirce considera a matemática uma ciência informativa realmente capaz de aumentar nosso conhecimento. Isso significa que a matemática não é limitada à análise conceitual, mas possui um objeto real de investigação. O coração da visão peirciana da matemática é que o raciocínio matemático não é desenvolvido somente por meio de conceitos gerais, mas lida com um inevitável elemento de individualidade. A conclusão de uma inferência indutiva pode conter informação que não está absolutamente presente nas suas premissas, podendo vir a ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    O que é filosofia da psicanálise?Luiz Roberto Monzani - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):11-19.
    A questão que se põe é: o que se entende pela expressão Filosofia da Psicanálise? Pode-se, em primeiro lugar, ficar espantado com essa pergunta, porque, ao menos, genericamente, essa expressão deve possuir um significado muito aparentado às expressões tais como: filosofia das matemáticas, filosofia da física, filosofia da biologia etc, a respeito do que não faltam exemplos de trabalhos sérios e bem sucedidos. Pensando as coisas assim, a filosofia da psicanálise, assim como a filosofia das matemáticas etc., nada mais seria (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    A epiderme do pensamento.Marcelo de Andrade Pereira - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 12:89-103.
    O presente estudo pretende investigar a concepção nietzscheana da Tragédia Clássica. Intui, portanto, apresentar as formas de experiências por ela engendradas, assim como as formas que ela engendra de pensamento e experiência. Essas formas remetem, por certo, a um universo de pensamento e experimentação (ética e estética) qualitativamente distinto do nosso. Servem-nos, entretanto, como fonte para se problematizar a prática educativa contemporânea em face da dimensão estética do viver e do próprio pensar. Partiremos assim, da hipótese de que Nietzsche (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Considerações sobre a epistemologia dos experimentos mentais // Considerations about epistemology of thought experiments.Marcia Regina Santana Pereira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):181-197.
    A ciência é feita das escolhas de seus protagonistas e como tal, repleta de subjetividade. Uma teoria científica é uma suposição explicativa e negar a influência da imaginação como agente ativo na construção do conhecimento seria no mínimo ingenuidade. Embora a ciência possua regras bem definidas, seu método se limita a obtenção e tratamento de dados. O surgimento da ideia ou da hipótese inicial é fruto do salto intuitivo da livre imaginação humana. A Experimentação Mental é o processo de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  36
    (1 other version)La transformation pragmatique de la philosophie ou les leurres technologiques de la parole.Jacques Poulain - 2015 - Doispontos 12 (1).
    Resumo: A transformação pragmática da filosofia é comumente apresentada como uma adaptação necessária à experimentação total do mundo e do homem. É mostrado aqui que ela está baseada numa ilusão: a exclusão do juízo de verdade no diálogo e uma armadilha técnica que culmina nas teorias de atos de palavras, sejam eles monológicos ou dialógicos. A antropologia da linguagem restaura o exercício do juízo de verdade ao descrever os modos de sua presença em toda comunicação.: The pragmatic transformation of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O Para Além De Bem E Mal De Nietzsche: A Estratégia Experimental Da Verdade-mulher.Carlos Ribeiro - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:179-206.
    Resumo: Este artigo realiza uma abordagem seletiva do escrito Para além de bem e mal que considera, como seu eixo interpretativo, as vertentes da crítica antidogmática da vontade de verdade e da filosofia experimental nietzschiana. A partir deste ponto de vista, veremos que o escrito nietzschiano em questão apresenta uma grande estratégia que, ao mesmo tempo, é crítica da verdade como valor e a coloca como modo de experimentação filosófico. A suposição da verdade como mulher mostraria tal estratégia eminentemente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Os desdobramentos da psicologia experimental em Moritz, Kant e Kierkegaard.Márcio Suzuki - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Depois de breve contextualização, este texto estuda a herança da psicologia experimental de Christian Wolff em Karl Philipp Moritz, Immanuel Kant e Søren Kierkegaard. Esses três autores transformaram as premissas mais científicas e técnicas da disciplina em formas mais abertas de experimentação romanesca ou teatral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  38
    Nietzsche e Deleuze: sobre a arte de transfigurar.Jorge Luiz Viesenteiner - 2011 - Discusiones Filosóficas 12 (18):187-204.
    O objetivo do artigo é articular o conceitode transfiguração, através do confrontoteórico entre as filosofias de Nietzsche eDeleuze, especialmente no tocante a ideia deuma filosofia do experimento. Partindo deuma seara teórica em comum entre ambosos filósofos, vale dizer, o distanciamentode uma compreensibilidade conceitual daexistência, isto é, a tentativa de superarquai squer ant eparos morai s, l ógi cos,metafísicos, etc. que se interponham entreo homem e a vida, nossa hipótese é que anoção de transfiguração se revela como ohorizonte com o qual (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Da física prometeica aos magos modernos.Vinícius Carvalho da Silva & Judikael Castelo Branco - 2024 - Princípios 31 (65).
    Neste trabalho, analisaremos as diferenças entre o epistemicismo e o utilitarismo a partir de um estudo comparado de dois autores: Eric Weil e Pierre Hadot. Primeiro, veremos como em “Science, magie et philosophie”, Weil trata das linhas fundamentais da ciência moderna em comparação com a ideia clássica de θεωρία e da noção renascentista de magia. Depois, como Hadot trabalha a questão em O Véu de Ísis por meio dos conceitos de física prometeica e física órfica. Ao final, defenderemos posição particular (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    A Arqueologia na Era Digital: Contexto e tendências.Danny Rangel & Nelson Almeida - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    Desde a sua génese, a Arqueologia encontra-se entre as ciências naturais e as ciências sociais e humanísticas. Esta posição partilhada e a procura de uma maior compreensão dos seus objetos de estudo específicos, criou nos profissionais de Arqueologia uma necessidade de recorrerem a várias metodologias (e tecnologias) originárias de outras disciplinas. De forma similar a outras ciências, a Arqueologia é uma área permeável à experimentação e aplicação de conceitos teórico-práticos exógenos que levou, inclusive, à formação de diversas especialidades que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Um olhar histórico-filosófico do encontro do cinema com a educação e sua utilização nas salas de aulas.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-31.
    Resumo: A proposta deste trabalho é problematizar a relação entre cinema e educação. Percebemos que o cinema é, geralmente, tratado apenas como plataforma ilustrativa nas aulas, ocupando papel secundário, inferior ao texto escrito ou à explicação oral. No entanto, a partir da perspectiva filosófica de Gilles Deleuze e Félix Guattari, entendemos que o encontro entre a filosofia e o cinema oferece ao aluno-espectador um novo campo de experimentação, visto que esse pode ser um potente instrumento de formação, não só (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    The role of pragmatism in De-sign: persevering through paradoxes of design and semiotics.Farouk Y. Seif - 2020 - Cognitio 21 (1):112-131.
    Conhecer qualquer coisa sobre a realidade é fiar-se em signos, e viver a vida semioticamente é transformar a realidade através do design. De-sign é uma noção cunhada para introduzir a fusão de design e signos. No processo reiterativo de de-sign, não há separações ou limites absolutos entre o pensar e fazer como formas de conceber uma ação possível ou desenvolver ações posteriores. O livre movimento dentro de multiplicidades simultâneas, transcendendo a aparência das coisas e manipulando criativamente uma variedade de polaridades, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  1
    Livro didático Práticas corporais - educação física: um olhar sobre a seção “Construção de Valores”.Eliane Maria de Almeida & Telma Adriana Pacifico Martineli - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):64-78.
    Embora o livro didático seja um material didático antigo na educação escolar, na disciplina de educação física, sua utilização ainda é incipiente e apenas no ano de 2017, o Plano Nacional do Livro Didático possibilitou a aquisição de um manual do professor. Assim, o objetivo desta investigação foi examinar o propósito da seção denominada “Construção de valores” no livro didático no livro didático intitulado Práticas corporais – Educação física 1º e 2º anos do componente curricular educação física. Tratou-se de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    A Escrita e a Oralidade Na Escola Como Potência Na Formação Humana: Conversações Entre Kopenawa, Sêneca e Filosofia Com Crianças.Betina Schuler & Maria Alice Gouvêa Campesato - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-23.
    Este texto trata de uma experimentação na formação de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS), por meio de práticas de leitura, escrita e conversação, as quais se desdobram em experimentações com as crianças. Tal processo é pensado nas companhias de Sêneca (2018), com seu conceito de leitura e escrita, de Kopenawa (Kopenawa; Albert, 2015), a partir do conceito de palavra, e de Foucault (2004, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Dobrar para desconhecer.Diane Sbardelotto - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):729-738.
    Este ensaio visual desdobra-se de uma pesquisa poética de mestrado na qual o corpo da pesquisadora-artista é tornado objeto de si em experimentação. Essa experimentação se dá a partir da produção de uma série de fotodobragens intitulada Mulher dobrada (2016-2019), realizada em um ambiente rural de origem. Com isso, busca pensar os processos de subjetivação do feminino. O conceito filosófico de dobra, presente nos estudos de filosofia de Michel Foucault e Gilles Deleuze é aberto ao ato físico de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  27
    (1 other version)Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas.Genivaldo Souza Santos & Rodrigo Pelloso Gelamo - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):959-988.
    Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual investigamos os sentidos, limites e possibilidade da atenção na formação filosófica e suas possíveis repercussões no ensino de filosofia e em práticas de ensino filosóficas. O desafio de tornar as aulas de filosofia uma ocasião de experimentação de si no pensamento parece servir de ponto de convergência entre as nossas experiências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A ética no uso de animais.Alcino Eduardo Bonella - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):11-41.
    This article discusses the use of nonhuman animals in three related aspects: 1) factual aspects about the treatment that we, humans, dispense to other animals, especially in meat and animal experimentation industries; 2) evaluative issues about the ethics of this treatment as we see in the ethical arguments pro (Singer; Regan) and contra (Naverson; Cohen); 3) some practical aspects about what we should to do. The ethical evaluation gives fundaments to the practical aspects that we conclude, with suggestions of actions, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Consentimiento informado en investigación cínica: Un proceso dinámico.Jose Alexander Carreno-Dueñas - 2016 - Persona y Bioética 20 (2).
    In clinical research, informed consent is both a legal document and mechanism for respecting the dignity of participating subjects and protecting their rights and wellbeing. It should include information on the purpose of the research, its justification, and the risks and the benefits involved, so as to enable a subject to decide to participate voluntarily. Because it is the researcher’s duty to ensure protection of the life, health, dignity, integrity, right to self-determination, privacy and confidentiality of the subjects who take (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark