Pensar o corpo sobre a perspectiva baconiana e cartesiana

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1) (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O período moderno concebeu à humanidade contribuições riquíssimas ao permear o desenvolvimento massivo da ciência. Através da vontade, e necessidade, de conhecer as propriedades do mundo e da vida. É visto, também, o rompimento da ideia do saber pautado na tradição e defendendo que o saber das coisas deve ser segregado da Igreja, e deixado à mão da ciência da técnica. Deste modo, a filosofia de Francis Bacon e René Descartes nos fornece grandiosas contribuições acerca do conhecimento sobre a natureza, e de como ela é fundamental para a existência humana: as possibilidades de melhoramento do corpo e longevidade de vida são os principais objetivo que guiam está investigação. O conhecimento das propriedades da natureza e da corporeidade humana, concebe a idealização e criação de artifícios capazes de propiciar uma vida mais longa e saudável, que beneficie a existência humana. A exposição deste artigo tende a implicar uma reflexão a respeito destas concepções, entendidas aqui como paradigmas, principalmente para as técnicas médicas hoje conhecidas.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,394

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida, tecnociência e transhumanismo.Leonardo Moreira Gomes - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
Formação Ética no contexto filosófico da Educação Básica.Sandro Luiz Charnoski - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
Revisitando o início da racionalidade filosófico-científica.Giorgio Borghi - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):244-259.

Analytics

Added to PP
2024-05-07

Downloads
8 (#1,580,566)

6 months
6 (#861,180)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references